Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220140002&lang=en vol. 30 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Psychopathy and Recognition of Facial Expressions of Emotions</b>: <b>A Systematic Review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A psicopatia é um transtorno de personalidade caracterizado por comportamentos antissociais, capacidade de julgamento comprometida e déficits no processamento emocional. Pesquisadores têm investigado a habilidade de psicopatas e indivíduos com traços de psicopatia reconhecer emoções expressas pela face. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática nas principais bases de dados internacionais de artigos publicados entre 1975 e 2013, sobre essa temática. Dezessete artigos preencheram os critérios de inclusão desta revisão. Os resultados evidenciam o uso de métodos não convergentes e sugerem que a psicopatia está relacionada a déficits no reconhecimento de emoções negativas. Dados confirmatórios só poderão ser alcançados a partir de uma padronização metodológica. Sugere-se a utilização de tempos distintos de exposição dos estímulos para estudos futuros.<hr/>Psychopathy is a personality disorder characterized by anti-social behavior, compromised judgment and deficits of emotional processing. Researchers have been investigating the ability of psychopaths and individuals with psychopathic traits to recognize emotions expressed through the face. The present study performed a systematic review using the main international databases of articles about this theme, published between 1975 and 2013. Seventeen articles fulfilled the inclusion criteria of this review. The results evidenced the use of non-converging methods and suggest that psychopathy is related to deficits in recognition of negative feelings. Confirmatory data can only be achieved through a methodological standardization. In future studies the use of distinct stimuli exposure time is suggested. <![CDATA[<b>From Dating to Marriage</b>: <b>Meanings, Expectations, Conflict and Love</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo, de cariz exploratório, analisa i) os significados de casamento e amor, ii) as expectativas para o casamento, o cônjuge e o próprio, e iii) a emergência e resolução do conflito, em duas fases: namoro e casamento. Com base numa entrevista semiestruturada, entrevistaram-se cinco casais heterossexuais (cada cônjuge separadamente) casados há pelo menos dois anos, sendo que o namoro foi explorado retrospetivamente. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Concluiu-se que as díades, no namoro, não exploram intencionalmente os significados e expectativas para o casamento; que este assume diferentes significados; que as expectativas, quando casados, veem-se correspondidas ou superadas; e, no casamento, surgem novas fontes de conflito bem como pequenas mudanças nas estratégias de resolução.<hr/>The present, exploratory, study analyses i) the meanings of marriage and love, ii) the expectations for marriage, for the partner and for oneself, and iii) the rising and resolution of conflict, in two stages: dating and marriage. Using a semi-structured interview, five heterosexual couples, married for at least two years, were interviewed (each member separately), and dating was explored in retrospective. Content analysis was used as the data analysis strategy. It was concluded that couples, while dating, do not explore the meanings and expectations for marriage intentionally; that marriage assumes different meanings; that expectations are matched or surpassed; and that there are new sources of conflict in marriage as well as small changes in coping strategies. <![CDATA[<b>Migraine and Stress in Women in the Primary Health Care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo verificar a associação entre enxaqueca e estresse em mulheres, assim como examinar o melhor modelo de predição da enxaqueca, considerando variáveis pessoais e do contexto ambiental. A enxaqueca foi identificada pelo Teste de Cefaleia em 75 mulheres sem antecedentes psiquiátricos. O estresse foi avaliado por meio do Inventário de Sintomas de Stress para adultos. Paralelamente, foram avaliados: eventos vitais, nível socioeconômico e características da amostra. Verificou-se que 55% das mulheres apresentaram enxaqueca e 59% sintomas de estresse. O modelo de predição identificou que o estresse foi o único preditor da enxaqueca em mulheres. Os achados mostram associação entre enxaqueca e estresse, a qual precisa ser levada em conta na assistência à saúde da mulher.