Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-018820130002&lang=en vol. 33 num. 66 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The pangermanists in Africa</b>: <b>inclusion and exclusion of the native peoples in the expansionist plans of the empire, 1896-1914</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entre os diversos paradigmas de desigualdade e de exclusão encontra-se o racismo, uma das formas mais insidiosas de discriminação. Para compreendê-lo, muitos se dedicam ao estudo das ideias, adotando frequentemente uma linha evolutiva que vai desde o racialismo até a biologia aplicada. Este artigo assume outra direção. Concentra-se no estudo das experiências vividas entre colonizadores e colonizados - bem como seus outros - com o objetivo de compreender os sentimentos entretecidos no momento mesmo desse confronto. Nesta pesquisa, valendo-me especificamente da atuação dos pangermanistas na África, em especial, no território da Namíbia, outrora conhecido como África Alemã do Sudoeste (SWA), pretendo estabelecer conexões entre o ódio racial e os movimentos imperialistas que defenderam a exclusão dos nativos de seus próprios territórios.<hr/>One of the many paradigms of inequality and exclusion is racism, one of the most insidious forms of discrimination. To understand it, many authors focus on the study of the ideas, and frequently adopt an evolutionary perspective that goes from racialism to applied biology. This article takes a different direction. It concentrates on the study of the experiences lived by the colonial agents and the colonized peoples - as well as by the settlers - aiming to understand the feelings interwoven in the very moment of this confrontation. Drawing specifically on the activity of the pangermanists in Africa, particularly in the territory of Namibia, formerly known as German South-West Africa, I intend to establish connections among racial hatred and imperialistic movements that advocated the exclusion of the native peoples from their own territories. <![CDATA[<b>The political concept of people in the Independence period</b>: <b>history and time in the political debate (1820-1823)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo investiga a utilização do conceito político de povo pelos principais grupos em disputa no período da Independência brasileira, ressaltando seu vínculo entre a linguagem política e determinadas experiências e construções do tempo próprios do momento. Acreditamos que a abordagem da história dos conceitos políticos tem muito a oferecer, tanto para a historiografia sobre o período, quanto para o campo da história da historiografia brasileira. A linguagem política e as experiências do tempo nela contidas são fundamentais para a compreensão dos principais conflitos políticos e sociais do período e para o entendimento mais aprofundado da forma como a sociedade vivenciava e pensava a história.<hr/>This paper investigates the uses of the political concept of people by the main political groups in dispute in the Brazilian independence period, emphasizing its connection with certain experiences and discursive constructions of that time. We believe this approach to the history of political concepts has much to offer in two areas: for the historiography of the period of Brazilian independence, and for the history of Brazilian historiography. Knowing political language and experiences of time is fundamental in order to understand the political and social conflicts of the period and the way society experienced and thought about its history. <![CDATA[<b>A feather-shaped gold pen for the Abolition</b>: <b>the May 13<sup>th</sup> Law and the popular participation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A abolição da escravidão no Brasil, em maio de 1888, não envolveu apenas literatos, políticos, jornalistas e a família imperial, mas também, trabalhadores, abolicionistas e moradores dos subúrbios da província do Rio de Janeiro e de locais mais afastados. A participação desses foi marcada, por exemplo, pela subscrição popular realizada nas vésperas da Abolição e apoiada por um jornal, O Paiz, no intuito de comprar a pena de ouro a ser utilizada pela princesa regente no momento da assinatura da lei. A oferta do dinheiro foi feita por meio de doações individuais ou coletivas em que se depositaram também as expectativas em torno do fim da escravidão e os sentidos de liberdade mais amplos associados à Abolição. Os outros festejos promovidos pela imprensa são fundamentais para entendermos a mediação desses sentidos feita por ela.<hr/>The abolition of slavery in Brazil on May 1888 involved not only writers, politicians, journalists and the imperial family, but also workers, abolitionists and people who lived in distant neighborhoods of Rio de Janeiro and other even farther places. The participation of these people was highlighted, for instance, by the popular money collection supported by a newspaper named O Paiz on the eve of the Abolition. The purpose of such collection was the purchase of a feather-shaped gold pen to be used by the Princess Regent on the occasion of the signing of the law. The money was offered by individual and collective donations in which the expectations about the end of slavery and the deepest senses of freedom associated to the Abolition were also present. The other celebrations promoted by the press are essential to understand the explanations it offered about those meanings. <![CDATA[<b>Workers and