Scielo RSS <![CDATA[História (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-907420100001&lang=en vol. 29 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>From a grave sin to a sin that is intrinsically grave</b>: <b>the fundamentalist radicalization of catholic homophobia from the era of the Inquisition to Benedict XVI</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensayo discute la "involución" del pensamiento católico a respecto de la homosexualidad en los últimos siglos, sus repercusiones en la Península Ibérica y América Latina, desconstruyendo los seudo-dogmas que sustentan la homofobia del discurso oficial de la Iglesia. San transcritos los principales textos bíblicos que han servido de suporte teológico y jurídico para persecución de los sodomitas, pasando al examen del pensamiento de los teólogos que mas se han distinguido en la condenación a la sodomía, concluyendo con la lista de los concilios, papas y obispos que se destacaran por su homofobia y las manifestaciones contemporáneas de esta intolerancia.<hr/>This essay discusses the "involution" of Catholic school of thought regarding homosexuality in recent centuries, its repercussions on the Iberian Peninsula and in Latin America, deconstructing the pseudo-dogmas that sustain homophobia in the Church's official discourse. It includes transcripts of the principal biblical texts that have served as theological and juridical support for the persecution of sodomites, whilst also examining the thinking of the theologians most distinguished in their condemnation of sodomy. It concludes with a list of the councils, popes and bishops who have stood out owing to their homophobia, as well as the contemporary manifestations of such intolerance. <![CDATA[<b>Antifanaticism brigades</b>: <b>the invention of the religious tolerance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Focando a produção de obras ficcionais e textos filosóficos em perspectiva histórica, o artigo aborda uma série de aspectos relacionados ao complexo universo temático das disputas intelectuais contra o fanatismo religioso na Europa Moderna. O texto analisa o advento e evolução de um tema que - já bastante recorrente na obra de autores modernos como Montaigne e Jean Bodin -, eleva-se à categoria de eixo temático em muitas das reflexões de autores dos séculos XVII e XVIII. Acerca da verdadeira cruzada das ideias, que foi a luta contra o fanatismo religioso durante a Idade Clássica e o Século das Luzes, são examinadas algumas das ideias críticas de escritores como Swift, Montesquieu, Voltaire, Diderot e David Hume.<hr/>Focusing the production of fictional works and philosophical texts in historical perspective, the article approaches a series of aspects related to a complexed thematic universe of the intellectual disputes against the religious fanaticisn in Modern Europe. The text analyzes the advent and evolution of a topic which - is quite well-known in the work of modern writers like Montaigne and Jean Bodin - goes to the category of thematic axis in plenty of reflections of writers from the 17th and 18th centuries. About the real crusade of ideas which was the struggle against the religious fanaticism during the Classical Age and the Enlightenment, some of the critical ideas of writers like Swift, Montesquieu, Voltaire, Diderot and David Hume. <![CDATA[<b>Saint Vincent de Paul Society</b>: <b>Catholic charity to the social problems?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da instituição Igreja Católica é uma investigação que trata de uma das organizações mais antigas e tradicionais do Ocidente, a qual se adaptou às exigências econômicas, sociais, políticas, culturais e ideológicas que se constituem na sociedade. Muitas vezes as autoridades eclesiásticas conseguiram, não sem lutas e disputas internas e externas, superar as crises pelas quais a organização religiosa passou, mantendo-a unida com um consenso auto-imposto, expulsando os opositores, dominando reis, subjugando povos e difundindo sua percepção de mundo. Com a intensificação do processo de secularização no século XX, perdeu parte de seu poder e prestígio; porém exerce uma intervenção, de forma conciliadora, em diversos conflitos adota a função de estabelecer alianças com diferentes grupos sociais. Neste sentido, o artigo tem por objetivo apresentar e interpretar uma das práticas religiosas católica, a Sociedade de São Vicente de Paulo, que com sua ação capilar, penetra nas mais longínquas regiões, arregimentando membros de diferentes segmentos sociais na busca de resolver os problemas sociais sem alterar o status quo.