<hr/>The aim of the present study was to verify the relation between migraine and stress, and to identify the best predictor model for migraine, considering personal and environment variables. Migraine was identified applying the Test of the Brazilian Headache Society to 75 women without psychiatric history. Stress was identified by the Stress Symptom for Adults Inventory. Simultaneously, life events, socioeconomic level, and sample characteristics were assessed. According to the results, 55% of women presented migraine and 59% showed stress. The prediction model revealed that the presence of stress was the only predictor of the presence of migraine in women. These findings suggest an association between migraine and stress, which should be considered in the health assistance of women. <![CDATA[<b>Employee-Organization Linkages</b>: <b>Analysis of Brazilian Scientific Production 2000-2010</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo procurou analisar a produção científica brasileira 2000-2010 sobre vínculos do empregado com a organização, abrangendo quatro temas principais: comprometimento organizacional, contratos psicológicos, cidadania organizacional e percepções de apoio e de justiça e equidade. Justifica essa escolha a importância dessas questões para o campo de pesquisa micro-organizacional e a intensa concentração de pesquisa sobre o tema. Sessenta e três artigos foram identificados. As análises seguiram três ênfases: aspectos metodológicos; conteúdos dos artigos, suas contribuições e limitações; e as redes de parcerias entre autores e instituições. Os resultados indicam altos níveis de nebulosidade conceitual e de sobreposição de instrumentos, e pouca interação entre grupos de pesquisa. Com base nos resultados, foi proposta uma agenda de pesquisa.<hr/>This study sought to analyze the Brazilian scientific production in 2000-2010 on employee's linkages with the organization, covering four main topics: organizational commitment, psychological contracts, organizational citizenship and perceptions of support, justice and equity. The importance of these issues to micro-organizational research and the intense research on the topic are the reasons for making this choice. Sixty-three articles were identified. The analyses followed three emphases: methodological features; content of articles, their contributions and limitations; and partnership networks between authors and institutions. The results show high levels of conceptual haziness and overlapping of instruments, and little interaction between research groups. Based on the findings, a research agenda is proposed. <![CDATA[<b>False Memories and the DRM Paradigm</b>: <b>An Approach Using Emotional Associated Pictures</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo das falsas memórias tem sido beneficiado pelo uso do paradigma DRM (Deese-Roediger-McDermott), no qual listas de palavras associadas induzem à falsa lembrança de itens não apresentados previamente. Para demonstrar a eficácia de uma categoria alternativa de estímulos, investigou-se a influência da emoção nas falsas memórias por meio de conjuntos de fotografias temática e emocionalmente associadas, extraídas do IAPS (International Affective Picture System). Foram verificados índices de falsas memórias comparáveis àqueles observados em estudos que utilizaram estímulos verbais ou estímulos visuais simples. Conjuntos negativos eliciaram maiores índices de memórias verdadeiras e de falsas memórias do que conjuntos positivos. Sugere-se que resultados tipicamente observados com o DRM podem ser obtidos por meio de conjuntos de fotografias, estímulos mais complexos e ecológicos do que palavras.<hr/>The study of false memories has been favored by the DRM paradigm (Deese-Roediger-McDermott), where lists of associated words induce subjects to falsely remember items not previously presented. To demonstrate the efficacy of an alternative category of stimuli, we investigated the influence of emotion on false memories by means of sets of thematic, emotionally associated photos proceeding from the IAPS (International Affective Picture System). False memory levels were similar to those reported in studies with verbal stimuli or simple visual stimuli. Negative sets elicited higher levels of both true and false memories, in a comparison with positive sets. It is suggested that results typically observed in the DRM can be obtained by using sets of photos, which are more complex and ecological stimuli than words. <![CDATA[<b>Risk and Sinthome</b>: <b>Psychoanalysis in the Socio-educational System</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendemos discutir a aplicação da teoria psicanalítica às políticas públicas voltadas à socioeducação de adolescentes autores de ato infracional. Partimos de revisão sobre adolescência e clínica psicanalítica, especialmente com adolescentes infratores. Com discussão de caso de uma adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida, levantamos duas considerações sobre a psicanálise nesse dispositivo: a singularidade do caso face ao universal da regulação jurídica e os limites e as potencialidades do atendimento institucional. Concluímos pela importância da palavra e pelo recolhimento de seu excedente no trabalho subjetivo do adolescente, verificando a necessidade de ações que encaminhem os efeitos das intervenções. Podemos dizer que o efeito político-social esperado pela aplicação de uma medida socioeducativa não caminha sem a consideração do mais singular e íntimo de cada adolescente, do qual sua posição subjetiva faz testemunho, delimitando seu modo de fazer exceção à regra e habitar o mundo.