Scielo RSS <![CDATA[Educação & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-733020170001&lang=pt vol. 38 num. 138 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<em>EDUCAÇÃO & SOCIEDADE:</em> UMA HISTÓRIA DE LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo explora uma falácia, chamada “ideologia de gênero”, que aflorou nas discussões sobre os atuais Planos de Educação. Revisita os principais marcos internacionais e nacionais surgidos desde 1948 relativos aos direitos humanos, à educação, à igualdade de gênero e à erradicação da discriminação e violência motivadas por gênero, orientação sexual e identidade de gênero. Examina argumentos de segmentos reacionários e/ou acríticos da sociedade contra a inclusão desses temas nos Planos. Conclui apontando para a necessidade do envolvimento de outros setores a fim de diminuir o enviesamento e contribuir para que a Educação brasileira incorpore a igualdade de gênero e o respeito à diversidade sexual.<hr/>ABSTRACT: This article explores a fallacy, known as “gender ideology”, that came to the surface in the discussions about the current Education Plans. It revisits international and national frameworks arising since 1948 on human rights and education, gender equality and the eradication of discrimination and violence based on gender, sexual orientation and gender identity. Arguments made by reactionary and/or uncritical segments of society against the inclusion of these themes in the Education Plans are examined. The article concludes by pointing to the need for other sectors to become engaged in order to reduce bias and contribute towards Brazilian Education incorporating gender equality and respect for sexual diversity.<hr/>RESUME: Cet article explore une erreur appelée ‘idéologie du genre’ qui a fait surface dans les discussions sur les plans d’éducation actuels. On revisite les principaux monuments nationaux et internationaux apparus depuis 1948 sur les droits de l’homme, l’éducation, l’égalité des sexes et l’élimination de la discrimination et la violence motivées par le sexe, l’orientation sexuelle et l’identité de genre. On examine des arguments de segments réactionnaires et / ou non critiques de la société contre l’inclusion de ces sujets dans les plans. Pour conclusion on souligne la nécessité de la participation d’autres secteurs afin de réduire les préjugés et contribuer à l’éducation brésilienne pour qu’elle intègre l’égalité des sexes et le respect de la diversité sexuelle. <![CDATA[EDUCAÇÃO E LUTA PELA TERRA NO BRASIL: A FORMAÇÃO POLÍTICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Nos movimentos que se colocam contra a ordem estabelecida, faz-se necessária uma formação que dê conta de compreender as circunstâncias vividas a partir de suas contradições sociais, numa visão que privilegie a transformação da realidade por aqueles que se colocam em luta. No caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao mesmo tempo em que o conflito imediato se dá pela terra, as lutas expressam a permanência da questão agrária como fundamento da elevada exploração do trabalho no Brasil. A questão que se coloca é se os que estão na frente de combate possuem uma visão capaz de articular o olhar sobre as ocupações das quais participam, com a totalidade das relações que determinam a questão agrária em nosso país. Discute-se que a compreensão da totalidade das relações que estão na base da exploração do trabalho não advém espontaneamente da luta, mas de um trabalho sistemático de formação política articulada com o desenvolvimento da teoria e da prática relativas ao avançar dos embates entre as classes. Sendo assim, neste texto apresentamos nosso entendimento sobre formação política; em seguida, traçamos uma discussão sobre a formação política na pedagogia do MST e, por fim, realizamos uma reflexão crítica a esse respeito.<hr/>ABSTRACT: In the movements that arise against the established order, it is necessary a political formation that is able to understand the circumstances experienced from its social contradictions, in a vision that favors the transformation of reality by those who put themselves in struggle. In the case of the Landless Workers’ Movement (MST), while the immediate conflict is over land, struggles express the permanence of the agrarian question as the foundation of elevated labor exploitation in Brazil. The question that arises is whether those in struggle articulate the goals and meaning of the occupations in which they participate with the multiple determinations of the agrarian question in our country. It is argued that an understanding of the totality of the relationships that are in the base of labor exploitation does not come from struggle spontaneously, but rather from a systematic work of political education articulated with the development of theory and practice relative to the advance of the conflicts between classes. Thus, in this paper we present our understanding of political formation; then we draw a discussion of the political formation in MST’s pedagogy; and finally present a critical reflection on this.