<hr/>The study of the Catholic Church institution is an investigation which is about one of the most traditional and oldest organizations in the West which adapted itself to the economic, social, political, cultural and ideological demands which are established in the society. Many times the ecclesiastic authorities managed to, not without home and foreign fights and disputes, overcome the crises by which the religious organization suffered, keeping united to a self-imposed consensus, expelling the opponents, dominating kings, subjugating peoples and spreading out its world perception. With the intensification of the secularization process in the XX century, it has lost part of its power and prestige; however it carries out an intevention, in a conciliatory way, in many conflicts it adopts the function of establishing alliances among different social groups. Thus, the aim of the article is to present and interpret one of the Catholic religious practices, the Saint Vincent de Paul Society, which with its capillary action, penetrates into the farthest regions, regimenting members from different social segments in the search of a solution for the social problems without altering the status quo. <![CDATA[<b>From the archives of persecution to the stories of martyrs</b>: <b>hagiography, memory and propaganda in Roman North Africa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A passagem dos atos e das paixões dos mártires, escritos no calor das perseguições, às narrativas martirológicas mais legendárias e épicas, que se difundem a partir do final do século IV e do início do século V, foi muitas vezes vista, pelos historiadores, como uma das mais marcantes transformações da hagiografia na Antiguidade Tardia. Contudo, o uso dos registros dos processos judiciais para a redação tanto das tradicionais atas dos mártires como para essas novas narrativas mais extensas e épicas continuou sendo altamente valorizado pelos cristãos do Norte da África, tanto católicos como donatistas, ao menos até o começo do século V. O objetivo deste artigo é investigar as razões desse apreço pelos documentos de arquivo, sobretudo oficiais, e os diferentes usos práticos que deles fizeram os cristãos africanos, do século III ao início do século V.<hr/>The series of events stemming from the acts and passions of the Christian martyrs, written in the heat of persecution up to the more legendary and epic stories spreading from the late 4th and early 5th centuries has often been viewed by historians as one of the more striking transitions of hagiography in Late Antiquity. Nevertheless, the use of the judicial processes in the writing of the traditional martyrs' acts as well as in the composition of the more extensive and epic narratives remained highly valued in the minds of North African Christians, Donatists and Catholics alike, at least until the beginning of the 5th century. The purpose of this paper is to understand the reasons for the high regard in which the documents in the archives were held, especially the official ones, and to research the different, practical uses made from them by North-African Christians, from the 3rd to the beginning of the 5th century. <![CDATA[<b>Open city, without walls</b>: <b>the Portuguese-Brazilian religion in the travel literature (XVIII-XIX centuries)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de finais do século XVIII e início do século XIX, um grande número de viajantes britânicos e franceses aportaram no Brasil, interessados em suas riquezas naturais e desejosos por conhecimento sobre a sociedade luso-brasileira. Um dos seus principais interesses era o conhecimento das práticas religiosas dos brasileiros que servia, tanto para católicos franceses quanto para protestantes britânicos, como um índice de civilidade alcançado por nossa sociedade. Suas descrições tratarão, assim, das igrejas, sua composição arquitetônica e obras sacras, das missas, procissões e festas religiosas, das obras de caridade, do clero católico, dos sacramentos como casamentos e batizados, enterros, etc. Nestas descrições estão colocadas interpretações da sociedade luso-brasileira, as possibilidades de desenvolvimento do novo Império brasileiro e o caráter do catolicismo português transplantado para a América.<hr/>From the end of the XVIII century and beginning of the XIX century, a large number of British and French travelers docked in Brazil, interested in her natural riches and keen on knowledge about the Portuguese-Brazilian society. One of their main interests was the knowlege of the religious practices of the Brazilians who served to French Catholics as well to British protestants, as an index of civility reached by our society. In this way, their descriptions will be about the churches, their architectural construction and holy works, masses, processions and religious festivals, charitable works, the Catholic clergy, the sacraments such as wedding and baptism cerimonies, burials etc. Interpretations of the Portuguese-Brazilian society are included in these descriptions. The possibilities of development of the new Brazilian empire and the character of the Portuguese Catholicism transplanted to America. <![CDATA[<b>Space and social distinction</b>: <b>Catholicism in the Province of Sergipe, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar as distinções sociais constituídas no catolicismo na Província de Sergipe Del Rey durante o século XIX. A análise está centrada nos critérios de admissão de duas irmandades religiosas atuantes na cidade de Estância. A pesquisa demonstra que havia uma população dividida entre as irmandades do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora do Rosário, reflexos de uma hierarquia social mais diversificada, que diziam respeito a critérios de cor, riqueza e prestígio social. O espaço apresentava significados, na medida em que a cidade reproduzia simbolicamente a sociedade e sua organização em estratos sociais. Em outras palavras, observamos que o campo religioso católico na povoação de Estância seguia aos mecanismos de expressão da segregação e apresentava-se como representativo das oposições significativas entre os segmentos sociais, caracterizados a partir destas associações que definiam a posição social e os gostos dos seus integrantes.