Scielo RSS <![CDATA[História (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-907420150001&lang=es vol. 34 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Entrevista com a historiadora Adeline Rucquoi]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Writing in the urban world]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após uma apresentação caracterizadora das cidades, analisamos neste estudo vários aspectos que se relacionam com a escrita de um centro urbano. Fixamo-nos, porém, na escrita ao serviço dos órgãos e poderes urbanos e não na sua utilização pelos moradores da cidade. Atenta-se, então, nos materiais envolvidos na escrita, nos agentes do acto de escrever e, sobretudo, nos documentos escritos. Detemo-nos nestes com maior profundidade, dando a conhecer os documentos isolados, em pergaminho ou papel, e a sua diversidade tipológica. Mas enfatizamos, em particular, as estratégias das autoridades urbanas que recorrem a processos mais elaborados de escrita, como a composição de livros e tombos, verdadeiros míni-arquivos; o manejamento de róis e arrolamentos, em que se plasma uma escrita serial, que lhes permitia controlar homens e bens; a sua preocupação com a arquivação dos documentos, fundamentos da sua memória, legitimação e exercício do poder; a articulação com a oralidade, numa sociedade maioritariamente de gente iletrada, para dar a conhecer e ver executadas as suas ordens; bem com a exigência de circulação de documentos, notícias e mensagens com outros poderes superiores ou paralelos. Com este estudo pretende-se evidenciar, de forma fundamentada, o uso da escrita como um meio, um produto e um fim do exercício da governança e como um testemunho da demarcação dos poderes urbanos.<hr/>After presenting and describing the cities, we analyze a number of aspects related to the writing that was produced by an urban center. We focus on the writing produced by the urban bodies and powers, and not on its use by the inhabitants of the city. We also focus on the materials involved in the writing, the agents of the act of writing, and above all, the written documents themselves. We investigate the documents in greater depth, pointing out some isolated documents, written on parchment or paper, and their typological diversity. In particular, we emphasize the strategies used by the urban authorities that rely on more elaborate processes of writing, such as the composition of books and property records, true mini-archives; the management of lists and inventories, in which a serial writing is formed, that enabled them to control people and goods; their concern with filing the documents, as a basis for memory, legitimation and exercise of power; and the articulation with orality, in a society where most of the population were illiterate, to promulgate their orders and see them carried out; as well as the requirement to circulate documents, notices and messages with other superior authorities, or parallel authorities. The aim of this study is to give well-based evidence for the use of writing as a means, a product, and an end of the exercise of governance, and as a testimony of the demarcation of urban powers. <![CDATA[The Regulation of the Royal Higher Court of Appeals. The first regulatory instrument of justice in Portugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na sequência do reconhecimento de Portugal como estado independente (1143/1179), impunha-se aos primeiros reis desenvolver um processo conducente à boa organização das instituições que, por um lado legitimariam e por outro seriam fiscalizadoras do próprio Estado. Numa época em que o exercício da justiça era o principal elo de ligação com o povo, é normal que, à semelhança do que ocorria no restante ocidente, os monarcas se preocupassem com o respectivo exercício. Porém, num reino nascente, outras áreas se impunham como entidades reguladoras do poder régio. Nesse âmbito podemos recordar as instituições da administração; a Curia, o Conselho, as Cortes e a Chancelaria. Tudo a par com as instituições, da justiça, inicialmente entregue a juízes e corregedores. Posteriormente organizar-se-iam os primeiros tribunais, de que emerge a Casa da Suplicação, para justiça de recurso. O documento que se apresenta terá sido o seu primeiro regulamento. A "Casa da Suplicação", com o rei transferida para o Brasil a partir de 1807, viria a ser extinta no século XIX (1833), sendo substituída pelo Tribunal da Relação de Lisboa.