<hr/>RÉSUMÉ: Dans des mouvements sociaux qui se positionnent contre l’ordre établi il faut construire une formation politique qui ait la capacité d’appréhender les circonstances vécues à partir de leurs contradictions sociales, en privilégiant la transformation de la réalité par ceux qui sont engagés dans cette lutte. Dans le cas du Mouvement des Travailleurs Ruraux Sans Terre (MST), les luttes expriment, à la fois, le conflit immédiat pour l’accès à la terre et la continuité de la question foncière en tant que fondement du taux très élevé d’exploitation du travail au Brésil. La question à laquelle nous nous confrontons est de savoir si ceux qui étaient sur le front des actions réalisées par le MST articulaient les objectifs et le sens des occupations des terrains agricoles auxquelles ils participaient avec les déterminations multiples de la question agraire au Brésil. Dans ce sens, on montrera que la compréhension de la totalité des relations qui sont à la base de l’exploitation du travail n’advient pas spontanément de la lutte, mais d’un effort systématique de formation politique articulé avec le développement de la théorie et de la pratique relatives au progrès des conflits entre les classes. Ainsi, d’abord, nous présenterons notre interprétation de l’importance et du sens de la formation politique. Ensuite, nous nous focaliserons sur la place de la formation politique au sein de la pédagogie du MST et, enfin, on en proposera une évaluation critique. <![CDATA[LÓGICAS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO PRISIONAL FEMININO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo discute a educação escolar em instituições prisionais exclusivamente femininas e apresenta resultados de um estudo que analisou as experiências educacionais de mulheres em situação de aprisionamento em quatro instituições de Minas Gerais. O material empírico foi produzido por meio de um formulário com dados sobre o perfil socioeconômico respondido por 196 mulheres; entrevistas com os responsáveis pela oferta educativa; análise dos projetos pedagógicos; e entrevistas com 11 mulheres. Os dados foram analisados com o aporte teórico da discussão das categorias exclusão/inclusão e revelam processos interdependentes desse binômio que antecedem e configuram a situação de privação de liberdade, ao mesmo tempo em que forjam expectativas futuras.<hr/>ABSTRACT: The article discusses the school education in exclusively female prisons and presents the results of a study that analyzed the educational experiences of women in imprisonment situation in four Minas Gerais institutions. The empirical material was produced by means of a form containing data on the socioeconomic profile answered by 196 women; interviews with those responsible for educational offer; analysis of pedagogical projects; and interviews with 11 women. The data were analyzed with the theoretical support of the discussion of the categories of exclusion/inclusion and reveal interdependent processes of this dual role which precede and shape the situation of deprivation of liberty, while forging future expectations.<hr/>RESUME: L'article discute l'enseignement scolaire dans les prisons pour femmes et présente les résultats d'une étude sur les expériences éducatives des femmes emprisonnées dans quatre institutions de l´état de Minas Gerais. Comme stratégie de recherche, un formulaire sur le profil socio-économique a été répondu par 196 femmes ; des entretiens ont été realisés avec les responsables de l'offre de l'enseignement, bien que l'analyse des projets pedagogiques et des entretiens avec d'autres 11 femmes. Les données ont été analysées avec le soutien théorique des catégories d'exclusion et d'inclusion et montrent des processus interdépendants qui précèdent et façonnent la situation de privation de liberté, tout en forgeant des attentes futures. <![CDATA[PENSAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÃO DE ESCOLA E AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO POR PARTE DE MÃES DE ALUNOS DEFICIENTES DE SÃO GONÇALO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A pesquisa teve por objetivo geral investigar a avaliação das famílias a respeito dos resultados das políticas de educação especial, implantadas na rede municipal de São Gonçalo (RJ) a partir de 2009, na vida escolar de seus filhos. Realizou-se pesquisa de campo utilizando entrevista semiestruturada, analisada na perspectiva da análise categorial de Bardin. Os resultados demonstraram que na avaliação das mães entrevistadas as políticas, mesmo não universalizadas, com indícios de que precisam melhor atender aos alunos com deficiência intelectual (DI), colaboram para a vida escolar dos alunos.<hr/>ABSTRACT: The research had as general objective to investigate the assessment of families regarding the results in the school life of their children, the special education policies implemented in the city of São Gonçalo/RJ from 2009. We conducted field research using semi-structured interviews, analyzed in terms of categorical analysis of Bardin. In the evaluation of mothers interviewed the results showed that the policy collaborate positively in the life of students, although isn’t universalized and evidence needs to better serve students with intellectual disabilities.