Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220210001&lang=en vol. 41 num. 113 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[CHILDHOOD AND MEDIA RESEARCHES: CURRENT CHALLENGES AND INSPIRATIONS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[‘BE CAREFUL TO WHOM YOU SPEAK ONLINE’: PARENTAL MEDIATION THROUGH PRE-ADOLESCENTS’ EYES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Quando falamos de telas com ligação à Internet, que as crianças usam para lazer e comunicação com seus pares, e da mediação parental, a literatura identifica que, nesse assunto, as crianças ainda são pouco ouvidas. Este artigo resulta de uma tese de doutorado na qual ouvimos as perspectivas críticas de pré-adolescentes portugueses, vindas de famílias de rendas média e média-baixa. Procuramos analisar dois tópicos centrais: o papel influente da mídia nas percepções dos pais e como os pré-adolescentes respondem à mediação parental.<hr/>ABSTRACT When talking about devices with Internet connection, which children use for leisure and communication with their peers, and parental mediation, the literature identifies that, on this subject, children are still scarcely heard. This paper is the result of a doctoral dissertation where we listened to the critical perspectives of Portuguese pre-adolescents from middle and lower-middle income families. We aimed at analyzing two central topics: the influential role of the media in parents’ perceptions, and how pre-adolescents respond to parental mediation. <![CDATA[YOUTUBER KIDS AND THE PRACTICE OF THE COMMUNICATION RIGHT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo problematiza o lugar de fala e de expressão da criança no YouTube, sob a ótica dos seus direitos digitais, consubstanciados no direito à proteção, à provisão e à participação. O estudo tem por base a playlist “Rico vs Pobre”, procedendo a uma análise crítica do discurso de cinco vídeos. O exercício do direito à participação, numa rede marcada pela lógica mercadológica e a pressão pelo reconhecimento público, tem como contraponto o incentivo ao consumismo, à rivalidade entre crianças e à falta de consciência social, revelando o comprometimento dos direitos à provisão e à proteção.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss the child’s place of speech and expression on YouTube, considering their digital rights to protection, provision, and participation. Based on the playlist “Rico vs Pobre” (rich vs. poor), the study conducts a critical discourse analysis of five videos. The exercise of the right to participate, in a network guided by market logic and the pressure for public recognition, brings some compromises to the rights to protection and provision through the encouragement of consumerism, rivalry among children, and lack of social awareness. <![CDATA[FOR AN ETHICS IN AUDIOVISUAL PRODUCTIONS IN CYBERCULTURE: CHILDHOOD IN VIRAL VIDEOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto busca problematizar as imagens de crianças que circulam em vídeos on-line, propagando-se numa escala vertiginosa conceituada como viral. Que imagens de infância circulam? O que faz da criança uma imagem que viraliza? Que alteridade pauta a relação entre a criança que é filmada e aqueles que a filmam? Que ética baliza a produção e a circulação desses vídeos? Para enfrentar tais questões, trazemos uma discussão sobre vídeos virais que circulam nas redes e, mais amiúde, a análise crítica de dois vídeos para, a partir deles, buscar elementos para a construção de um agir responsável.<hr/>ABSTRACT The purpose of this text is to question images of children that circulate in online videos, which are spreading on the dizzying scale conceptualized as viral. What childhood images circulate online? What makes the child become a viral image? What alterity guides the relationship between the children who are filmed and those filming them? What ethics marks the production and circulation of such videos? To address these issues, we bring a discussion about viral videos that circulate in networks, and critically analyze two of such videos, seeking elements for the construction of a responsible action. <![CDATA[CHILDREN AND MEDIA: THREE CONTEMPORARY POLEMICAL ISSUES AND CHALLENGES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo trata de três temas polêmicos nas atuais discussões sobre a vida das crianças na cultura digital: a mediação adulta ao uso das telas pelas crianças; a necessidade de formar as crianças para lidar com a desinformação em massa, revalorizando a dimensão crítica da mídia-educação; e o lugar reservado à corporeidade das crianças em uma sociedade atravessada pelo digital. Sugerem-se perspectivas teórico-metodológicas que possam contribuir para qualificar o debate social e as pesquisas sobre a relação entre as crianças e as mídias.