Scielo RSS <![CDATA[Educação & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-733020150002&lang=en vol. 36 num. 131 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[CEDES E V SEB EM TEMPOS DE <bold>PÁTRIA EDUCADORA</bold>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200287&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[National curriculum guidelines for initial training and continuing education for teaching professionals in basic education: concepts and challenges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200299&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O artigo apresenta as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica, tendo por base o Parecer CNE/CP 02/2015, aprovado pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE), em 9 de junho de 2015, e homologado pelo MEC em 24 de junho de 2015. Situa que o processo de construção dessas novas DCNs - objeto de discussões e debates a mais de uma década no CNE, por meio de Comissão Bicameral, ao considerar as diferentes concepções em disputas no campo, estudos e pesquisas sobre a temática, os marcos legais com destaque para a CF 1988, a LDB e o Plano Nacional de Educação (2014/214), bem como as deliberações das Conferências Nacionais de Educação (Conae, 2010 e 2014) - objetivou garantir maior organicidade para a formação inicial e continuada dos profissionais para o magistério da educação básica.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>The article presents the new national curriculum guidelines for initial and continuing training for teaching professionals in Basic Education, based on the National Council for Education (CNE) decision (CNE/CP 02/2015), as approved by the Plenary Board of the National Education Council, on June 9th, 2015, and approved by MEC (Ministry of Education) on June 24th, 2015. It considers the process of building these new National Curriculum Guidelines - objects of discussion and debate for more than a decade in the National Education Council. This was carried out by a Bicameral Commission which considered the different conceptions and disputes in the field, studies and research on the subject, the legal frameworks highlighting the CF 1988, the LDB and the National Education Plan (2014/214) as well as the resolutions of the National Conference on Education (Conae, 2010 and 2014) - aiming to ensure greater organic structure to the initial and continuing education of basic education teaching professionals.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>L'article présente les nouvelles directives des programmes nationaux de la formation initiale et continue des professionnels de l'éducation basique, en se basant sur le Rapport CNE/CP 02/2015, approuvé par le Conseil Plénier du Conseil National d'Education (CNE), le 9 juin 2015 et homologué par le MEC le 24 juin 2015. Il rend compte du fait que le processus de construction DCN's, objet de discussions et de débats il y a plus d'une décennie, via une Commission à deux chambres, considérant les différentes conceptions en dispute dans le domaine, les études et les recherches sur ce théme, les aspects légaux, en particulier la CF 1988, la LDB et le Plan National d'Education (2014/214), tout comme les délibérations des Conférences Nationales d'Education (Conae, 2010 e 2014) - a eu pour obectif de garantir une meilleure organisation de la formation initiale et continue des professionnels enseignants de l'éducation de base.</p> <![CDATA[Ways of recognition and group intersubjective power]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200325&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO</title><p>O ensaio busca justificar a intersubjetividade do grupo como formação humana solidária e cooperativa. Aborda o reconhecimento como força motriz de formação do grupo, deixando claro que é por meio do reconhecimento alcançado no grupo social que o ser humano confirma valores centrais à formação de sua individualidade, como autoconfiança, autorrespeito e autoestima. Na sequência, volta-se para os traços da idealização metódica de grupo delineada por Axel Honneth com base na noção de objeto transicional de Donald Winnicott. Por fim, faz um ingresso pontual em um pequeno texto de Piaget, escrito ainda na metade dos anos trinta do século passado. Por ver no grupo a força motriz do desenvolvimento da condição natural de cooperação e ajuda recíproca da criança, Piaget antecipa uma ideia importante da teoria honnethiana do reconhecimento.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>This essay seeks to justify the group inter-subjectivity as humane solidary and cooperative shaping. It approaches recognition as a driving force of group formation, making clear that it is by means of recognition reached in the social group that the human being confirms central values for the shaping of his/her individuality, such as self-confidence, self-respect and self-esteem. Next, it turns to the traits of group methodical idealization outlined by Axel Honneth based on the notion of Donald Winnicott's transitional object. In the end, it ingresses punctually into a small text of Piaget, which was written in the thirties of last century. For seeing in the group the driving force of the development of the natural condition of cooperation and reciprocal help of the child, Piaget anticipates an important idea of Honnet's theory of recognition.