Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-328920170003&lang=en vol. 39 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Prize of scientific literature of the Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300217&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Among actions and speeches: the reception of users having linked the informations of an education in health program of the public health network at the city Vitória - ES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho investiga como os usuários obesos de um programa de educação em saúde de Vitória/ES lidam com as informações recebidas. A pesquisa teve como instrumentos para obtenção das informações a observação participante e entrevistas. Os dados mostram que os indivíduos apresentaram comportamentos de conformidade com padrões informados como saudáveis. Conclui que o imperativo do estilo de vida saudável acaba por contribuir para a aceitação dessas normas.<hr/>Abstract It investigates how obese users on a Education in Health program at Vitória/ES deal with the information received. The research had like instruments for the obtaining informations the participant observation and interviews. The data shows that the individuals presented behavior of conformity in standards informed like healthy. It concludes that the imperative of a healthy lifestyle ultimately contributes on the acceptance of these norms.<hr/>Resumen En este artículo se analiza cómo los usuarios obesos de un programa de educación en salud de Vitória (ES) hacen frente a la información recibida. El estudio utiliza como instrumentos para la obtención de información la observación y las entrevistas a los participantes. Los datos muestran que los individuos presentan comportamientos de conformidad con pautas señaladas como saludables. Se llega a la conclusión de que la necesidad de un estilo de vida saludable acaba por contribuir a la aceptación de estas normas. <![CDATA[Living the game or playing life? Notes about digital games and education into the ludified culture]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300226&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discute a ludificação da cultura, evidencia e problematiza suas implicações no que diz respeito às relações entre jogos digitais e educação. Para isso, orienta-se pelo seguinte itinerário reflexivo: 1) a ludificação da cultura como erosão do círculo mágico; 2) a formação do sujeito no contexto do século lúdico.<hr/>Abstract This article discusses the ludification of culture, highlighting and questioning its implications with regard to the relationship between digital games and education. For that, guides itself by the following reflective itinerary: 1) ludificação culture as erosion of the magic circle; 2) the subject formation in the context of ludic century.<hr/>Resumen Este artículo trata de la ludificación de la cultura, mientras destaca y cuestiona sus implicaciones respecto a la relación entre juegos digitales y educación. Para ello, sigue el siguiente itinerario de reflexión: 1) la ludificación de la cultura como erosión del círculo mágico y 2) la formación del individuo en el contexto del siglo lúdico. <![CDATA[Social representations of students of the degree course in physical education in Unemat-Cáceres-MT about working with the body/student at school: looks for the contents of physical education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300233&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A presente pesquisa é um recorte do trabalho dissertativo que teve como objetivo encontrar e analisar as representações sociais que os discentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade do Estado de Mato Grosso-Cáceres/MT têm acerca do trabalho com o corpo/aluno na escola. A pesquisa qualitativa efetiva-se por meio de questionários de evocações livres com o estímulo indutor: "Para você, como o corpo é trabalhado na escola?", aplicados a 44 discentes, distribuídos entre o sexto, sétimo e oitavo semestres. Desse universo, evidencia-se que os conteúdos da educação física, em especial os esportes, as danças e os jogos, expresso por 30,5% das evocações, são aqueles que direcionam os trabalhos com os corpos/alunos na escola.<hr/>Abstract This research is an excerpt of dissertation work that had as objective find and analyze the social representations that the students of graduation in Physical Education from the State University of Mato Grosso - Cáceres MT have about the work with the body/student in school. The qualitative research up effective through of questionnaires of free evocations with the inducing stimulus, "for you as the body is tooled at school?" applied to 44 students, distributed between the sixth, seventh and eighth semesters. This universe, it is evident that the contents of Physical Education, especially sports, dances and games, expressed by 30.5% of evocations, are those that direct the work with the bodies/students at school.