Scielo RSS <![CDATA[Revista da Faculdade de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-255519980001&lang=es vol. 24 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<strong>Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu</strong>: <strong>do poder formal, impessoal e simbólico ao poder explícito</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A escola pública de ensino fundamental de periferia é uma instância onde a circulação de capital econômico e social é restrita e onde a exigência de capital cultural é menor do que em outros níveis e ambientes. Nela travam-se lutas pelo poder e se fazem relações de poder de forma clara e, às vezes, impositiva. Partindo da abordagem teórica de Weber e Bourdieu, este estudo analisa as relações de poder em duas escolas públicas de periferia de Belo Horizonte, em dois momentos: na interação rotineira do dia-a-dia, quando é exercido o poder simbólico e, em determinados momentos, quando a luta por posições de poder ou pela imposição de idéias desvenda o poder, tornando-o manifesto e revelado.<hr/>In the first grades of elementary public school, mainly in those located on the poor neighborhood, the circulation of economical and social capital is limited and cultural capital is less required than in the other school levels. However, in these schools power relations take place just like as in any organization. Based on Weber and Bourdieu’s studies this research analyses power relations in two public schools in Belo Horizonte. Two moments have been observed: in the first one, unconscious and subliminal power relations are identified in routine habitual relations among school actors. In the second one, power relations are clearly perceived when strugle for power takes place. <![CDATA[<strong>Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.<hr/>This paper presents a discussion regarding the problems involved in using computers in education from a didactical and epistemological point of view. The discussion takes as an example the Cabri-géomètre software, a teaching assistent system in the elementary geometry domain. We intend that the considerations about this software could be useful as a reference point to more general questions corcerning the use of educational softwares. We aim specially to enlarge the scope of this discussion, focusing the relationship between knowledge, culture, technology and society. <![CDATA[<strong>O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo</strong>: <strong>evidências do caso brasileiro</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.<hr/>The evolution, during these last twenty years, of the World Bank cooperation with the Brazilian education sector shows that it has extended its actions from technical and financial support to an ever more political role, preparing country and sector policies which have impacted on the decision-making process in the nations requesting the Bank’s financial support. What stands out in political documents is their ideological and conceptual basis set within systemic and "realistic" parameters which have restricting and restraining effects on the walfare policies of the candidate nations. This study seeks to identify the reality of internacional projects, allowing the decision-making process to take into account actual results obtained in Brazil. <![CDATA[<strong>Retrato de corpo inteiro do Brasil</strong>: <strong>a cultura brasileira por Fernando de Azevedo</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo propõe a releitura de uma obra de referência no campo da história da educação brasileira - A Cultura Brasileira - cuja publicação, em 1942, foi fruto de uma solicitação do Governo Vargas para que Fernando de Azevedo redigisse a "Introdução" ao Recenseamento Geral de 1940. Pretendemos captar o processo por meio do qual um agente histórico e uma obra específica construíram certas concepções acerca do papel dos intelectuais e da Educação na constituição do espaço público brasileiro. Articulando os conceitos civilização e cultura, ciência e educação, autor e obra lograram construir uma versão da história da Educação Brasileira que, ainda hoje, permanece informando a produção sobre o tema.<hr/>This article proposes a rereading of a reference work in the history of the brazilian education published in 1942 - The brazilian culture. This work was a result of the goverment’s requests to Fernando de Azevedo to write the "Introduction" to the General Census of 1940. This study intends to understand how one historic agent and a specific work have built a conception of the intelectuals and Education’s role in the constitution of the brazilian public space. Observing the way the concepts of civilization and culture, science and education are articulated, it was possible to establish some connections between a conception of culture and the building of a version of the History of the brazilian education. <![CDATA[<strong>Processo educativo</strong>: <strong>a praxis intencional e o resgate da cidadania</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.