Scielo RSS <![CDATA[Estudos Econômicos (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-416120160004&lang=pt vol. 46 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Os efeitos da criação de leis de meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400745&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho estima os efeitos da implementação de leis de meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos das leis tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de serviço. Para estimar a possível relação causal existente, exploram-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros, utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que as leis de meia entrada tiveram impactos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade de os estudantes consumirem bens e serviços culturais, quanto em elevar seus gastos com cultura.<hr/>Abstract This paper estimates the effects of the laws of half price tickets on the consumption of cultural goods and services of Brazilian students using samples collected for all metropolitan regions from the Household Budget Surveys (HBS), carried out in 1987/88, 1995 / 96, 2002/03 and 2008/09. We evaluate the effects of the laws on the proportion of students that consume cultural services and changes in their expenses with those services. We explore the time differences of the creation of those laws among Brazilian states to estimate a causal relationship using the Difference-in-differences (DD) and Triple differences (DDD) methodology. We found that the laws of half price tickets had positive effects on increasing the likelihood that students consume cultural goods and services and on raising their spending with those goods and services. <![CDATA[Corrupção e Crescimento: os impactos da corrupção ponderados pelos diferentes graus de eficiência entre as firmas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400783&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo analisou os impactos da corrupção no crescimento das firmas conforme diferentes 'graus' de eficiência. Usando uma técnica não paramétrica de escores de eficiência, foi estimado um modelo de regressão linear interagindo os diferentes escores com um índice de corrupção. Os resultados apontam que a corrupção apresenta impactos negativos nas firmas com baixa performance, ao contrário das firmas com alta performance. Neste sentido, a posição da firma eficiente conforme a fronteira quantílica condiciona significativamente o custo da corrupção, sugerindo um efeito heterogêneo que não é precisamente capturado pelas técnicas tradicionais. Tais resultados corroboram com importantes estudos destacando Batra, Kaufmann e Stone (2003), Wang e You (2012) e Jiang e Nie (2014).<hr/>Abstract This study examined the impact of corruption on growth of firms with different levels of efficiency. The study was made from the non-parametric efficiency scores technique, was adjusted a linear regression model interacting the different scores with a corruption index. The results have shown that corruption has negative impacts on low-performing firms, unlike high-performing firms. In this sense, the position of an efficient firm as the quantile frontier affects significantly the consequences of corruption, suggesting a heterogeneous effect that is not accurately captured by traditional techniques. These results corroborate scientific studies carried out by Batra, Kaufmann and Stone (2003), Wang and You (2012) and Jiang and Nie (2014). <![CDATA[Migração intrametropolitana e mobilidade pendular: evidências para a região metropolitana do Recife]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400823&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo investiga se há relação entre mobilidade pendular e migrações na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesse intuito, foram usados dados do Censo Demográfico de 2010 e estimado um modelo econométrico baseado em cópulas e que incorpora autosseleção de trabalhadores entre migrantes e não migrantes. Os resultados sugerem uma relação complementar entre as escolhas de cidade de residência e de cidade de trabalho no meio intrametropolitano; fato que reforça a hipótese de influência direta do processo de descentralização urbana sobre os movimentos pendulares. As estimativas mostraram que um trabalhador com histórico recente de migração na RMR tem, em média, 47,6 p.p. a mais de probabilidade de efetuar a mobilidade pendular quando comparado a um não migrante. Esse efeito tende a ser subestimado quando se ignora a autosseleção dos migrantes em habilidades inatas.