Scielo RSS <![CDATA[Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-471420110002&lang=en vol. 19 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Foreword]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens francês, também realizou alguns retratos durante sua estadia na corte do Rio de Janeiro. Nessa cidade, em 1816, ele pinta a rainha Carlota Joaquina e todas as suas filhas. Nesse conjunto, dois retratos sobressaem-se de modo especial: os hoje ainda inventariados como de Maria Francisca e de Maria Teresa, mas que provavelmente são o de Maria Isabel e o de Maria Francisca de Assis - princesas que, nesse ano, deixavam o Brasil para casar-se, respectivamente, com Fernando VII, o rei espanhol, e com seu irmão Carlos Isidro de Bourbon. Neste artigo, além de descrevermos os retratos (e analisarmos a questão da identidade das princesas retratadas), abordamos suas funções na sociedade das cortes e os principais artistas do gênero na Europa. Discutimos, também, as hipóteses que permeiam as escolhas de Taunay para sua execução. Nesse sentido, tratamos da possível circulação de tipologias entre Itália, Portugal, Espanha e França, buscando entender a forma como Taunay os realizou e as funções que doravante tais retratos ocupariam nas relações entre o Brasil e a Europa.<hr/>Nicolas-Antoine Taunay, French landscape painter, produced also several portraits during his stay at the Rio de Janeiro Court. In this city, in 1816, he paints the queen Carlota Joaquina and all her daughters. In this group, two portraits have a very special way: the paintings still today catalogued as Maria Francisca and Maria Teresa, but probably being Maria Isabel and Maria Francisca de Assis - princesses that, in this year, left Brazil to marry the Spanish King Fernando VII, and his brother Carlos Maria Isidro de Bourbon. In this article, beyond to describe these portraits (and analyse the identities of the portrayed princesses), I analyse their functions in the Court society and the mains artists of this gender in Europe. I will discuss, as well, the hypothesis about the Taunay choices. In this sense, I will analyse the possible circulation of the typologies of portrait between Italy, Portugal, Spain and France, understanding these productions by Taunay and the functions occupied by these portraits in the political relations between Brazil and Europe. <![CDATA[<b>A roupa nova do presidente</b>: <b>a politização da imagem pública de Jânio Quadros (1947-1961)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A imagem pública de Jânio Quadros é frequentemente considerada como desprovida de quaisquer significados políticos, seja por historiadores ou pela memória coletiva. Na maioria dos casos, ele é tratado como um demagogo que se promovia apenas através de seu personalismo, exibindo-se em suas aparições públicas despenteado e com camisas abertas no colarinho. Tal perspectiva está profundamente relacionada com a forma pela qual seus oponentes e inimigos o representavam nos debates políticos, e em seu cerne foi bem-sucedida, tendo penetrado na historiografia. Neste texto, porém, pretendo sugerir que, perpassando a década de 1950 e o início da de 1960, desde o início de sua carreira até o momento em que disputou eleições presidenciais e foi o presidente do Brasil, as imagens de Jânio veiculavam um amplo leque de sentidos políticos. Por meio de gestos e roupas, destacando-se aí seus slacks indianos, ele procurou expressar seus projetos relacionados à Democracia Cristã e à Política Externa Independente. Para lidar com essa hipótese, as principais fontes fotográficas e textuais elencadas são as revistas O Cruzeiro e Manchete da época, e outras fotos e ilustrações que então foram bastante difundidas.<hr/>Jânio Quadros public image is often considered deprived of any political meaning either by historians or by collective memory. In most cases he is treated as a demagogue who promoted himself only through his personalism, which could be seen in his public appearances unkempt and with open-necked shirts. Such perspective is deeply related to the way his opponents and enemies represented him in the political debates, and its core has been successful in penetrating the historiography. However in this text I intend to suggest that Jânio's images conveyed an array of political senses during the 1950s and early 1960s, since the beginning of his career till when he disputed presidential elections and ruled Brazil as president. Through his gestures and clothes, among which his Indian slacks deserve more attention, he tried to express his project related to the Christian Democracy and the Independent Foreign Policy. To deal with such hypothesis, the main sources will be the magazines O Cruzeiro and Manchete and others photos and drawings that were considerably widespread at that time. <![CDATA[<b>La