Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-328920120004&lang=pt vol. 34 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Como se fabricam os anjos?</b>: <b>uma arqueologia do corpo nos manuais escolares de moral e de higiene na França, 1880-1974</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de um acervo constituído por 342 manuais escolares de moral e de higiene, o artigo analisa como se constitui um biopoder ou um micropoder no âmbito do discurso escolar. O corpo é ali fabricado, a carne é ali trabalhada como o fora por outras formas de livro (em grego Biblos). Vemos, claramente, aparecer através da arqueologia dos manuais escolares de moral e de higiene na França de fins do século XIX até os anos de 1970 que os preceitos judaico-cristãos, católicos, ou, mais largamente, monoteístas estão vivamente presentes nos manuais. Todavia, é importante sublinhar que esses manuais são parte constitutiva da escola republicana, que, na França, é descrita segundo as leis de 1905, como instituição separada da Igreja e, após as leis elaboradas por Jules Ferry (1880-1882), como instituição laica.<hr/>From an archive composed by 342 French textbooks of moral and hygiene, this paper analyzes how a biopower or a micropower is formed in school discourse. Body is here built, flesh is worked as it has been by other Books (biblos in Greek). We can see clearly how the jewish-christian, catholic or, more widely, monotheistic precepts are very present in these textbooks of moral and hygiene published in France between the end of the 19th Century and the 1970's. However, it's important to highlight that these textbooks are part of the Republican school which in France, according to the 1905's laws, is described as separated from the Church and since Jules Ferry (1880-1882) as a laic institution.<hr/>A partir de una colección de 342 manuales escolares franceses de moral e higiene, el artículo analiza como se constituyó un biopoder, o micropoder, en el ámbito del discurso escolar. El cuerpo es allí fabricado y la carne trabajada al igual que por otros tipos de libros (en griego Biblos). Vemos claramente surgir a través de la arqueología de los manuales escolares de moral e higiene de la Francia de fines del siglo XIX y hasta los años 1970's, que los preceptos judeo-cristianos, católicos, o, mayormente monoteístas, están vivamente presentes. Es importante resaltar que estos manuales son parte constitutiva de la escuela republicana que en Francia es descripta según las leyes de 1905 como institución separada de la iglesia, e incluso después de las leyes elaboradas por Jules Ferry (1880-1882), como institución laica. <![CDATA[<b>Práticas corporais na educação corporal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo tiene como propósito abordar la motricidad a partir de prácticas corporales como el danzar, jugar y caminar, así como el gesto y las sensaciones kinestésicas en el horizonte de la Educación Corporal. Interesa mostrar la Motricidad como esa experiencia que nosotros mismos hacemos del cuerpo (leiblich) para establecer una relación con la Educación. La motricidad, en el horizonte de la Educación Corporal, realza las prácticas corporales no con el fin de prescribir prácticas institucionalizadas o normalizadas sino con la pretensión de favorecer experiencias para disponer estados de afección, como ese pathos que sucede ocurriendo, afectando, tocándonos y actuando sobre nosotros, lo cual supone una mirada de la Educación bajo la figura del acontecimiento, que no pretende planificar lo sensible ni normativizar la experiencia.<hr/>This work aims to approach the movement based on corporal practices such as dance, play and walk, as well as gesture and kinesthetic sensations on the perspective of Corporal Education. It is interested in showing the movement as the experience that we ourselves make about the corpse (leiblich) to establish a relationship with the Education. Movement, on the perspective of Corporal Education, enhance corporal practices not to prescribe institutionalized or standardized practices, but with the aim of encouraging experiences to provide affection states, like pathos that happens taking place, affecting, touching and acting on us, which assumes a view of Education in the form of the event, which does not intend to plan the sensitive or establishing experience.