Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220170001&lang=es vol. 33 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Prematurity, Executive Functions and Quality of Parental Care: A Systematic Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo de revisão visa contextualizar o desenvolvimento das funções executivas (FE) em crianças prematuras, com especial atenção para o efeito dos cuidados parentais. As principais bases eletrônicas foram utilizadas para essa revisão: 31 estudos originais, duas meta-análises, uma meta-síntese e dois artigos de revisão foram identificados. Concluiu-se que as crianças prematuras têm maior risco de disfunção executiva global, sendo a qualidade dos cuidados parentais fundamentais para a modulação das FE, nomeadamente no que concerne às variáveis socioemocionais da interação, como a sensibilidadematerna. Salientam-se ainda as principais limitações dos estudos analisados e apontam-se recomendações para futura investigação sobre os efeitos dos cuidados parentais no desenvolvimento de FE em crianças prematuras.<hr/>ABSTRACT This review article aims to contextualize the development of executive functions (EF) in preterm children with special attention to the effects of parental care. The main electronic databases were used for this review: 31 original studies, two meta-analyses, one meta-synthesis and two systematic reviews were identified. The results showed that preterm infants are at risk for global executive dysfunction,and that the quality of parenting impacts the development of EF, mainly in terms of interactive socio-emotional variables, like maternal sensitivity.Finally, the main limitations of the analyzed studies are pointed out, and recommendations of future research about the effects of parental care in the development of EF in preterm children are offered. <![CDATA[Prosocial Behavior among Adolescents in Institutional Sheltering]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Realizou-se um levantamento de indicadores de comportamentos pró-sociais em adolescentes acolhidos. A pesquisa foi realizada com 61 adolescentes (11 a 18 anos; 34 meninas e 27 meninos), que viviam em instituições de acolhimento e foram avaliados por meio da Escala de Medida de Pró-Socialidade (EMPA). A análise dos resultados foi feita por subgrupos: idade (11-14 anos/15-18 anos), sexo e tempo de acolhimento (até dois anos e mais de dois anos). Resultados indicaram tendência a comportamentos pró-sociais de cuidado, principalmente, nos adolescentes com menos tempo de institucionalização. Meninas referiram mais comportamentos pró-sociais do que os meninos. Os participantes indicaram tendência à dificuldade de empatia e de partilha de objetos pessoais e de valor.<hr/>ABSTRACT It were investigated indicators of prosocial behavior in sheltered adolescents. Participated in the study 61 adolescents (ages 11-18; 34 girls and 27 boys), who lived in shelters and were evaluated by the Measurement Scale Pro-Sociality (EMPA). The analysis of the results considered subgroups of age (11-14/15-18) and sex, as also how long they lived in a shelter (until two years and more than two years). Findings indicated a tendency to prosocial behaviors of care, shown mainly in adolescents who lived a shorter period in shelters. Girls reported more prosocial behavior than boys. Participants indicated tendency to difficulty of empathy and sharing valuable and personal objects. <![CDATA[Contributions of the Theory of Positive Disintegration to the Field of Giftedness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Teoria da Desintegração Positiva (TDP), proposta por Dabrowski, constitui importante ferramenta para a compreensão do desenvolvimento emocional de superdotados. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento da personalidade que enfatiza o papel desempenhado pelas emoções no potencial de desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar conceitos centrais da TDP e suas contribuições para a área da superdotação. É enfatizado o conceito de sobre-excitabilidade, que, além de ser considerado um indicador de superdotação, representa um construto chave para o desenvolvimento de medidas e para promoção de intervenções que tenham como foco as características de personalidade e emocionais dos superdotados.<hr/>ABSTRACT Dabrowski's Theory of Positive Disintegration (TPD) is taken as an important tool to understand the emotional development of gifted children. It is a theory of personality development which emphasizes the role of emotions in the human developmental potential. The purpose of this study is to present the central concepts of TPD and their contributions to the field of giftedness. It is emphasized the concept of overexcitabilites, which, besides being regarded as an indicator of giftedness, represents a key construct to the development of measures and to the promotion of interventions which focus is the personality and emotional characteristics of gifted children. <![CDATA[Affectional Bond in the Context of Institutional Care: A Field Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho relata uma pesquisa de campo qualitativa que teve como objetivo estudar os vínculos afetivos no contexto de acolhimento institucional. Participaram do estudo quatro mães sociais, 31 crianças e cinco adolescentes. Foi realizada, com cada mãe social, uma entrevista semiestruturada e, em cada casa lar, três observações participantes. Os dados foram analisados mediante a técnica da Análise Temática, sendo especificadas duas categorias de análise. O trabalho evidenciou aspectos que podem dificultar o estabelecimento de vínculos afetivos: escassez de atividades que estimulem a interação, excesso de atividades domésticas e a falta de preparação das mães sociais para o exercício da função. No entanto, apesar das dificuldades encontradas, o estudo mostrou que é possível a formação de vínculos afetivos nesse contexto.<hr/>ABSTRACT This paper reports a qualitative field research which aimed to study the affectional bond in the context of institutional reception. Four social mothers, 31 children and five adolescents participated in the study. A semistructured interview was carried out with each social mother and, in each house, three participant observations. The data were analyzed using the Thematic Analysis technique, with two categories of analysis being specified. The work revealed aspects that may make it difficult to establish affectional bond: a lack of activities that stimulate interaction, excess of domestic activities and the lack of preparation of the social mothers for the exercise of the function. However, despite the difficulties encountered, the study showed that it is possible to form affectional bond in this context. <![CDATA[Social Performance's Preschoolers in Structured Situations: Estimation of Mothers and Teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Identificar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia.