Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220160003&lang=en vol. 32 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Changes in Father Involvement During the First Six Months of the Baby in the Child Care]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho investigou o envolvimento de pais com seus bebês e com a creche nos seis primeiros meses de frequência do bebê no berçário. Por meio de um estudo de caso coletivo de caráter longitudinal, quatro pais responderam a entrevistas em três momentos: entrada do bebê na creche, um mês e 6 meses depois da entrada. Análise de conteúdo qualitativa indicou que tanto a creche como o desenvolvimento do bebê foram aliados do pai para a retomada do trabalho e da vida conjugal. O estudo mostra a importância de se levar em consideração as necessidades e competências do pai que está envolvido no cuidado ao bebê.<hr/>Abstract This study investigated father involvement with their babies and the child care center during the first six months after the baby entered in the day care center. It was performed a collective case study, with a longitudinal design, in which four fathers answered an interview at three moments: entry in the child care center, one month and six months later. Qualitative content analysis indicated that the day care center and the baby's development helped the father to be more involved with his work and his personal life. The present study shows the importance of taking into consideration the needs and capacity of fathers involved in infant care. <![CDATA[School-age Children who Live with Recurrent Maternal Depression: Differences between the Sexes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Há divergências na literatura quanto às diferenças entre os sexos na associação entre depressão materna e desenvolvimento infantil. Neste estudo, compararam-se diferenças entre os sexos relativas ao comportamento e desempenho escolar de crianças que conviviam com a depressão materna, correlacionando tais desfechos. Participaram 40 díades mãe-criança, tendo as mães diagnóstico de Transtorno Depressivo Recorrente. As crianças, de sete a 12 anos, foram divididas em grupos por sexo. Foi realizada aplicação de entrevista diagnóstica, do Questionário de Capacidades e Dificuldades e do Teste de Desempenho Escolar. As meninas apresentaram mais sintomas emocionais comparadas aos meninos. Constataram-se associações significativas entre comportamento e desempenho escolar apenas para as meninas, sinalizando maior vulnerabilidade destas meninas.<hr/>Abstract Research shows divergent data on the differences between the sexes in the association between maternal depression and children development. The objective of this study was to compare differences between the sexes concerning the behavior and school performance of children living with maternal depression, correlating such outcomes. Participants were 40 mother-child dyads, with mothers diagnosed with Recurrent Depressive Disorder. The children, 7 to 12 years old, were divided into groups by sex. The procedures involved the application of diagnostic interview, the Strengths and Difficulties Questionnaire and the School Performance Test. Girls showed more emotional symptoms than boys. Significant associations between behavior and school performance were found for girls only, indicating greater vulnerability of them. <![CDATA[Illness Perception and Coping in Women with Breast Cancer]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do estudo foi investigar a relação entre percepção da doença, enfrentamento e variáveis sociodemográficas e clínicas em mulheres com câncer de mama. O delineamento foi transversal, correlacional e comparativo, do qual participaram 157 mulheres (idade média=51,95 anos). Os questionários de dados sociodemográficos e clínicos, de percepção da doença e de enfrentamento foram aplicados individualmente nos dias de consultas médicas. Os resultados indicaram a existência de relação entre percepção da doença e enfrentamento. A percepção de duração cíclica da doença foi preditora de enfrentamento instrumental e distração. Já a representação emocional foi preditora de enfrentamento emocional. Conclui-se que, apesar de a percepção da doença ser preditora de enfrentamento, a magnitude é fraca.<hr/>Abstract The objective of the study was to investigate the relationship between illness perception and coping in women with breast cancer. Transversal, correlational and comparative design including 157 women with an average age of 51.95 years at the time of application of the instruments. The sociodemographic and clinical questionnaire of illness perception and coping were applied individually during medical consultation in a specialized cancer hospital. Results indicated the existence of a relationship between illness perception and coping. Perception of cyclic duration was predictive of instrumental coping and distraction. Emotional representation was a predictor of emotional confrontation.It was concluded that, despite illness perceptions being a predictor of coping, the magnitude is low. <![CDATA[Dating Satisfaction and Subjective Well-Being: Associations with Parental Marital Relationship]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investigou as relações existentes entre uma medida da conjugalidade dos pais (PCP) percebida por filhos solteiros que namoram e medidas do bem-estar subjetivo e da satisfação em relacionamentos amorosos desses jovens. Participaram deste estudo 140 pessoas solteiras (idade média = 21 anos; tempo de namoro = 3 anos). Os seguintes instrumentos foram utilizados: Escala de Bem-estar Subjetivo, Questionário de Conjugalidade dos Pais e Escala Fatorial de Satisfação com o Relacionamento de Casal. As correlações apontaram que a PCP não está correlacionada com as demais variáveis. A satisfação no namoro não está associada ao modo como o jovem percebe a conjugalidade de seus pais, contrariando a tese de que os relacionamentos afetivos seriam influenciados pelas experiências na família de origem.