Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220170001&lang=pt vol. 33 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Prematuridade, Funções Executivas e Qualidade dos Cuidados Parentais: Revisão Sistemática de Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo de revisão visa contextualizar o desenvolvimento das funções executivas (FE) em crianças prematuras, com especial atenção para o efeito dos cuidados parentais. As principais bases eletrônicas foram utilizadas para essa revisão: 31 estudos originais, duas meta-análises, uma meta-síntese e dois artigos de revisão foram identificados. Concluiu-se que as crianças prematuras têm maior risco de disfunção executiva global, sendo a qualidade dos cuidados parentais fundamentais para a modulação das FE, nomeadamente no que concerne às variáveis socioemocionais da interação, como a sensibilidadematerna. Salientam-se ainda as principais limitações dos estudos analisados e apontam-se recomendações para futura investigação sobre os efeitos dos cuidados parentais no desenvolvimento de FE em crianças prematuras.<hr/>ABSTRACT This review article aims to contextualize the development of executive functions (EF) in preterm children with special attention to the effects of parental care. The main electronic databases were used for this review: 31 original studies, two meta-analyses, one meta-synthesis and two systematic reviews were identified. The results showed that preterm infants are at risk for global executive dysfunction,and that the quality of parenting impacts the development of EF, mainly in terms of interactive socio-emotional variables, like maternal sensitivity.Finally, the main limitations of the analyzed studies are pointed out, and recommendations of future research about the effects of parental care in the development of EF in preterm children are offered. <![CDATA[X-PloRat: <em>Software</em> para o Registro do Comportamento em Espaços Confinados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT The present technical note introduces the X-PloRat, a software for the scoring of animal location, displacement, and other behavioral properties, in enclosed spaces. The X-PloRat offers a variety of data reports and can be used for training students in behavioral observation and in validating other kinds of scoring procedures.<hr/>RESUMO A presente nota técnica apresenta o X-PloRat, um software que permite o registro da localização, deslocamento e outras propriedades do comportamento animal em espaços confinados. O X-PloRat oferece uma grande variedade de relatórios e pode ajudar no treinamento de estudantes em observação do comportamento e também na validação de outros tipos de registros. <![CDATA[Treinamento Comportamental e de <em>Mindfulness</em> sobre o Estresse Parental e a Relação entre Pais e Filhos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El objetivo principal de este estudio fue evaluar la efectividad de un procedimiento tradicional a padres combinado con uno de atención plena en la reducción del estrés parental e incremento en interacción positiva padre-hijo. Se utilizó un diseño pre test - pos test de un solo grupo. Durante el pre test y pos test se aplicaron el PSI, FFMQ y PCRI-M para evaluar el estrés parental, atención plena y relación padre-hijo, respectivamente. La intervención duró ocho semanas en que se implementó un procedimiento de entrenamiento de padres y uno de atención plena. Los resultados muestran que el entrenamiento combinado fue efectivo en la reducción del estrés parental, el incremento del uso de la atención plena y la mejora en la relación padre-hijo.<hr/>ABSTRACT The main objective of this study was to evaluate the effectiveness of a traditional parent training procedure combined with one of mindfulness in reducing parental stress and increasing positive parent-child interaction. A pretest-posttest design with one group was used. During the pretest and posttest phases the PSI, FFMQ and PCRI-M were applied to assess parental stress, mindfulness and parent-child relationship, respectively. The intervention lasted eight weeks in which a parent training procedure with mindfulness training was implemented. The results show that the combined training was effective in reducing parental stress, increasing mindfulness and improving parent-child relationship.<hr/>RESUMO O principal objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um tradicional procedimento de treinamento de pais combinado a um treinamento de mindfulness na redução do estresse parental e no aumento de interações positivas entre país e filhos. Utilizou-se um delineamento com pré-teste e pós-teste e com um grupo. Durante as fases de pré-teste e pós-teste, aplicaram-se o PSI, o FFMO e o PCRI-M para avaliar estresse parental, mindfulness e relação entre país e filhos, respectivamente. A intervenção durou oito semanas, em que se implementaram o treinamento de pais e o de mindfulness. Os resultados demonstraram que o treinamento combinado foi efetivo na redução do estresse parental, no aumento de mindfulness e na melhora da relação etre país e filhos. <![CDATA[Ensino de Relações Espaciais de Esquerda e Direita a Participantes com Autismo e Deficiência Intelectual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O reconhecimento dos conceitos de direita-esquerda é uma evidência do desenvolvimento da noção do corpo