<hr/>RÉSUMÉ: L’objectif de cette recherche a été étudier l’opinion des familles sur la politique de l’éducation pour les élèves à besoins spécifiques, implémentée dans le réseau communal de São Gonçalo (RJ) à 2009. Un questionnaire semi-structuré a été appliqué pendant l’enquête de terrain, fondé sur l’analyse catégoriel de Bardin. Les résultats montrent que les mères conçoivent que les politiques inclusives, encore que non universelles et montrant que nécessitent des améliorations, contribuent à la vie scolaire des enfants. <![CDATA[Inclusion as a process for the education: experience of all kids included in a Cuban university educator’s]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: El trabajo analiza la experiencia de inclusión en la educación superior en Cuba atendiendo a diferentes aspectos. En el orden teórico se aborda la concepción de inclusión que sustenta las prácticas educativas y la población que recibe ayudas especiales para acceder, permanecer y egresar de las universidades lo cual tiene sustento en la teoría de las necesidades educativas especiales. En el orden metodológico se presentan alternativas para los procesos de inclusión. En el orden práctico se caracteriza brevemente la Universidad de Holguín y se exponen resultados obtenidos, especificando procedimientos pedagógicos que son viables en el contexto de la sociedad cubana. Se utilizan diversas fuentes como: resultados de un proyecto de investigación, documentos de colectivos pedagógicos e historias de vidas.<hr/>ABSTRACT: The paper analyses a comprehensive experience on Higher Education in Cuba considering different aspects. From the theoretical point of view, the conception of inclusion that supports educational practices and the population receiving special assistance to attendance, retention and graduation from universities, not only from those having some kind of disability. In the methodological order, alternatives that support inclusion processes are included. From the practical approach, it briefly characterizes the University of Holguin and it exposes achieved results, stating teaching procedures that are sustainable in the context of Cuban society. Several sources are used such as: results of a research project, documents on educational groups and individual’s life records.<hr/>RÉSUMÉ: Cet article analyse l’expérience d’inclusion dans l’éducation supérieure à Cuba et tient en compte de différent aspects. Dans la théorie, on aborde la conception d’inclusion qui soutient les pratiques éducatives et la population qui reçoit des aides spéciales pour accéder, demeurer et se diplômer dans les universités et pas seulement ceux qui ont un type de handicap. Dans la méthodologie, on présente des alternatives qui soutiennent les processus d’inclusion et dans la pratique on réalise une brève caractérisation de l’Université d’Holguín et on montre des résultats y obtenus en spécifiant des procédures pédagogiques qui sont viables dans le cadre social cubain. De différentes sources ont été utilisées, telles que : des résultats d’un projet de recherche, des documents des groupes éducatifs et des histoires de vie. <![CDATA[ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E AMBIENTE DE TRABALHO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Pessoas com deficiência ingressam no mercado de trabalho para realizar atividades produtivas e construir sua independência. O avanço da legislação não impede dificuldades de ingresso e permanência nas organizações laborais. Nesta investigação, o campo escolhido foi uma universidade pública. Os participantes foram servidores técnico-administrativos e docentes com deficiência, que opinaram sobre a sua experiência de ingresso e as condições de trabalho que lhe foram oferecidas na instituição. As análises revelam o despreparo da organização no momento de receber o trabalhador; o preconceito e a discriminação no trato com colegas e chefias e a indiferença à lei. Apesar das condições materiais existentes, há uma valorização e motivação dos servidores para ter acesso ao emprego.<hr/>ABSTRACT: People with disabilities enter the labor market to carry out productive activities and build their independence. The advance of legislation does not preclude difficulties in entering and remaining in labor organizations. In this investigation, the chosen field was a public university. Participants were technical and administrative staff and teachers with disabilities, who reported on their entry experience and working conditions that were offered at the institution. The analysis reveals the unpreparedness of the organization at the time of receiving the workers; the prejudice and discrimination in dealing with colleagues and managers; and indifference to the law. Despite the existing material conditions, servants show appreciation and motivation for having access to employment.