Scielo RSS <![CDATA[História (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-907420180001&lang=en vol. 37 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Under the gaze of the Red Cross: Brazil and the international protection of human rights (1930-1945)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo procura explicar a posição que o governo brasileiro assumiu a respeito do tema das migrações e dos direitos fundamentais dos estrangeiros nos anos entre 1930 e 1945. Analisamos essa questão considerando não só as políticas interna e exterior, mas, também, verificando a influência de Organizações Não Governamentais de Alcance Transnacional (Ongat), como a Cruz Vermelha Internacional (CVI), enquanto elemento externo de pressão sobre o governo brasileiro. O projeto político varguista determinava a seleção de estrangeiros conforme critérios eugênicos, mas, ao mesmo tempo, buscava construir a imagem do Brasil como país sensível à causa humanitária. Neste sentido, a participação brasileira junto aos foros da CVI representava tanto a projeção no cenário mundial - com a demonstração de suas ações beneméritas, quanto o empecilho para a realização de sua proposta política autoritária e excludente, uma vez que o governo Vargas deveria cumprir as obrigações assumidas no plano internacional.<hr/>ABSTRACT: This article aims to explain the position of Brazilian government on the theme of migration and fundamental rights of foreigners between 1930 and 1945. We analyze this matter not only considering internal and external policies, but also checking out the influence of Non-Governmental Organizations with Transnational Activities (Ongat), such as the International Red Cross (IRC), as an external element of pressure on Brazilian government. Vargas’ political project determined the selection of foreign people according to eugenic criteria, yet trying to build up the image of a country sensitive to humanitarian causes. In this sense, Brazilian participation in IRC’s forums represented both the projection on the world scene, demonstrating meritorious actions, and the embarrassment to the realization of his authoritarian and excluding political proposal, since Vargas’ government should meet obligations at the international level. <![CDATA[La territorialización del otro: espacio urbano, segregación y cuerpos infames en Rosario, Argentina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: El presente artículo construye una mirada histórica sobre el proceso de configuración de áreas urbanas segregadas basadas en principios y lógicas de diferenciación y exclusión. La espacialidad es abordada a través de la observación de sentidos aplicados por lentes normativas sobre los cuerpos y prácticas tipificados como infames, peligrosos y abyectos. La abyección como marca indeleble permite visualizar la conexión existente entre lo anómico o anormal y una imaginación sobre la regularidad que acompaña las construcciones de sentido sobre un deber ser de ciudad moderna. Metodológicamente estos sentidos son aislados tras la triangulación de tipos documentales (prensa, documentación oficial, discurso médico) para contrastar la efectividad de los intentos normativos con los órdenes de prácticas observados. Asimismo, el artículo permite comprender la variabilidad de las construcciones sobre los cuerpos otros y los espacios que habitan y la conexión entre esos otros y aquellos adscriptos a un orden nombrado como regular.<hr/>RESUMO: Este artigo constrói uma perspectiva histórica sobre o processo de configuração de áreas urbanas segregadas baseadas em princípios e lógicas da diferenciação e exclusão. A espacialidade é abordada através da observação de sentidos aplicada por órgãos reguladores sobre os corpos e práticas classificados como infames, perigosos e abjetos. A abjeção como marca indelével permite visualizar a ligação entre o anômico ou anormal e a imaginação sobre a regularidade que acompanha as construções de sentido sobre um deve ser da cidade moderna. Metodologicamente, esses sentidos são isolados após a triangulação de tipos de documentos (jornais, documentos oficiais, discurso médico) para contrastar a efetividade dos esforços regulatórios com as ordens de paráticas observadas. Além disso, o artigo permite compreender a variabilidade das construções sobre os outros corpos e os espaços que habitam, bem como a conexão entre esses outros e aqueles atribuídos a uma ordem nomeada como regular. <![CDATA[“The country where it is forbidden to mention proletariat”: Bertolt Brecht´s ideas on workers and fascism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100603&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O poeta e dramaturgo Bertolt Brecht vivenciou o período de efervescência cultural durante a República de Weimar, interrompido pela ascensão do Partido Nacional Socialista na Alemanha, que determinou a emigração de muitos intelectuais. No exílio desde 1933 até o final da Segunda Guerra, o escritor, familiarizado com a teoria marxista, fez reflexões sobre a classe operária e sua relação com o nazismo em suas peças, seu filme, em sua correspondência pessoal e em seus diários de trabalho. Alguns desses documentos permitem antever sua interpretação dialética da história imediata a partir da perspectiva marxista, no relato dos acontecimentos políticos relacionados à guerra e em sua expectativa quanto à emancipação do proletariado.