Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-018820120001&lang=en vol. 32 num. 63 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>The City of Saint Sebastian</b>: <b>Rio de Janeiro and the commemoration of its patron saint in Jesuit writings and rites, c.1585</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo discutem-se os usos e discursos jesuíticos relacionados com cerimonial de recebimento de uma relíquia de são Sebastião no Rio de Janeiro, no contexto de uma visitação inaciana ocorrida entre 1584 e 1585. Particularmente, no tocante à reafirmação local da liderança religiosa da Companhia de Jesus, à imagem idealizada da missão em tempos de dificuldades e ao simbolismo alegórico relacionado com a construção da cidade por portugueses, jesuítas e índios. Com base na Narrativa epistolar, de Fernão Cardim, no auto Na festa de São Lourenço, atribuído a José de Anchieta, e em outras fontes ou indícios pertinentes, também se destacam a rememoração coletiva e sacramental da proteção de são Sebastião aos fundadores do Rio de Janeiro e a consagração do santo flechado como padroeiro da cidade.<hr/>In this article, we discuss Jesuit discourses and uses related to the ceremonial reception of a relic of St. Sebastian to Rio de Janeiro, in the context of an Ignatian visitation which occurred between 1584 and 1585. In particular, in relation to the local reaffirmation of the Society of Jesus' religious leadership, attention will be paid to the idealized image of the mission in times of difficulties and the allegorical symbolism related to the construction of the city by Portuguese, Jesuits and Indians. Based on the Narrativa epistolar by Fernão Cardim, Na festa de São Lourenço, attributed to José de Anchieta, and other relevant sources and evidence, also highlighted are the sacramental and collective remembrance of the protection offered by Saint Sebastian to the founders of Rio de Janeiro and the consecration of the arrow riddled saint as holy patron of the city. <![CDATA[<b>Cross and Crown</b>: <b>Church, state and jurisdictional conflict in colonial Maranhão</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nunca foram bem definidos os limites entre as jurisdições da Igreja e do Estado. As questões tornaram-se ainda mais conflituosas quando, no século XVIII, ascendeu ao poder o ministro marquês de Pombal com sua política regalista que tentava cada dia mais secularizar o Estado português. Mesmo distante da metrópole, o bispado do Maranhão vivia igualmente esses conflitos. As relações tensas entre as autoridades que representavam a Igreja e o Estado no norte da colônia são o foco principal deste artigo. Através do cruzamento de fontes do Tribunal Episcopal, do Juízo da Coroa e até da Inquisição de Lisboa é possível acompanhar os motivos dessa disputa de jurisdição e como se dava o desrespeito às imunidades eclesiásticas.<hr/>The jurisdictional boundaries between Church and state were never well defined. In the 18th century they became even more contentious following the rise to power of the Marquis of Pombal and his regalist policy which attempted to secularize the Portuguese state. Despite being distant from the metropole, the bishopric of Maranhão also experienced these conflicts. The tense relations between the authorities representing the Church and state in the north of the colony are the principal focus of this article. By looking at sources from the episcopal court, the crown court and the Inquisition the reasons for these jurisdictional conflicts will be looked at, as well as how ecclesiastical immunities were treated with contempt. <![CDATA[<b>In the arena of the sacred</b>: <b>political power and religious life in the Goiás mines</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Lugar de concentração de poderes diversos, Vila Boa de Goiás se ampara de um corpo político. Pedra angular na gênese do corpo político da cidade, o Senado da Câmara se organiza e se projeta sobre o espaço urbano, submetendo os outros corpos sociais a seu comando e governo. Nesse processo, nem o espaço sagrado da cidade, nem os grupos ou membros das instituições religiosas, ficarão imunes às ações dos oficiais municipais. Suas iniciativas, contudo, vão suscitar resistências que darão forma aos embates entre o poder secular e as autoridades eclesiásticas nas minas de Goiás.