Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220000002&lang=en vol. 20 num. 51 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The educational innovation in the 19th. siglo</b>: <b>the renewal of the program of the primary school in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.<hr/>The text reconstitutes the process of renewal of the programs of the primary school in Brazil starting from 1870, placing the educational modernization in the country in relation to the international context. For this study, we used as research source Rui Barbosa's opinion concerning the Reform of the primary teaching and several complemental institutions of the public instruction (1883), especially the volume regarding the discussion on methods and the school program. Allso demonstrate, as the program it constitutes a project political social civilizador, addressed to build the nation, to modernize the country and to moralize the people. <![CDATA[<b>Coffee and education in the century XIX</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Propostas educativas ocuparam cafeicultores e autoridades municipais, provinciais e policiais na segunda metade do século XIX. Com a crise nas relações escravistas, insistiam na necessidade de se educar as camadas sociais pobres e livres, os ingênuos, os forros e libertos para o trabalho, mas aquele se firmava sob as exigências da economia cafeeira. A preocupação maior se deu com as crianças, com os pobres e escravos, propondo-se a criação de escolas agrícolas para educá-las no trabalho disciplinado nas grandes propriedades. As tensões, os limites e as conseqüências desse movimento para as relações sociais e humanas são discutidos neste texto.<hr/>Proposed educational they occupied cafeicultores and public authorities in the second half of the century XIX. With the crisis in the slavery relationships, they insisted in the need of her to be educating the poor and free men and the former-slaves for the work. They worried mainly about children, They proposed the creation of agrilcultural schools schools to educate them in the work disciplined in the great properties.The tensions, the limits and consequences of this movement for the social and human relationships are discussed in this text. <![CDATA[<B>Civilization and culture</B>: <B>paradigms of the nationality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O pensamento republicano paulista, analisado neste artigo sob o aspecto da educação escolar necessária à constituição do Estado Nacional no Brasil do final do século XIX, elegeu como base fundamental para a formação do cidadão a disseminação de valores morais cujos vértices centravam-se nas categorias civilização e cultura como forma de assimilação de um ethos liberal que levaria o país ao nível de desenvolvimento da sociedade européia. Essas categorias seriam os paradigmas pelos quais se estabeleceria a identificação do indivíduo comocidadão apto a participar do Estado e portanto a constituir a nação. A veiculação desse ethos liberal, por meio dos paradigmas civilização e cultura, seria, portanto, o papel reservado à formação escolar primária, segundo os expoentes do pensamento republicano paulista entre 1870 e 1889.<hr/>The republican thought from São Paulo, analyzed in this article under the aspect of the necessary school education to the constitution of the National State in Brazil of the end of the century XIX, it defined as essential for the citizen's formation the acquisition of values centered in the categories civilization and culture, so that a liberal ethos was assimilated so that the country could reach a development identical for the European society. Those categories would be the paradigms through which the individuals would be identified as capable citizens to participate in the State and therefore to constitute the nation. <![CDATA[<b>Proposed of popular education in Campinas</b>: <b>"the night classes"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Utilizando-se da pesquisa realizada em escritos da época, década de 1870, como jornais e almanaques, e da documentação encontrada sobre a fundação das "aulas noturnas", mantidas pela Sociedade Propagadora de Instrução, em Campinas, pretende-se conceituar a educação oferecida por essa escola como além do objetivo primeiro de toda e qualquer educação elementar, a alfabetização. Nela, esperava-se que as crianças e os adultos, ao se formarem, fossem inseridos em uma nova sociedade que se acreditava em formação. Assim, o artigo busca encontrar na educação a formação de homem, mundo e sociedade que a elite cafeicultora propunha para essa camada pobre presente no então espaço urbano nascente.<hr/>Researching newspapers and almanacs of the decade of 1870, and documents about the foundation of the "night classes", maintained by the Sociedade Propagadora of Instruction, in Campinas, intended to characterize the education offered by that school as besides the first objective of all and any elementary education, the literacy. The objective of that school was to introduce children and adults in the new society that was formed. This article intends to point the moral formation that the elite of Campinas proposed for the poor man that lived in the city. <![CDATA[<B>Germano F.E. Melchert, doctor and political</B>: <B>a German immigrant's public trajectory in Brazil of the First Republic</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo visa apresentar, em linhas gerais, as estratégias pelas quais alguns imigrantes conseguiram uma rápida inserção social na sociedade brasileira. Para atingir tal objetivo foram realizados o levantamento e a análise de diversas fontes históricas relacionadas à trajetória pública do imigrante alemão Germano F.E. Melchert. É possível identificar, no final do século XIX, que algumas das transformações ocorridas na cidade de Campinas levaram à abertura do espaço político a determinados imigrantes que já estavam integrados à sociedade campineira e que de alguma forma mantinham estreitas relações com os políticos locais. No entanto, há que se considerar que essa inserção ocorreu devido à formação universitária desses imigrantes na área de saúde (médicos).