<hr/>RÉSUMÉ: Les personnes handicapées entrent sur le marché du travail pour mener à bien des activités productives et de construire leur indépendance. L’avance de la législation ne l’empêche pas d’entrée de difficultés et est resté dans les organisations syndicales. Dans cette enquête, le domaine choisi est une université publique. Les participants étaient personnel technique et administratif et les enseignants handicapées, qui disent à propos de leur expérience de l’entrée et les conditions de travail qui ont été offerts à l’établissement. Les analyses révèlent l’impréparation de l’organisation au moment de recevoir le travailleur ; les préjugés et la discrimination dans le traitement avec des collègues et des gestionnaires; indifférence à la loi. Malgré les conditions matérielles existantes il ya une appréciation et la motivation des serveurs d’avoir accès à l’emploi. <![CDATA[UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL E SUA HISTORIOGRAFIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente.<hr/>ABSTRACT: This paper focuses the historiography of the Brazilian educational movement between 1920 and 1930, especially about the training for teaching. On one hand, it discusses the relevance of the Education Institute of Rio de Janeiro (ISERJ) to understand the period and the theme. It suggests that this institution was marked by the transformation in the education movement memory. On the other hand, it examines the meaning of the current discusses about the training for teaching to the interpretations on the ISERJ. Finally, the text reflects about a major change in how we respond to the challenge of training for teaching. The conclusion affirms the gap between an ennobling exclusionary, selective and elitist program of teacher preparation in the past and the current practices of disqualification of the teaching exercise.<hr/>RÉSUMÉ: Cette article traite l'historiographie du mouvement éducatif brésilien entre 1920 et 1935, en particulier les études de la formation des enseignants. D'un côté, on discute l'importance de l'Institut d'Éducation de Rio de Janeiro (ISERJ) pour comprendre la période et le thème. On suggère que cette institution a été marquée par changements dans la mémoire du mouvement éducatif des années 1920 et 1930. D'autre part, on examine la signification des discussions en cours sur la formation des enseignants pour l'interprétation de l'Institut d'Éducation de Rio de Janeiro. Enfin, on réfléchit sur un changement fondamental dans la façon dont nous répondons au défi de la formation pour l'enseignement. La conclusion indique la distance entre une programme d'ennoblissement, sélectif and élitiste, de préparation des enseignants dans le passé et les pratiques actuelles de disqualification d'activité d'enseignant. <![CDATA[CURRÍCULO, RACISMO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo teve por objetivo analisar a contribuição de prescrições curriculares para o enfrentamento do racismo, por meio do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O referencial teórico-metodológico, pautado em Bakhtin, implicou a análise discursiva - eminentemente dialógica - de documentos curriculares: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. A análise dos resultados evidenciou que, embora existam currículos comprometidos com relações étnico-raciais, a manutenção das práticas tradicionais deixa claro que normas curriculares, por si só, são incapazes de promover igualdade racial no Brasil.<hr/>ABSTRACT: The aim of this article was to analyze how curriculum prescriptions contribute to combat racism by means of the teaching of Portuguese language in high schools. The theoretical and methodological frameworks, which are grounded on Bakhtin, implied the dialogue-based discourse analysis of the following curriculums: the Brazilian Education Guidelines Law, the Brazilian Curriculum Parameters for High School Education, the New Brazilian Curriculum Parameters for Primary Education, the Curriculum Drivers for High School Education, and National Common Core Curriculum. The analysis of the results obtained revealed that although there are national common core curriculums which are committed to racial and ethnic relations, sticking to traditional teaching practices proves that syllabus directives alone fail to promote racial equality in Brazil.<hr/>RÉSUMÉ: Cet article vise à analyser les contributions des prescriptions du curriculum pour combattre le racisme dans les écoles secondaires par le biais de l’enseignement du portugais. Les références théoriques et méthodologiques sont fondées sur Bakhtine. Nous avons effectué une analyse du discours éminemment fondée sur le dialogue des programmes suivants: la Loi des Directrices et des Bases de l’Éducation National (LDB), les Paramètres du Curriculum secondaire, les nouveaux Paramètres brésiliens du curriculum primaire et du Curriculum pour le lycée (l’Éducation de Base) et la Base Commune pour l’élaboration du Curriculum National. L’analyse des résultats obtenus a révélé que, en dépit de l’existence de programmes engagés aux relations raciales et ethniques, la tenue des pratiques pédagogiques traditionnelles prouve que les directives du Curriculum seules ne réussissent pas à promouvoir l’égalité raciale au Brésil. <![CDATA[ESCRITÓRIOS TÉCNICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Quando, a partir dos anos 1960, o território das universidades brasileiras passou a ter o câmpus por modelo, foi preciso criar escritórios técnicos responsáveis por sua construção. Neste artigo, pretendemos mostrar a atuação de equipes técnicas no projeto e na construção do câmpus. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve inúmeros profissionais de variada formação, técnicos e acadêmicos, várias instâncias de decisão e de autorização. Escolhemos, como exemplo, o Escritório de Desenvolvimento Físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Utilizamos como fonte, além dos conhecimentos adquiridos em mais de uma década com pesquisas neste tema, uma bibliografia geral e uma específica.<hr/>ABSTRACT: When, in the 1960s, Brazilian universities adopted the campus model, there was a need to create technical offices responsible for its construction. In this article, we intend to show the performance of these technical teams in campus design and construction. It is a very complex task, involving many professionals of varied backgrounds, technical and academic, with several decision and authorization instances. We choose as an example the technical office of the Federal University of São Carlos, UFSCar, called the Physical Development Office, EDF. As sources, in addition to knowledge gained in more than a decade of research in this subject, we used a general and another more specific bibliography, aimed at the study of these offices.<hr/>RÉSUMÉ: A partir du moment, aux années 1960, le territoire des universités brésiliennes a adopté le modèle de campus et il a fallu créer des équipes techniques responsables de sa construction. En cet article, nous prétendons montrer le travail du projet et de construction de ces bureaux techniques. Il s'agit d'une tâche très complexe qui réunit plusieurs sortes de professionnels, techniciens et académiciens, et plusieurs instances de décision et d'autorisation. Nous avons choisi comme exemple le bureau de l'Université Fédérale de São Carlos. Comme source nous avons utilisé en outre nos connaissances sur ce sujet, acquises pendant une décennie de recherches sur ce thème, une bibliographie générale et une plus attachée aux études sur ce type de bureau. <![CDATA[DESIGUALDADES DE RENDA: A ESCOLARIDADE EM QUESTÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O trabalho objetiva discutir o efeito da escolaridade sobre as desigualdades de renda em duas metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, contrastando dois modelos analíticos: o modelo referente à teoria do capital humano e o modelo overeducation, required education e undereducation (ORU). Esse contraste procura apresentar evidências empíricas de que a escolaridade exigida pela ocupação é mais relevante do que a escolaridade do indivíduo. Porém, tanto numa situação como noutra, o efeito da escolaridade sofre alteração a depender da conjuntura do mercado de trabalho: numa situação de elevada taxa de desemprego, o efeito da escolaridade é mais elevado; o contrário se evidencia quando a taxa de desemprego é mais reduzida. Foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2002, 2007 e 2013.<hr/>ABSTRACT: The work discusses the effect of education on income inequality in two Brazilian cities, Rio de Janeiro and Sao Paulo, contrasting analytical models: the model related to the theory of human capital and the overeducation, required education and undereducation (ORU) model. This contrast seeks to present empirical evidence that the education required by occupation is more relevant than individuals' level of education. However, in both situations the effect of education changes depending on the labor market condition: in a high unemployment one, the effect of education is higher; the opposite is evident when the unemployment rate is lower. Data from the National Household Sampling Survey of the Brazilian Institute of Geography and Statistics of 2002, 2007 and 2013 were used<hr/>RÉSUMÉ: Ce travail traite de l'effet de l'éducation sur l'inégalité des revenus dans deux villes brésiliennes, Rio de Janeiro et São Paulo, en confrontant deux modèles d'analyse: le modèle lié à la théorie du capital humain et le modèle ORU (suréducation, formation requise et la sous-scolarisation). Cette confrontation tente de montrer empiriquement que l'éducation requis par la profession est plus pertinente que le niveau d'éducation de l'individu. Cependant, et quelle que soit le modèle, l'effet de l'éducation change en fonction du marché du travail: dans une situation de chômage élevé, l'effet de l'éducation est plus élevé; on observe l'inverse lorsque le taux de chômage est plus faible. Les données de l'Enquête nationale par échantillon de domiciles par l'Institut Brésilien de Géographie et Statistique (IBGE) de 2002, 2007 et 2013. <![CDATA[Governmentality, Neutral Pedagogy, and Teacher's (De)Professionalization]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: Ensayo que analiza la tensión que experimenta en Chile el carácter profesional de la formación y del ejercicio docente en un sistema económico, sociopolítico y educativo neoliberal, sistema que aplica los principios del mercado y el gerencialismo para controlar las mentes de los individuos - 'gubernamentalidad' - mediante tecnologías performativas de la conducta. Éstas son capaces de hacer reconocer decisiones inducidas como personales, reduciendo el campo de acción docente a las prescripciones aparentemente desprovistas de contenido ideológico o político, que estimulan una pedagogía neutra e higiénica, orientada al objetivo impuesto externamente. Un sistema cuyo paradojal correlato discursivo es la profesionalización del rol docente.