<hr/>We intend to discuss the application of psychoanalytic theory to public policies towards delinquent adolescents. We start from a review of adolescence and psychoanalytic practice, especially with young offenders. With a case of a teenager in under socio-educational measure in assisted liberty, two considerations raised about psychoanalysis in this service: the uniqueness of the case against the universal legal regulation, as well as limitations and potential of institutional care. We conclude by the importance of the word and the gathering surplus in the subjective labor of the adolescent and finally, we see the need for actions that forward the effects of interventions. We state that the expected social-political effect of applying an educational measure needs to consider the uniqueness of each teenager, of which his or her subjective position is testimony, delimiting a way of being an exception to the rule and inhabiting the world. <![CDATA[<b>Behavior of School Children Stratified by Birth Weight and Gestational Age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O peso e a idade gestacional são critérios relevantes para avaliação das condições de nascimento das crianças. O objetivo do presente estudo foi caracterizar e comparar o desempenho comportamental de uma coorte de crianças estratificada pelo peso ao nascer e pelo peso ao nascer em relação à idade gestacional. Avaliaram-se, aos 10/11 anos, 677 crianças por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades. Verificou-se, com significância estatística, os seguintes resultados: o grupo Baixo Peso apresentou mais sintomas emocionais que o grupo Peso Normal; o grupo Muito Baixo Peso mostrou mais hiperatividade em comparação aos outros; o grupo Pequeno para a Idade Gestacional apresentou mais dificuldades no escore total e mais sintomas emocionais em relação aos demais grupos. Concluiu-se que a estratificação por dois critérios permitiu a identificação de dificuldades específicas quanto ao desempenho comportamental.<hr/>Weight and gestational age are relevant criteria for assessing the conditions of childbirth. The goal of the present study was to characterize and compare the behavior of a cohort of children stratified by two criteria: birth weight and birth weight in relation to the gestational age. At the ages of 10 and 11 years, 677 children were evaluated by the Strengths and Difficulties Questionnaire. The following statistically significant differences were observed: the low weight group had more emotional symptoms than the normal weight group; the very low weight group had more hyperactivity compared to other groups; and the small in relation to the gestational age group had more difficulties with respect to the total score and emotional symptoms in relation the other groups. It was concluded that the stratification by two criteria allowed the identification of specific difficulties in behavioral performance. <![CDATA[<b>Explanatory Models of Prospective Memory</b>: <b>A Theoretical Review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo é apresentada uma revisão da literatura sobre os mecanismos cognitivos associados à memória prospectiva, organizados de acordo com a divisão das diferentes fases da recordação prospectiva (i.e., codificação, retenção e recuperação). Inicialmente, é apresentada a diversidade de dados da investigação que sustentam diferentes abordagens explicativas do fenômeno de recuperação de intenções, considerando a natureza automática ou estratégica da memória prospectiva. Em seguida, são salientadas as potenciais explicações sobre os mecanismos presentes durante o intervalo de retenção e na fase de codificação.<hr/>This article presents a review of the literature concerning the cognitive mechanisms underlying prospective memory, organized according to the division of the different phases of this phenomenon (i.e., encoding, retention and retrieval). Initially, a variety of research data is presented supporting different explanatory approaches of the phenomenon of intended actions, namely their automatic and strategic processes. Also some potential explanations are presented about the mechanisms in effect during the retention interval and the encoding phase. <![CDATA[<b>Pregnancy and HIV</b>: <b>Predictors of Treatment Adherence in the Context of Antenatal Care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou adesão ao tratamento em gestantes vivendo com HIV. Foram entrevistadas 89 gestantes com HIV, no último trimestre gestacional, que forneceram informações sobre dados sociodemográficos, apoio social, pré-natal e tratamento, além de exames laboratoriais. Constatou-se que 51,7% das gestantes aderiam à medicação. Essas gestantes eram mais escolarizadas, começaram o pré-natal antes, realizaram mais consultas e referiram maior apoio emocional. No modelo de regressão logística, o número de consultas realizadas e a presença de maior apoio emocional foram preditores da adesão. Adesão em gestantes vivendo com HIV ainda é um desafio, mesmo quando há acesso e disponibilidade de tratamento. Início precoce do pré-natal e fortalecimento da rede de apoio social são cruciais para a promoção da adesão em gestantes.