<hr/>This article presents the strategies for the which some immigrants got a fast social insert in the Brazilian society. We analyzed several historical sources that count the German immigrant's related public trajectory Germano F.E. Melchert. Are possible to identify, in the end of the century XIX, that some of the transformations happened in the city of Campinas took to the opening of the political space for immigrants that were already integrated into the society and that in some way maintained narrow relationships with the politicians of the city. However, we have to consider that this insert happened because Germano F.E. Melchert had a university formation in the area of health. He was medical. <![CDATA[<B>The character pedagogic morals of the modern romance</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O romance moderno surge no século XVIII e, com ele, uma polêmica em torno dos efeitos que sua leitura poderia provocar. Desacostumados com a representação literária de situações e personagens comuns, os leitores acreditavam na veracidade de tais narrativas. Tal crença, que possibilitava uma fácil identificação dos leitores com os personagens, causava ao mesmo tempo temor e admiração. Os moralistas condenavam o gênero, pois acreditavam que ele apresentava modelos de conduta viciosos, capazes de desestruturar a ordem vigente. Entretanto, alguns leitores ilustres afirmavam que apenas o romance seria capaz de fazer com que o leitor aceitasse os sacrifícios que a leitura requeria. Havia, portanto, um consenso sobre a capacidade de o romance servir de modelo de conduta. Essa concepção, ainda no século XIX, quando surgiram as primeiras manifestações nacionais do gênero, está presente no discurso da crítica literária brasileira.<hr/>The modern romance appears in the century XVIII and, with him, a polemic around the effects that its reading could provoke. Disaccustomed with the literary representation of situations and common characters, the readers believed in the truthfulness of such narratives. Such faith, that facilitated an easy identification of the readers with the characters, it caused fear and admiration at the same time. The moralists condemned the gender, because they believed that he presented vicious models of conduct, capable of desestruturar the effective order. However, some illustrious readers affirmed that the romance would be just capable to do with that the reader accepted the sacrifices that the reading requested. There were, therefore, a consent about the capacity of the romance to serve of model of conduct. That conception this present in the speech of the Brazilian literary critic, still in the century XIX, when the first national manifestations of the gender appeared. <![CDATA[<B>The Reforma Pedreira in the Academy of fine arts (1854-57) and the constitution of the artist's social space</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Manuel Araújo Porto Alegre (1808-1879) teve atuação fundamental nas instituições culturais do Segundo Reinado, tendo sido pintor, crítico de arte, jornalista e poeta, entre outras atividades. Como diretor da Academia Imperial de Belas Artes, o pintor promoveu a maior reforma que a instituição sofreu durante o Império. Parte da chamada Reforma Pedreira (1854-1857), as introduzidas por Porto Alegre buscavam adaptar a instituição aos progressos técnicos de meados do século XIX, e fazer da corte imperial, o Rio de Janeiro, uma cidade sintonizada com a "civilização". É com este objetivo que o pintor faz da técnica um dos temas centrais de sua administração. Neste artigo, tendo como objeto a intervenção de Araújo Porto Alegre na Aiba, pretendemos refletir como as inovações introduzidas na Academia contribuíram para a constituição de um novo espaço social para o artista do Império.<hr/>Manuel Araújo Porto Alegre (1808-1879) had fundamental performance in the cultural institutions of the Second Reign, having been painting, critical of art, journalist and poet, among other activities. As director of the Academia Imperial of Belas Artes, the painter promoted the largest reform than it happened in the institution during the empire. The reforms made by Porto Alegre intended to adapt the institution to the technical progresses of middles of the century XIX, and to do of Rio de Janeiro a city tuned in with the "civilization". Are with this objectify that the painter does of the technique one of the central themes of its administration. In this article, tends as object the intervention of Araújo Porto Alegre in Aiba, we intended to approach wchich the contribution of those measured for the constitution of a new social space for the artist of the Empire.