<hr/>ABSTRACT : This essay analyzes the stress experienced by the professional nature of teacher's training and practice in an economic, sociopolitical and educational system in Chile. This applies the principles of the market and managerialism to control the minds of individuals - 'governmentality' - by using behavior performative technologies. These methods are able to recognize personal-induced decisions, thus decreasing the teaching scope to requirements that apparently do not have ideological or political content, stimulating a neutral and hygienic pedagogy, which is oriented to the externally imposed goal. A system whose paradoxical discursive correlate is the professionalization of the teaching role.<hr/>RÉSUMÉ: Essai que analyse la tension au Chili associée à l'aspect professionnel de la théorie d'enseigner et le travail pratique des enseignants dans un système économique, sociopolitique et éducatif néolibéral qui utilise les principes du marché et du management pour contrôler les mentalités des individus - gouvernementalité - parmi des technologies performatives de la conduites. Ces méthodes sont capables de faire reconnaitre décisions personnelles qui ont été induites, réduisant ainsi le champs d'action des enseignants a prescriptions apparemment dépourvus de contenu idéologique ou politique qui stimulent une pédagogie neutre e hygiénique orientée vers un but imposé de façon externe. Un système dans lequel le paradoxal corrélat discursif est la professionnalisation du rôle de l´enseignant. <![CDATA[MATERIAIS DIDÁTICOS DE MÍDIA-EDUCAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo discute referenciais para a produção de materiais didáticos de mídia-educação para alunos do Ensino Médio, na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Parte de referenciais teóricos e casos práticos internacionais, particularmente de países onde existem disciplinas de estudos de mídia no currículo. Considera também os Parâmetros Curriculares Nacionais e os resultados de experimentos realizados em Laboratório de Mídia-educação. O resultado é um conjunto de proposições para a elaboração de materiais multimodais, que incluam fundamentos, metodologia e exercícios.<hr/>ABSTRACT: This paper discusses general references for teaching materials production on media education to Secondary Schools' students within the area of Languages, Codes and its Technologies. It departs from international theoretical framework, as well as practical cases, particularly from countries where there are disciplines of media studies in the curriculum. It also considers the Brazilian National Curriculum Parameters and the results of experiments performed on Media Education Lab. The result is a set of propositions for the development of multimodal materials, including framework, methodology and exercises.<hr/>RÉSUMÉ: Ce document traite des références générales pour la production de matériel pédagogique sur l'éducation aux médias pour étudiants des Écoles Secondaires au sein de sujet des programmes d'études Langues, Codes et ses Technologies. Il s'écarte de références théoriques ainsi que des cas pratiques internationaux, en particulier de pays où les disciplines de l'étude des médias font partie intégrante des programmes scolaires. On examine également les paramètres des programmes d'études Brésiliens, bien que les résultats des expériences réalisées aux Laboratoires de média. Le résultat a été un ensemble de propositions pour le développement de matériaux multimodal, avec un cadre, une méthodologie et des exercices. <![CDATA[PRODUTIVISMO ACADÊMICO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Entre as distintas dimensões do trabalho docente, a pesquisa é uma das mais prestigiadas. É a partir dela que universidades e profissionais são avaliados em sua qualidade e produtividade. O texto analisa quatro documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando discutir o impacto da lógica do produtivismo acadêmico no desenvolvimento profissional docente a partir da compreensão do professor como intelectual. Embora seja objetivo da Capes a formação de recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, as suas estratégias de avaliação, ao privilegiar a quantidade de publicações, provocam consequências não somente com relação à pertinência da produção científica, mas também à manutenção da insuficiente formação didático-pedagógica de professores atuantes na graduação.