<hr/>ABSTRACT: Poet and drama author Bertolt Brecht, lived in a period of cultural effervescence in the Weimar Republic, disrupted by the rise to power of the National Socialist Party in Germany, which determined the emigration of many intellectuals. In exile from 1933 till after the end of the Second World War, the writer made reflections on the state of the working class and its relation to nazism which are at his plays, at his film, his private letters, and at his working journals. Some of these documents allow us to see his dialectical interpretation of immediate history from a Marxist perspective and from the account of political events related both to war as to the emancipation of the proletariat. <![CDATA[From the province to the court: Representation and political struggle in the province of Minas Gerais benches for the 1st (1826-1829) and 2nd (1830-1833) legislatures of the Empire]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100604&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como objetivo lançar luz sobre a composição das bancadas mineiras na Câmara dos Deputados da 1ª (1826-1829) e 2ª (1830-1833) legislaturas do Império. Partindo do princípio de que ambas não constituíam um conjunto homogêneo, mas sim um locus de enfrentamento político em constante mudança, pretende-se analisar a maneira como setores provinciais se projetaram dentro do cenário político da Corte durante o Primeiro Reinado. Ao verificar que a montagem dessas bancadas derivou de uma confluência de elementos - entendimentos diversos sobre representação e organização do Estado, questões eleitorais e institucionais, alianças provinciais e interprovinciais, disputas entre grupos adversários, conflitos envolvendo perspectivas de negócios, mercado e ocupação de espaços na administração pública -, o artigo propõe, a um só tempo, realçar o caráter multifacetado desses agrupamentos políticos e questionar a ideia de “elites provinciais” indistintas, conflitantes tão somente na disputa por cargos e poder.<hr/>ABSTRACT This article aims to shed light on the composition of Minas Gerais deputies in the Chamber of Deputies elected to the 1st (1826-1829) and 2nd (1830-1833) legislatures of the Brazilian Empire. Assuming that these groups were not a homogeneous set of men chosen by vote, but a locus of political confrontation in constant change, we intend to analyze here how provincial sectors were projected within the political scenario of the Court during the First Reign. When verifying the assembly of these benches came from a confluence of elements - diverse understandings about representation and organization of the State, electoral and institutional issues, provincial and interprovincial alliances, disputes between opposing groups, conflicts involving business prospects, market and occupation of spaces in the public administration - the article proposes, at the same time, to emphasize the multifaceted character of these political groupings and to question the idea of indifferent “elites provinciais”, conflicting only in the contest for positions and power. <![CDATA[The Invention of a tradition: the role of historical sources in the debate between Afrocentrists and their critics]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100605&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo visa analisar o uso das fontes históricas no debate entre a corrente filosófica do Afrocentrismo e as críticas que esta recebeu. O Afrocentrismo, principalmente na versão elaborada por Asante, propõe a revisão radical e a superação do paradigma eurocêntrico. O alicerce desta proposta é a ideia de que o pensamento filosófico e científico surgiu em África, nomeadamente na civilização egípcia, considerada “negra”, de acordo com a lição de Anta Diop. As provas de matriz histórica utilizadas pelos afrocentristas foram largamente contestadas. O artigo pretende evidenciar a forte ligação entre elaboração filosófica, aparato ideológico e “invenção” duma tradição histórica por parte do Afrocentrismo, cujo uso instrumental das fontes entra em choque com as regras básicas da ciência histórica. Daqui, as duras críticas recebidas, devido à sua escassa fiabilidade epistemológica e metodológica.