Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220150001&lang=en vol. 31 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Experiences of Babies with Written Language]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo exploratório visa descrever as experiências de literacia de bebés entre os 14 e os 25 meses. Analisam-se quatro questões, que experiências envolvendo a linguagem escrita no seio familiar são proporcionadas aos bebés, qual o valor que os pais lhes atribuem, como percepcionam o seu papel na promoção do desenvolvimento literácito dos filhos e como podem contribuir para o desenvolvimento da literacia dos mesmos. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com recurso à análise de conteúdo categorial das respostas dadas por seis mães em entrevista individual e semiestruturada. Concluiu-se que estas mães valorizam e incluem nas suas práticas ações facilitadoras e de mediação de experiências de literacia por parte dos seus bebés, notando-se alguma variabilidade em função das respetivas habilitações académicas.<hr/>The purpose of this study is to characterize the literacy experiences ofbabies aged between 14 and 24 months. In this study, four issues were analysed: which type of written language experiences are offered to the children, how parents value these literacy experiences, the way parents perceive their own role in the literacy development of their children and what parents know about their means of contributing to the literacy development of their children. Six mothers were interviewed. These interviews were analysed with the use of a categorical content analysis. The results suggest that mothers value and include in their practices facilitative and mediation actions of literacy experiences with their children, noting some variability depending on the respective qualifications. <![CDATA[Abbreviation within Peer Infant’s Relations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando relações no primeiro ano de vida, a abreviação da comunicação é entendida como processo em que elementos negociados aparecem, gradativamente, de forma abreviada nas interações. Esse processo tem sido estudado, fundamentalmente, em relações mãe-bebê. Objetivou-se, assim, verificar abreviação em relações de bebês com pares de idade. Baseou-se em videogravações de bebês em creche. Os sujeitos são um casal de gêmeos (11m) e seus parceiros preferenciais (9-14m). Episódios interativos foram transcritos e analisados microgeneticamente. A abreviação foi identificada nos comportamentos dos bebês, sendo diferenciada nas várias díades. Dependeu do parceiro e das formas de coconstrução das relações e dos recursos de negociações (choro, olhar, balbucios) utilizados entre eles, ao longo do tempo e situações. Implicações teóricas e práticas são apontadas.<hr/>In the context of relationships of infants in their first year of life, abbreviation of communication can be understood as a process in which elements that were extensively negotiated, gradually appear in an abbreviated way during interactions. This process has been mainly studied in mother-infant relationships. Thus, the purpose of this study was to verify if abbreviation could also be observed in infants’ relationships with peers. Data were composed by video recordings regarding infants’ attendance at a daycare center. Subjects were a pair of twins (11 months) and two of their favorite playmates (9-14 months). Interactive episodes were microgenetically transcribed and analyzed. Abbreviation was identified in babies’ communication, presenting differently within each dyad. Its characteristics mostly depended on the partner, established relationships, and negotiations means used (crying, looking, babbling) between them, through time and situations. Theoretical and practical implications are highlighted. <![CDATA[Infant Cognitive Assessment in Brazilian Scientific Journals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo investigou a produção científica brasileira voltada à avaliação cognitiva infantil entre 2002 e 2012. Foram analisados 67 artigos de 25 periódicos científicos. Os resultados evidenciaram que os anos mais profícuos foram 2007 e 2008. Pesquisas provindas da região Sudeste, desenvolvidas por mulheres, em coautoria e relatos de pesquisa foram os trabalhos mais frequentes, assim como os estudos com objetivo de diagnóstico-intervenção. Verificou-se, ainda, que a avaliação cognitiva infantil foi predominantemente realizada no contexto escolar e que Desenho da Figura Humana – DFH; Matrizes Progressivas de Raven e WISC – III foram os instrumentos mais utilizados. Dada à relevância da avaliação cognitiva infantil, bem como que a revisão descrita não foi exaustiva, ressalta-se a necessidade de outras investigações, principalmente no que diz respeito à qualidade dos instrumentos empregados.<hr/>The present study investigated scientific production in Brazil focused on infant cognitive assessment between 2002 and 2012. We analyzed 67 articles from 25 journals. The results showed that the most fruitful years were 2007 and 2008. Studies emanating from the Southeast, developed by women, and co-authored research reports were the most common type of articles, as well as studies related to diagnostic intervention. It was found also that infant cognitive assessment was predominantly realized in the school context and that the Draw a Human Figure test - DHF; the Progressive Matrices from Raven and the WISC – III were the most frequently used instruments. The importance of cognitive assessment and the fact that the described review was not exhaustive, emphasize the need for further investigation, especially with regard to the quality of the instruments used. <![CDATA[Following Nutritional Rules in Overweight Children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram avaliados efeitos de instruções, treino de relato verbal (TRV) e treino de automonitoração (TA), com e sem a presença do cuidador principal, sobre o seguimento de regras nutricionais em crianças com excesso de peso. Participaram duas crianças (P1: menino de 9 anos; P2: menina de 11 anos) e suas cuidadoras, por meio de entrevistas em ambulatório. Após instruções, P1 manteve e P2 melhorou o conhecimento das orientações nutricionais. Os Índices de adesão à dieta obtidos por P2 foram mais elevados do que os obtidos por P1 em todas as fases. Houve mudança com significância clínica após introdução de TRV em ambos os participantes. Discute-se a eficácia dos procedimentos de intervenção utilizados e a importância da presença do cuidador.