e faz parte de um processo de lateralização simbólica. Nesse sentido, o objetivo foi ensinar respostas de ouvinte para relações espaciais de direita-esquerda envolvendo partes do corpo e verificar o uso dessas relações em um contexto diferente. Foram conduzidos dois experimentos, que se diferenciaram em função da idade e repertório de entrada dos participantes e do delineamento experimental. No primeiro, foi utilizado um delineamento do tipo A-B e os participantes foram um menino com autismo e dois jovens com deficiência intelectual. No segundo, foi utilizado o delineamento de linha de base múltipla entre participantes, que foram quatro meninos com autismo. O ensino envolveu o uso de um procedimento de instrução com múltiplos exemplares e esvanecimento de dicas (imitação, dicas gestuais, verbais e físicas). Os resultados indicaram aprendizagem das relações ensinadas e uso dessas relações em um contexto diferente (generalização). O uso de múltiplos exemplares e de esvanecimento mostraram-se promissores no ensino de relações espaciais a participantes com pouco repertório verbal.<hr/>ABSTRACT The recognition of the left-right concept is an evidence of the body notion development and is part of a process of symbolic lateralization. In this sense, the goal of the present study was to teach listener responses to left-right spatial relations involving body parts and to verify the use of these relations in a different context. Two experiments were conducted, which differed in terms of the age and the input repertoire of the participants and and in terms of experimental design. In the first, an A-B design was used and the participants were a boy with autism and two adolescents with intellectual disabilities. In the second, a concurrent multiple baseline design across participants was used and the participants were four boys with autism. The teaching phase involved the use of a multiple exemplar instruction (MEI) and prompt fading (imitation, gestural, verbal and physical prompts) procedure. The results indicated that the participants learned the taught relations and used those relations in a different context (generalization). The use of MEI and fading showed to be promising in teaching left-right spatial relations to participants with a small verbal repertoire. <![CDATA[Classes de Equivalência: Efeitos do Elemento Redundante e da Ordem dos Testes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Avaliou-se o efeito da ordem dos testes na formação de classes de equivalência e no controle de estímulos após ensino de discriminação simples simultânea com um elemento redundante (mancha preta). Dezenove universitários realizaram treino de relações condicionais, além de testes de equivalência e de controle de estímulos com máscara. A ordem dos testes foi alterada em duas fases experimentais: (1) testes intercalados com treinos e (2) testes após os treinos. A mancha aparecia em um dos estímulos de treino. Desempenhos mais precisos ocorreram em testes conduzidos no final dos treinos. Escores altos foram relacionados com controle pelo S+ e pelo S- e os mais baixos com múltiplos controles, principalmente pela mancha. Sugere-se que a ordem dos testes interage com efeitos do elemento redundante.<hr/>ABSTRACT It was investigated the effect of the order of testing on equivalence class formation and stimulus control after teaching simple discriminations that included a redundant element (black spot). Nineteen college students were exposed to conditional relations training, as also testing of equivalence classes and stimulus control with mask. The order of testing varied in two experimental phases: (1) tests alternated with training, and (2) tests after training. A black spot was included in one of the compound stimuli. More accurate performances occurred when tests were conducted after training. Higher scores were related to control by S + and the S- and lower scores to multiple controls that included the black spot. These results suggest that the order of testing interact with the effects of the redundant element. <![CDATA[Comportamentos Pró-Sociais de Adolescentes em Acolhimento Institucional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Realizou-se um levantamento de indicadores de comportamentos pró-sociais em adolescentes acolhidos. A pesquisa foi realizada com 61 adolescentes (11 a 18 anos; 34 meninas e 27 meninos), que viviam em instituições de acolhimento e foram avaliados por meio da Escala de Medida de Pró-Socialidade (EMPA). A análise dos resultados foi feita por subgrupos: idade (11-14 anos/15-18 anos), sexo e tempo de acolhimento (até dois anos e mais de dois anos). Resultados indicaram tendência a comportamentos pró-sociais de cuidado, principalmente, nos adolescentes com menos tempo de institucionalização. Meninas referiram mais comportamentos pró-sociais do que os meninos. Os participantes indicaram tendência à dificuldade de empatia e de partilha de objetos pessoais e de valor.