<hr/>ABSTRACT Identifying variables that may influence the evaluation of behaviors in children has implication to diagnostic and psychological intervention. This study focused the mothers' and teachers' estimative about the social performance displayed by children with, and without behavior problems in five structured social situations, analyzing convergences and divergences (underestimation and overestimation) between informants and between estimative of informants and recorded performance, besides differences among situations in relation to indicators. Twenty-six children were divided into four groups: internalizing behavior problems (CPI), externalizing (CPE), mixed (CPM), and with social skills (CHS). The results indicated: more convergence to CHS group; more divergence associated with underestimation to CPI and to situation of defending one's own rights, as also overestimation to CPM group. Implications to research, clinical, and educational practices were discussed. <![CDATA[Juvenile Crime and Socio-educational Measures: A Literature Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, partindo do objetivo de compreender a relação entre violência juvenil e a resposta do Estado através das medidas socioeducativas, buscamos explicitar o pano de fundo das pesquisas científicas atuais. Realizamos uma meta-análise dos artigos publicados sobre adolescência e medidas socioeducativas, no campo da psicologia, entre os anos de 2000 e 2012. Concluímos que essa produção nacional pode ser reunida em três grandes categorias: (a) prático-experiencial, que apresenta relatos analíticos da prática na aplicação das medidas socioeducativas, privilegiando a experiência concreta; (b) político-institucional, que discute criticamente a dimensão política da lógica socioeducativa, detendo-se na análise estrutural de sua legislação e de suas instituições; (c) sociocultural, que analisa os determinantes sociais e psíquicos do fenômeno da violência juvenil.<hr/>ABSTRACT In this article, which assumes as its main goal to contribute to the understanding of the relationship between juvenile crime and the response of the state through socio-educational measures, we tried to explain the background of current scientific research. We performed a meta-analysis of Brazilian articles on juvenile crime and socio-educational measures in the field of psychology published between 2000 and 2012. We concluded that articles can be divided in three broad categories: (a) practical-experiential, presenting experience reports or technical difficulties in implementing measures, emphasizing concrete experience; (b) political-institutional, discussing critically the political dimension of the logic behind social-educational measures, focusing on a structural analysis of their laws and institutions; (c) sociocultural, analyzing the social and psychological determinants of the phenomenon of juvenile violence. <![CDATA[Assessment of Mood States in the Royal Academy of Dance Examination System]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profile of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.<hr/>ABSTRACT This qualitative study investigated the mood states of students, participants in of the Royal Academy of Dance examinations. The exploratory research used the POMS (Profile of Mood States), administered before and after the examination, to an intentional sample of 12 dance students, aged 18 to 40 years. The descriptive analysis, comparing the data collections in the pre and post-test showed an increase in fatigue and decreased vigor and minimum indices of tension states, depression, anger and confusion. Further studies are needed in order to improve the approaches to the subjective states involving practice, background training in dance and performance assessments, aspects largely unexplored in the academic ambit. <![CDATA[School Trajectories of the Deaf: Between Teaching Practices and Bicultural Development Processes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.<hr/>ABSTRACT Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition. <![CDATA[Intergenarational Transmission of Social Skills between Parentes and Adolecenst Children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Pesquisas sobre genitores e filhos têm apontado resultados no sentido da transmissão intergeracional de comportamentos. Considerando que as habilidades sociais são vistas como um fator de proteção para adolescentes, o presente estudo teve por objetivo identificar a possível transmissão do repertório de habilidades sociais de pais e mães para filhos adolescentes. Uma amostra de 142 adolescentes e seus genitores foi avaliada por meio dos inventários IHS-Del-Prette e IHSA-Del-Prette, procedendo-se às análises estatísticas. Os resultados encontrados sugeriram a transmissão de assertividade, empatia, abordagem afetiva e desenvoltura social, a depender do sexo dos genitores e dos filhos, assim como da idade dos adolescentes. Foram discutidas a importância do repertório elaborado de habilidades sociais nos genitores e as implicações dos resultados encontrados.<hr/>ABSTRACT Research on parents and children have pointed out results on intergenerational transmission of behaviors. Considering that social skills are considered as a protective factor against deficits and disorders in adolescence, the present study aimed to identify the possible transmission of social skills between parents and their adolescent children. IHS-Del-Prette and IHSA-Del-Prette inventories were administered to a sample of 142 adolescents and their parents, after which statistical analysis were carried out. Results suggested the transmission of assertiveness, empathy, affective approach and social resourcefulness, depending on the gender of parents and children and on the age of the adolescents. The importance of the social skills repertoire in parents was discussed, as well as the implications of the findings. <![CDATA[From Protection to Risk: Settings of Domestic Violence against Pará Youngsters]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100309&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este estudo investigou a violência intrafamiliar como fator de risco no desenvolvimento dos jovens, identificando os principais agressores e os tipos de violência. Participaram 658 jovens de 13 a 24 anos, de ambos os sexos, que cursavam entre a 7ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio de 10 escolas públicas de Belém. As violências verbais e físicas foram as mais identificadas. Mãe e pai apareceram como principais perpetradores da violência física, madrastas e avós da violência psicológica e da categoria outros e o padrasto da violência sexual. Os resultados apontam para compreensão da dinâmica familiar e para a proposição de políticas públicas de proteção às famílias.