Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220170001&lang=en vol. 33 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Prosocial Behavior among Adolescents in Institutional Sheltering]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Realizou-se um levantamento de indicadores de comportamentos pró-sociais em adolescentes acolhidos. A pesquisa foi realizada com 61 adolescentes (11 a 18 anos; 34 meninas e 27 meninos), que viviam em instituições de acolhimento e foram avaliados por meio da Escala de Medida de Pró-Socialidade (EMPA). A análise dos resultados foi feita por subgrupos: idade (11-14 anos/15-18 anos), sexo e tempo de acolhimento (até dois anos e mais de dois anos). Resultados indicaram tendência a comportamentos pró-sociais de cuidado, principalmente, nos adolescentes com menos tempo de institucionalização. Meninas referiram mais comportamentos pró-sociais do que os meninos. Os participantes indicaram tendência à dificuldade de empatia e de partilha de objetos pessoais e de valor.<hr/>ABSTRACT It were investigated indicators of prosocial behavior in sheltered adolescents. Participated in the study 61 adolescents (ages 11-18; 34 girls and 27 boys), who lived in shelters and were evaluated by the Measurement Scale Pro-Sociality (EMPA). The analysis of the results considered subgroups of age (11-14/15-18) and sex, as also how long they lived in a shelter (until two years and more than two years). Findings indicated a tendency to prosocial behaviors of care, shown mainly in adolescents who lived a shorter period in shelters. Girls reported more prosocial behavior than boys. Participants indicated tendency to difficulty of empathy and sharing valuable and personal objects. <![CDATA[Contributions of the Theory of Positive Disintegration to the Field of Giftedness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Teoria da Desintegração Positiva (TDP), proposta por Dabrowski, constitui importante ferramenta para a compreensão do desenvolvimento emocional de superdotados. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento da personalidade que enfatiza o papel desempenhado pelas emoções no potencial de desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar conceitos centrais da TDP e suas contribuições para a área da superdotação. É enfatizado o conceito de sobre-excitabilidade, que, além de ser considerado um indicador de superdotação, representa um construto chave para o desenvolvimento de medidas e para promoção de intervenções que tenham como foco as características de personalidade e emocionais dos superdotados.<hr/>ABSTRACT Dabrowski's Theory of Positive Disintegration (TPD) is taken as an important tool to understand the emotional development of gifted children. It is a theory of personality development which emphasizes the role of emotions in the human developmental potential. The purpose of this study is to present the central concepts of TPD and their contributions to the field of giftedness. It is emphasized the concept of overexcitabilites, which, besides being regarded as an indicator of giftedness, represents a key construct to the development of measures and to the promotion of interventions which focus is the personality and emotional characteristics of gifted children. <![CDATA[Affectional Bond in the Context of Institutional Care: A Field Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho relata uma pesquisa de campo qualitativa que teve como objetivo estudar os vínculos afetivos no contexto de acolhimento institucional. Participaram do estudo quatro mães sociais, 31 crianças e cinco adolescentes. Foi realizada, com cada mãe social, uma entrevista semiestruturada e, em cada casa lar, três observações participantes. Os dados foram analisados mediante a técnica da Análise Temática, sendo especificadas duas categorias de análise. O trabalho evidenciou aspectos que podem dificultar o estabelecimento de vínculos afetivos: escassez de atividades que estimulem a interação, excesso de atividades domésticas e a falta de preparação das mães sociais para o exercício da função. No entanto, apesar das dificuldades encontradas, o estudo mostrou que é possível a formação de vínculos afetivos nesse contexto.<hr/>ABSTRACT This paper reports a qualitative field research which aimed to study the affectional bond in the context of institutional reception. Four social mothers, 31 children and five adolescents participated in the study. A semistructured interview was carried out with each social mother and, in each house, three participant observations. The data were analyzed using the Thematic Analysis technique, with two categories of analysis being specified. The work revealed aspects that may make it difficult to establish affectional bond: a lack of activities that stimulate interaction, excess of domestic activities and the lack of preparation of the social mothers for the exercise of the function. However, despite the difficulties encountered, the study showed that it is possible to form affectional bond in this context. <![CDATA[Social Performance's Preschoolers in Structured Situations: Estimation of Mothers and Teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Identificar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia.<hr/>ABSTRACT Identifying variables that may influence the evaluation of behaviors in children has implication to diagnostic and psychological intervention. This study focused the mothers' and teachers' estimative about the social performance displayed by children with, and without behavior problems in five structured social situations, analyzing convergences and divergences (underestimation and overestimation) between informants and between estimative of informants and recorded performance, besides differences among situations in relation to indicators. Twenty-six children were divided into four groups: internalizing behavior problems (CPI), externalizing (CPE), mixed (CPM), and with social skills (CHS). The results indicated: more convergence to CHS group; more divergence associated with underestimation to CPI and to situation of defending one's own rights, as also overestimation to CPM group. Implications to research, clinical, and educational practices were discussed. <![CDATA[Juvenile Crime and Socio-educational Measures: A Literature Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100305&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo, partindo do objetivo de compreender a relação entre violência juvenil e a resposta do Estado através das medidas socioeducativas, buscamos explicitar o pano de fundo das pesquisas científicas atuais. Realizamos uma meta-análise dos artigos publicados sobre adolescência e medidas socioeducativas, no campo da psicologia, entre os anos de 2000 e 2012. Concluímos que essa produção nacional pode ser reunida em três grandes categorias: (a) prático-experiencial, que apresenta relatos analíticos da prática na aplicação das medidas socioeducativas, privilegiando a experiência concreta; (b) político-institucional, que discute criticamente a dimensão política da lógica socioeducativa, detendo-se na análise estrutural de sua legislação e de suas instituições; (c) sociocultural, que analisa os determinantes sociais e psíquicos do fenômeno da violência juvenil.<hr/>ABSTRACT In this article, which assumes as its main goal to contribute to the understanding of the relationship between juvenile crime and the response of the state through socio-educational measures, we tried to explain the background of current scientific research. We performed a meta-analysis of Brazilian articles on juvenile crime and socio-educational measures in the field of psychology published between 2000 and 2012. We concluded that articles can be divided in three broad categories: (a) practical-experiential, presenting experience reports or technical difficulties in implementing measures, emphasizing concrete experience; (b) political-institutional, discussing critically the political dimension of the logic behind social-educational measures, focusing on a structural analysis of their laws and institutions; (c) sociocultural, analyzing the social and psychological determinants of the phenomenon of juvenile violence. <![CDATA[Assessment of Mood States in the Royal Academy of Dance Examination System]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100306&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profile of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.<hr/>ABSTRACT This qualitative study investigated the mood states of students, participants in of the Royal Academy of Dance examinations. The exploratory research used the POMS (Profile of Mood States), administered before and after the examination, to an intentional sample of 12 dance students, aged 18 to 40 years. The descriptive analysis, comparing the data collections in the pre and post-test showed an increase in fatigue and decreased vigor and minimum indices of tension states, depression, anger and confusion. Further studies are needed in order to improve the approaches to the subjective states involving practice, background training in dance and performance assessments, aspects largely unexplored in the academic ambit. <![CDATA[School Trajectories of the Deaf: Between Teaching Practices and Bicultural Development Processes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.