<hr/>ABSTRACT It were investigated indicators of prosocial behavior in sheltered adolescents. Participated in the study 61 adolescents (ages 11-18; 34 girls and 27 boys), who lived in shelters and were evaluated by the Measurement Scale Pro-Sociality (EMPA). The analysis of the results considered subgroups of age (11-14/15-18) and sex, as also how long they lived in a shelter (until two years and more than two years). Findings indicated a tendency to prosocial behaviors of care, shown mainly in adolescents who lived a shorter period in shelters. Girls reported more prosocial behavior than boys. Participants indicated tendency to difficulty of empathy and sharing valuable and personal objects. <![CDATA[Contribuições da Teoria da Desintegração Positiva para a Área de Superdotação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Teoria da Desintegração Positiva (TDP), proposta por Dabrowski, constitui importante ferramenta para a compreensão do desenvolvimento emocional de superdotados. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento da personalidade que enfatiza o papel desempenhado pelas emoções no potencial de desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar conceitos centrais da TDP e suas contribuições para a área da superdotação. É enfatizado o conceito de sobre-excitabilidade, que, além de ser considerado um indicador de superdotação, representa um construto chave para o desenvolvimento de medidas e para promoção de intervenções que tenham como foco as características de personalidade e emocionais dos superdotados.<hr/>ABSTRACT Dabrowski's Theory of Positive Disintegration (TPD) is taken as an important tool to understand the emotional development of gifted children. It is a theory of personality development which emphasizes the role of emotions in the human developmental potential. The purpose of this study is to present the central concepts of TPD and their contributions to the field of giftedness. It is emphasized the concept of overexcitabilites, which, besides being regarded as an indicator of giftedness, represents a key construct to the development of measures and to the promotion of interventions which focus is the personality and emotional characteristics of gifted children. <![CDATA[Os Vínculos Afetivos no Contexto de Acolhimento Institucional: Um Estudo de Campo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho relata uma pesquisa de campo qualitativa que teve como objetivo estudar os vínculos afetivos no contexto de acolhimento institucional. Participaram do estudo quatro mães sociais, 31 crianças e cinco adolescentes. Foi realizada, com cada mãe social, uma entrevista semiestruturada e, em cada casa lar, três observações participantes. Os dados foram analisados mediante a técnica da Análise Temática, sendo especificadas duas categorias de análise. O trabalho evidenciou aspectos que podem dificultar o estabelecimento de vínculos afetivos: escassez de atividades que estimulem a interação, excesso de atividades domésticas e a falta de preparação das mães sociais para o exercício da função. No entanto, apesar das dificuldades encontradas, o estudo mostrou que é possível a formação de vínculos afetivos nesse contexto.<hr/>ABSTRACT This paper reports a qualitative field research which aimed to study the affectional bond in the context of institutional reception. Four social mothers, 31 children and five adolescents participated in the study. A semistructured interview was carried out with each social mother and, in each house, three participant observations. The data were analyzed using the Thematic Analysis technique, with two categories of analysis being specified. The work revealed aspects that may make it difficult to establish affectional bond: a lack of activities that stimulate interaction, excess of domestic activities and the lack of preparation of the social mothers for the exercise of the function. However, despite the difficulties encountered, the study showed that it is possible to form affectional bond in this context. <![CDATA[Desempenho Social de Pré-escolares em Situações Estruturadas: Estimativas de Mães e Professoras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Identificar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia.<hr/>ABSTRACT Identifying variables that may influence the evaluation of behaviors in children has implication to diagnostic and psychological intervention. This study focused the mothers' and teachers' estimative about the social performance displayed by children with, and without behavior problems in five structured social situations, analyzing convergences and divergences (underestimation and overestimation) between informants and between estimative of informants and recorded performance, besides differences among situations in relation to indicators. Twenty-six children were divided into four groups: internalizing behavior problems (CPI), externalizing (CPE), mixed (CPM), and with social skills (CHS). The results indicated: more convergence to CHS group; more divergence associated with underestimation to CPI and to situation of defending one's own rights, as also overestimation to CPM group. Implications to research, clinical, and educational practices were discussed. <![CDATA[Violência Juvenil e Medidas Socioeducativas: Revisão de Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, partindo do objetivo de compreender a relação entre violência juvenil e a resposta do Estado através das medidas socioeducativas, buscamos explicitar o pano de fundo das pesquisas científicas atuais. Realizamos uma meta-análise dos artigos publicados sobre adolescência e medidas socioeducativas, no campo da psicologia, entre os anos de 2000 e 2012. Concluímos que essa produção nacional pode ser reunida em três grandes categorias: (a) prático-experiencial, que apresenta relatos analíticos da prática na aplicação das medidas socioeducativas, privilegiando a experiência concreta; (b) político-institucional, que discute criticamente a dimensão política da lógica socioeducativa, detendo-se na análise estrutural de sua legislação e de suas instituições; (c) sociocultural, que analisa os determinantes sociais e psíquicos do fenômeno da violência juvenil.