<hr/>Este trabalho tem como objetivo abordar a motricidade a partir de práticas corporais, como dançar, jogar e caminhar, assim como o gesto e as sensações cinestésicas no horizonte da Educação corporal. Interessa mostrar a Motricidade como essa experiência que nós mesmos fazemos do Corpo (leiblich) para estabelecer uma relação com a Educação. A motricidade, no horizonte da Educação Física, realça as práticas corporais não com o fim de prescrever práticas institucionalizadas ou normatizadas, mas com a pretensão de favorecer experiências, e como este pathos ocorre, afetando, tocando-nos e atuando sobre nós mesmos, o que pressupõe examinar a Educação à luz do acontecimento, que não pretende planejar o sensível nem normatizar a experiência <![CDATA[<b>Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas nesse projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento do professor. Concluímos que o planejamento não expressa, de fato, como a Educação Física contribui no desenvolvimento do projeto, que pretende diminuir desigualdades escolares.<hr/>In Minas Gerais, a project known as Accelerate to Win is being carried out with the purpose of offering strategies for pedagogical intervention towards students with age-grade distortions. In this article, we discuss the planning of physical education curriculum in order to identify its organization and teaching practices of this project. The analytical framework used to understand this educational policy rests on the policy cycle of Stephen Ball and Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). The corpus is constituted with documents of curricular design and teacher planning. We conclude that planning has not actually expressed how Physical Education contributes to the development of a project that aims to reduce school inequalities.<hr/>En Minas Gerais, el proyecto Acelerar para Vencer busca ofrecer estrategias de intervención pedagógica para alumnos con baja relación edad/grado. Analizamos criticamente la planificación curricular de la Educación Física para identificar su organización y practicas pedagógicas en este proyecto. El referencial analítico para la comprensión de esta política educativa fundamentase en el ciclo de políticas educativas de Stephen Ball y Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). El corpus se constituye de los documentos de las orientaciones curriculares del proyecto y de la planificación de los profesores. Concluimos que la planificación todavía no expresa como la Educación Física contribuye en el desarrollo de un proyecto que pretende disminuir las desigualdades escolares. <![CDATA[<b>Um estudo sobre a formação política de professores de educação física</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação Física, engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. Partiu-se da seguinte questão investigativa: como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais? Realizamos seis entrevistas e as analisamos à luz da produção do conhecimento sobre o objeto de estudo da formação política de professores e de uma avaliação sobre aspectos conjunturais da sociedade, da escola, da Educação e da Educação Física. Interessou-nos explorar a questão de como o sentido político da Educação se expressa na teoria e na prática entre esses professores.<hr/>This study aimed to ascertain how is the articulate of the elements that contribute to the political formation of Physical Education teachers engaged in various institutions where this happens. We start with the following investigative question: how is the political formation of Physical Education teachers engaged in various social struggles? We conducted six interviews and analyzed them in light of the knowledge production about the object of study teachers' political formation and an evaluation of conjunctural aspects of society, school, education and Physical Education. Interested in exploring the question of how the political meaning of education is reflected in theory and practice among these teachers.<hr/>Este estudio analiza como se articulan los elementos que contribuyen para la formación política de profesores de Educación Física empleados en diferentes instituciones adonde esta formación se sucede. La investigación inició con la siguiente cuestión: ¿cómo se da la formación política de profesores de Educación Física que participan en distintas luchas sociales? Realizamos seis entrevistas y las analizamos bajo la luz de la producción del conocimiento acerca del objecto de estudio formación política de profesores y de una evaluación sobre aspectos conjunturales de la sociedad, de la escuela, de la educación y de la Educación Física. Interesó explotar la cuestión de cómo el sentido político de la educación se expresa en la teoría y la práctica entre esos profesores. <![CDATA[<b>Formação continuada</b>: <b>entendimentos e vivências dos professores de educação física no contexto do governo estadual (RS) gestão 2007/2010</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa focaliza a formação continuada, levando-se em consideração os entendimentos e as vivências dos professores de Educação Física no contexto do Governo Estadual do RS, gestão 2007-2010, e as diretrizes nacionais e estaduais que a regem. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de entrevistas com professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino no âmbito urbano e rural. Os resultados demonstram que as medidas adotadas pelo governo não atendem às necessidades e expectativas dos professores e não garantiram o direito à formação continuada intituídas nas diretrizes nacionais e estaduais.<hr/>This research focuses on lifelong learning, taking into account the understandings and experiences of physical education teachers in the context of the Provincial Government of Rio Grande do Sul, in the 2007-2010 management and national and state guidelines that govern it. The study was conducted through literature, documents and interviews with teachers of Physical Education, Public Education in urban and rural areas. The results show that government policies do not meet the needs and expectations of teachers and are not guaranteed the right to continue the graduate education according to national guidelines and state.<hr/>Esta investigación se centra en la educación permanente, teniendo en cuenta los entendimientos y experiencias de los profesores de educación física en el contexto del Gobierno Provincial de Río Grande del Sur, en la gestión 2007-2010, y directrices nacionales y estatales que lo rigen. El estudio se realizó por medio de la literatura, documentos y entrevistas con los profesores de Educación Física, de la Educación Pública en los contextos urbanos y rurales. Los resultados muestran que las políticas gubernamentales no cumplen con las necesidades y expectativas de los profesores y no se garantiza el derecho a continuar la educación del titulado según las directrices nacionales y estatales. <![CDATA[<b>Trabalho docente na educação superior</b>: <b>reflexões epistemológicas no campo da educação física...</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, consideramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.<hr/>The aim of this paper was to reflect about the teaching in higher education, with the reference the Physical Education (PE). This is one descriptive research , which is based on hermeneutic orientation. The collaborators were constitutive by professors in PE from UFSC and UNOCHAPECÓ. Were performed semi-structured interviews with the collaborators, for amplify the understanding about the proposed topic. At the end, one referential hermeneutic allow resize the teaching profession, which may imply a shift in the understanding axiological, teleological and epistemological pedagogical practices in this area, as well as a redefinition of epistemological activity present in the initial formation of PE.<hr/>El objetivo de este estudio fue reflexionar la enseñanza en la educación superior, tiendo como referencial el campo de la EF (Educación Física). Es una pesquisa descriptiva, con una orientación hermenéutica, desarrollado en el contexto de la UFSC y UNOCHAPECÓ. El grupo estaba formado por los profesores de EF de las universidades mencionadas. Se han desarrollado las entrevistas semi estructuradas con los profesores con el fin de mejorar la comprensión sobre el tema. En el final, se considera que una referencia hermenéutica permite cambiar el tamaño de la profesión docente, que puede implicar un cambio en la comprensión axiológica, teleológica y epistemológicas prácticas pedagógicas en este ámbito, así como una redefinición de la actual actividad epistemológica en la formación inicial del PE. <![CDATA[<b>Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente trabalho são analisados balanços de saberes e questionários de 585 alunos da quarta série de 15 escolas da rede pública de Florianópolis-SC, objetivando compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais aprendidas fora da escola. Nossos resultados revelam que: a) elementos socioculturais marcam o sentido das práticas corporais aprendidas fora da escola; b) as práticas corporais preferidas pelos alunos, extramuros escolares, são de caráter institucional, especialmente esportes coletivos e individuais; c) apesar das dificuldades dos escolares para refletir por escrito sobre as práticas corporais, foram identificadas categorias relacionadas ao sentido dessas práticas, entre as quais predominam o sentido do prazer.<hr/>This paper analyses balances of knowledge and surveys of 585 fourth degrees students from 15 public schools in Florianópolis, Brazil. The aim is to understand imputed senses to outside school corporal practices. The results suggest: a) socio-cultural marks appear as frames of outside school corporal practices; b) the selected outside school corporal practices are very regular, as much group as individual sports; c) inspite students show strong difficulties in writing their reflections about the senses of practices, it`s however clear that pleasure is the main sense of that.