<hr/>A place where many types of power are concentrated, Vila Boa de Goiás is supported by a political body. The Senado da Câmara, crucial in the genesis of the city's political body, is organized and projected on the urban space, bringing other social bodies under its rule and government. In this process, neither the sacred space of the city nor the groups or members of the religious institutions, are immune to the actions of municipal officers. Those initiatives, however, provoke resistance that condition the conflicts between the secular and the ecclesiastical authorities in the mines of Goiás. <![CDATA[<b>"Your Grace in our feelings"</b>: <b>devotion to the Virgin as a guarantee of salvation of souls in an eighteenth century devotion manual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o manual Mestre da Vida que ensina a viver e morrer santamente, escrito por João de Castro e publicado na Espanha, na primeira metade do século XVIII. Sabe-se que a obra mereceu várias traduções e reedições ao longo do século XIX, e que algumas delas chegaram a circular no Brasil. Além da identificação e da análise das representações da Virgem presentes na obra, nos detemos nas orientações que os fiéis deveriam seguir no culto e nas práticas devocionais a Maria, propondo uma avaliação sobre sua aceitação e difusão no mundo luso-brasileiro. Tal análise insere-se nas recentes discussões historiográficas acerca das práticas de leitura, considerando as formas plurais de apropriação e de recepção de textos, inseridas em seus contextos de produção e circulação.<hr/>This article analyses the manual Mestre da Vida que ensina a viver e morrer santamente, written by João de Castro and published in Spain in the first half of the eighteenth century. It is known that the work was translated and republished many times during the nineteenth century, and that some of these copies circulated in Brazil. In addition to the identification and analysis of the representations of the Virgin present in the work, we are concerned with the orientations that believers should follow in devotional practices to Mary, suggesting an evaluation of the acceptance and diffusion of these orientations in the Luso-Brazilian world. This analysis takes into account recent discussions regarding reading practices, including the many forms of appropriation and reception of texts, inserted in their contexts of production and circulation. <![CDATA[<b>Politician priests and their solidarity networks</b>: <b>an analysis of role of priests in the 'sertão' of Minas Gerais (1822 and 1831)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A consolidação dos Estados nacionais modernos implicou combinações múltiplas entre mentalidade cristã e racionalismo secular. Apesar disso, as relações entre poder temporal e espiritual nem sempre foram congruentes e harmoniosas. Tampouco limitaram-se ao âmbito institucional. No caso brasileiro, muitos clérigos aliaram de modo peculiar a formação pastoral e intelectual à atuação política, em favor de seus interesses privados, buscando usufruir de suas redes de sociabilidade para resistir às normatizações encaminhadas pelo Estado nacional, desde 1822. Visando preservar ou mesmo galgar aqueles atributos garantidores de distinção, riqueza e poder e atuando, sobretudo, por vias informais, esses clérigos protagonizaram alguns dos conflitos ocorridos no sertão de Minas Gerais, os quais, conforme analisa o presente artigo, desafiaram a competência governamental em garantir a estrita observância da Lei, denunciando novas formas de fazer política, personificadas na figura do 'padre político'.<hr/>The consolidation of modern national states involved multiple combinations of secular rationalism and Christian mentalities. Nevertheless, relations between temporal and spiritual powers were not always congruent and harmonious. Nor were they limited to institutional frameworks. In Brazil many clerics combined in a peculiar way pastoral and intellectual formation and the political action in favor of their own interests, seeking benefits from their social networks to resist the normatization enacted directed by the state since 1822. Aiming at preserving or even increasing attributes that were guarantors of distinction, wealth and power, and acting especially through informal channels, these clerics staged some of the conflicts which occurred in the Minas Gerais 'sertão', which as this article examines, challenged government competence to ensure strict observance of the law. <![CDATA[<b>Republican modernity and diocesanization of the Catholicism in Brazil</b>: <b>the relationship between state and Church in the Brazilian First Republic (1889-1930)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da análise de documentação consultada em arquivos do Brasil e do Vaticano, o artigo discute as relações entre Estado e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) no período da Primeira República brasileira. Considera-se que