<hr/>Resumen Esta estudio es una parte de un trabajo de tesis con el objetivo de encontrar y analizar las representaciones sociales que los estudiantes del grado de educación física de la Universidad del Estado de Mato Grosso, Cáceres (MT) tienen sobre el trabajo con el cuerpo/alumno en la escuela. El estudio cualitativo se lleva a cabo con cuestionarios de menciones libres del estímulo inductor: "en su opinión, ¿cómo se trabaja el cuerpo en la escuela?". Responden a la pregunta 44 estudiantes, distribuidos entre el sexto, el séptimo y el octavo semestres. Este universo, evidentemente los contenidos de educación física, especialmente el deporte, la danza y el juego, expresados por el 30,5% de las menciones, dirigen el trabajo con el cuerpo/alumno en la escuela. <![CDATA[The Post-structuralism’s body. Epistemological problems from the perspective of J. Butler]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300240&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este trabajo discute la manera en que se problematiza el objeto de estudio de las indagaciones acerca de lo corporal, es decir, se pregunta por el cuerpo como problema epistemológico. Dentro de ese marco, se aborda la concepción que el postestructuralismo (una de las perspectivas predominantes en la actualidad de las ciencias sociales) desarrolla acerca de esta cuestión, específicamente, se realiza una crítica inmanente de la teoría de J. Butler. A partir de esto, se sostiene que su teoría sobre la materialización del cuerpo permite aprehender el proceso de producción del mismo, pero al precio de tornar (ontológicamente) invariante el modo en que es producido. De allí la necesidad de avanzar en una interrogación que ponga el foco en el "modo de producción de corporalidad".<hr/>Abstract This paper studies the way in which is problematized the object of study of the body's research, i. e., its question is about the body like epistemological problem. Inside this question, the paper studies the post-structuralist conception (one of the main ones in the present of social sciences) about this. More specifically, it does a immanent critique of J. Butler's theory. From this, it argues that her theory about the body's materialization can explain the body's process of production, but only doing (ontologically) invariant the mode in which is produced. Thence, the necessity of focus our question in the mode of production of corporality.<hr/>Resumo Este trabalho discute a forma na qual se problematiza o objeto de estudo das indagações sobre o corporal, isto é, pergunta-se pelo corpo como problema epistemológico. Nesse marco geral, aborda-se a concepção que o pós-estruturalismo (uma das perspectivas dominantes na atualidade das ciências sociais) desenvolve sobre essa questão, especificamente, faz-se uma crítica imanente da teoria de J. Butler. A partir disso, se afirma que sua teoria sobre a materialização do corpo permite apreender o processo de produção dele, mas ao preço de tornar (ontologicamente) invariante o modo no qual ele é produzido. Daí a necessidade de avançar numa interrogação que coloque o foco no "modo de produção de corporalidade". <![CDATA[Mojuodara: a possibility of dealing with racial ethnic issues in Physical Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300247&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta a discussão sobre as possibilidades do trato com as questões étnicas na educação física da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Ele é parte de uma dissertação cujo tema é a educação física e as questões étnico-raciais e tem como objetivo analisar os dados que emergiram através de um estudo de caso etnográfico. Ele relata a experiência de um professor da rede municipal de Porto Alegre que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho para estruturar sua prática pedagógica.<hr/>Abstract This article discusses the possibilities of dealing with racial ethnic issues in Physical Education in the municipal Porto Alegre primary schools. It is part of a master's degree thesis whose aim was to look into physical education and racial ethnic issues and analyze the data that emerged through an ethnographic case study. It reports the experience of a Porto Alegre municipal teacher who uses African Brazilian civilizing values as a pedagogical method to structure his teaching practice.