<hr/>This article aims to analyze the social distinctions incorporated in the Catholicism in the province of Sergipe Del Rey during the nineteenth century. The analysis will be centered in the criteria of admission of two active religious brotherhoods in the city of Estancia in Sergipe, Brazil. The research shows that there was a population divided between the brotherhoods of the Blessed Sacrament and Our Lady of the Rosary, reflections of a more diversified social hierarchy about the criteria of race, wealth and social prestige. The space presented meanings in so far as the city reproduced, symbolically, the society and its organization in social strata. In other words, we notice that the Catholic religious field in the population of Estancia followed the mechanisms of expression of the segregation and presented itself as representative of the oppositions between the social groups, which were characterized by associations which defined the social position and the tastes of their members. <![CDATA[<b>From sacred place to dancing venue</b>: <b>the medieval churches in Norwich</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto mostra os efeitos do processo de secularização na conversão de espaços religiosos em lugares laicos. O estudo de caso foca as construções religiosas medievais da cidade de Norwich, Inglaterra, que deixaram de ser usadas para a prática religiosa. A partir de pesquisa de campo e análise documental, é possível notar três principais tipos de usos do antigo espaço religioso: a preservação integral, a locação para um uso que respeite o aspecto histórico e o abandono do lugar às necessidades de transformação.<hr/>This article shows the effects of secularization process on religious spaces converted into lay places. The case study focuses on the redundant religious medieval buildings of Norwich, England. Field research and documental analysis shows that the secularization of places can assume three forms: the preservation of places intact as part of the historical legacy of an age; the lenting of the old buildings to a 'friendly' new use; finally, the scraping of any historical reference and the building use as any other. <![CDATA[<b>The functions of the Last Judgement as religious image</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso de imagens como fonte histórica vem sendo motivo de debate há algumas décadas. O presente artigo visa a defender a sua importância uma vez que, por possuírem origem diversa das fontes escritas, as fontes visuais permitem perceber outras formas de manifestação da vida social, assim como novos atores sociais. O texto concentra a análise em representações visuais do tema do Juízo final realizadas na Idade Média, buscando um melhor entendimento não somente da religiosidade, como também da própria história das sociedades que criaram essas imagens. Neste artigo serão discutidos os modos de compreensão de pinturas sobre o Juízo final no período medieval, assim como as funções esperadas para esse tipo de imagem. A análise se concentrará particularmente nos exemplos italianos pintados entre os séculos XII e XIV.<hr/>The use of images as historical sources has been reason for debate for some decades. The current article aims to defend its importance since they own diverse origin from the written sources, the visual sources allow us to realize other ways of manifestation of the social life, as well new social actors. The text concentrates the analysis in visual repesentations of the topic of the Last Judgement performed in the Middle Age, seeking a better understanding not only of the religiousness, but also own history of the societies that created these images. Forms of understanding the paintings about the Final Judgement in the medieval period will be discussed in this article, as well the functions expected for this kind of image. The analysis will be found particularly in the Italian examples painted between XII and XIV centuries. <![CDATA[<b>The places and ways which celebrate a beatified person</b>: <b>going on a pilgrimage for the Cause of the canonization of José de Anchieta</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivos analisar o surgimento de caminhos de peregrinação, que evocam a experiência missionária e mística do jesuíta José de Anchieta, e apontar para a sua estreita vinculação com a criação de lugares de memória a ele associados e com a Causa de sua canonização.<hr/>The aim of this article is to analyze the emergence of ways of pilgrimage which recollect the Jesuit José de Anchieta's mystic and missionary experience and point at his narrow linking with the creation of places of recollection associated to him and with the Cause of his canonization. <![CDATA[<b>Clerical Conjugalities in the Diocese in the State of Goiás, Brazil, 1824-1907</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A prática do concubinato clerical foi um fato notório e atingiu o exercício do sacerdócio nas várias localidades da Diocese de Goiás no século XIX. O período a ser analisado limita-se a identificar, a partir da documentação eclesiástica e civil, o sentido dado à palavra concubinato e às várias modalidades de famílias compostas por padres desta diocese. Os bispos que assumiram essa sede prelatícia tentaram combater e normatizar a quebra do celibato em Goiás, no entanto, não obtiveram o êxito desejado, o que permitiu aos clérigos goianos a formação de uma família totalmente heterodoxa aos cânones do Concílio de Trento e da primeira legislação eclesiástica formulada em solo brasileiro - as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia-. O clero goiano não esteve imune ao modus vivendis da população local, ao contrário, o seu modo de vida é em grande parte similar e correlato ao dos leigos.