Scielo RSS <![CDATA[Educação & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-733020160004&lang=es vol. 37 num. 137 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[UMA REFORMA APRESSADA, FALHA E ANTIDEMOCRÁTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400921&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400929&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Political socialization and politicization between families of the Homeless Workers Movement (MTST)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400935&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo analisa os processos de socialização política e politização vivenciados por famílias engajadas no MTST com ênfase sobre o papel da família na aquisição de valores; a ressignificação de valores e atitudes em função de determinadas experiências individuais e/ou conjunturas econômicas e políticas, e os processos de ressocialização vivenciados no engajamento político. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de caráter biográfico, observações e conversas informais, e indicam que os entrevistados realizaram, ao longo de suas trajetórias, “negociações” e “acomodações” entre os valores familiares e aqueles adquiridos na militância, o que resulta em um quadro que integra valores das classes populares e alguns princípios do ideário socialista.<hr/>ABSTRACT: This paper analyzes the political processes of socialization and politicization experienced by families engaged in MTST (Homeless Workers Movement, in English) with emphasis on the family’s role in the acquisition of values; the re-signification of values and attitudes according to certain individual experiences and/or economic and political circumstances; the re-socialization processes experienced in political engagement. The data were collected through biographical interviews, observations and informal conversations, and indicate that the respondents held over their careers “negotiations” and “accommodations” between family values and those values acquired in militancy, which results in a framework that integrates values of the popular classes and some principles of socialist ideology.<hr/>RÉSUMÉ: Cet article analyse les processus de socialisation politique et de politisation subis par des familles engagées dans MTST, en mettant l’accent sur le rôle de la famille dans l’acquisition de valeurs; la redéfinition de valeurs et d’attitudes en fonction de certaines expériences individuelles et/ou des circonstances économiques et politiques; et les processus de resocialisation expérimentés dans l’engagement politique. Les données ont été collectées à travers d’entretiens biographiques, d’observations et de conversations informelles et indiquent que les interrogées ont accompli au cours de leurs trajectoires des «négociations» et «adaptations» entre les valeurs de la famille et celles acquises dans le militantisme, en résultant un cadre qui intègre des valeurs des classes populaires avec certains principes de l’idéologie socialiste. <![CDATA[Natives but not captives: communist socialization from birth and the prodution of militant roles]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400955&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Poderíamos pensar que a socialização política, quando inscrita desde a primeira infância em um espaço sociolocal onde a instituição comunista é onipresente, não poderia produzir outra coisa senão habitus militantes “em conformidade” e incondicionalmente leais aos princípios comunistas. No entanto, as entrevistas biográficas recolhidas em um antigo bastião operário do Partido Comunista Francês mostram que esse tipo de socialização, longe de se resumir a uma duplicação de modelos parentais e a uma interiorização infalível das normas partidárias, permite processos de apropriação oblíqua e de inovação. A reprodução do engajamento tende à produção evolutiva de papéis militantes de uma geração a outra.<hr/>ABSTRACT: Some might take it for granted that political socialization, when it is part of a sociolocal space where the communist institution can be felt everywhere as soon as the earliest youth, could only produce but “regular” activist habitus and unconditional loyalties. Still, the biographical interviews conducted in a former workers’ stronghold of the French Communist Party show that this kind of politicization, far from being restricted to a replication of parental models and an infallible internalization of partisan norms, do allow processes of oblique and innovative appropriation. The commitment’s reproduction thus relies on - rather than stands against - the evolutionary construction of activist roles from one generation to another.<hr/>RESUME: Il pourrait sembler acquis que la socialisation politique, lorsqu’elle s’inscrit dès la prime enfance dans un espace socio-local où l’institution communiste est omniprésente, ne saurait produire que des habitus militants « conformes » et des loyautés inconditionnelles. Pourtant, les entretiens biographiques recueillis dans un ancien bastion ouvrier du Parti communiste français montrent que ce type de politisation, loin de se résumer à une duplication des modèles parentaux et à une intériorisation infaillible des normes partisanes, autorise des processus d’appropriation oblique et d’innovation. La reproduction de l’engagement s’adosse ainsi, plus qu’elle ne s’oppose, à la fabrique évolutive des rôles militants d’une génération à l’autre. <![CDATA[Public subjectivization or political socialization? articulating the “political” and childhood]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400971&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A partir da problematização do conceito de socialização política, e tendo em vista as novas posições sociais das crianças como sujeitos de fala e de direitos, o objetivo deste artigo consistiu em discutir a emergência do político nas relações intergeracionais como espaços situados nas disputas geracionais decorrentes do crescente mal-estar contido nas relações de transmissão educacional. Foi proposta a noção de subjetivação pública como aquela que pode dar conta do processo de crescente visibilização das disputas e das demandas geracionais no contexto escolar. No atual cenário brasileiro, esse processo descortina a formação de um campo de antagonismos em torno da educação pública, ao revelar outros pontos de enunciação sobre a experiência escolar e anunciar a politização das relações intergeracionais.