<hr/>Following Portugal's recognition as an independent State (1143/1179), the first kings imposed the development of a new process that would lead to the effective organization of its institutions on the one hand, and on the other, legitimize the supervision of the State itself. At a time when the administration of justice was the main connection with the people it was normal, as had occurred throughout the rest of the West, for monarchs to be concerned with providing justice. However, in a burgeoning kingdom other areas imposed themselves as regulators of royal power. In this context we recall the administrative institutions; the Curia, the Council, the Courts and the Chancery. All together, with the institutions of justice, they were initially placed in the hands of judges and magistrates. Later the first courts would be organized, out of which the Higher Court of Appeals would emerge as appellate justice. The document presented herein was its first Regulation. The "Royal Higher Court of Appeals", which the king moved to Brazil in 1807, and would become extinct in the nineteenth century (1833) to be replaced by the Court of Appeal of Lisbon. <![CDATA[Justice in Everyday Life: The Magistrates of the Kingdom]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100060&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na célebre carta de Bruges, o infante D. Pedro recomenda ao futuro rei D. Duarte um sistema de reformulação e de apertado escrutínio sobre os corregedores do reino. No primeiro quartel do século XIV já não era novidade o sistema que ordenava a sua distribuição pelo território, nem a forma de actuação requerida. Mas, para que estes oficiais de justiça não se tornassem "danadores" das comarcas, era urgente toda uma remodelação do respectivo regimento e, sobretudo, vigilância. Sem isto, a Justiça não iria para além das boas intenções. Servindo-nos deste tempo como eixo de análise, propomos-vos um breve levantamento do que foram até então e do que serão até aos finais da Idade Média esses oficiais, face visível da Justiça régia aos olhos dos povos.<hr/>In his famous Letter of Bruges Prince Pedro recommends that the future King Edward adopt a system to reform and tighten scrutiny over the magistrates of the kingdom. In the first quarter of the fourteenth century there was nothing new in a system which ordered its distribution by territory or in the form of required action. However, in order for these officials not to become "damagers" of districts, an entire renovation of the respective regulations and, in particular, surveillance was urgent. Without this, Justice would be nothing more than wishful thinking. As a line of analysis from this era we propose a short account of what these officials represented up until then and what they would come to represent by the end of the Middle Ages: the visible face of Royal Justice in the eyes of the people. <![CDATA[The domus infirmorum of the monastery of Santa Cruz de Coimbra and the charity of the São Nicolau Hospital (Portugal, 12th-13th Centuries)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo configura os primeiros resultados de uma pesquisa de micro-história sobre dois espaços de saúde e practica médica no Mosteiro agostiniano de Santa Cruz de Coimbra, a saber, a enfermaria ou domus infirmorume o Hospital São Nicolau. O primeiro, construído no século XII, constituiu-se na área do mosteiro crúzio destinada ao cuidado com os monges doentes, definido primeiro nas regras de fundação e depois presente nos Costumeiros ou Liberordinis posteriores. O Hospital São Nicolau foi igualmente fundado em meados do século XII e funcionou como os outros hospitais de caridade medieval, ou seja, hospedava peregrinos, albergava pobres, tratava dos doentes e acolhia desvalidos. Esses dois espaços favoreceram os estudos médicos, como atestam os títulos da biblioteca, ao mesmo tempo foram lócus de experimentação das medidas preventivas e de práticas terapêuticas.<hr/>This article represents the initial results of a micro-history survey of two health spaces and medical practice locations at the Augustinian Monastery of Santa Cruz de Coimbra, namely, the infirmary, or domus infirmorum and the São Nicolau Hospital. The first, built in the 12th century, was built within the area of the monastery, intended for the care of sick monks, and was defined in the regulations of the foundation and then through the subsequent Customary practices or Liber ordinis. The second, São Nicolau Hospital, was also founded sometime during mid 12th century, and operated like the other medieval charitable hospitals, i.e. it provided shelter for pilgrims, took in the poor, and treated the sick and infirm. These two spaces favored medical studies, as evidenced by the titles in the library; at the same time, they were places of experimentation into preventive measures and therapeutic practices. <![CDATA[From one "forger" to another, from tall travel tales to a credible legacy (15th Century)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100092&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos séculos XV e início do XVI, quando viajar para o leste e para o oeste já não se mostrava tão extraordinário, as relações de viagem, como as de Marco Polo ou Jean de Mandeville, foram impressas e reimpressas e estiveram no universo das trocas e aquisições tanto em Portugal quanto em outras partes da Europa. Apesar, entretanto, de terem cumprido papel fundamental para definir os mundos alheios para os europeus, traduzindo as aspirações