</p><hr/><title>RÉSUMÉ</title><p>L'essai vise justifier l'intersubjectivité du groupe en tant que formation humaine solidaire et coopérative. Il aborde la reconnaissance comme la force motrice de la formation du groupe, en précisant que la reconnaissance obtenue dans le groupe social fait que l'être-humain assure les valeurs fondamentales à la formation de son individualité, comme la confiance en soi, le respect de soi et l'estime de soi. Ensuite, on reprend les traces d'idéalisation méthodique de groupe décrite par Axel Honneth ancrée à la notion d'objet transitionnel, celle de Donald Winnicott. Enfin, on fait un passage rapide par un petit texte de Piaget, écrit à la moitié des années trente du siècle dernier. Lorsqu'il observe dans le groupe la force motrice du développement de la condition naturelle de coopération et d'aide mutuelle de l'enfant, Piaget anticipe une idée importante de la théorie honnethienne de la reconnaissance.</p> <![CDATA[For the construction of a nation: Brazilian debates on the education of the body in the 1930´s]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200343&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>Qual seria a melhor estratégia de educação corporal? Esse foi um debate que progressivamente foi se apresentando como importante em um país que necessitava forjar seus discursos identitários. Analisar esse debate pode ajudar a melhor compreender os projetos de modernidade em conflito no Brasil das primeiras décadas do século XX. Tendo em vista tal consideração, esse estudo tem por objetivo discutir as defesas e contestações à ginástica e aos esportes apresentados em artigos publicados nos periódicos: <italic>Educação Physica</italic> e <italic>Revista de Educação Física do Exército</italic>. Adotou-se como recorte temporal a década de 1930, momento crucial tanto no que se refere à construção de representações identitárias sobre o país quanto no que tange à estruturação da educação física e do esporte nacional.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>Which would be the best strategy for body education? This was a debate that was increasingly becoming important in a country that needed to forge its identitary discourses in the early decades of the 20thcentury. Analyzing this debate can help us better understand the projects of modernity in conflict in Brazil in that period. Based on this scenario, this study aims to discuss considerations about sports and gymnastics in articles published in the journals <italic>Educação Physica</italic> and <italic>Revista de Educação Física do Exército</italic>. As a temporal cut we have selected the decade of 1930, a crucial moment in the process of the construction of the country's identitary representations with regards to the structuring of physical education and the national sporting system.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Quelle serait la meilleure stratégie pour l'éducation du corps? C'est un débat qui peu à peu apparaît comme important dans un pays qui avait besoin de forger son discours pour former une identité. Cette analyse peut nous aider à mieux comprendre les projets de la modernité en conflit au Brésil dans les premières décennies du XXe siècle. Compte tenu de cette considération, cette étude vise à examiner les moyens de défense et objections sur gymnastique et sports, présentés dans des articles publiés dans des revues: <italic>Educação Physica</italic> et <italic>Revista de Educação Física do Exército</italic>. On a adopté la période des années 1930, un moment crucial en ce qui concerne la construction des représentations du pays, et également en ce qui concerne la structuration de l'éducation physique et du sport national.</p> <![CDATA[Expansion of higher education in Brazil: limits and possibilities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200361&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>Este estudo retrata e discute a distribuição e ampliação da Educação Superior no Brasil. A análise de dados estatísticos, artigos, legislação e matérias jornalísticas revela o cenário atual: percentual reduzido da população de 18 a 24 anos que frequenta esse nível de educação e crescimento da oferta de vagas, sobretudo no sistema superior privado. A nossa reflexão se pauta nas políticas públicas direcionadas para a expansão e democratização da Educação Superior, procurando destacar os principais avanços. Temos como pressuposto que o maior desafio para a elevação geral do nível de escolaridade da população é o comprometimento do Estado, do Sistema Nacional de Educação e da sociedade civil com a melhoria da qualidade da Educação Básica pública.