<hr/>ABSTRACT: This study investigated domestic violence as a risk factor affecting the development of younsters, and aimed to identify the main perpetrators and the main types of violence. 658 youngsters of both sexes participated with ages between 12 and 24 years. They attended from 7th grade of junior high school to 3rd grade of high school in 10 different schools of Belém - Pará - Brazilian Amazon Region. Verbal abuse and physical violence were the most frequently types of violence. Parents were the main perpetrators of physical violence, stepmothers and grandmothers the main perpetrators of psychological abuse, while stepfathers and others were the main perpetrators of sexual violence. We concluded that understanding family dynamics is essential in proposing public policies to protect youngsters. <![CDATA[Related Autonomy as a Tendency in Development of the Self: New Evidence from a Brazilian Context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100310&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Estudos brasileiros sobre as trajetórias de desenvolvimento do self, em sua maioria com mães de crianças pequenas, indicam predominância do modelo de autonomia-relacionada (AR). Visando ampliar a investigação dessa tendência, foram realizados dois estudos: (a) com avós(ôs), mães, pais e filhos (16-25 anos) e (b) quatro grupos de cuidadoras de crianças com até um ano, com níveis de escolaridade diversos, selecionados não aleatoriamente. Observamos predomínio de características de self AR para todos os participantes. O efeito da escolaridade sobre autonomia foi confirmado para os pais, a AR de pais e filhos (estudo 1), e de mães (estudo 2). Mães criadas no Rio de Janeiro (capital) apresentaram maiores escores de autonomia. A consistência familiar de modelo de self autônomo-relacionado foi evidenciada.<hr/>ABSTRACT Studies in Brazil on developmental trajectories of the self , mostly with mothers of young children, indicate a prevalence of the related autonomy model (RA). Aiming to broaden the investigation of this trend, two studies were realized: (a) with grandparents, mothers, fathers and their sons and daughters (16-25 years old), and (b) with four groups of caretakers of children up to one year old, with diverse educational levels, non-randomly selected. We observed predominance of RA self for all participants. The effect of school level over autonomy was confirmed for fathers, RA of fathers and sons and daughters (study 1), and of mothers (study 2). Mothers who were raised in Rio de Janeiro (state capital) had higher autonomy scores. The results support the family consistency of the related-autonomy model of development of the self. <![CDATA[Assessment of Shame in Adolescents: The ‘Other as Shamer’ Scale]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100311&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A vergonha, entendida como uma emoção autoconsciente, multifacetada e socialmente focada, desempenha um papel central na saúde mental dos indivíduos. Nos adolescentes, é também uma experiência frequente, sendo importante a sua avaliação para a investigação e prática clinica. Este estudo pretende validar uma medida breve de vergonha externa (Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes [OASB-A]). Participaram 834 adolescentes com uma média de 15 anos. O modelo final da OASB-A (8 itens), obtido por meio da Análise Fatorial Confirmatória, apresenta um bom ajustamento aos dados, invariância para o sexo, boa consistência interna e fidedignidade temporal adequada. As correlações com as experiências traumáticas de vergonha (IES-R) e sintomatologia psicopatológica (DASS-21) são significativas. A OASB-A é uma medida válida e econômica para avaliação da vergonha externa em adolescentes.<hr/>ABSTRACT Shame, as a self-conscious, multidimensional and socially focused emotion, plays a central role in the mental health of individuals. In adolescents, shame is also a frequent experience and its assessment is important for research and clinical practice. This study aims to validate a brief measure of external shame (Other as Shamer Scale - brief version for adolescents [OASB-A]). The participants were 834 adolescents with a mean age of 15 years. The final model of the OASB-A (8 items), obtained through CFA, presents a good fit to the data. The OASB-A shows a good internal consistency and an adequate temporal reliability. The OASB-A also reveals significant correlations with traumatic shame experiences (IES-R) and psychopathological symptoms (DASS-21). The OASB-A is an economic and reliable measure to assess external shame in adolescents. <![CDATA[Reading: Relationship between Phonological Awareness, Reading Comprehension, and Perception of Teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100312&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Existe, em Portugal, uma carência de instrumentos válidos que avaliem os processos envolvidos na leitura. No processo de validação da bateria PROLEC-R (validade concorrente e preditiva), foram analisadas as relações entre consciência fonológica, compreensão da leitura e percepção dos professores das capacidades leitoras dos alunos. Neste estudo, participaram 30 alunos do 4º ano de escolaridade. Foram encontradas correlações positivas e estatisticamente significativas entre consciência fonológica e percepção dos professores e entre compreensão da leitura e perceção dos professores. Todavia, não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica e a compreensão da leitura. Esses resultados não vão no mesmo sentido dos obtidos na maioria dos estudos, podendo justificar-se pelo pequeno tamanho da amostra.