<hr/>ABSTRACT: Departing from the problematization of the concept of political socialization, and taking into account children’s new social positions as subjects of speech and rights, the aim of this paper was to discuss the emergence of the political in intergenerational relations as situated spaces of intergenerational struggles resulting from the increasing malaise within relations of educational transmission. It was put forward the notion of public subjectivization as the one which can account for the process of growing visibilization of generational disputes and demands in the school context. In the present Brazilian scenario, this process discloses the formation of a field of antagonisms on public education, as it reveals other point of enunciation on school experience and the politicization of intergenerational relations.<hr/>RÉSUMÉ: À partir de la problématisation du concept de socialisation politique, et en vue de nouvelles positions sociales des enfants comme sujets de parole et de droit, l’objectif de cet article consiste à discuter l’émergence du politique dans les relations intergénérationnelles, en tant que des espaces situés au sein des disputes générationnelles qui résultent du croissant malaise dans les rapports de transmission éducationnelle. Nous proposons la notion de « subjectivation publique » comme celle qui peut faire comprendre le processus de visibilisation croissante des disputes et des demandes générationnelles dans le contexte scolaire. Dans le scénario brésilien actuel, ce processus signale la formation d’un champ d’antagonismes en ce qui concerne l’éducation publique, tout en faisant ressortir d’autres points d’énonciation sur l’expérience scolaire et la politisation des relations intergénérationnelles. <![CDATA[Political socialization and internet in the construction of a youth´s political culture in southern Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000400989&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Expectativas e demandas por uma sociedade mais igualitária e inclusiva vêm sendo disseminadas pela internet por meio de redes sociais. A importância da internet no Brasil se deve ao fato de que novos espaços têm sido criados para a formação de identidades coletivas e de uma nova forma de comunicar as demandas da juventude perante o Estado, constituindo-se, portanto, em uma nova modalidade de socialização política. O perfil dos jovens que participaram dos protestos nos últimos cinco anos aponta para uma nova geração de “rebeldes” que desejam expurgar as instituições existentes. Esses acontecimentos trazem à tona a discussão da relação entre o desenvolvimento político do sujeito e a construção de uma cultura política democrática via socialização política.<hr/>ABSTRACT: Expectations and demands for a more equitable and inclusive society have been disseminated over the internet through social networks. The importance of the internet in Brazil is because new spaces appeared for the formation of collective identities and a new way to communicate with the State demanded by the youth, constituting therefore a new form of political socialization. The profile of young people who took part in protests in the past five years points to a new generation of “rebels” who wish to expulse existing institutions. These events bring up the discussion of the relationship between the youth’s political development and the construction of a democratic political culture through political socialization.<hr/>RÉSUMÉ: Les attentes et les exigences d’une société plus équitable et inclusive a commencé à être diffusée sur internet via réseaux sociaux. L’importance de l’internet au Brésil est due au fait que de nouveaux espaces ont été créés pour la formation des identités collectives et une nouvelle façon de communiquer les demandes des jeunes auprès de l’État, ce qui constitue donc une nouvelle forme de socialisation politique. Le profil des jeunes qui ont pris part à des manifestations au cours des cinq dernières années, indique une nouvelle génération de « rebelles » qui veulent expurger les institutions existantes. Ces événements rassemblent la discussion de la relation entre le développement politique du sujet et la construction d’une culture politique démocratique à travers la socialisation politique. <![CDATA[University experience and affiliation: multiplicity, tensions and challenges of the students’ political participation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401009&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Apresentam-se neste artigo narrativas de jovens estudantes de camadas médias ou estratos populares de diferentes universidades públicas do estado de São Paulo sobre o modo como se relacionam no espaço público político no interior da universidade. A pesquisa qualitativa a respeito dos desafios comuns enfrentados por esses estudantes indicou a existência de diversas formas de atuação nos vários momentos da experiência universitária. A reflexão acerca das tensões entre engajamento, militância e apatia política é apresentada aqui por meio da constituição de três grandes tipos de afiliação desses indivíduos ao agir coletivo, com o objetivo de ilustrar as novas formas de ação dos estudantes universitários contemporâneos.<hr/>ABSTRACT: In this article, it is presented the narratives of young students of middle-class or popular social classes from different public universities from the state of São Paulo, about how they relate themselves in the political-public space in the university. The qualitative research about the challenges faced by these students has indicated the existence of several course of action in the various moments of the university experience. The considerations over the tensions among engagement, militancy and political apathy are exposed here through the constitution of three great types of affiliation of these individuals while acting collectively, with the purpose of showing new ways of action of the contemporary university students.