<hr/>El artículo analiza el balance de saberes y los cuestionarios de 585 estudiantes de cuarto año de la primaria de 15 escuelas públicas de Florianópolis, SC, buscando interpretar los significados atribuidos por ellos a las prácticas corporales aprendidas fuera de la escuela. Los resultados muestran que: a) los elementos socioculturales marcan el rumbo de la Educación Física y de las prácticas corporales, b) las prácticas corporales preferidas por los alumnos son de un corte institucional, sobretodo deportes colectivos y individuales, c) a pesar de las dificultades de los estudiantes para reflexionaren por escrito sobre las prácticas corporales, se identificaron categorías relacionadas con el significado de estas prácticas, emergiendo el placer como sentido predominante. <![CDATA[<b>Identidade de gênero/sexo de atletas e sedentários</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existem diferenças no processo de estruturação da identidade de gênero/sexo de atletas e não-atletas? Este estudo teve como objetivo comparar a identidade de gênero/sexo autopercebida e autoquantificada de atletas de diferentes modalidades (180 homens e 180 mulheres) em relação a sedentários (22 homens e 22 mulheres), no tocante a personalidade e preferências lúdicas da infância. Os homens se perceberam mais masculinos e as mulheres mais femininas. Encontraram-se mais mulheres não heterossexuais do que homens, entre as atletas. Os homens assumiram-se mais propensos a gostar de quebrar as regras e sonhavam em ser campeão esportivo quando crianças. As atletas mulheres que brincaram mais com meninos na infância se avaliaram como mais masculinas, ousando em transgredir as fronteiras dos papéis de gênero, o que pode ter facilitado o interesse delas pelo treinamento esportivo.<hr/>Are there differences in the process of construction of the gender/sex identity between athletes and non-athletes? This research aimed to compare the self-percept and self-quantified gender/sex identity of athletes from different sport modalities (180 men and 180 women) in relation to sedentary participants (22 men and 22 women) regarding to personality and childhood ludic preferences. Men perceived themselves as more masculine and women more feminine. There were more non-heterosexual women than men among the athletes. Men were more likely to enjoy breaking the rules and wanted to be a sports champion when younger. The female athletes who played more with boys in childhood rated themselves as more masculine, daring to transgress the boundaries of gender roles, which may have facilitated their interest in sports training.<hr/>¿Existen diferencias en el proceso de estructuración de la identidad de género/sexo de atletas y non atletas? Este estudio tuvo como objetivo comparar la identidad de género/sexo auto percibida y auto cuantificada de atletas de diferentes modalidades (180 hombres y 180 mujeres) en relación a sedentarios (22 hombres y 22 mujeres) no tocante a la personalidad e las preferencias ludicas de la infancia. Los hombres perciben a sí mismos más masculinos y las mujeres más femeninas. Se encontró más mujeres no heterosexuales que hombres entre los atletas. Los hombres fueron más propensos a disfrutar de romper las reglas y querían ser un campeón de los deportes cuando niños. Las mujeres que jugaron más con los niños en la infancia se calificaron como más masculinas, atreviéndose a transgredir los límites de los roles de género, lo que puede haber facilitado el interés en el entrenamiento deportivo. <![CDATA[<b>Efeitos do estabelecimento de metas para a aquisição de uma habilidade motora</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo investigou os efeitos do estabelecimento de metas de curto e de longo prazo na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em três etapas: pré-teste (10 tentativas); aquisição (60 tentativas), com manipulação da temporalidade da meta; e pós-teste (10 tentativas). Os 33 universitários destros foram divididos em três grupos: meta específica de curto prazo (GEC), meta específica de longo prazo (GEL) e o não meta (GNM). Na análise da precisão e da consistência, a ANOVA two way identificou diferença entre pré-teste e pós-teste e entre os blocos da aquisição. Apesar de todos os grupos terem aprendido a tarefa, não houve diferença entre eles. Sugere-se a realização de novos estudos sobre o tema.<hr/>The present study investigated the effects of short and long-term goal setting in the learning of saloon dart throwing. The experiment was conducted in three stages: pretest (10 trials), acquisition (60 trials), with manipulation of the temporality of the goal, and post-test (10 trials). The 33 right-handed university students were divided into three groups: specific short-term goal (GEC), specific long-term goal (GEL) and no-goal (GNM). In the analysis of accuracy and consistency the two way ANOVA identified significant effect between pretest and post-test and between acquisition blocks as well. Although all the groups have learned the task, there was no difference between them. It is suggested further researches on the subject.