Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-328920140004&lang=pt vol. 36 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Desafios e perspectivas da editoração de revistas do campo da Educação Física/Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400707&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Gestão de revistas: algumas considerações e sugestões para o debate]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400708&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O autor parte da discrepância entre os artigos mais lidos e as qualificações no sistema de avaliação de periódicos da CAPES (Qualis). A partir da discussão da infl uencia das publicações, descreve efeitos práticos, por vezes não desejados, do modo de operação das revistas mediante pareceristas e o sistema SEER. Aponta que se corre o risco de publicar mais do mesmo, muito do já sabido. Salienta relação imbricada entre avaliação de revistas, de pesquisadores e de programas de pós-graduação. Seu objetivo é o de contribuir para a discussão da atividade editorial na área da Educação Física, embora suas questões e críticas também sejam válidas em outras áreas. © 2014 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados.<hr/>Abstract The author observes the discrepancies between the quantity of articles readings and their qualifications in the evaluation system of CAPES (Qualis). He presents and discusses some practical effects, sometimes unwanted, derived from publications infl uences, operating modes of journals and peers through the SEER system. The author points out the already known risk of publishing more of the same. Then he stresses the entangled relationship between journals, researchers and postgraduate programs evaluation metrics. His goal is to contribute to the discussion of editorial policies in the field of Physical Education, although the questions and criticisms that are raised are also valid in other research field. © 2014 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Published by Elsevier Editora Ltda. All rights reserved<hr/>Resumen El autor parte de la discrepancia entre los artículos más leídos e las califi caciones en el sistema de evaluación de periódicos de la CAPES (Qualis). A partir de la discusión de las influencias de las publicaciones describe efectos prácticos, por veces no deseados, del modo de operación de las revistas mediante réferis y el sistema SEER. Apunta que se corre el riesgo de publicar más de lo mismo, mucho de lo ya sabido. Enfatiza la relación imbricada entre la evaluación de las revistas y la de los investigadores y programas de pos graduación. Su objetivo es el de contribuir para la discusión de la política editorial en el área de la Educación Física, aunque sus cuestiones y críticas también serían válidas en otras áreas. <![CDATA[Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400715&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Física/Ciências do Esporte é uma área de conhecimento ainda incipiente em que os periódicos científicos têm um importante papel a desempenhar: contribuir para a definição e legitimação da área de conhecimento e estabelecer critérios de qualidade para a realização e divulgação de pesquisas. O presente ensaio tem como objetivo identificar e discutir algumas dificuldades e desafios na editoração de periódicos para cumprir esse papel e apresentar sugestões no tocante a tipos de publicação para atender às necessidades não apenas acadêmicas, mas também profi ssionais da área.<hr/>Physical Education/Sport Sciences is still an incipient field of knowledge in which scientific journals have an important role to play: to contribute to the definition and legitimation of the field and to establish criteria of quality to carry out and to publish researches. The objective of the present essay is to identify and discuss some difficulties and challenges in publishing journals to accomplish this role and to present suggestions concerning types of journals to attend not only academic but also professional demands of the field.<hr/>La Educación Física/Ciencias del Deporte todavía es un área de conocimiento incipiente en que revistas científicas tienen un papel importante a cumplir: contribuir con la definición y legitimación del área de conocimiento y establecer criterios de calidad para la realización y difusión de la investigación. Este trabajo tiene como objetivo identificar y discutir algunas dificultades y desafíos en la edición de revistas para cumplir este papel y hacer sugerencias sobre el tipo de publicación para satisfacer las necesidades no sólo académicas, sino también profesionales del área. <![CDATA[Ibero-American journals of Physical Education/Sport Sciences included in Web of Science: Evaluation and challenges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo se evalúan varias dimensiones estratégicas de ocho revistas iberoamericanas de Educación Física/Ciencias del Deporte (cinco brasileñas, dos españolas y una portuguesa) presentes en la nueva plataforma Web of Science. Con ello se pretende reflexionar sobre los desafíos próximos a los que deben enfrentarse y también ser útil en la mejora de la calidad de estas publicaciones. El análisis se realizó sobre los fascículos editados en 2012 y a partir de la información disponible en sus versiones electrónicas. Los resultados muestran que, en general, la transparencia y la gestión del proceso editorial son mejorables y que la internacionalización y la visibilidad de las revistas son todavía débiles.