<hr/>The practice of clerical concubinage was a notorious fact and reached the practicing of priesthood in several locations in the Diocese in Goiás, Brazil in the XIX century. The period to be analyzed is limited in identifying, from the ecclesiastical and civil documentation, the sense given to the word concubinage and the several modalities of families composed by priests from this diocese. The bishops who took up this prelatic episcopal seat tried to struggle and normalize the celibacy break in Goiás, however, they were not succeeded, fact that allowed the clergymen from Goiás the formation of a thoroughly heterodox family to the canons of the Council of Trent and of the first ecclesiastical legislation formulated in Brazilian soil - the First Constitutions of the Archbishopric of Bahia. The Clergy from Goiás was not immune against the modus vivendi of the local population, on the contrary, the way of life is largely similar and correlated to the laymen's one. <![CDATA[<b>Letters, Constitutions and Rules of the Master Sisters of the Saint Dorothy Religious Institute</b>: <b>sources of historical research for the study of Paula Frassinetti's pedagogical intuitions and of the constitution of the education project of the Dorothean Schools</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho propõe compreender o projeto educativo de Paula Frassinetti (Santa Paula, fundadora da Congregação de Santa Dorotéia) tecido a partir de suas intuições pedagógicas, no contexto histórico-cultural do catolicismo ultramontano. Na metodologia, utilizamos as pesquisas histórica e documental das fontes (Cartas e Constituições) deixadas por ela. A primeira escola da congregação nasceu em Quinto (1834), na Itália, e, posteriormente, houve expansão para Portugal e Brasil. O referencial teórico está centrado na análise das concepções da Igreja no século XIX, voltado à educação feminina. Sob essa ótica, as Dorotéias encarregaram-se da missão de educar as jovens dentro da moral católica, optando pelo regime de internato. Paula Frassinetti, por meio de suas intuições pedagógicas, construiu as diretrizes de sua Congregação. O resultado deste trabalho consiste em apresentar como suas intuições constituíram o projeto educativo dos Colégios Doroteanos, permeando as convenções sociais e culturais da época e local em que eram inseridas.<hr/>This work proposes to arrive at an understanding of the education project of Paula Frassinetti (Saint Paula, foundress of the Saint Dorothy Congregation) which was elaborated from her pedagogical intuitions in the historical-cultural context of ultramontane Catholicism. In the methodology the historical and documental research of the sources (Letters and Constitutions) left by Paula Frassinetti were used. The first school of the Congregation was founded in Quinto (1834), in Italy, and later it expanded to Portugal and Brazil. Its theoretical reference is centered on the analysis of the conceptions of the Church in the 19th century focussing on women's education. With this in view, the Dorotheans undertook the mission of educating youths following Catholic morality and choosing the boarding school system. Paula Frassinetti from her pedagogical intuitions had developed the guidelines of her Congregation. The result of the work at hand consists of presenting how her intuitions had constituted the education project of the Dorothean Schools, which permeated the social and cultural practices of the time and place in which they were applied. <![CDATA[<b>Politico-religious conflict and discursive clash between Eunomius of Cizic and Basil of Caesarea</b>: <b>application of the manual of Aristotle</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os bispos cristãos Eunômio de Cízico (335-394 d.C.) e Basílio de Cesaréia (329/331-379 d.C.) representavam os ideais político-religiosos de dois grupos: cristãos arianos e cristãos nicenos, respectivamente. As contendas que permearam essa temática buscaram a legitimidade de uma ortodoxia religiosa baseado em suas interpretações sobre a natureza do Verbo, a segunda pessoa da Trindade. Dentre os inúmeros grupos religiosos que discutiram o tema objetivamos, neste artigo, compreender as circunstâncias do desenvolvimento da controvérsia ariana a partir do conflito entre o ariano Eunômio de Cízico e o niceno Basílio de Cesaréia. Nossa proposta vai além dos aspectos puramente religiosos e teológicos, pois depositamos na análise retórica uma metodologia para encontrar elementos do ideal e da propaganda político-religiosos desses dois bispos cristãos. Para atingir tal fim, pretendemos analisar e comparar seus testemunhos Apologia e Contra Eunômio, respectivamente, empregando o manual de Aristóteles Arte Retórica.