a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 foi associada, por algumas parcelas das elites brasileiras da época, ao ideário do progresso e da civilização, sendo uma de suas primeiras tarefas a extinção do padroado em 7 de janeiro de 1890. O laicismo determinado nessa ocasião pelo Decreto 119-A revelou-se, entretanto, ambíguo e pragmático. Livre das amarras constitucionais do padroado, o Estado criou um novo campo de relações com as diferentes confissões religiosas, segundo os seus próprios interesses institucionais. Nesse contexto, a ICAR, por sua vez, empreendeu um processo de reforma e reorganização eclesiástica cujo fulcro consistiu na criação de dioceses e jurisdições similares - um amplo e complexo processo territorial, político e discursivo ao qual se pode denominar diocesanização.<hr/>Based on documentation found in archives in Brazil and the Vatican, this article discusses the relationship between the state and the Roman Catholic Church in Brazil in the period 1889-1930. The Proclamation of the Republic on 15 November 1889 was associated by some members of Brazilian elites at the time with the ideas of progress and civilization, and one of its first tasks was the extinction of padroado on 7 January 1890. However, the laicism determined at that time under Decree 119-A has proved ambiguous and pragmatic. Freed from the constitutional constraints of the padroado, the state built a new field of relations with different religions according to its institutional interests. In this context, the Roman Catholic Church also initiated a process of ecclesiastical reform and reorganization whose core consisted of the creation of dioceses and similar jurisdictions - a broad and complex territorial, political and discursive process which can be called diocesanization. <![CDATA[<b>Gustavo Corção</b>: <b>guardian of the hardline</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é analisar as crônicas de Gustavo Corção na imprensa brasileira (Diário de Notícias e O Globo) entre 1964 e 1968. A hipótese é que Gustavo Corção foi um dos artífices na esfera pública brasileira da legitimação das bases antidemocráticas da 'democracia' do regime militar. Além disso, a sua definição pela 'linha-dura' relacionou-se aos inimigos escolhidos, quase sempre personalidades católicas. Com isso poderemos perceber tanto aspectos da participação do laicato como da relação que se estabeleceu entre o Estado brasileiro e a Igreja católica no período em tela. O artigo procura demonstrar que é preciso mais atenção à recuperação dos sentidos de democracia que os grupos sociais mobilizaram naquele período, menos para justificar suas ações, e sim para entendê-las e contextualizá-las.<hr/>The aim of this paper is to analyze the chronicles of Gustavo Corção in the Brazilian press (Diário de Notícias and O Globo) between 1964 and 1968. The hypothesis presented is that Gustavo Corção was one of the creators in the Brazilian public sphere of the legitimation of the anti-democratic foundations of the military regime's 'democracy.' Moreover, the definition of 'hardline' was related to the enemies chosen, who were almost always Catholic. We can thus understand aspects related to both the participation of lay persons and the relationship established between the Brazilian state and Catholic Church in the period. The article tries to demonstrate that more attention is needed to recover the sense of democracy mobilized by social groups in that period, not to justify their actions but rather to understand and contextualize them. <![CDATA[<b>Churches and State</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem por objetivo comparar o longo período de turbulência religiosa que marca o início da modernidade, envolvendo a Reforma e a Contrarreforma, com o período atual, em que a relação entre política e religião vem se redefinindo de outra maneira. Vemos que os maiores pensadores da filosofia política moderna, de Maquiavel e Calvino a Hob­bes e Milton, e de Spinoza e Bayle a Rousseau, tiveram de decidir sobre as relações entre o teológico e o político. Examinamos, também, os diferentes 'regimes' teológico-políticos expostos por Rousseau no final de seu Contrato Social (1762), comparando-os com os diferentes regimes que relacionam Igreja e Estado formulados pelo teólogo da resistência ao nazismo, Karl Barth, em texto de 1937.