</p><hr/><title><bold>ABSTRACT</bold>:</title><p>This study portrays and discusses the distribution and expansion of higher education in Brazil. The analysis of statistical data, articles, laws and news articles reveals the current scenario: a reduced percentage in the 18 to 24-year-old population attending higher education and the growth in the provision of places, especially in the private higher education system. Our reflection is guided by public policies for the expansion and democratization of higher education, seeking to highlight the main advances. We assume that the biggest challenge for the overall rise of the population's schooling level is the commitment - from the State, the National System of Education and the civil society -, to the improvement of basic public education quality.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Cette étude décrit et discute la distribution et l'expansion de l'enseignement supérieur au Brésil. L'analyse des données statistiques, des articles, de la législation et des matériels journalistiques révèle le scénario actuel: la baisse du pourcentage de la population entre 18-24 ans qui fréquente l'enseignement supérieur et la croissance de l'offre de postes vacants, notamment dans l'enseignement supérieur privé. Notre réflexion basée sur les politiques publiques destinées à l'expansion et à la démocratisation de l'enseignement supérieur qui cherchent à mettre en évidence les essors plus remarquables. Nous avons supposé que le principal défi pour le niveau d'instruction élevé de la population en général est l'engagement de l'État, du système d'éducation nationale et de la société pour améliorer la qualité de l'éducation de base.</p> <![CDATA[The new public policy for adult education and training policy in Portugal. Are adult educators at a crossroad?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200391&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>Neste artigo leva-se a cabo uma breve análise da <italic>nova</italic> política pública de educação de adultos adotada em Portugal após 1999. Esta discussão baseia-se em elementos de cariz político e educativo, em particular nos perfis dos educadores de adultos, de acordo com três modelos de políticas públicas. O artigo inclui a análise de dados empíricos recolhidos no âmbito de dois projetos de investigação, através de entrevistas semi-estruturadas e abertas, assim como observação direta do trabalho realizado por educadores de adultos. Estes dados foram objeto da análise de conteúdo. As considerações finais destacam as tensões inerentes ao trabalho realizado pelos educadores de adultos.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>A brief analysis of the <italic>new</italic> adult education public policy adopted in Portugal after 1999 is made in this article. This discussion is based on elements which have an educational and political nature, more specifically, on the professional profiles of adult educators, according to three public educational policy models. This article discusses empirical data collected in two research projects, by means of semi-structured and open interviews, as well as direct observation of the work carried out by adult educators in their workplaces. These data were the object of content analysis. Final considerations stress the tensions inherent to the work conducted by these practitioners.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Cet article s'intéresse à la nouvelle politique publique d'éducation et de formation d'adultes adoptée au Portugal depuis 1999 et plus particulièrement, à trois profils de formateurs d'adultes prenant pour base trois modèles de politique publique. Il propose une analyse des données empiriques recueillies dans le cadre de deux projets de recherche, par des entretiens semi-directifs et ouverts d'une part; l'observation directe du travail réalisé par les formateurs d'adultes, d'autre part. Ces données ont fait l'objet d'une analyse de contenu. Les considérations finales font apparaître les tensions inhérentes à l'exercice du métier de formateur d'adultes qui se situe depuis 1999 à la croisée des chemins dont nous ne rendons compte ici, que des principaux traits.</p> <![CDATA[Strategic Management of Distance Education Systems in Brazil and Portugal: about the educational flexibility]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200407&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O texto apresenta reflexões sobre os princípios da flexibilidade educacional e sua repercussão na qualidade de propostas de ensino-aprendizagem da Educação a Distância (EaD). No trabalho, o Grupo Horizonte analisa o <italic>espaço</italic> , o <italic>tempo</italic> e a <italic>organização curricular</italic> como elementos fundantes da flexibilidade. Sendo qualiquantitativa, a pesquisa usou entrevistas semiestruturadas e questionários virtuais na coleta de dados. Estruturou-se uma matriz comparativa das experiências de EaD portuguesas e brasileiras para buscar estratégias de flexibilidade pedagógica bem-sucedidas em modelos lusos que enriquecessem a EaD brasileira. Observamos que experiências de EaD portuguesas e brasileiras ainda buscam maior maleabilidade pedagógica. Anseiam por mais conhecimentos sobre a flexibilidade pedagógica: <italic>onde</italic> (espaço), <italic>quando</italic> (tempo) e <italic>como</italic> (organização curricular) ocorre o ensino-aprendizagem na cibercultura.