<hr/>Resumen En este artículo se presenta un debate sobre las posibilidades de hacer frente a las cuestiones étnicas y raciales en educación física en las escuelas municipales de Porto Alegre. Forma parte de un trabajo de tesis cuyo tema es la educación física y los problemas raciales y étnicos, y tiene como objetivo analizar los datos que surgieron en un estudio de caso etnográfico. Explica la experiencia de un maestro público de Porto Alegre que utiliza los valores civilizadores afrobrasileños como método de trabajo para estructurar su práctica docente. <![CDATA[Dissident bodies: gender and femininities on weightlifting]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300254&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo busca compreender as experiências de gênero e a construção de feminilidades de mulheres atletas do levantamento de peso. O campo empírico foi feito com uma equipe dessa modalidade. Foram observadas as sessões de treinamento e feitas entrevistas individuais com oito atletas, cujas narrativas expõem a visão dicotômica de gênero presente nesse espaço. Seus corpos trazem marcas da experiência esportiva, refletidas no volume muscular e na força diferenciada. Tais transformações tornam seus corpos dissidentes e abjetos e suas sexualidades são colocadas em suspeição. À medida que tencionam e subvertem as expectativas de uma feminilidade normalizada, essas mulheres nos convidam a refletir sobre as construções de feminilidades plurais no esporte.<hr/>Abstract This article aims to understand the gender experiences and the construction of femininities in women weightlifters. The empirical field was conducted with a team of this modality. The observation of training sessions and individual interviews conducted with eight athletes revealed a dichotomous gender view in their discourse. Their bodies bring the sports practice brands, which reflect on muscle volume and strength. Such transformations make their bodies dissident and abject, and their sexuality distrust. As far as they subvert the expectations of a standardized femininity, these women invite us to reflect on the construction of plural femininities in sports.<hr/>Resumen Con este artículo se trata de entender las experiencias de género y la construcción de la feminidad de levantadoras de pesos. El campo empírico se llevó a cabo con un equipo de esta modalidad. Se observaron las sesiones de entrenamiento y se realizaron entrevistas individuales a ocho atletas. Las atletas exponen la dicotomía de género presente en este espacio. Sus cuerpos muestran la marca de la práctica deportiva, que se refleja en el tamaño del músculo y la fuerza diferenciada. Estos cambios hacen sus cuerpos disidentes y abyectos, y se recela de su sexualidad. En la medida que sabotean las expectativas de una feminidad estandarizada, estas mujeres nos invitan a reflexionar sobre la construcción de la feminidad plural en el deporte. <![CDATA[Policies of inclusion and teaching in physical education: a reflection about the practices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Inscrita numa perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa discute as relações entre uma política de inclusão no Brasil e os professores de educação física. A inclusão neste trabalho é entendida como um dispositivo biopolítico a serviço da segurança das populações. O objetivo foi analisar a constituição de uma política de inclusão que convoca o professor de educação física e as implicações para as atuais práticas desses docentes. Esta é uma pesquisa genealógica, baseada nos estudos foucaultianos. O corpus foi composto por leis e programas dos ministérios da Educação, Saúde e Esporte. Foi possível perceber que há uma articulação entre os diversos órgãos, os quais regulam a prática do professor de educação física dentro de uma política inclusiva e põem os indivíduos em circulação.<hr/>Abstract Within a poststructuralist perspective, discuss the relationship between an inclusion policy in Brazil and the Physical Education teachers. The inclusion in this study is understood as a biopolitical device at the service of human security. The objective was to analyze the formation of an inclusion policy that calls the Physical Education teacher and the implications for current practices of teachers. This is a genealogical research, based on Foucault's studies. The corpus consisted of laws and programs of the Ministries of Education, Health and Sports. It could be observed that there is a link between the various organs, which regulate the practice of Physical Education teacher in an inclusive policy and put the individuals in circulation.