<hr/>ABSTRACT Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition. <![CDATA[Intergenarational Transmission of Social Skills between Parentes and Adolecenst Children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100308&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Pesquisas sobre genitores e filhos têm apontado resultados no sentido da transmissão intergeracional de comportamentos. Considerando que as habilidades sociais são vistas como um fator de proteção para adolescentes, o presente estudo teve por objetivo identificar a possível transmissão do repertório de habilidades sociais de pais e mães para filhos adolescentes. Uma amostra de 142 adolescentes e seus genitores foi avaliada por meio dos inventários IHS-Del-Prette e IHSA-Del-Prette, procedendo-se às análises estatísticas. Os resultados encontrados sugeriram a transmissão de assertividade, empatia, abordagem afetiva e desenvoltura social, a depender do sexo dos genitores e dos filhos, assim como da idade dos adolescentes. Foram discutidas a importância do repertório elaborado de habilidades sociais nos genitores e as implicações dos resultados encontrados.<hr/>ABSTRACT Research on parents and children have pointed out results on intergenerational transmission of behaviors. Considering that social skills are considered as a protective factor against deficits and disorders in adolescence, the present study aimed to identify the possible transmission of social skills between parents and their adolescent children. IHS-Del-Prette and IHSA-Del-Prette inventories were administered to a sample of 142 adolescents and their parents, after which statistical analysis were carried out. Results suggested the transmission of assertiveness, empathy, affective approach and social resourcefulness, depending on the gender of parents and children and on the age of the adolescents. The importance of the social skills repertoire in parents was discussed, as well as the implications of the findings. <![CDATA[From Protection to Risk: Settings of Domestic Violence against Pará Youngsters]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100309&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este estudo investigou a violência intrafamiliar como fator de risco no desenvolvimento dos jovens, identificando os principais agressores e os tipos de violência. Participaram 658 jovens de 13 a 24 anos, de ambos os sexos, que cursavam entre a 7ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio de 10 escolas públicas de Belém. As violências verbais e físicas foram as mais identificadas. Mãe e pai apareceram como principais perpetradores da violência física, madrastas e avós da violência psicológica e da categoria outros e o padrasto da violência sexual. Os resultados apontam para compreensão da dinâmica familiar e para a proposição de políticas públicas de proteção às famílias.<hr/>ABSTRACT: This study investigated domestic violence as a risk factor affecting the development of younsters, and aimed to identify the main perpetrators and the main types of violence. 658 youngsters of both sexes participated with ages between 12 and 24 years. They attended from 7th grade of junior high school to 3rd grade of high school in 10 different schools of Belém - Pará - Brazilian Amazon Region. Verbal abuse and physical violence were the most frequently types of violence. Parents were the main perpetrators of physical violence, stepmothers and grandmothers the main perpetrators of psychological abuse, while stepfathers and others were the main perpetrators of sexual violence. We concluded that understanding family dynamics is essential in proposing public policies to protect youngsters. <![CDATA[Evaluation of Amazon Riverine Beneficiaries about Bolsa Família Program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste artigo é descrever a avaliação de mães ribeirinhas amazônicas beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre sua participação no programa. Portanto, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães moradoras de uma ilha Combú, pertencente ao município de Belém (PA), que participavam do Programa Bolsa Família. Um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestrutrada foram aplicados para compreender como essas mães avaliavam sua vida antes e após a participação no programa. Os resultados sugerem mudanças ocorridas após a inserção no programa, como a diminuição da dependência à renda do marido, maior planejamento na realização dos gastos e a atual inexistência de situações nas quais não houvesse alimento. O programa possui uma importância concreta na organização econômica das famílias, proporcionando maior senso de segurança e estabilidade.