Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-328920190004&lang=pt vol. 41 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[RBCE, mais um ciclo se encerrando e novos desafios]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Orçamento do esporte no governo Dilma: a primazia dos interesses econômicos e o direito escanteado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O esporte tem tanto uma função integradora, sobretudo por meio das políticas sociais esportivas, quanto uma função econômica de garantir as condições gerais de produção, que se evidenciou no Brasil a partir dos grandes eventos esportivos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a configuração do gasto orçamentário com esporte no governo Dilma. Esta é uma pesquisa documental feita com base no Plano Plurianual – 2012/2015 e dados da execução orçamentária extraídos do Portal Siga Brasil, em que foram analisados os indicadores magnitude e direção do gasto. Identificamos que há limites à efetivação dos gastos planejados, bem como privilégio do gasto com grandes eventos e infraestrutura em detrimento dos gastos diretos com a prática esportiva.<hr/>Abstract Sport has an integrative function, above all, through social sports policies, as well as an economic function of guaranteeing the general conditions of production, which was evidenced in Brazil from the major sporting events. The objective of this research was to identify the configuration of budget spending with sports in the Dilma government. This is a documentary survey based on the Pluriannual Plan - 2012/2015 and budget execution data extracted from the SIGA Brasil Portal, in which the magnitude and direction of expenditure indicators were analyzed. We identified that there are limits to the effectiveness of planned expenditures, as well as the privilege of spending on large events and infrastructure, to the detriment of direct spending on sports.<hr/>Resumen El deporte tiene tanto una función integradora, sobre todo, por medio de las políticas sociales deportivas, como la función económica de garantizar las condiciones generales de producción, que se ha puesto de manifiesto en Brasil a partir de la celebración de grandes eventos deportivos. El objetivo de esta investigación fue identificar la configuración del gasto presupuestario en deporte en el gobierno Dilma. Esta es una investigación documental realizada con base en el Plan Plurianual 2012/2015 y datos de la ejecución presupuestaria extraídos del portal SIGA Brasil, en la cual se analizaron los indicadores magnitud y dirección del gasto. Identificamos que hubo límites a la efectividad de los gastos planificados y se privilegió el gasto en grandes eventos e infraestructura en detrimento de los gastos directamente relacionados con la práctica deportiva. <![CDATA[O nível de condicionamento físico interfere nas respostas psicofisiológicas?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400350&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se avaliar se o nível de condicionamento físico interfere na resposta psicofisiológica durante a corrida. Quinze atletas (25, 3 ± 2, 4 anos) corredores de fundo (G1) e 15 indivíduos ativos (23, 1 ± 4, 3 anos) não atletas (G2) fizeram uma sessão de corrida de 80 min com intensidade controlada entre 75 e 85% da frequência cardíaca de reserva. A cada 10 min os avaliados responderam a escalas de percepção subjetiva de esforço (PSE), sensação térmica (ST), conforto térmico (CT), sensação de sede (SS), náusea (SN) e plenitude gástrica (PG). Houve diferença significativa (p = 0,020) entre G1 vs. G2 na PSE a partir dos 40 min e no CT após 50 min (p &lt; 0,001). Conclui-se que o nível de condicionamento físico interfere somente na PSE e no CT durante o exercício de corrida.<hr/>Abstract The aim was to evaluate whether the physical conditioning level interferes in the psychophysiological responses during the running. Fifteen long-distance runner athletes (25.3 ± 2.4 years) (G1) and fifteen non-athlete active subjects (23.1 ± 4.3 years) (G2) performed a 80 min running session with intensity between 75 and 85% of heart rate reserve. Every 10 min the participants reported the rates of perceived exertion (RPE), thermal sensation (TS), thermal comfort (TC), sensation of thirst (ST), nausea (SN) and fullness (SF). There was a significant difference between G1 vs G2 in the RPE (p = 0.020) since 40 min and in the TC (p&lt; 0.001) since 50 min We conclude that the physical conditioning level affects the RPE and TC during the long-distance running.