Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220020001&lang=en vol. 22 num. 56 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>On the fringe of urban rurality</B>: <B>girls between tradition and modernity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo gira em torno da possibilidade de reinterpretar dados de pesquisa do passado, à luz das Teorias da Complexidade, conectando-os a dados atuais para conseguir explicações mais compreensivas. São tomados então alguns dados de minhas pesquisas sobre o rural-urbano, a saber: dados quantitativos do Censo de Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo sobre as expectativas dos pais em relação à escolarização de meninos e meninas (anos 90); dados qualitativos de uma pesquisa com redações escolares realizada na região de Araraquara no início dos anos 80. Construindo-se uma ponte entre as duas situações, o argumento central é o de que questão das meninas na zona rural deve ser discutida levando-se em conta a relação rural-urbano e superando-se essa dicotomia sob a ótica da história recente do país. Observa-se então que as transformações pelas quais passa a sociedade nacional se refeletem no campo e a conexão entre os dois momentos enfocados (anos 90 versus início dos anos 80) é reveladora de que os germens dessas mudanças já se anunciavam nas relações de algumas meninas que criticavam a sobrecarga do trabalho doméstico sobre os próprios ombros, principalmente sobre os de suas mães.<hr/>This paper centers on the possibility of re-interpreting past research data in the light of Complexity Theories, connecting them to present data to yield more understandable explanations. From such data of my research about rural-urban environments as: quantitative data from the Census in rural settlements in the State of São Paulo as for parents' expectancies about boys and girls schooling (in the 90s); qualitative data of a research on school writings conducted in the region of Araraquara in the early 80s. Linking both situations, the central argument is that the issue of girls in the rural environment should be discussed taking into account the rural-urban relationship and exceeding this dichotomy under the prism of the recent History of Brazil. It is then observed that the transformations the national society has been through reflect in the countryside. Besides, the connection between the two moments in focus (90s vs early 80s) reveals that the germs of such changes can already be found in the essays of some girls who criticized the overload of housework on their shoulders and especially on their mothers' shoulders. <![CDATA[<B>Cutting and pasting pictures of the everyday life and of the play culture of the girls-women and women-girls in the Zona da Mata Canavieira Pernambucana</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto trata de diversos aspectos macro e microssociais da vida cotidiana das meninas-mulheres e das mulheres-meninas da Zona na Mata Canavieira Pernambucana. Procura mostrar, por um lado, a alienação e o conformismo que se expressam na dura e perversa vida de trabalho precoce, dupla jornada de trabalho e trabalho doméstico dessas meninas e mulheres. Por outro lado, valoriza outros aspectos relacionados à transgressão e resistência da cultura lúdica construídas em surdina na vida cotidiana, para além da alienação e do conformismo, a saber: o lazer/lúdico construído à revelia do sistema patriarcal e do projeto de estranhamento do trabalho capitalista no mundo rural.<hr/>This text deals with various macro-and microsocial aspects of the daily life of the girls-women and women-girls in the Zona da Mata Canavieira Pernambucana. On the one hand, it tries to show the alienation and conformism manifest in these girls and women's arduous and perverse life of precocious work, double workday and housework. On the other hand, it values many aspects related to transgression and resistance of the ludic culture that builds on the sly of their everyday life, beyond alienation and conformism, such as: leisure and the ludic side that develop without the knowledge of the patriarchal system and of the very disaffection of capitalist work in the rural environment. <![CDATA[<B>Dreams and names</B>: <B>guarani children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo discutir como os grupos indígenas Guarani internalizam seu reko porã ("bom modo de proceder") entre suas crianças e constroem seus conceitos de infância e trabalho, no intuito de formarem o chamado guarani ete, ou seja, o(a) guarani verdadeiro.<hr/>This paper aims at discussing how Guarani indian groups have their children internalize the reko porã ("good way of acting") and construct their concept of childhood and work, in order to form what they call the guarani ete, i.e., the true guarani. <![CDATA[<B>Girl's play at school and in the streets</B>: <B>reflexions on field research</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de relatos de vida de mulheres e da observação e relação direta com crianças do campo, o texto traz alguns pontos sobre as questões de gênero na área rural, em especial, o papel do jogo e da brincadeira na vida dos sujeitos que lá habitam.<hr/>From women's life stories and direct observation of children in the countryside, this text brings forward some points about the gender issues in the rural environments, more particularly the role of games and plays in the life of the subjects who live there. <![CDATA[<B>Girl's memories</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As narrativas de infância de três educadoras são o ponto de partida para discutir as relações dessas mulheres com aspectos de sua meninice, de sua experiência escolar, profissional, de maternidade e com o grupo social dos bairros em que cresceram e, posteriormente, os efeitos e as interferências dessas vivências em suas práticas educativas com crianças e jovens de baixo poder aquisitivo, freqüentadores de um projeto de educação não-formal.<hr/>The story of three educator's childhood are the starting point to discuss the relationship of these women to their girlhood, their schooling experience, their professional life, their motherhood and the social groups of the districts they were raised in and, later, the effects and interference of those real-life experiences on their educational practices with low purchasing power children and youngsters who attend an informal schooling project.