Scielo RSS <![CDATA[Pesquisa Operacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-743820060003&lang=pt vol. 26 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de informação geográfica para abordagem do problema de localização de antenas</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta uma abordagem para o problema de localização de antenas, comumente encontrado nos projetos de comunicação que utilizam sistemas de rádio. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um protótipo de um Sistema de Informação Geográfica que auxilie no posicionamento de torres de radiotransmissão, formulado como um Problema de Localização com Máxima Cobertura. Para tanto, inicialmente são apresentados conceitos básicos de antenas e Sistemas de Informação Geográfica, necessários para o desenvolvimento do protótipo. Posteriormente, o protótipo proposto é descrito, seguido dos resultados obtidos.<hr/>This work shows an approach to the antennas location problem, which is common in communication projects using radio systems. This work aims to develop a Geographic Information System prototype to deal in positioning radio transmission towers, which is formulated like a Maximal Set Covering Problem. Initially, basic concepts from antennas and Geographic Information Systems are presented, since they are important to prototype development. Next, the proposed prototype is described and results are presented. <![CDATA[<B>Lagrangean relaxation bounds for point-feature cartographic label placement problem</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The objective of the point-feature cartographic label placement problem (PFCLP) is to give more legibility to an automatic map creation, placing point labels in clear positions. Many researchers consider distinct approaches for PFCLP, such as to obtain the maximum number of labeled points that can be placed without overlapping or to obtain the maximum number of labeled points without overlaps considering that all points must be labeled. This paper considers another variant of the problem in which one has to minimize the number of overlaps while all points are labeled in the map. A conflict graph is initially defined and a mathematical formulation of binary integer linear programming is presented. Commercial optimization packages could not solve large instances exactly using this formulation over instances proposed in the literature. A heuristic is then examined considering a Lagrangean relaxation performed after an initial partition of the conflict graph into clusters. This decomposition allowed us to introduce tight lower and upper bounds for PFCLP.<hr/>O Problema Rotulação Cartográfica de Pontos (PRCP) tem como objetivo dar maior legibilidade a um mapa, colocando os rótulos dos pontos em posições legíveis. Existem abordagens distintas para o PRCP direcionadas a obter o máximo número de pontos rotulados que podem ser colocados sem sobreposição ou ainda obter o máximo número de pontos rotulados sem sobreposição considerando que todos os pontos devem ser rotulados. Esse artigo aborda o problema de uma outra forma, minimizando o número de sobreposições existentes em uma rotulação de todos os pontos. Um grafo de conflitos é definido inicialmente e uma formulação matemática de programação linear inteira binária é apresentada. Instâncias de grande porte propostas na literatura não puderam ser resolvidas por um software comercial de otimização, com isso, uma heurística é examinada considerando uma relaxação Lagrangeana feita após um particionamento inicial do grafo de conflitos em clusters. Essa decomposição permitiu obter bons limitantes inferiores e superiores para o PRCP. <![CDATA[<B>Heurísticas para o problema de corte de estoque unidimensional inteiro</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O problema de corte de estoque unidimensional consiste em cortar objetos disponíveis para a produção de itens de modo a atender uma demanda especificada, em que apenas uma dimensão é relevante para o corte (barras, bobinas, etc.). O problema pode ser formulado como um problema de programação linear inteira de grande porte, cuja solução ótima, via de regra, não pode ser obtida na prática, quando tipicamente dezenas de itens devem ser produzidas. Neste artigo tratamos o problema de determinar soluções inteiras para o problema de corte de estoque unidimensional, dando atenção especial a problemas com baixa demanda. Revisamos métodos heurísticos bem conhecidos e algumas variações. Esses métodos são comparados em relação à qualidade de suas soluções, número de padrões de corte e tempo computacional. Nossa análise está baseada na resolução de exemplares gerados aleatoriamente.<hr/>One-dimensional cutting stock problems consist of cutting standard objects available in stock into smaller pieces called items in order to meet a known demand. Only one dimension of the stock objects is considered in the cutting process (rolls, bars, etc.) This problem might be formulated as a large scale integer linear programming problem, which an optimal solution cannot be obtained in practice, especially when dozens of items have to be produced. This paper addresses the problem of finding integer solutions to the one-dimensional cutting stock problem, with special attention to problems with low demand. We study some heuristic approaches proposed in literature and some straightforward variants. These methods are compared with respect to solution quality, number of cutting patterns and computational time. Our evaluation is based on solving randomly generated instances. <![CDATA[<B>Modelo de fila hipercubo com múltiplo despacho e <I>backup</I> parcial para análise de sistemas de atendimento médico emergenciais em rodovias</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O modelo hipercubo é um modelo de filas espacialmente distribuídas baseado em aproximações Markovianas para analisar a configuração e operação de sistemas emergenciais servidor-para-cliente, em que os servidores se deslocam até os clientes. Neste estudo adaptamos este modelo para tratar sistemas de atendimento médico emergenciais (SAEs) em rodovias com políticas particulares de despacho, em que somente algumas ambulâncias do sistema podem atender chamadas em uma dada região (backup parcial), e duas ou mais ambulâncias idênticas ou diferenciadas podem atender uma única chamada (múltiplo despacho). Também consideramos situações em que uma ambulância pode se encontrar ocupada em sua própria base atendendo uma chamada não emergencial, isto é, sem ter que se deslocar na rodovia. Resultados computacionais da aplicação do modelo num estudo de caso de um SAE de uma concessionária de rodovias no interior de São Paulo são apresentados e analisados.