<hr/>Abstract The aim of this paper is to investigate the relationship between commuting and labor migration in the Recife Metropolitan Area (RMR), Brazil. We use data from Demographic Census of 2010 to estimate a copula-based model of intrametropolitan commuting which takes accounting self-selection of migration. Our finds suggest that changing in residence and work places are complements in the metropolitan area. This evidence reinforces the role of the urban decentralization process in the commuting. In addition, the results showed that a migrant worker has on average 47.7 points more in probability of working in another city than a worker who have never moved from its city of birth. We also observe a downward bias in the estimates when we ignore the self-selection in migration. <![CDATA[Análise econômica da primeira Lei de Patentes brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400879&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Brasil foi um dos primeiros países a ter uma lei de patentes e um dos únicos a conceder prazos de duração da patente de acordo com a qualidade da invenção. Este trabalho analisa um banco de dados inédito com todos os 783 privilégios industriais concedidos sob a vigência da primeira lei de patentes brasileira entre 1830 e 1882. Os resultados mostram que a atividade inventiva esteve conectada à estrutura econômica e social da época e que a escassez de mão de obra incentivou a invenção de máquinas e equipamentos para o setor cafeicultor. O número de patentes apenas começou a se elevar a partir de 1870, quando a economia brasileira passou por grandes mudanças que levaram ao seu desenvolvimento, evidenciando que pouco resultado surge quando se institui uma lei de patentes em um ambiente de estagnação econômica. Mesmo assim, a lei revelou-se o mecanismo menos dispendioso para estimular a atividade inventiva no Brasil do século XIX.<hr/>Abstract Brazil was one of the first countries to have a patent law and one of the only ones to grant patent length according to the quality of the invention. This paper analyzes an unpublished dataset with all the 783 industrial privileges granted under the first Brazilian patent law between 1830 and 1882. Our results show that inventive activity was linked to the economic and social structure of the time and that labor scarcity led to the invention of machines and equipment for the coffee sector. The number of patents only increased from 1870 and on, when economic conditions improved, showing how little can be achieved by a patent law in an economically stagnant environment. However, it was the least expensive mechanism to stimulate inventive activity in Brazil in the XIX century. <![CDATA[A política cambial brasileira de facto: 1999-2015]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400909&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma análise empírica das intervenções no mercado cambial pelo Banco Central brasileiro. Utilizando dados mensais, estimamos os efeitos da volatilidade e de desalinhamentos cambiais sobre a probabilidade de intervenção. Os resultados empíricos indicam que as intervenções respondem não somente à volatilidade excessiva, como tem declarado formalmente o Banco Central, mas também aos desalinhamentos do câmbio. Em particular, os resultados indicam que a probabilidade de intervenção é maior no caso de desalinhamentos cambiais que desvalorizam a moeda local, uma indicação de comportamento assimétrico por parte do Banco Central em face de apreciações ou depreciações cambiais.<hr/>Abstract This paper analyses the motives for foreign exchange interventions in Brazil in recent years. Using monthly data, we estimated the effects of volatility and exchange rate misalignments on the probability of intervention. Our results indicate that, as formally stated by the Brazilian Central Bank, foreign interventions have reacted to excess volatility in the exchange market, but we also find strong evidence that interventions have in fact aimed at curbing exchange rate misalignments. We find, moreover, that interventions are affected more strongly by episodes of devaluations of the local currency, vis-à-vis episodes of overvaluation, indicating asymmetric behavior of the Brazilian Central Bank. <![CDATA[Matrizes de contabilidade social e financeira: Brasil, 2005 a 2009]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400937&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho é proposta uma metodologia para elaboração de Matrizes de Contabilidade Social e Financeira (MCSF) para a economia brasileira a partir da união do fluxo de produção das Matrizes Insumo-Produto com fluxos de renda e fluxos financeiros das Contas Econômicas Integradas. São apresentadas MCSF brasileiras elaboradas para os anos de 2005 a 2009, com desagregação de 55 setores produtivos, 3 fatores, 4 agentes institucionais e 7 instrumentos financeiros. Destacam-se os Setores de Comércio, Administração Pública como importantes na produção e geração de valor agregado. A indústria de Alimentos e Bebidas apresenta grande capacidade de dispersão de fundos na economia e há forte dependência das transferências na distribuição da renda entre os agentes econômicos domésticos. O excesso e o enxugamento da liquidez observados no período são percebidos pela variação observada nos Numerários e Depósitos e na variação nas aplicações financeiras e nas fontes de financiamento.