Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220150004&lang=en vol. 31 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Dialogical Self Development in Early Life: Theory and Research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400425&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento.<hr/>ABSTRACT This article discusses some recent studies on the development of the dialogical self during the first years of life. We reviewed published studies that had the emergence of self as a theoretical basis. We identified an increasing number of studies with babies. However, studies realized during the early stages of literacy are absent, and the most significant gap extends from 4- to-6-year-old children. We found that there are attempts to adapt the adult model of the Dialogical Self Theory for children, but this model needs to change to account for processes of the development of self. We conclude by arguing that there is a need for microgenetic analysis of children's social interactions within specific contexts, in order to study the emergence of their development processes. <![CDATA[Transition and (In)Adaptation to Nursing Home: A Qualitative Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400435&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Um dos contextos de envelhecimento é o lar de idosos, mas pouca atenção tem sido dedicada ao processo de institucionalização, particularmente numa perspectiva desenvolvimental e ecológica. Assim, desenhamos um estudo qualitativo com o objectivo de explorar a experiência de transição e adaptação ao lar de 15 idosos institucionalizados há mais de um ano. Os participantes foram entrevistados e a análise de conteúdo permitiu identificar um tema comum - Vivência da Institucionalização, que integra três domínios: Tomada de decisão, Processo de institucionalização, e Posicionamento face à institucionalização. Os resultados sugerem que a institucionalização constitui uma transição que nem sempre resulta em adaptação e que o envolvimento do idoso na tomada de decisão e as características ambientais são fundamentais neste processo.<hr/>ABSTRACT One of the aging contexts is the nursing home, but little attention has been dedicated to the institutionalization process, particularly from a developmental and ecological perspective. Thus, we designed a qualitative study to explore the experience of transition and adaptation of 15 elderly who were institutionalized in a nursing home for more than a year. Participants were interviewed and content analysis identified a common theme - Experience of Institutionalization, which integrates three domains: Decision making, Process of institutionalization, and Positioning to institutionalization. The results suggest that institutionalization is a transition that does not always result in adaptation, and that the elderly participation in the decision making and the environmental characteristics are fundamental in this process. <![CDATA[The Concept of Structure in Gestaltpsychologie and Genetic Epistemology: Uses and implications for psychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400443&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente trabalho expõe uma breve reflexão sobre as formas de apropriação do termo estrutura pela Gestaltpsychologie e pela Epistemologia Genética. Tem como objetivo traçar elementos para uma compreensão sobre o que se fala e a que se aplicam os sentidos do termo em ambas as teorias. Realizar esse percurso é buscar uma compreensão de como teorias e métodos se justificam em seus contextos epistemológicos e ontológicos. Conclui-se que não há uma unidade conceitual que permita generalizar o conceito de estrutura no campo psicológico, e que traçar seu caminho epistemológico auxilia na compreensão das relações, proximidades e diferenças entre os modelos explicativos utilizados e os problemas estudados.<hr/>ABSTRACT This paper presents a brief reflection on the ways Gestaltpsychologie and the Genetic Epistemology adopted the term 'structure'. It aims to describe valuable elements to understand what 'structure' means and how the term is used in both theories. Assume this path contributes to the search for an understanding of how theories and methods are justified in their ontological and epistemological contexts. It is concluded that does not exist a conceptual unit that allows generalizing the concept of structure in the psychological field. To trace its epistemological course it is useful to understand the associations, proximities and differences between the explanatory models of structure used and the problems studied. <![CDATA[Intentionality and Language (II): Some Remarks on Tomasello, Searle, and Denett]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400451&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Propomos, neste trabalho, que o conceito de intencionalidade