<hr/>Abstract In this article, several strategic dimensions from eight Ibero-American journals of Physical Education/Sports Sciences (five Brazilian, two Spanish and one Portuguese) included in the new Web of Science platform are evaluated. It is aimed to both refl ect on the coming challenges they will face and be useful in improving the quality of these publications. The analysis was performed from the 2012 published issues and from the information available in their websites. The results show that, overall, transparency and management of the editorial process are improvable and that their internationalization and visibility are still weak.<hr/>Resumo Este artigo avalia várias dimensões estratégicas de oito revistas de Educação Física/ Ciências do Esporte da Ibero América (cinco brasileiras, duas espanholas e uma portuguesa) presente na nova plataforma Web of Science. Este é refletir sobre os próximos desafios que eles enfrentam e também ser útil para melhorar a qualidade dessas publicações. A análise foi realizada sobre os números publicados em 2012 e com base nas informações disponíveis em versões eletrônicas. Os resultados mostram que, em geral, a transparência e a gestão do processo editorial podem ser melhoradas e que a internacionalização e a visibilidade das revistas ainda são fracas. <![CDATA[Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em Educação Física: um processo de construção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400733&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O debate sobre alguns dos desafios enfrentados nos periódicos acadêmicos é intuito deste artigo. Não apenas mencionar dificuldades e impasses, mas apontar caminhos que tem sido trilhado e apresentar algumas possibilidades para que este seja um lugar de encontro e diálogo da área. Nesse sentido, apontam-se quatro premissas importantes para iniciar a reflexão: perguntar-se pela corporeidade concreta das pessoas com quem se desenvolve as pesquisas; romper com as pretensões de neutralidade na produção do conhecimento; reconhecer as relações de poder que a pesquisa promove e como quarta premissa a interdependência, sustentabilidade e "emissão zero". Há muitos avanços, no entanto, a ampliação dos processos de avaliação da pós-graduação pode melhorar o cenário.<hr/>The debate about some of the challenges faced in academic journals is purpose of this article. Not only to mention difficulties and impasses, but that point has been trodden paths and present some possibilities for this to be a place of encounter and dialogue area. In this regard, it was pointed out four important premises to start thinking: ask yourself the concrete embodiment of the people develops research; break with the pretensions of neutrality in the production of knowledge; recognize the power relations that promote research and fourth premise as interdependence, sustainability and "zero emission". There are many advances; however, the extension of the evaluation procedures of the graduate can improve the scenario.<hr/>El debate sobre algunos de los desafíos que enfrentan en revistas académicas es el propósito de este artículo. No sólo hablar de las dificultades y los callejones sin salida, pero este punto ha sido caminos trillados y presentar algunas posibilidades para que esto sea un lugar de encuentro y área de diálogo. En este sentido, se señaló cuatro premisas importantes para empezar a pensar: hágase la encarnación concreta de las personas desarrolla la investigación; ruptura con las pretensiones de neutralidad en la producción de conocimiento; reconocer las relaciones de poder que promueve la investigación y la cuarta premisa como la interdependencia, la sostenibilidad y la "emisión cero". Hay muchos avances, sin embargo, la extensión de los procedimientos de evaluación del posgrado puede mejorar la situación. <![CDATA[Escrever para publicar em <em>Physical Education and Sport Pedagogy</em>: reflexões e conselhos de uma equipe editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400740&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this article is to provide an introduction to the process of writing for publication in Physical Education and Sport Pedagogy, where three issues in particular are analyzed. The first one explains how to write an article for an international scientific publication, drawing the attention that it must be in accordance to the aims and the scope of the journal and that instructions regarding structure should be followed, as well as articles must be clear in regard to theory, method, results, conclusions, summary and key words. The second issue is a step-by-step guide to the review process, which involves the editor´s first decision, the decision to return the submission to the author or select two reviewers to revise the article; the feedback given by the reviewers to the editor, which decides and communicates the author; and, if the author must re-submission the article, the way how it happens. Last issue explains how Physical Education and Sport Pedagogy acts in regard to articles written in English as a foreign language.