<hr/>Resumen El objetivo del estudio fue evaluar si el nivel de preparación física influye en la respuesta psicofisiológica durante la carrera. Quince atletas (25, 3 ± 2, 4 años), corredores de larga distancia (G1) y 15 individuos activos, pero no atletas (25, 3 ± 2, 4 años) (G2) corrieron durante 80 minutos con una intensidad controlada entre el 75 y el 85% de su frecuencia cardíaca de reserva. Durante intervalos de 10 minutos, los evaluados respondieron a escalas de percepción subjetiva del esfuerzo (PSE), sensación térmica (ST), comodidad térmica (CT), sensación de sed (SS), sensación de náuseas (SN) y plenitud gástrica (PG). Se obtuvieron diferencias considerables entre G1 y G2 en la PSE (p = 0,020) a partir de los 40 minutos y la CT solamente después de 50 minutos (p &lt; 0,001). Se concluye que el nivel de preparación física influye solamente sobre la PSE y la CT durante la práctica de la carrera. <![CDATA[A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica.<hr/>Abstract This research's goal is to paint a picture of the post graduation studies, stricto sensu, of brazilian physical education; analyzing conditions and possibilities of expansion of it's sociocultural and pedagogical subareas; analyzing "area 21" "Qualis Periodicos" condition, concerning the period between 2013-2016. This study has an exploratory approach and followed the methodological and epistemological method of qualitative research, using mainly documental data. Concludes, that the epistemological logic and the evaluations enforced in "area 21" during the periods evaluated, expecially those that enforced a biological predominant "Qualis Periódico" have been obstructing the conditions and possibilities of expansion of the sociocultural and pedagogical subareas.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo trazar un panorama de la actual configuración de los estudios de posgrado, stricto sensu, de la educación física brasileña; analizar condiciones y posibilidades de expansión de las subáreas sociocultural y pedagógica, y analizar la configuración del sistema Qualis Periódicos del área 21, en relación con el cuatrienio 2013-2016. Este estudio tiene carácter exploratorio, obedece principios epistemológicos y metodológicos de investigación cualitativa, y utiliza principalmente el análisis documental. Se concluye que las lógicas epistemológicas y de evaluación que se llevaron a cabo en el área 21 durante las últimas evaluaciones, especialmente aquellas que reforzaban un Qualis Periódico predominantemente biológico, obstruyeron las posibilidades de expansión de las subáreas sociocultural y pedagógica. <![CDATA[Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400367&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p &gt;0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p &lt; 0,01).<hr/>Abstract The aim of this study is to identify the association of the cardiorespiratory fitness (CRF) of adolescents with physical activity (PA) and the pedagogical characteristics of the School Physical Education (SPE). A total of 236 high school students (90 boys) and their SPE teachers were evaluated. A 6-minute running test, pedometer, questionnaire (students) and interview (teachers) were performed. We used units of meaning and categorization through content analysis, besides the Student's t test, ANOVA and linear regression. The CRF of the students who do SPE do not different who do SPE (p &gt; 0.05). We identified the lack of action of SPE teachers on health promotion (qualitative analysis). Sex and PA predict 47% of the school's CRF variability (R2: 0.474, p &lt; 0.01).<hr/>Resumen El objetivo del estudio fue identificar la asociación de la aptitud cardiorrespiratoria (ApC) de adolescentes con la actividad física (AF) y las características pedagógicas de la educación física escolar (EFi). Se evaluó a 236 estudiantes de enseñanza secundaria (90 niños) y a sus profesores de EFi. Se realizó una carrera de 6 minutos, se usaron podómetros, un cuestionario (estudiantes) y una entrevista (profesores). Se utilizaron unidades de significado y categorización mediante análisis de contenido, además de la prueba de la t de Student, Anova y regresión lineal. La ApC de los estudiantes que no realizan EFi no se diferencia de los que la realizan (p &gt;0,05). Identificamos la falta de iniciativa de los profesores de EFi en la promoción de la salud (análisis cualitativo). El sexo y la AF pronostican el 47% de la variabilidad de la ApC de los estudiantes (R2: 0,474; p&lt; 0,01). <![CDATA[Avaliação preliminar das propriedades psicométricas do Questionário de Orientação Esportiva (QOE) para o contexto esportivo brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400376&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se avaliar as propriedades psicométricas da QOE para o contexto esportivo brasileiro, em termos de validade de construto, validade discriminante e confiabilidade. Participaram do estudo 387 atletas e 480 universitários. O QOE carregou um único fator e apresentou excelente capacidade discriminante entre os participantes atletas e não atletas. Conclui-se que o QOE mostrou um bom desempenho psicométrico quando estudado a partir de uma amostra de atletas brasileiros de diferentes modalidades.