<hr/>The aim of this paper is to compare the long period of religious turbulence which marked the beginning of modernity, involving the Reformation and Counter-Reformation, with the current period in which the relationship between politics and religion has been redefined in another form. It will be shown that the greatest thinkers of modern political philosophy, from Machiavelli and Calvin to Hobbes and Milton, and from Spinoza to Bayle and Rousseau, had to decide on the relations between theology and politics. We will also examine the different politico-theological 'regimes' discussed by Rousseau at the end of his Social Contract (1762), comparing them with the different regimes relating Church and State formulated by the theologian of resistance to Nazism, Karl Barth, in a 1937 text. <![CDATA[<b>Time of sanctity</b>: <b>reflections on a concept</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos e analisamos o conceito de 'tempo da santidade'. Esse conceito foi forjado durante a pesquisa de doutorado que realizamos entre 2008 e 2011 sobre a canonização de Tomás de Aquino. Na tese defendemos que o principal interessado no reconhecimento oficial da santidade desse teólogo foi o papa João XXII, e que se tratou de uma canonização teológica. Para chegar a essa conclusão elaboramos o conceito de tempo da santidade. Trata-se de uma análise retroativa do período compreendido entre a data da canonização e a data da morte do santo. Com base nesses dados elaboramos uma tabela de temporalidade. O conceito permite análises comparadas. O tempo de Tomás de Aquino é de 49 anos (1323-1274). O conceito permite olhar para a santidade como um fenômeno social construído coletivamente.<hr/>We present and analyze the concept of the 'time of sanctity,' which was forged during the doctoral research carried out between 2008-2011 on the canonization of Thomas Aquinas. In the dissertation it is argued that the person most interested in the official recognition of the sanctity of this theologian was Pope John XXII and that it was a theological canonization. To reach this conclusion, we developed the concept of time of sanctity. This is a retrospective analysis of the period between the date of the canonization and the date of the saint's death. From these data we have prepared a table of temporality, in which Thomas Aquinas' time is 49 years (1323-1274). The concept allows for comparative analysis and allows us look at sanctity as a collectively built social phenomenon. <![CDATA[<b>The king and the kingdom under the eye of the preacher</b>: <b>Vincent of Beauvais and the concept of Christian kingship in the 13<sup>th</sup> century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute, com base no De morali principis institutione, de Vicente de Beauvais, os critérios, a instituição e a função social da realeza cristã no século XIII. Tal propósito nos levou a perscrutar a imagem antiga do pastorado régio por oposição à ideia de razão de Estado. Escrevendo para o rei capetíngio, Luís IX, Vicente de Beauvais contrapõe a situação ordinária em que o governo político se apresenta, no plano histórico, ao modelo social visível em uma realidade sobrenatural, chamada ecclesia. Se, por um lado, a ecclesia permanece sempre uma referência idealizada e mística, por outro lado, a cristandade, regida por reis-pastores, pode oferecer a antecipação histórica da condição escatológica e pós-histórica que é o destino final dos homens.<hr/>In this article I am concerned with Vincent of Beauvais's De morali principis institutione. The aim is to analyze his political ideas related to the criteria, the institution and the social function of Christian kingship in the 13th century. In order to understand Vincent of Beauvais's political thought, I contrast the ancient figure of royal pastorate (the pastoral power of the king) and the idea of reasons of state. Writing his treatise for the Capetian King Louis IX, Vincent of Beauvais contrasted the ordinary situation of the political and historical government to the social model called ecclesia, a supernatural reality. For Vincent Ecclesia always remains an idealized and mystic reference while Christianity, governed by pastor-kings, may be a historical anticipation of the scatological and post-historical condition that is the final destiny of the mankind. <![CDATA[<b>Luso</b><b>-Brazilian Correspondence</b>: <b>a narrative of an intercultural transit</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo explora a experiência intercultural entre Portugal e o Brasil, entre 1807 e 1823, de duas famílias oriundas da pequena nobreza rural do Norte de Portugal, com especial atenção ao percurso intercultural feminino. A Correspondência é uma representação polifónica de um movimento de transculturação pessoal, familiar, social e grupal, ao longo de quase duas décadas, e funciona como uma tradução por vezes consecutiva, outras vezes simultânea, dos eventos históricos testemunhados. O conceito de tradução intercultural aqui utilizado baseia-se no pensamento de Boaventura de Sousa Santos (2006; 2008). Esta análise da Correspondência articula os contextos concretos e situados do seu objecto de estudo, com o propósito de construir o conhecimento de diferentes momentos históricos, racionalidades e mundividências.