Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-018820160002&lang=pt vol. 36 num. 72 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A <em>Cronaca di Partenope</em> e o Reino de Nápoles: contribuições da e para a historiografia brasileira no século XXI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo faz uma reflexão sobre aspectos da historiografia medievalística brasileira no século XXI e propõe uma análise do Ms. Italien 301 Cronaca di Partenope (ou P2). Esse manuscrito apresenta a primeira narrativa, escrita em vernáculo entre 1350 e 1390, sobre Nápoles. Parte-se desta questão: "Em que este estudo pode contribuir para os estudos medievais no Brasil?". Também são abordadas discussões sobre o acesso digital ao manuscrito e as habilidades necessárias para a análise. As conclusões apontam que em dossiês temáticos publicados no Brasil entre 2012 e 2015 predominam temas como poderes, tensões políticas e suas ramificações. Assim, as contribuições deste estudo apontam para uma expansão da compreensão da história da Península Itálica e para reflexões sobre os instrumentos de trabalho e uma crítica sobre as formas de acesso à documentação.<hr/>Abstract This article reflects on aspects of Brazilian medieval historiography in the twenty-first century and proposes an analysis of Ms. Italien 301 Cronaca di Partenope (or P2). This manuscript presents the first narrative about Naples written in the vernacular between 1350 and 1390. It starts with the question: "How can this study contribute to medieval studies in Brazil?" Also mentioned are discussions about digital access to the manuscript and the skills necessary to analyze it. The conclusions show that in thematic dossiers published in Brazil between 2012 and 2015 themes such as power, political tensions, and their ramifications predominate. The contributions of this study point to an expansion of the understanding of the history of the Italian Peninsula and to reflections about tools and criticism of forms of access to documentation. <![CDATA[Algumas experiências, perspectivas e desafios da Medievalística no Brasil frente às demandas atuais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo são evidenciadas e discutidas algumas experiências, perspectivas e desafios das pesquisas desenvolvidas na área de História Medieval no Brasil perante a necessidade de responder a demandas e articular-se a movimentos mundiais. Metodologicamente, dividiu-se a exposição em temáticas: a) os estudos da transculturalidade e do espaço social; b) o posicionamento acadêmico, tendo em vista que essas temáticas estão inter-relacionadas em um mesmo movimento que aproxima a pesquisa sobre Idade Média às reflexões sobre as experiências cotidianas. Teoricamente, as reflexões desenvolvidas neste artigo dialogam com o pensamento do historiador alemão Reinhart Kosellek. Ressalta-se a contribuição de medievalistas brasileiros em apresentar um novo olhar, o olhar do "outro", sobre a historiografia europeia e a importância da divulgação crítica e renovação do conhecimento histórico.<hr/>ABSTRACT Shown and discussed in this article are some experiences, perspectives, and challenges related to the research carried out in the area of Medieval History in Brazil in light of demands to connect with global movements. Methodologically, it is divided into themes: a) studies of transculturality and social space; b) academic positioning, taking into account that these themes are inter-related in the same movement which approximates research about the Middle Ages to reflections on daily experiences. Theoretically, the reflections developed in this article dialogue with the thinking of the German historian Reinhart Kosellek. Highlighted in the text is the contribution of Brazilian medievalists by presenting a new perspective, the perspective of the 'other' towards European historiography, and the importance of critical divulgation and the renewal of historical knowledge. <![CDATA[Uma calamidade insaciável: espaço urbano e hegemonia política em uma história dos incêndios (880-1080)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apesar da recorrência documental, os incêndios contam com uma atenção difusa na historiografia. Sobretudo, aqueles que devastaram os espaços urbanos do Regnum Italicum entre 880 e 1080. Quando não naturalizam ocorrências desse tipo como fatalidades ou acidentes, as explicações vigentes os fazem figurar como casos de uma suposta desordem feudal, amplamente revista por historiadores. Quando se trata de compreender a história da calamidade das chamas urbanas, há muito por ser feito. Este artigo busca contribuir para esse empenho. Partindo da documentação diplomática e cronística, analisamos a significação e a maneira como tais referências são acionadas na composição dos registros escritos: os incêndios surgem como uma ação social e multidimensional. Além disso, buscamos explicar as mudanças associadas à natureza dessa prática. A hipótese de trabalho é de que o aparecimento documental dos incêndios pertencia a uma temporalidade política.