urban associations during the Jânio Quadros administration in São Paulo (1953-1954)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa a ação das organizações populares com base territorial, em especial aquelas vinculadas às demandas da população dos bairros operários, durante o curto governo municipal de Jânio Quadros na cidade de São Paulo, político eleito com forte apoio desses movimentos. Partimos, para isso, de uma análise ainda inicial de um corpus documental composto por mais de 250 processos, reunindo cartas, pedidos, petições, solicitações e abaixo-assinados encaminhados por Sociedades Amigos de Bairro ao gabinete do prefeito de São Paulo durante a gestão de Quadros nos anos de 1953 e 1954. Nesse sentido, o artigo procura avançar na compreensão do sistema político populista, ressaltando o papel da dimensão urbana na construção das estratégias de trabalhadores e lideranças políticas.<hr/>This article analyses the popular organizations activities, particularly the ones related to the working-class neighborhoods, during the short period of Jânio Quadros administration in the São Paulo city. Janio had been elected with strong support from these organizations. Based on the analyses of around 250 processes, gathering petitions, letters and other documents from the Neighborhoods associations to the Major cabinet in 1953 and 1954, the article aims to explore the populist political system, highlighting the role of urban dimension in the workers and political leaders' strategies. <![CDATA[<b>Romani and exclusion processes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entrar em contato com os ciganos e seu mundo de significações e práticas que podemos chamar de cultura cigana ou 'ciganidade', mesmo correndo o risco das generalizações, é estar em contato com um tema que insiste em escapar entre nossos dedos. Deparamo-nos com um povo que ao longo da história acabou se adaptando a cada novo encontro e a cada nova região, buscando sobreviver em um mundo que busca e valoriza os seus contrários. Mesmo assim, esse povo manteve muitas de suas tradições intactas durante séculos de nomadismo. Para os ciganos nômades, a barraca é o seu lugar. Durante séculos as adjetivações negativas em relação aos ciganos aparecem em leis, decretos, matérias jornalísticas, processos criminais e também nas artes. Esses processos de exclusão fizeram e fazem parte da dinâmica dos Estados que veem os grupos ciganos como perigosos e desnecessários.<hr/>Contacting Romani and their world of symbols and practices - which may be called Romani culture or 'gypsism', even at the risk of generalization - is being in touch with a theme which insists on slipping through our fingers. We are faced with a people which, throughout history, ended up getting adapted after every new encounter and region, in order to be able to survive in a world that seeks their opposites, and, nevertheless, kept intact many of their traditions through centuries of nomadism. For the nomadic Romani people, the tent is their home. Along centuries, derogatory terming towards gypsy appears in laws, decrees, newspaper articles, criminal case reports as well as in the arts. These exclusion processes were and are part of the States' dynamics which regards Roma groups as dangerous and unnecessary. <![CDATA[<b>The Brazilian Communist Party and João Goulart's Administration</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem por objetivo conhecer as estratégias e a atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante o governo Goulart. Os comunistas tiveram diferentes posturas nesse período: na fase parlamentarista de governo, o partido demonstrou distanciamento crítico em relação ao presidente da República. A seguir, durante todo o ano de 1963, o PCB foi opositor de Goulart, recusando a estratégia presidencial de aliar o PTB ao PSD para alcançar maioria no Congresso Nacional. Por fim, de fins de 1963 até o golpe militar no ano seguinte, os comunistas tornaram-se aliados do presidente. A mudança foi motivada pela decisão de Goulart de romper com o PSD e governar com o apoio político das esquerdas.<hr/>This article intends to identify the Brazilian Communist Party's (PCB) strategies and its performance during João Goulart's government. Communists held different positions in that period: during the government's parliamentary phase, the party showed critical distance from the President. Later, in 1963, the PCB opposed Goulart, rejecting the presidential strategy of making an alliance between PTB and PSD to hold the majority in the National Congress. Finally, from late 1963 and up to the military coup the following year, communists became the President's allies. This change was motivated by Goulart's decision of breaking up with the PSD and ruling with left-wing parties' political support. <![CDATA[<b>Farewell to the working class?