<hr/>RÉSUMÉ: Cet article présente des récits de jeunes étudiants des classes moyennes et des milieux populaires de différentes universités publiques de l’état de São Paulo en ce qui concerne la manière dont ils se rapportent dans l’espace publique politique au sein de l’université. La recherche qualitative à propos des défis communs auxquels sont confrontés ces étudiants a indiqué l’existence de plusieurs formes d’action dans les divers moments de l’expérience universitaire. La réflexion sur les tensions entre l’engagement, le militantisme et l’apathie politique est présentée ici à travers la mise en place de trois grands types d’affiliation de ces individus à l’agir collectif, afin d’illustrer les nouvelles formes d’action des étudiants universitaires contemporains. <![CDATA[Between the modern and the authoritarian, the liberal and the conservative: the political-ideological socialization project contained in Brazilian Problems Study subject]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401029&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Em 1969, foi tornada obrigatória a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB). Voltada a alunos do ensino superior, a EPB foi criada com o propósito de preparar, moral e civicamente, os jovens para a defesa da democracia, dos valores espirituais e éticos da nacionalidade, e para a contribuição no desenvolvimento e na segurança nacionais. A tríade Deus-Pátria-Família e a Doutrina de Segurança Nacional constituíam o conteúdo da disciplina, que deveria funcionar como um instrumento de luta ideológica contra o movimento estudantil, a infiltração comunista e o suposto esfacelamento da moral cristã. Dentro desse contexto, este artigo buscará contribuir com os estudos que enfocam projetos de socialização política conduzidos pelo Estado, tomando como objeto de análise o projeto de socialização contido na disciplina EPB.<hr/>ABSTRACT: In 1969, the Brazilian Problems Study subject (Estudo de Problemas Brasileiros - EPB) was made compulsory. It was addressed to students in higher education with the purpose of morally and civically preparing youngsters to defend democracy, the ethical and spiritual values of nationality, and to foment national security and development. The God-Motherland-Family triad and the National Security Doctrine (Doutrina de Segurança Nacional - DSN) constituted the content of EPB subject, which should work as an ideological struggle instrument against student movement, communist infiltration and the supposed disintegration of Christian morality. In this context, this article aims to contribute to studies that focus on political socialization projects conducted by the State, taking the socialization project contained in EPB subject as an object of analysis.<hr/>RESUME: En 1969, le cours «Étude de Problèmes Brésiliens» (Estudo de Problemas Brasileiros - EPB) a été rendu obligatoire pour tous les élèves de l’enseignement supérieur. Sous la forme du cours «Éducation Morale et Civique» (Educação Moral e Cívica - EMC), le cours EPB avait pour but de préparer les jeunes sur le plan moral et civique afin de défendre la démocratie, les valeurs spirituelles et éthiques de la nationalité brésilienne et de contribuer au développement du pays et à la sécurité nationale. La triade Dieu-Patrie-Famille et la Doctrine de Sécurité Nationale (Doutrina de Segurança Nacional - DSN) constituaient le corpus de la discipline, qui devait fonctionner comme un instrument de lutte idéologique contre les mouvements étudiants, l’infiltration communiste et le supposé délitement de la morale chrétienne. Dans ce contexte, le présent article cherche à contribuer aux études autour des projets de socialisation politique menés par l’État, en choisissant comme objet d’analyse le projet de socialisation inhérent au cours EPB. <![CDATA[The political socialization of students in the plural]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401045&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: No âmbito da socialização política e moral, estudos recentes têm vindo a descentrar-se da problemática da integração e a interessar-se pelas diferentes formas de fazer emergir o comum, segundo as diferentes gramáticas políticas e a partir da variabilidade dos contextos. Com o objetivo de conhecer o modo como os estudantes do ensino médio público português contribuem para fazer emergir o comum sob os constrangimentos da instituição escolar, aplicamos um questionário por cenários a 725 estudantes de 3 escolas da Grande Lisboa. Os resultados da análise sugerem que os estudantes mobilizam diferentes gramáticas políticas em situação, mostrando envolvimentos qualitativamente contrastados. Os resultados mostram ainda a grande vulnerabilidade dos estudantes nessas situações e os seus efeitos.<hr/>ABSTRACT: In the context of political and moral socialization, recent studies have been gradually decentering from the integration models issue to concentrate itself in the different ways to bring out the common, according to the different political grammars and from the variability of contexts. To find out how the students of the Portuguese public school contribute to bring out the common under the constraints of the educational institution, we applied a scenarios-based questionnaire to 725 students from 3 schools in the Greater Lisbon. The findings of analysis suggest that students mobilize different political grammars according to the situation, showing qualitatively contrasted engagements. The results still indicate the great vulnerability of students in these situations and their effects.<hr/>RÉSUMÉ: Dans le contexte de la socialisation politique et morale, des études récentes ont été progressivement décentrées de la question des modèles d’intégration pour se concentrer sur les différentes façons de faire ressortir le commun, selon les différentes grammaires politiques et à partir de la variabilité des contextes. Afin de savoir comment les élèves de l’école publique portugaise contribuent pour faire ressortir le commun sous les contraintes de l’institution scolaire, nous avons appliqué un questionnaire pour scénarios à 725 étudiants de 3 écoles de la Grande Lisbonne. Les résultats de l’analyse indiquent que les lycéens mobilisent de différentes grammaires politiques selon la situation, en montrant des engagements qualitativement contrastés. Les résultats révèlent encore la grande vulnérabilité des élèves dans ces situations et leurs effets. <![CDATA[The political socialization effects of “apolitical” unionism: a case study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401061&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Com base em um estudo de caso que permite o desenvolvimento de uma análise processual do engajamento no interior da Confederação Francesa Força Operária (Force Ouvrière), o artigo apresenta uma discussão sobre os efeitos da socialização política de um engajamento militante que se legitima tomando distância da política. A pesquisa demonstra como a desconfiança política pode, sucessivamente, facilitar ou dificultar a carreira sindical e, em seguida, como as relações interpessoais e aprendizados militantes conduzem à emergência de um progressivo interesse pela política. O ponto de vista sindical a partir do qual os agentes constroem sua relação com o mundo da política torna, contudo, improvável a satisfação desse “desejo de política” diante da oferta político-partidária existente.