<hr/>This study assessed the effects of instructions, verbal report training (VRT) and self-monitoring training (ST), with and without the presence of the primary caregiver, on following nutritional rules in obese or overweight children. Two children (P1: a nine-year-old boy; P2: a eleven-year-old girl) and their caregivers participated through interviews performed in an outpatient clinic. Ten interviews were performed. After instructions, P1 maintained and P2 improved the knowledge on nutritional orientation. Adherence to diet scores obtained by P2 were higher than those obtained by P1 in all phases. There was a clinically significant change after the introduction of the VRT in both participants. Efficiency of the intervention procedures used and the importance of the caregiver’s presence are discussed. <![CDATA[Evaluation Protocol for Children with Autism: Evidence of Criterion Validity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100043&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação de crianças com suspeita de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), na saúde pública, demanda instrumentos construídos e validados no Brasil. O objetivo deste estudo é verificar evidências de validade de critério, preliminares, do Protocolo de Avaliação para Crianças com Suspeita de Transtornos do Espectro do Autismo (PRO-TEA). Participaram 30 crianças, entre dois e quatro anos, divididas em três grupos (Desenvolvimento Típico, Síndrome de Down e Autismo). Os itens do PRO-TEA foram examinados por dois observadores independentes, cegos ao diagnóstico das crianças. A fidedignidade entre os avaliadores foi examinada por meio do coeficiente Kappa. Os itens referentes à atenção compartilhada, brincadeira simbólica e movimentos repetitivos do corpo discriminaram o grupo com TEA dos controles, demonstrando o potencial do instrumento.<hr/>Evaluating children suspected of having Autism Spectrum Disorders (ASD) in public health departments of Brazil demands tools created and validated in that country. This study aimed to investigate the preliminar criterion validity of the Protocolo de Observação para Crianças com Suspeita de Transtornos do Espectro do Autismo (PRO-TEA). Thirty children, ages of two to four years old, were divided in three groups (Typical Development, Down syndrome and Autism). The items were examined by 2 independent observers, both unaware of the children’s diagnosis. The reliability of the evaluators was examined with the Kappa coefficient. The items referring to joint attention, symbolic play and repetitive movements of the body discriminated the group with ASD from the control group, are an indication of the potential value of the instrument. <![CDATA[Adolescence in Conflict with the Law: The Intensity of Life History in Act]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa aborda o ato infracional a partir da história de vida de adolescentes em conflito com a lei e dos significados atribuídos por eles aos atos cometidos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com quatro adolescentes com processo judicial em andamento devido a atos transgressivos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e interpretados com aportes da Psicanálise. Quatro categorias finais constataram, na história de vida dos jovens, vivências extremas e recorrentes de descuido e violência no encontro com as figuras parentais. A fragilidade de recursos psíquicos dos jovens para atribuir sentido à experiência de serem confrontados com limites e a impossibilidade de experenciar e reconhecer a Lei como condição de proteção contribuem para a produção do ato transgressivo.<hr/>This study approaches infractional acts of teenagers from the perspective of their life history of conflicts with the law and the meanings assigned by them to the perpetrated acts. Semi-structured interviews were performed with four teenagers with lawsuit in process for having committed infractional acts. The data were analyzed using content analysis and interpreted with psychoanalysis contributions. In the life history of these teenagers four final categories showed evidence of extreme and recurring experiences of neglect and violence towards parental figures. The fragility of teenager’s psychological resources to assign meaning to the experience of being confronted with boundaries and the impossibility to experience and recognize the law as a protective condition contribute to the production of transgressive acts. <![CDATA[Significant Events in Generational History and Their Relations to Somatizations in the Family]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este relato de pesquisa busca estabelecer algumas relações entre somatizações e história familiar. Propõe investigar a somatização, analisando acontecimentos significativos na família. Utilizou-se a investigação qualitativa, realizando entrevistas semidirigidas com dez famílias. Recorreu-se à análise de conteúdo de relatos que estariam subjetivamente associados ao contexto de algumas doenças. Verificou-se que a doença compreende uma das expressões da violência familiar. A repetição de comportamentos conflituosos e violentos entre gerações e a instabilidade afetiva demonstram o cotidiano destas famílias e provocam um desgaste afetivo. As somatizações surgem como representação da invasão do outro, da dificuldade de expressão de sentimentos e do desconhecimento das demandas afetivas. Este estudo pretende contribuir para ações mais efetivas do psicólogo na prevenção primária à saúde da família.