Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220060001&lang=en vol. 26 num. 68 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Memory-trip</B>: <B>from India to childhood and Sertão (Northeastern Brazil)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho recupera a evocação de uma viagem feita à Índia há duas décadas. É uma experiência que aproveito para propiciar cruzamentos de memórias em diversas temporalidades. Referências pessoais e culturais se cruzam sob os signos da narração.<hr/>This work evokes a trip to India two decades ago. I use this experience to supply memory crossing in different times and spaces. Personal and cultural references cross under the signs of narration. <![CDATA[<B>Images of old-age, images of childhood</B>: <B>forms that think about themselves</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dando prioridade ao trabalho das imagens e ao trabalho conjunto da memória, o ensaio procura, ao abrir algumas perspectivas heurísticas e metodológicas, entender como as pessoas idosas reconstroem, a partir de fotografias, por elas previamente selecionadas e montadas, os panoramas de suas infâncias.<hr/>Prioritizing the joint work of images and memory, and pointing out some heuristic and methodological perspectives, this essay aims at understanding how old people reconstruct their childhood panorama based on previously selected and organized pictures. <![CDATA[<B>Remembering-forgetting</B>: <B>working with children memories</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Baseando-se nas obras de autores que focalizam a velhice e a memória, valemo-nos da proposta de construção de conjuntos fotográficos e da metodologia de análise para elaborar um exercício/desafio semelhante para crianças da faixa etária de 9-10 anos. Em concordância com os autores, também nos propusemos a pensar sobre como a memória das crianças - assim como a dos velhos - pode se construir e se organizar por meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos da vida cotidiana. Os dois grupos compostos por seres que se encontram nas margens do tempo, se distanciam e se aproximam nessa particularidade. Intuitiva e reflexivamente, as crianças elaboraram seus conceitos de memória, envolvendo as lembranças e os esquecimentos, representando-os de formas visuais variadas e criativas, indicando que os movimentos constitutivos da memória dão indícios de tentativas de ordenação de um tempo composto de vários tempos.<hr/>Based on the works of authors who focus on old age and memory through a proposal to build photographic sets and an analysis methodology, we developed an exercise/challenge for 9-10 years old kids. Still following these authors, we also proposed to think how children s memory - like that of the elderly - can build and organize itself through photographic supports that represent fragments of daily life. Although both groups include beings at the antipodes of lifetime, they are close as for this given feature. Children intuitively and reflexively elaborate their memory concepts involving memory and forgetting, which they represent in varied and creative visual forms. The building movement of memory thus indicates attempts to order a time composed of various times. <![CDATA[<B>When I entered school... memories of school passages</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na educação de pessoas consideradas mentalmente incapazes, relatos escolares geralmente são construídos a partir do olhar dos professores ou da análise de documentos. Ao tentar abordar diferentes aspectos do processo educativo, este artigo propõe-se a conhecer e analisar a escolaridade através da memória de adultos que, quando crianças, foram considerados "deficientes mentais" e, portanto, passaram por experiências educacionais diferenciadas. O material para análise foi recolhido de uma pesquisa em que foram localizados e entrevistados ex-alunos de classes especiais para deficientes mentais. Partindo do pressuposto de que a memória é socialmente construída e os discursos formam-se nas relações sociais, os depoimentos são analisados num contraponto aos documentos escolares e aos depoimentos de professores dessas classes especiais. Os depoimentos dos adultos (ex-alunos) e dos professores foram tomados em diferentes tempos: os de ex-alunos foram recolhidos recentemente e tratam de suas memórias escolares e os de professores foram registrados há cerca de quinze anos e referem-se às imagens daquelas crianças, os adultos de hoje.<hr/>School accounts on people considered mentally disabled are usually based on the teachers' views or on document analyses. In its approach to different aspects of the educational process, this paper strives to know and analyze schooling through the memory of adults who were considered as 'mentally disabled' when children and thus underwent different educational experiences. The analysis material was collected in a research that traced and interviewed ex-pupils from special classes for the mentally disabled. Assuming that memory is socially built and speeches form within social relationships, their statements are analyzed in contrast to the school documents and the interviews with those special class teachers. The adults (ex-pupils) and teachers' statements were collected in two different moments: the ex-pupils' school memories are recent, whereas those of the teachers date from approximately fifteen years ago and refer to the images of those children, who are now adults. <![CDATA[<B>Children, the elderly and museum</B>: <B>memory and discovery</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto versa sobre a relação que as crianças têm/podem ter num museu, em particular nos museus de arte, compreendendo-os como espaços de troca, descoberta, produção de sentido, criação, mas, sobretudo, espaços de memória, de história, de vida. Sublinha-se aqui a importância, para seu processo de formação como sujeito social, histórico e cultural, dos elos e associações que a criança faz/pode fazer a partir de suas experiências estéticas com representações culturais de outros tempos-espaços e com pessoas de outras gerações.<hr/>This text deals with the relation that children establish/can establish in a museum, most particularly in art museums, understood as exchange, discovery, sense production, creation spaces and, above all, as memory, history and life spaces. It also highlights the importance, for their own formation as social, historical and cultural subjects, of the links and associations that, based on their aesthetic experiences, the children make/can make with the cultural representations of other time-spaces and people from other generations. <![CDATA[<B>The old <I>capoeira</I> teach holding hands</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo trata de analisar as formas tradicionais de transmissão dos saberes presentes no âmbito da cultura popular. A partir dessa abordagem, trazemos as experiências educacionais existentes no universo da capoeira angola uma importante manifestação da cultura afro-brasileira para uma reflexão sobre o papel dos mestres nesse processo. A memória, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade são categorias fundamentais para compreendermos as relações de educação presentes nesse universo.<hr/>This paper strives to analyze the traditional forms to transmit the knowledge present in popular cultures. The educational experience present in the Angola capoeira universe - an important manifestation of the Afro-Brazilian culture is the ground for its reflection about the masters' function in this process. Memory, ancestrally, rituality and temporality are fundamental categories to understand the education relationships present in this universe.