<hr/>El presente estudio investigó los efectos de la meta a corto y largo plazo de puesta enel aprendizaje del salón de lanzar dardos. El experimento se llevó a cabo en tres etapas: pre-test (10 ensayos), la adquisición (60 ensayos), con la manipulación de la temporalidad de la meta, y después de la prueba (10 ensayos). Los 33 estudiantes universitarios de la mano derecha se dividieron en tres grupos: objetivo concreto a corto plazo (GEC), el objetivo específico a largo plazo (GEL) y no se meta (GNM). En el análisis de la exactitud y la consistencia de dos vías ANOVA identificó un efecto significativo entre la pre y post-test y entre bloques de adquisición así. A pesar de todos los grupos han aprendido la tarea, no hubo diferencias entre ellos. <![CDATA[<b>Avaliação do nível de atividade física e fatores associados em estudantes de medicina de Fortaleza-CE</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se avaliar o Nível de Atividade Física em acadêmicos de Medicina. Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado em escolas médicas públicas e privadas e em hospitais- escola de Fortaleza. Amostra de 840 alunos, 409 do sexo masculino e 431 do feminino, na faixa etária de 17 a 33 anos, escolhidos de forma aleatória. Utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física na versão curta. A maioria dos estudantes (72,6%) foi classificada como sedentária ou insuficientemente ativa. Falta de tempo e estética configuram, respectivamente, a principal desmotivação e motivação para a prática de atividade física. Necessita-se de mais estudos abordando essa população, com vistas a estabelecer um delineamento mais acurado dos fatores que induzem à inatividade física.<hr/>The objective was mainly to evaluate the Physical Activity Level in medical students. A cross-sectional, descriptive and analytical questionnaire was held in public and private medical schools and teaching hospitals of Fortaleza. A sample of 840 students, 409 males and 431 females, aged 17-33 years, was selected randomly. We used the International Physical Activity Questionnaire in short version. Most students (72.6%) were classified as sedentary or insufficiently active. Lack of time and body aesthetic, respectively, are the main demotivation and motivation for physical activity. It is suggested additional studies addressed to this population, to establish a more accurate delineation of the factors that lead to physical inactivity.<hr/>El objetivo era principalmente para evaluar el nivel de actividad física en estudiantes de medicina. Un corte transversal, descriptivo y analítico, que se celebró en las escuelas de medicina públicas y privadas y los hospitales de enseñanza de Fortaleza. Muestra de 840 estudiantes, hombres 409 y 431 mujeres, con edades entre 17-33 años, seleccionados al azar. Se utilizó el Cuestionario Internacional de Actividad Física en su versión corta. La mayoría de los estudiantes (72,6%) fueron clasificados como sedentarios o activos ins uficientemente. Falta de tiempo y estética, respectivamente, la desAmotivación y la motivación principal para la actividad física. Es necesario realizar más estudios frente a esta población, con el fin de establecer una delimitación más precisa de los factores que conducen a la inactividad física. <![CDATA[<b>Adesão de idosos a programas de atividade física</b>: <b>motivação e significância</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo objetiva identificar motivos pelos quais idosos de Pelotas, RS, aderem a programas de atividade física (AF) e determinar a importância da AF. Com relação à metodologia, o estudo tem caráter descritivo com corte transversal e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas. A amostra é composta por 199 idosos - sendo 195 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Os participantes apresentam uma média de idade de 70,03 ± 6,17; e 46,7% pertencem à classe social "C", conforme parâmetros da ABEP. Os resultados indicam a 'prevenção de problemas de saúde' como o principal motivo de adesão, 68,8%, e como a primordial importância atribuída à AF, 75,9%. Esta percepção indica uma postura consciente da relação AF e saúde.<hr/>The study aims to identify the purposes for elderly people adhering to physical activity (PA) programs and to determine the significance of PA. The research adopts a cross-sectional descriptive methodology; and data is collected through a semi-structured questionnaire. The sample is composed of 199 elderly people - 195 female and 4 male. The participants have an average age of 70.03 ± 6.17 years old; and 46.7% of them belong to class "C", according to ABEP. Results indicate 'health prevention' as the main purpose for adhesion, 68.8%, and as the primary significance attributed to PA, 75.9%. The paper concludes appointing that this perception denotes a conscious attitude to the relation between PA and health.