<hr/>This research report aims to present some of the relations between somatizations and family history. It proposes to investigate somatization by analyzing significant events in the family. Semi-structured interviews with ten families were conducted in the context of a qualitative investigation approach. Content analysis was realized of the reports that were subjectively associated to the context of a number of diseases. It was observed that the disease encompasses one of the expressions of family violence. The repetition of conflicting and violent behaviors between generations, and the affective instability, demonstrate the daily routine of these families, and they provoke affective wear. The somatizations arise as a representation of the invasion of another person´s life, as the difficulty of expressing feelings, and as the unawareness of affective demands. The present study intends to contribute to more effective actions coming from the psychologist in the primary prevention of family health. <![CDATA[Instruments for the Assessment of Parental and Family Capacity in Risk Situations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100073&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI) incorpora um processo de avaliação que visa informar a tomada de decisão em situações de risco psicossocial ou de perigo para a criança, bem como a elaboração de projetos de apoio à família. Os Instrumentos de Síntese da Avaliação Compreensiva no MAIFI (ISACM) foram construídos para apoiar a organização e síntese desse processo de avaliação. O objetivo deste estudo é avaliar as suas propriedades psicométricas no que diz respeito à validade de construto, validade concorrente e fidedignidade por avaliação da consistência interna das subescalas e acordo entre avaliadores. Os ISACM revelaram propriedades psicométricas bastante satisfatórias que permitem recomendar a sua utilização na organização e síntese de avaliações compreensivas.<hr/>The Integrated Family Assessment and Intervention Model (IFAIM) incorporates an assessment process which aims to inform decision making in situations of psychosocial risk or danger for the child, as well as the elaboration or family support projects. The Instruments of Synthesis of Comprehensive Assessments in IFAIM (ISCAI) were built to support the organization and synthesis of this assessment process. The purpose of this study is to evaluate its psychometric properties concerning construct validity, concurrent validity and reliability, considering internal consistency and inter-rater agreement. The ISCAI revealed quite satisfactory psychometric properties which allow recommending its use in the organization and synthesis of comprehensive assessments. <![CDATA[Quality of Life, Psychological Morbidity and Family Stress in Elderly Residing in the Community]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100087&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo procurou investigar as relações existentes entre morbilidade psicológica, stress familiar e qualidade de vida (QV) da pessoa idosa. A amostra foi constituída por 126 idosos. Os instrumentos utilizados foram: The Lawton Instrumental Activities of Daily Living (IADL), Quality of Life (WHOQOL-Bref), Geriatric Anxiety Inventory (GSI), Geriatric Depression Scale (GDS); e Index of Family Relations (IFR). Os resultados revelaram a importância da idade, estado civil, escolaridade e número de patologias assim como o género na capacidade funcional, morbilidade, stress familiar e QV. Ao nível dos preditores, a depressão foi a variável que mais contribuiu para a QV. Não foram encontradas variáveis moderadoras no modelo. A discussão e implicações dos resultados são abordadas bem como a intervenção psicológica nesta população.<hr/>This study sought to understand the relationships among psychological morbidity, family stress and quality of life (QL) of elderly. The sample consisted of 126 elderly. The following instruments were used: the Lawton Instrumental Activities of Daily Living (IADL); Quality of Life (WHOQOL-Bref), Geriatric Anxiety Inventory (GSI), Geriatric Depression Scale (GDS), and the Index of Family Relations (IFR). Results revealed the importance of age, marital status, education and number of pathologies as well as gender on functional capacity, morbidity, family stress and QV. In terms of predictors, depression was the variable that contributed the most to QL. There were no moderating variables in the model. Discussion and implications of results are addressed as well as psychological interventions. <![CDATA[Orbitofrontal Maturation, Somatic Markers and Early Vulnerability: A Comprehensive Hypothesis of "Emotional Myopia" in Drug Addiction]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100097&lng=en&nrm=iso&tlng=en A hipótese de “miopia emocional” constitui uma reflexão teórica de compreensão da vulnerabilidade psicológica identificada em muitos toxicodependentes. Propõe-se uma cooperação, mas não incorporação, de níveis de conhecimento em torno dos determinantes do neurodesenvolvimento, de perspectivas psicanalíticas e de vinculação e de modelos psicobiológicos das toxicodependências. Salientam-se influências ambientais sobre as mudanças na morfologia cerebral, não apenas o trauma precoce ou a privação de cuidados, mas também as decorrentes de consumos abusivos como cernes de vulnerabilidade. Propõe-se que a hipótese Damasiana dos marcadores somáticos participe nessa formulação. A parca qualidade das interações precoces pode sustentar o desligamento afetivo progressivo, a hipomaturação do cérebro social, o incremento de um padrão alexitímico e a procura urgente de sensações, todos potenciais propiciadores da busca do prazer nas drogas.