Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220040003&lang=en vol. 24 num. 64 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>The teaching of philosophy in Brazil</B>: <B>a map of the contemporary situation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Brasil em 2003, por solicitação da UNESCO, visando a mapear as condições do ensino de filosofia no país em seus diversos níveis, com especial ênfase na educação média. Não se constitui, portanto, num esforço analítico, mas oferece uma descrição, a mais detalhada possível, das distintas condições do ensino de filosofia nas diversas regiões brasileiras naquele momento.<hr/>This article results from a research developed in Brazil in the year 2003, in accordance with the request of UNESCO, aiming at outlining the conditions of philosophy teaching in this country, in their variegated levels, with special emphasis in high school. Therefore, the article does not constitute an analytical effort but offers a description in the most detailed way of the diverse conditions of the teaching of philosophy in different Brazilian regions in this moment <![CDATA[<B>Teaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil</B>: <B>history, practices and meanings of construction</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.<hr/>The current article intends to socialize some information and reflection on the teaching of philosophy in public high-schools of the Federal District of Brazil as of its starting point in the educational practices and researches of the authors. The article presents some ideas concerning the presence of philosophy teaching in Brazil and regarding the history and its current context of the Brazilian Educational System. It also offers some data on the graduation and practice of the professors of philosophy and, finally, it presents some perspective to rethink the themes discussed. <![CDATA[<B>The philosophy teacher</B>: <B>the teaching of philosophy in high school as a philosophical experience</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.<hr/>The teaching of philosophy to youngsters in school is justified if it teaches the creation of concepts that help them to solve their problems. There is no split between philosophy and philosophizing. The teaching of philosophy should be the production of philosophy as taught by philosophers; thus, the teacher of philosophy should be a philosopher. The teaching of the philosophic discipline in thought results in producing philosophic parameters which enable the youngster to create to himself and to the world in an original and autonomous way. <![CDATA[<B>Seduction and persuasion</B>: <B>the "delicious" dangers of sophistic</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo atualiza uma polêmica que atravessa as relações entre filosofia e educação, pelo menos desde o (des)encontro entre Platão e os sofistas: é a virtude que há de se ensinar? É a política? É a retórica? A tese aqui defendida é que o domínio atual da ignorância e da utilidade é um resultado, lamentável, do triunfo dos ideais sofísticos sobre os platônicos.<hr/>This paper updates a polemic that goes through the relations between philosophy and education, since the encounter among Plato and the sophists: Is it the virtue that has to be taught? Is it politics? Is it rhetoric? The thesis defended here is that the current dominion of the ignorance and the utility is a result of the regrettable result of the triumph from the ideals of the sophists over the platonic ones. <![CDATA[<B>Educational politics and philosophical systems</B>: <B>the will of exclusion</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política.<hr/>This paper braces, with the help of the thinkers from Frankfurt: Adorno and Horkheimer, a frontal battle against the thought that unifies, excludes and reduces the other thoughts. For this, the category of experience plays the main role: an exercise of sharing with the different, abdicating of domination, in constant search of the full enlightenment movement of the autonomy and the social and political emancipation. <![CDATA[<B>For a teaching of philosophy of chaos and force</B>: <B>according to the Nietzschean philosophy</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se, com este texto, elaborar uma reflexão em torno do ensino de filosofia recuperando como ferramenta teórica/conceitual a filosofia de Nietzsche. Para isso, partiremos do conceito nietzschiano de filosofia deslocando-o para a temática do ensino de filosofia. Nesse cenário conceitual, iremos propor um ensino de filosofia cuja tarefa seja, num primeiro momento, a de instaurar o caos e o abismo na realidade humana como meios necessários para se forjar um homem forte. Num segundo momento, afirmaremos um ensino de filosofia que possa contribuir para a emergência daquilo que Nietzsche chamou de além-do-homem.<hr/>The aim of this paper is to elaborate a reflection on the teaching of Philosophy recovering the Nietzschean philosophy as a theoretical tool. For this, we will consider the Nietzschean philosophy moving it to the thematic of the teaching of philosophy. In this conceptual stage, we will propose a teaching of philosophy which has in the first moment to restore the chaos and the abyss of the human reality as a necessary means to forge a strong man. In the second moment, we will affirm a teaching of philosophy that may contribute to the emergency of what Nietzsche called beyond-the-man. <![CDATA[<B>The teaching of philosophy and the creation of concepts</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao pensar as linhas e os traçados do ensino em filosofia, tem-se que levar em conta que esta atividade pedagógica deve se constituir numa atividade filosófica e, ainda dependendo da concepção de atividade filosófica, que devemos modificar significativamente a própria concepção do que consiste o ensino e a aprendizagem em filosofia. Neste sentido, torna-se importante esclarecer em que consiste a atividade filosófica para se mapear os territórios do ensino em filosofia. Tarefa esta que nos propomos a partir da contribuição do filósofo francês Gilles Deleuze, o qual, em seus inúmeros escritos, afirma que a atividade do filósofo implica uma dimensão de criação: criação de conceitos.<hr/>When thinking the lines and tracings in philosophy teaching, it should take into consideration that this pedagogical activity should be constituted in a philosophical activity and, still depending on the conception of the philosophical activity, we will change significantly the proper conception of what consists the teaching and the learning of philosophy. In this sense, it is important to clarify what consists the philosophical activity to outline the territories of teaching of philosophy. We propose this task considering the contribution of the French philosopher Gilles Deleuze who, in his innumerable writings, affirms that the activity of the philosopher implies a dimension of creation: creation of concepts.