<hr/>The article explores the intercultural experience between Portugal and Brazil in the years 1807-1823, focusing on two families from the landed gentry of northern Portugal, especially the intercultural journey of the women involved. The correspondence is a polyphonic representation of a movement of personal, family, social, and group transculturation over nearly two decades, and acts as a consecutive and sometimes simultaneous translation of the historical events witnessed. The concept of intercultural translation used here is based on the work of Boaventura de Sousa Santos (2006; 2008). This analysis of the Correspondence links concrete and situated contexts of what is being studied in order to understand different historical moments, rationalities and worldviews. <![CDATA[<b>Professional and political education at Realengo Military Academy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda a primeira etapa do processo de formação profissional de oficiais do Exército Brasileiro que iniciaram suas carreiras no decorrer da década de 1920. Abordando fundamentalmente a Escola Militar do Realengo, instituição que pretendia formar oficiais 'apolíticos', investiga-se, a partir de depoimentos e relatos biográficos, aspectos organizacionais e experiências que teriam marcado mais profundamente as primeiras articulações entre a formação profissional e as inclinações para agir politicamente dessa geração. Constata-se que a Escola constituía um espaço politizado no qual os alunos cultivavam disposições para ação política em nome de uma 'tradição' oriunda da Escola Militar da Praia Vermelha e de uma missão regeneradora do país.<hr/>The article analyses the education of the Brazilian Army officers in the 1920s. Focusing on Realengo Military Academy, it argues that the intention of the military authorities to provide apolitical training for Brazilian officers was not successful. The sources, testimonies and autobiographies drawn on show Realengo Military Academy to have been a place of political socialization where students shared dispositions for political action on behalf of a 'tradition' inherited from the Praia Vermelha Military Academy and a mission of national regeneration. <![CDATA[<b>A Cultural Diplomacy Project for the Republic</b>: <b>Revista</b><b> Americana and the building of a new continental vision</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de analisar a Revista Americana como um instrumento da estratégia do Itamaraty de pensar uma aproximação entre o Brasil e a América do Sul destacando o papel a ser exercido pela diplomacia na República recém-proclamada. É possível notar a valorização, nas páginas da Revista, de elementos de uma diplomacia cultural que deveriam servir de base para a construção de novas identidades, marcada por características próprias e específicas do continente sul-americano.<hr/>The aim of this article is to analyze Revista Americana as a tool of Itamaraty's new strategy of drawing Brazil and the rest of South America closer together, highlighting the role of diplomacy in the recently proclaimed Republic. This periodical illustrates how certain elements of cultural diplomacy were highly valued, elements which were crucial for the construction of a new identity for the South American continent based on its own specific characteristics. <![CDATA[<b>Civism, the Republic and textbooks</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa aspectos do civismo no alvorecer da República brasileira, com ênfase na pesquisa sobre dois livros escolares: História do Brasil ensinada pela biografia de seus heróis, de Silvio Romero (1890); e A História de São Paulo pela biografia de seus nomes mais notáveis (1895), publicado por Tancredo Amaral. Por um lado, trata-se de apresentar nuances da Historia Magistra Vitae presentes nestes objetos da cultura material. Por outro, de destacar em que medida suas histórias foram pontuadas por divergências em torno da questão educação ou instrução cívica pela afirmação de um civismo de coloração regional, bem como palco de conflitos entre protagonistas do republicanismo paulista.