é uma ferramenta relevante para a interpretação de repertórios simbólicos humanos. Analisamos como os conceitos de intencionalidade e de linguagem verbal são articulados na Teoria da Aquisição da Linguagem Baseada no Uso de Tomasello, na Teoria dos Atos Ilocucionários de Searle e na Teoria dos Sistemas Intencionais de Dennett, buscando identificar seu papel na determinação da cognição humana. Essas teorias propõem uma interdependência entre esses conceitos, os quais difeririam entre si quanto ao modo como se dá essa articulação. Elas também destacam a importância dos repertórios simbólicos, especialmente a linguagem verbal, para a cognição humana. Como a intencionalidade é um aspecto da cognição humana, uma conexão entre linguagem verbal e intencionalidade para o funcionamento cognitivo humano é uma questão a ser investigada na psicologia científica.<hr/>ABSTRACT In the present paper we propose that the concept of intentionality is a relevant tool to interpret human symbolic repertoires. We analyze how the concepts of intentionality and verbal language are articulated in Tomasello's Usage-Based Theory of Language Acquisition, Searle's Illocutionary Acts Theory, and Dennett's Intentional Systems Theory, seeking to identify their role on determining human cognition. These theories suggest interdependence between these concepts, which differ among themselves as to how this relation is articulated. They also emphasize the importance of symbolic repertoires, especially verbal language, to human cognition. As intentionality is a feature of human cognition, a link between verbal language and intentionality for the functioning of human cognition is a topic to be investigated in scientific psychology. <![CDATA[Validity Evidences of Luria-Nebraska Test for Children: Relations with Education and Intelligence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400461&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo buscou evidências de validade do Teste Luria-Nebraska para Crianças (TLN-C) em sua relação com escolaridade e inteligência. Participaram 120 crianças com dificuldades escolares (2ª ao 6ª ano), avaliadas com o TLN-C e a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - Terceira Revisão. Os resultados evidenciaram influência da escolaridade e desempenho intelectual no escore total do TLN-C e nos subtestes Ritmo, Habilidade Motora, Habilidade Visual, Escrita, Leitura, Raciocínio Matemático e Memória Imediata. Tais resultados permitiram diferenciar o desempenho das crianças no 2º e 3º ano daquele de crianças em outros anos escolares, e o desempenho de crianças com nível intelectualmente deficiente daquele de crianças com outros níveis intelectuais.Houve correlações positivas e significativas entre os escores do TLN-C e o quociente de inteligência total da WISC. O instrumento mostrou-se adequado para diferenciar o desempenho por escolaridade e inteligência.<hr/>ABSTRACT This study sought evidences of validity of the Luria-Nebraska Test for Children (TLN-C) in its relation to education and intelligence. The participants were 120 children with learning difficulties (2st to 6th grades) assessed with the TLN-C and the Wechsler Intelligence Scale for Children-Third Revision. Results showed influence of education and intellectual performance on the TLN-C total score and Rhythm, Visual Skill, Motor Skill, Writing, Reading, Mathematical Reasoning and Immediate Memory subtests. The results allowed to differentiate between performance of children of the 2nd and 3rd grades from that of children from others school years, and the performance of intellectually disabled children from that of children with other intellectual levels. Positive and significant correlations were obtained between TLN-C scores and the WISC total score of intelligence. The instrument was adequate for differentiating performance by education and intelligence.. <![CDATA[Psychometric Evaluation of the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) among Adolescents]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400471&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivou-se avaliar as qualidades psicométricas do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-3 para adolescentes brasileiros. A amostra total foi composta por 600 adolescentes (254 meninos), os quais participaram em fases distintas da pesquisa: avaliação da compreensão verbal da escala, avaliação da validade de construto, validade e confiabilidade, e a terceira etapa referiu-se à avaliação da reprodutibilidade (teste-reteste). Todos os itens apresentaram adequada compreensão verbal entre os adolescentes. O instrumento apresentou estrutura fatorial composta por sete fatores (α &gt; 0,40), cujos índices de ajustamento foram aceitáveis, correlação positiva e significativa com a satisfação corporal (r = 0,41, p &lt; 0,001) e estabilidade. As qualidades psicométricas do SATAQ-3 para adolescentes foram parcialmente confirmadas, sendo sua utilização indicada para essa população.