<hr/>Abstract This study examined the association between a measure of parental marital relationship (PCP, in Portuguese) perceived by unmarried children who date and a measure of satisfaction and subjective well-being in romantic relationships of these young adults. In this study 140 unmarried subjects participated (mean age = 21 years; dating = 3 years). The following instruments were used: Scale of Subjective Well-being Parents' Conjugality Questionnaire and Factorial Scale of Satisfaction in Couple Relationships. Correlations indicated that PCP is not related to the other variables in this study. Thus, the satisfaction in dating is unrelated to how young adults perceive the marital relationship of their parents, refuting the thesis that affective relationships are influenced by the experiences in the family of origin. <![CDATA[Using Crack in a Vulnerability Context: Social Representations and Practices among Users]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os contextos de uso do crack. Para isso, foram entrevistados 14 usuários de crack de diferentes localidades e realizada Análise Temática de Conteúdo das informações obtidas. Os resultados indicam que as representações encontradas nesses contextos situam o crack como droga da destruição, o qual acaba por influenciar no modo de consumir a droga, descrito por episódios de ingestão intensa, com deterioração orgânica e prejuízos para a saúde. Diante dessa discussão, conclui-se que a consideração do contexto enquanto unidade de análise implica em uma possibilidade teórica de abarcar a circularidade do saber, pois retoma a produção de sentidos, sem torná-la estagnada a um grupo ou população.<hr/>Abstract The aim of this study was to understand the contexts in which crack is being used. We interviewed 14 crack users in different locations and data were analyzed using category-based content analysis. The results indicate that the representations used in these contexts characterize crack as a drug of destruction, which influences the way of consuming the drug, described by episodes of intense intake, with organic deterioration and damage to health. We concluded that consideration of context as the unit of analysis implies a theoretical possibility of embracing the circularity of knowledge, because it resumes production of meanings, without making it stagnant to a group or population. <![CDATA[Behavioral Measures of Efficacy: Contributions to the Evaluation of Arithmetical Operations Teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Investigaram-se medidas de eficiência (razão entre acertos e tempo de solução) e erro (diferença entre a resposta emitida e a resposta correta) com estudantes do Ensino Fundamental. O Experimento 1 compreendeu pré-teste, ensino de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas, pós-teste 1, ensino do algoritmo de adição, pós-teste 2, ensino do algoritmo de subtração, pós-teste 3 e teste de generalização. O Experimento 2 foi semelhante ao anterior até o pós-teste 1, seguido de treino de solução de problemas na forma de balança, pós-teste 2, teste de generalização 1, ensino dos algoritmos de adição e subtração, pós-teste e teste de generalização 2. Medir eficiência e erro contribui para a avaliação da eficácia de programas de ensino de solução de problemas.<hr/>Abstract We investigated measures of efficiency (ratio of correct responses and resolution time) and error (distance between emitted response and the correct response) in a group of Elementary School students. Experiment 1 comprised pre-test, teaching of equivalence between different forms of problem presentation, post-test 1, teaching of addition algorithm, post-test 2, teaching of subtraction algorithm, post-test 3, and generalization test. Experiment 2 was similar to Experiment 1 until post-test 1, followed by training of scale problem-solving, post-test 2, generalization test 1, teaching of addition and subtraction algorithms, post-test 3, and generalization test 2. The results of this study suggest that measuring efficiency and error contribute to evaluate the effectiveness of educational programs in teaching problem solving. <![CDATA[The Consistency of Childhood Memories]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A coleta de relatos retrospetivos constitui um procedimento frequente em psicologia. Neste estudo, analisou-se, em uma amostra de adultos jovens não institucionalizados, a consistência desses relatos sobre diversas experiências da infância (vitimação, medos, dificuldades de aprendizagem), confrontando-os com os relatos atuais dos seus pais e/ou professores. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os relatos retrospetivos dos próprios participantes e as informações atuais fornecidas pelas outras fontes, exceto para os medos na infância. A magnitude dessa relação variou entre pequena e média. Com base nesses resultados, sugere-se que, nos estudos que recorram a relatos retrospetivos e atuais, indiquem-se medidas de relação entre relatos, bem como a sua magnitude, de modo a melhor se avaliar a qualidade das inferências baseadas nesses relatos.<hr/>Abstract Retrospective self-reports are a common procedure in psychology. The aim of the present study was to analyze, in a large sample of not institutionalized young adults, the consistency of their reports on several childhood experiences (victimization, fears, learning difficulties), by contrasting them with concurrent reports provided by their parents and/or teachers. Results showed a significant relationship between participants` retrospective self-reports and concurrent information provided by other sources, with the exception of childhood fears. The size of that relationship varied between poor and average. Accordingly, it is recommended that studies using retrospective self-reports provide a measure of the relationship between reports, as well as a size measure, so that the quality of inferences based on these reports could be more easily evaluated. <![CDATA[Teaching Naming with Objects and Figures for Children with Autism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo comparou a utilização de estímulos bidimensionais e tridimensionais em um procedimento de instrução com múltiplos exemplares para instalar nomeação (integração dos repertórios de falante e ouvinte) em quatro crianças com autismo. Após uma linha de base de nomeação (Fase 1), treinou-se discriminação condicional por identidade com o experimentador tateando os estímulos modelo, discriminação condicional auditivo-visual e tato com novos estímulos (Fase 2). Atingido o critério na Fase 2, a Fase 1 foi replicada (Fase 3). Observada nomeação na Fase 3, a Fase 1 foi replicada com novos estímulos (Fase 4). Dois participantes demonstraram nomeação. Discute-se a efetividade do procedimento de instrução com múltiplos exemplares, o papel da modalidade de estímulos e a interação entre os repertórios de falante e ouvinte.<hr/>Abstract The current study compared the use of two- and three-dimensional stimuli in a multiple exemplar instruction procedure to install naming (integration of speaker and listener repertoires) in four autistic children. Phase 1 evaluated the baseline of naming. Phase 2 trained identity conditional discrimination with the experimenter tacting the sample stimuli, auditory-visual conditional discrimination and tact with new stimuli. After reaching criterion in Phase 2, Phase 1 was replicated to verify the emergence of naming (Phase 3). Having observed naming in Phase 3, Phase 1 was replicated with new stimuli (Phase 4). Two participants showed acquisition of naming. The effectiveness of the multiple exemplar instruction procedure, the role of stimuli modality and the interaction between speaker and listener repertoires are discussed. <![CDATA[Stereotypes of Intimate Partner Violence: Do Sex and Sexual Orientation Matter?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000300209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study analyzed stereotypes on intimate partner violence (IPV) of heterosexual and same-sex couples. The participants, 232 Mexican college students, evaluated physical and psychological IPV exerted by men and women with different sexual orientations. The data were analyzed using the Wilcoxon test. The results indicate that men evaluated women and gay men as having a similar IPV, while men´s perceptions of IPV for these groups were higher than those of women. Women viewed heterosexual men as the most violent and evaluated the other groups with different degrees of IPV. Physical violence is regarded as natural in men, both gay and heterosexual. To conclude, the results suggest that IPV stereotypes are affected by the sex of the evaluators and by their sexual orientation. It is relevant to expand the scope of prevention programs.<hr/>Resumo Esta pesquisa avalia estereótipos sobre violência entre parceiros íntimos (VPI) relacionados a casais heterossexuais e homossexuais. Os/as participantes, 232 estudantes universitários mexicanos, avaliaram a VPI física e psicológica exercida por homens e mulheres com diferentes orientações sexuais. Os dados foram analisados com o teste de Wilcoxon. Os resultados indicam que homens avaliaram mulheres e homens gays como apresentando níveis similares de VPI, sendo a percepção masculina sobre VPI nesses grupos superior à feminina. Mulheres percebem homens heterossexuais como mais violentos e atribuem graus diferentes de VPI para os demais grupos. A violência física é vista como natural em homens, homossexuais ou heterossexuais. Para concluir, é possível sugerir que estereótipos de VPI são influenciados pelo sexo do avaliador e por sua orientação sexual. É relevante ampliar o alcance de programas preventivos.