<hr/>The article analyzes aspects of civility at the dawn of the Brazilian Republic, looking in particular at two school textbooks: História do Brasil ensinada pela biografia de seus heróis (History of Brazil taught by the biographies of its heroes) by Silvio Romero (1890) and A História de São Paulo pela biografia de seus nomes mais notáveis (A History of São Paulo according to the biographies of its most notable names) (1895), published by Tancredo Amaral. On the one hand, the nuances of Magistra Historia Vitae present in these objects of material culture are looked at. Second, I highlight the extent to which these history books were punctuated by disagreements about education or civic instruction, the affirmation of regional civism, as well as being the site of conflicts between the protagonists of São Paulo republicanism. <![CDATA[<b>Hotels in São Paulo City in the first decade of the 20<sup>th</sup> century</b>: <b>diversity in their size, location and services</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Por meio da análise de três estabelecimentos de hospedagem de dimensões distintas na década de 1900, este texto ressalta a heterogeneidade dos hotéis da cidade de São Paulo no período. Seguindo os inventários post mortem de proprietários de hotéis localizados no largo São Bento, na rua Líbero Badaró e na avenida Rangel Pestana, esta última no bairro do Brás, o artigo possibilita apreender a variedade dos equipamentos e serviços existentes, bem como a diversidade dos grupos aos quais pertenciam os donos desses estabelecimentos.<hr/>Through the analysis of three hotel establishments of different sizes in the first decade of the 20th century, this article aims to highlight the heterogeneity of hotels in São Paulo City at the time. Using the post-mortem inventories of hotel owners located in Largo São Bento, Rua Líbero Badaró and Avenida Rangel Pestana (the latter of which is in the district of Brás), the article displays the variety of the equipment and services made available at that time, as well as the diversity of people who owned such enterprises. <![CDATA[<b>When the dragon takes the horse's place</b>: <b>a post-colonial character in Xul Solar's criollo painting</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A figura de são Jorge na luta contra o dragão, que tanto aparece nas pinturas de Kandinsky, funcionava como um xamã guerreiro e curador dos males da sociedade moderna. Xul Solar, representante da vanguarda criolla argentina, na crença de que a América, com seus sistemas de mitos e crenças, revelava um espaço espiritual, no qual se desenvolveria a nova humanidade, toma o dragão para subverter os fluxos da colonização. Na aquarela Drago, de 1927, tida como a melhor representação de sua utopia de unidade latino-americana, um dragão engalanado pelas bandeiras da América Latina desliza por sobre o mar em direção à Europa, saudado pelas bandeiras das Metrópoles. O homem montado no dragão segura um bastão encimado por um triângulo (que para Kandinsky era o símbolo da vida espiritual), para levar ao Velho Mundo a mensagem do Mundo Novo.<hr/>The figure of St. George in the fight against the dragon, which appears in the many paintings of Kandinsky, functioned as a warrior shaman and healer of the ills of modern society. Xul Solar, a representative of the Argentinean criolla vanguard and the belief that America, with its myths and belief systems, revealed a spiritual space in which a new humanity would develop, uses the dragon's role to subvert the flow of colonization. In the 1927 watercolor Drago, regarded as the best representation of his utopia of Latin American unity, a dragon adorned by the flags of Latin America glides over the sea towards Europe, greeted by the flags of the metropolitan countries. The man riding the dragon holds a staff topped by a triangle (which for Kandinsky was the symbol of spiritual life), to carry the message of the New World to the Old World. <![CDATA[<b>Festivities and urban space</b>: <b>music broadcasting and balls in 1950s Belém</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o uso de referências simbólicas de origem memorialística e jornalística atribuídas ao contexto socioespacial dos bailes dançantes de orquestras e sonoros em Belém, nos assim chamados 'clubes sociais' e 'clubes suburbanos'. As formas variadas de organização de festas dançantes na cidade estiveram associadas à difusão musical radiofônica nos anos 1950, mas também se ligaram à atuação dos sonoros comerciais ou daqueles especializados em bailes dançantes. Formas diferentes de uso e acesso aos meios de comunicação/sonorização pela população urbana foram acompanhadas pela ênfase da imprensa local na distinção social. Referências simbólicas e valorativas do espaço urbano emergem nos registros de jornal e memorialístico acerca do panorama festivo da cidade.