fotografía aérea en México para el estudio de la ciudad</b>: <b>el crucero de El Caballito</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en El texto plantea algunas posibilidades de investigación con fotografías aéreas, centrándose en el estudio de la ciudad. Ubicado en el caso mexicano, esboza un panorama de la fotografía aérea en México, para enseguida revisar el potencial de este tipo de registro como fuente de investigación. El corpus visual analizado está constituido por una treintena de imágenes aéreas que van de 1932 a 1978 y capturan el espacio urbano que se construye como objeto de estudio: un céntrico crucero de la Ciudad de México, conocido como el crucero de El Caballito, por la estatua ecuestre de Carlos IV, que estuvo en él por casi siglo y medio. Estas imágenes son abordadas para evidenciar las implicaciones metodológicas de trabajar con este tipo de documentos en estudios sobre la ciudad, refiriendo los aportes que ha significado el desarrollo de una propuesta de documentación, catalogación y puesta en acceso que se viene efectuando en el Laboratorio Audiovisual de Investigación Social (LAIS) del Instituto Mora.<hr/>O texto apresenta algumas possibilidades de pesquisa com fotografias aéreas, focalizando o estudo da cidade. Situado no caso mexicano, esboça um panorama da fotografia aérea no México, para em seguida revisar o potencial desse tipo registro como fonte de pesquisa. O corpus visual analisado é constituído por uma trintena de imagens aéreas, que datam de 1932 a 1978, e registram o espaço urbano que se constitui como objeto de estudo: um cruzamento central na Cidade do México, conhecido como o cruzamento de El Caballito, devido à estátua equestre de Carlos IV, nele instalada por quase 150 anos. Tais imagens são abordadas para evidenciar as implicações metodológicas de trabalhar com esse tipo de documentos em estudos sobre a cidade, referindo-se ao significado das contribuições surgidas no desenvolvimento de uma proposta de documentação, catalogação e disponibilidade de acesso levada a efeito no Laboratorio Audiovisual de Investigación Social (Lais) do Instituto Mora.<hr/>This article describes possible routes for research using aerial photographs, and focuses especially on the study of urban areas. The specific case considered is that of Mexico. After presenting a panorama of aerial photography in Mexico, we review the potential of this type of record as a primary source for research. The visual corpus analyzed is composed of about 30 aerial photographs, taken between 1932 and 1978. They portray the urban space that is our object of investigation: a downtown intersection in Mexico City, known as el crucero de El Caballito ("the little horse intersection") because an equestrian statue of Carlos IV +was located there for nearly 150 years. We consider the aforementioned photographs of this location in order to demonstrate the methodological implications of working with aerial photographs of cities. The backdrop to this proposal is work on documentation, cataloguing and dissemination undertaken at the Laboratorio Audiovisual de Investigación Social ("Audiovisual Laboratory for Social Research"), at the Instituto Mora. <![CDATA[<b>Desenhos setecentistas na Sé de Belém</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisando um nicho e desenhos ao seu redor encontrados na restauração, concluída no ano de 2009, da Catedral de Belém (1748-1782), o artigo se ocupa das relações de trabalho artístico na região Norte durante o período colonial. O anonimato das profissões menos valorizadas, como entalhadores, pintores e escultores, exercidas por índios, negros e mestiços, contrasta com a documentação abundante reservada aos grandes nomes do período, a quem, de maneira genérica, é atribuída a autoria das obras. O artigo acompanha a trajetória do arquiteto régio Antonio Landi (1713-1791) e, através das obras dessa igreja, observa as mudanças técnicas e sociais do período de sua construção.<hr/>The article deals with artistic and social relations from the colonial period in the Brazilian Northern Region based on the assessment conducted within the restoration works of cathedral of Belém concluded in 2009, a church built from 1748 to 1782. The analysis of a niche and drawings of its surroundings were used on the development of the study. The unanimous workers of not valued professions at the time such as engravers, painters and black sculptors exercised by indigenous, backs and mestizos, contrasts with abundant documentation dedicated to well known names of the period to whom the authorship of the works is, generically, known. The article is dedicated to the trajectory of the regio architect Antonio Landi Antonio Landi (1713-1791) and the works of the cathedral it is possible to observe technical and social changes of the period of its