<hr/>ABSTRACT In Portugal exists a lack of valid instruments assessing the processes involved in reading. During the validation process of the PROLEC-Rbattery (concurrent and predictive validity) the relations were analyzed between phonological awareness, reading comprehension and teachers´ perception of the reading capacity of students. In this study 30 students in their 4th year participated. Statistically significant and positive correlations were found between phonological awareness and the teachers´ perception of the reading skills of students and between reading comprehension and teachers´perception. However, no statistically significant associations were found between phonological awareness and reading comprehension. These results do not concur with those obtained in most studies, which can be justified by the small sample size. <![CDATA[Relating between Fluency and Reading Comprehension in Students with Learning Difficulties]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100313&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A capacidade para ler e compreender textos é fundamental tanto em nossa vida diária como no contexto educativo. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo foi comparar a fluência e a compreensão de leitura de escolares do segundo para o quinto ano do ensino fundamental com e sem dificuldades de aprendizagem. Participaram oitenta escolares divididos em oito grupos: GI a GIV (escolares sem dificuldades de aprendizagem); GV a GVIII (escolares com dificuldades de aprendizagem). Por meio da leitura oral de um texto, foram medidos tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura. Houve diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, indicando desempenho inferior para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Verificou-se que as dificuldades de fluência de leitura interferiram na compreensão leitora.<hr/>ABSTRACT The capacity to read and comprehending text is essential in our daily life and in the educational context. Considering this aspect the objective of this study was to compare fluency and reading comprehension of students from second to fifth grade of primary school with and without learning difficulties. The eighty students who participated were divided into eight groups: GI to GIV (students without learning difficulties); GV to GVIII (students with learning difficulties). Of the oral reading of a text were measured the time, accuracy, speed and reading comprehension. Statistically significant differences were observed on all these variables indicating inferior performance to the students with learning difficulties. It was found that difficulties in reading fluency interfered with reading comprehension. <![CDATA[Evaluation of Amazon Riverine Beneficiaries about Bolsa Família Program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100401&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é descrever a avaliação de mães ribeirinhas amazônicas beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre sua participação no programa. Portanto, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães moradoras de uma ilha Combú, pertencente ao município de Belém (PA), que participavam do Programa Bolsa Família. Um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestrutrada foram aplicados para compreender como essas mães avaliavam sua vida antes e após a participação no programa. Os resultados sugerem mudanças ocorridas após a inserção no programa, como a diminuição da dependência à renda do marido, maior planejamento na realização dos gastos e a atual inexistência de situações nas quais não houvesse alimento. O programa possui uma importância concreta na organização econômica das famílias, proporcionando maior senso de segurança e estabilidade.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to describe the evaluation of mothers who receive a Family Grand (Bolsa Família) living in a riverside community in the Amazon on participation in the program. Therefore a qualitative study was conducted with four mothers, residents of the island Combú belonging to the municipality of Belém (PA), who participated in the Family Grand program. A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were applied to understand how the mothers perceived their life before and after the program. The results showed perceptual changes after the insertion in the program in the sense that the mothers no longer perceived themselves as highly dependent on their husband's income, while the expenditures were realized in a more planned way and the occurrence of situations in which there was no food ceased to exist. The program has a concrete importance in the economic organization of families, providing greater sense of security and stability. <![CDATA[Father Involvement with Adopted Children and the Family Structure]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100402&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre envolvimento paterno com filhos adotivos e estrutura familiar. Participaram do estudo quatro pais de crianças que foram adotadas até um ano de idade. Esta pesquisa qualitativa teve como instrumentos um questionário sociodemográfico e duas entrevistas semiestruturadas. Constata-se que esses pais brincam, cuidam, conversam, demonstram afeto e têm lazer com seus filhos. Eles também buscam ser participativos quando estão disponíveis, dividindo tarefas e responsabilidades com suas esposas, destacando-se seu papel de provedor. No que se refere à estrutura familiar, predominam nas famílias o relacionamento harmônico ou muito estreito. Conclui-se que, nas famílias investigadas, os pais mostraram-se envolvidos com seus filhos.<hr/>ABSTRACT: The present article aimed to analyze the relationship between father involvement with adopted children and family structure. Participated four fathers of children who were adopted until a year old. This qualitative research used as instruments a questionnaire and two semistructured interviews. It is verified that these fathers play, take care, talk, show affection and have leisure with their children. They also seek to be participants when they are available, and share some tasks and responsibilities with their wives, highlighting their role as providers of financial support. Concerning the family structure, harmonic or too narrow relationships predominate in the families. It is concluded that, in investigated families, fathers get involved with their children. <![CDATA[Symptomatic Characteristics of Children with Autism and Language Regression]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100403&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo investigou as características da regressão da linguagem oral e da sintomatologia em crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista, relacionando-o com os pressupostos da perspectiva sociopragmática. Foi utilizado um banco de dados com 150 crianças norte-americanas, sendo as informações referentes à regressão da linguagem oral e à sintomatologia obtidas por meio da Autism Diagnostic Interview - Revised. Trinta crianças preencheram os critérios para participação neste estudo. Destas, seis apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses para o início da perda. Em relação à sintomatologia, alguns comportamentos destacaram-se por apresentarem maior comprometimento, como o direcionamento da atenção, a conversação recíproca e o uso repetitivo de objetos.