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>This paper presents reflections on the principles of educational flexibility and their impact on the quality of teaching-learning proposals for Distance Education (DE). In this research, the Horizon Group ( <italic>Grupo Horizonte -</italic> Research and Study Group on Innovation in Education, Technologies and Languages) analyzes the <italic>space, time</italic> and <italic>curriculum organization</italic> , conceived as the founding elements of flexibility. Being qualiquantitative, the research adopted semi-structured interviews and virtual questionnaires to collect data. A comparative matrix was structured to analyze DE experiences in Brazil and Portugal in order to identify successful flexibility strategies in Portugal that could enrich Brazilian DE. We observed that the Portuguese and Brazilian DE experiences are still seeking greater malleability in the pedagogical model and both are searching for more knowledge on pedagogical flexibility: <italic>where</italic> (space), <italic>when</italic> (time) and <italic>how</italic>(curricular organization) teaching and learning takes place in cyberculture.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Cet article présente une réflexion sur les principes de la flexibilité pédagogique et son impact sur la qualité de l'enseignement à distance (EaD). Dans ce travail, le Groupe Horizon analyse <italic>l'espace, le temps</italic> et <italic>l'organisation curriculaire</italic> comme des éléments fondamentaux de la flexibilité. Pour être quali-quantitative, la recherche a adopté des entretiens semi-structurés et des questionnaires pour recueillir des données. Une matrice a été créé pour comparer les expériences portugaises et brésiliennes d'enseignement à distance. Cette analyse a identifié des stratégies efficaces de flexibilité dans les modèles pédagogiques portugais qui enrichissent les expériences brésiliennes. Nous avons observé que les expériences portugaises et brésiliennes sont toujours à la recherche d'une plus grande souplesse dans le modèle pédagogique. Ils cherchent une meilleure connaissance sur la flexibilité pédagogique: <italic>où</italic> (espace), <italic>quand</italic> (temps) et <italic>comment</italic> (organisation curriculaire) l'enseignement et l'apprentissage se déroulent dans la cyberculture.</p> <![CDATA[Childhood as solitude: mutations of contemporary educational experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200427&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>Tendo como objeto de análise dois filmes do diretor e roteirista japonês Hirokazu Kore-Eda - <italic>Ninguém pode saber</italic> (2004) e <italic>O que eu mais desejo</italic> (2011) -, o presente ensaio almeja um tipo particular de problematização da experiência educacional contemporânea. As discussões, amparadas na teorização foucaultiana, concentram-se na hipótese de um tipo de mutação, em operação na atualidade, dos modos de endereçamento às crianças, apontando para a irrupção da infância como experiência da solidão, e esta como efeito de um protagonismo forçoso dos mais novos em oposição complementar ora à inoperância, ora à esquiva dos mais velhos. A título de conclusão, são apresentados alguns nortes ético-políticos a presidir um modo de conviver com as crianças consubstanciado numa arte geral do encontro.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>Having as object of analysis two films of Japanese director and screenwriter Hirokazu Kore-Japanese Eda - <italic>Nobody knows</italic> (2004) and <italic>I Wish</italic>(2011) -, the current essay aims at a particular type of problematizing of contemporary educational experience. The discussions, supported by the Foucauldian theorization, focus on the hypothesis of a type of mutation in the ways how adults relate to children, indicating the emergence of childhood as an experience of solitude, and this, as an effect of an inflicted leading role of the younger ones in complementary opposition to either the inoperability or the avoidance of the older ones. Closing the discussions, the essay presents some ethical-political directions chairing a way to live with children embodied in a general art of encounter.