<hr/>Abstract The objective of this study was to evaluate the psychometric properties of the SOQ for the Brazilian sport context, in terms of construct validity, discriminant validity and reliability. The study included 387 athletes and 480 university studies. The SOQ carried a single factor and presented excellent discriminant capacity among athletes and non-athletes. It was concluded that the SOQ showed a good psychometric performance when studied from a sample of Brazilian athletes of different modalities.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar las propiedades psicométricas del COD en el contexto deportivo brasileño, en términos de validez estructural, validez discriminante y fiabilidad. Participaron en el estudio 387 deportistas y 480 universitarios. El COD tenía un único factor y presentó una excelente capacidad discriminante entre los participantes deportistas y no deportistas. Se concluye que el COD mostró un buen rendimiento psicométrico al realizar un análisis a partir de una muestra de deportistas brasileños de diferentes modalidades. <![CDATA[Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube como experiência de lazer em bares da cidade de Montes Claros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400384&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetivou analisar o contexto social associado ao lazer nos jogos do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube, em bares de Montes Claros (MG), em 2016/17, com o uso de observação e aplicação de questionário semiestruturado. As análises convergiram em direção aos estudos de Gastaldo (2005a, 2005b), em Porto Alegre; Azevedo e Santos (2008) e Barral (2012), em Brasília; Origuela e Silva (2013) e Origuela (2014), em Piracicaba; e Abrantes (2015), em Belo Horizonte. Apesar da distância, a assistência aos jogos foi similar. Em Montes Claros, reduto de atleticanos e cruzeirenses, o bar assemelha-se a um estádio, torna-se um local de lazer da cidade.<hr/>Abstract This article aimed to analyze the social context associated with leisure in the matches of Clube Atlético Mineiro and Cruzeiro Esporte Clube, in bars of Montes Claros-MG, in the years 2016/17, using observation and application of semi-structured questionnaire. The analyzes converged towards the studies of Gastaldo (2005a, 2005b), in Porto Alegre; Azevedo and Santos (2008) and Barral (2012), in Brasília; Origuela and Silva (2013) and Origuela (2014), in Piracicaba; and Abrantes (2015), in Belo Horizonte. Despite the distance, the attendance at matches was similar. In Montes Claros, a stronghold of fans of both clubs, the bar resembles a stadium, becoming a place of leisure of the city.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo fue analizar el contexto social asociado con el ocio en los partidos del Club Atlético Mineiro y del Cruzeiro Esporte Clube en bares de Montes Claros-MG, en los años 2016 y 2017, utilizando la observación y la aplicación del cuestionario semiestructurado. Los análisis convergieron hacia los estudios de Gastaldo (2005a, 2005b) en Porto Alegre; Azevedo y Santos (2008) y Barral (2012) en Brasilia; Origuela y Silva (2013), y Origuela (2014) en Piracicaba, y Abrantes (2015) en Belo Horizonte. A pesar de la distancia, la asistencia a los partidos fue similar. En Montes Claros, bastión de los hinchas de los dos clubes, el bar se parece a un estadio, pues se convierte en un lugar de ocio de la ciudad. <![CDATA[Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.<hr/>Abstract We aimed to analyze the concept and teaching of sports present in the International Inspiration Programme in Public schools in the state of Pernambuco. We conducted a qualitative descriptive research based on hermeneutic dialectics and characterized as bibliographic and documentary with insertion in the field, through semi-structured interviews with teachers, students and program manager. Identified a priority on understanding and teaching practice of the sport in leisure. We understand that such programs should excel for further integration with the curricula of schools, linking better with the Political Pedagogical Project institutions, thus enhancing their educational contributions.<hr/>Resumen El objetivo fue analizar el concepto y la enseñanza de los deportes presentes en el Programa Inspiración Internacional en los colegios públicos del estado de Pernambuco. Se realizó una investigación descriptiva y cualitativa basada en la dialéctica hermenéutica y descrita como bibliográfica y documental con inserción en el campo mediante entrevistas semiestructuradas con profesores, estudiantes y el director del programa. Identificamos una priorización de la comprensión y práctica pedagógica del deporte en el ocio y el colegio. Entendemos que este tipo de programas deben sobresalir para lograr una mayor integración con los programas de los colegios, con una vinculación mejor con las instituciones, para mejorar de esta manera sus contribuciones educativas. <![CDATA[<em>Deep Water Running</em> na melhoria da