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify characteristics of oral language regression and characteristics of Autism Spectrum Disorder's symptomatology in preschool children with the disorder, relating it to the assumptions of the socio-pragmatic approach. A database of 150 North American children was used, and the information regarding the regression and symptomatology were obtained from the Autism Diagnostic Interview - Revised. Thirty of these children met the criteria for participation in this study. Among them, six presented regression of oral language skills, with a mean age of onset of 25 months. Regarding the symptomatology, some behaviors presented a more severe impairment, like the ability of directing attention, reciprocal conversation and repetitive use of objects. <![CDATA[The Sex Difference from Butler to Lacan: Genre, Species and Family]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100404&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Judith Butler está no centro do fecundo debate estabelecido entre psicanálise e estudos de gênero. A filósofa utiliza teses psicanalíticas em seu proveito. Porém, critica alguns de seus referenciais teóricos. Neste artigo, reexaminamos tais críticas à luz da teoria do Real e das fórmulas da sexuação de Lacan. Sugerimos que os apontamentos butlerianos dependem de um entendimento de ordem simbólica que identifica três instâncias: sistemas de parentesco; gêneros de relação ao falo; e modalidades de gozo. A nosso ver, esse entendimento de diferença sexual, dualista e complementar, é revisto pela teoria lacaniana da disparidade do gozo. Também sustentamos que a teoria dos discursos, na quais homem e mulher são tomados como semblantes, abrem caminhos inovadores à pesquisa da diferença sexual.<hr/>ABSTRACT Judith Butler is in the center of the productive debate established between psychoanalysis and gender studies. The philosopher appeals to some psychoanalytic theories, but criticizes certain psychoanalytical references. In this article, we reexamine these criticisms resorting to Lacan's theory of the Real and the formulas of sexuation. We suggest that Butler's notes require an understanding of the symbolic order which identifies three instances: kinship systems; genres of relation to the phallus; and juissance modalities. In our view, this understanding of sexual difference, dualistic and complementary, is reviewed by Lacan´s theory of juissance disparity. We also argue that the theory of discourse, in which man and woman are taken as semblant, brings innovative perspectives to sexual difference research. <![CDATA[Responsibility and Imputability: Dialogues between Psychoanalysis and Law]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100405&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo do artigo é tomar a atualidade dos debates sobre responsabilidade e imputabilidade para discuti-la em um diálogo entre a Psicanálise e o Direito. Revisita-se a etimologia dos vocábulos freudianos e as elucidações de Lacan, recuperando a definição de responsabilidade em Psicanálise e contrapondo-a à aplicabilidade das categorias jurídicas.Sugere-se que o sujeito responsável é constituído e comandado pela adesividade (Haftbarkeit) pulsional que antecede o dever de respondere (Verantwortung).Convocado pelo trabalho da análise, pela fala, a assumir a responsabilidade por seus pensamentos imorais subjacentes aos sonhos e à vida de vigília, esse sujeito determinado pelas pulsões não é escutado pelas operações do Direito, voltadas para indicar com exatidão o imputável e o incapaz de entendimento e autodeterminação.<hr/>ABSTRACT The article aims to discuss the importance of the current debates about responsibility and imputability based in a dialogue between Psychoanalysis and Law. Revisiting the etymology of freudian therms and Lacan's enlightments, authors oppose them to the applicability of those categories in the legal field. According Psychoanalysis, responsible subjects are entangled and commanded by drive's (Trieb) adhesiveness (Haftbarkeit), and this original condition precedes their duty to respondere (Verantwortung). Summoned from analytical work, subjects must take responsibility for their immoral and unconscious thoughts arising from their dreams and their awake conduct. These are the same subjects, supressed by Law's operations, which are much more interested in the subjects' capacity or incapacity of understanding, controlling their actions and taking responsibility for it. <![CDATA["But He Says He Loves me ...": Double-Bind and Nomination of Marital Violence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100406&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo dessa pesquisa qualitativa foi discutir a aplicação da Teoria do Duplo-Vínculo ao contexto da violência conjugal.Foram consideradostrês critérios de duplo-vínculo: (a) Relacionamento de imenso valor afetivo; (b) Mensagens paradoxais; (c) Impossibilidade de refletir sobre a relação. A estratégia metodológica foi a leitura do livro Mas ele diz que me ama..., aplicação de questionário e reflexão grupal sobre o livro.Participaram da pesquisa 20 mulheres encaminhadas pela justiça. A análise dos títulos atribuídos pelas participantes a sua própria história resultou em quatro categorias que revelaram dimensões da relação duplo-vincular: Ambiguidade de sentimentos; Promessas do parceiro; Constatação da realidade violenta; Perspectiva de nova vida. Essa pesquisa-intervenção facilitou a reflexão das mulheres sobre sua realidade e ofereceu ferramentas para avaliação de riscos da violência.