<hr/>This study evaluated treatment adherence of pregnant mothers living with HIV. Eighty-nine HIV-positive pregnant mothers who were in the last trimester of pregnancy were interviewed about sociodemographic data, prenatal care, and social support. They also took laboratory tests. Results showed that 51.7% of pregnant mothers were adherent. These women were more educated, began prenatal earlier, had more visits and higher scores of emotional support. In the logistic regression model, number of prenatal visits and emotional support were predictors of adherence. Adherence of pregnant mothers living with HIV is a challenge, even when access to care and treatment are available. Beginning the prenatal care early and strengthening the social support network are crucial factors for promoting adherence among HIV pregnant mothers. <![CDATA[<b>The Merleau-Ponty's Phenomenology Lens to Cultural Psychopathology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de apontar contribuições da fenomenologia de Merleau-Ponty para a psicopatologia cultural. Discutimos alguns temas presentes nessa filosofia associados a ideias contidas nas pesquisas recentes em psicopatologia cultural, tais como corpo, liberdade, linguagem, arte e cultura. Destacamos a discussão realizada por Merleau-Ponty acerca das obras do pintor Paul Cézanne como contribuição para um novo olhar sobre a psicopatologia cultural, ressaltando a ambiguidade presente nos processos de adoecimento e nas distintas nuanças que se entrelaçam na experiência vivida de sofrimento.<hr/>This paper aims to present contributions of Merleau-Ponty's phenomenology to cultural psychopathology. We discuss some themes of this philosophy associated to ideas presented in recent studies in the field of cultural psychopathology such as body, freedom, language, art, and culture. We highlight the discussion found in Merleau-Ponty's phenomenology about Paul Cézanne's paintings, as a contribution to a new outlook to cultural psychopathology, which considers the ambiguity in illness processes and in nuances which are intertwined in lived experience of suffering. <![CDATA[<b>Drive for Muscularity</b>: <b>An Exploratory Study in the Brazilian Army</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Drive for muscularity refere-se ao desejo de alcançar o corpo muscular ideal e ao grau de preocupação a respeito da musculatura. O objetivo do presente estudo foi investigar os traços de drive for muscularity em homens militares brasileiros. Dados de uma amostra não-probabilística de 652 homens foram analisados. Os resultados mostraram associações entre as variáveis de drive for muscularity e os hábitos de prática de atividade física, satisfação com a vida e com o corpo e ansiedade físico-social. Diferenças nos traços de drive for muscularity foram achados em relação ao status de relacionamento amoroso, segurança financeira e tempo de carreira no exército. Concluiu-se que o acompanhamento de drive for muscularity na formação do militar deveria fazer parte das rotinas de cuidados psicossociais.<hr/>Drive for muscularity refers to the desire to achieve an ideal muscular body, as well the degree of concern about increasing muscle mass. The aim of this research was to investigate drive for muscularity traits in men from the Brazilian army. Data from a non-probabilistic sample of 652 men were analyzed. Results showed associations among drive for muscularity variables and habits of physical exercise practice, life and body satisfaction, and social physique anxiety. Differences in drive for muscularity traits were also found accordingly with the romantic status, financial security and time career in the army. It was concluded that monitoring the drive for muscularity during military education should be part of the psychosocial care routines. <![CDATA[<b>An Analysis of the Factorial Structure of the Teacher Communication Behavior Questionnaire with Brazilian High School Science Students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en The Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) has been used at different levels of education in many countries to measure students' perceptions of their science teachers' communication behavior. The TCBQ was translated into Portuguese in accordance with ITC test adaptation standards. Validity evidence for the Brazilian version of the TCBQ was obtained with a sample of 414 secondary students. The internal consistency of the TCBQ was satisfactory and an adequate fit of the original factor model was found through confirmatory factor analysis. The Brazilian data exhibited inter-factor correlations similar in value and direction to those of previous international studies. Statistically significant differences were found between school type and subject matter, which is consistent with previous studies.<hr/>O Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) tem sido usado em níveis de ensino diferentes, em muitos países, com o objetivo de mensurar a percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciências. O TCBQ foi traduzido para o Português de acordo com os padrões de adaptação de testes da ITC. Evidência de validade para a versão brasileira do TCBQ foi obtida com uma amostra de 414 estudantes do ensino médio. A consistência interna do TCBQ foi adequada e um ajuste adequado do modelo fatorial original foi encontrado por meio de análise fatorial confirmatória. Os dados brasileiros apresentaram correlações entre fatores similares, no valor e na direção, às de pesquisas internacionais. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre tipo de escola e matéria consistentes com pesquisas anteriores.