<hr/>The article discusses the use of symbolic references from memoirs and periodicals attributed to the socio-spatial context of orchestral and sonoros balls in Belém, in the so-called 'social clubs' and 'suburban clubs.' The various forms of organizing dancing festivities in the city were connected to musical broadcasting on the radio in the 1950s, as well as being linked to the commercial sonoros or those specialized in dances. Different ways of using and accessing the means of communication by the urban inhabitants were looked after, especially focusing on the emphasis on social distinction in the local press. Symbols and values related to urban space emerge in newspapers and memoirs regarding the festive panorama of the city. <![CDATA[<b>"One, two, three MFA..."</b>: <b>the rise and fall of Portugal's Armed Forces Movement (MFA)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en A 25 de abril de 1974 um golpe de Estado levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo e inicia o período que ficaria conhecido como Revolução dos Cravos. O MFA granjeia de imediato apoio popular e mais tarde um crescente prestígio político que o levará a ocupar um lugar de destaque na estabilização do Estado e na consolidação do regime democrático. Porém, sucumbirá na crise de governação imposta pela tensão social da segunda metade de 1975. Neste artigo analisamos a ascensão e queda desse movimento de oficiais, a forma como ganhou apoio popular e as razões explicativas do seu desmoronamento, um caso de estudo a nível mundial pela participação destacada que teve no derrube da mais longa ditadura militar da Europa Ocidental do século XX.<hr/>On 25 April 1974 a coup d'état by the Armed Forces Movement (MFA) put an end to 48 years of the Estado Novo dictatorship in Portugal, starting what would become known as the Carnation Revolution. The MFA immediately attracted public support and later political prestige which allowed it have a prominent place in the stabilization of the state and the consolidation of democracy. Nevertheless, the MFA would eventually succumb to the crisis of governance imposed by social unrest during the second half of 1975. In this article we analyze the rise and fall of this movement of Army officers, how it won popular support and the reasons that explain its collapse, a case study of global relevance due to the prominent role it played in overthrowing the oldest military dictatorship in twentieth-century Western Europe. <![CDATA[<b></b><b><i>João</i></b><b><i> Goulart</i></b>: uma biografia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en A 25 de abril de 1974 um golpe de Estado levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo e inicia o período que ficaria conhecido como Revolução dos Cravos. O MFA granjeia de imediato apoio popular e mais tarde um crescente prestígio político que o levará a ocupar um lugar de destaque na estabilização do Estado e na consolidação do regime democrático. Porém, sucumbirá na crise de governação imposta pela tensão social da segunda metade de 1975. Neste artigo analisamos a ascensão e queda desse movimento de oficiais, a forma como ganhou apoio popular e as razões explicativas do seu desmoronamento, um caso de estudo a nível mundial pela participação destacada que teve no derrube da mais longa ditadura militar da Europa Ocidental do século XX.<hr/>On 25 April 1974 a coup d'état by the Armed Forces Movement (MFA) put an end to 48 years of the Estado Novo dictatorship in Portugal, starting what would become known as the Carnation Revolution. The MFA immediately attracted public support and later political prestige which allowed it have a prominent place in the stabilization of the state and the consolidation of democracy. Nevertheless, the MFA would eventually succumb to the crisis of governance imposed by social unrest during the second half of 1975. In this article we analyze the rise and fall of this movement of Army officers, how it won popular support and the reasons that explain its collapse, a case study of global relevance due to the prominent role it played in overthrowing the oldest military dictatorship in twentieth-century Western Europe. <![CDATA[<b></b>Leituras<b><i>, projetos e (Re)vista(s) do Brasil (1916-1944)</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en A 25 de abril de 1974 um golpe de Estado levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo e inicia o período que ficaria conhecido como Revolução dos Cravos. O MFA granjeia de imediato apoio popular e mais tarde um crescente prestígio político que o levará a ocupar um lugar de destaque na estabilização do Estado e na consolidação do regime democrático. Porém, sucumbirá na crise de governação imposta pela tensão social da segunda metade de 1975. Neste artigo analisamos a ascensão e queda desse movimento de oficiais, a forma como ganhou apoio popular e as razões explicativas do seu desmoronamento, um caso de estudo a nível mundial pela participação destacada que teve no derrube da mais longa ditadura militar da Europa Ocidental do século XX.