<hr/>ABSTRACT Despite their documentary reoccurrence, fires have received sparse attention in historiography. Above all those which devastated the urban spaces of Regnum Italicum between 880 and 1080. When they do not naturalize occurrences of this type as fatalities or accidents, the explanations in force make them appear as cases of supposed feudal disorder, widely revised by historians. In relation to understanding the history of the calamity of urban fires, much needs to be done. This article seeks to contribute to this undertaking. Starting from diplomatic and chronicle documentation, we analyze their meaning and the way these references are used in the composition of the written records: fires emerge as a social and multidimensional action. Moreover, we seek to explain the changes associated with the nature of this practice. The hypothesis of this paper is that the documentary appearance of the fires belongs to a political temporality. <![CDATA[Cartas políticas da Dinastia de Avis: a arte de ditar o bem comum (século XV)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo pretende analisar algumas cartas escritas no século XV por personagens-chave da Dinastia de Avis. A epistolografia é uma área de estudos que vem crescendo nos últimos tempos e, apesar de ser herdeira das propostas do século XIX, cada vez mais entende ser necessário incorporar perspectivas culturalistas a suas abordagens. A cultura política é um conceito importante que possibilita ir além da retórica, tal como era tradicionalmente entendida a epistolografia, para permitir ao historiador compreender uma trama discursiva complexa, que embora pareça seguir fórmulas, não deixa de atender às circunstâncias e aos casuísmos da política, mas, sobretudo propõe e evoca valores políticos, como o do bem comum.<hr/>ABSTRACT This article intends to analyze certain letters written in the fifteenth century by key members of the Portuguese Dynasty of Avis. Even though epistolography, as a field of studies, has been always connected to its nineteenth century heritage, recently there has been an attempt to incorporate new perspectives, such as the culturalist point of view. Political culture is thus an important concept to go beyond rhetoric, as epistolography has traditionally been seen, and to allow historians to comprehend complex discourse. In this sense, the discourse maintains the necessary formulas without ignoring political circumstances and also while highlighting political values, such as the common good. <![CDATA[O crime da miscigenação: a mistura de raças no Brasil escravista e a ameaça à pureza racial nos Estados Unidos pós-abolição]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo discute como o exemplo brasileiro foi debatido e apropriado por políticos, cientistas e demais membros da elite branca estadunidense, que no pós-abolição estava elaborando um projeto de nação que mantinha antigas ideologias escravistas de supremacia branca e segregação racial que perduraram no país ao longo do século XX. Na América Latina era possível avaliar os efeitos negativos da mistura racial, e o Brasil tornou-se um exemplo de atraso e degeneração, reforçando a necessidade de políticas segregacionistas urgentes a serem implementadas nos Estados Unidos. A questão da mistura racial estava atrelada à produção de uma noção de identidade nacional que se sustentava nas ideias de pureza de sangue e em oposição às sociedades latino-americanas.<hr/>ABSTRACT This article discuss how the Brazilian example was debated and appropriated by politicians, scientists, and other members of the white US elite, who in the post-abolition period were preparing a nation project which maintained the old slaveholding ideologies of white supremacy and racial segregation, lasting in the country until the twentieth century. In Latin America it was possible to assess the negative effects of racial mixing, while Brazil became an example of backwardness and degeneration, reinforcing the need for urgent segregationist policies in the United States. The question of racial mixing was linked to the production of a notion of national identity which was sustained by the idea of purity of blood and in opposition to Latin American