<hr/>ABSTRACT The objective of this study was to obtain estimates of the psychometric properties of the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 in a sample of Brazilian adolescents. The sample consisted of 600 adolescents (254 boys), who participated in different stages of the research: assessment of verbal comprehension, construct validity, convergent validity and reliability, and evaluation of the reproducibility (test-retest). The adolescents showed adequate verbal comprehension of all items. The scale presented a factor structure composed of seven factors (α &gt; 0,40), with acceptable values of the fit indices of the model, significant positive correlation for the measures of body satisfaction (r = 0,41, p &lt; 0,001), and reproducibility. The psychometric quality of the SATAQ-3 among adolescents was partially confirmed, and its use is indicated for this population. <![CDATA[Rorschach Data for Adolescents: Results at Different Stages of Life]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400481&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Trata-se de estudo do método de Rorschach para construção de normas para adolescentes, com 118 participantes da cidade de São Paulo, com idades entre 13 e 17 anos. Foram realizados: estatística descritiva do Rorschach e estudos por meio de ANCOVA e ANOVA - com e sem a mediação da variável "complexidade" (R-PAS), para comparar adolescentes de 13-14 com 15-17 anos e a amostra de adolescentes com uma amostra de estudo normativo de adultos. Nos procedimentos com idades dicotomizadas, encontrou-se apenas uma diferença, em ANCOVA. Na comparação com os adultos foram encontradas muitas diferenças em ANOVA e ANCOVA. Adolescentes evidenciam melhores recursos cognitivos e sinais de sofrimento psíquico diversos dos apresentados por adultos. Conclui-se que é muito importante a utilização de tabelas específicas para adolescentes.<hr/>ABSTRACT This is a study to construct norms for the Rorschach method for adolescents based on 118 participants from São Paulo, with ages ranging from 13 to 17. Descriptive statistics of Rorschach are presented and the results of studies performed, with and without the mediating variable "complexity " (R-PAS) - by means of ANCOVA and ANOVA. The adolescents of 13-14 years are compared to 15-17 years and then the sample of the adolescents is further compared to adults. In studies with dichotomized ages, there was only a difference within ANCOVA. In comparison with the adults, many differences were found using ANOVA and ANCOVA. The adolescents showed better cognitive resourses and sings of psychological distress differently from the adults. The results indicate that the use of specific tables for adolescents is important. <![CDATA[Social Psychology as Science and Practice: What do Brazilian Researchers Think?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400491&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo foi conhecer como pesquisadores da Psicologia Social brasileira a concebem, considerando a dicotomia ciência-prática. Participaram 100 representantes de grupos de pesquisa dessa disciplina. Estes responderam questionário online com cinco partes: concepções da psicologia social, representantes da área, periódicos de referência, atitudes frente à disciplina como ciência aplicada e básica e informações demográficas. A psicologia social foi concebida como sócio-histórico-crítica, polarizando entre Silvia Lane e Aroldo Rodrigues. Considerou-se Psicologia &amp; Sociedadec omo mais apropriada para publicações desta área, destacando-se internacionalmente o Journal of Personality and Social Psychology. As atitudes dos participantes a caracterizaram como mais aplicada. Concluindo, predomina a perspectiva abrapsiana no Brasil, divergindo alguns pesquisadores da psicologia social clássica.<hr/>ABSTRACT This study aimed to gain knowledge regarding the way Brazilian Social Psychology researchers conceive their field, considering the science-practice dichotomy. Participants were 100 representatives of research groups of this discipline. They answered an online questionnaire with five parts: conceptions of social psychology, area representatives, reference journals, attitudes toward the discipline as basic and applied sciences and demographic questions. Social psychology was conceived as socio-historical-critical, polarizing between Silvia Lane and Aroldo Rodrigues. The journal Psicologia &amp; Sociedade was considered the most appropriate for publications in this area, while internationally the Journal of Personality and Social Psychology was highlighted. Participants' attitudes characterized this discipline as applied rather than basic science. In conclusion, the abrapsian perspective is predominant