<hr/>On 25 April 1974 a coup d'état by the Armed Forces Movement (MFA) put an end to 48 years of the Estado Novo dictatorship in Portugal, starting what would become known as the Carnation Revolution. The MFA immediately attracted public support and later political prestige which allowed it have a prominent place in the stabilization of the state and the consolidation of democracy. Nevertheless, the MFA would eventually succumb to the crisis of governance imposed by social unrest during the second half of 1975. In this article we analyze the rise and fall of this movement of Army officers, how it won popular support and the reasons that explain its collapse, a case study of global relevance due to the prominent role it played in overthrowing the oldest military dictatorship in twentieth-century Western Europe. <![CDATA[<b></b>Cláudio<b><i> Manuel da Costa</i></b>: <b><i></i></b><b>o letrado dividido</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en A 25 de abril de 1974 um golpe de Estado levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo e inicia o período que ficaria conhecido como Revolução dos Cravos. O MFA granjeia de imediato apoio popular e mais tarde um crescente prestígio político que o levará a ocupar um lugar de destaque na estabilização do Estado e na consolidação do regime democrático. Porém, sucumbirá na crise de governação imposta pela tensão social da segunda metade de 1975. Neste artigo analisamos a ascensão e queda desse movimento de oficiais, a forma como ganhou apoio popular e as razões explicativas do seu desmoronamento, um caso de estudo a nível mundial pela participação destacada que teve no derrube da mais longa ditadura militar da Europa Ocidental do século XX.<hr/>On 25 April 1974 a coup d'état by the Armed Forces Movement (MFA) put an end to 48 years of the Estado Novo dictatorship in Portugal, starting what would become known as the Carnation Revolution. The MFA immediately attracted public support and later political prestige which allowed it have a prominent place in the stabilization of the state and the consolidation of democracy. Nevertheless, the MFA would eventually succumb to the crisis of governance imposed by social unrest during the second half of 1975. In this article we analyze the rise and fall of this movement of Army officers, how it won popular support and the reasons that explain its collapse, a case study of global relevance due to the prominent role it played in overthrowing the oldest military dictatorship in twentieth-century Western Europe. <![CDATA[<strong> <em>Présent, nation, mémoire</em></strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en A 25 de abril de 1974 um golpe de Estado levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe fim a 48 anos de ditadura do Estado Novo e inicia o período que ficaria conhecido como Revolução dos Cravos. O MFA granjeia de imediato apoio popular e mais tarde um crescente prestígio político que o levará a ocupar um lugar de destaque na estabilização do Estado e na consolidação do regime democrático. Porém, sucumbirá na crise de governação imposta pela tensão social da segunda metade de 1975. Neste artigo analisamos a ascensão e queda desse movimento de oficiais, a forma como ganhou apoio popular e as razões explicativas do seu desmoronamento, um caso de estudo a nível mundial pela participação destacada que teve no derrube da mais longa ditadura militar da Europa Ocidental do século XX.<hr/>On 25 April 1974 a coup d'état by the Armed Forces Movement (MFA) put an end to 48 years of the Estado Novo dictatorship in Portugal, starting what would become known as the Carnation Revolution. The MFA immediately attracted public support and later political prestige which allowed it have a prominent place in the stabilization of the state and the consolidation of democracy. Nevertheless, the MFA would eventually succumb to the crisis of governance imposed by social unrest during the second half of 1975. In this article we analyze the rise and fall of this movement of Army officers, how it won popular support and the reasons that explain its collapse, a case study of global relevance due to the prominent role it played in overthrowing the oldest military dictatorship in twentieth-century Western Europe.