<hr/>Abstract This paper proposes a methodology for preparation a Financial and Social Accounting Matrices (F-SAM) for the Brazilian economy by combination of the input-output matrices production flow with income flows and financial flows of Integrated Economic Accounts. We present the Brazilian F-SAM for the years 2005 to 2009, with 55 productive sectors, 3 production factors, 4 institutional agents and 7 financial instruments. The Trade sector and Public Administration are important in the production and generation of added value. The Food and Beverage industry has great capacity for dispersal of funds in the economy and there is a strong dependence on transfers in income distribution among domestic economic agents. Excess liquidity and the downsizing observed in the period are perceived by the variation observed in Cash and Deposits and on the variation of financial assets and liabilities. <![CDATA[Programa Bolsa Família e violência doméstica contra a mulher no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000400973&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A violência contra as mulheres implica custos diretos e indiretos ao indivíduo, à família e à sociedade, atingindo principalmente as classes de baixa renda. Diante dessa realidade, o presente estudo procurou analisar como uma política pública de transferência de renda condicionada - Programa Bolsa Família (PBF) é capaz de influenciar tal fenômeno. Os resultados encontrados apresentam evidências de que o PBF possui efeito de aumentar a violência contra a mulher. Ademais, aquelas domiciliadas no meio rural, com baixa escolaridade e com rendimentos relativamente menores aos do cônjuge são as que merecem maior atenção, uma vez que este grupo possui maior risco de sofrer violência. Como sugestão, as políticas públicas deveriam expandir a condicionalidade da saúde para a mulher por meio de ações educativas, como o acompanhamento da situação intrafamiliar, que é fornecido pela assistência social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF.<hr/>Abstract Violence against women involves direct and indirect costs to the individual, the family and society, affecting mainly the poor. Given this, the present study sought to examine how public policy of conditional cash transfers - Bolsa Família Program (BFP) is able to influence this phenomenon. The results indicate that the BFP has the effect of increasing violence against women. Thereby, those who live in rural areas with low education and lower earnings than the spouse are more likely to suffer physical abuse. It is believed that governmental agencies efforts should be directed among beneficiary that have such characteristics. A suggestion for public policy is the expansion of conditionality of health for women through educational policies such as intrafamilial monitoring of domestic situation through social assistance of Protection and Integral Care of Family Service (PICFS). <![CDATA[Impactos do controle do preço da gasolina sobre o etanol biocombustível no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612016000401003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho estimou os efeitos do controle de preço da gasolina A sobre os preços do etanol hidratado e da gasolina C no Brasil. Para isto, foram estimados os preços que teriam prevalecido sem a intervenção. Os resultados mostram que a intervenção do governo no preço da gasolina beneficiou a produção do etanol hidratado por manter seu preço 9% acima do que poderia ter ocorrido, em média, no período 2006 a 2010. No período 2011 a 2014, a intervenção governamental reduziu o preço da gasolina, afetando negativamente o preço do etanol hidratado (7% abaixo do preço estimado) e sua produção, além da saúde financeira da empresa estatal ofertante de gasolina A. Em 2015, o governo restringiu a internalização de reduções no preço internacional da gasolina, mantendo o preço doméstico 7% acima do esperado, e prejudicando a competitividade de setores da economia brasileira demandantes de combustível fóssil como insumo de produção.<hr/>Abstract This work estimated the effect of price control of gasoline A on the hydrated ethanol and gasoline C in Brazilian fuel markets. For that, the prices that would prevail without intervention were evaluated. The results show that the Brazilian government intervention in the gasoline price stimulated the production of hydrated ethanol by keeping its price 9% higher than estimated, on average, along the period of 2006 to 2010. Through the 2011 to 2014 period, the government intervention reduced gasoline price, what had a negative effect on the hydrous ethanol price (7% lower than estimated) and its production, as well as the financial health of the state firm that supplies gasoline A. In 2015, the government restricted the transmission of reductions in the international price of gasoline to the domestic market, keeping the domestic price 7% higher than expected, and harming the competitiveness of the Brazilian economic sectors for which fossil fuel is a relevant item in the production cost.