<hr/>Este artigo tem por objetivo apresentar uma introdução ao processo de escrever artigos acadêmicos para a revista Physical Education and Sport Pedagogy, em que três temas em particular são analisados. O primeiro tema explica como escrever um artigo acadêmico especificamente para uma publicação científica internacional, lembrando que ele precisa estar alinhado com o escopo e objetivos da publicação e que as instruções quanto à formatação devem ser rigorosamente seguidas, e também que o artigo deve ser claro quanto à teoria, metodologia, resultados, conclusões, resumo, referências e palavras-chave. O segundo explica o passo a passo que a publicação segue para revisar um artigo, que envolve: a decisão inicial do editor; a decisão de retornar o artigo ao autor ou de selecionar dois revisores para revisarem o artigo; o feedback dos revisores para o editor, que toma a decisão e comunica ao autor; e, se a re-submissão do artigo pelo autor é realizada, a forma como isto ocorre. O último tema esclarece como a revista se posiciona em relação a artigos escritos em inglês cujos autores tenham este idioma como língua estrangeira.<hr/>El artículo tiene por objetivo presentar una introducción al proceso de escribir artículos científicos para la revista Physical Education and Sport Pedagogy. Tres cuestiones son particularmente analizadas. La primera tiene en cuenta cómo escribir un artículo para una revista internacional, destacando que tiene que corresponder al tema y objetivos de la revista y que las instrucciones en cuanto al formato deben ser seguidas con rigor. Además el artículo tiene que ser claro en relación a teoría, metodología, resultados, conclusiones, resumen, bibliografía y descriptores. La segunda explica cada paso del proceso de evaluación del artículo: la decisión inicial del editor; la decisión de enviar el artículo al autor o elegir dos evaluadores para ello; y, si hay nueva sumisión del artículo, como se la hace. Por último, aclara como la revista se posiciona frente a artículos en inglés escritos por no nativos en el idioma. <![CDATA[<em>Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde</em>: experiências e processos editoriais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400746&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos neste artigo um relato das experiências editoriais vivenciadas na Revista Brasileira de Atividade Física &amp; Saúde (RBAFS), no período de 2007 até o presente, desde que o periódico passou a ser uma publicação científica ofi cial da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Neste período, o periódico experimentou grandes avanços: a periodicidade passou a ser bimestral; houve aumento significativo do número de artigos recebidos e publicados; ocorreu a implantação da RBAFS na plataforma SEER e a associação do nosso periódico à CrossRef que passou a atribuir números DOI (Digital Object Identifier) para os artigos publicados. Além disso, a revista a partir de 2013 deixou de ser impressa, passando a disponibilizar somente a versão eletrônica, o que gerou mudança de ISSN. Os avanços alcançados pela RBAFS capacitam-na a buscar a indexação na base Scielo.<hr/>In this paper we report our experience as editors of the Brazilian Journal of Physical Activity and Health (RBAFS), particularly from 2007 onwards, when the Journal became the official publication of the Brazilian Society of Physical Activity and Health. In this period, the Journal experienced substantial improvements: it started to be published every other month there was a sharp increase in the number of papers submitted and published; the management of submission and storage was moved to the SEER platform; the Journal was indexed in CrossRef, allowing the attribution of a DOI (Digital Object Identifier) number for each article published. Besides, after 2013 the print version was no longer available and only the electronic volumes were published, resulting in ISSN alteration. These improvements now allow the journal to be eligible for indexation in Scielo.<hr/>Resumen Presentamos en ese artículo un relato de las experiencias editoriales vividas por la Revista Brasileña de Actividad Física e Salud (RBAFS), a partir de 2007 hasta el presente, desde que la misma pasó a ser una publicación científi ca oficial de la Sociedad Brasileña de Actividad Física e Salud. En este período, el periódico experimentó grandes avanzos: la periodicidad pasó a ser bimestral; hubieron aumentos significativos en los números de artículos recibidos y publicados; ocurrió la implantación de la RBAFS en la plataforma SEER y la asociación de nuestro periódico a la CrossRef que pasó a atribuir los números DOI (Digital Object Identifier) para los artículos publicados. Además, la revista, a partir de 2013, dejó de ser impresa, pasando a ser disponible solamente en la versión electrónica, esto generó cambios de ISSN. Los avanzos alcanzados por la RBAFS la capacitan a buscar la indexación en la base Scielo. <![CDATA[<em>Revista Brasileira de Ciências do Esporte</em>: dificuldades, desafios e dilemas da editoração científica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400752&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute desafios, dificuldades e dilemas da editoração de periódicos científicos, a partir da experiência como editores da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Problematiza a necessidade da internacionalização da produção do conhecimento e dos periódicos nacionais, um imperativo que se apresenta aos editores das revistas na atualidade, questão fortemente vinculada às expectativas de progresso na pós-graduação. Aponta vicissitudes desse quadro para uma área de intervenção e procura mostrar suas ambiguidades no que se refere às más condutas acadêmicas.