<hr/>ABSTRACT In this article, which assumes as its main goal to contribute to the understanding of the relationship between juvenile crime and the response of the state through socio-educational measures, we tried to explain the background of current scientific research. We performed a meta-analysis of Brazilian articles on juvenile crime and socio-educational measures in the field of psychology published between 2000 and 2012. We concluded that articles can be divided in three broad categories: (a) practical-experiential, presenting experience reports or technical difficulties in implementing measures, emphasizing concrete experience; (b) political-institutional, discussing critically the political dimension of the logic behind social-educational measures, focusing on a structural analysis of their laws and institutions; (c) sociocultural, analyzing the social and psychological determinants of the phenomenon of juvenile violence. <![CDATA[Avaliação de Estados de Humor nos Exames da <em>Royal Academy of Dance</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profile of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.<hr/>ABSTRACT This qualitative study investigated the mood states of students, participants in of the Royal Academy of Dance examinations. The exploratory research used the POMS (Profile of Mood States), administered before and after the examination, to an intentional sample of 12 dance students, aged 18 to 40 years. The descriptive analysis, comparing the data collections in the pre and post-test showed an increase in fatigue and decreased vigor and minimum indices of tension states, depression, anger and confusion. Further studies are needed in order to improve the approaches to the subjective states involving practice, background training in dance and performance assessments, aspects largely unexplored in the academic ambit. <![CDATA[Trajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.<hr/>ABSTRACT Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition. <![CDATA[Intergeracionalidade das Habilidades Sociais entre Pais e Filhos Adolescentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pesquisas sobre genitores e filhos têm apontado resultados no sentido da transmissão intergeracional de comportamentos. Considerando que as habilidades sociais são vistas como um fator de proteção para adolescentes, o presente estudo teve por objetivo identificar a possível transmissão do repertório de habilidades sociais de pais e mães para filhos adolescentes. Uma amostra de 142 adolescentes e seus genitores foi avaliada por meio dos inventários IHS-Del-Prette e IHSA-Del-Prette, procedendo-se às análises estatísticas. Os resultados encontrados sugeriram a transmissão de assertividade, empatia, abordagem afetiva e desenvoltura social, a depender do sexo dos genitores e dos filhos, assim como da idade dos adolescentes. Foram discutidas a importância do repertório elaborado de habilidades sociais nos genitores e as implicações dos resultados encontrados.<hr/>ABSTRACT Research on parents and children have pointed out results on intergenerational transmission of behaviors. Considering that social skills are considered as a protective factor against deficits and disorders in adolescence, the present study aimed to identify the possible transmission of social skills between parents and their adolescent children. IHS-Del-Prette and IHSA-Del-Prette inventories were administered to a sample of 142 adolescents and their parents, after which statistical analysis were carried out. Results suggested the transmission of assertiveness, empathy, affective approach and social resourcefulness, depending on the gender of parents and children and on the age of the adolescents. The importance of the social skills repertoire in parents was discussed, as well as the implications of the findings. <![CDATA[Da Proteção ao Risco: Configurações da Violência Intrafamiliar na Juventude Paraense]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este estudo investigou a violência intrafamiliar como fator de risco no desenvolvimento dos jovens, identificando os principais agressores e os tipos de violência. Participaram 658 jovens de 13 a 24 anos, de ambos os sexos, que cursavam entre a 7ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio de 10 escolas públicas de Belém. As violências verbais e físicas foram as mais identificadas. Mãe e pai apareceram como principais perpetradores da violência física, madrastas e avós da violência psicológica e da categoria outros e o padrasto da violência sexual. Os resultados apontam para compreensão da dinâmica familiar e para a proposição de políticas públicas de proteção às famílias.<hr/>ABSTRACT: This study investigated domestic violence as a risk factor affecting the development of younsters, and aimed to identify the main perpetrators and the main types of violence. 