capacidade funcional em universitários obesos: estudo piloto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400399&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Deep Water Running (DWR) no sistema de treinamento intervalado (STI) é um método de treinamento e reabilitação física indicado para obesos. O objetivo foi investigar a influência do DWR-STI na composição corporal e capacidade funcional em adultos jovens com obesidade. Trata-se de um estudo piloto de ensaio clínico não controlado de amostragem não probabilística. Foram feitas medida da circunferência abdominal, avaliação das dobras cutâneas, análise da composição corporal e aplicação do teste de caminhada de seis minutos (TC6). Houve aumento na distância percorrida avaliada pelo TC6 de 598,08 ± 63,79 metros para 645,46 ± 81,93 metros após seis semanas de intervenção. DWR-STI contribuiu para a melhoria na capacidade funcional em universitários obesos.<hr/>Abstract Deep Water Running (DWR) in the interval training system (ITS) is a method of training and physical rehabilitation indicated for obese patients. The objective was to investigate the influence of DWR-ITS on body composition and functional capacity in young adults with obesity. This is a pilot study of uncontrolled clinical trial of non-probabilistic sampling. Measurement of abdominal circumference, evaluation of skinfolds, analysis of body composition and application of the six-minute walk test (6MWT) were performed. There was an increase in the distance walked evaluated by the 6MWT from 598,08 ± 63,79 meters to 645,46 ± 81,93 meters after six weeks of intervention. DWR-ITS contributed to the improvement in functional capacity in obese university students.<hr/>Resumen Deep Water Running (DWR) en el sistema de entrenamiento a intervalos (SEI) es un método de entrenamiento y rehabilitación física indicada para personas obesas. El objetivo fue investigar la influencia del SEI DWR en la composición corporal y capacidad funcional de adultos jóvenes con obesidad. Se trata de un estudio piloto de ensayo clínico no controlado de muestreo no probabilístico. Se midió el perímetro abdominal, se evaluaron los pliegues cutáneos, se analizó la composición corporal y la aplicación de la prueba de caminata de 6 minutos (PC6). Se observó un aumento en la distancia recorrida evaluada por la PC6 de 598,08 ± 63,79 m a 645,46 ± 81,93 m después de 6 semanas de intervención. El SEI DWR contribuyó a la mejora de la capacidad funcional de universitarios obesos. <![CDATA[Proposta de modelo para captação de patrocinador em eventos de corrida de rua]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo foi identificar o perfil de patrocinador que mais agrega valor aos eventos de corrida de rua, e com isso, propor um modelo que auxiliaria os organizadores de eventos da modalidade na captação desses patrocinadores. Para isso foi proposto uma metodologia de caráter exploratório e quantitativa. Foram entrevistados 407 participantes de eventos de corrida de rua que respondiam sobre suas preferências e desejos em relação aos possíveis patrocinadores que deveriam apoiar os eventos de corrida de rua. Encontrou-se que os consumidores desses eventos desejam que os patrocinadores sejam congruentes com a corrida de rua, e que criem uma experiência para quem está participando do evento. O consumidor deseja que os patrocinadores ofereçam um entretenimento. Esses dados fornecem informações importantes para decisões mais profissionais na Gestão Esportiva.<hr/>Abstract The aim was to identify the sponsor profile that most adds value to the street racing events, and with that, to propose a model that would help the organizers of events of the modality in the sponsorship funding. For this, an exploratory and quantitative methodology as proposed. A total of 407 participants from street racing events were interviewed who answered their preferences and wishes regarding possible sponsors who should support street racing events. It was found that the consumers of these events want the sponsors to be congruent with the street race, and to create an experience for those who are participating in the event. The consumer wants sponsors to offer entertainment. These data provide important information for more professional decisions in Sports Management.