<hr/>This paper presents difficulties, challenges and dilemmas of scientific magazines publishing, taking into account the experience by Brazilian Journal of Sports Sciences (RBCE). It discusses the demands of internationalization of knowledge and of the national magazines — a problem faced by publishers in relation of post-graduation’s demands. The paper suggests that these questions may be problematic for a pedagogical area like Physical Education and show some ambiguities regarding bad academic practices.<hr/>El artículo discute desafíos, dificultades y dilemas de la edición de periódicos científicos, a partir de la experiencia como editores de la Revista Brasilera de Ciencias del Deporte (RBCE). Problematiza la necesidad de la internacionalización de la producción del conocimiento y de los periódicos nacionales, un imperativo que se presenta a los editores de las revistas en la actualidad, cuestión fuertemente vinculada a las expectativas de progreso en la pos-graduación. Apunta vicisitudes dese cuadro para una área de investigación y procura mostrar sus ambigüedades en lo que se refiere a las malas conductas académicas. <![CDATA[A busca continuada pela qualidade, visibilidade, interatividade e popularização do conhecimento: o caso da <em>Revista Brasileira de Educação Física e Esporte</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400759&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na tarefa de guiar a RBEFE para caminhos cada vez mais promissores, cabe ao Editor Responsável, Editores de seção e equipe Editorial, definir, traçar, redefinir estratégias e ações, e implementar processos e procedimentos para melhorar cada vez mais a qualidade da Revista. Para um melhor entendimento deste contexto e da gestão da RBEFE, serão apresentadas, nesse artigo, algumas considerações acerca da gestão da RBEFE, bem como abordados os aspectos norteadores da política de desenvolvimento e qualificação da RBEFE, os indicadores e métricas utilizados para o monitoramento e avaliação da percepção da qualidade da RBEFE pela comunidade, e reflexões acerca da tríade autor-editor de seção-revisor. Além disso, serão descritas as ações e estratégias adotadas pela RBEFE no tocante ao processo de indexação, submissão, editoração e acessibilidade.<hr/>The task of guiding the RBEFE through increasingly promising paths is a responsibility of Editor-in-Chief, section Editors, and Editorial team, who need to taking actions such as setting and redefining strategies, as well as implementing processes and procedures aiming to improve the quality of the Journal. In this article, some considerations regarding the management of the RBEFE will be presented to improve the understanding of readers and scientific community about this context. Moreover, the main features of the politics of development, the indicators and measures used by RBEFE to monitoring and assessing the perception of the quality, and considerations concerning the author-editor-reviewer triad will be presented. In addition, the adopted actions and strategies for indexing, submission, publishing, and accessing will be also described.<hr/>La tarea de guiar la RBEFE para caminos a cada vez más prometedores, le corresponde al editor, editores de la sección y el equipo editorial. Estrategias, acciones, implementaciones de los procesos y procedimientos deben ser realizadas para mejorar aún más la calidad de la revista. Para una mejor comprensión de este contexto será presentado en este artículo, algunas consideraciones sobre la gestión de la RBEFE y abordado los aspectos orientadores del desarrollo y calificación de las políticas de la RBEFE, indicadores y métricas utilizadas para el seguimiento y evaluación de la calidad percibida de la RBEFE, y reflexiones sobre la tríada autor-editor-revisor. Además, se describirán las acciones y estrategias adoptadas por RBEFE respecto a la indexación, publicación y proceso de accesibilidad. <![CDATA[Dossiê <em>Revista da Educação Física/</em>UEM: contextualização histórica, desenvolvimento e perspectivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400765&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Revista da Educação Física/UEM é um periódico científico editado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Seu lançamento ocorreu no ano de 1988 com periodicidade anual, passando a ser semestral no ano 2002 e trimestral em 2007. Seu caráter original permanece inalterado no que se refere à proposta de publicação de artigos científicos produzidos nas diferentes concepções teóricas e áreas de atuação do professor e dos profissionais da Educação Física. Este artigo objetiva descrever a trajetória histórica de sua consolidação, ou seja, o processo de seu desenvolvimento, os desafios e estratégias de enfrentamentos e sua contribuição como um dos periódicos de Educação Física no Brasil, a partir da ótica de seus editores.