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>A partir de l'analyse deux films du directeur et scénariste japonais Hirokazu Kore-Eda - <italic>Nobody knows</italic> (2004) et <italic>I Wish: Nos voeux secrets</italic>(2011) -, cet essai propose un type particulier de problématisation de l'expérience éducative contemporaine. Dans une perspective foucauldiane, nous proposons de discuter l'hypothèse d'une certaine forme de mutation qui s'opère actuellement dans l'adressage de l'adulte par rapport aux enfants, indiquant l'éruption de l'enfance comme une expérience de la solitude, celle-là comprise comme un effet d'un protagonisme imposé par les plus jeunes en opposition complémentaire soit à l'inefficacité, soit à l'évitement de ceux plus âgés. En guise de conclusion, nous présenterons quelques directions éthico-politique qui doivent présider une façon de vivre ensemble avec les enfants, ou bien, une façon inscrite dans un art générale de la rencontre.</p> <![CDATA[Teaching quality: examining a decade of research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200445&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O artigo procura sintetizar algumas das questões sobre as condições da produção da qualidade de ensino retratadas pelos <italic>rankings</italic> derivados das avaliações nacionais em algumas escolas da cidade do Rio de Janeiro. Uma década de pesquisas em escolas de prestígio no setor privado e público com o recurso a questionários (pais, alunos, professores), observações de campo nas escolas e entrevistas com diretores, agentes escolares e famílias permitiu a produção de um amplo e denso material empírico sobre o problema. Este conjunto possibilitou redimensionar a persistência de desigualdades escolares e estruturais mesmo quando focalizadas as escolas de maior desempenho nas avaliações sistêmicas.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>This paper offers an overview of a research program which investigated the teaching quality in some of the most prestigious schools in the city of Rio de Janeiro as portrayed by national evaluation rankings. A decade of research in prestigious schools in the private and public sector, by means of questionnaires (among students, families and teachers), field observations in thirteen schools and interviews with families, principals and schools agents provided us with important empirical material about the issue. Based on this material we pointed the permanence of social and structural inequalities among different classes and groups deriving from School Evaluation Policies, both, in the national and international scenario.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>L'article propose à faire une synthèse des quelques questions concernant les conditions de production de la qualité de l'enseignement dans certaines écoles de la ville de Rio de Janeiro, comme vu dans les classifications issues des évaluations nationales. Une décennie de recherches dans des écoles prestigieuses, publiques et privées, appuyées sur des questionnaires (auprès des parents, élèves et enseignants), des observations sur le terrain, ainsi que des entretiens avec des directeurs, agents scolaires et des familles, cela nous a permis la production d'un vaste et consistant matériel empirique sur le sujet. Cet ensemble nous a permis de reconsidérer la poursuite des inégalités scolaires et structurelles, même si l'accent est mis sur les écoles qui présentent les plus hauts niveaux dans les évaluations systémiques.</p> <![CDATA[Educação em direitos humanos: o currículo entre o relativismo e o universalismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200461&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca dos paradoxos que envolvem a ideia de universalidade e de particularidade tanto no campo dos Direitos Humanos quanto no campo curricular. Consequentemente, procuraremos esclarecer em que medida os embates entre os enfoques relativistas e universalistas do currículo e dos Direitos Humanos se colocam como impeditivos para a consolidação de uma Educação em Direitos Humanos. Para tanto, recuperaremos o debate em torno das questões da diversidade e do currículo que visa, sobretudo, contestar a racionalidade moderna e suas pretensões universalistas. E, ainda, recuperaremos as contradições que pautam a relação entre a universalidade dos Direitos Humanos e a diversidade dos sujeitos para os quais estes se direcionam.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>The aim of this article is to present a reflection on the paradox that involves the idea of universality and particularity not only in the field of Human Rights but also in the field of curriculum. Consequently, we will seek to clarify to what extent the dispute between the relativist and universalist approaches to curriculum and Human Rights stand as impediments to the consolidation of Education in Human Rights. To achieve this goal, we will retrieve the debate centered on the questions of diversity and curriculum that aims, above all, to contest the modern rationality and its universalist pretension. We will also bring to the fore the contradictions that guide the relationship between the universality of Human Rights and the diversity of the subjects to whom they are directed.