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to describe the evaluation of mothers who receive a Family Grand (Bolsa Família) living in a riverside community in the Amazon on participation in the program. Therefore a qualitative study was conducted with four mothers, residents of the island Combú belonging to the municipality of Belém (PA), who participated in the Family Grand program. A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were applied to understand how the mothers perceived their life before and after the program. The results showed perceptual changes after the insertion in the program in the sense that the mothers no longer perceived themselves as highly dependent on their husband's income, while the expenditures were realized in a more planned way and the occurrence of situations in which there was no food ceased to exist. The program has a concrete importance in the economic organization of families, providing greater sense of security and stability. <![CDATA[Father Involvement with Adopted Children and the Family Structure]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100402&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre envolvimento paterno com filhos adotivos e estrutura familiar. Participaram do estudo quatro pais de crianças que foram adotadas até um ano de idade. Esta pesquisa qualitativa teve como instrumentos um questionário sociodemográfico e duas entrevistas semiestruturadas. Constata-se que esses pais brincam, cuidam, conversam, demonstram afeto e têm lazer com seus filhos. Eles também buscam ser participativos quando estão disponíveis, dividindo tarefas e responsabilidades com suas esposas, destacando-se seu papel de provedor. No que se refere à estrutura familiar, predominam nas famílias o relacionamento harmônico ou muito estreito. Conclui-se que, nas famílias investigadas, os pais mostraram-se envolvidos com seus filhos.<hr/>ABSTRACT: The present article aimed to analyze the relationship between father involvement with adopted children and family structure. Participated four fathers of children who were adopted until a year old. This qualitative research used as instruments a questionnaire and two semistructured interviews. It is verified that these fathers play, take care, talk, show affection and have leisure with their children. They also seek to be participants when they are available, and share some tasks and responsibilities with their wives, highlighting their role as providers of financial support. Concerning the family structure, harmonic or too narrow relationships predominate in the families. It is concluded that, in investigated families, fathers get involved with their children. <![CDATA[Symptomatic Characteristics of Children with Autism and Language Regression]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100403&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo investigou as características da regressão da linguagem oral e da sintomatologia em crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista, relacionando-o com os pressupostos da perspectiva sociopragmática. Foi utilizado um banco de dados com 150 crianças norte-americanas, sendo as informações referentes à regressão da linguagem oral e à sintomatologia obtidas por meio da Autism Diagnostic Interview - Revised. Trinta crianças preencheram os critérios para participação neste estudo. Destas, seis apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses para o início da perda. Em relação à sintomatologia, alguns comportamentos destacaram-se por apresentarem maior comprometimento, como o direcionamento da atenção, a conversação recíproca e o uso repetitivo de objetos.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify characteristics of oral language regression and characteristics of Autism Spectrum Disorder's symptomatology in preschool children with the disorder, relating it to the assumptions of the socio-pragmatic approach. A database of 150 North American children was used, and the information regarding the regression and symptomatology were obtained from the Autism Diagnostic Interview - Revised. Thirty of these children met the criteria for participation in this study. Among them, six presented regression of oral language skills, with a mean age of onset of 25 months. Regarding the symptomatology, some behaviors presented a more severe impairment, like the ability of directing attention, reciprocal conversation and repetitive use of objects. <![CDATA[The Sex Difference from Butler to Lacan: Genre, Species and Family]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100404&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Judith Butler está no centro do fecundo debate estabelecido entre psicanálise e estudos de gênero. A filósofa utiliza teses psicanalíticas em seu proveito. Porém, critica alguns de seus referenciais teóricos. Neste artigo, reexaminamos tais críticas à luz da teoria do Real e das fórmulas da sexuação de Lacan. Sugerimos que os apontamentos butlerianos dependem de um entendimento de ordem simbólica que identifica três instâncias: sistemas de parentesco; gêneros de relação ao falo; e modalidades de gozo. A nosso ver, esse entendimento de diferença sexual, dualista e complementar, é revisto pela teoria lacaniana da disparidade do gozo. Também sustentamos que a teoria dos discursos, na quais homem e mulher são tomados como semblantes, abrem caminhos inovadores à pesquisa da diferença sexual.