<hr/>El estudio tiene como objetivo identificar los motivos por los cuales ancianos adherem a los programas de actividade física (AF) y determinar la importancia de la AF. La investigación adopta una metodologia descriptivo-transversal y el instrumento utilizado fue un cuestionario semi-estructurado. La muestra es compuesta por 199 ancianos (195 del sexo feminino y 4 del sexo masculino). Los participantes apresentam una media de edad de 70,03 ± 6,17; y 46,7% pertenencem a la classe social "C", conforme los parámetros de la ABEP. Los resultados indicam la 'prevención de problemas de salud' como el principal motivo de la adhesión, 68,8%, y como la primordial importancia atribuída a la AF, 75,9%. Esta percepción indica una postura consciente de la relación AF y la salud. <![CDATA[<b>Estudo de associação entre força muscular e massa magra em mulheres idosas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi verificar a associação entre a força muscular isocinética da musculatura extensora do joelho do membro dominante com a MM de diferentes segmentos corporais, em mulheres idosas. Um total de 258 idosas (66,58±5,6anos; 65,6±11,7kg; 1,53±0,07m) foram submetidas à avaliação isocinética do pico de torque (PT) e da MM (DXA). Correlações de Pearson foram examinadas entre os índices de MM dos braços, das pernas, do tronco, do corpo inteiro, da perna dominante (MMB, MMP, MMT, MMI, MMPD, respectivamente) com o PT. O nível de significância foi de <0,05. Após análise dos dados, foi observado que a MM apresentou correlação positiva e significante com o PT. A correlação foi mais consistente à medida que a MM avaliada era mais próxima a musculatura da avaliação (MMPD), (MMT= 0,31, MMB= 0,39, MMI= 0,52, MMP= 0,55, MMPD= 0,60). Com base nos resultados observados, concluímos que a MM é um dos importantes determinantes do PT em idosas.<hr/>The purpose of the present study was to correlate knee extensors muscle strength with fat-free mass (FFM) of different body sites in older women. Peak torque (PT) from 258 women (66.58±5.6years; 65.6±11.7kg; 1.53±0.07m) was assessed using an isokinetic dynamometer (Biodex) and FFM was evaluated using dual-energy x-ray absorptiometry (DXA). Pearson correlations were performed between FFM from Arms, Legs, Thorax, Whole Body and Dominant Leg (FFMA, FFMLs, FFMT, FFMWB and FFMDL, respectively) with PT. Significance level was set at α <0.05 for all comparisons. Positive and significant correlations were observed between FFM from all sites and isokinetic PT (p<0.001). However, it was stronger when the site of FFM analyzed was closer to the muscle responsible to perform knee extension (FFMT = 0.31; FFMA = 0.39; FFMWB = 0.52; FFMLs = 0.55; FFMDL = 0.60). Based on the observed results, it can be concluded that FFM is one of the important determinants of isokinetic muscle strength in older women.<hr/>El objetivo de este estudio fue correlacionar la fuerza muscular de los extensores de la rodilla con la Masa Magra (MM) en diferentes segmentos corporales en mujeres mayores. 258 mujeres mayores (66,58±5,6años; 65,6±11,7kg; 1,53±0,07m) fueron someter a la evaluación del pico de torque (PT) en el dinamómetro (Biodex) y de la MM (DXA). Correlaciones de Pearson se realizó entre la MM de los brazos, piernas, tronco, el cuerpo entero, de la pierna dominante (MMB, MMPs, MMT, MMCI, MMPD, respectivamente) con el PT. La MM de todas regiones examinadas presentaron correlación positiva y significante con los valores del PT (p<0,001), entretanto las correlaciones fueron más fuertes en la medida que la MM calculada era más próxima a musculatura utilizada en la evaluación del PT (MMPD), (MMT= 0,31, MMB= 0,39, MMCI= 0,52, MMPs= 0,55, MMPD= 0,60). En conclusión, la MM es una importante variable y posiblemente determinante para la fuerza muscular en las mujeres mayores. <![CDATA[<b>Análise da suplementação de carboidratos e solução isotônica sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de jogadores profissionais de futebol em condições reais de treinamento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Avaliou-se o efeito de uma suplementação com carboidratos e bebidas esportivas sobre parâmetros laboratoriais em atletas de futebol de campo, em uma situação real de treinamento. Foram coletados 10 ml de sangue venoso e 50 ml de urina em repouso e 15 minutos após treinamento. Os resultados mostram que o exercício intenso causou um variável grau de estase urinária, bem como provocou alterações hidroeletrolíticas caracterizadas por uma diminuição na concentração sérica de sódio, potássio, magnésio, fósforo e glicose (p<0,05), que não foi modificada por nenhum tipo de protocolo de suplementação nas condições propostas no presente estudo. A suplementação eletrolítica proposta mostrou-se limitada para evitar variações eletrolíticas e que a reposição deve ser avaliada à luz de um contexto ambiental e de treinamento.