<hr/>Resumen El objetivo fue identificar el perfil de patrocinador que suma más valor a las carreras urbanas y, con ello, proponer un modelo que ayudara a los organizadores de eventos de este tipo a captar a estos patrocinadores. Para ello, se propuso una metodología exploratoria y cuantitativa. Se entrevistó a 407 participantes de carreras urbanas que respondieron sobre sus preferencias y deseos en relación con los posibles patrocinadores que deberían apoyar las carreras urbanas. Se encontró que los consumidores de estos eventos desean que los patrocinadores sean congruentes con las carreras urbanas y que creen una experiencia para quien está participando en el evento. Estos datos proporcionan información importante para tomar decisiones de gestión deportiva más profesionales. <![CDATA[Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400412&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O trabalho desenvolveu uma pesquisa por meio de questionários online com 55 professores de educação física da rede municipal de Fortaleza/CE, atuantes nas séries de 6° a 9° ano. Objetivou analisar o conhecimento e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Identificou-se que a maioria dos professores não sabe do que tratam as leis. Mesmo que os docentes não tenham conhecimento, trabalham a temática étnica na escola e afirmam que o conteúdo faz parte da disciplina. Conclui-se que é preciso remodelar as práticas pedagógicas, no que tange a temática, dar uma maior atenção à formação de professores para tal assunto, diante do desafio de construírem-se caminhos para o ensino.<hr/>Abstract The work developed a research through online questionnaires with 55 Physical Education teachers of the municipal network of Fortaleza/CE, acting in the grades 6 to 9. The objective was to analyze the knowledge and application of laws 10.639/03 and 11.645/08. It has been identified that most teachers do not know what the laws are about. Even teachers who are not aware of it, work on ethnic racial issues at school, and claim that content is part of the discipline. It is concluded that it is necessary to reshape the pedagogical practices, regarding the subject matter, giving greater attention to the training of teachers for this subject, facing the challenge of constructing new avenues for teaching.<hr/>Resumen El trabajo incluyó una encuesta mediante cuestionarios online a 55 profesores de educación física de la red municipal de Fortaleza/CE, que dan clase a los cursos de 6.° a 9.° año. El objetivo fue analizar el conocimiento y la aplicación de las leyes 10.639/03 y 11.645/08. Se identificó que la mayoría de los profesores no sabe de qué tratan las leyes. Incluso los docentes que no tienen conocimiento trabajan la temática étnico-racial en la escuela y afirman que el contenido forma parte de la disciplina. Se concluye que es necesario remodelar las prácticas pedagógicas en lo que se refiere a la temática y hacer mayor hincapié en la formación de profesores en ese tema ante el desafío de tender nuevas vías para la enseñanza. <![CDATA[Perfil da carga de treinamento no voleibol de alto rendimento: um estudo de caso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400419&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisar o perfil da carga de treinamento (CT) durante uma temporada de voleibol. Participaram 12 atletas masculinos (26,9 ± 4,6 anos) de uma equipe profissional. Foram analisadas 20 semanas, divididas em Período Preparatório (PP), Período Competitivo I (PC-I) e Período Competitivo II (PC-II). O método da Percepção Subjetiva do Esforço da sessão (PSE-S) foi usado para calcular a CT, a Monotonia e o Strain, bem como para comparar as semanas com diferentes números de jogos e entre as cinco posições. A CT diária (CTD) foi significativamente maior no PP do que no PC-I e PC-II (625, 400 e 363 unidades arbitrárias [UA], respectivamente), bem como a Monotonia e o Strain. A CT Semanal Total (CTST) foi significativamente menor na semana com dois jogos do que na semana com um jogo ou sem jogo (377, 500 e 622 U.A., respectivamente). Na comparação por posição, os atletas da Ponta obtiveram a maior CT (515 UA). Em conclusão, as maiores CT foram no PP, sem jogo e em atletas da posição de Ponta.<hr/>Abstract Analyze the profile of the training load (TL) during a volleyball season. Participated 12 male athletes (26.9 ± 4.6 years) from a professional team. Were analyzed 20 weeks, comprising the Preparatory Period (PP), Competitive Period I (CP-I) and Competitive Period II (CP-II). The Rating of Perceived Exertion (RPE Session) method was used to calculate to calculate the TL, Monotony and Strain, as well as to compare the weeks with different number of games and between the five positions. The daily TL (TLD) was significantly higher in PP than in CP-I and CP-II (625, 400, and 363 A.U., respectively), as well as Monotony and Strain. The TL Total Weekly (TLTW) was significantly lower in the week with two games than in the week with one game or no game (377, 500, and 622 A.U., respectively). In the comparison by position, the Hitter athletes obtained the highest TL (515 U.A.). In conclusion, the highest TL was in the PP, without game and in the athletes of Hitter position.