<hr/>ABSTRACT: This article aims at analysing the use of historical sources in the debate between the philosophical current of Afrocentricity and the criticisms it received. Afrocentricity, especially in the version elaborated by Asante, proposes a radical revision and the overcoming of the Eurocentric paradigm. Its groundwork is the idea that the philosophical and scientific thought emerged in Africa, namely in Egyptian civilization, considered as a «black» one, according to the lesson of Anta Diop. The historical evidences used by Afrocentrists have been largely disputed. The article aims at pointing out the strong relationship among philosophical elaboration, ideological apparatus and «invention» of a historical tradition by Afrocentricity. The instrumental use made by Afrocentricity in relation to the sources clashes with the basic rules of history as a science. Hence, the harsh criticisms Afrocentricity received, due to its scarce epistemological and methodological reliability. <![CDATA[Researches on migrations and ethnicity: learning about collective identities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100606&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo desta análise é mostrar a potencialidade dos processos de migração na geração de identidades coletivas no contexto de chegada. Mais especificamente, buscou-se observar, em termos teóricos, a aplicabilidade das teorias de etnicidade para interpretar as situações manifestadas, tendo por pressuposto que fatores econômicos e sociais influenciam na produção de classificações identitárias. O estudo se amparou em trabalhos de pesquisa sobre migrações internas no país, divulgados em teses, dissertações e artigos acadêmicos, os quais, preferencialmente, utilizaram a metodologia da história oral, pois depoimentos costumam descrever vivamente os momentos e os modos como se exteriorizam as categorias sociais.<hr/>ABSTRACT We intend through this analysis to present the potentialities of migration processes in creating collectives identities in the context of peoples’ arrivals. In particular, we tried to observe theoretically the ways ethnicity theories can be applied to interpret some situations under the assumption that economic and social factors influence the creation of identities’ classification. This study was supported by researches on internal migrations in the country, published in theses and dissertations and articles, whose main methodology was oral history, once testimonies are a living source for describing moments and means social categories are exposed. <![CDATA[Magazine Notes for the work Social: A look to them women intellectuals of the NGO and the generation of knowledge on it popular-feminine in Chile, 1980-1989]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100607&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El siguiente artículo busca dar cuenta de cómo un grupo de trabajadoras sociales vinculadas a distintas ONG durante la dictadura chilena, construyen, por una parte, conocimiento sobre su campo de experticia y, por otra, sobre las condiciones de las mujeres populares. A partir de estas reflexiones y del debate que instalaron en la revista Apuntes para el Trabajo Social, perteneciente al Colectivo de Trabajo Social, estas mujeres tensionaron los modelos culturales de género vigentes instalando el tema en la agenda política de los sectores de oposición a la dictadura. De esta manera, el estudio de la praxis de estas intelectuales de los movimientos de mujeres se vuelve relevante en la medida que nos entrega indicios desde donde poder comprender las transformaciones culturales del mundo popular desde las relaciones de género.<hr/>ABSTRACT The following article aims to give an account of how a group of social workers linked to various NGOs during the chilean’s dictatorship, they built, on the one hand, knowledge about their field of expertise, and on the other, on the conditions of the popular women. Based on these reflections and debate that were installed in the magazine Notes for the work Social, belonging to the collective of Social work, these women stressed cultural models of gender force installing the theme in the political agenda of the sectors of the opposition to the dictatorship. Of this way, the study of the praxis of these intellectual of them movements of women is returns relevant in the measure that us delivery signs from where can understand them transformations cultural of the world popular from them relations of gender. <![CDATA[The Hegemony of the margins: the work of Jacques Le Goff at the beginning of the 21th Century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100608&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Em 2014, a tribo dos historiadores perdeu um de seus líderes, Jacques Le Goff. Autor inspirador e controverso, o medievalista francês influenciou não apenas os estudos sobre a Idade Média, mas também sobre a disciplina histórica de maneira geral durante a segunda metade do século XX. Seu legado é, sem dúvida, importante; contudo, as reflexões do último Le Goff apresentam algumas especificidades que merecem maior atenção por parte de seus pares. Assim, o presente artigo, após apresentar um sobrevoo a respeito de seus percursos profissional e historiográfico, se dedicou a traçar os principais aspectos da recepção de sua obra produzida em sua última década de vida. Ao final de nosso percurso, os trabalhos do medievalista terão nos conduzido a um de seus últimos legados: suas contribuições para a velha discussão entre especialistas e difusores do conhecimento histórico.