Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220060003&lang=en vol. 26 num. 70 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</b>: <B>Gramsci, intelectuais e educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>The beginning of Gramsci</B>: <B>between the <I>Risorgimento</I> and World War I</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto analisa as influências do pensamento liberal sobre os primórdios da formação intelectual e política de Gramsci. Mostra que, inicialmente, Gramsci encontra em Benedetto Croce e Giovanni Gentile, representantes do neo-idealismo italiano, um referencial de análise mais progressista e moderno sobre a Itália do que o de Guglielmo Ferrero e Filippo Turati, expoentes do Partido Socialista Italiano. Sua posição em favor do liberalismo manifesta-se na defesa da modernidade e da capacidade de autodeterminação do sujeito. Contudo, a influência liberal não o impediu de saudar a revolução de outubro de 1917, quando ainda permaneciam pontos de contato entre seu pensamento e o de Croce. A passagem de Gramsci ao comunismo e sua ruptura com a influência neo-idealista e liberal ocorrerão durante o aprofundamento dos conflitos históricos, tais como a I Guerra Mundial e o crescimento do antagonismo entre o Ocidente liberal e a Revolução Soviética.<hr/>The text analyzes the influence of liberal thinking in the beginning of Gramsci's intellectual and political development. It shows that initially Gramsci finds in the ideas of Benedetto Croce and Giovanni Gentile, supporters of Italian new-idealism, a more progressive and modern framework for examining Italy than in the ideas defended by Guglielmo Ferrero e Filippo Turati, exponents of the Italian Socialist Party. His support of liberalism manifests itself in the defense of modernity and the capacity for self-determination. But the liberal influence did not stop him from welcoming the october Revolution of 1917, although there still remained points of contact between Croce's thinking and his own. Gramsci's embrace of communism and his rupture with new-idealist and liberal trends takes place later, during the deepening of historical conflicts, such as Word War I and the increasing antagonism between the liberal West and the Soviet Revolution. <![CDATA[<B>Gramsci and the education of the educator</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).<hr/>When he founded the journal L'Ordine Nuovo in 1919 - which went through several different phases -, Gramsci tried to develop a political practice and theory that focused on education as the core constitutive element. Before his imprisonment in 1926, Gramsci evolved through three different stages to frame this issue. He first prioritized scission, antagonism and workers' self-organization against capital within the very capitalist production process. Education thus overlapped self-education. The next stage centers on the need to educate the newly-founded communist party, particularly its directors and organizers. The third stage started when Gramsci came to consider the importance of educating the mass educators, a development that can be seen in his role as the main ICP leader. <![CDATA[<B>Gramsci and the debate about public school in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o fim da ditadura militar no Brasil, as pressões sociais e políticas advindas dos movimentos populares colocaram para os setores progressistas da sociedade o desafio de formular projetos para democratizar o país. No campo educacional, o debate político sobre as diretivas para organizar a escola pôs em confronto duas grandes concepções. De um lado, a noção de "aparelho ideológico de Estado", proposta por Louis Althusser, e, de outro, a idéia de que a escola é "aparelho 'privado' de hegemonia", baseada na reflexão de Antonio Gramsci. O confronto entre as duas noções de escola e os problemas da assimilação do pensamento gramsciano na área educacional, cujos efeitos alcançam a atualidade, é o objeto de análise deste ensaio.<hr/>After the Brazilian military dictatorship, the social and political pressures exerted by popular movements challenged the most progressive groups of society to propose projects to democratize the country. In the area of education, the political debates concerning guidelines to organize school opposed two major conceptions: the notion of "ideological State apparatus", defended by Louis Althusser, and the idea that school is a "hegemonic 'private' apparatus", based on Antonio Gramsci's reflection. This paper explores the confrontation between both notions of schooling and the problems of assimilating Gramscian thoughts in the field of education, whose effects still persist. <![CDATA[<B>Gramsci and education</B>: <B>reviving a forgotten agenda</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.<hr/>This paper presents Gramsci's conceptions of civil society and political society in order to warn against the danger of assuming an antithetic vision of the relationship between the State and the civil society in the current cultural policy in Brazil. It then critically examines notions of school autonomy based on conceptions of a civil society able to reproduce itself independently of institutionalized political struggles. Finally, inspired by the Gramscian idea of enlarged State, it points out some ways of analyzing community participation in school administration. <![CDATA[<B>"Organic" intellectuals in post-modernity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No Brasil, a recente crise política e cultural vem gerando um amplo debate para rediscutir a função dos intelectuais na sociedade. Tendo como pano de fundo as mudanças socioeconômicas no mundo, este texto apresenta algumas análises da nova configuração que os intelectuais vêm assumindo no contexto da pós-modernidade. Destaca a figura do intelectual desenhada por Marx, com a criação da filosofia da práxis, e retoma a função do "intelectual orgânico" delineada por Gramsci. O texto evidencia os traços originais que emergem das reflexões de Gramsci, apresenta uma releitura de algumas de suas categorias e aponta caminhos para atualizá-las em relação ao nosso tempo.<hr/>In Brazil, the current political and cultural crisis allows for a wide discussion regarding the function of intellectuals in society. Considering the worldwide socio-economic changes, this text presents some analyses of the new role assumed by intellectuals in post-modernity. It highlights the intellectual figure drawn by Marx when creating his philosophy of praxis, and goes over the function of the "organic intellectual" as delineated by Gramsci. It stresses the original features emerging from Gramsci's reflections, presents a reinterpretation of some of his categorizations and points out ways of adapting them to our current situation.