<hr/>ABSTRACT The purpose of this qualitative research was to present and discuss the application of the Double-bind Theory to marital violence. Three double-bind criteria were considered: (a) Relationshipof immense emotional value, (b) Paradoxical messages;(c) Impossibility toreflect about the relationship. The methodological strategy consisted in reading the book But he says he loves me..., answering a questionnaire and participating in a group reflection. Twenty women referred by the Judicial System participated in the research. Analyses of the titles women attributed to their stories generated four categories: Ambiguity offeelings; Partner's promises; Confirmation of the violent reality; Prospect of a new life. This research-intervention facilitated the reflection of women regarding their condition and served as a tool to improve risk assessment. <![CDATA[Freud, Brentano and Dependent Concomitance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100407&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No campo das interações entre o corporal e o anímico, a noção de concomitância dependente é um dos principais pilares capazes de sustentar a soberania não apenas da psicanálise, mas da psicologia de um modo geral. Formulada por Freud em seu manuscrito sobre as afasias, de 1891, ela é comumente associada à contribuição do neurologista britânico John Hughlings Jackson. Não contrariando este julgamento, o presente trabalho visa examiná-la ainda à luz dos ensinamentos do filósofo Franz Brentano, professor de Freud durante sua graduação em medicina. Com isso, pretende-se elevar a noção de concomitância para além da condição de imperativo metodológico.<hr/>ABSTRACT In the field of interactions between the physical and the mental, the notion of dependent concomitance is one of the main pillars able to sustain not only Psychoanalysis' sovereignty, but also that of Psychology as a whole. Formulated by Freud in his manuscript from 1891 regarding aphasias, it is usually associated with the contribution of the British neurologist John Hughlings Jackson. Not contradicting this judgement, the present work aims to examine this notion further in the light of the teachings of the philosopher Franz Brentano, Freud's professor during his graduation in Medicine. In so doing, we intend to elevate the notion of concomitance beyond its condition of methodological imperative. <![CDATA[Lacan Reads Melanie Klein: Thoughts on the Case Dick]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100408&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta a leitura que Jacques Lacan faz do caso Dick, de Melanie Klein. Para tanto, a discussão com o filósofo Jean Hyppolite é retomada com o objetivo de explicitarmos como os mecanismos de Ausstossung [expulsão], Verneinung [negação] e Bejahung [afirmação], descritos por Freud em 1925, podem contribuir para a compreensão da constituição psíquica sob uma perspectiva lacaniana. Em seguida, expomos o caso, tanto para apreendermos clinicamente o que foi exposto na teoria, quanto para evidenciarmos como Lacan se distancia da concepção de fantasia de M. Klein. O tema do diagnóstico, no entanto, aparece em ambos ligado a uma forma de organização subjetiva ainda em constituição na infância, o que traz elementos para refletirmos sobre essa questão na atualidade.<hr/>ABSTRACT: This article presents Jacques Lacan's reading of Melanie Klein's case Dick. In order to do so, one revisits the debate with the philosopher Jean Hyppolite to explicitate how the mechanisms of Ausstossung [expulsion], Verneinung [denial] and Bejahung [affirmation], described by Freud in 1925, may contribute to the understanding of mental constitution under a Lacanian perspective. Next, one brings the case to light to apprehend what was presented in theory from a clinical standpoint as well as to evidence how Lacan distances himself from Klein's conception of fantasy. The subject of diagnosis, however, appears in both authors related to a form of subjective organization in a constitution which provides elements to reflect on this issue in contemporaneity. <![CDATA[Empirical Analysis of Trends in Scientific Production on Coping (SciELO, 1993/2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100409&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Coping indica uma ação intencional, física ou mental, iniciada em resposta a um estressor percebido, dirigida para circunstâncias externas ou estados internos. A pesquisa visou a obter panorama sistemático do que tem sido estudado e discutido em parte da produção científica sobre coping, mediante a análise de artigos publicados em periódicos indexados à base de dados SciELO, entre 1993 e 2012 (N=294). Observou-se aumento quantitativo das produções no período investigado e elas foram divulgadas predominantemente em periódicos da Psicologia. Autorias femininas e grupais, desenvolvendo estudos empíricos, foram expressivas. Transtornos orgânicos, instituições hospitalares e usuários de serviços de saúde foram mais investigados e discutidos. A terminologia coping nem sempre é enfocada como um corpo teórico específico, o que requer atenção do leitor.<hr/>ABSTRACT Coping indicates an intentional action, physical or mental, initiated in response to a perceived stressor, addressed to external circumstances or internal states. The research aimed to obtain systematic survey of what has been studied and discussed in the scientific production about coping, through the analysis of articles published in journals indexed to the Database SciELO, between 1993 and 2012 (N=294). It was observed a quantitative increasing of the productions in the investigated period and they were predominantly reported in journals of psychology. Female and groupal authorship, developing empirical studies were significant. Organic disorders, hospitals and health service users were more investigated and discussed. The terminology is not always focused coping as a specific theoretical framework, which requires attention of the reader. <![CDATA[Fathers’ Involvement with their 24-month-old Children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100410&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo investigou o envolvimento paterno de 27 pais adultos que tinham um filho/a com 24 meses. As respostas dos pais foram examinadas através de análise de conteúdo, com base em três dimensões: interação, disponibilidade e responsabilidade. Os resultados revelaram que os pais se relacionavam com o filho conforme as necessidades e capacidades da criança, entre elas a de mais autonomia. Os pais relataram que se envolviam em atividades de cuidado, sobretudo auxiliando o filho a dar conta de suas demandas. Também destacaram que interagiam e estavam disponíveis para o filho e revelaram preocupações sobre ele. Entretanto, a participação do pai foi percebida como menor quando comparada à da mãe, mesmo quando o pai compartilhava os cuidados e as responsabilidades.