<hr/>The most recent paradigm of Social Sciences states the necessity of a permanent learning turned to the awakening of the analytical and critical capacity as well the redemption of the citizenship. The basis of this is the socio-historical transformations which we have observed. Thus, the educational work becomes the main character in an equal and emancipated society. This is one of the political commitment of its agents through the exercise of the intencional praxis. The present paper proposes that the one of ways which can exceed the alienation of the human activity is the sef-conscious and objetive human activity through the process,seeking the promotion of the values that exist in the humankind. <![CDATA[<strong>II Encontro Internacional Escola Nova no Brasil e na Argentina</strong>: <b>introdução</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.<hr/>The most recent paradigm of Social Sciences states the necessity of a permanent learning turned to the awakening of the analytical and critical capacity as well the redemption of the citizenship. The basis of this is the socio-historical transformations which we have observed. Thus, the educational work becomes the main character in an equal and emancipated society. This is one of the political commitment of its agents through the exercise of the intencional praxis. The present paper proposes that the one of ways which can exceed the alienation of the human activity is the sef-conscious and objetive human activity through the process,seeking the promotion of the values that exist in the humankind. <![CDATA[<strong>Historiografia comparada da escola nova</strong>: <strong>algumas questões</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo se coloca como desafio discutir as possibilidades e limites da construção de uma historiografia educacional comparada. A título de exemplo, indica a problematização das biografias dos educadores como um campo passível de estudos comparativos e se detém na análise da biografia de Lourenço Filho.<hr/>This article intends to discuss the possibilities and limits of a Comparative Educational Historiography construction. Seeking for an example, points the debate on educators biographies as a field that can probably permits comparative studies and so for explores Lourenço Filho biography. <![CDATA[<strong>Da caligrafia à escrita</strong>: <strong>experiências escolanovistas com caligrafia muscular nos anos 30</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de uma análise da experiência com a caligrafia muscular, realizada nas Escolas Primária e de professores do Instituto de Educação, nos anos 30, o artigo pretende discutir como, apoiado em discursos escolanovistas, se foi constituindo, no Brasil, uma didática racional da escrita.<hr/>Starting from the analyses of na experience on th teaching of muscular calligraphy, happened in the Primary School and Teacher Schhol of Instituto de Educação (Rio de Janeiro, 1930’s), this article intends to discuss the construction of a rational didactic of writing, based on new school discourse. <![CDATA[<strong>O espaço escolar como objeto da história da educação</strong>: <strong>algumas reflexões</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as inovações pedagógicas surgidas a partir da configuração dos grupos escolares em Belo Horizonte, estudando as transformações espaciais por que passou a escola mineira nos primeiros anos do nosso século.<hr/>The article analyses the new pedagogical aproach to educational issues raised with the construction of the "assembled schools" in Belo Horizonte by the begining of this century. <![CDATA[<strong>El ensayo de</strong> <strong>«escuela serena» realizado por las hermanas Cossettini en la República Argentina</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es El objetivo de este estudio es describir y analizar los el trabajo de las hermanas Cossettini en Argentina, pensandolo en terminos del Movimiento de la Escuela Nueva. El articulo hace un pequeño recogido acerca de los aportes de la Escuela Nueva en Argentina, presenta la experiencia de la "escuela serena" y discute la importancia de las "missiones culturales" que la misma escuela hacia en las comunidades barriales<hr/>This article intends to describe and analyse sisters Cossettini work in Argentina inside the New School Movement. In the first part, it explores some New Scholl issues in Argentina. Next, it describes the experience of « serena school». Finnaly, it discuss the importance of «cultural missions» created by the school in the communities. <![CDATA[<strong>El problema de la escritura en la Escuela Nueva Argentina</strong>: <strong>de lo higiénico-pedagógico a lo psico-pedagógico en el discurso educativo</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es El objetivo de este estudio es describir y analizar los nuevos planteos teóricos presentados por el Movimiento de la Escuela Nueva en Argentina, respecto de la enseñanza de la lengua escrita. El articulo quedará dividido en tres apartados: en el primero se revisan algunos aspectos de la discusión sobre la conveniencia de enseñar a leer y escribir sucesiva o simultaneamente. En el segundo se describe el problema de la escritura inclinada o derecha. En el tercero se recogen los aportes de la Escuela Nueva sobre la polémica y sus implicancias teóricas.<hr/>This article intends to describe and analyse the new theoretical issues created by the New School Movement in Argentina regarded to the teaching of writing. In the first part, it analyses some aspects of the debate on the convenience of teaching to read and write successively or simultaneously. Next, it describes the problem of inclined or vertical writing. Finnaly, it discuss the New School issues on the debate and their theoretical consequences.