658 youngsters of both sexes participated with ages between 12 and 24 years. They attended from 7th grade of junior high school to 3rd grade of high school in 10 different schools of Belém - Pará - Brazilian Amazon Region. Verbal abuse and physical violence were the most frequently types of violence. Parents were the main perpetrators of physical violence, stepmothers and grandmothers the main perpetrators of psychological abuse, while stepfathers and others were the main perpetrators of sexual violence. We concluded that understanding family dynamics is essential in proposing public policies to protect youngsters. <![CDATA[Autonomia-Relacionada como Tendência do Desenvolvimento do Self: Novas Evidências em um Contexto Brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Estudos brasileiros sobre as trajetórias de desenvolvimento do self, em sua maioria com mães de crianças pequenas, indicam predominância do modelo de autonomia-relacionada (AR). Visando ampliar a investigação dessa tendência, foram realizados dois estudos: (a) com avós(ôs), mães, pais e filhos (16-25 anos) e (b) quatro grupos de cuidadoras de crianças com até um ano, com níveis de escolaridade diversos, selecionados não aleatoriamente. Observamos predomínio de características de self AR para todos os participantes. O efeito da escolaridade sobre autonomia foi confirmado para os pais, a AR de pais e filhos (estudo 1), e de mães (estudo 2). Mães criadas no Rio de Janeiro (capital) apresentaram maiores escores de autonomia. A consistência familiar de modelo de self autônomo-relacionado foi evidenciada.<hr/>ABSTRACT Studies in Brazil on developmental trajectories of the self , mostly with mothers of young children, indicate a prevalence of the related autonomy model (RA). Aiming to broaden the investigation of this trend, two studies were realized: (a) with grandparents, mothers, fathers and their sons and daughters (16-25 years old), and (b) with four groups of caretakers of children up to one year old, with diverse educational levels, non-randomly selected. We observed predominance of RA self for all participants. The effect of school level over autonomy was confirmed for fathers, RA of fathers and sons and daughters (study 1), and of mothers (study 2). Mothers who were raised in Rio de Janeiro (state capital) had higher autonomy scores. The results support the family consistency of the related-autonomy model of development of the self. <![CDATA[Avaliação da Vergonha em Adolescentes: ‘<em>The Other as Shamer Scale</em>’]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A vergonha, entendida como uma emoção autoconsciente, multifacetada e socialmente focada, desempenha um papel central na saúde mental dos indivíduos. Nos adolescentes, é também uma experiência frequente, sendo importante a sua avaliação para a investigação e prática clinica. Este estudo pretende validar uma medida breve de vergonha externa (Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes [OASB-A]). Participaram 834 adolescentes com uma média de 15 anos. O modelo final da OASB-A (8 itens), obtido por meio da Análise Fatorial Confirmatória, apresenta um bom ajustamento aos dados, invariância para o sexo, boa consistência interna e fidedignidade temporal adequada. As correlações com as experiências traumáticas de vergonha (IES-R) e sintomatologia psicopatológica (DASS-21) são significativas. A OASB-A é uma medida válida e econômica para avaliação da vergonha externa em adolescentes.<hr/>ABSTRACT Shame, as a self-conscious, multidimensional and socially focused emotion, plays a central role in the mental health of individuals. In adolescents, shame is also a frequent experience and its assessment is important for research and clinical practice. This study aims to validate a brief measure of external shame (Other as Shamer Scale - brief version for adolescents [OASB-A]). The participants were 834 adolescents with a mean age of 15 years. The final model of the OASB-A (8 items), obtained through CFA, presents a good fit to the data. The OASB-A shows a good internal consistency and an adequate temporal reliability. The OASB-A also reveals significant correlations with traumatic shame experiences (IES-R) and psychopathological symptoms (DASS-21). The OASB-A is an economic and reliable measure to assess external shame in adolescents. <![CDATA[Leitura: Relação entre Consciência Fonológica, Compreensão da Leitura e Percepção dos Professores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Existe, em Portugal, uma carência de instrumentos válidos que avaliem os processos envolvidos na leitura. No processo de validação da bateria PROLEC-R (validade concorrente e preditiva), foram analisadas as relações entre consciência fonológica, compreensão da leitura e percepção dos professores das capacidades leitoras dos alunos. Neste estudo, participaram 30 alunos do 4º ano de escolaridade. Foram encontradas correlações positivas e estatisticamente significativas entre consciência fonológica e percepção dos professores e entre compreensão da leitura e perceção dos professores. Todavia, não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica e a compreensão da leitura. Esses resultados não vão no mesmo sentido dos obtidos na maioria dos estudos, podendo justificar-se pelo pequeno tamanho da amostra.