Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220140001&lang=es vol. 30 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Julia's garden</b>: <b>the experience of a mother during mourning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos tempos atuais, a morte de um filho recém-nascido é um fato pouco comum, e geralmente visto como algo contrário à natureza. Justamente pelo sentido que possui, pode agravar a elaboração do luto e influenciar o futuro da respectiva mãe e família. Dessa forma, o presente estudo visa a compreender a vivência de uma mãe durante a elaboração do luto após a perda de um filho no período neonatal. Para isso, foram realizados atendimentos psicoterápicos individuais breves de orientação psicanalítica, e a análise dos conteúdos dos atendimentos resultou neste estudo de caso. Conclui-se que a expressão do luto através de rituais e psicoterapia agiu como facilitadora para a elaboração de um luto saudável.<hr/>Nowadays, the death of a newborn child is an unusual fact which is usually considered as something against nature's order. Due to the meaning that it has, it may worsen the development of the mourning process and influence the future of the mother and her family. Taking these considerations into account, this study aimed to understand what a mother experiences during the mourning process for the loss of her newborn child. To this end, short individual psychotherapy sessions of psychoanalytic orientation were realized. The content analysis of these sessions resulted in this case study. The results indicate that the expression of mourning through rituals and psychotherapy acted as a facilitator to the development of a healthy mourning. <![CDATA[<b>Effects of instruction and parental training for caregivers of children with cancer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de instrução e de treino parental sobre comportamentos observados em cuidadores e em crianças com diagnóstico de câncer durante procedimento de punção venosa em ambulatório. Participaram nove cuidadores em três condições (Rotina, Manual e Treino). Fez-se análise de características familiares, estilo parental, efeitos de um manual de instruções e de treino parental, com sessões de observação direta do comportamento durante punção venosa. Os resultados apontam efeito positivo do manual para mudança de comportamento em curto prazo. Após treino parental, observou-se aumento nas taxas de monitoria positiva do cuidador, com relatos de generalização desses comportamentos para outros contextos. Discute-se a importância do estilo parental como fator de proteção à criança com câncer.<hr/>This research aimed to examine the effects of parental training and instruction on observed behaviors in caregivers and children diagnosed with cancer during the venipuncture procedure on an outpatient basis. Nine caretakers participated in three different conditions (Routine, Manual and Training). Family characteristics, parental style, and effects of manual and parental training were analyzed with direct observation of behavior during the venipuncture procedure of children. After parental training, the results showed an increase in the positive effect of the manual for short term behavior change, and an increase in the positive monitoring rates of the caregiver, with reports of generalizations of these behaviors for other contexts. The importance of parenting style as a protective factor for children with cancer was discussed. <![CDATA[<b>Parents' perception of the first symptoms of autism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dificuldades no desenvolvimento social são os indicadores mais prováveis de um futuro diagnóstico de autismo, entretanto o atraso da fala parece ser o motivo que mais mobiliza os pais na busca por assistência. Neste estudo foram investigados os primeiros sintomas percebidos pelos pais de crianças com autismo e a idade da criança na ocasião. Participaram 32 pré-escolares e o instrumento utilizado foi a Autism Diagnostic Interview-Revised. Comprometimentos no desenvolvimento da linguagem foram os sintomas mais frequentemente observados, porém os da socialização foram os mais precocemente identificados. No geral, a idade média em que os primeiros sintomas foram percebidos foi 15,2 meses. Os resultados corroboram achados de outros estudos, ressaltando a importância dos comprometimentos sociais para a identificação precoce do autismo.<hr/>The occurrence of problems related to social development is the best predictors of a future diagnosis of an Autistic Disorder. Speech delay, however, seems to be the main that reason that leads parents to seek assistance. The present study aimed to investigate the first symptoms observed by the parents of children with autism and the age that it occurred. Thirty-two preschool children participated in the study. The instrument used was the Autism Diagnostic Interviwed-Revised. Abnormalities in language development were the most frequent symptoms reported by the parents, but social impairment was the earliest that was noticed. The average age when the parents noticed the first symptoms was 15.2 months. The results corroborate other findings, highlighting the importance of social deficits for the early identification of autism. <![CDATA[<b>"I can solve problems" and language