<hr/>The Journal of Physical Education/UEM is a scientific journal published by the Department of Physical Education of the State University of Maringá. It was released in 1988 with an annual periodicity; it became semiannual by the year of 2002 and quarterly in 2007. Its original character remains unchanged in relation to the proposal of publishing scientifi c articles produced in different theoretical conceptions in the areas of teaching physical education. This article aims to describe the historical trajectory of its consolidation, in other words, the process of its development, the challenges, strategies of arguments and its contribution as one of the journals of Physical Education in Brazil, from the perspective of its editors.<hr/>La "Revista da Educação Física/UEM" es una revista científica Del Departamento de Educación Física de la Universidad Estatal de Maringá. Su lanzamiento tuvo lugar en el año 1988 con una periodicidad anual, pasando a ser semestral en el año 2002 y trimestral en el año 2007. Su carácter original ha permanecido inalterable en lo que se refiere a su propuesta de publicación de artículos científicos producidos en las diferentes concepciones teóricas y áreas de actuación del profesor y de los profesionales de educación física. Este artículo objetiva describir la trayectoria histórica de su consolidación, es decir: el proceso de su desarrollo, los desafíos y estrategias de enfrentamientos y su contribución como uno de los periódicos de educación física en Brasil, a partir de la óptica de sus editores. <![CDATA[<em>Licere</em>: uma revista brasileira de lazer]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400773&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “Licere: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer/UFMG” é um periódico trimestral, lançado em 1998, dedicado a discutir a temática lazer em suas múltiplas dimensões, a partir de uma ótica multidisciplinar. Nesse artigo não pretendemos fazer uma apresentação dos “números” que marcam sua trajetória (acesso, artigos recebidos, artigos recusados etc.), mas sim entabular uma refl exão sobre seus caminhos, que têm relação com a própria conformação dos Estudos do Lazer no Brasil. O olhar que lançamos é fruto não só de nossa experiência como editores, mas também do que observamos como autores e pareceristas de outras revistas, notadamente daquelas relacionadas às Ciências do Esporte, com as quais Licere possui relações em função de coincidências históricas.<hr/>“Licere: Journal of the Pós-Graduated Program in Leisure Studies/UFMG” is a quarterly journal, launched in 1998, dedicated to discussing the theme leisure in its multiple dimensions, from a multidisciplinary perspective. In this article we do not intend to make a presentation of the “numbers” that mark his career (access, articles received, rejected papers etc), but engage in a refl ection on the journal trajectory, who are related to the conformation of Leisure Studies in Brazil. The look that we have launched not only is the result of our experience as editors, but also what we observe as authors and reviewers of other journals, especially those related to Sports Science, with which relations have Licere due to historical coincidences.<hr/>“Licere: Revista del Programa de Posgrado en Estudios del Ocio/UFMG” es una revista trimestral, lanzada en 1998, dedicada a discutir el tema de ocio en sus múltiples dimensiones, desde una perspectiva multidisciplinar. En este artículo no pretendemos hacer una presentación de los “números” que marcan su carrera (acceso, artículos recibidos, artículos rechazados, etc.), pero hacer una refl exión sobre la trayectoria del periódico, que se relaciona con la conformación de los Estudios del Ocio en Brasil. La mirada lanzada no sólo es el fruto de nuestra experiencia como editores, sino también lo que observamos como autores y evaluadores de otras revistas, en especial las relacionadas con las Ciencias del Deporte, con la que tiene relaciones Licere debido a coincidencias históricas. <![CDATA[<em>Motrivivência</em>, 25: registros de uma trajetória, perspectivas de continuidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400780&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aproveita o vigésimo quinto aniversário da Motrivivência para recuperar aspectos da trajetória histórica da revista em suas fases sergipana e catarinense, destacando o enfrentamento de dificuldades técnicas e de resistências políticas ao seu projeto editorial crítico e emancipatório. Também elabora reflexões sobre o atual momento pelo qual passam os periódicos científicos da área na sua relação com o produtivismo acadêmico e com os sistemas de avaliação da pós-graduação brasileira, sobretudo na Área 21 da CAPES.<hr/>The text leverages the twenty-fifth anniversary of Motrivivência to recover aspects of the journal's historical trajectory in its Sergipe and Santa Catarina phases, highlighting the technical difficulties and political resistance to its critical and emancipatory editorial project. It also reflects on the current situation that the scientific journals are experiencing and its relationship with the academic productivism and the evaluation systems of Brazilian graduation, especially in Area 21 of CAPES.