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en No início da década de 1980, a política centrada em classes da tradição socialista estava em crise, e comentadores importantes adotaram tons apocalípticos. No final da década, a esquerda permanecia profundamente dividida entre os advogados da mudança e os defensores da fé. Em meados dos anos 1990, os primeiros tinham, de modo geral, ganhado a batalha. O artigo busca apresentar essa mudança contemporânea não como a 'morte da classe', mas como o desa­parecimento de um tipo particular de ­sociedade de classes, marcado pelo ­processo de formação da classe trabalhadora entre os anos 1880 e 1940 e pelo alinhamento político daí resultante, atingindo seu apogeu na construção social-democrata do acordo do pós-guerra. Quando mudanças de longo prazo na economia se combinaram com o ataque ao keynesianismo na política de recessão a partir de meados da década de 1970, a unidade da classe trabalhadora deixou de estar disponível da forma antiga e bastante utilizada, como o terreno natural da política de esquerda. Enquanto uma coletividade dominante da classe trabalhadora entrou em declínio, outra se corporificou de modo lento e desigual para tomar o lugar daquela. Mas a unidade operacional dessa nova agregação da classe trabalhadora ainda está, em grande parte, em formação. Para recuperar a eficácia política da tradição socialista, alguma nova visão de agência política coletiva será necessária, uma visão imaginativamente ajustada às condições emergentes da produção e acumulação capitalista no início do século XXI.<hr/>By the early 1980s, the class-centered politics of the socialist tradition was in crisis. In this situation, leading commentators took apocalyptic tones. By the end of the 1980s, the Left remained deeply divided between the advocates of change and the defenders of the faith. By the mid-1990s the former had mainly carried the day. We wish to present this contemporary transformation not as the 'death of class,' but as the passing of one particular type of class society, one marked by the process of working-class formation between the 1880s and 1940s and the resulting political alignment, reaching its apogee in the social democratic construction of the postwar settlement. As long-term changes in the economy combined with the attack on Keynesianism in the politics of recession from the mid-1970s, the unity of the working class ceased to be available in the old and well-tried way, as the natural ground of left-wing politics. While one dominant working-class collectivity went into decline, another slowly and unevenly materialized to take its place. But the operative unity of this new working-class aggregation - its active agency as an organized political presence - is still very much in formation. To reclaim the political efficacy of the socialist tradition, some new vision of collective political agency will be needed, one imaginatively keyed to the emerging conditions of capitalist production and accumulation at the start of the twenty-first century. <![CDATA[<b>Career and social trajectory in the monarchy and the Portuguese overseas empire, governors general of the State of Brazil (1640-1702)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as carreiras dos fidalgos portugueses enviados para o Estado do Brasil entre 1640 e 1702 como governadores gerais e caracteriza a sua qualificação social e os acrescentamentos sociais e poder político alcançados por eles em razão dos serviços realizados e dos cargos ocupados no reino e no ultramar, constatando sua elevada qualificação social e influência política na monarquia portuguesa.<hr/>This paper examines the careers of Portuguese noblemen sent to the State of Brazil between 1640 and 1702 as governors general and characterizes their social skills and social and political power additions reached by them due to the services performed and the positions held in the kingdom and overseas, noting its highly qualified social and political influence in the Portuguese monarchy. <![CDATA[<b>A possible mirror of sanctity in colonial Bahia</b>: <b>mother Vitória da Encarnação (1661-1715)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo procura analisar a obra de d. Sebastião Monteiro da Vide publicada em 1720, que trata da vida virtuosa e da morte santa de Vitória da Encarnação, freira do Convento de Santa Clara do Desterro. O objetivo principal é comparar a narrativa em foco com hagiografias e modelos de devoção influentes no contexto do período, como aqueles propiciados pelas vidas das santas Catarina de Siena e Rosa de Lima.<hr/>The article seeks to analyse the D. Sebastião Monteiro da Vide's work, published in 1720, which deals with virtuous life and holy death of Vitória da Encarnação, a Santa Clara do Desterro's nun. The main objective is comparing the narrative focused with hagiographies and devotionals models influentials during the context, such those provided by the lifes of saints Catharine of Siena and Rose of Lima. <![CDATA[<b>Local councils and royal education in Portuguese America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem o objetivo de discutir a atuação das Câmaras municipais de diferentes regiões da América portuguesa, analisando seu papel como porta-vozes dos súditos e como instrumentos de controle sobre o ensino régio, criado na segunda metade do século XVIII, e as relações de poder estabelecidas no processo. O estudo privilegiou documentos produzidos pelas Câmaras municipais, pelos professores e pela administração central, resultantes das relações políticas e administrativas entre eles. Esses documentos permitem perceber os mecanismos que organizavam essas relações e que tinham impacto direto sobre as reformas educacionais realizadas pela Coroa portuguesa naquela época.