<hr/>ABSTRACT: Drawing on a case study, the article develops a processual analysis of the commitment in the French labor confederation Force ouvrière. It interrogates the political socialization effects of an activist commitment that takes its legitimacy by distancing itself from politics. It shows how political defiance, first facilitates, then impedes a unionist’s career. It also shows how union learning and socializing develops an increasing interest towards politics. However, the union standpoint from which social agents build their relationship to the political world makes highly improbable that the existing political parties be seen as a satisfactory response.<hr/>RÉSUMÉ: À partir d’une étude de cas permettant de développer une analyse processuelle de l’engagement au sein de la Confédération Force Ouvrière, l’article s’interroge sur les effets de socialisation politique d’un engagement militant qui se légitime dans la mise à distance de la politique. Il montre comment la défiance politique peut successivement faciliter et entraver la carrière syndicale, puis comment les fréquentations et apprentissages militants conduisent à faire émerger un intérêt accru pour la politique. Le point de vue syndical à partir duquel les agents construisent leur rapport au monde politique rend cependant improbable la satisfaction de ce «désir de politique» par l’offre partisane existante. <![CDATA[POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A RESISTÊNCIA ESTUDANTIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401079&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Com base em um estudo de caso que permite o desenvolvimento de uma análise processual do engajamento no interior da Confederação Francesa Força Operária (Force Ouvrière), o artigo apresenta uma discussão sobre os efeitos da socialização política de um engajamento militante que se legitima tomando distância da política. A pesquisa demonstra como a desconfiança política pode, sucessivamente, facilitar ou dificultar a carreira sindical e, em seguida, como as relações interpessoais e aprendizados militantes conduzem à emergência de um progressivo interesse pela política. O ponto de vista sindical a partir do qual os agentes constroem sua relação com o mundo da política torna, contudo, improvável a satisfação desse “desejo de política” diante da oferta político-partidária existente.<hr/>ABSTRACT: Drawing on a case study, the article develops a processual analysis of the commitment in the French labor confederation Force ouvrière. It interrogates the political socialization effects of an activist commitment that takes its legitimacy by distancing itself from politics. It shows how political defiance, first facilitates, then impedes a unionist’s career. It also shows how union learning and socializing develops an increasing interest towards politics. However, the union standpoint from which social agents build their relationship to the political world makes highly improbable that the existing political parties be seen as a satisfactory response.<hr/>RÉSUMÉ: À partir d’une étude de cas permettant de développer une analyse processuelle de l’engagement au sein de la Confédération Force Ouvrière, l’article s’interroge sur les effets de socialisation politique d’un engagement militant qui se légitime dans la mise à distance de la politique. Il montre comment la défiance politique peut successivement faciliter et entraver la carrière syndicale, puis comment les fréquentations et apprentissages militants conduisent à faire émerger un intérêt accru pour la politique. Le point de vue syndical à partir duquel les agents construisent leur rapport au monde politique rend cependant improbable la satisfaction de ce «désir de politique» par l’offre partisane existante. <![CDATA[Social demand, planning, and the right to basic education: an analysis of the São Paulo State education system during the 2015-2016 transition]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401089&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto procurou contribuir com o debate contemporâneo a respeito dos modelos de gestão da educação pública, apresentando dados empíricos e análises sobre a política recente de atendimento à demanda escolar do governo estadual de São Paulo. Demonstra que, embora reflexos da redução da fecundidade em coortes da população em idade de escolarização obrigatória possam ser observados, as matrículas nas escolas públicas estaduais tendem à estabilidade, não havendo retração de procura que justifique o fechamento de ciclos e unidades escolares pretendidos pela reorganização escolar proposta em 2015 e suspensa após protestos estudantis. Reúne, também, evidências de que a lógica que presidiu a reorganização continua vigente na gestão da demanda. A análise da evolução do tamanho das turmas entre 2015 e 2016 revela aumento do número de alunos por classe em todas as etapas da educação básica, em contradição com diretrizes do Conselho Nacional de Educação e em detrimento das condições de ensino e aprendizagem reivindicadas por estudantes e educadores.<hr/>ABSTRACT: This article aimed to contribute towards the contemporary debate regarding management models for public education. It presents empirical data and analysis regarding recent policies for attending the demand for schooling of the São Paulo State government administration. It demonstrates that, although one can observe reflexes of the fertility reduction in cohorts of the obligatory school-age population, enrollment in state public schools tends to be stable, with no retraction that would justify the closing of schooling cycles or units, which is the intention of the schooling reorganization proposed in 2015 that was suspended after students’ protests. It also gathers evidences that the logic that directed the reorganization continues to hold good regarding demand management. The analysis of the evolution of how the sizes of the classes are distributed from 2015 to 2016 reveals, in all the stages, the increasing number of students per class in contradiction to the directives of the National Council for Education and in detriment to the conditions for teaching and learning warranted by students and educators.