workshops</b>: <b>interventions for school complaints</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base na evidência de inter-relações entre os domínios de desenvolvimento acadêmico, interpessoal e comportamental, o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos e a permanência dos efeitos de duas intervenções para crianças com problemas de comportamento associados à queixa escolar. Participaram 44 crianças de 7 a 11 anos, em duas condições: Oficinas de Linguagem (ênfase acadêmica) e Solução de Problemas Interpessoais - HSPI (ênfase interpessoal). As crianças foram avaliadas com Teste de Desempenho Escolar, Escala Comportamental Infantil e Child Interpersonal Problem Solving. Ambas as modalidades promoveram melhora acadêmica e redução nos problemas de comportamento, mantidas no seguimento. A redução dos problemas de comportamento foi maior no programa com ênfase interpessoal, sugerindo maior efetividade em relação à intervenção com foco acadêmico.<hr/>Based on the evidence of interrelationships between the academic, interpersonal and behavior development domains, the goal of this study was to evaluate the effects and permanence of the effects of two interventions for children with behavior problems associated with learning difficulties. Forty-four children with ages between 7 to 11 years participated in one of two conditions: Language Workshops (academic emphasis) and Interpersonal Problem Solving - HSPI (interpersonal emphasis). The participants were assessed with the School Performance Test, the Child Behavior Scale and the Child Interpersonal Problem Solving scale. Both conditions promoted academic improvement and reduction of behavior problems. The reduction of behavior problems was higher in program interpersonal emphasis, suggesting greater effectiveness in relation to the intervention with academic focus. <![CDATA[<b>Family relationship and eating behaviors</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Explorou-se a influência das relações familiares no comportamento alimentar das crianças e no desenvolvimento do excesso de peso. Participaram 147 crianças de todas as classes de peso, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos e respetivas famílias. Às crianças foi aplicada a escala das Relações Familiares do Family Environmemt Scale (FES) e ao principal cuidador o Child Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ). Os resultados indicam que o Índice de Massa Corporal (IMC) dos pais é, por si só, um fraco preditor do estatuto de peso dos filhos. Em famílias mais disfuncionais, os filhos têm comportamentos alimentares mais orientados para a atração pela comida, independentemente da classe de peso dos pais<hr/>We explored the influence of family environment, and in particular, the influence of the type of relations established between family members on children's eating behavior and their overweight. A sample of 147 children, with ages between 8 and 12, of all weight classes, completed the Family Relationship subscale of the Family Environmental Scale (FES). Their main caretaker completed the Child Eating Behavior Questionnaire (CEBQ). Parents' Body Mass Index (BMI), by itself, was found to be a weak predictor of children's weight. Family relationship emerged consistently as highly determinant on children's eating behaviors and in families with dysfunctional structures children manifested a greater tendency to behaviors related to attraction to food, regardless of their parent's weight. <![CDATA[<b>Food advertising and children's food choices</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis.<hr/>The effect of cartoon videos with advertisements of healthy and unhealthy food versus neutral videos on food choices was assessed in 24 children from a public school. The videos were presented in 5 sessions. Each group was exposed to a specific sequence of advertisement. After the exposure of the videos, the child chose food figures for daily meals. Within and between subject analyses, performed by repeated measures ANCOVA, showed that with change of videos, the children altered by up to 13% their choices of healthy or unhealthy food. The increase of healthy food advertising and the decrease of unhealthy food advertising may contribute for healthy food and weight. <![CDATA[<b>The scale of beliefs about romantic love</b>: <b>indicators of validity and internal consistency</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Crenças individuais comumente interagem na dinâmica de envolvimento entre os membros de um relacionamento romântico, influenciando, entre outros aspectos, os padrões de percepção, construção de expectativas e estratégias de relacionamento. Esta pesquisa teve por objetivo construir, validar e confirmar a estrutura dimensional de uma medida para avaliação de crenças sobre o amor em uma população brasileira. Participaram da pesquisa 1530 pessoas, sendo 660 do sexo masculino e 870 do sexo feminino subdivididas em duas subamostras. Os resultados apontaram um instrumento psicométrico com parâmetros de precisão e confiabilidade adequados e confirmaram uma estrutura dimensional de seis fatores de estilos de amor na população brasileira: eros, agape, ludus, storge, mania e pragma.