do seu tempo e alimentando novas acerca do universo a ser conhecido, esses relatos nem sempre narram viagens necessariamente realizadas. Vários deles, ao contrário, não fazem mais do que reunir, para seus contemporâneos, passagens de interesse extraídas de outros escritos, passagens que, por sua regularidade e frequência, permitiram que um relato, apenas encenado como de viagem, fosse aceito como verdadeiro para os contemporâneos e sucessores imediatos. Na Península Ibérica do final do século XV, um relato escrito por um autor de quem nada se sabe, Gómez de Santisteban, que se auto-define como acompanhante do Infante D. Pedro a uma suposta viagem à Terra Santa, esteve entre esses relatos que integraram a descrição e a própria percepção das terras que vinham sendo conhecidas. A questão condutora deste texto é, pois, como Santisteban, embora tenha textualizado memórias de viagens que não fez, conseguiu alcançar credibilidade tal como viajantes cujas viagens foram reconhecidas como autênticas.<hr/>In the 15th and early 16th centuries, when traveling eastward and westward no longer proved extraordinary, travel writings, such as those of Marco Polo or Jean de Mandeville, were printed and reprinted and have been in the world of exchanges and acquisitions both in Portugal and in other parts of Europe. However, although they have played a key role in defining foreign worlds for Europe, reflecting the aspirations of their time and providing news about the universe to be discovered, these reports do not always necessarily tell of trips that were actually taken. Several of them, on the contrary, do no more than draw together, for contemporary readers, passages of interest taken from other writings; passages which, based on their regularity and frequency, would allow for a narrative staged as travel to be taken as truth for contemporaries and immediate successors. In the Iberian Peninsula of the late 15th century, an account written by an author about whom nothing is known, Gomez de Santisteban, who defines himself as a companion of Prince Pedro on a supposed trip to the Holy Land, was among those reports integrated into the description and the perception of the land being discovered. The driving question of this paper is, therefore, how Santisteban, though he wrote memories of trips that he did not take, achieved credibility like those travelers whose trips have been recognized as authentic. <![CDATA[Writing and its Functions in Sixteenth Century Jesuit Missions in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Qual a importância da perenidade da escrita e das suas funções no quadro da missionação jesuítica, durante os primeiros tempos do Brasil Colonial? O registo descritivo-narrativo do ambiente natural e dos homens (índios, brancos e negros), que eram objecto de (re)cristianização, converteu-se em obrigação (quadrimestral e depois anual) para todos os agentes da "Companhia". Os mais preocupados com a acção deixaram, sobretudo, cartas de carácter narrativo; os mais contemplativos e curiosos descreveram paisagens, plantas, animais e homens com grande interesse pré-científico. Convertido em "língua de Império", o português era, contudo, insuficiente para a acção missionária, pelo que se estudou e registou a "língua brasílica", promovendo-a a "língua de cultura". Internamente, para os jesuítas, escrever era a forma de representar o "Companheiro" (matando a saudade) e, deste modo, concorrer para a formação de um corpo místico (institucional) que extravasava o Império Luso e reforçava a República Cristã.<hr/>What was the importance of encouraging writing in the context of Jesuit missionary duties during the early days of colonial Brazil? The descriptive-narrative record of nature and of men (Indians, blacks and whites) that were subject to (re)Christianization, became mandatory (quarterly and then yearly) for all officers of the "Society". The most concerned writers left letters of a narrative nature, while the most contemplative and curious of them described landscapes, plants, animals and men with great pre-scientific interest. Having become the "Language of Empire", Portuguese was, however, insufficient for missionary activity, and the "Brazilian language" was studied and annotated, promoted as the "language of culture". Internally, to the Jesuits, writing was a way of representing the "Companion" (overcoming homesickness) and thus contributing to the formation of a mystical (institutional) body that went beyond the Portuguese Empire and reinforced the Christian Republic. <![CDATA[From the sentence of Atouguia (1307) to the rule of Sousa Thomas for Brazil (1548): similarities and differences in the relations between the royal power and the feudal system in Portugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100128&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta breve comunicação tem por objetivo estabelecer semelhanças e diferenças entre dois momentos e dois processos de "senhorialização" e "centralização do