<hr/>Resumen El objetivo fue analizar el perfil de la carga de entrenamiento (CE) durante una temporada de vóleibol. Participaron 12 jugadores masculinos (26,9 ± 4,6 años) de un equipo profesional. Se analizaron las 20 semanas que comprenden el período preparatorio (PP), el período competitivo I (PC-I) y el período competitivo II (PC-II). Se utilizó el método de percepción subjetiva del esfuerzo de la sesión (PSE Sesión) para calcular la CE, la monotonía y el strain, así como para comparar las semanas con diferente número de juegos y entre las cinco posiciones. La CE diaria (CED) fue considerablemente mayor en el PP que en el PC-I y el PC-II (625, 400 y 363 U.A., respectivamente), así como la monotonía y el strain. La CE semanal total (CEST) fue mucho menor en la semana con dos juegos que en la semana con un juego o sin juego (377, 500 y 622 U.A., respectivamente). En la comparación por posición, los jugadores de la punta obtuvieron la mayor CE (515 U.A.). En conclusión, las mayores CE fueron en el PP, sin juego y en jugadores de la posición de punta. <![CDATA[Estilo interpessoal docente e desmotivação na educação física: validação das escalas no contexto brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estilo interpessoal docente pode influenciar a motivação para as aulas de educação física. Os objetivos deste estudo foram validar para o contexto sul brasileiro instrumentos que avaliam o estilo docente de apoio à autonomia, o estilo controlador e a desmotivação nas aulas de educação física, assim como comprovar a relação entre a desmotivação nas aulas de educação física e o estilo interpessoal docente. Participaram do estudo 429 estudantes, de 10 a 14 anos. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontam que os três instrumentos são válidos e fidedignos para avaliar o estilo interpessoal do docente, bem como a desmotivação para as aulas de educação física. O estilo controlador do docente prediz positivamente a desmotivação.<hr/>Abstract Teachers' interpersonal style can influence motivation for physical education classes. The aims of this study were to validate for the South Brazilian context a version of a measuring instrument to evaluate teacher's interpersonal style in physical education, and an instrument to measure amotivation in physical education, as well as to prove the relation between the demotivation in the classes of physical education and the teachers' interpersonal style. The questionnaires were applied in a sample of 429 students aged 10 to 14 years. The results indicate these are three valid and reliable instruments to evaluate the interpersonal style of teacher‘s physical education, and the amotivation in physical education classes. The teacher-controller style positively predicts amotivation.<hr/>Resumen El estilo interpersonal docente puede influir en la motivación para las clases de educación física. El objetivo de este estudio fue validar, para el contexto sur brasileño, instrumentos que evalúan el estilo docente de apoyo a la autonomía, el estilo controlador y la desmotivación en las clases de educación física, así como comprobar la relación entre la desmotivación en las clases de educación física y el estilo interpersonal docente. Participaron en el estudio 429 estudiantes de 10 a 14 años. Los resultados apuntan a que los tres instrumentos son válidos y fiables para evaluar el estilo interpersonal del docente, así como la desmotivación en las clases de educación física. El estilo controlador del docente predice positivamente la desmotivación. <![CDATA["Esportivização" da educação física colombiana: a "herança" do convênio Colombo-Alemão nas páginas da revista Educación Física y Deporte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo oferece uma (re)descrição do Convênio Colombo-Alemão (1973-1984) na educação física colombiana. Metodologicamente, elege a revista Educación Física y Deporte como fonte, ocasião para analisar seu conteúdo. A investigação questiona a tese de que esse acordo foi responsável pela esportivização da disciplina; sugere, por sua vez, que a influência alemã no país andino, além de plural, foi acompanhada de um debate sobre o significado da(s) ciência(s) do esporte e sua relação com a educação física.<hr/>Abstract This paper presents a (re)description of the Colombian-German agreement (1973-1984) and its impacts on the Colombian Physical Education. As for the methodology, the research source is the journalEducación Física y Deporte(Physical Education and Sports) for the analysis of the articles content. The study questions the thesis that this agreement was responsible for the sportivization of this school subject and suggests, in turn, that the German influence on the Andean country, besides being plural, was accompanied by a debate about the meaning of the Sports Science(s) and its/their relationship with Physical Education.