<hr/>Aspects of beliefs commonly interact in the dynamics of romantic relationships, thus influencing aspects of the perception, expectations and relationship strategies, among others. This research aimed to construct and validate a measure assessing beliefs about love in a Brazilian sample and verify its dimensional structure. A total of 1,530 individuals participated in this study, 660 of these being males and 870 females: The sample was divided into two sub-samples. The results showed a psychometric instrument with adequate parameters of precision and a confirmed structure of six-dimensional factors styles of love in a Brazilian sample: eros, agape, ludus, storge, mania and pragma. <![CDATA[<b>Short and long term effects of a social skills development group for university students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apesar da introdução na atuação comunitária de práticas baseadas em evidências, sabemos pouco sobre a eficácia das intervenções fora de contextos de pesquisa. A área dos treinamentos de habilidades sociais carece de estudos em settings de mundo real, com números suficientes de participantes e follow-up. Investigou-se, em 34 universitários, o efeito a curto e longo prazo de um grupo de treinamento de habilidades sociais, num contexto de mundo real. Escores de habilidades sociais (IHS) e ansiedade (IDATE) foram verificados antes, depois da intervenção e após um intervalo de follow up. Os escores em ambos os testes melhoraram do pré-teste para o pós-teste, e se mantiveram estáveis do pós-teste para o follow-up no intervalo de três meses a cinco anos.<hr/>In spite of the trend to implement evidence-based practices in community settings, we know little about the efficacy of interventions outside research contexts. There is a lack of empirical studies on the effects of social skills training in real-world contexts that include sufficient numbers of participants and follow up studies. The short and long-term effects of a social skills training of 34 college students were investigated in a real world setting. Social skills (IHS) and anxiety (STAI) scores were checked before and after the intervention and after a follow up interval. Both anxiety and social skills improved from the pre-test to post-test, and both remained stable from the post-test to follow-up after 3 months to 5 years. <![CDATA[<b>Women and men</b>: <b>different also in the perception of musical notes?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção das notas musicais RÉ, FÁ, e LÁ em adultos jovens. Participaram do estudo 20 homens e 20 mulheres de 18 a 29 anos, saudáveis, não músicos e não usuários de fármacos ou outras substâncias tóxicas. Realizou-se um teste de discriminação de notas musicais com escolha forçada entre duas alternativas, por meio do qual os participantes escolheram um estímulo previamente apresentado. Comparou-se a frequência de acertos na discriminação das notas musicais em relação ao sexo dos participantes. Encontraram-se diferenças estatisticamente significantes na nota musical Fá, sendo que os homens apresentaram maior quantidade de acertos que as mulheres. Esses resultados encontrados sugerem diferença na percepção das notas musicais para mulheres e homens.<hr/>The objective of this study was to evaluate the perception of musical notes D, F, and A in young adults. The study included 20 men and 20 women, aged 18 to 29 years, healthy, non-musicians, and non-users of drugs or other toxic substances. Participants did a two-alternative forced choice discrimination test of musical notes, in which they were asked to select the stimulus that was previously presented. The frequency of correct discrimination of the musical notes was compared between both sexes. Statistically significant differences in the musical note F were found. Men had a higher number of hits than women. These results suggest differences in the perception of musical notes by women and men. <![CDATA[<b>Critical review of material elements in sandplay</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Jogo de Areia é um método terapêutico de abordagem junguiana utilizado como procedimento clínico em Psicologia, que possui materiais específicos pouco explorados na literatura. Para descrever e analisar os componentes materiais do Jogo de Areia, foi realizada avaliação crítica por meio de pesquisa bibliográfica de textos em bases de dados indexadas (Lilacs, Medline e PsycInfo) e acervo de grupo de pesquisa, para o período entre 1960 e 2009. Foram identificadas caixa, areia, miniaturas e fotografias e assinaladas divergências na concepção da caixa, na composição da coleção de miniaturas, no manejo clínico da areia e das fotografias. Predominaram as justificativas baseadas na simbologia junguiana para a composição dos materiais. Foram recomendadas pesquisas clínicas para estudo sistematizado do Jogo de Areia enquanto procedimento clínico.