<hr/>ABSTRACT In 2014 the tribe of historians lost one of their leaders, Jacques Le Goff. An inspiring and controversial author, the French medievalist influenced not only the study of the Middle Ages, but also the historical discipline in general during the second half of the twentieth century. His legacy is certainly important, but the reflections of the last Le Goff have some specificities that deserve greater attention from their peers. This article, after presenting an overview of his professional and historiographical path, tries to outline the main aspects of the reception that his works produced during his last decade of life. At the end of our journey, the works of this medievalist will have led us to one of his final legacy: his contributions to an old discussion between experts and the ones who disseminate historical knowledge. <![CDATA[The Commercial House of João da Costa Soares in Recife: merchant institutions and overseas merchants in the eighteenth century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100609&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo elenca e analisa três instituições mercantis distintas e seus níveis de interação no que concerne às normas e práticas comerciais durante o século XVIII. O funcionamento da Junta do Comércio em Lisboa modificou as relações institucionais, num primeiro nível, entre as próprias instituições do Estado português, como a Alfândega de Lisboa e suas congêneres no Reino e possessões, e, num segundo nível, entre os negociantes e suas respectivas práticas entre suas sociedades e casas comerciais. O Estado português buscou normatizar as atividades, os limites e possibilidades de cada negócio e negociante, assim como formular e fazer cobrar os tributos, emolumentos e taxas que esses negociantes deveriam repassar ao Estado português. Por outro lado, os negociantes - no intuito de atender aos seus interesses, notadamente o ingresso no mundo dos negócios coloniais, as concessões de privilégios e exclusivos, além de resolver contendas em nível jurídico, baseados em prerrogativas distintas entre a justiça civil e a justiça mercantil - buscaram essas mesmas instituições a fim de atender suas demandas privativas.<hr/>ABSTRACT This article lists and analyzes three different mercantile institutions and their levels of interaction regarding commercial regulations and practices throughout the eighteenth century. The operation of the Chamber of Commerce in Lisbon changed the institutional relations first within the own institution of the Portuguese State, such as the Lisbon Customs and its similar institutions within the reign and its possessions and, second, among traders and Mercantile Societiesor trading houses. The Portuguese State sought to regulate the activities, the limits and possibilities of each deal and each merchant, as well as formulate taxes, fees and charges which should be paid to the State. On the other hand, traders, aiming to fulfill their interests -mainly the entrance in the colonial trades world business, concessions of privileges and exclusives and the need to solve disputes in legal terms, due to the difference in mercantile justice and civil justice -, pursued these same institutions to satisfy their private demands. <![CDATA[The feathered serpents of Chichén Itzá, Mexico, and the stages of construction of the Great Terrace]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100610&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The chronology of the pre-colonial city of Chichen Itza is quite controversial. This is due to an old problem that relates to the great amount of literature that has occurred since the discovery of the site on a possible foreign invasion of the called Toltecs, whose capital, Tula, is more than thousand miles away, in the Mexican plateau. Due to the similarity of the architectural structures between both sites, it was long postulated that Chichén Itzá was a Toltec enclave in the Maya area. From the 1980s on, the discussion became heated and what was considered to be Toltec could actually be a style of art, architecture and iconography shared by several urban centers of the Epiclassic, ca. 800-1000 AD, as many in the Mexican highlands as on the Gulf Coast and Mayan area. This article offers arguments that Chichen Itza is a Mayan site and that the chronology of the city can be explained from the iconography of feathered serpents, an important Mesoamerican symbol. Until then studied only under the iconographic scope, it is proposed that there was a cognitive program of architectural construction in Chichén Itzá based on the feather types of the serpents.