<hr/>The aim of this study was evaluate the effect of supplementation with carbohydrate sports drinks and laboratory parameters in athletes on the football field, in a real training. 10 ml of venous blood and 50 ml of urine were collected at rest and 15 minutes after training. The results show that intense exercise caused a variable degree of urinary stasis and electrolyte changes caused by a marked decrease in serum sodium, potassium, magnesium, phosphorus and glucose (p <0.05), which was not modified by any type of supplementation protocol under the conditions proposed in this study. The proposed electrolyte supplementation was shown to be limited to prevent electrolyte variations and that the recovery must be evaluated in light of an environmental and training context.<hr/>Se evaluó el efecto de la suplementación con una bebida deportiva con carbohidratos y los parámetros de laboratorio en los atletas en el campo de fútbol, en un entrenamiento real. Se recogieron 10 ml de sangre venosa y 50 ml de orina en reposo y 15 minutos después del entrenamiento. Los resultados muestran que el ejercicio intenso causado un grado variable de la estasis urinaria y los cambios de electrolitos causados por una marcada disminución de niveles séricos de sodio, potasio, magnesio, fósforo y glucosa (p <0,05), que no fue modificado por cualquier tipo de protocolo de suplementación en las condiciones propuestas en este estudio. La suplementación de electrolitos propuesta demostró ser limitada para evitar las variaciones de los electrolitos y que la recuperación debe ser evaluada a la luz de un entorno ambiental y de entrenamiento. <![CDATA[<b>Treinamento de força com uso de correntes e potencialização pós-ativação do salto vertical</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Potencialização Pós-Ativação (PPA) é estratégia para melhora do desempenho com uso de carga fixa (RF), definida no ponto de falha mecânica (PFM). Por outro lado, o uso de correntes (CRT) é estímulo com resistência variável (RV). Assim, objetivou-se avaliar os efeitos do CRT na altura e tempo de voo do salto vertical com contramovimento (CMJ). A partir de estudo de intervenção, 15 sujeitos foram avaliados quanto à carga máxima no agachamento (1RM) e altura CMJ. Após isto, executaram três tipos de intervenções: i) RF com 85% de 1RM; ii) RV com 85% de 1RM posicionado no PFM (RV-TF) e, iii) RV com 85% de 1RM posicionado na maior extensão dos joelhos (RV-TV). Observou-se incremento do CMJ para RV-TF e RV-TV, mas não para RF. Conclui-se que houve PPA com os dois estímulos de CRT.<hr/>The Post-Activation Potentiation (PAP) is a strategy to improve performance, using a fixed load (RF), defined at the sticking point (PFM). Moreover, the use of chains (CRT) is an effort with variable resistance (RV). Thus, the objective was to evaluate the effects of CRT in the countermovement jump (CMJ). With an intervention study, 15 subjects were evaluated for the maximum squat load (1RM) and height in CMJ. After that, they performed three types of interventions: i) RF with 85% of 1RM; ii) RV with 85% of 1RM positioned in PFM (RV-TF), and iii) RV at 85% of 1RM positioned at greater knee extension (RV-TV). It was observed increase in CMJ to RV-TF and RV-TV, but not to RF. It is concluded that there was PPA with the two RV stimulus.<hr/>La potenciación post-activación (PAP) es estrategia para mejorar el rendimiento, utilizando una carga fija (RF), que se define en el punto de falla mecánica (PFM). Además, el uso de cadenas (CRT) es estimulo con resistencia variable (RV). Así, el objetivo fue evaluar los efectos de la CRT en el salto vertical con contramovimiento (CMJ). Con estudio de intervención, 15 sujetos fueron evaluados acerca de la carga máxima en la sentadilla (1RM) y altura en el CMJ. Después de eso, se realizaron tres tipos de intervenciones: i) RF con el 85% de 1RM; ii) RV con el 85% de 1RM en el PFM (RV-TF), y iii) la RV en 1RM 85% situado en la mayor extensión de las rodillas (RV-TV). Se observó aumento de lo CMJ para RV-TF y RV-TV, pero no para la RF. Se concluye que existe PPA con los dos estímulos de RV. <![CDATA[<b>Avaliação do trofismo muscular de sóleos de ratos wistar após compressão nervosa e tratamento com corrente de alta voltagem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt OBJETIVO: avaliar a corrente de alta voltagem sobre o trofismo de sóleos de ratos com compressão de nervo isquiático. Dezoito ratos distribuídos em: GS - compressão nervosa e simulacro; GP+ - compressão e tratado com corrente anódica; GP- - compressão e catódica. Ao final, os sóleos foram dissecados e pesados em balança analítica. Em seguida foram montadas lâminas de cortes transversais, observadas em microscópio óptico de luz comum e digitalizadas, para análise do menor diâmetro de 100 fibras por músculo. RESULTADOS: todos os grupos apresentaram menor trofismo pelas duas formas de avaliação (p<0,05), mas na comparação entre grupos, não houve diferença significativa (p&gt;0,05). CONCLUSÃO: a corrente de alta voltagem não inibiu a hipotrofia em sóleos submetidos à compressão nervosa.