societies. <![CDATA[Ecuadorian foreign policy during the War of the Pacific: An analysis from the balances of power outlook in Latin America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La guerra del Pacífico (1879-1884) que enfrentó a Perú y Bolivia contra de Chile, representa un conflicto armado marcado por las políticas realistas de imponer el interés nacional, frente a otros Estados, alterando el equilibrio político regional, bajo la justificación de las reivindicaciones territoriales. Esta política no sólo afectó a los beligerantes, sino que a otros países que pudieron sumarse en la confrontación buscando cambiar su status quo. Ecuador representa esta consideración, en cuanto a que su participación pudo consolidar su frontera sur con Perú, pendiente desde de la emancipación. ¿Fue la debilidad política interna la que no permitió concretar una posible intervención? En las siguientes páginas se estudiará este proceso histórico, desde la óptica del realismo clásico presente en las relaciones internacionales, donde el escenario interno de un país, es determinante en la proyección de su política exterior.<hr/>Abstract The War of the Pacific (1879-1884) which pitted Peru and Bolivia against Chile, represents an armed conflict marked by the realism policies that impose national interest, in the presence of other states, altering the regional political balance under the justification of territorial claims. This policy affected not only the belligerents, but also other countries that could join the confrontation, seeking to change their status quo. Ecuador represents this reflexion, in that its participation could strengthen its southern border with Peru, pending since independence from Spain. Was it the internal political weakness that did not allow them to specify a possible intervention? This historical process, from the perspective of classical realism in international relations, where a country's domestic scene is a decisive factor in the projection of its foreign policy will be studied in the following pages. <![CDATA["Sou escravo de oficiais da Marinha": a grande revolta da marujada negra por direitos no período pós-abolição (Rio de Janeiro, 1880-1910)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo insere a Revolta da Chibata na história das primeiras gerações de descendentes de ex-escravos no pós-abolição. Entende-se que aqueles homens viveram um processo de disputas acirradas com imigrantes, brancos pobres e com os próprios negros livres, nos variados ofícios e contratos de trabalho existentes à época. As Forças Armadas permitiam uma possibilidade de ascensão aos negros, mas também o disciplinamento com castigos corporais. Com base em diferentes fontes, o artigo descreve os problemas enfrentados e as conquistas alcançadas pelos negros - sobretudo os marinheiros, nas primeiras décadas do pós-abolição - e a própria Revolta da Chibata, partindo dos discursos deixados pelos líderes do movimento, oficiais e cronistas acerca do racismo, da escravidão e dos castigos corporais.<hr/>Abstract This article inserts the Revolt of the Whip into the history of the first generations of descendants of former slaves in the post-abolition period. It is understood that these men experienced a process of bitter disputes with immigrants, poor whites, and with free black themselves, in the various trades and labor contracts existing at the time. The Armed Forces permitted a possibility of social ascension to blacks, but also discipline based on corporal punishment. Through different sources, the article describes the problems faced and the victories won by blacks - especially sailors in the first decades of the post-abolition period - and the actual Revolt of the Whip, starting with the discourses left by the leaders of the movement, officers, and journalists about racism, slavery, and corporal punishment. <![CDATA[Antônio Maciel Bonfim (<em>Miranda</em>): um esboço biográfico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a trajetória intelectual e a formação política de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947), codinome Miranda, militante revolucionário e secretário-geral do Partido Comunista do Brasil (PCB) entre os anos de 1934 e 1936. Com base em investigações realizadas em fontes documentais e jornalísticas, o trabalho sugere a necessidade de reavaliação da biografia do dirigente comunista.<hr/>Abstract This article discusses the intellectual trajectory and political formation of Antônio Maciel Bonfim (1905-1947), also known as Miranda, a revolutionary activist and General Secretary of the Communist Party of Brazil (PCB) between 1934 and 1936. Based on investigations of documentary and journalistic sources, the work suggests the need for revisions in the biography of the communist leader. <![CDATA[Sou ainda uma <em>Brazilianist</em>?