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Le but de cet article est de présenter une réflexion sur les paradoxes qui entourent l'idée d'universalité et celle de particularité si bien dans le domaine des droits de l'homme que dans le domaine curriculaire. Par conséquent, nous avons cherché à préciser dans quelle mesure les conflits entre les approches universalistes et relativistes du programme et de Droits de l'Homme se présentent comme des obstacles à la consolidation d'une éducation dirigée vers les Droits de l'Homme. À ce propos, on reprend le débat autour des questions de la diversité et du programme qui vise, surtout, remettre en cause la rationalité moderne et ses prétentions universalistes. Et encore, on abordera les contradictions qui régissent la relation entre l'universalité des Droits de l'Homme et la diversité des sujets vers lesquels ils sont dirigés.</p> <![CDATA[Being a river, wind, woman, and whatever you want: individuation and teacher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200479&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O presente artigo propõe pensar sobre o processo de individuação na formação de professores, aprofundando o olhar nos processos que permeiam a formação docente, muitas vezes legitimada por modos de ser que delimitam uma "forma". Utilizamos, principalmente, o diálogo teórico entre o escritor Mia Couto e o filósofo Gilbert Simondon, para trazer à tona a operação de individuação que lida com outros tempos e espaços formativos. A individuação que conversa com a literatura nos permite perceber a processualidade do vivo, em seu caráter de inacabamento, e das nossas individuações infinitas, efetuadas pelo afetivo. Mia Couto, através da sua escrita literária, ilustra a não-identidade de Simondon e de como acessamos o mundo (e somos acessados por ele) quando nos desvencilhamos de modos de ser definidos e determinados. Assim, desconstruimos o indivíduo tomado como entidade acabada e fazemos aparecer o sujeito em co-existência com o mundo.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>This article proposes to reflect upon the process of individuation in teacher education, broadening the view on processes which permeate teacher training, often legitimized by ways of being that delimit a "form". This reflection is mainly based on the theoretical dialogue between the writer Mia Couto and the philosopher Gilbert Simondon, aiming to highlight the operation of individuation that deals with other times and formative spaces. Observing individuation through dialoguing with literature allows us to realize the processuality of the living subject, in their character of incompleteness, and of our endless individuations, performed by the affective domain. Mia Couto, through his literary writings, illustrates the non-identity of Simondon and how we access the world (and are accessed by it) when we get rid of defined and determined ways of being. Thus, we deconstruct the individual that is taken as a finished entity and provoke the emergence of the subject in co-existence with the world.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Cet article propose à réfléchir sur le processus d'individuation dans la formation d'enseignants, en approfondissant le regard sur les processus qui traverse cette formation, souvent légitimée par des manières d'être qui délimitent une "forme". On a utilisé principalement le dialogue théorique entre l'écrivain Mia Couto et le philosophe Gilbert Simondon pour mettre en évidence l'opération d'individuation qui travaille avec d'autres temps et espaces formatifs. L'individuation qui dialogue avec la littérature permet de comprendre la processualité du "vivant", dans son caractère d'inachèvement et de nos individuations infinies, réalisées par l'affectif. Mia Couto, par son écriture littéraire, illustre la non-identité de Simondon et de comment on accède au monde (et comment on est accédé par lui) quand on se débarrasse de manières d'être définies et déterminées. Ainsi, on déconstruit l'individu pris comme entité finie et on fait apparaître le sujet celui qui coexiste avec le monde.</p> <![CDATA[Quality of work life and illness in the daily lives of higher education professors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O objetivo deste artigo é divulgar os resultados de um estudo sobre a <italic>Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes do Ensino Superior</italic>. A metodologia aplicada foi o <italic>estudo de caso</italic> em uma universidade federal brasileira oriunda da atual política de expansão do ensino superior. Nessa perspectiva, selecionou-se, como objeto de estudo, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo fato de essa instituição inserir-se em uma das regiões centrais para a política de expansão, ser a instituição de maior crescimento em número de docentes e cursos entre as universidades federais da região Norte do país e por apresentar estrutura multicampi em número de sete. O estudo desenvolveu-se durante o segundo semestre de 2012, quando foram aplicados 130 questionários de avaliação da QVT com escalas psicométricas de mensuração do tipo <italic>likert</italic> de 10 pontos. Foram utilizados o <italic>software</italic> SPSS para o tratamento de questões fechadas e o <italic>software</italic> NVivo 10 para as questões abertas. Por fim, os dados obtidos com os questionários foram cruzados com os dados de adoecimentos obtidos no SIASS/UFT. Os resultados demonstram que quanto maior a integração do projeto de vida do docente à instituição, maior é a QVT, mesmo em condições de trabalho desfavoráveis. Por outro lado, quanto maior for o distanciamento do projeto pessoal/coletivo dos objetivos institucionais, menor se torna a QVT. Fatores relacionais têm implicação direta na QVT dos docentes e a adoção de Políticas de Promoção e Suporte à fixação dos docentes contribui para a redução do adoecimento dos mesmos.