<hr/>ABSTRACT Judith Butler is in the center of the productive debate established between psychoanalysis and gender studies. The philosopher appeals to some psychoanalytic theories, but criticizes certain psychoanalytical references. In this article, we reexamine these criticisms resorting to Lacan's theory of the Real and the formulas of sexuation. We suggest that Butler's notes require an understanding of the symbolic order which identifies three instances: kinship systems; genres of relation to the phallus; and juissance modalities. In our view, this understanding of sexual difference, dualistic and complementary, is reviewed by Lacan´s theory of juissance disparity. We also argue that the theory of discourse, in which man and woman are taken as semblant, brings innovative perspectives to sexual difference research. <![CDATA[Responsibility and Imputability: Dialogues between Psychoanalysis and Law]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo do artigo é tomar a atualidade dos debates sobre responsabilidade e imputabilidade para discuti-la em um diálogo entre a Psicanálise e o Direito. Revisita-se a etimologia dos vocábulos freudianos e as elucidações de Lacan, recuperando a definição de responsabilidade em Psicanálise e contrapondo-a à aplicabilidade das categorias jurídicas.Sugere-se que o sujeito responsável é constituído e comandado pela adesividade (Haftbarkeit) pulsional que antecede o dever de respondere (Verantwortung).Convocado pelo trabalho da análise, pela fala, a assumir a responsabilidade por seus pensamentos imorais subjacentes aos sonhos e à vida de vigília, esse sujeito determinado pelas pulsões não é escutado pelas operações do Direito, voltadas para indicar com exatidão o imputável e o incapaz de entendimento e autodeterminação.<hr/>ABSTRACT The article aims to discuss the importance of the current debates about responsibility and imputability based in a dialogue between Psychoanalysis and Law. Revisiting the etymology of freudian therms and Lacan's enlightments, authors oppose them to the applicability of those categories in the legal field. According Psychoanalysis, responsible subjects are entangled and commanded by drive's (Trieb) adhesiveness (Haftbarkeit), and this original condition precedes their duty to respondere (Verantwortung). Summoned from analytical work, subjects must take responsibility for their immoral and unconscious thoughts arising from their dreams and their awake conduct. These are the same subjects, supressed by Law's operations, which are much more interested in the subjects' capacity or incapacity of understanding, controlling their actions and taking responsibility for it. <![CDATA["But He Says He Loves me ...": Double-Bind and Nomination of Marital Violence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100406&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo dessa pesquisa qualitativa foi discutir a aplicação da Teoria do Duplo-Vínculo ao contexto da violência conjugal.Foram consideradostrês critérios de duplo-vínculo: (a) Relacionamento de imenso valor afetivo; (b) Mensagens paradoxais; (c) Impossibilidade de refletir sobre a relação. A estratégia metodológica foi a leitura do livro Mas ele diz que me ama..., aplicação de questionário e reflexão grupal sobre o livro.Participaram da pesquisa 20 mulheres encaminhadas pela justiça. A análise dos títulos atribuídos pelas participantes a sua própria história resultou em quatro categorias que revelaram dimensões da relação duplo-vincular: Ambiguidade de sentimentos; Promessas do parceiro; Constatação da realidade violenta; Perspectiva de nova vida. Essa pesquisa-intervenção facilitou a reflexão das mulheres sobre sua realidade e ofereceu ferramentas para avaliação de riscos da violência.<hr/>ABSTRACT The purpose of this qualitative research was to present and discuss the application of the Double-bind Theory to marital violence. Three double-bind criteria were considered: (a) Relationshipof immense emotional value, (b) Paradoxical messages;(c) Impossibility toreflect about the relationship. The methodological strategy consisted in reading the book But he says he loves me..., answering a questionnaire and participating in a group reflection. Twenty women referred by the Judicial System participated in the research. Analyses of the titles women attributed to their stories generated four categories: Ambiguity offeelings; Partner's promises; Confirmation of the violent reality; Prospect of a new life. This research-intervention facilitated the reflection of women regarding their condition and served as a tool to improve risk assessment. <![CDATA[Freud, Brentano and Dependent