<hr/>RÉSUMÉ: L’article vise à contribuer au débat contemporain sur des modèles de gestion pour l’éducation publique. Il présente des données empiriques et des analyses concernant les récentes politiques pour assister à la demande d’enseignement de l’administration du gouvernement de l’état de São Paulo. Il démontre que, bien que l’on peut observer les réflexes de la réduction de la fécondité dans des cohortes de la population en âge scolaire obligatoire, le nombre d’inscriptions dans les écoles publiques de l’état tendent à être stables, sans retrait ayant été observé qui justifierait la fermeture des cycles de scolarité ou d’unités d’enseignement, ce qui est l’intention de la réorganisation de l’enseignement proposée en 2015 qui a été suspendue après les protestations des étudiants. Il rassemble également des preuves que la logique qui a dirigé la réorganisation continue en vigueur à la gestion de la nouvelle demande. L’analyse de l’évolution de la façon dont les tailles des classes ont été distribuées entre 2015 et 2016 révèle, dans toutes les étapes, l’augmentation du nombre d’élèves par classe en contradiction avec les directives du Conseil national pour l’éducation et au détriment des conditions d’enseignement et d’apprentissage réclamés par les étudiants et les éducateurs. <![CDATA[The space dimension of the public school: readings on the reorganization of the network state of São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo discute o projeto de reorganização escolar apresentado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo no segundo semestre de 2015, buscando compreender as implicações socioespaciais do mesmo. Para tanto, articulou-se o debate teórico desenvolvido por diferentes autores nas últimas décadas sobre a dimensão espacial da educação e da escola pública no Brasil, com as análises construídas a partir dos dados do atual projeto de reorganização escolar. Trata-se de pesquisa em andamento e, por isso, o que se apresenta aqui são as primeiras análises dos mapeamentos e trabalhos de campo realizados no contexto da apresentação da proposta de reorganização escolar e das ocupações de escolas. Em decorrência do tamanho da rede estadual de educação, optou-se por desenvolver a análise a partir das informações das escolas estaduais localizadas na cidade de São Paulo. Em nossa perspectiva, o fechamento de escolas proposto no projeto de reorganização pode acentuar a desigualdade espacial da escola pública em São Paulo. Por isso, a importância da luta dos estudantes secundaristas que reafirma, entre outras coisas, a relação entre a escola, seus sujeitos e espacialidades.<hr/>ABSTRACT: This paper discusses the school reorganization project presented by São Paulo Secretary of Education, in 2015, seeking to understand its space implications. For this purpose, we relate the theoretical discussion developed by many researchers in the last decades about public education and school in Brazil, with analyses build from data about the current school reorganization project. This is ongoing research and, therefore, the first analyzes of mapping and field work in the context of the presentation of the school reorganization proposal and school occupations are presented here. Due to the size of the school state network, we chose to develop our analyses from the data of states schools located at the city of São Paulo. In our view, the closure of schools proposed in the reorganization project can enhance the spatial inequality of public school in São Paulo. Therefore, the importance of the struggle of high school students reaffirm, among other things, the relationship between the school, its subject and spatiality.<hr/>RÉSUMÉ: Dans cet article, nous discutons le projet de réorganisation scolaire présenté par le Département de l’éducation de l’état São Paulo dans la seconde moitié de 2015, en cherchant à comprendre ses implications socio-spatiales. Pour cela, nous avons articulé le débat théorique sur la dimension spatiale de l’éducation et de l’école publique au Brésil, mis au point par de différents auteurs au cours des dernières décennies, avec l’analyse construite à partir de la conception actuelle des données de réorganisation de l’école. Cette recherche est encore en cours et, par conséquent, ce que nous présentons ici, sont les premières analyses de cartographie et de travail sur le terrain dans le cadre de la présentation de la proposition de réorganisation et occupation de l’école. En raison de la taille du reseau scolaire de l’état, nous avons choisi de développer l’analyse des informations provenant des écoles publiques situées dans la ville de São Paulo. À notre avis, la fermeture des écoles proposée dans le projet de réorganisation peut faire ressortir l’inégalité spatiale de l’école publique à São Paulo. Ainsi, il est important la lutte des lycéens qui réaffirme, entre d’autres choses, la relation entre l’école, ses sujets et les spatialités. <![CDATA[Limitations on Participation and “democratic” management in the schools of the State of São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401143&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: As recentes reivindicações dos estudantes de São Paulo tornam relevante o tema da gestão democrática. Grêmios, Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres (APM) se mostraram instituições, embora rudimentares na prática, fundamentais para efetivar uma vida democrática nas escolas. Este artigo trata dois aspectos dessa questão: primeiro, faz uma investigação do campo jurídico-político da gestão democrática escolar, desde os primeiros sinais de abertura democrática até o avanço neoliberal. Em seguida, discute as políticas de educação do Estado de São Paulo, desde a primeira “reorganização” de 1995, as quais podem ser identificadas como “choques” de gestão empresarial, de caráter administrativo, financeiro e pedagógico, que interferem e desvalorizam a gestão democrática nas escolas do Estado.