<hr/>ABSTRACT This article addresses three of the most polemical issues in current discussions about children’s lives in digital culture: adult mediation of screens used by children; the need to prepare children to deal with mass disinformation, revaluing the critical dimension of media-education; and the place reserved for children’s corporality in a digitally permeated society. The discussion suggests some theoretical-methodological perspectives that can help qualify the social debate, and contribute to studies about the relationship between children and the media. <![CDATA[CAREFUL SEEING: A VISUAL RESEARCH PROJECT WITH CHILDREN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100044&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo se baseia em um projeto etnográfico visual longitudinal com crianças de comunidades pobres e da classe trabalhadora em Worcester, Massachusetts, aos quais foram dadas câmeras descartáveis para que fotografassem as vidas de suas famílias, escolas e comunidades. A pesquisa interessava-se por considerar quais eram os possíveis papéis exercidos por gênero, raça, etnia e classe, bem como pelo status de imigrantes, na forma como jovens (de 10, 12, 16 e 18 anos) representavam suas vidas. Foca-se no poder de suas contranarrativas de cuidado, que questionam as representações dominantes a eles impostas e apresentam o cuidado como bem social necessário à sociedade civil de um modo que não pode ser subestimado.<hr/>ABSTRACT This paper is based on a longitudinal visual ethnographic project with children growing up in poor and working-class communities in Worcester, Massachusetts, who were given disposable cameras to photograph their family, school, and community lives. The research was interested in considering what role, if any, gender, race, ethnicity, class, and immigrant status would have in how the young people (at ages 10, 12, 16, and 18) would represent their lives. The focus is on the power of their counter-narratives of care, which questioned the dominant representations imposed on them, and presented care as a social good that is necessary to civic society in a way that cannot be understated. <![CDATA[CHILDHOOD, VISUAL CULTURE AND CONSUMPTION: STUDIES THOUGHTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100056&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo reflete sobre pesquisas realizadas nos últimos vinte anos, com foco nas relações entre infância, cultura visual e consumo. As pesquisas aqui trazidas, na linha da cultura visual, investigaram não somente as imagens, mas principalmente as relações das crianças com e pelas imagens. Apontam como as crianças “são” com os artefatos da cultura visual. Com a conexão de nossas vidas com as imagens hoje vivemos “experiências culturais de olhar” e o desafio dessa reflexão é pensar o modo como as crianças lidam com essa “visualização da existência” em meio ao consumo vivido por elas.<hr/>ABSTRACT The article conveys some thoughts about the studies conducted along the last twenty years, focusing on the relationships between childhood, visual culture, and consumption. Those studies, embedded in the visual culture field, investigate not just images, but specially children’s interactions with and through the images. It points how children ‘are’ with the artifacts of visual culture. For we are connected with many images today, we live ‘cultural experiences of seeing,’ and the challenge to figure how our children handle this ‘existential sightseeing’ in the midst of the consumption lived by them. <![CDATA[A MAGIC CHEST: STORIES AND ADVENTURES FOR DEAF CHILDREN ON WEB TV]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa a concepção do programa para crianças surdas Baú do Tito, por meio de uma pesquisa etnográfica que acompanhou sua produção. O programa apresenta a língua de sinais por meio de um universo lúdico, que mistura fantasia e realidade. A segmentação por faixa etária, a interatividade e o protagonismo da criança surda foram algumas das estratégias encontradas, as quais estão em sintonia com os princípios que orientam a produção de programas infantis na atualidade. Elas evidenciam que os produtores concebem o espectador surdo infantil como sujeito cultural, não como deficiente.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes the conception of the tv show for deaf children Baú do Tito, through an ethnographic research that accompanied its production. The TV show introduces sign language through a playful universe that mixes fantasy and reality. Segmentation by age group, interactivity, and protagonism of the deaf child were some of the strategies found, which are in line with the principles that guide the production ofchildren’s programs today. The strategies show that producers conceive young deaf spectators as cultural subjects, not as disabled individuals. <![CDATA[CHILDHOOD AND DIGITAL MEDIA: STORIES OF CHILDREN AND ADOLESCENTS ABOUT THEIR DAILY LIVES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100076&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo objetiva analisar apropriações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco em mídias e tecnologias digitais, por crianças e adolescentes. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, bem como por narrativas orais, em entrevistas episódicas. Participaram 21 estudantes da Escola Parque Anísio Teixeira. Os resultados indicam apropriações em convergência para uso individualizado das TIC, em crescente ocupação dos tempos e espaços do cotidiano. Sobretudo, crianças e adolescentes se distinguem, entre si, em suas apropriações.<hr/>ABSTRACT The article aims to analyze Information and Communication Technologies (ICT) appropriations by children and adolescents, with a focus on digital media and technologies. The data consisted of graphic narratives, in the form of comic books produced by the subjects, as well as oral narratives, in episodic interviews. Twenty-one students from the Anísio Teixeira Park School participated. The results indicate a convergence of appropriations for the individualized use of ICT, with an increasing occupation of time and space in daily life. Most importantly, children and adolescents are notably different in their appropriations.