construction. <![CDATA[<b>Entre o oficial e o costumeiro</b>: <b>o exercício dos poderes e a espacialização da ruralidade no centro da América do Sul (primeira metade do século XVIII)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisamos aqui a relação entre o sistema administrativo português e a formação de ambientes rurais no centro da América do Sul, em territórios que, na primeira metade do século XVIII, integravam o extremo oeste do Estado do Brasil, no âmbito administrativo da capitania de São Paulo. A partir de um enfoque local, examinando correspondências entre autoridades metropolitanas e cartas de sesmarias, este artigo dialoga com a produção histórica sobre a administração portuguesa na América, buscando reconstruir aspectos generalizantes que possam revelar características estruturais da conquista da terra e da formação de ambientes rurais nos territórios portugueses na América.<hr/>In this article we analyze the relationship between the Portuguese administrative system and formation of rural environments in the center of South America, in territories that in the first half of the eighteenth century comprised the extreme western part of the State of Brazil, under the administrative captaincy of Sao Paulo. From a local focus, analizing letters of metropolitan authorities and documentation of possession of land, this article dialogue with the historical production of the Portuguese administration in America, seeking rebuild generalizing aspects that may prove structural characteristics of the conquest of land and training of rural environments in Portuguese territories in America. <![CDATA[<b>Ethnic mirrors</b>: <b>self-representations in the Welsh and Mennonite museums in Argentina and Paraguay</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142011000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en According to some scholars and philosophers, ethnic identities are the best political, social, economic, ethic (and even aesthetic) alternative to State centralism, which is incapable of dealing with cultural diversity. Ethnic communitarism is then defined as a more authentic, humane, democratic and inclusive form of organization. The Welsh colonies of Chubut (Argentine) and the established Mennonite colonies of the Chaco Region (Paraguay) are two ethnic groups with forms of community life that have been thoroughly studied from different perspectives. However, neither has been analyzed their point of view of alterity or their relation with those who do not belong to the community. In their museums the history of the community is represented, self-images and other people's images are constructed and spread. The interesting part of these stories is not what they say but what they do, the form in which contents are expressed. These communitarian historical museums tell about the past but they mainly have an impact on the present. Like national or even imperial museums, Welsh and Mennonite museums tend to naturalize a particular self-centered, prejudicial and evolutionist point of view that often excludes other perspectives, especially those elaborated by the neighboring indigenous communities. In contrast, we believe it is necessary to take a stance for democratic, horizontal relations between communities and more polyphonic and responsible historical representations.<hr/>Alguns filósofos e acadêmicos assinalam que as identidades étnicas são a melhor alternativa política, social, econômica, ética (e mesmo estética) ao centralismo estatal, que é negligente ao lidar com a diversidade cultural. O comunitarismo étnico é definido como uma forma de organização mais autêntica, humana, democrática e inclusiva. As colônias galesas de Chubut (Argentina) e as colônias rurais dos menonitas no Chaco (Paraguay) são dois grupos étnicos cujas vidas comunitárias têm sido muito estudadas desde diversas perspectivas, mas o seu ponto de vista acerca da alteridade ou sua relação com os atores extracomunitários nunca foi levado em conta. A historia comunitária é representada nos museus galeses e menonitas das respectivas regiões e aí são construídas e difundidas não só as autoimagens mas também as representações dos outros. O aspecto relevante dessas histórias não é o que elas dizem, mas o que fazem, a forma como os conteúdos são expressos. Esses museus históricos comunitários falam sobre o passado, mas seu maior impacto recai sobre o presente. Como os museus nacionais ou imperiais, os museus galeses e menonitas tentam naturalizar pontos de vista particulares, auto-centrados, preconceituosos e evolucionistas que geralmente excluem as perspectivas elaboradas pelas comunidades indígenas vizinhas. Em vez disso, pensamos ser necessário criar relações mais horizontais e democráticas entre as comunidades e difundir representações históricas mais polifônicas e responsáveis.