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>The purpose of this article is to disseminate the results of a study on the <italic>Quality of Work Life (QWL) of professors</italic>. The methodology used in the study was a case study carried out in a Brazilian Federal University which originated from the current policy for the expansion of higher education. In this perspective, the Federal University of Tocantins (UFT) was selected as the object of study, due to the fact that it is located in one of the central regions aimed by the expansion policy; it is the institution which has shown the highest growth in the number of teachers and courses among the Federal universities in the Northern Region of the country and it has several campuses (seven in total). The study was carried out during the second half of 2012, when 130 QWL evaluation questionnaires (10-point Likert-type scale) were applied. The SPSS software was used for the treatment of closed questions and the NVivo 10 software for open questions. Finally, the data obtained from the questionnaires were cross-referenced with illness data obtained from SIASS/UFT. The results show that the greater the integration of the professor's life project with the institution, the greater the QWL, even in unfavorable working conditions. On the other hand, the greater the distance of the personal/collective project from the institutional objectives, the lower the QWL. Relational factors have direct implications on the QWL of teachers and the adoption of Policies for Promotion and Support for the permanence of teachers contributes to the reduction of illnesses.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Le but de cet article est de diffuser les résultats d'une étude sur la <italic>qualité de vie au travail (QVT)</italic> des enseignants dans l'enseignement supérieur. La méthodologie utilisée est l'étude de cas dans une université brésilienne dérivée de la politique fédérale actuelle pour le développement de l'enseignement supérieur. De ce point de vue, a été choisi comme objet d'étude, l'Université Fédérale de Tocantins (UFT), du fait que cette institution se trouve dans une des régions centrales de la politique d'expansion, l'imposition d'une plus forte croissance du nombre d'enseignants et des cours entre les universités fédérales de la région Nord du pays et aussi par sa structure multicampi en étant au nombre de sept. L'étude a été réalisée au cours de la seconde moitié de 2012, lorsqu'on a soumis 130 questionnaires évaluant la QVT avec échelles psychométriques de mesure du type <italic>Likert</italic> à 10 points. Deux logiciels ont été utilisés: le logiciel SPSS pour le traitement des questions fermées et le logiciel NVivo 10 aux questions ouvertes. Enfin, les données obtenues à partir des questionnaires ont été croisées avec les données obtenues au SIASS maladies/UFT. Les résultats montrent que plus grande est l'intégration du projet de vie de l'enseignement à l'établissement, plus grande sera la QVT, même dans des conditions de travail défavorables. Inversement, plus grande est la distance du projet personnel/institutionnels, plus petite sera la QVT. Les facteurs relationnels sont directement impliqués dans la QVT des enseignants et l'adoption d'une politique de promotion et soutien à la fixation des enseignants contribue à la réduction de la même maladie.</p> <![CDATA[The narrative of the carioca funk assembly in the everyday school life]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200517&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do <italic>funk</italic> carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (e de tantas outras escolas municipais, certamente), a narrativa da montagem do <italic>funk</italic>carioca abre possibilidades bastante férteis no deslocamento das relações neocoloniais que tecem a educação escolar, mais especificamente no enfrentamento da própria questão racial. Sobretudo, pelo fato de posicionar esta mesma questão não nos limites biológicos (fenótipo), geográficos (favela) ou culturais institucionalizados (O <italic>Funk</italic>), mas sim no âmbito das chamadas práticas (musicais) cotidianas.