<hr/>The Christian bishops Eunomius of Cyzic (335-394 AD) and Basil of Caesarea (329/331-379 AD) represented the politico-religious ideals of two christian groups: Arian Christians and Christians Nicene, respectively. The contentions that permeated this theme sought the legitimacy of the Orthodox religion based on its interpretations of the nature of Logos, the second person of the Trinity. Within the enumerable religious groups that have discussed the theme, we have aimed in this article to understand the circumstances of the development of the Aryan controversy starting from the conflict between the Aryan, Eunomius of Cizic, and the Nicene, Basil of Caesarea (329/331-379 AD). Our purpose has gone beyond the purely religious and theological aspects, as we have set down in the rhetorical analysis, a methodology to find elements of the ideal and the politico-religious propaganda of these two Christian bishops. To achieve this end, we intend to analyze and compare their testimonies Apology e Against Eunomius, respectively, using the manual Aristotle's Rhetorical Art. <![CDATA[<b>Beyond Salvador and the Recôncavo baiano</b>: <b>cult to the saints in Portuguese America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto pretende discutir alguns aspectos ligados à questão dos poucos avanços da catequese católica entre os negros, proposta pelo Clero na América - tomando como referência a cidade de Salvador e seu Recôncavo. Esses estariam ligados à sobrevivência de práticas pré-cristãs entre os africanos e seus descendentes. Marcados pela presença dos elementos cósmicos em suas concepções religiosas, esses priorizaram em suas crenças, a relação com os elementos da natureza, fazendo prevalecer uma experiência religiosa que colocava à margem conteúdos básicos transmitidos através da doutrina e dos ritos instituídos pela Igreja Católica.<hr/>This text intends to discuss some aspects referent to the few advances of the Catholic catechism among the blacks, proposed by the Clergy in America - taking as reference the city of Salvador and its Recôncavo. These would be linked to the survival of pre-Christian practices among the Africans and their descendants. Marked by the presence of the cosmic elements in their religious concepts, these prioritized in their beliefs, the relation with the elements from the nature, prevailing a religious experience that laid aside basic contents transmitted through the doctrine and the rites established by the Catholic Church. <![CDATA[<b>In the shade of a master</b>: <b>Gilberto Freyre reader of Euclides da Cunha</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio procura elaborar uma relação entre dois intelectuais atuantes em um período fundante da historiografia brasileira durante as primeiras décadas do século XX: Euclides da Cunha e Gilberto Freyre. O eixo norteador do texto é o papel de Freyre como leitor de Euclides da Cunha, analisando a forma como a obra deste foi recebida por aquele. Defende-se a hipótese que a feitura do primeiro livro do autor pernambucano, Casa-grande & senzala (1933), foi fortemente marcada pelas características do livro maior de Euclides, Os sertões (1902).<hr/>This essay aims to establish a relationship between two active intellectuals in an important period of the Brazilian historiography during the first decades of the XX century: Euclides da Cunha and Gilberto Freyre. The guidelines of the text are the role of Freyre as a reader of Euclides da Cunha, analyzing how the work of the latter was received by the first. It is supported that the hypothesis of the making of the mentioned author's first book, Casa-Grande & Senzala (1933), was strongly marked by the characteristics of the greatest book by Euclides, Os sertões (1902). <![CDATA[<b>Hayden White and historical pluralism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende explorar a relação de Hayden White com a crítica pluralista praticada pelos participantes da Escola de Chicago, e mais especificamente o conceito de pluralismo histórico proposto pelo autor em um de seus artigos não recolhido em livro, Historical Pluralism. A fim de conduzir a análise do conceito, será recuperado, em especial, o evento que motivou o texto de White, a saber, o debate público entre os críticos Wayne Booth, Abrams e Hillis Miller, ocorrido nos anos 70.<hr/>This article explores the relationship between Hayden White and the critical pluralism practiced by the members of the Chicago School, and more specifically the concept of historical pluralism proposed by the author in one of his articles not published in book form, Historical Pluralism. In order to conduct the analysis of this proposed concept, the event that had motivated White's text will be discussed in particular, namely the public debate among the critics, Wayne Booth, Abrams and Hillis Miller, which occurred in the 70s. <![CDATA[<b>The absence of the Portuguese World Congress in the essay, <i>History of Brazil</i> by Afranio Peixoto</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o ensaio História do Brasil, publicado por Afrânio Peixoto em 1940. Entende-se que, em sua estrutura interna, o livro comporta nuances dos conflitos entre o autor e o Estado Novo brasileiro (1937-1945) e também em relação ao teor autoritário, com o qual a ditadura portuguesa, comandada por Antônio Salazar, modelou o Congresso do Mundo Português (1940). Muito embora tenha colaborado para a organização do evento, na última hora, por ordem expressa do governo brasileiro, Afrânio Peixoto foi impedido de participar das comemorações. Nesse sentido, busca-se demonstrar que uma das razões capaz de explicar sua ausência foi o patriotismo luso-brasileiro praticado por Afrânio, o qual o colocou em rota de colisão com as representações oficiais preparadas para aquela efeméride.