Scielo RSS <![CDATA[Serviço Social & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-662820150001&lang=pt vol. num. 121 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo apresenta um conjunto de referências históricas acerca da relação Educação e Serviço Social, objetivando resgatar interfaces de origem das duas áreas do conhecimento e perceber como foi se estabelecendo a articulação entre a Educação como política pública e sua vinculação ao Serviço Social. Tomamos como materialidade investigativa referenciais teóricos da Educação e do Serviço Social e indicamos que, na constituição histórica das relações entre ambos, ocorrem significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas e nas formas de intervenção, muito embora o debate sobre as proteções sociais e o combate às desigualdades seja uma constante.<hr/>This study presents a set of historical about the relationship Education and Social Work, aiming to rescue source interfaces of the two areas of knowledge and notice how it was establishing the link between Education as Public Policy and its linkage to the Social Work. We take as reference theoretical investigative materiality of Education and Social Work and indicate that, in the historical development of relations between both occur significant changes of emphasis in political rationalities and forms of intervention, although the discussion on social protection and the tackling inequalities it is a constant. <![CDATA[Desigualdade racial nos espaços escolares e o trabalho do assistente social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto ora apresentado enfoca a reflexão acerca dos rebatimentos da desigualdade racial nos espaços do sistema educacional, que se configuram fundamentais, tanto para a reprodução, quanto para o enfrentamento da condição desigual. Dessa forma, considera-se o potencial da escola para o processo de construção da igualdade racial e o compromisso ético do Serviço Social na construção de outra ordem societária, buscando-se discutir as contribuições da inserção do assistente social na política pública de educação.<hr/>The text presented here focuses on the reflection on the repercussions of racial inequality in the spaces of the educational system that are configured crucial both for reproduction and for coping with the uneven condition. Thus it is considered the potential for the school construction process of racial equality and ethical commitment of social work in building a other social order, seeking to argue the role of the social worker integration in public education policy. <![CDATA[Serviço Social e avaliações de negligência: debates no campo da ética profissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As avaliações realizadas pelos assistentes sociais sobre situações de suspeita de negligência contra criança e adolescente compõem o cerne desta reflexão. A investigação sobre o uso, o próprio conceito utilizado e as implicações quando há a afirmativa de uma situação de negligência são debatidas neste artigo sob a luz da ética profissional.<hr/>Assessments carried out by social workers on cases of suspected neglect against children and adolescents reviews comprise the core of this reflection. Research on the use, the concept used and the implications when there is affirmative a situation of neglect are discussed in this article in the light of professional ethics. <![CDATA[Desafios do Serviço Social na atualidade em Portugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100066&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com este texto pretendemos contribuir para a compreensão do Serviço Social e da profissão de assistente social em Portugal, desde a sua emergência até a atualidade, destacando os desafios em contexto de globalização e do risco social. Para efetuar esta análise situamo-nos na inter-relação Estado-sociedade, em que o Serviço Social, enquanto corpo de saber específico, se destaca entre o mundo da vida e mundo dos sistemas. Tivemos em conta o contexto social, político e econômico e os valores, assim como as influências teóricas, as organizações e as orientações das políticas públicas e sociais que determinam o modelo de profissão e o modelo de formação prosseguido em Portugal.<hr/>We intended to contribute to the understanding the social work profession in Portugal since its emergence to the present day, highlighting the challenges in the context of globalization and social risk. To perform this analysis are situating in the interrelationship State-society, where the Social Work, as a body of specific knowledge stands between the world of the living and the world of systems. We consider the social, political and economic context and values ​​as well as the theoretical influences, organizations and guidelines of social and public policies that determine the model of profession and training model being pursued in Portugal. <![CDATA[A emigração dos assistentes sociais portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A atual crise do capital imprimiu um ciclo de emigração aos diplomados portugueses. Não encontrando possibilidades de trabalho, licenciados, mestres e doutores buscam emprego, impelidos pela ideia de livre circulação dos cidadãos da União Europeia e pela internacionalização da formação superior com o Processo de Bolonha. A emigração dos diplomados portugueses é refletida como uma estratégia do capital no recrutamento de força de trabalho qualificada e excedente e por parte dos trabalhadores no enfrentamento ao desemprego, em determinados países.<hr/>The current economical crisis triggered a cycle of emigration among Portuguese graduates. Unable to find job opportunities, graduates, masters and doctors apply for jobs, impelled by the freedom of movement for citizens of the European Union and the internationalization of higher education with the Bologna Process. The Portuguese emigration of graduates is reflected as a capital strategy in recruiting skilled workforce and surplus work and by workers in facing with unemployment in some countries. <![CDATA[New tasks, new places of justice social work in Spain]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo forma parte de una investigación cualitativa sobre el mapa de situación del trabajo social judicial. Una profesión con treinta años de vida en España y que se encuentra en revisión como todas las disciplinas y discursos en tiempos de crisis. Los relatos de los profesionales han dibujado una cartografía del trabajo social judicial dentro del equipo psicosocial que a su vez se sitúa dentro de los juzgados de familia.<hr/>This article is part of a qualitative investigation about the situation of the justice social work. Such work has existed for thirty years in Spain, and it is being reviewed as every discipline and discourse in times of crisis. The professionals´ reports sketched a map of the justice social work inside the psychosocial team that, in turn, is inside the family courts. <![CDATA[Notas sobre o Trabalho Social cubano]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto analisa o Trabalho Social em Cuba, seus desafios e perspectivas. Destaca, ainda, caminhos e possibilidades para reafirmar a atualidade do debate crítico entre os trabalhadores sociais cubanos e sua necessária interlocução com a teoria social de Marx.<hr/>This paper analyses social work in Cuba, its challenges and perspectives. It also emphasizes ways and possibilities to reaffirm the present importance of critical debate among Cuban social worker and the necessary dialogue with Marx's social theory. <![CDATA[Contemporary discussion of the Argentine Social Work: critics to systemic thinking]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282015000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo presenta algunas de las reflexiones realizadas en la tesis doctoral acerca de la incidencia de la racionalidad formal‑ -abstracta y el irracionalismo en el Trabajo Social argentino. Para ello, se analiza como la Teoría General de los Sistemas se constituye en una nueva expresión de una razón abstractiva y manipulatoria y como a partir de ella, se produce un corpus teórico y reflexivo dentro del Trabajo Social. Así, se estudian las principales consideraciones que dichos autores efectúan en torno a la intervención profesional y como éstas conducen a un nuevo Trabajo Social de carácter conservador.<hr/>Abstract: This paper displays some of the reflections carried out on the PhD thesis concerning the incidence of both the formal-abstract rationality and irrationalism within the Argentine Social Work. For this purpose, it is discussed how the Systems General Theory becomes a new expression of an abstractive and manipulating reason as well as how, therein, a reflexive and theoretical corpus takes place within Social Work. Thus, the discussion focuses on the major considerations made by such authors as regards the professional intervention leading to a new conservative-type Social Work.