<hr/>The hypercube is a spatially distributed queuing model based on Markovian analysis approximations to analyze the configuration and operation of server-to-customer emergency systems, in which servers travel to the locations of the customers. In the present study we adapt the model to analyze emergency medical systems (EMS) on highways operating with particular dispatching policies, which considers that only certain ambulances in the system can service calls in a given region (partial backup), and two or more identical or distinct ambulances can simultaneously service a single call (multiple dispatch). We also consider the situations in which an ambulance is busy in its base servicing a non-emergency call (i.e. it does not need to travel along the highway). Computational results of the model application to a case study of an EMS operating on highways in São Paulo state are presented and analyzed. <![CDATA[<B>Performance assessment of the soccer teams in Brazil using DEA</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper we propose a DEA (Data Envelopment Analysis) based ranking for Brazilian soccer teams. Ranking is a major issue for the soccer clubs, either when looking for sponsorship or expanding their supportive group. We first include value judgements, applying a method to consolidate the results of the national and international matches. Then we use both aggregate results as outputs for applying the DEA model. Rankings published by the Brazilian Soccer Confederation (CBF) and 'Placar', a traditional sports magazine, do not give any credit to international titles and national cups, focusing only on the results in the National League. We compare the DEA ranking with the Federation's and the magazine's, raising some controversial issues and drawing unexpected conclusions.<hr/>Neste artigo é proposto um ranking baseado em Análise Envoltória de Dados (DEA) para os times de futebol brasileiros. Ranking é uma questão importante para os clubes, quer seja quando procuram patrocínio ou expansão da torcida. Primeiramente incluídos julgamentos de valor, utilizando um método para consolidar resultados de torneios nacionais e internacionais. Em seguida usamos ambos agregados como outputs para a aplicação do modelo DEA. Os rankings da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da tradicional revista Placar, por exemplo, não dão nenhum crédito a títulos internacionais e nacionais, focalizando apenas no resultado da Liga Nacional. O ranking obtido via DEA é comparado com os da CBF e da revista, o que ocasiona certa controvérsia e conclusões inesperadas. <![CDATA[<B>Modelagem analítica aplicada à negociação e decisão em grupo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A obtenção do consenso em uma negociação e/ou decisão em grupo é um problema complexo que envolve vários agentes, critérios, alternativas, interesses, pontos de vista conflitantes e grupos de pressão. Neste contexto, imprecisão e riscos estão presentes. Ferramentas que tratem imprecisões e/ou indiscernibilidades e sistemas de apoio à decisão e/ou negociação podem e devem ser utilizadas para facilitar a obtenção de um consenso. Este artigo, após uma revisão de algumas Metodologias Analíticas, mostra como usar estas metodologias com o propósito de reduzir os conflitos, minimizando o tempo de negociação e buscando o consenso.<hr/>Trying to reach a consensus in a negotiation or decision process can be a very complex problem involving multiple agents, different criteria, alternatives, conflicting points of view and pressure groups, etc. In this context uncertainty and risk are quite often present. Tools for imprecision analysis and group decision aiding or negotiation can be thus used in order to facilitate achieving a compromise. This article, after a summary review, shows how to use some methodologies in order to minimize conflicts and negotiation time trying to achieve a consensus. <![CDATA[<B>Modelo de decisão em grupo para gerenciar perdas de água</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O planejamento de ações em sistemas de abastecimento, especialmente quanto à redução de perdas e desperdícios de água, normalmente envolve grupos ou instituições com diferentes objetivos, responsabilidades e interesses. Inclui também uma grande variedade de alternativas para minimização do problema, principalmente em termos de custo e desempenho, fazendo com que a escolha se torne uma tarefa bastante complexa, requerendo uma metodologia específica para tratamento dos conflitos. Com o intuito de contribuir para resolução do problema, este artigo apresenta uma abordagem multicritério fundamentada no emprego do Método PROMÉTHÉE, sendo proposto um modelo para tomada de decisão em grupo. Através de um experimento ilustrativo, busca-se investigar o emprego desta abordagem com quatro decisores, representando aspectos financeiro, técnico, ambiental e social. Assim, os responsáveis por este setor terão uma nova postura frente ao processo decisório, em relação à ação a ser desenvolvida, para uma melhor eficiência operacional e manutenção do sistema, administrando perdas.