in Brazil, diverging some researchers of the classic social psychology. <![CDATA[Gait Attitude according to Socioeconomic Status in Self-reliant Elderly]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400501&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La marcha es fundamental para la funcionalidad de adultos mayores (AM), además su expresión actitudinal se relaciona con diferentes estados emocionales, los cuales son condicionados por el nivel socioeconómico (NSE). El propósito de esta investigación fue evaluar el comportamiento de atributos actitudinales de marcha según el NSE en AM autovalentes. Participaron este estudio 71 AM autovalentes de la comunidad de Talca-Chile, categorizados según el NSE a los cuales se les aplicó el instrumento denominado análisis de forma y esfuerzo de la marcha previo caracterización de confiabilidad. Los resultados indican que el estilo de marcha no es diferente según el NSE en AM autovalentes; sin embargo, los perfiles cualificados presentan variaciones en los anclajes las que son dependientes del género.<hr/>ABSTRACT The gait is critical to the elderly functionality; in addition, attitudinal expression is related to different emotional states, which are conditioned by socioeconomic status (SES). The purpose of this investigation was to evaluate gait behavior attitudinal attributes according to SES in self-reliant community-dwelling elderly. This study involved 71 self-reliant elderly of Talca-Chile, categorized according to the SES, to whom we applied the shape and effort gait analysis previous reliability characterization. The results indicate that the gait style is not different depending on the SES in self-reliant elderly; however, qualified profiles show variations in anchors which are gender dependent. <![CDATA[Teaching to Read Sentences Using Conditional Discrimination]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400509&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Teve-se por objetivo ensinar o repertório de leitura, por meio de discriminações condicionais. A proposta, baseada no modelo de equivalência de estímulos e aplicada com software , teve orações como unidade de ensino. Participaram quatro alunos do Ensino Médio (EM). Foram utilizadas orações ditadas (A), imagens (B) e orações escritas (C); também foram utilizadas letras (E) para a construção das palavras componentes das orações. Avaliou-se o repertório antes e após o ensino; testou-se a generalização de leitura para palavras, orações e textos. Comparando-se o desempenho antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu leitura generalizada de novas palavras e orações, além de leitura generalizada de textos.Concluiu-se que o procedimento foi efetivo para instalar repertório de leitura em nível mais complexo.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to teach the reading of sentences by means of conditional discrimination. The method was based on the model of stimulus equivalence and applied with software program, and had sentences as teaching unit. Four high school students were submitted to the following experimental conditions: (A) auditory sentences, (B) images, (C) printed sentences, and (D) letters. The repertoire was evaluated before and after teaching. The results suggested that the students learned reading new words, sentences and texts and that the procedure was effective to install repertoires of reading at higher levels. <![CDATA[Therapists' Values in Behavior-Analytic Therapy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400519&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Desde os anos 1950, tem se constatado que, em alguma medida, os valores do terapeuta se fazem presentes na psicoterapia, podendo, inclusive, influenciar os valores dos clientes. Embora apresente uma concepção de valores diferente das tradicionais, a terapia analítico-comportamental não é uma exceção. Este trabalho busca esclarecer como os valores do terapeuta podem se manifestar na clínica analítico-comportamental, sejam esses valores pessoais ou compartilhados com alguma cultura (e.g., sociedade em geral, Psicologia, Análise do Comportamento). Para tanto, mostra-se como o conceito de valor tem sido abordado na Análise do Comportamento e o que possibilita a manifestação dos valores do terapeuta na clínica analítico-comportamental. Por fim, discutem-se brevemente algumas implicações do tema para a prática clínica.