<hr/>ABSTRACT This study investigated father involvement at 24 months of a child’s life. Twenty seven fathers, aged 19 to 40, were interviewed. The fathers’ answers were analyzed using content analysis, based on three dimensions: interaction, availability, and responsibility. The results indicated that the fathers interacted with the children according to the specific needs and capabilities of their 24-month-olds, at a stage when they become more autonomous. The fathers reported that they were involved in care activities, especially helping the children to deal with their own demands. At the same time, the fathers were involved by interacting, being available and showing concern for their children. Nevertheless, the fathers’ participation was noticed as lower when compared to that of the mothers, even when the father shared care and responsibility. <![CDATA[Subjective Aspects of Breastfeeding and Weaning: Evidence from Three Cases]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100411&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo investigou aspectos subjetivos da amamentação e do desmame aos três e oito meses de vida do bebê. Utilizou-se delineamento de estudo de caso coletivo, sendo que três mães primíparas responderam a uma entrevista sobre diversos aspectos da maternidade, sobretudo, a amamentação e o desmame. Análise de conteúdo qualitativa das respostas, baseada na psicanálise, revelou que a amamentação pode indicar uma relação incestuosa mãe-bebê, na qual este pode ser tomado como objeto de desejo materno. As mães também relataram experiências de prazer e desprazer associadas à amamentação, evidenciando ambivalências e dificuldades presentes. Portanto, este estudo indicou que a amamentação e o desmame abarcam significados e implicações para além do biológico, remetendo à relação mãe-filho, bem como à história constitutiva da própria mãe.<hr/>ABSTRACT This study aimed to investigate subjective aspects of breastfeeding and weaning at three and eight months of baby’s life. A longitudinal multiple case study design was used. Three primiparous mothers were interviewed about various aspects of motherhood, in particular, breastfeeding and weaning. Analysis of qualitative content of maternal responses, based on psychoanalysis, revealed that breastfeeding can be an indication of an incestuous mother-infant relationship in which this can be taken as the object of maternal desire. Mothers also reported the experiences of pleasure and displeasure associated with breastfeeding, highlighting the existing difficulties and ambiguities present. Thus, the study indicates that breastfeeding and weaning encompass meanings and implications beyond the biological, referring to the mother-child relationship, as well as the mother’s constitutive story. <![CDATA[Effects of Self-Monitoring Records on Reports of Treatment Adherence in Adolescents with Juvenile Lupus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100412&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Descreve-se o estudo realizado com duas adolescentes (P1 e P2) com diagnóstico de lúpus acompanhadas em ambulatório de reumatologia. Investigaram-se os efeitos do uso de registros de automonitorização (RA) e de recordatório 24 horas (R24h) sobre o índice de adesão ao tratamento (IAT) por meio de entrevistas semiestruturadas. P1 foi submetida à sequência R24h-RA e P2, à ordem inversa. Em linha de base, ambas obtiveram valores de IAT abaixo ou igual a 50%. Após intervenção, alcançaram valores acima de 71%, indicando melhora no índice de adesão independentemente da ordem em que os instrumentos foram apresentados. Discute-se o controle do comportamento por regras e a importância da instalação de repertórios de relatos fidedignos sobre comportamentos de adesão ao tratamento do lúpus<hr/>ABSTRACT This article describes a study conducted with two teenagers (P1 and P2) who were diagnosed with lupus and attended a rheumatology clinic. The aim was to investigate the effects of the use of a self-monitoring registry (RA) and a 24h recall (R24h) on the rate of Treatment Adherence Index (IAT) through semi-structured interviews. Participant P1 was submitted to a 24h-RA sequence whereas participant P2 to the reverse order. At baseline, both of them had IAT rates below or equal to 50%; after the intervention, they achieved rates above 71%, showing improvements in adherence. The control of behavior by rules and the importance of installing a set of reliable accounts of behavior of adherence to the treatment of lupus were discussed. <![CDATA[Personality in Decision Making with the Iowa Gambling Task: An Integrative Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100413&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O Iowa GamblingTask (IGT), apesar de amplamente utilizado na avaliação da tomada de decisão, apresenta uma grande variabilidade nos resultados. Pretende-se com este trabalho proceder a uma revisão integrativa da literatura que relacione a personalidade com o desempenho no IGT, de modo a identificar o papel dessa variável nesse desempenho. Para o efeito, foram selecionados e analisados 74 estudos referenciados na Web of Science e na b-on. Os resultados evidenciam alguma inconsistência e algumas relações não lineares entre variáveis, embora o mau desempenho no IGT surja associado mais frequentemente à dimensão neuroticismo, ansiedade, impulsividade, variáveis socioeconômicas e ao fator antissociabilidade na psicopatia e dependência de substâncias. À luz desses resultados, sugerem-se algumas orientações para a pesquisa na área.<hr/>ABSTRACT Although the Iowa Gambling Task (IGT) has been widely used in evaluation of decision making, there is a large variability in the results on the task. The aim of this study is to perform an integrative review relating personality with IGT performance, in order to clarify the role of personality in this variability. For this purpose 74 studies referenced in Web of Science and the b-on in June 2016 were analyzed.The results show some inconsistency anda nonlinear association with some variables, although poor performance on IGT is more often associated with neuroticism, anxiety, impulsivity, socioeconomic variables and with the anti-sociability factor in psychopathy and substance abuse. In light of these results, orientations for future research are suggested. <![CDATA[Beliefs Indicating Parental Resilience in the Context of Autism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100414&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A resiliência parental refere-se a uma parentalidade sensível e cuidadosa diante de situações críticas, como em processos diagnósticos de autismo envolvendo os filhos. Trata-se de um processo que permite aos pais desenvolver uma relação protetora frente às necessidades dos filhos e às do próprio casal, bem como elaborar o diagnóstico recebido. No atual estudo, investigaram-se indicativos de resiliência parental através da análise de conteúdo de seis entrevistas com casais cujo filho apresenta autismo. Os resultados revelaram que (a) a busca e a atribuição de sentido ao comportamento do filho e ao próprio termo autismo e (b) a capacidade de desenvolver um empoderamento nessa vivência, foram indicativos de resiliência parental importantes no processo de elaboração do diagnóstico de autismo do filho.