Concomitance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100407&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No campo das interações entre o corporal e o anímico, a noção de concomitância dependente é um dos principais pilares capazes de sustentar a soberania não apenas da psicanálise, mas da psicologia de um modo geral. Formulada por Freud em seu manuscrito sobre as afasias, de 1891, ela é comumente associada à contribuição do neurologista britânico John Hughlings Jackson. Não contrariando este julgamento, o presente trabalho visa examiná-la ainda à luz dos ensinamentos do filósofo Franz Brentano, professor de Freud durante sua graduação em medicina. Com isso, pretende-se elevar a noção de concomitância para além da condição de imperativo metodológico.<hr/>ABSTRACT In the field of interactions between the physical and the mental, the notion of dependent concomitance is one of the main pillars able to sustain not only Psychoanalysis' sovereignty, but also that of Psychology as a whole. Formulated by Freud in his manuscript from 1891 regarding aphasias, it is usually associated with the contribution of the British neurologist John Hughlings Jackson. Not contradicting this judgement, the present work aims to examine this notion further in the light of the teachings of the philosopher Franz Brentano, Freud's professor during his graduation in Medicine. In so doing, we intend to elevate the notion of concomitance beyond its condition of methodological imperative. <![CDATA[Lacan Reads Melanie Klein: Thoughts on the Case Dick]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100408&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta a leitura que Jacques Lacan faz do caso Dick, de Melanie Klein. Para tanto, a discussão com o filósofo Jean Hyppolite é retomada com o objetivo de explicitarmos como os mecanismos de Ausstossung [expulsão], Verneinung [negação] e Bejahung [afirmação], descritos por Freud em 1925, podem contribuir para a compreensão da constituição psíquica sob uma perspectiva lacaniana. Em seguida, expomos o caso, tanto para apreendermos clinicamente o que foi exposto na teoria, quanto para evidenciarmos como Lacan se distancia da concepção de fantasia de M. Klein. O tema do diagnóstico, no entanto, aparece em ambos ligado a uma forma de organização subjetiva ainda em constituição na infância, o que traz elementos para refletirmos sobre essa questão na atualidade.<hr/>ABSTRACT: This article presents Jacques Lacan's reading of Melanie Klein's case Dick. In order to do so, one revisits the debate with the philosopher Jean Hyppolite to explicitate how the mechanisms of Ausstossung [expulsion], Verneinung [denial] and Bejahung [affirmation], described by Freud in 1925, may contribute to the understanding of mental constitution under a Lacanian perspective. Next, one brings the case to light to apprehend what was presented in theory from a clinical standpoint as well as to evidence how Lacan distances himself from Klein's conception of fantasy. The subject of diagnosis, however, appears in both authors related to a form of subjective organization in a constitution which provides elements to reflect on this issue in contemporaneity. <![CDATA[Book Review: The Life Space of the Urban Child: Perspectives on Martha Muchow's Classic Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta a leitura que Jacques Lacan faz do caso Dick, de Melanie Klein. Para tanto, a discussão com o filósofo Jean Hyppolite é retomada com o objetivo de explicitarmos como os mecanismos de Ausstossung [expulsão], Verneinung [negação] e Bejahung [afirmação], descritos por Freud em 1925, podem contribuir para a compreensão da constituição psíquica sob uma perspectiva lacaniana. Em seguida, expomos o caso, tanto para apreendermos clinicamente o que foi exposto na teoria, quanto para evidenciarmos como Lacan se distancia da concepção de fantasia de M. Klein. O tema do diagnóstico, no entanto, aparece em ambos ligado a uma forma de organização subjetiva ainda em constituição na infância, o que traz elementos para refletirmos sobre essa questão na atualidade.<hr/>ABSTRACT: This article presents Jacques Lacan's reading of Melanie Klein's case Dick. In order to do so, one revisits the debate with the philosopher Jean Hyppolite to explicitate how the mechanisms of Ausstossung [expulsion], Verneinung [denial] and Bejahung [affirmation], described by Freud in 1925, may contribute to the understanding of mental constitution under a Lacanian perspective. Next, one brings the case to light to apprehend what was presented in theory from a clinical standpoint as well as to evidence how Lacan distances himself from Klein's conception of fantasy. The subject of diagnosis, however, appears in both authors related to a form of subjective organization in a constitution which provides elements to reflect on this issue in contemporaneity.