<hr/>AIM: to evaluate the high voltage current on the tropism of rats soleus with sciatic nerve compression. Eighteen rats were divided into: GS - nerve compression and sham; GP + - compression and treated with anodic current; GP - compression and cathode. Finally, the soleus were dissected and weighed on an analytical balance. Then slides were mounted cross sections observed in light microscope and digitized for analysis of smaller diameter of 100 fibers per muscle. RESULTS: All groups showed lower tropism, the two forms of assessment (p <0.05), but the comparison between groups, there was no significant difference (p&gt; 0.05). CONCLUSION: The high voltage current did not inhibit atrophy in soleus underwent nerve compression.<hr/>OBJETIVO: Evaluar la corriente de alto voltaje en el tropismo del sóleo de ratas con la compresión del nervio ciático. Dieciocho ratas se dividieron en: GS - compresión del nervio y la falsa; GP+ - compresión y tratados con corriente anódica; GP- - compresión y el cátodo. Por último, fueron los sóleos disecados y pesados ​​en una balanza analítica. Luego diapositivas de secciones transversales fueron montadas para la observación al microscopio de luz común y digitalizadas para el análisis de menor diámetro de 100 fibras por músculo. RESULTADOS: Todos los grupos mostraron menor tropismo, las dos formas de evaluación (p <0,05), pero la comparación entre los grupos, no hubo diferencias significativas (p&gt; 0,05). CONCLUSIÓN: La corriente de alto voltaje no inhibe la atrofia en el músculo sóleo se sometieron a la compresión del nervio. <![CDATA[<b>O esporte pode tudo</b>: <b>o livro Síntese do Intelectual Vitor Marinho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt OBJETIVO: avaliar a corrente de alta voltagem sobre o trofismo de sóleos de ratos com compressão de nervo isquiático. Dezoito ratos distribuídos em: GS - compressão nervosa e simulacro; GP+ - compressão e tratado com corrente anódica; GP- - compressão e catódica. Ao final, os sóleos foram dissecados e pesados em balança analítica. Em seguida foram montadas lâminas de cortes transversais, observadas em microscópio óptico de luz comum e digitalizadas, para análise do menor diâmetro de 100 fibras por músculo. RESULTADOS: todos os grupos apresentaram menor trofismo pelas duas formas de avaliação (p<0,05), mas na comparação entre grupos, não houve diferença significativa (p&gt;0,05). CONCLUSÃO: a corrente de alta voltagem não inibiu a hipotrofia em sóleos submetidos à compressão nervosa.<hr/>AIM: to evaluate the high voltage current on the tropism of rats soleus with sciatic nerve compression. Eighteen rats were divided into: GS - nerve compression and sham; GP + - compression and treated with anodic current; GP - compression and cathode. Finally, the soleus were dissected and weighed on an analytical balance. Then slides were mounted cross sections observed in light microscope and digitized for analysis of smaller diameter of 100 fibers per muscle. RESULTS: All groups showed lower tropism, the two forms of assessment (p <0.05), but the comparison between groups, there was no significant difference (p&gt; 0.05). CONCLUSION: The high voltage current did not inhibit atrophy in soleus underwent nerve compression.<hr/>OBJETIVO: Evaluar la corriente de alto voltaje en el tropismo del sóleo de ratas con la compresión del nervio ciático. Dieciocho ratas se dividieron en: GS - compresión del nervio y la falsa; GP+ - compresión y tratados con corriente anódica; GP- - compresión y el cátodo. Por último, fueron los sóleos disecados y pesados ​​en una balanza analítica. Luego diapositivas de secciones transversales fueron montadas para la observación al microscopio de luz común y digitalizadas para el análisis de menor diámetro de 100 fibras por músculo. RESULTADOS: Todos los grupos mostraron menor tropismo, las dos formas de evaluación (p <0,05), pero la comparación entre los grupos, no hubo diferencias significativas (p&gt; 0,05). CONCLUSIÓN: La corriente de alto voltaje no inhibe la atrofia en el músculo sóleo se sometieron a la compresión del nervio.