<hr/>The “emotional myopia” hypothesis is a theoretical reflection to increase the understanding of the psychological vulnerability showed by many drug addicts Instead of an incorporation, a cooperation is proposed of levels of knowledge on the determinants of the neurodevelopment, psychoanalytical and attachment perspectives and psychobiological models of drug addictions. Environmental inputs that change brain morphology are highlighted, not only early trauma or care deprivation but also others derived from the long-term use of drugs as the core of vulnerability. We propose that Damasio’s hypothesis of somatic markers forms part of this theoretical formulation. The low quality of early social interactions may support an increasing emotional disengagement, a poor maturation of the social brain, an increase of alexithymic patterns and novelty-seeking behaviours, all potential triggers for searching for pleasure in drugs. <![CDATA[Creativity in Elementary School: Inhibiting and Facilitating Factors according to School Principals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.<hr/>This study investigated the perception of school principals regarding factors that hamper teachers to promote the development of student’s creativity and strategies that the school principal could use to support teachers in the promotion of creativity in the classroom. The participants were 118 school principals from public and private schools, who completed a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most frequent obstacles pointed out were teachers’ lack of knowledge of pedagogical practices to favor the development of students’ creativity and teacher's lack of enthusiasm. Guidance, support and incentive to teachers were the most frequently pointed out procedures to assist the teacher in fostering the creativity of their students. <![CDATA[Social Representation of Crack Cocaine in Brasilia's Media Press]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en O crack tem sido tema recorrente em matérias jornalísticas e discursos políticos. O objetivo do estudo foi identificar como a mídia local representa a droga. Baseadas na Teoria das Representações Sociais foram analisadas 76 reportagens de 2009 do jornal Correio Braziliense, utilizando-se o software ALCESTE que gerou seis classes. Destacaram-se três representações sociais: droga como flagelo da humanidade, ações policiais indistintas contra usuários ou traficantes e internação do usuário como solução do problema. As representações sociais encontradas alinham-se com a abordagem estigmatizante e repressiva ao usuário de drogas que ainda o considera ora como criminoso, ora como doente e perpetuam sua clandestinidade e limitam a compreensão do fenômeno.<hr/>Crack cocaine has been a recurrent topic in newspaper articles and in recent political speeches. This research aimed to identify how the local media represents the drug. Based on the Theory of Social Representations 76 articles published during 2009 in the Correio Braziliense newspaper were analyzed. The content of the articles was analyzed with the software ALCESTE, which generated six classes. Three social representations were highlighted: drug as a scourge of humanity, indistinct police actions against users and drug dealers and hospitalization as a solution of the problem. We observed that the social representations are consistent with a stigmatizing and repressive approach, which still consider drug users as criminal or sick persons, reinforcing the maintenance of their underground status and limiting the understanding of the phenomenon. <![CDATA[Foreignness and Psychic Vulnerability: Some Psychoanalytic Contributions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para discutir algumas contribuições que a perspectiva psicanalítica traz para a compreensão da condição de estrangeiridade, entrevistamos um grupo de estudantes vinculados a programas de formação superior vindos de países de língua oficial portuguesa. Organizamos, a partir da análise das unidades de significado das entrevistas, alguns dos conflitos experimentados. Além da língua, os motivos da escolha do país, a chegada, a integração, o convênio, os relacionamentos afetivos e sexuais, a percepção dos brasileiros e a percepção das dificuldades encontradas compõem o cenário que possibilitou nossa leitura. O sofrimento que alguns demonstram mais do que outros, diz de um conflito que é próprio da constituição do sujeito e que pode emergir nessa experiência.<hr/>The purpose of this paper is to discuss the contributions that a psychoanalytic perspective might bring to understand the condition of foreignness. To achieve this we interviewed a group of students linked to the higher education programs from countries whose official language is Portuguese. The analysis revealed that foreignness can be experienced by the subject as a conflict inherent to its nature: the helplessness facing everything that is unfamiliar may be reinforced in case of the contradiction of the "same" language spoken. The subjects referred to certain conditions and experiences of foreignness that may hinder the acceptance and identification with the new culture: the reasons for the choice of Brazil, the arrival, integration, school partnership, affective and sexual relationships, the perception of Brazilians and the difficulties encountered. From this emerges a vulnerability of the psychic sphere that reveals the deconstructive potential realized only when it occurs.