<hr/>Resumen Con una perspectiva postestructuralista, esta investigación analiza la relación entre una política de inclusión en Brasil y los profesores de educación física. La inclusión se entiende como un dispositivo biopolítico al servicio de la seguridad humana. El objetivo fue analizar la formación de una política de inclusión que convoca al profesor de educación física y las implicaciones en las prácticas actuales de los profesores. Se trata de una investigación genealógica, con base en los estudios de Foucault. El corpus estaba formado por leyes y programas de los ministerios de Educación, Salud y Deportes. Se ha podido observar que hay un vínculo entre los distintos órganos que regulan la práctica del profesor de educación física en una política inclusiva y ponen a los individuos en circulación. <![CDATA[Footballing tourism: profile and motivations of traveler supporter who attends the "new" Mineirão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300268&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho buscou investigar o turismo futebolístico no "novo" Mineirão. A partir dos resultados da pesquisa empírica, observou-se um perfil de torcedor viajante que se aproxima das definições acerca do torcedor consumidor. Em relação à motivação, o futebol constitui-se o principal motivo da viagem. Assim, a experiência de vivenciar o esporte in loco e conhecer o estádio são fatores que se complementam.<hr/>Abstract This study aimed to investigate the football tourism in the "new" Mineirão. From the results of empirical research, there was a traveling fan profile that approximates the definitions about the consumer fan. Regarding motivation, soccer. It is the main reason for the trip. Thus, the experience of experiencing the on-site sport and know the stadium are factors that complement each other.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar el turismo de fútbol en el "nuevo" Mineirão. De los resultados de la investigación empírica, se obtuvo un perfil itinerante del hincha que se aproxima a las definiciones sobre el hincha consumidor. En cuanto a la motivación, el fútbol es la razón principal para el viaje. Por tanto, la experiencia de vivir el deporte de forma presencial y conocer el estadio son factores que se complementan entre sí. <![CDATA[Personal Archives of Physical Education Professors: organization archive and historical research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300276&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo guarda relação com as atividades de pesquisa e organização de arquivos feitas no Cemef/UFMG. Identificados como Arquivos Pessoais de Professores, tais conjuntos documentais permitem identificar trajetórias distintas e interrogar a presença dos sujeitos no próprio processo de organização do campo pedagógico e acadêmico da educação física.<hr/>Abstract The study has a connection with the activities of research and archive organization done in the Cemef/UFMG. Identified as Professors' Personal Archives this documental collection allows us to identify different trajectories in teachers' formation, as well as question the presence of the subjects in the organization process of the pedagogical field of Physical Education.<hr/>Resumen El estudio tiene un vínculo con las actividades de investigación y organización del archivo de Cemef/UFMG. Identificados como Archivos personales de profesores, esta colección de documentos nos permite identificar diferentes trayectorias en la formación de los docentes, así como cuestionar la existencia de temas en el proceso de organización pedagógica de la educación física. <![CDATA[Olympic sport in Brazil: financial resouces available to London 2012]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300284&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho foi desenvolvido no sentido de verificar os recursos disponibilizados ao esporte olímpico, assim como destacar as instituições contempladas. Esses dados subsidiaram a discussão da estratégia adotada pelo governo no que diz respeito ao esporte de alto rendimento no ciclo de 2009 a 2012. A análise foi quantitativo-qualitativa de cunho documental. Os dados foram coletados nas fontes: Siconv, Portal da Transparência e site Contas Abertas. Os resultados demonstram um volumoso recurso para o esporte nacional, se comparado com momentos anteriores, embora dispersos e localizados em poucas modalidades. Mesmo assim, as probabilidades para o ciclo Rio 2016 pretendem continuar a dar prioridade a alguns privilegiados, conforme proposta do Programa Time Brasil.