<hr/>This article analyzes the essay, History of Brazil, published by Afranio Peixoto in 1940. It is well understood that in the content of this book there are a number of nuances concerning the conflicts between the author and the Brazilian New State (1937-1945), and also between him and the authoritative style, with which the Portuguese dictatorship, led by Antonio Salazar, modeled the Portuguese World Congress of1940. Although he had contributed to the event's organization, at the last minute by express order of the Brazilian government, Afranio Peixoto was barred from attending the commemoration. To this effect, one of the reasons explaining Afranio's absence is sought to be shown to be his Luso-Brazilian patriotism, which put him on a collision course with the official representations prepared for that occasion. <![CDATA[<b>Local authorities and Italian immigrants</b>: <b>conflicts and consensus</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa conflitos e consensos entre imigrantes italianos estabelecidos nas antigas colônias Conde d'Eu, Dona Isabel, Caxias e Alfredo Chaves e as autoridades locais, como diretores e demais integrantes das Comissões de Terra, no Rio Grande do Sul. A trama das relações entre os diretores e os imigrantes, demonstrou momentos de conturbação, mas também de consenso. Cada diretor, em seu tempo e em sua administração, enfrentou problemas e empenhou-se na resolução dos conflitos, de forma peculiar. A orientação da Inspetoria Especial de Terras e Colonização foi a de que os diretores agissem com prudência e negociassem com os colonos. Mas, na maioria dos ofícios dos diretores aparecem pedidos para o envio da força policial a fim de garantir a "ordem, a moral e o respeito às autoridades" nos núcleos.<hr/>This article analyzes the conflicts and consensus between Italian immigrants established in the old colonies of Conde d´Eu, Dona Isabel, Caxias and Alfredo Chaves, and the local authorities as in the directors and other members of the Land Commissions in the State of Rio Grande do Sul. The drama of the relationship between the directors and the immigrants revealed moments of conflict but also consensus. Each director, in his term and his administration, faced problems and strived to resolve the conflicts in his own particular way. The orientation received from the Special Inspection Office for Land and Colonization was for the directors to act with prudence and negotiate with the colonists. But, in the majority of the directors' official letters, police force was requested in order to guarantee within these settlements "law and order, and respect for the authorities". <![CDATA[<b>The present</b>: <b>temporality in journalism and its consequences</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute a noção de temporalidade no campo do jornalismo. Partindo do princípio de que a atualidade é a base da narrativa jornalística, reflete acerca dos dispositivos empregados para dar densidade ao presente: o passado, como elemento da memória e o futuro, como projeção. Dessa forma, procura entender os modos a partir dos quais o jornalismo estabelece estratégias capazes de criar o sentido de "presentificação", simulando a ideia de atualidade, o que coloca num mesmo plano temporal o fato, sua narrativa e o leitor, embora, no geral, o relato jornalístico refira-se a algo já ocorrido.<hr/>This discussion is about the concept of temporality in the field of journalism, starting from the principle that current events are the basis of journalistic narrative reflecting two devices used to bring density to the present: the past, as a factor of memory, and the future as projection. In doing so, we intend to understand the ways in which journalism establishes strategies enabling the creation of the sense of "presentification", simulating the idea of a current event. At the same time it fits together the dimension of fact, its narrative and the reader, although, in general, the journalistic narrative refers to some event that has already happened. <![CDATA[<b>Women and the Brazilian Academy of Letters</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Academia Brasileira de Letras, entidade fundada em 1897, manteve-se incólume à presença feminina até 1976, ano em que o Art. 17 do Regimento Interno, que até então restringia a eleição aos "brasileiros do sexo masculino", é alterado, assegurando às mulheres a possibilidade de candidatura. Tendo isto em vista, o presente artigo pretende analisar os bastidores do ingresso de Rachel de Queiroz, primeira mulher a sagrar-se imortal, em 1977.