<hr/>RESUMO A cronologia da cidade pré-colonial de Chichén Itzá é bastante controversa. Isto se deve a um antigo problema que se relaciona a grande quantidade de literatura que se produziu desde a descoberta do sítio sobre uma possível invasão estrangeira dos chamados toltecas, cuja capital, Tula, está há mais de mil quilômetros de distância, no altiplano mexicano. Devido à semelhança das estruturas arquitetônicas entre ambos os sítios, por muito tempo postulou-se que Chichén Itzá foi um enclave tolteca na área maia. A partir da década de 1980 a discussão acirrou-se e o que era considerado tolteca, na verdade, pode ser um estilo de arte, arquitetura e iconografia compartilhado por diversos centros urbanos do chamado Epiclássico, ca.800-1000 d.C., tanto no altiplano mexicano, como na costa do Golfo e área maia. Este artigo oferece argumentos que Chichén Itzá é um sítio maia e que a cronologia da cidade pode ser explicada a partir da iconografia de serpentes emplumadas, um importante símbolo mesoamericano. Até então estudado somente sob o âmbito iconográfico, propõe-se que houve um programa cognitivo de construção arquitetônica em Chichén Itzá baseado nos tipos plumários das serpentes. <![CDATA[Reason of state and colonization: some conceptual and historiographical issues]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100611&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo retomar aspectos da análise sobre as formas de governo e colonização lusas na época moderna com o intuito de destacar como o conceito de razão de estado pode com ela contribuir. Para tanto, procura-se apontar, numa primeira parte, a diferença entre a razão de estado - noção que remete a uma importante literatura elaborada durante o Renascimento e o Antigo Regime - e a razão de Estado, que diz respeito à discussão sobre os interesses das nações no mundo contemporâneo. Num segundo momento, a discussão é aprofundada através da análise de um importante texto de Bartolomé Clavero sobre o tema.<hr/>Abstract This paper aims at reviewing some aspects of the analysis about the Portuguese ways of governing and colonization in the early modern age to highlight the importance of the concept of reason of state for the debate. For that purpose, it is pointed out, in a first section, the difference between the reason of state - notion that refers to an important literature elaborated during the Renaissance and the Ancien Régime - and the reason of State, which is related to the discussion about the nation’s interests in the contemporary world. In a second section, the discussion is deepened through the analysis of an important text by Bartolomé Clavero on the subject. <![CDATA[“Dollar Heart”: the Espírito Santo’s Bank Employees Union on the trail of the Basic Reforms (1953-1964)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100612&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho lida com um momento da trajetória do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Espírito Santo (SEEB/ES), entre 1953 e 1964, que correspondeu a uma fase de progressiva radicalização política e alinhamento com o projeto das Reformas de Base. O propósito é o de explicar o abandono de uma orientação reformista moderada em favor de uma postura radical. Para tanto, busca-se articular as influências teóricas de E. P. Thompson e Adam Przeworski, de forma a considerar a relação entre a experiência de classe no plano da cultura e o papel das lideranças nas conjunturas dadas. Tendo em vista as diferenças entre o plano nacional e o regional, no caso, do Espírito Santo, defende-se a tese de que as elites sindicais articularam aspectos mais amplos com a realidade local, de forma a apelar aos bancários capixabas como membros da classe trabalhadora, sendo este o sentido instrumental das Reformas de Base. Foi tal estratégia que permitiu, ao mesmo tempo, mobilizar a categoria com base tanto em suas condições de trabalho quanto em um sentido mais geral. A base empírica usada constou de entrevistas, notícias da imprensa local e documentos da entidade.<hr/>ABSTRACT This work deals with a moment of the trajectory of the Espírito Santo’s Bank Employees Union between 1953 and 1964, corresponding to a phase of progressive political radicalization and alignment with the Basic Reforms (Reformas de Base) program. The purpose is to explain the abandonment of a moderate reformist orientation in favor of a radical stance. Therefore, it seeks to articulate the theoretical influences of E. P. Thompson and Adam Przeworki, considering the relationship between class experience in the cultural plan and the role of leadership in the given circumstances. Considering the differences between brazilian national and regional instances, and taking the case of the state of Espírito Santo, it defends the thesis that union elites articulated broader aspects with the local reality, in order to appeal to Espirito Santo’s bank employees as members of the whole national working class, for which the Basic Reforms program worked well. It was this strategy that allowed the mobilization of the category based on both their working conditions and in a more general sense. The empirical basis used consisted of interviews, local news coverage and the Union’s documents. <![CDATA[The hermit Manuel Correa, the Church of Our Lady of Desterro and the religious field of Rio de Janeiro in the colonial period]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100613&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo pretende analisar a trajetória do ermitão Manoel Correa, responsável pela manutenção da ermida de Nossa Senhora do Desterro, na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XVII e princípios do século XVIII. O texto desenvolve três objetivos: ajudar a suprir a lacuna existente na historiografia a respeito de uma forma de vida religiosa pouco conhecida na América Portuguesa; mostrar como, por meio da coleta de esmolas, o ermitão alcançou projeção socioeconômica como administrador de imóveis urbanos e rurais, levando-o a adotar práticas devocionais próximas das elites coloniais; por fim, quando se analisam os conflitos envolvidos na execução do testamento de Manoel Correa, mostrar que havia indefinição sobre o estatuto do ermitão, ora aproximado dos devotos leigos, ora do clero.