<hr/>Abstract The study was conducted in order to verify the resources avaible to the Olympic Sport as well as highlight the covered institutions. These data supported the discussion of the strategy adopted by the Government, as it relates to high performance Sport in the 2009-2012 cycle. It a quantitative-qualitative analysis of a documentary character. The data collected in the sources: SICONV, Transparency Portal and Open Accounts site. The results show a massive resource for national Sport, compared to earlier times, though scattered and located in a few sports. Nevertheless, the odds for the 2016 the cycle intend to continue prioritizing the privileged few, as proposed by Brazil Time Program.<hr/>Resumen Se llevó a cabo un estudio para comprobar los recursos disponibles para el deporte olímpico, así como poner de relieve las instituciones que se contemplaban. Estos datos apoyan el debate sobre la estrategia adoptada por el gobierno en lo relacionado con el deporte de alto rendimiento en el período 2009-2012. Se realizó un análisis cuantitativo-cualitativo de carácter documental. Los datos recogidos en las fuentes SICONV, Portal de transparencia y en el sitio Cuentas abiertas. Los resultados muestran enormes recursos para el deporte nacional, en comparación con épocas anteriores, aunque dispersos y localizados en algunos deportes. Sin embargo, las probabilidades para el ciclo de 2016 muestran la intención de continuar dando prioridad a unos pocos privilegiados, como se propone en el Programa Time Brasil <![CDATA[The effects of 14 weeks of strenght training with periodically linearity and daily waving training in the cinematic variables of young competitive swimming athletes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300291&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do estudo foi determinar o efeito de 14 semanas de treinamento de força com periodização linear (PL) e ondulatória diária (POn) no desempenho através da avaliação cinemática das variáveis frequência de braçada (FB), comprimento de braçada (CB), velocidade média (VM) e índice de braçada (IB) em nadadores jovens de ambos os sexos. Foram divididos 17 adolescentes (15,18 ± 2,31 anos) em dois grupos (G): GPL (quatro homens e quatro mulheres) e GPOn (cinco homens e quatro mulheres). Pelos resultados encontrados podemos concluir que a POn é mais eficaz em proporcionar melhorias nos aspectos cinemáticos de VM, IB e CB em distâncias mais curtas (até 50 metros). A PL foi mais eficiente na manutenção da resistência muscular em variáveis de VM e CB em distâncias maiores (acima de 50 metros).<hr/>Abstract The purpose of the study was to determine the effect of 14 weeks of strength training with linear periodization (LP) and daily undulatory periodization (DUP) in performance by kinematics of the variables stroke rate (SR), stroke length (SL), speed average (SA) and stroke index (SI) in young swimmers of both sexes. Seventeen children (15.18 ± 2.31 years) were divided into two groups (G): GLP (4 males and 4 females) and GDUP (5 males and 4 females). For the results we conclude that DUP is more effective to provide improvements in the kinematic aspects of SA, SI, and shorter distances (up to 50 meters). LP is more efficient in maintaining muscle strength SL and SA variables at greater distances (over 50 meters).<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue determinar el efecto de 14 semanas de entrenamiento de fuerza con periodización lineal (PL) y periodización ondulante diaria (POn) en el rendimiento de las variables cinemáticas de frecuencia de brazada (FB), longitud de brazada (LB), velocidad media (VM) e índice de brazadas (IB) en nadadores jóvenes de ambos sexos. Se dividió a 17 chicos (15,18 ± 2,31 años) en dos grupos (G): GPL (4 hombres y 4 mujeres) y GPOn (5 hombres y 4 mujeres). Respecto a los resultados, se concluye que POn proporciona mejoras de manera más eficaz en los aspectos cinemáticos de VM, LB e IB y en distancias más cortas (hasta 50 m). PL es más eficaz en el mantenimiento de la fuerza muscular y las variables VM y LB a distancias mayores (más de 50 m). <![CDATA[Association between gender, education network and scholar shifts with intensity levels of childrens daily activities measured by accelerometry]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300299&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo teve o objetivo de analisar as atividades físicas (AF) de crianças em relação às recomendações de AF (RAF) e as influências do sexo, rede de ensino e turno escolar. Foram avaliados 101 escolares de escolas públicas e privadas e turnos matutino e vespertino. Os dados foram coletados por acelerômetros durante três dias. Foi usado Teste t Student para as comparações entre o sexo, rede de ensino e turno escolar (p &lt; 0,05). O tempo em atendimento às RAF em minutos por dia foram: Sexo: masculino = 171,01 ± 43,35 e feminino = 198,85 ± 53,47; rede de ensino: pública = 198,93 ± 48,85 e privada = 157,32 ± 40,34; turno escolar: matutino = 198,76 ± 47,64 e vespertino = 167,68 ± 47,75. O sexo femino, a escola pública e o turno matutino apresentaram maior nível de AF.