<hr/>ABSTRACT: The recent claims of the students from São Paulo highlight the issue of democratic management. Students Associations, School Councils, and Parent-Teacher Associations have proven institutions, although rudimentary in practice, fundamental to carry out a democratic life in schools. This paper considers two features: do an investigation of the legal and political field of school democratic management since the first democratic opening signals to the neoliberal advance. Then, the inquire points up the proposals of management by educational policies in the State of São Paulo from the first “reorganization” at 1995, which could be identified as a “shocks” of business management with administrative, financial and pedagogical aspects, that interfere and devalue the democratic management in State schools.<hr/>RÉSUMÉ : Les revendications récentes des étudiants de l’état de São Paulo soulèvent les questions inhérentes à la gestion démocratique de l’école. Des syndicats des étudiants, des conseils scolaires, l’Association des Parents et des Professeurs (APM), malgré leurs actions encore rudimentaires, sont fondamentaux pour une vie démocratique dans les écoles. Cet article en envisage deux aspects fondamentaux : d’abord, il interroge le terrain juridique et politique de gestion démocratique de l’école dès les premiers signaux d’ouverture démocratique jusqu’à l’avancée néo-libérale. Ensuite, il problématise les politiques éducationnelles de l’état de São Paulo, et, en particulier, la première « réorganisation » de 1995 : les «chocs» de gestion d’entreprises qui ont des impacts financiers, administratifs et pédagogiques et qui interfèrent et dévalorisent la gestion démocratique dans les écoles publiques de l’état. <![CDATA[“Occupy and resist”: recent student activism in São Paulo - Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401159&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo sugere rumos para a interpretação das ocupações juvenis nas escolas estaduais paulistas ocorridas em 2015. Tratando-se de evento recente, o estudo foi baseado no levantamento de fontes secundárias, como jornais e revistas, redes sociais e publicações acadêmicas. As mudanças na rede estadual resultaram em aumento no número de jovens, e ficaram evidentes as tensões e os desencontros entre a escola e os segmentos juvenis, também destacados por significativa literatura acadêmica. Por fim, realizou-se uma análise das ocupações estudantis como modalidade de ação coletiva que interroga as políticas educacionais e a cultura escolar a partir de novas estratégias e linguagens, distintas dos mecanismos tradicionais da democracia representativa.<hr/>ABSTRACT: This paper intended to suggest routes in order to understand the youth occupations in São Paulo state schools in 2015. As it was a recent event, the study was based on secondary sources such as newspapers and magazines, social networks and academic publications. It was verified that a series of changes in the São Paulo state educational system resulted in a greater presence of teenagers and young students, as well as the tensions and disagreements between the school institution and the youth became evident. Finally, there was an analysis of the student occupations as a form of collective action that questions the educational policies and school culture from new strategies and languages, distinct from the traditional mechanisms of representative democracy.<hr/>RÉSUMÉ: L’article suggère des itinéraires pour l’interprétation des occupations juvéniles dans les écoles de l’état de São Paulo en 2015. En s’agissant d’un événement récent, l’étude a été basée sur l’enquête de sources secondaires, telles que des journaux et des magazines, des réseaux sociaux et des publications académiques. Il semble que les changements dans le réseau d’enseignement de l’état a donné lieu à une croissante présence des jeunes sur la scène politique. Sont aussi évidentes les tensions et les détournements entre l’école et les segments juvénils, aussi détachés par une littérature académique significative. Nous concluons que les occupations étudiantes ont été aussi une forme d’ action collective qui interroge les politiques éducatives et la culture de l’école à partir de nouvelles stratégies et langages, différenciées des mécanismes traditionnels de la démocratie représentative . <![CDATA[Schools in struggle, political education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401177&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos.<hr/>ABSTRACT: This article discusses the recent days of fighting enthralled by high school students, in particular the movement of occupation of the São Paulo state schools, which occurred at the end of 2015. We intend to analyze in broad terms the political, economic and educational context in which such conflicts are fall lie and to reflect on its formative and organizational potentials, considering the form and the contents of the students actions in the light of the criticism of the dominant modes education. Such study will be based on data observation and informal conversations established during visits to occupied schools, on analysis of cultural productions and emblematic episodes developed by students within their struggles, and on journalistic news and academic papers.<hr/>RESUME: Cet article décrit les récentes journées de lutte des étudiants secondaires (lycéens), en particulier le mouvement d’occupation des écoles publiques dans l’état de São Paulo, qui ont eu lieu à la fin de 2015. Nous avons l’intention d’analyser en termes généraux le contexte politique, économique et éducationnel de ces conflits, aussi bien de réfléchir sur leurs potentialités de formation et d’organisation, en considérant la forme et le contenu de l’action des lycéens à la lumière de la critique des modes dominants de l’enseignement. Cette étude est basée sur l’observation et les conversations informelles établies avec les étudiants au cours des visites dans les écoles occupées, l’analyse des productions culturelles et des épisodes emblématiques développés par les étudiants au sein de leurs luttes, aussin bien que des articles de presse et des travaux académiques. <![CDATA[Youth policy: life stories, education and resistance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401203&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo tem como objetivo identificar experiências vivenciadas por jovens que, de alguma forma, caracterizam-se como de re(x)istência aos processos de normalização oriundos das políticas governamentais. Optamos, como estratégia de pesquisa, reconstruir as histórias de vida de dois jovens paraibanos. Para tanto, apoiamo-nos fundamentalmente em ferramentas foucaultianas, a fim de compreender melhor nosso objeto de pesquisa. Nossos achados apontam que os jovens têm construído tanto modos de vida que estão capturados pelos processos de normalização, como também demonstram, em certa medida, experiências de singularização ou de re(x)istência.