<hr/>Resumen Este artículo ofrece una (re)descripción del convenio colombo-alemán (1973-1984) y sus repercusiones en la educación física colombiana. Metodológicamente, elige la revista Educación Física y Deportecomo fuente y analiza su contenido. La investigación cuestiona la tesis de que ese acuerdo fue el responsable de la deportivización de la disciplina y sugiere, al mismo tiempo, que la influencia alemana en el país andino, además de plural, estuvo acompañada por un debate sobre el significado de la(s) ciencia(s) del deporte y su relación con la educación física. <![CDATA[Coletivos culturais e ações com jogos na cidade de São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400444&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como tema o jogo no contexto de espaços públicos de um centro urbano. Objetivamos compreender a constituição, as ações, as perspectivas e os desafios de coletivos culturais organizados em torno de jogos na cidade de São Paulo. Lançamos mão de pesquisa de campo e documental, empregamos entrevistas semiestruturadas. Os três coletivos em análise formaram-se nos últimos cinco anos e fazem ocupações com jogos em espaços públicos, como em praças, ruas e parques, na busca de ressignificação e apropriação desses espaços pelas pessoas. No cerne de suas ações está a defesa de uma cidade mais brincante, da conexão entre a cidade e a dimensão lúdica nos seres humanos.<hr/>Abstract This article is about the game in the context of public places of an urban center. We aimed to understand the constitution, the performance, the perspectives and the challenges of these groups. We conducted field and documentary research, in addiction to semi-structural interviews. The three collectives under analysis were formed in the last five years. They perform occupations with games in public places such as squares, streets and parks, in the search for re-signification and appropriation of these places by people. At the core of their actions is the defense of a more playing city and of the connection between the city and the playful dimension in human beings.<hr/>Resumen Este artículo tiene como tema el juego en el contexto de espacios públicos de un centro urbano. Nuestro objetivo era comprender la formación, las acciones, las perspectivas y los desafíos de colectivos culturales organizados en torno a juegos en la ciudad de São Paulo. Llevamos a cabo investigación de campo y documental, realizando entrevistas semiestructuradas. Los tres colectivos que se analizaron se formaron en los últimos 5 años y tienen ocupaciones en espacios públicos, como plazas, calles y parques, en la búsqueda de resignificación y apropiación de esos espacios por las personas. El objetivo principal de sus acciones es la defensa de una ciudad en que se juegue más, de la conexión entre la ciudad y la dimensión lúdica en los seres humanos. <![CDATA[Ruas de recreio na cidade de Belo Horizonte (fim da década de 1950 até 1980)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta pesquisa, buscou-se compreender a constituição e a ocorrência de ruas de recreio em Belo Horizonte no fim da década de 1950 até a de 1980. Foram usadas fontes manuscritas, impressas, orais e audiovisuais. Identificaram-se pistas sobre planejamento, solicitação e/ou organização de 45 ruas de recreio, principalmente em datas comemorativas, que envolveram instituições públicas e privadas. O objetivo foi proporcionar atividades recreativas e físicas orientadas, de cunho educativo, para crianças. O número crescente de ruas de recreio no período, a presença em eventos expressivos da cidade, o significativo envolvimento da Escola de Educação Física e da Diretoria de Esportes, dentre outros, denotam sua importância no contexto estudado.<hr/>Abstract In this research, tried to understand both the constitution and the occurrence of recreation streets in Belo Horizonte, in the late 1950s to the 1980s. Handwritten, printed, oral, and audiovisual sources were used. Clues about realization, planning, and/or requests of forty-five recreation streets have been identified, mainly related to commemorative dates and in school spaces, involving public and private institutions. The goal was to provide recreational and physical-oriented educational activities for children. The increasing number of recreation streets in this period, the presence in expressive events of the city, the meaningful involvement of the Physical Education School and of the Sports Director, among other reasons, reveal their importance in the content studied.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación era comprender la constitución y aparición de calles de esparcimiento en Belo Horizonte desde finales de la década de 1950 hasta 1980. Se utilizaron fuentes manuscritas, impresas, orales y audiovisuales. Se identificaron pistas sobre realización, planeamiento o solicitud de 45 calles de esparcimiento, principalmente en fechas conmemorativas y en espacios escolares, desarrolladas por instituciones públicas y privadas. El objetivo era ofrecer actividades recreativas y con orientación física, de naturaleza educativa, para niños. El número creciente de calles de esparcimiento en ese período, la existencia en eventos de expresión de la ciudad, el importante desarrollo de la Escuela de Educación Física y de la Dirección de Deportes, entre otros acontecimientos, denotan su importancia.