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo questiona a utilidade da categoria de "brasilianista". Esta expressão, uma verdadeira "etiqueta" para o estrangeiro que estuda Brasil, surgiu nos anos 1970, numa época de expansão dos estudos brasileiros nos Estados Unidos, a qual coincidiu com os "anos de chumbo", no Brasil. Por isso, o conceito nascido no contexto da Guerra Fria fatalmente invocava uma figura norte-americana com orientação política específica e cujas pesquisas levaram, em si, as marcas do seu ponto de origem. O argumento do artigo é que essa imagem do "brasilianista" talvez tenha tido certa utilidade naquela época, mas dos anos 1980 para frente, várias mudanças no mundo acadêmico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, complicaram qualquer esforço para diferenciar a produção acadêmica segundo o "lugar" do pesquisador. Ao mesmo tempo, certos aspectos persistentes do mundo acadêmico, inclusive linguagem e público, continuavam criando ligeiras divisões entre os brasilianistas e os historiadores no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article questions the usefulness of the category of 'Brazilianist.' This expression, a 'label' for foreigners who study Brazil, emerged in the 1970s, at a time of expansion of Brazilian studies in the United States, which coincided with the anos de chumbo (literally the years of lead, the period of harsh political repression during the dictatorship) in Brazil. For this reason, the concept, born in the context of the Cold War, fatally invokes a US figure with a specific political orientation and whose research contains in itself marks of its point of origin. The argument of the article is that this image of Brazilianist perhaps had a certain utility at that time, but from the 1980s onwards, various changes in the academic world, both in Brazil and in the United States, complicated any effort to differentiate academic production according to the 'place' of the researcher. At the same time, certain persistent aspects in the academic world, including language and public, continued creating some divisions among Brazilianists and historians in Brazil. <![CDATA[Scott, Rebecca J.; Hébrard, Jean M. <em>Provas de liberdade</em>: uma odisseia atlântica na era da emancipação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo questiona a utilidade da categoria de "brasilianista". Esta expressão, uma verdadeira "etiqueta" para o estrangeiro que estuda Brasil, surgiu nos anos 1970, numa época de expansão dos estudos brasileiros nos Estados Unidos, a qual coincidiu com os "anos de chumbo", no Brasil. Por isso, o conceito nascido no contexto da Guerra Fria fatalmente invocava uma figura norte-americana com orientação política específica e cujas pesquisas levaram, em si, as marcas do seu ponto de origem. O argumento do artigo é que essa imagem do "brasilianista" talvez tenha tido certa utilidade naquela época, mas dos anos 1980 para frente, várias mudanças no mundo acadêmico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, complicaram qualquer esforço para diferenciar a produção acadêmica segundo o "lugar" do pesquisador. Ao mesmo tempo, certos aspectos persistentes do mundo acadêmico, inclusive linguagem e público, continuavam criando ligeiras divisões entre os brasilianistas e os historiadores no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article questions the usefulness of the category of 'Brazilianist.' This expression, a 'label' for foreigners who study Brazil, emerged in the 1970s, at a time of expansion of Brazilian studies in the United States, which coincided with the anos de chumbo (literally the years of lead, the period of harsh political repression during the dictatorship) in Brazil. For this reason, the concept, born in the context of the Cold War, fatally invokes a US figure with a specific political orientation and whose research contains in itself marks of its point of origin. The argument of the article is that this image of Brazilianist perhaps had a certain utility at that time, but from the 1980s onwards, various changes in the academic world, both in Brazil and in the United States, complicated any effort to differentiate academic production according to the 'place' of the researcher. At the same time, certain persistent aspects in the academic world, including language and public, continued creating some divisions among Brazilianists and historians in