Scielo RSS <![CDATA[Novos Estudos - CEBRAP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-330020140002&lang=es vol. num. 99 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A base e os partidos: As eleições presidenciais no Brasil pós-redemocratização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Fonógrafo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200027&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute as consequências do fonógrafo na produção, no armazenamento e na reprodução de sonoridades. Nessa perspectiva, investiga uma canção de Heitor Villa-Lobos, procurando avaliar em que medida apresenta elementos relacionados ao fonógrafo e qual o significado e os efeitos disso. Como resultado, pretende oferecer subsídios para se conhecer melhor sentido histórico do fonógrafo e dos métodos de composição de Villa-Lobos.<hr/>The article discusses the consequences of the phonograph towards the production, storage and playback of sonorities. From this perspective, it investigates a song by Heitor Villa-Lobos to evaluate the elements related to the phonograph, as well as its meaning and effects. As a result, it intends to offer support for a better understanding of the historical meaning of the phonograph and Villa-Lobos' composition methods. <![CDATA[O fim e o princípio: Entre o mundo e a cena]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200049&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata do documentário O fim e o princípio, de Eduardo Coutinho, realizado em uma pequena comunidade rural da Paraíba. O filme foi gravado sem pesquisa prévia, privilegiando o encontro com o desconhecido, tendo como cerne entrevistas com pessoas idosas.<hr/>This paper talks about the documentary O fim e o princípio [The end and the beginning], by Eduardo Coutinho, filmed in a small rural community in the state of Paraíba. The movie was shot without previous research, and favors meetings with the unknown, having as its focus interviews with elderly people. <![CDATA["Uni por Uni, eu escolhi a que era do lado da minha casa": Deslocamentos cotidianos e o acesso, a permanência e a fruição da universidade por bolsistas do ProUni no Ensino Superior privado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200065&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo investiga e discute os modos pelos quais os deslocamentos diários empreendidos pelos prounistas, na cidade de São Paulo, interagem com as dimensões de acesso, permanência e fruição do Ensino Superior. Para tanto, em primeiro lugar, espacializa-se os campi das instituições privadas que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni) na cidade. Depois, apresenta e analisa evidências com base em entrevistas realizadas com 31 prounistas.<hr/>This paper is focused on analyzing the ways in which daily displacements made by ProUni's (University for All Program) beneficiaries in the city of São Paulo interact with access and permanence to tertiary education. At first, the private institutions campi linked to ProUni are located on the map. Then, evidence from 31 interviews with beneficiaries are presented and analyzed. <![CDATA[Origens da Política Nacional de Participação Social: Entrevista com Pedro Pontual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta entrevista, Pedro Pontual, psicólogo e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), expõe a história da elaboração da Política Nacional de Participação Social (PNPS) e discorre sobre as circunstâncias e as dificuldades envolvidas na implementação de um sistema de participação.<hr/>In this interview, Pedro Pontual, psychologist and Doctor of Education at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), exposes the history of the National Policy of Social Participation (PNPS) development and talks at length about the circumstances and the difficulties involved in the implementation of a participation system. <![CDATA[A virtude da justiça e seu preço em verdade: Uma reflexão sobre os julgamentos das Juntas Militares na Argentina à luz da Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contrastando os Julgamentos das Juntas Militares na Argentina e os trabalhos da Comissão da Verdade e Reconciliação na África do Sul, o texto questiona de que forma a opção escolhida pela Justiça na Argentina pôde ter como correlato, observada 25 anos mais tarde, certo sacrifício ou perda da Verdade. Além disso, discute se esse sacrifício é inevitável, indaga suas razões e se pergunta sobre a possibilidade de esse questionamento contribuir para a restituição parcial dessa perda.<hr/>Focusing on the contrast between the trials against the "Juntas Militares" in Argentina and the Truth and Reconciliation Commission in South Africa, the text argues, 25 years later, that the emphasis upon Justice in Argentina might have entailed a certain sacrifice, a certain loss of Truth. It raises the question of whether that sacrifice is necessary, focuses on its motives, and, finally, raises the possibility that such a questioning could eventually contribute in partly restoring the loss in Truth. <![CDATA[Manet: Uma revolução simbólica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200121&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste excerto de um curso no Collège de France em 1999, Pierre Bourdieu mostra como as opções estéticas e temáticas da arte de Édouard Manet inauguraram uma ruptura com a produção artística de seu tempo e representaram um desafio às normas impostas pelo academicismo conservador e pelo Estado.<hr/>In this excerpt of a course in the Collège de France in 1999, the author shows how the aesthetical and thematic options present in the art of Édouard Manet were the beginning of a rupture with the artistic production of his time and represented a challenge to the rules imposed by conservative academicism and the State. <![CDATA[Mário Pedrosa e o neoconcretismo:A centralidade de um projeto crítico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.<hr/>This paper is about the work of the critic Mário Pedrosa, and his relation with the formation of Brazilian neoconcretism. It is also about his work about the North American artist Alexander Calder, the Gestalt, and the context in which these texts were published. <![CDATA[Mira Schendel: Tate Modern Gallery]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200159&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.<hr/>This paper is about the work of the critic Mário Pedrosa, and his relation with the formation of Brazilian neoconcretism. It is also about his work about the North American artist Alexander Calder, the Gestalt, and the context in which these texts were published. <![CDATA[Diagnóstico capital: O Capital no século XXI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200165&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.<hr/>This paper is about the work of the critic Mário Pedrosa, and his relation with the formation of Brazilian neoconcretism. It is also about his work about the North American artist Alexander Calder, the Gestalt, and the context in which these texts were published. <![CDATA[Perspectivas abertas pela X Bienal de Arquitetura de São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000200177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.<hr/>This paper is about the work of the critic Mário Pedrosa, and his relation with the formation of Brazilian neoconcretism. It is also about his work about the North American artist Alexander Calder, the Gestalt, and the context in which these texts were published.