<hr/>ABSTRACT: This article aims to identify experiences lived by young people who, somehow, characterized as re(x)istence to standardization processes from government policies. This research reconstructs the life stories from two young boys from the Brazilian state, Paraíba. Therefore, we are fundamentally supported by Foucault’s theory to better understand our research object. We find young people who have built ways of life that are captured by the standardization process, but also demonstrate singular experiences or re(x)istence.<hr/>RÉSUMÉ: Le présent article a l’objectif d’identifier les expériences vécues par des jeunes, qui, dans une certaine mesure, se caractérisent par une ré(ex)sistance aux processus de normalisation issus des politiques gouvernementales. Nous avons adopté comme stratégie de recherche la reconstitution des parcours de vie de deux jeunes de l’état de Paraïba, au Brésil. Les outils et travaux de Foucault ont constitué une base conceptuelle pour mieux appréhender ce sujet de recherche. Nos résultats révèlent que les jeunes, en même temps qui ont développé des modes de vie empreints de processus de normalisation, aussi révèlent des expériences de singularisation et ré(ex)sistance. <![CDATA[The school as a place for diversity and human development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401223&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto tem o propósito de apresentar elementos para uma análise das possibilidades de desenvolvimento humano na escola, tendo como preocupação as políticas educacionais propostas para o acolhimento da diversidade. Para tanto, propõe-se a: discutir o contexto em que a atenção à diversidade firma-se nas políticas educacionais brasileiras; apresentar dados do Censo Escolar com registros da presença da população considerada parte da diversidade populacional brasileira na escola; e problematizar situações registradas em instituições escolares, em que são identificadas diferentes formas de lidar com a diversidade. Para considerações finais, este trabalho ressalta os desafios a serem superados para garantir o desenvolvimento humano pleno nos espaços escolares.<hr/>ABSTRACT: The paper aims at introducing some elements for an analysis of the possibilities of human development in the school, concerning the education policy proposed to deal with diversity. The following steps will be taken: discussion about the context in which the attention to diversity is included in the Brazilian education policies; presentation of the School Census data regarding the presence of the population considered as part of the Brazilian diversity population in schools; and problematization of different situations in educational institutions, in which several forms of diversity are identified. In the final considerations, the paper highlights the challenges to be overcome in order to guarantee the full human development in schools.<hr/>RÉSUMÉ: Ce texte vise à fournir éléments pour une analyse des possibilités de développement humain à l’école, comme souci des politiques éducatives pour l’acceptation de la diversité. À cette fin, il est proposé de: Discutez du contexte dans lequel l’attention à la diversité est mise en évidence dans les politiques éducatives brésiliennes; Présent les données de recensement scolaire avec la présence de population considérés comme partie de la diversité de la population brésilienne à l’école; Problématiser situations inscrits dans les écoles, qui sont identifiés différentes façons de composer avec la diversité. Pour considérations, ce travail met en évidence les défis à surmonter pour l’assurance du développement humain intégral dans les espaces scolaires. <![CDATA[Education of young people and equality in the exercise of the right to education in Brazil: clashes of the early twenty-first century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401241&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto objetiva examinar a concepção das políticas de democratização da escolarização dos jovens, desenvolvida no início deste século. Os dados e as análises apresentados, que fazem parte de uma pesquisa mais ampla que conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constituem duas sessões principais. A primeira é voltada à reflexão da inclusão dos jovens à escolarização básica e superior como resultado de políticas construídas sobre o princípio da desigualdade legítima e não sob o princípio da equidade no acesso aos direitos a partir de abordagens teóricas que discutem o movimento histórico atual do novo espírito do capitalismo. A segunda sessão, assentada no estudo empírico das informações primárias sistematizadas e selecionadas do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), interpreta a situação recente da escolaridade dos jovens de 15 a 29 anos de idade e suas taxas de ocupação na vida social. O argumento desenvolvido é de que as políticas educacionais para os jovens são resultado de medidas de adequação da educação brasileira à lógica da competitividade instaurada no capitalismo global, com características marcadas pela busca de um suposto equilíbrio inclusão/exclusão vis-à-vis à histórica limitação das ações governamentais direcionadas à igualdade dos direitos.