<hr/>Abstract The objective of this study was to analyze childrens physical activities (PA) in relation to PA recomendations (PAR) and influences of gender, educational network and scholar shifts. Were assessed 101 scholars from both private and public school systems, morning and afternoon shifts. The data was collected by accelerometers during 3 days. The Student t test was applied for comparisions between gender, educational network and scholar shifts (p &lt; 0,05). The time attending the PAR in minutes per day were: Gender: male =171.01 ± 43.35 and female =198.85 ± 53.47; educational network: public = 198.93 ± 48.85 and private = 157.32 ± 40.34; scholar shift: morning =198.76 ± 47.64 and afternoon = 167.68 ± 47.75. The female gender, public school and morning shifts presenteed higher levels of PA.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las actividades físicas (AF) de los niños en relación con las recomendaciones de AF (RAF) y las influencias del sexo, el sistema educativo y la jornada escolar. Se evaluó a 101niños de escuelas públicas y privadas, y de los turnos de mañana y tarde. Los datos fueron recogidos por acelerómetros durante 3días. Se utilizó la prueba de la t de Student para realizar las comparaciones entre sexos, sistema educativo y jornada escolar (p &lt; 0,05). El tiempo en el cumplimiento de las RAF en cuestión de minutos por día fueron para el sexo masculino = 171,01 ± 43,35 y para el sexo femenino = 198,85 ± 53,47; para el sistema educativo público = 198,93 ± 48,85 y para el sistema educativo privado = 157,32 ± 40,34; para la jornada escolar de mañana = 198,76 ± 47,64 y para la de tarde = 167,68 ± 47,75. El sexo femino, la escuela pública y el turno de mañana tuvieron mayor nivel de AF. <![CDATA[Comparison of two anaerobic indirect tests in professional soccer players and their correlations with aerobic performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300307&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Para comparar e correlacionar dois testes anaeróbicos com a potência aeróbica nove jogadores de futebol passaram por avaliações ao longo de três dias: Wingate (dia 1), yo-yo intermitente (dia 2) e running anaerobic sprint (RAST, dia 3). Foram consideradas a potência máxima absoluta e relativa (Pmax), potência média absoluta e relativa (Pmed), o índice de fadiga (IF%) e o VO2máx. Apenas a Pmed relativa foi diferente entre os testes (p &lt; 0.05). Foram verificadas associações entre a Pmax e Pmed absolutas com o VO2máx (r= -0,69, p &lt; 0,05; r= -0,81; p &lt; 0,05) no Wingate; entre Pmax absoluta e o IF% com o VO2máx (r= -0,83, p &lt; 0,01; r= -0,86; p &lt; 0,01) no RAST. Conclui-se que apenas o RAST possui associações com a capacidade aeróbica.<hr/>Abstract To compare and correlate two anaerobic tests with aerobic power, 9 soccer players performed 3 days of evaluations: wingate (day 1), intermining yo-yo (day 2) and running anaerobic sprint test (RAST, day 3). The absolute and relative maximum power (Pmax), absolute and relative mean power (Pmed), fatigue index (IF%) and VO2max were considered. Only Pmed relative was different between the tests (p &lt;0.05). There were associations between absolute Pmax and Pmed with VO2max (r = -0.69, p &lt;0.05, r = -0.81, p &lt;0.05) in Wingate; Between absolute Pmax and IF% with VO2max (r = -0.83, p &lt;0.01, r = -0.86, p &lt;0.01) in the RAST. We conclude that only RAST has associations with aerobic capacity.<hr/>Resumen Para comparar y correlacionar dos pruebas anaeróbicas con la potencia aeróbica, 9 jugadores llevaron a cabo evaluaciones durante 3 días: Wingate (día 1), yo-yo intermitente (día 2) y running anaerobic sprint test (RAST, día 3). Se tuvieron en cuenta la potencia máxima absoluta y relativa (Pmáx), la potencia media absoluta y relativa (Pmed), el índice de fatiga (IF%) y el VO2máx. Sólo la Pmed relativa fue diferente entre las pruebas (p &lt; 0,05). Se encontraron asociaciones entre Pmáx y Pmed absoluta con el VO2máx (r = -0,69; p &lt; 0,05; r = -0,81; p &lt; 0,05) en Wingate y entre Pmax absoluta e IF% con el VO2máx (r = -0,83; p &lt; 0,01; r = -0,86; p &lt; 0,01) en el RAST. De ello se desprende