<hr/>ABSTRACT Parental resilience refers to a sensitive and careful parenting in critical situations, such as in diagnostic processes of autism involving children. Parental resilience allows parents to develop a protective relationship that takes the needs of the child and the couple into consideration, and to assimilate the received diagnosis. In the current study the indicatives of parental resilience were investigated through Content Analysis of six interviews with couples having a child with autism. The results showed that (a) the search and attribution of meaning to the characteristics of their child and to the term autism and (b) the capacity to develop an empowerment of their experience were important indicatives of parental resilience involved in the process of assimilation of the autism diagnosis of their child. <![CDATA[Representations of Madness and Care in the Context of Therapeutic Residences]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100415&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo foi realizado com objetivo de conhecer as representações sociais de loucuraede cuidado para habitantes de um bairroque recebe cinco residências terapêuticas, localizado em um município do sudeste brasileiro. Partimos de perspectiva etnográfica e realizamos entrevistas com pessoas que habitam ou trabalham nesse bairro. Da análise temática, sete categorias surgiram, sendo três no contexto das representações sociais de loucura e quatro sobre o cuidado, indicando duas vertentes principais: uma relacionada às ideias clássicas de loucura como doença e de seu cuidado como tratamento, ao passo que a segunda vertente indicou a existência de diálogo e troca de afeto entre participantes e moradores das residências terapêuticas localizadasno bairro em estudo, aspecto fundamental no contexto da desinstitucionalização.<hr/>ABSTRACT This study was realized with the objective to understand the social representations of madness and care for the inhabitants of a neighborhood that accommodates five therapeutic residences, located in a municipality in the southeast of Brazil. Interviews were conducted with inhabitants and workers of the neighborhood from an ethnographic perspective. Seven categories emerged from the thematic analysis, three in the context of social representations of madness and four related to the social representations of care. Two main tendencies were demonstrated: one about the classical ideas of madness as an illness and the care as treatment, the second indicated the existence of dialogue and exchange of affections between the participants of this study and the therapeutic residences dwellers, a fundamental aspect in the context of deinstitutionalization. <![CDATA[Considerations on Psychical Causality and Choice in Psychoanalysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100416&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Freud, ao elaborar sua metapsicologia, buscando explicações para a vida psíquica e seus fenômenos, acaba deparando-se com a velha questão filosófica a respeito do determinismo e do livre arbítrio. É evidente que o prisma pelo qual Freud desenvolveu sua teoria é completamente diferente dos demais campos do saber. No entanto, o enigma era o mesmo. O que significavam, para a teoria psicanalítica, os fenômenos psíquicos estudados por Freud? Eram eles produtos do acaso, da liberdade consciente, ou resultados de algum determinismo? Investigamos neste trabalho como os conceitos psicanalíticos de inconsciente, causalidade psíquica, sobre-determinação e escolha se articulam a essas questões.<hr/>ABSTRACT In developing his metapsychology seeking for explanations of mental life and its phenomena, Freud ends up facing the old philosophical question concerning determinism and free will. It is clear that Freud’s approach in developing his theory is completely different from other fields of knowledge. However, the enigma was the same. What did the psychical phenomena studied by Freud mean to psychoanalytical theory? Were they the product of chance, of conscious freedom, or the result of some form of determinism? In this paper we investigate how the psychoanalytical concepts of the unconscious, psychical causality, overdetermination and choice relate to these questions. <![CDATA[Book Review: The Life Space of the Urban Child: Perspectives on Martha Muchow's Classic Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100601&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Freud, ao elaborar sua metapsicologia, buscando explicações para a vida psíquica e seus fenômenos, acaba deparando-se com a velha questão filosófica a respeito do determinismo e do livre arbítrio. É evidente que o prisma pelo qual Freud desenvolveu sua teoria é completamente diferente dos demais campos do saber. No entanto, o enigma era o mesmo. O que significavam, para a teoria psicanalítica, os fenômenos psíquicos estudados por Freud? Eram eles produtos do acaso, da liberdade consciente, ou resultados de algum determinismo? Investigamos neste trabalho como os conceitos psicanalíticos de inconsciente, causalidade psíquica, sobre-determinação e escolha se articulam a essas questões.<hr/>ABSTRACT In developing his metapsychology seeking for explanations of mental life and its phenomena, Freud ends up facing the old philosophical question concerning determinism and free will. It is clear that Freud’s approach in developing his theory is completely different from other fields of knowledge. However, the enigma was the same. What did the psychical phenomena studied by Freud mean to psychoanalytical theory? Were they the product of chance, of conscious freedom, or the result of some form of determinism? In this paper we investigate how the psychoanalytical concepts of the unconscious, psychical causality, overdetermination and choice relate to these questions.