<hr/>El texto aprovecha a lo vigésimo quinto cumpleaños de la Motrivivência para recuperar aspectos de trayectoria histórica de la revista científica en sus fases en Sergipe y en Santa Catarina, con énfasis a lo enfrentamiento de dificuldades técnicas y resistencias políticas a su proyecto editorial crítico y esclarecedor. También constroye reflexiones sobre el actual momento por lo cual pasan las revistas científicas de la area en su relación con la producción académica y con los sistemas de evaluación del posgrado en el contexto brasileño, sobretodo en la area 21 de la CAPES. <![CDATA[Os editoriais contam histórias: experiências do ofício de editor na <em>Revista Movimento</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400790&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto trata de experiências relativas ao ofício de editor da revista Movimento, periódico da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, narradas a partir dos editoriais que marcaram seus 18 anos de existência. Foram extraídos três tópicos que representam diferentes momentos de consolidação do periódico: 1) surgimento, especialização e profissionalização; 2) visibilidade e diálogos com a área de conhecimento; 3) constituição de um "capital" acadêmico. Reconstruir este processo foi uma das formas de contar a história de uma revista que nasceu em um momento adverso à publicação na área e se consolidou como uma revista importante no cenário da produção científica em Educação Física.<hr/>This text is about the experiences related to the work as the editor of Movimento journal, a periodic of the Physical Education School of the Federal University of Rio Grande do Sul, narrated from the editorials that marked its 18 years of existence. Three topics were extracted, representing different moments of consolidation of the periodic: 1) creation, specialization and professionalization; 2) visibility and dialogues with the area of knowledge; 3) constitution of an academic "capital". Rebuilding this process was one of the ways of telling the story of a magazine that was born in an adverse moment for publication in the area and has settled itself as an important magazine in the scenery of scientific production in Physical Education.<hr/>Este texto trata sobre experiencias relativas del oficio del editor de la Revista Movimiento, periódico de la Escuela Superior de Educación Física de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul, narradas a partir de las editoriales que marcan sus 18 años de existencia. Fueron extraídos tres tópicos que representan diferentes momentos de consolidación del periódico: 1) surgimiento, especialización y profesionalización; 2) visibilidad y diálogos con el área de conocimiento; 3) constitución de un "capital" académico. Reconstruir este proceso fue una de las formas de contar la historia de una revista que nació en un momento complicado a la publicación en el área y se consolido como una revista importante en el escenario de la producción científica en la Educación Física. <![CDATA[Editoração científica e os descaminhos das políticas: experiências da <em>Revista Pensar a Prática</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000400802&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando nossa experiência como editores da Revista Pensar a Prática, o artigo analisa alguns dos desafios atualmente apresentados ao trabalho editorial, considerando, simultaneamente, dificuldades cotidianas e incidências das macro políticas científicas sobre esse trabalho. A adoção de critérios meramente quantitativos, a utilização de índices bibliométricos de bases de dados estrangeiras para avaliação de desempenhos científicos e a progressiva dependência funcional das comunidades científicas a esses mecanismos, com leniência de muitos pesquisadores, são os principais elementos apontados para a compreensão desse cenário.<hr/>From our experience like Pensar a Prática Review's editors, the article analyses some challenges of publishing work, talking simultaneously about daily difficulties and the influences of scientific policies on this work. The exclusive adoption of quantitative criteria, the use of bibliometric parameters from foreign index for evaluation of scientific performances, and the functional dependence progressive of the scientific communities of these mechanisms, with leniency of many researches, are the main elements point out to understanding this scenario.<hr/>Tomando nuestra experiencia como editores de la Revista Pensar a Prática, el artículo examina algunos de los retos presentados actualmente a la labor editorial, teniendo en cuenta simultáneamente dificultades cotidianas e impactos de las macro políticas científicas en este trabajo. La adopción de criterios puramente cuantitativos, el uso de indicadores bibliométricos de bases de datos extranjeras para evaluación de desempeño científico y la progresiva dependencia funcional de las comunidades científicas de estos mecanismos con la indulgencia de muchos investigadores, son los principales elementos apuntados para la comprensión de este escenario.