que solo el RAST tiene relación con la capacidad aeróbica. <![CDATA[Perception of patients in hemodialysis about the benefits and changes in sedentary behavior after participation in program of physical exercise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300314&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de pacientes em hemodiálise (HD) participantes de um programa de exercícios físicos quanto à rotina clínica, à mudança no comportamento sedentário e aos benefícios da intervenção. Dezoito pacientes foram inseridos no programa de exercícios físicos, feito durante as sessões de HD (três vezes por semana), por 17 semanas. Foi usada entrevista semiestruturada, transcrita e avaliada pela análise de conteúdo. Os pacientes relataram aumento da força, disposição e capacidade cardiopulmonar, diminuição das câimbras e melhoria do sono. Após o programa de exercícios físicos, muitos pacientes evidenciaram benefícios físicos e psicológicos, além de modificar alguns hábitos que caracterizavam o comportamento sedentário.<hr/>Abstract The objective this study was to investigate the perception of patients in hemodialysis (HD) who participating in program of physical exercise, as clinical routine, change in sedentary behavior and the benefits the intervention. Eighteen patients inserted in program of physical exercise, performed during HD sessions (3 times/week) for 17 weeks. Was used semi-structured interview, transcribed and analyzed by content analysis. The patients reported increasing strength, disposition and provision of cardiopulmonary capacity, decreasing cramps and improve sleep. After the program of physical exercise many patients showed physical and psychological benefits, beyond of modify some habits that characterized sedentary behavior.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue investigar la percepción de los pacientes en hemodiálisis (HD) que participaron en un programa de ejercicio físico, como rutina clínica, el cambio en el comportamiento sedentario y los beneficios de la intervención. Se incluyó a 18 pacientes en el programa de ejercicios, feitos durante las sesiones de HD (3 veces/semana) durante 17 semanas. Se utilizó la entrevista semiestructurada, transcrita y analizada por análisis de contenido. Los pacientes comunicaron mayor fuerza, voluntad y capacidad cardiopulmonar y disminución de los calambres, y mejora del sueño. Después del programa de ejercicio, muchos pacientes mostraron beneficios físicos y psicológicos, así como la modificación de algunos hábitos que caracterizan el comportamiento sedentario. <![CDATA[Growing and fading: a look into the directions of Physical Education in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000300322&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste texto é lançar um olhar para a atual conformação da Educação Física brasileira, notadamente no que tange à relação entre distintas perspectivas de investigação. Percebendo que o crescimento da área, algo a ser louvado, não tem logrado dar respostas aos desafios que a cercam, em função, até, de uma certa fragmentação que tem a ver com ocorrências históricas recentes, no fim sugerimos que os pesquisadores devem retomar um caminho de diálogo, postura sem a qual obliterar-se-á a resolução de problemas que, no limite, podem mesmo colocar em risco a própria existência da disciplina acadêmica.<hr/>Abstract The aim of this article is discuss the current scenario of Physical Education in Brazil, particularly in terms of the views of different research paradigms. We realize that the quantitative growth of the field has been unable to overcome some challenges of the area, particularly due to a fragmentation that has historical explanations. We conclude by urging researchers to dialogue more frequently; this is mandatory to help solve some problems that, on the edge, could even put at risk the existence of this academic discipline.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es realizar ciertas consideraciones sobre la conformación actual de la Educación Física en Brasil, especialmente en lo que se refiere a la relación entre las diferentes perspectivas de investigación. Nos hemos dado cuenta de que el crecimiento de este campo, algo que debe ser elogiado, no ha logrado responder a los retos del área, también debido a cierta fragmentación que tiene que ver con acontecimientos históricos recientes. Al final se sugiere que los investigadores deben retomar un camino de diálogo, una postura sin la cual no se pueden solucionar los problemas que, en última instancia, pueden poner en peligro la propia existencia de la disciplina académica.