<hr/>The planning of actions in supply systems, especially related to loss reduction and water wastage, usually involves groups or institutions with different objectives, responsibilities and interests. It also includes several alternatives to minimize the problem, mainly in terms of cost and performance, making the selection of the alternatives a complex task, requiring a specific methodology for treatment of conflicts. To contribute solve the problem, this study presents a multicriteria approach based on PROMÉTHÉE method, proposing a model for group decision-making. Through an illustrative experiment, the employment of this approach is investigated with four decision-makers, representing financial, technical, environmental and social aspects. Thus, people responsible for sanitation division will have a different slant of the decision process, in relation to the action to be developed, for better operation and maintenance efficiency, managing losses. <![CDATA[<B>Uma abordagem bayesiana para decisões de investimentos</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é identificar a presença de restrição financeira nas decisões de investimento das firmas brasileiras a partir de uma análise econométrica bayesiana. A análise é feita através de uma amostra de 497 empresas brasileiras, considerando o comportamento heterogêneo não observado das firmas, através de um componente específico para cada firma. Para considerar o efeito temporal não observável que afeta a todas as firmas, introduziu-se um componente temporal. Com o objetivo de contornar a presença de heterocedasticidade e identificar a presença de restrição financeira as firmas são agrupadas conforme o grau de intensidade de capital, o que diferencia este trabalho dos demais realizados para o Brasil, que agrupam as firmas por tamanho e utilizam a abordagem clássica.<hr/>This study analyses the investment decisions of 497 Brazilian firms in the period 1986-97. The role of financial constraints are considered both theoretically and empirically, through the use of Bayesian econometric models. We use longitudinal data, with firm-specific information for different years, allowing for the abandonment of the representative firm model. Information on capital intensity at the firm level allows for the separation of firms according to this variable, and makes it possible to consider information asymmetries. We estimate two different models, and the results suggest the presence of financial constraints, especially for capital-intensive firms. <![CDATA[<B>Experimentos com mistura para otimização de processos</B>: <B>uma aplicação com respostas não normais</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se uma metodologia para planejamento de experimentos com mistura, ilustrada com o caso real do estudo de um misto químico que constitui um subsistema de um mecanismo de retardo para acionamento de um motor foguete. O objetivo do estudo é saber qual a proporção dos componentes da mistura que propicia um tempo de queima especificado em projeto. Para isto foi ajustado um modelo de regressão linear com respostas normais, o qual foi considerado inadequado, uma vez que houve indicação de que a variância da resposta não é constante. Recorreu-se então a modelos ajustados pelo método da Quase-Verossimilhança. Com o modelo desenvolvido, foi possível determinar a proporção dos componentes que otimiza o processo. Para a otimização do processo, além de um tempo de queima específico, foi possível considerar a minimização da variância da previsão deste tempo.<hr/>In this article a methodology for the design of mixture experiments is presented, illustrated with a real case study of a chemical compound, that constitutes a subsystem of a delay mechanism of a rocket motor. The aim of the study is to find the proportion of each mixture component in order to attend the specified burn time. For this, a linear regression model with normal responses was adjusted, and next considered inadequate, because there was an indication that the response variance is not constant. Therefore, the models were adjusted using the Quasi-Likelihood method. With the developed model, it was possible to find the proportion of each component that optimizes the process. For the process optimization, beside a specified burn time, it was possible to considerer the minimization of the prediction variance of this time. <![CDATA[<B>Uso do método multicritério ELECTRE TRI para classificação de estoques na construção civil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O setor da construção civil ocupa um lugar de destaque para o desenvolvimento econômico e social do país, gerando bens direcionados às necessidades humanas. O processo de gestão de materiais tem assumido grande relevância, apontando seu caráter estratégico de potencial redutor de custos e propulsor da inovação tecnológica e organizacional das empresas de construção. A questão básica a ser tratada é a forma como pode ser realizada uma classificação dos materiais à luz de múltiplos critérios, visto que esse procedimento não é aplicado no setor, e que pode ocasionar problemas como falta de materiais e interrupção da produção. Portanto, este trabalho apresenta o uso de um modelo de decisão multicritério, para o processo de gestão de materiais na construção civil, visando classificar os materiais de uma obra em três categorias às quais devem ser adotados procedimentos de políticas de estoques.<hr/>The civil construction sector has an important place in the country's economic and social development, producing goods of attendance related to the human necessities or to the productive capacity. The management material process has assumed great relevance due to its strategic role on reducing costs and pushing up the construction companies' technological and organizational innovation. The basic question to be considered is the way that material classification can be done using multiple criteria; hence this procedure is not being use in the construction site and may lead into problems such as lack of materials and production interruption. Thus, this work presents a case study, aiming to present a structuralized multicriteria model to the decision process in the civil construction materials management. The model aim to categorize the material in three classes.