<hr/>ABSTRACT In Portugal exists a lack of valid instruments assessing the processes involved in reading. During the validation process of the PROLEC-Rbattery (concurrent and predictive validity) the relations were analyzed between phonological awareness, reading comprehension and teachers´ perception of the reading capacity of students. In this study 30 students in their 4th year participated. Statistically significant and positive correlations were found between phonological awareness and the teachers´ perception of the reading skills of students and between reading comprehension and teachers´perception. However, no statistically significant associations were found between phonological awareness and reading comprehension. These results do not concur with those obtained in most studies, which can be justified by the small sample size. <![CDATA[Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A capacidade para ler e compreender textos é fundamental tanto em nossa vida diária como no contexto educativo. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo foi comparar a fluência e a compreensão de leitura de escolares do segundo para o quinto ano do ensino fundamental com e sem dificuldades de aprendizagem. Participaram oitenta escolares divididos em oito grupos: GI a GIV (escolares sem dificuldades de aprendizagem); GV a GVIII (escolares com dificuldades de aprendizagem). Por meio da leitura oral de um texto, foram medidos tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura. Houve diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, indicando desempenho inferior para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Verificou-se que as dificuldades de fluência de leitura interferiram na compreensão leitora.<hr/>ABSTRACT The capacity to read and comprehending text is essential in our daily life and in the educational context. Considering this aspect the objective of this study was to compare fluency and reading comprehension of students from second to fifth grade of primary school with and without learning difficulties. The eighty students who participated were divided into eight groups: GI to GIV (students without learning difficulties); GV to GVIII (students with learning difficulties). Of the oral reading of a text were measured the time, accuracy, speed and reading comprehension. Statistically significant differences were observed on all these variables indicating inferior performance to the students with learning difficulties. It was found that difficulties in reading fluency interfered with reading comprehension. <![CDATA[Leitura Mediada de Literatura Infantil como <em>Cenário Paradigmático</em> no Desenvolvimento de Competência Emocional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT In the reading, we explore specific scenarios that set the context for the emotional experience, named paradigmatic scenarios. In this essay, the authors highlight the contributions of children’s literature reading in their social and emotional development through a process called mediated reading. In this process, the adult reader operates as a mediator of emotional experience of “fictional” characters in the narrative, the story and those real processes that characterize children’s context and life experience. This theoretical study ends by discussing the scope of children’s literature reading process mediation as a tool that contributes school inclusion, and allows interaction between cognitive and affective aspects in formal education.<hr/>RESUMO Na leitura, exploram-se cenários específicos que estabelecem o contexto para a experiência emocional, os quais são chamados cenários paradigmádicos. Neste trabalho, os autores destacam as contribuições da leitura de literatura infantil para o desenvolvimento socioemocional da criança, por meio do processo denominado leitura mediada. Nesse processo, o leitor adulto media a experiência emocional de personagens fictícios da narrativa, a história e os processos reais que caracterizam o contexto e a experiência de vida da criança. Conclui-se este estudo teórico com a discussão do alcance do processo de mediação na leitura de literatura infantil como uma ferramenta que contribui para a inclusão escolar e permite a interação de aspectos cognitivos e afetivos na educação formal. <![CDATA[Avaliação de Beneficiárias Ribeirinhas da Amazônia sobre o Programa Bolsa Família]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é descrever a avaliação de mães ribeirinhas amazônicas beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre sua participação no programa. Portanto, realizou-se um estudo qualitativo com quatro mães moradoras de uma ilha Combú, pertencente ao município de Belém (PA), que participavam do Programa Bolsa Família. Um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestrutrada foram aplicados para compreender como essas mães avaliavam sua vida antes e após a participação no programa. Os resultados sugerem mudanças ocorridas após a inserção no programa, como a diminuição da dependência à renda do marido, maior planejamento na realização dos gastos e a atual inexistência de situações nas quais não houvesse alimento. O programa possui uma importância concreta na organização econômica das famílias, proporcionando maior senso de segurança e estabilidade.