poder régio" em espaços geográficos muito distantes: um, no já bem definido território europeu do reino de Portugal, no tempo de D. Dinis; outro, no espaço imenso e indefinido do Brasil recém descoberto, na época de D. João III. A comparação é delicada (e mesmo discutível) se não se tiver em conta que são séculos diferentes, espaços geográficos díspares e decorre de textos de duas instâncias jurídicas e políticas desiguais: uma sentença judicial e um regimento de governo. Por outro lado, o texto visa avaliar até que ponto é pertinente a expressão Idade Média brasileira (1521-1580), dada como título a um dos volumes da conhecida História da Colonização Portuguesa do Brasil, coordenada por Carlos Malheiro Dias e editada entre 1921-1924 para comemorar em Portugal e no Brasil o primeiro centenário da independência da antiga colónia. Comparando os tipos de regime económico, os modelos de sociedade senhorial e as formas de articulação com o poder régio, chama-se a atenção para a falta de estudos de carácter económico e social de que aquela história enferma e que é uma das suas maiores lacunas. Finalmente, pretende-se fazer um apelo à leitura crítica de uma obra monumental (se bem que incompleta) da historiografia da Expansão portuguesa, relativamente ostracizada e esquecida, mas que, paradoxalmente, é bastante utilizada e citada não se ocultando totalmente a discrição com que se faz serventia da riqueza da documentação transcrita nos seus apêndices e de algumas das suas sínteses.<hr/>The purpose of this short communication is to establish the similarities and differences between two periods and two processes of "senhorialização (aristrocratization)" and "centralização do poder régio (centralization of royal power)" in disparate geographic territories: one, the already well-established European territory of the Portuguese Kingdom in the time of D. Dinis; the other, the vast and undefined space of the recently discovered Brazil in the time of King John III. The comparison is an insignificant (and even debatable) one, until we take into account the differences in centuries, the disparate geographic areas, and the fact that it arises from two unequal legal and political practices: a court ruling and a government ruling. Meanwhile, the text also analyzes the relevance of the expression Idade Média brasileira - The Brazilian Middle Ages - (1520-1580), which was the title of one of the volumes of the well-known História da Colonização Portuguesa do Brasil, coordinated by Carlos Malheiro Dias and edited between 1921 to 1924 to commemorate the first centennial of the independence from the old colony, in Portugal and Brazil. Comparing the kinds of economic systems, the aristocracy models of society and the forms of articulation with the royal power, it is clear that there is a lack of economic and social research on that sad history, and that this is one of its main gaps. Finally, this paper calls for a critical reading of a monumental (albeit incomplete) work on the historiography of the Portuguese Expansion, relatively ostracized and forgotten, but which, paradoxically, is widely used and cited, not completely hiding the discretion with which it makes use of the wealth of documentation transcribed in its appendices and in some of its summaries. <![CDATA[Tiles of Mercy: an image document of the history of Luso-Brazilian religious culture]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100148&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os azulejos portugueses em Portugal e no Brasil são considerados quase sempre como objetos da História da Arte. A proposta deste estudo consiste em abordar os azulejos não como objetos de arte, mas como documentos da história da cultura luso-brasileira. O conceito de imagem documento será desenvolvido por meio da análise de um dos ritos mais importantes da história da cultura religiosa ocidental: a procissão. A atenção do estudo recairá, em especial, sobre a Procissão dos Ossos, que se encontra representada nos painéis de azulejos (séc. XVIII) da Igreja da Misericórdia em Salvador. A Procissão dos Ossos, instituída por D. Manoel em 1498, tinha como objetivo a retirada dos ossos dos justiçados, dando-lhes sepultura. Para a missão, o rei designou a Ordem da Misericórdia. O ato régio se estendeu ao Brasil, quando a primeira Casa da Misericórdia foi fundada na cidade do Salvador, em 1549. O painel, datado do século XVIII, representando a cerimônia, divide o espaço da igreja da Misericórdia com outras duas representações: a procissão do Senhor Morto, introduzida no Brasil (também pelos portugueses), e a Procissão do Fogaréu, introduzida pelos espanhóis. Entre a data da realização da primeira Procissão dos Ossos e o assentamento do painel de azulejos existe um espaço de tempo que permite avaliar a heterogeneidade dos tempos da arte, onde os ritmos diferenciados não coincidem, necessariamente, com os tempos da história.