Brazil. <![CDATA[Cowling, Camillia. <em>Conceiving Freedom</em>: Women of Color, Gender, and the Abolition of Slavery in Havana and Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo questiona a utilidade da categoria de "brasilianista". Esta expressão, uma verdadeira "etiqueta" para o estrangeiro que estuda Brasil, surgiu nos anos 1970, numa época de expansão dos estudos brasileiros nos Estados Unidos, a qual coincidiu com os "anos de chumbo", no Brasil. Por isso, o conceito nascido no contexto da Guerra Fria fatalmente invocava uma figura norte-americana com orientação política específica e cujas pesquisas levaram, em si, as marcas do seu ponto de origem. O argumento do artigo é que essa imagem do "brasilianista" talvez tenha tido certa utilidade naquela época, mas dos anos 1980 para frente, várias mudanças no mundo acadêmico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, complicaram qualquer esforço para diferenciar a produção acadêmica segundo o "lugar" do pesquisador. Ao mesmo tempo, certos aspectos persistentes do mundo acadêmico, inclusive linguagem e público, continuavam criando ligeiras divisões entre os brasilianistas e os historiadores no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article questions the usefulness of the category of 'Brazilianist.' This expression, a 'label' for foreigners who study Brazil, emerged in the 1970s, at a time of expansion of Brazilian studies in the United States, which coincided with the anos de chumbo (literally the years of lead, the period of harsh political repression during the dictatorship) in Brazil. For this reason, the concept, born in the context of the Cold War, fatally invokes a US figure with a specific political orientation and whose research contains in itself marks of its point of origin. The argument of the article is that this image of Brazilianist perhaps had a certain utility at that time, but from the 1980s onwards, various changes in the academic world, both in Brazil and in the United States, complicated any effort to differentiate academic production according to the 'place' of the researcher. At the same time, certain persistent aspects in the academic world, including language and public, continued creating some divisions among Brazilianists and historians in Brazil. <![CDATA[Nicolazzi, Fernando. <em>Um estilo de História</em>: a viagem, a memória, o ensaio: sobre <em>Casa-grande & senzala</em> e a representação do passado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882016000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo questiona a utilidade da categoria de "brasilianista". Esta expressão, uma verdadeira "etiqueta" para o estrangeiro que estuda Brasil, surgiu nos anos 1970, numa época de expansão dos estudos brasileiros nos Estados Unidos, a qual coincidiu com os "anos de chumbo", no Brasil. Por isso, o conceito nascido no contexto da Guerra Fria fatalmente invocava uma figura norte-americana com orientação política específica e cujas pesquisas levaram, em si, as marcas do seu ponto de origem. O argumento do artigo é que essa imagem do "brasilianista" talvez tenha tido certa utilidade naquela época, mas dos anos 1980 para frente, várias mudanças no mundo acadêmico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, complicaram qualquer esforço para diferenciar a produção acadêmica segundo o "lugar" do pesquisador. Ao mesmo tempo, certos aspectos persistentes do mundo acadêmico, inclusive linguagem e público, continuavam criando ligeiras divisões entre os brasilianistas e os historiadores no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article questions the usefulness of the category of 'Brazilianist.' This expression, a 'label' for foreigners who study Brazil, emerged in the 1970s, at a time of expansion of Brazilian studies in the United States, which coincided with the anos de chumbo (literally the years of lead, the period of harsh political repression during the dictatorship) in Brazil. For this reason, the concept, born in the context of the Cold War, fatally invokes a US figure with a specific political orientation and whose research contains in itself marks of its point of origin. The argument of the article is that this image of Brazilianist perhaps had a certain utility at that time, but from the 1980s onwards, various changes in the academic world, both in Brazil and in the United States, complicated any effort to differentiate academic production according to the 'place' of the researcher. At the same time, certain persistent aspects in the academic world, including language and public, continued creating some divisions among Brazilianists and historians in Brazil.