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to examine the design of youth education democratization policies developed at the beginning of the century. The data and analysis presented, which are part of a broader research that is funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), form two main sessions. The first aimed to reflect the inclusion of young people into basic and higher education as a result of policies constructed on the principle of legitimate inequality and not on the principle of equal access to rights from theoretical approaches to discuss the current historical movement of the new spirit of capitalism. The second session, seated in the empirical study of systematized and selected primary information from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) database, interprets the recent situation of the education of young people, 15 to 29 years old, and their occupancy rates in social life. The argument is that education policies for young people are the result of adaptation measures of Brazilian education to the logic of competitiveness brought in global capitalism, with features marked by the pursuit of a supposed inclusion/exclusion balance in relation to the historical limitation of governmental actions aimed at equal rights.<hr/>RÉSUMÉ: Ce texte a le but d’examiner la conception des politiques de démocratisation de la scolarisation des jeunes développées dans le début de ce siècle. Les données et les analyses présentées appartiennent à une recherche plus complexe qui a le soutien financier du Conseil national du développement scientifique et technologique (CNPq) et sont constituées de deux parties principales. La première concerne la réflexion que l’inclusion des jeunes à l’éducation de base et l’enseignement supérieur est le résultat des politiques crées sur le principe de l’inégalité légitime et pas sur le principe de l’égalité à l’accès aux droits à partir des démarches théoriques lesquelles discutent le mouvement historique actuel du nouveau esprit du capitalisme. La deuxième partie est basée sur l’étude empirique des informations primaires organisées et sélectionnées de la base de données de l’Institut brésilien de géographie et statistique (IBGE) et explique la situation présente de la scolarité des jeunes de 15 à 29 ans et leurs pourcentages d’occupation à la vie sociale. Le raisonnement développé indique que les politiques éducationnelles pour les jeunes sont le résultat de mesures d’adéquation de l’éducation brésilienne à la logique de la compétitivité installée par le capitalisme global, bien que des caractéristiques de recherche d’un prétendu équilibre entre inclusion et exclusion face à la limitation historique des actions gouvernementales qui visent l’égalité des droits. <![CDATA[LISTA DE PARECERISTAS <em>AD HOC</em> DE 2016]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401271&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto objetiva examinar a concepção das políticas de democratização da escolarização dos jovens, desenvolvida no início deste século. Os dados e as análises apresentados, que fazem parte de uma pesquisa mais ampla que conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constituem duas sessões principais. A primeira é voltada à reflexão da inclusão dos jovens à escolarização básica e superior como resultado de políticas construídas sobre o princípio da desigualdade legítima e não sob o princípio da equidade no acesso aos direitos a partir de abordagens teóricas que discutem o movimento histórico atual do novo espírito do capitalismo. A segunda sessão, assentada no estudo empírico das informações primárias sistematizadas e selecionadas do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), interpreta a situação recente da escolaridade dos jovens de 15 a 29 anos de idade e suas taxas de ocupação na vida social. O argumento desenvolvido é de que as políticas educacionais para os jovens são resultado de medidas de adequação da educação brasileira à lógica da competitividade instaurada no capitalismo global, com características marcadas pela busca de um suposto equilíbrio inclusão/exclusão vis-à-vis à histórica limitação das ações governamentais direcionadas à igualdade dos direitos.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to examine the design of youth education democratization policies developed at the beginning of the century. The data and analysis presented, which are part of a broader research that is funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), form two main sessions. The first aimed to reflect the inclusion of young people into basic and higher education as a result of policies constructed on the principle of legitimate inequality and not on the principle of equal access to rights from theoretical approaches to discuss the current historical movement of the new spirit of capitalism. The second session, seated in the empirical study of systematized and selected primary information from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) database, interprets the recent situation of the education of young people, 15 to 29 years old, and their occupancy rates in social life. The argument is that education policies for young people are the result of adaptation measures of Brazilian education to the logic of competitiveness brought in global capitalism, with features marked by the pursuit of a supposed inclusion/exclusion balance in relation to the historical limitation of governmental actions aimed at equal rights.<hr/>RÉSUMÉ: Ce texte a le but d’examiner la conception des politiques de démocratisation de la scolarisation des jeunes développées dans le début de ce siècle. Les données et les analyses présentées appartiennent à une recherche plus complexe qui a le soutien financier du Conseil national du développement scientifique et technologique (CNPq) et sont constituées de deux parties principales. La première concerne la réflexion que l’inclusion des jeunes à l’éducation de base et l’enseignement supérieur est le résultat des politiques crées sur le principe de l’inégalité légitime et pas sur le principe de l’égalité à l’accès aux droits à partir des démarches théoriques lesquelles discutent le mouvement historique actuel du nouveau esprit du capitalisme. La deuxième partie est basée sur l’étude empirique des informations primaires organisées et sélectionnées de la base de données de l’Institut brésilien de géographie et statistique (IBGE) et explique la situation présente de la scolarité des jeunes de 15 à 29 ans et leurs pourcentages d’occupation à la vie sociale. Le raisonnement développé indique que les politiques éducationnelles pour les jeunes sont le résultat de mesures d’adéquation de l’éducation brésilienne à la logique de la compétitivité installée par le capitalisme global, bien que des caractéristiques de recherche d’un prétendu équilibre entre inclusion et exclusion face à la limitation historique des actions gouvernementales qui visent l’égalité des droits.