<hr/>Portuguese tiles in Portugal and Brazil are often considered as objects belonging to the History of Art. The purpose of this study is to address the tiles not as objets d'arte but as documents of the history of Luso-Brazilian culture. The concept of an image document will be developed through the analysis of one of the most important rites of the history of Western religious culture: the procession. The study will focus in particular on the Procession of the Bones, which is represented in the panels of the tiles (c. XVIII) of the Church of Mercy in Salvador. The Procession of the Bones, instituted by King Manuel in 1498, was intended for the removal of bones of those brought to justice, and to provide them with a burial. For the mission, the king appointed the Order of Mercy. This Royal act was extended to Brazil when the first House of Mercy was founded in the city of Salvador in 1549. The panel, dating from the eighteenth century, and representing the ceremony, divides the Church of Mercy with two other representations: the Procession of the Dead Lord, introduced in Brazil (also by the Portuguese), and the Procession of the Torches, introduced by the Spanish. Between the date of the first Procession of the Bones and the laying of the panel of tiles, there is a time frame that evaluates the heterogeneity of art periods, where differentiated rhythms do not necessarily coincide with the periods of history. <![CDATA[Legacies of conscience: strategies to rid the soul of the "fire of Purgatory"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100163&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente artigo consiste em demonstrar como vários legados testamentários encerravam a estratégia, por parte do testador, de aliviar a consciência com vistas a obter a salvação da alma. O texto se valeu da análise qualitativa de testamentos de homens, mulheres, forros, forras, ricos, pobres e senhores de escravos arrolados a partir da pesquisa de 116 processos testamentários registrados no cartório do termo de Vila do Carmo, capitania de Minas Gerais, entre 1715 e 1778. Acerca dos legados, foram estudados os seguintes aspectos: heranças, paternidade, hierarquias, esmolas e créditos. Por fim, o texto conclui que, na medida em que tinham a finalidade de promover a paz do testador consigo mesmo, tais destinações podem ser definidas como legados da consciência.<hr/>The article demonstrates how the testers made use of the testamentary legacies as a strategy to relieve their consciences in order to get the salvation of their souls. Thus, the text makes a qualitative analysis of testaments of men, women, freedmen, rich, poor and owners of slaves selected from the research of 116 testaments recorded at the notary of the term of Vila do Carmo, captaincy Minas Gerais, between 1715 and 1778. The article studied the legacies related to inheritance, paternity, hierarchies, alms and credits. The text concludes that the legacies had the purpose of promoting inner peace of the testator; thereby these legacies were legacy of consciousness. <![CDATA[The Italian press in São Paulo and the fascism: the Fanfulla (1921-1942)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100195&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo consiste em verificar a atuação do Fanfulla na dinâmica de propaganda política, bem como as trocas culturais estabelecidas com o fascismo entre os anos 1922-1942. A questão norteadora insere-se nos estudos de cultura política preocupados com o significado do fascismo difundido entre os imigrantes italianos e seus descendentes residentes no Estado de São Paulo. Desdobra-se em outros questionamentos: o motivo do empenho do governo de Mussolini na divulgação desse ideário, os temas abordados nessa propaganda, as reações que suscitou, seja da comunidade italiana, seja do governo brasileiro ou movimentos políticos. Na problematização inclui-se o posicionamento do governo brasileiro do período, seja na diplomacia brasileira ou nos aparelhos repressores em relação à Itália fascista e aos simpatizantes/aderentes do fascismo. A escolha do periódico Fanfulla justifica-se por, consensualmente, se tratar na historiografia da mais expressiva das fontes para esse estudo, em razão de longevidade, relações com o regime fascista e difusão no Estado de São Paulo.<hr/>This article intends to verify the Fanfulla's action in the dynamic of the political propaganda, as well as the cultural exchanges established with the fascism during 1922-1924. The leading question is insert on the political culture studies concerned with the significance of the fascism spread among the Italian immigrants and his descendants located on the Sao Paulo State. It unfold in others questions: the reason of the Mussolini government pledge to publish those ideas, the themes approached in this propaganda, the reactions it rise, as well on the Italian community, the Brazilian government and political movements. On this issue is included the position of the Brazilian government, on the Brazilian diplomacy or in the repressive agencies