<hr/>The paper aims to discuss the role of local councils of different regions of Portuguese America, analyzing their roles as delegates of the colonial population and also as instruments of control over the royal teaching, created in the second half of the eighteenth century, and the power relations established in the process. The study focused on documents produced by municipal councils, teachers and the central government, resulting from administrative and political relations between them. These documents allow the understanding of the mechanisms that organized these relationships and that had a direct impact on the educational reforms undertaken by the Portuguese Crown then. <![CDATA[<b>To write, to tell, to keep</b>: <b>the diary of Santander in European exile (1829-1832)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste artigo é examinar o diário do general granadino Francisco de Paula Santander (1792-1840), um dos líderes da independência da Colômbia, escrito na primeira metade do século XIX. Dentre as temáticas que ele privilegia em seus escritos, optei por destacar suas reflexões sobre a situação política da Colômbia, bem como suas considerações sobre Bolívar. Os dois generais se desentenderam quanto ao modelo de governo a ser estabelecido nas regiões libertas do jugo espanhol, e esse dissenso levou à acusação de traição, prisão e condenação de Santander à morte. A pena foi comutada por Bolívar, substituída pelo exílio na Europa, e essa experiência como desterrado é narrada em seu diário.<hr/>The purpose of this article is to examine the diary of the Grenadian General Francisco de Paula Santander (1792-1840), one of the leaders of the independence of Colombia, written in the first half of the nineteenth century. Among the themes he favors in his writings, I chose to highlight his thoughts on the political situation in Colombia as well his notes about Bolivar. The two generals quarreled about the government of the independent regions from Spanish rule and this disagreement led to the arrest of Santander and his judgment for treason and his condemnation to death. The sentence was commuted by Bolivar, exchanged for exile in Europe, and that experience is reported in his diary. <![CDATA[<b>The corporatist thought in Miguel Reale</b>: <b>readings of Italian fascism in Brazilian integralismo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O jurista Miguel Reale se destacou no movimento integralista brasileiro por vários motivos. Em primeiro lugar, pelo cuidado especial com que se dedicou à questão da organização do futuro Estado integralista. Em segundo, pela sua preocupação social, de atingir os operários e resolver a chamada 'questão social' a partir da reorganização do Estado e da aplicação da doutrina corporativista. E, por fim, pela sua formação, tanto pessoal como educacional, a qual foi muito marcada pela cultura italiana, o que levou a uma especial influência do fascismo italiano em seu pensamento e em sua ação política. Este artigo procura explorar a concepção de Estado em Miguel Reale, a diferença entre o seu pensamento e o dos outros líderes do integralismo (como Plínio Salgado e Gustavo Barroso) no tocante ao Estado, e como ele elaborou o programa corporativista do movimento.<hr/>Inside Brazilian integralista movement, jurist Miguel Reale stands out for many reasons. First of all, for the special attention he dedicated to the issue of the organization of the future integralista state. Secondly, by his social concerns, aiming to reach workers and to solve the so called 'social question' having as a starting point the reorganization of the state and the adoption of the corporatist doctrine. Finally, for his upbringing, both personal and educational, marked by the Italian culture, that led to a special influence of Italian fascism in his thought and in his political action. This work aims to explore the conception of the state in Miguel Reale, the difference between his ideas and those of other integralista leaders (such as Plínio Salgado and Gustavo Barroso) in what regards the state and how he designed the corporatist program of the movement. <![CDATA[<b>Crusade for democracy</b>: <b>catholic activists in republican Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A expressão 'cruzada democrática', utilizada por militares em 1964, demonstra raízes ideológicas no catolicismo e no discurso anticomunista norte-americano. Estudar a fundamentação desse uso na tradição do catolicismo brasileiro permite vislumbrar o modo pelo qual o ultramontanismo - o projeto antiliberal do papado católico romano desde o início do século XIX - se manifestou na política brasileira republicana até o período da ditadura de 1964.<hr/>The expression 'democratic crusade', used by the military in 1964, demonstrates ideological roots in Catholicism and in North American anti-communist speech. Studying the reasoning of this use in the tradition of Brazilian Catholicism allows glimpsing the way ultramontanism - the antiliberal project of the Roman Catholic papacy since the beginning of the nineteenth century - manifested itself in Brazilian politics from 1889 to 1964. <![CDATA[<b>The PT and the crisis of real socialism</b>: <b>the challenges of renovation and the legacies of traditional lefts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa alguns aspectos do debate realizado pelos petistas sobre a crise do socialismo real. Investiga a incidência do colapso daquela experiência sobre as distintas visões de socialismo existentes no interior do Partido dos Trabalhadores (PT). O texto também analisa o diálogo e o confronto entre as heranças da II e da III Internacional e o socialismo petista, que fazia da ideia do "Marco Zero" - ou seja, da construção de um 'novo socialismo', desapegado das tradições - a marca de nascença do seu projeto alternativo de sociedade.