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>This article aims to discuss the possibility of orienting more emancipating educational practices by the narrative of the carioca funk assembly. As a black diaspora musical practice, strongly present in the routine of the municipal elementary school in the city of Rio de Janeiro where I work (and many other local schools, certainly), the narrative of the carioca funk opens up quite fertile possibilities for the displacement of neocolonial relations that weave school education, specifically in addressing the very issue of race. This is mainly due to the fact that it does not position this question in terms of biological (phenotype), geographic (favela) or institutionalized cultural limits (Funk), but within the framework of the so-called everyday (musical) practices.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>Cet article vise à discuter la possibilité du récit du montage du <italic>funk</italic>guider les pratiques éducatives plus émancipatrices. En tant qu'une pratique musicale de la communauté noire fortement présente au quotidien à l'école municipale où je travaille et bien d'autres écoles locales, le récit du <italic>funk</italic> montage ouvre des possibilités très fertiles dans le déplacement des relations néocoloniales qui tissent l'enseignement scolaire, en particulier pour aborder la question de la race elle-même. Surtout pour ne pas placer cette question dans des limites biologiques (phénotype), géographique ( <italic>favela</italic> ) ou culturelle institutionnalisée ( <italic>Funk</italic> ), mais dans la pratique dite musicale de tous les jours.</p> <![CDATA[Intelligence as a power device]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200535&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes posições de classe social, para explicar os seus sucessos acadêmicos. Foram entrevistadas 19 alunas Portuguesas do 11º ano de escolaridade provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento acadêmico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos de diferentes classes sociais.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>The objective of the present study is to understand the individual and social inscription of discourses used by students from different social class positions to explain their academic achievement. Nineteen Portuguese students, from the 11th grade, with high academic performance and from the working class and upper class, in northern Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to the importance of class position in the construction of the subjects with respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence works as a power device that regulates the relations among subjects of different social classes.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>L'objectif de cette étude est de comprendre l'inscription individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11<sup>ème</sup> année de scolarité dotées d'un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières et moyennes supérieures ont été interviewées. L'Analyse Foucaldienne du Discours souligne l'importance de la position de classe dans la construction des sujets concernant leur conception de l'intelligence et de la réussite scolaire. L'intelligence fonctionne aussi bien en tant que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de différentes classes sociales.</p> <![CDATA[Os estudos sobre deficiência na educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200555&lng=en&nrm=iso&tlng=en <title>RESUMO:</title><p>O objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes posições de classe social, para explicar os seus sucessos acadêmicos. Foram entrevistadas 19 alunas Portuguesas do 11º ano de escolaridade provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento acadêmico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos de diferentes classes sociais.</p><hr/><title>ABSTRACT:</title><p>The objective of the present study is to understand the individual and social inscription of discourses used by students from different social class positions to explain their academic achievement. Nineteen Portuguese students, from the 11th grade, with high academic performance and from the working class and upper class, in northern Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to the importance of class position in the construction of the subjects with respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence works as a power device that regulates the relations among subjects of different social classes.</p><hr/><title>RÉSUMÉ:</title><p>L'objectif de cette étude est de comprendre l'inscription individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11<sup>ème</sup> année de scolarité dotées d'un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières et moyennes supérieures ont été interviewées. L'Analyse Foucaldienne du Discours souligne l'importance de la position de classe dans la construction des sujets concernant leur conception de l'intelligence et de la réussite scolaire. L'intelligence fonctionne aussi bien en tant que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de différentes classes sociales.</p>