<hr/>Abstract The article intends to analyze the path of Manoel Correa hermit, responsible for the maintaining of Nossa Senhora do Desterro church, in Rio de Janeiro city, in the last decades of the 17th century and begins of 18th century. The text develops three objectives: help to suply the blank that exists in historiography about a religious lifestyle poorly known in Portuguese America; show how through the alms collecting, the hermit reached socioeconomic projection as a administrator of urban and rural properties, leading him to adopt nearby devotional practices of the colonial elites; and finally, when analyzing the conflicts involved in the will’s execution of Manoel Correa, to show there was no definition about the hermit’s status, sometimes approximated of laity devoteds, sometimes approximated of clergy. <![CDATA[Sambas e bambas sem o breque do Estado Novo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000100701&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo pretende analisar a trajetória do ermitão Manoel Correa, responsável pela manutenção da ermida de Nossa Senhora do Desterro, na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XVII e princípios do século XVIII. O texto desenvolve três objetivos: ajudar a suprir a lacuna existente na historiografia a respeito de uma forma de vida religiosa pouco conhecida na América Portuguesa; mostrar como, por meio da coleta de esmolas, o ermitão alcançou projeção socioeconômica como administrador de imóveis urbanos e rurais, levando-o a adotar práticas devocionais próximas das elites coloniais; por fim, quando se analisam os conflitos envolvidos na execução do testamento de Manoel Correa, mostrar que havia indefinição sobre o estatuto do ermitão, ora aproximado dos devotos leigos, ora do clero.<hr/>Abstract The article intends to analyze the path of Manoel Correa hermit, responsible for the maintaining of Nossa Senhora do Desterro church, in Rio de Janeiro city, in the last decades of the 17th century and begins of 18th century. The text develops three objectives: help to suply the blank that exists in historiography about a religious lifestyle poorly known in Portuguese America; show how through the alms collecting, the hermit reached socioeconomic projection as a administrator of urban and rural properties, leading him to adopt nearby devotional practices of the colonial elites; and finally, when analyzing the conflicts involved in the will’s execution of Manoel Correa, to show there was no definition about the hermit’s status, sometimes approximated of laity devoteds, sometimes approximated of clergy. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742018000101001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo pretende analisar a trajetória do ermitão Manoel Correa, responsável pela manutenção da ermida de Nossa Senhora do Desterro, na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XVII e princípios do século XVIII. O texto desenvolve três objetivos: ajudar a suprir a lacuna existente na historiografia a respeito de uma forma de vida religiosa pouco conhecida na América Portuguesa; mostrar como, por meio da coleta de esmolas, o ermitão alcançou projeção socioeconômica como administrador de imóveis urbanos e rurais, levando-o a adotar práticas devocionais próximas das elites coloniais; por fim, quando se analisam os conflitos envolvidos na execução do testamento de Manoel Correa, mostrar que havia indefinição sobre o estatuto do ermitão, ora aproximado dos devotos leigos, ora do clero.<hr/>Abstract The article intends to analyze the path of Manoel Correa hermit, responsible for the maintaining of Nossa Senhora do Desterro church, in Rio de Janeiro city, in the last decades of the 17th century and begins of 18th century. The text develops three objectives: help to suply the blank that exists in historiography about a religious lifestyle poorly known in Portuguese America; show how through the alms collecting, the hermit reached socioeconomic projection as a administrator of urban and rural properties, leading him to adopt nearby devotional practices of the colonial elites; and finally, when analyzing the conflicts involved in the will’s execution of Manoel Correa, to show there was no definition about the hermit’s status, sometimes approximated of laity devoteds, sometimes approximated of clergy.