<hr/>ABSTRACT: Among the different dimensions of teaching, research is one of the most prestigious. It is from this that universities and professionals are evaluated on quality and productivity. The text analyzes four documents of Higher Education Personnel Improvement Coordination (Capes) in order to discuss the impact of the logic of academic productivism in teacher professional development from the understanding of professor as intellectual. Although the objective of Capes is the formation of qualified human resources for teaching in higher grade, its evaluation strategies, by privileging the amount of publications, cause consequences not only in relevance of the scientific production as in the insufficient maintenance of the pedagogical and didactic formation of teachers working at graduation.<hr/>RÉSUMÉ: Parmi les différentes dimensions du travail du professeur, la recherche est une des plus prestigieuses et c'est en relation à sa qualité et sa productivité que les universités et les professionnels sont évalués. Le texte analyse quatre documents de la Coordination d'Amélioration au Personnel de l'enseignement supérieur (Capes) afin de discuter l'impact de la logique du productivisme académique dans le développement professionnel des enseignants en les considérant comme des intellectuels. Même si l'objectif de la Capes est la formation de ressources humaines qualifiées pour l'enseignement en classe supérieure, ses stratégies d'évaluation, tout en privilégiant la quantité de publications, entraînent des conséquences non seulement à ce qui concerne la pertinence de la communauté scientifique, mais aussi l'entretien de la formation didactique et pédagogique insuffisante des enseignants qui travaillent à l'obtention du diplôme de licence. <![CDATA[BANALIZAÇÃO DA FRAUDE ACADÊMICA: REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA DA SEMICULTURA DE ADORNO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.<hr/>Abstract: The trivialization of fraud in the academic environment imposes severe problems to the training of individuals. This study used the critical theory related to education. Adorno analyzed the erudition problem in the capitalist society, in which education has become a commodity to be delivered to its customers. The aim of this paper is to propose a critical reflection of the real meanings of the persistence of fraud in universities. Therefore, the academic fraud stands as an evidence that something is wrong with the education provided by universities. Only a pedagogical change can transform the way that education is embedded in capitalist society. The rescue of the emancipatory potential of education is essential for society to form critical and self-employed people.<hr/>RÉSUMÉ: La banalisation de la fraude dans le milieu universitaire impose graves problèmes à la formation des individus. Cette étude a utilisé la théorie critique liée à l'éducation. Adorno a analysé le problème de l'érudition dans la société capitaliste, où l'éducation est devenue une marchandise à livrer à ses clients. Le but de ce papier est de proposer une réflexion critique sur la signification réelle de la persistance de la fraude dans les universités. Par conséquent, la fraude scolaire se tient comme preuve que quelque chose ne va pas bien avec l'enseignement dispensé par les universités. Seul un changement pédagogique peut transformer la façon que l'éducation est intégré dans la société capitaliste. Le sauvetage du potentiel émancipateur de l'éducation est essentiel de façon à ce que la société puisse former les gens critiques et indépendants. <![CDATA[EDUCAÇÃO, TRABALHO E TECNOLOGIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.<hr/>Abstract: The trivialization of fraud in the academic environment imposes severe problems to the training of individuals. This study used the critical theory related to education. Adorno analyzed the erudition problem in the capitalist society, in which education has become a commodity to be delivered to its customers. The aim of this paper is to propose a critical reflection of the real meanings of the persistence of fraud in universities. Therefore, the academic fraud stands as an evidence that something is wrong with the education provided by universities. Only a pedagogical change can transform the way that education is embedded in capitalist society. The rescue of the emancipatory potential of education is essential for society to form critical and self-employed people.<hr/>RÉSUMÉ: La banalisation de la fraude dans le milieu universitaire impose graves problèmes à la formation des individus. Cette étude a utilisé la théorie critique liée à l'éducation. Adorno a analysé le problème de l'érudition dans la société capitaliste, où l'éducation est devenue une marchandise à livrer à ses clients. Le but de ce papier est de proposer une réflexion critique sur la signification réelle de la persistance de la fraude dans les universités. Par conséquent, la fraude scolaire se tient comme preuve que quelque chose ne va pas bien avec l'enseignement dispensé par les universités. Seul un changement pédagogique peut transformer la façon que l'éducation est intégré dans la société capitaliste. Le sauvetage du potentiel émancipateur de l'éducation est essentiel de façon à ce que la société puisse former les gens critiques et indépendants.