<hr/>The Brazilian Academy of Letters, an institute established in 1897, remained untouched by the feminine presence up to the year 1976, when clause 17 of its Regulations, which until then had restricted itself to "Brazilians of the masculine sex", was modified to allow women the possibility of candidacy. Hence, the objective of this article is to analyze the behind the scenes of the admission of Rachel de Queiroz, the first woman to take part in the writers' "immortal" circle in 1977. <![CDATA[<b>Culture enthusiasts</b>: <b>book universe and its representations in the letters of the <i>Centro Cultural Euclides da Cunha</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é uma breve tentativa de se pensar algumas das muitas ideias e representações construídas no passado sobre o universo do livro. A pesquisa que o originou partiu exclusivamente do exame das correspondências recebidas e acumuladas pelo extinto Centro Cultural Euclides da Cunha, uma agremiação de intelectuais que funcionou de 1948 a 1985 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Em termos estruturais, o estudo aqui conduzido busca comentar inicialmente alguns aspectos pontuais da referida instituição, procurando enfatizar em seguida o enorme entusiasmo que ali gravitava em torno das lides literárias. Para finalizar, são então examinados os traços maiores do inusitado sistema de representações em que tal entusiasmo se apoiava, tentando integrar seus elementos num sentido um pouco mais amplo. Em linhas gerais, o objetivo do artigo é delinear e compreender algumas das possíveis relações que, na metade do século passado, ainda se estabeleceriam entre cultura, livro e intelectualidade.<hr/>This article is a brief attempt to think about the many ideas and representations built in the past about the book universe. The research which originated it was exclusively done by examining the mail received and kept by the former Centro Cultural Euclides da Cunha, in Ponta Grossa, Paraná, Brazil. In structural terms, this study seeks to comment, initially, some punctual aspects of the referred institution, emphasizing, in sequence, the enormous enthusiasm which gravitated around the literary battle. To conclude, the larger traces of the unusual representation system on which such enthusiasm was based are, then, examined, trying to integrate the elements in a little broader sense. In general terms, the aim of the article is to outline and understand some of the possible relations which, in the middle of the last century, would be still established between culture, books and intelligentsia. <![CDATA[<b>Professional development in Brazil</b>: <b>the role of the National Service of Industrial Training - SENAI</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema reestruturação produtiva tem sido foco de diversas pesquisas publicadas na área de Sociologia do Trabalho. O número de trabalhos que tratam de tal temática justifica-se pelas importantes transformações que o mundo do trabalho sofre nos últimos 20 anos em virtude da nova organização do sistema produtivo. No novo cenário que se apresenta, destaca-se uma importante agência de formação profissional: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. Neste contexto, o estudo teve como objetivo geral discutir as mudanças no processo de qualificação profissional, tendo em vista as transformações do sistema produtivo capitalista. Além disso, foi investigada a contribuição do SENAI de Montes Claros para a qualificação de trabalhadores e o consequente ingresso no mercado de trabalho. Para isso, foram coletados dados com os egressos do curso Técnico em Eletromecânica da unidade do SENAI de Montes Claros.<hr/>The production restructuring theme has been the focus of several research papers published in the area of the sociology of labour. The numerous studies which have dealt with this subject are justified by the important transformations that the world of labour has undergone during the last 20 years in virtue of the new organization of the system of production. Within this new scenario an important agency of professional formation has appeared: the National Service of Industrial Training - SENAI. In this context, our study had as its general aim to discuss the changes in the process of professional qualification focusing on the transformations of the capitalist production system. In addition the contribution of the SENAI at Montes Claros was investigated with respect to worker qualification and their consequent entrance into the job market. Therefore information was collected from the students who had finished the electro-mechanics technical course at the Montes Claros SENAI unit. <![CDATA[<b>A "distinct bibliographer and bibliophile"</b>: <b>Capistrano de Abreu, publisher of historical documents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo examina as práticas do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu (1853-1927) em seu trabalho como editor de documentos históricos. Seu esforço em estabelecer o autor de um texto, traçar-lhe a biografia, contextualizar e apresentar o texto ao leitor, fornecer indicações bibliográficas sobre os assuntos tratados nos escritos, entre outros pontos, permitem não apenas entrever sua prática específica como editor, mas, de forma geral, a do historiador Capistrano de Abreu diante de um documento histórico.