<hr/>Sandplay is a therapeutic method within the Jungian approach and can be applied in clinical psychology using specific materials not well explored in scientific literature. A critical review was realized to describe and analyze some of these materials. A bibliographical search was conducted on databases (Lilacs, Medline, PsycInfo) and group research collection, from 1960 to 2009. The materials identified were: sand, sandtray, miniatures and sandplay photos. There are divergences related to the dimension of the sandtray, the typesetting of miniatures collections, specific usage of sand and photos. Some justifications for using these materials and the proposed procedures were based mainly on the Jungian symbolic approach. Clinical studies were recommended detailing the material elements and some procedures of sandplay. <![CDATA[<b>Methodological quality of systematic reviews in brazilian psychology journals quality of systematic reviews in psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Buscou-se avaliar a qualidade metodológica das revisões sistemáticas (RS) publicadas em periódicos brasileiros de psicologia. Foi conduzida uma RS nas bases PePSIC e SciELO, usando as palavras-chave: "revisão" e "sistemática". Foram identificados e analisados 33 artigos através do instrumento Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR). A pontuação média das revisões foi 5,39 (em um escore que podia variar de 0 a 11). Houve diferença de qualidade entre as RS publicadas no SciELO e as que o foram no PePSIC, mas não foi observada diferença conforme o estrato do periódico, segundo o Qualis CAPES. Além disso, não verificou-se incremento na qualidade das publicações de 2001 a 2012. Sugere-se adoção de diretrizes por parte dos periódicos e dos autores de forma a melhorar a qualidade das RS no Brasil.<hr/>The aim of this study is to measure the methodological quality of systematic reviews (SR) published in Brazilian psychology journals. It was conducted a SR in SciELO and PePSIC databases, using "review" and "systematic" as keywords. 33 articles were identified and analyzed using the Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR). The mean value of quality was 5.39 (SD = 1.91) on a scale ranging from 0 to 11. Using criteria of Qualis CAPES, significant differences were found in the quality of RS published in SciELO compared to those published in PePSIC, but not according to the journal extract. No increase in quality was observed from 2001 to 2012. The adoption of guidelines for publication of SR is suggested, in order to improve their quality in Brazil. <![CDATA[<b>Qualitative questionnaire for the identification of cognems (Qualiquic)</b>: <b>an exploratory technique to identify social representation contents and relations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es While the investigation of social representation contents through the analysis of word associations is convenient, it does not directly inform about the nature of relationships that representation elements maintain with the social object. This paper presents a qualitative technique, Qualiquic, that is easy and simple to administer. Qualiquic has the advantage of gathering representation contents characterized by their relationships with the representation object, based on a simplified list of descriptive, practical, and evaluative connectors of the basic cognitive schemes model. The underlying theoretical principles are explained, and empirical guidelines are provided, as well as an empirical example of use.<hr/>Embora a investigação de conteúdos de representações sociais por meio de associações de palavras seja conveniente, ela não informa diretamente sobre a natureza das relações que os elementos representacionais mantêm com o objeto social. Este artigo apresenta uma técnica qualitativa - Qualiquic - que é fácil e simples de aplicar, e tem por vantagem reunir conteúdos representacionais caracterizados por suas relações com o objeto de representação, baseando-se numa lista simplificada de conectores descritivos, práticos e avaliativos do modelo dos esquemas cognitivos de base. Os princípios teóricos subjacentes são explicados e diretrizes empíricas são fornecidas, bem como um exemplo de aplicação. <![CDATA[<b>Organizational climate</b>: <b>confirmatory factor analysis of competing measurement models</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho foi verificar qual modelo de mensuração para a Escala Clima Organizacional (ECO) ajusta-se melhor aos dados. Quatro modelos concorrentes foram comparados: 1) o modelo de sete fatores de Laros e Puente-Palacios; 2) um modelo de cinco fatores derivado do modelo anterior; 3) um modelo de seis fatores baseado na teoria de campo vital de Lewin; e 4) um modelo de três fatores baseado na teoria de motivação de McClelland. Foram analisados os dados de 9.901 respondentes da ECO. Os resultados de análise fatorial confirmatória indicaram o modelo de três fatores como o melhor. Todos os modelos mostram ajuste suficiente aos dados. Sugere-se que a escolha do modelo baseie-se na finalidade de uso da escala.<hr/>This study investigated which measurement model for the Scale of Organizational Climate (SOC) provided the best fit to the data. Four competing measurement models were compared: 1) the seven factor model of Laros and Puente-Palacios; 2) a five factor model derived from the previous one; 3) a six factor model based on Lewin's field theory; and 4) a three factor model based on McClelland's motivation theory. The data of 9,901 persons who responded the SOC were used. Confirmatory factor analysis indicated the three factor model as the best model. All four models showed acceptable fit to the data. We advise to base the choice between the four competing models on the intended use of the scale.