<hr/>The article examines some aspects of the debate held by the Brazilian Partido dos Trabalhadores (PT) on the crisis of real socialism. It investigates the impact of the collapse of that experience on the different visions of socialism within the PT. The text also analyzes the dialogue and confrontation between the legacies of the Second and Third International and the 'petista socialism', which made the idea of "Ground Zero" - the construction of a 'new socialism' detached from the traditions -, the mark birth of its alternative project for society. <![CDATA[<b><i>A Poverty of Rights</i>: citizenship and Inequality in Twentieth-Century Rio de Janeiro</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa alguns aspectos do debate realizado pelos petistas sobre a crise do socialismo real. Investiga a incidência do colapso daquela experiência sobre as distintas visões de socialismo existentes no interior do Partido dos Trabalhadores (PT). O texto também analisa o diálogo e o confronto entre as heranças da II e da III Internacional e o socialismo petista, que fazia da ideia do "Marco Zero" - ou seja, da construção de um 'novo socialismo', desapegado das tradições - a marca de nascença do seu projeto alternativo de sociedade.<hr/>The article examines some aspects of the debate held by the Brazilian Partido dos Trabalhadores (PT) on the crisis of real socialism. It investigates the impact of the collapse of that experience on the different visions of socialism within the PT. The text also analyzes the dialogue and confrontation between the legacies of the Second and Third International and the 'petista socialism', which made the idea of "Ground Zero" - the construction of a 'new socialism' detached from the traditions -, the mark birth of its alternative project for society. <![CDATA[<b><i>Cash for your trash</i>: scrap recycling in America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa alguns aspectos do debate realizado pelos petistas sobre a crise do socialismo real. Investiga a incidência do colapso daquela experiência sobre as distintas visões de socialismo existentes no interior do Partido dos Trabalhadores (PT). O texto também analisa o diálogo e o confronto entre as heranças da II e da III Internacional e o socialismo petista, que fazia da ideia do "Marco Zero" - ou seja, da construção de um 'novo socialismo', desapegado das tradições - a marca de nascença do seu projeto alternativo de sociedade.<hr/>The article examines some aspects of the debate held by the Brazilian Partido dos Trabalhadores (PT) on the crisis of real socialism. It investigates the impact of the collapse of that experience on the different visions of socialism within the PT. The text also analyzes the dialogue and confrontation between the legacies of the Second and Third International and the 'petista socialism', which made the idea of "Ground Zero" - the construction of a 'new socialism' detached from the traditions -, the mark birth of its alternative project for society. <![CDATA[<b><i>O pequeno x</i></b><b>: da biografia à história</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa alguns aspectos do debate realizado pelos petistas sobre a crise do socialismo real. Investiga a incidência do colapso daquela experiência sobre as distintas visões de socialismo existentes no interior do Partido dos Trabalhadores (PT). O texto também analisa o diálogo e o confronto entre as heranças da II e da III Internacional e o socialismo petista, que fazia da ideia do "Marco Zero" - ou seja, da construção de um 'novo socialismo', desapegado das tradições - a marca de nascença do seu projeto alternativo de sociedade.<hr/>The article examines some aspects of the debate held by the Brazilian Partido dos Trabalhadores (PT) on the crisis of real socialism. It investigates the impact of the collapse of that experience on the different visions of socialism within the PT. The text also analyzes the dialogue and confrontation between the legacies of the Second and Third International and the 'petista socialism', which made the idea of "Ground Zero" - the construction of a 'new socialism' detached from the traditions -, the mark birth of its alternative project for society. <![CDATA[<b><i>A História como ofício</i></b><b>: a constituição de um campo disciplinar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa alguns aspectos do debate realizado pelos petistas sobre a crise do socialismo real. Investiga a incidência do colapso daquela experiência sobre as distintas visões de socialismo existentes no interior do Partido dos Trabalhadores (PT). O texto também analisa o diálogo e o confronto entre as heranças da II e da III Internacional e o socialismo petista, que fazia da ideia do "Marco Zero" - ou seja, da construção de um 'novo socialismo', desapegado das tradições - a marca de nascença do seu projeto alternativo de sociedade.<hr/>The article examines some aspects of the debate held by the Brazilian Partido dos Trabalhadores (PT) on the crisis of real socialism. It investigates the impact of the collapse of that experience on the different visions of socialism within the PT. The text also analyzes the dialogue and confrontation between the legacies of the Second and Third International and the 'petista socialism', which made the idea of "Ground Zero" - the construction of a 'new socialism' detached from the traditions -, the mark birth of its alternative project for society.