<hr/>ABSTRACT Since the 1950s, it has been argued that, to some extent, therapists do not remain value-free in psychotherapy and may even influence clients' values. Behavior-analytic therapy is no exception to this rule, even though its concept of values differs from traditional views. This work demonstrates how therapists can reveal their values during behavior-analytic therapy, whether these values are personal or shared with a particular culture (e.g., society as a whole, psychology, behavior analysis). To this purpose, it reviews how values have been conceptualized in behavior analysis and discusses what makes it possible for therapists to disclose their values during behavior-analytic therapy. At the end, some implications of this issue for clinical practice are briefly discussed. <![CDATA[Clinical-Interpretative Strategy: APsychoanalytical Research Tool]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400529&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Psicanálise impôs uma ruptura fundamental em relação à noção de ciência, demandando ampliação na concepção de método. A prática de pesquisa psicanalítica encontra na academia um cenário propício ao exercício de rigor e de criatividade do psicanalista. Reconhecendo divergências na pesquisa em psicanálise, a respeito da possibilidade investigativa além da clínica psicanalítica, este artigo apresenta uma estratégia de investigação com o método psicanalítico. Propõe-se a estratégia clínico-interpretativa que, sustentada na especificidade e no rigor psicanalítico, toma a escuta, a abstinência, a transferência e a interpretação como alicerces na pesquisa e na produção de conhecimento em psicanálise. Esta estratégia é composta de três etapas, as quais visam à interpretação e à ampliação de significados de um dado fenômeno.<hr/>ABSTRACT Psychoanalysis has imposed a fundamental break with the notion of science, demanding an expansion of the conception of method. The practice of psychoanalytical research has a favorable setting in academic context regarding the possibility of a rigorous and creative practice of the psychoanalyst. Recognizing the controversies in psychoanalytical research regarding the possibilities of investigation beyond the psychoanalytical clinic, this paper presents a research strategy based on the psychoanalytic method. This is the clinical-interpretative strategy, sustained on the specificities and rigor of psychoanalysis, which establishes listening, abstinence, transference and interpretation as the building blocks of research and production of knowledge in psychoanalysis. This strategy is composed by three steps, which aim the interpretation and the expansion of the meaning of a phenomenon. <![CDATA[A Place for the Subject in Times of Object's Consumption: A Clinical Case]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400537&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A clínica psicanalítica sempre esteve conectada à realidade social, já que, a cada tempo, alteram-se as demandas e suas formas de endereçamento. Atualmente, contudo, o enfraquecimento do simbólico põe em xeque a crença no Outro, fazendo vacilar o lugar do sujeito e o conceito de clínica em si. Este artigo busca extrair, a partir de um caso clínico que aborda a questão da toxicomania, um esforço da psicanálise de orientação lacaniana para assegurar a importância do sujeito.<hr/>ABSTRACT Psychoanalytic clinic has always been connected to social reality, since each historical time brings different demands and singular ways to address them. However, nowadays, the weakening of the symbolic field calls the belief in the Other into question, and, therefore, the concepts of subject and clinic. This article aims to extract, from a clinical case that addresses the topic of drug consumption, an effort from Lacan's psychoanalytical orientation to ensure the role of the subject. <![CDATA[Mental Health, Gender and Elderly in The Nursing Home]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400543&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho teve como escopo investigar como a velhice é vivenciada, de forma "gendrada", por homens e mulheres em uma instituição geriátrica e sua relação com a saúde mental. Foram realizadas 18 entrevistas, baseadas em um questionário semi-estruturado (9 com homens, 9 com mulheres). A análise das falas mostrou como as relações de gênero alicerçam as vivências das idosas e dos idosos institucionalizados, implicando em importantes diferenças e especificidades de sofrimento psíquico. Os resultados sugerem a importância de se levar em consideração os valores de gênero na formulação de políticas públicas de saúde mental para essa população.<hr/>ABSTRACT The scope of the present study is to investigate how aging is experienced in a gendered way, by men and women in a nursing home and its relation to mental health. 18 interviews, using a semi-structured questionnaire (9 with men, 9 with women) were performed. The analysis of the speeches showed how gender relations underpin the experiences of the institutionalized elderly (women and men), implying important differences and specificities of psychological distress. The results suggest the importance of taking into account the values of gender in the formulation of public policies on mental health for this population.