toward fascist Italy and the supporters of the fascism. The choice of the newspaper Fanfulla is justified for its position in the historiography, considered the most expressive source for this study, due its longevity, relations with the fascist regime and diffusion on Sao Paulo State. <![CDATA[Almir de Andrade: an intellectual profile]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100216&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é analisar o perfil intelectual de Almir de Andrade como ideólogo do Estado Novo e editor da revista Cultura Política, publicada pelo DIP entre os anos 1941 e 1945. Considerando aspectos até hoje pouco conhecidos de sua obra - como seus ensaios sobre a psicologia social do brasileiro - procuramos mostrar a singularidade de sua interpretação sobre o Estado Novo, assinalando, ademais, como essa interpretação, conjugada à análise de seu perfil intelectual, contribui para tornar menos homogênea e mais dinâmica a perspectiva analítica existente sobre a revista Cultura Política e o pensamento conservador deste período.<hr/>This paper aims to rethink Almir de Andrade´s intellectual profile as an ideologist of the Brazilian Estado Novo, and editor of the official cultural and political journal Cultura Política. Taking into account unconsidered aspects of his thought - like his writings on Brazilian social psychology - we expected to show the singularity of his interpretation of the Estado Novo, and also to point out how this interpretation can be connected to a less homogeneous and more dynamic analytical perspective about the official journal Cultura Política, and the conservative thought during this period. <![CDATA[Yielding the "Caboclo Music": the polyphonic creation of Carimbó through the accounts of writers, newsmen and folklorists in the Pará State (1900-1960)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100241&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimbó como manifestação folclórica tipicamente regional.<hr/>This text approaches the historic path of artists' and thinkers' discussions around the emergence of carimbó as a typical instance of caboclo music within the Amazon and the state of Pará. The exchange of ideas between folklorists, newsmen and writers, between 1900 and 1960, are presented here as an endorsement to the connection of senses related to the idea of carimbó as a typical expression of regional folklore. <![CDATA[The political reflections on the 1964's political coup in Paraná and in the elections of 1965]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100274&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo pretende-se, primeiramente, analisar o contexto político paranaense na década de 1960, a relação do governador Ney Braga com João Goulart e a sua participação no golpe civil-militar de 1964. Em um segundo momento, o propósito é verificar as repercussões do golpe de Estado no Paraná, sobretudo o processo de cassações políticas dos adversários/opositores do governador Ney Braga, consolidando-se, assim, o neysmo como a principal força política do Paraná no período do regime militar.<hr/>In this article is firstly aimed to analyse the political context in the state of Paraná during the 1960's, the connection between the Gorvenor Ney Braga to João Goulart and their participation in the civil-military coup in 1964. As following we intend to verify the impact on this political coup in the state of Paraná, especially the process of political impeachment of the adversaries / opponents of the Governor Ney Braga, thus consolidating the neysmo as the main political force in Paraná during the military regime. <![CDATA[Free livestock breeding in Santa Catarina's mixed ombrophylous forest: landscape and common use of land]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute o uso comum da terra no planalto de Santa Catarina, buscando demonstrar de que forma essa prática, e em especial a criação de porcos "à solta", modelou a paisagem dos espaços rurais dominados pela Floresta Ombrófila Mista, até a primeira metade do século XX. Com base na memória de antigos moradores, é possível afirmar que a criação de animais, além de conservar morfologicamente a paisagem florestal, era uma prática costumeira e uma importante fonte de renda para diversas famílias da região. Essa forma de uso da terra passa a se desestruturar com a inserção de uma nova dinâmica socioespacial, representada pela apropriação privada da terra, colonização e devastação das florestas.