<hr/>This article examines the practices of the Brazilian historian João Capistrano de Abreu (1853-1927) in his work as a publisher of historical documents. His efforts in establishing the author of a text, outline his biography, contextualize and present the text to the reader, give bibliographical indications about topics approached in the texts, among other things, allow us to foresee not only his specific practice as a publisher, but in general terms, the one from the historian Capistrano de Abreu facing a historical document. <![CDATA[<b>Memoria e Identidad</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100024&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo examina as práticas do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu (1853-1927) em seu trabalho como editor de documentos históricos. Seu esforço em estabelecer o autor de um texto, traçar-lhe a biografia, contextualizar e apresentar o texto ao leitor, fornecer indicações bibliográficas sobre os assuntos tratados nos escritos, entre outros pontos, permitem não apenas entrever sua prática específica como editor, mas, de forma geral, a do historiador Capistrano de Abreu diante de um documento histórico.<hr/>This article examines the practices of the Brazilian historian João Capistrano de Abreu (1853-1927) in his work as a publisher of historical documents. His efforts in establishing the author of a text, outline his biography, contextualize and present the text to the reader, give bibliographical indications about topics approached in the texts, among other things, allow us to foresee not only his specific practice as a publisher, but in general terms, the one from the historian Capistrano de Abreu facing a historical document. <![CDATA[<b>Uma "outra" São Paulo da década de 1930</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo examina as práticas do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu (1853-1927) em seu trabalho como editor de documentos históricos. Seu esforço em estabelecer o autor de um texto, traçar-lhe a biografia, contextualizar e apresentar o texto ao leitor, fornecer indicações bibliográficas sobre os assuntos tratados nos escritos, entre outros pontos, permitem não apenas entrever sua prática específica como editor, mas, de forma geral, a do historiador Capistrano de Abreu diante de um documento histórico.<hr/>This article examines the practices of the Brazilian historian João Capistrano de Abreu (1853-1927) in his work as a publisher of historical documents. His efforts in establishing the author of a text, outline his biography, contextualize and present the text to the reader, give bibliographical indications about topics approached in the texts, among other things, allow us to foresee not only his specific practice as a publisher, but in general terms, the one from the historian Capistrano de Abreu facing a historical document. <![CDATA[<b>Historiadores chilenos frente al bicentenario</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo examina as práticas do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu (1853-1927) em seu trabalho como editor de documentos históricos. Seu esforço em estabelecer o autor de um texto, traçar-lhe a biografia, contextualizar e apresentar o texto ao leitor, fornecer indicações bibliográficas sobre os assuntos tratados nos escritos, entre outros pontos, permitem não apenas entrever sua prática específica como editor, mas, de forma geral, a do historiador Capistrano de Abreu diante de um documento histórico.<hr/>This article examines the practices of the Brazilian historian João Capistrano de Abreu (1853-1927) in his work as a publisher of historical documents. His efforts in establishing the author of a text, outline his biography, contextualize and present the text to the reader, give bibliographical indications about topics approached in the texts, among other things, allow us to foresee not only his specific practice as a publisher, but in general terms, the one from the historian Capistrano de Abreu facing a historical document. <![CDATA[<b>Elitismo cultural e "democratização da cultura" no Império Romano Tardio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100027&lng=en&nrm=iso&tlng=en A produção literária e artística dos últimos séculos da Antiguidade apresenta todos os sinais de elitismo cultural. Por trás desta aparência, e contrastando com a impossibilidade radical de democratização política do regime imperial, podemos, no entanto, reconhecer os sinais de um processo que o historiador italiano Santo Mazzarino denominou de "democratização da cultura". Outros historiadores denomiranarm-no de "vulgarização". A historiografia catastrofista do "declínio" do mundo antigo e da queda do Império romano atribuiu uma grande responsabilidade ao que apresentava como um nivelamento por baixo da sociedade antiga e de sua cultura sob a ação conjugada de dois fatores: a cristianização, promotora de um populismo cultural, e a barbarização, destruidora das mais altas realizações da tradição clássica. Todavia, a "democratização" pode também ser analisada em termos de "democratização positiva", ascendente (de baixo para cima). O debate continua vivo entre os historiadores atuais para definir se essas tendências à democratização da cultura representaram um fenômeno negativo ou positivo. É necessário, no entanto, afastar todo julgamento de valor a priori, necessariamente subjetivo, se quisermos estudar o fenômeno em seus diversos aspectos. Os resultados desse tipo de pesquisa são diversos, segundo os domínios em que se manifesta uma democratização: a produção literária e artística, a produção material, o pensamento jurídico, as crenças religiosas, as evoluções linguísticas, a afirmação das culturas nacionais.