<hr/>This article discusses the common use of land on the Santa Catarina highlands, aiming to demonstrate in what manner this practice, especially the free livestock breeding, has shaped the rural landscapes, dominated by Mixed Ombrophylous Forest, until the first half of the 20th century. Based on memory of old inhabitants it is possible to say that the livestock breeding, besides morpholofically mantaining the forest landscape, it was an usual practice and an important income source for many families in this region. This form of using the land started to lose its structure with the insertion of a new socio-spatial dynamics represented by the private appropriation of land, colonization and deforestation. <![CDATA[Reform of public education in the 1920s: the case of the government Sergipe Graccho Cardoso (1922-26)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100324&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisamos a instrução pública no governo Graccho Cardoso (1922-1926) com ênfase em seu projeto educacional reformador de 1924. Para tanto, buscamos compreender as representações e apropriações sobre educação e modernidade presentes na administração Graccho e seus efeitos sobre a instrução pública, com atenção específica no processo de apropriação de preceitos educacionais paulistas vivido pelo diretor da Instrução sergipana. Para este fim, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A administração Graccho Cardoso, apesar de receber críticas a muitas de suas iniciativas, estabeleceu o momento áureo de inovações na educação escolar na Primeira República em Sergipe.<hr/>In this article we look at public education in government Graccho Cardoso (1922-1926) emphasizing its educational reform project of 1924. To this end, we seek to understand the representations and appropriations of present education and modernity in Graccho management and its effects on public education, with specific attention to the appropriation process of São Paulo educational precepts lived by the Director of Instruction Sergipe. To this end, we conducted bibliographic and documentary research. The Graccho Cardoso administration, despite criticism of many of his initiatives, established the golden period of innovations in education in the First Republic in Sergipe. <![CDATA[TOUREILLE, Valérie. Crime et Châtiment au Moyen Âge (Ve-XVe siècle). Paris: Éditons du Seuil, 2013. 329 p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100353&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisamos a instrução pública no governo Graccho Cardoso (1922-1926) com ênfase em seu projeto educacional reformador de 1924. Para tanto, buscamos compreender as representações e apropriações sobre educação e modernidade presentes na administração Graccho e seus efeitos sobre a instrução pública, com atenção específica no processo de apropriação de preceitos educacionais paulistas vivido pelo diretor da Instrução sergipana. Para este fim, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A administração Graccho Cardoso, apesar de receber críticas a muitas de suas iniciativas, estabeleceu o momento áureo de inovações na educação escolar na Primeira República em Sergipe.<hr/>In this article we look at public education in government Graccho Cardoso (1922-1926) emphasizing its educational reform project of 1924. To this end, we seek to understand the representations and appropriations of present education and modernity in Graccho management and its effects on public education, with specific attention to the appropriation process of São Paulo educational precepts lived by the Director of Instruction Sergipe. To this end, we conducted bibliographic and documentary research. The Graccho Cardoso administration, despite criticism of many of his initiatives, established the golden period of innovations in education in the First Republic in Sergipe. <![CDATA[CHOUIN, Gérard (org.). Boko Haram: Islamism, politics, security and the state in Nigeria. Leiden: Marc-Antoine Pérouse de Montclos, 2014. 275p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100358&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisamos a instrução pública no governo Graccho Cardoso (1922-1926) com ênfase em seu projeto educacional reformador de 1924. Para tanto, buscamos compreender as representações e apropriações sobre educação e modernidade presentes na administração Graccho e seus efeitos sobre a instrução pública, com atenção específica no processo de apropriação de preceitos educacionais paulistas vivido pelo diretor da Instrução sergipana. Para este fim, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A administração Graccho Cardoso, apesar de receber críticas a muitas de suas iniciativas, estabeleceu o momento áureo de inovações na educação escolar na Primeira República em Sergipe.<hr/>In this article we look at public education in government Graccho Cardoso (1922-1926) emphasizing its educational reform project of 1924. To this end, we seek to understand the representations and appropriations of present education and modernity in Graccho management and its effects on public education, with specific attention to the appropriation process of São Paulo educational precepts lived by the Director of Instruction Sergipe. To this end, we conducted bibliographic and documentary research. The Graccho Cardoso administration, despite criticism of many of his initiatives, established the golden period of innovations in education in the First Republic in Sergipe.