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to describe the evaluation of mothers who receive a Family Grand (Bolsa Família) living in a riverside community in the Amazon on participation in the program. Therefore a qualitative study was conducted with four mothers, residents of the island Combú belonging to the municipality of Belém (PA), who participated in the Family Grand program. A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were applied to understand how the mothers perceived their life before and after the program. The results showed perceptual changes after the insertion in the program in the sense that the mothers no longer perceived themselves as highly dependent on their husband's income, while the expenditures were realized in a more planned way and the occurrence of situations in which there was no food ceased to exist. The program has a concrete importance in the economic organization of families, providing greater sense of security and stability. <![CDATA[Envolvimento Paterno com Filhos Adotivos e a Estrutura Familiar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre envolvimento paterno com filhos adotivos e estrutura familiar. Participaram do estudo quatro pais de crianças que foram adotadas até um ano de idade. Esta pesquisa qualitativa teve como instrumentos um questionário sociodemográfico e duas entrevistas semiestruturadas. Constata-se que esses pais brincam, cuidam, conversam, demonstram afeto e têm lazer com seus filhos. Eles também buscam ser participativos quando estão disponíveis, dividindo tarefas e responsabilidades com suas esposas, destacando-se seu papel de provedor. No que se refere à estrutura familiar, predominam nas famílias o relacionamento harmônico ou muito estreito. Conclui-se que, nas famílias investigadas, os pais mostraram-se envolvidos com seus filhos.<hr/>ABSTRACT: The present article aimed to analyze the relationship between father involvement with adopted children and family structure. Participated four fathers of children who were adopted until a year old. This qualitative research used as instruments a questionnaire and two semistructured interviews. It is verified that these fathers play, take care, talk, show affection and have leisure with their children. They also seek to be participants when they are available, and share some tasks and responsibilities with their wives, highlighting their role as providers of financial support. Concerning the family structure, harmonic or too narrow relationships predominate in the families. It is concluded that, in investigated families, fathers get involved with their children. <![CDATA[Características Sintomatológicas de Crianças com Autismo e Regressão da Linguagem Oral]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo investigou as características da regressão da linguagem oral e da sintomatologia em crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista, relacionando-o com os pressupostos da perspectiva sociopragmática. Foi utilizado um banco de dados com 150 crianças norte-americanas, sendo as informações referentes à regressão da linguagem oral e à sintomatologia obtidas por meio da Autism Diagnostic Interview - Revised. Trinta crianças preencheram os critérios para participação neste estudo. Destas, seis apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses para o início da perda. Em relação à sintomatologia, alguns comportamentos destacaram-se por apresentarem maior comprometimento, como o direcionamento da atenção, a conversação recíproca e o uso repetitivo de objetos.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify characteristics of oral language regression and characteristics of Autism Spectrum Disorder's symptomatology in preschool children with the disorder, relating it to the assumptions of the socio-pragmatic approach. A database of 150 North American children was used, and the information regarding the regression and symptomatology were obtained from the Autism Diagnostic Interview - Revised. Thirty of these children met the criteria for participation in this study. Among them, six presented regression of oral language skills, with a mean age of onset of 25 months. Regarding the symptomatology, some behaviors presented a more severe impairment, like the ability of directing attention, reciprocal conversation and repetitive use of objects. <![CDATA[A Diferença Sexual de Butler a Lacan: Gênero, Espécie e Família]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Judith Butler está no centro do fecundo debate estabelecido entre psicanálise e estudos de gênero. A filósofa utiliza teses psicanalíticas em seu proveito. Porém, critica alguns de seus referenciais teóricos. Neste artigo, reexaminamos tais críticas à luz da teoria do Real e das fórmulas da sexuação de Lacan. Sugerimos que os apontamentos butlerianos dependem de um entendimento de ordem simbólica que identifica três instâncias: sistemas de parentesco; gêneros de relação ao falo; e modalidades de gozo. A nosso ver, esse entendimento de diferença sexual, dualista e complementar, é revisto pela teoria lacaniana da disparidade do gozo. Também sustentamos que a teoria dos discursos, na quais homem e mulher são tomados como semblantes, abrem caminhos inovadores à pesquisa da diferença sexual.<hr/>ABSTRACT Judith Butler is in the center of the productive debate established between psychoanalysis and gender studies. The philosopher appeals to some psychoanalytic theories, but criticizes certain psychoanalytical references. In this article, we reexamine these criticisms resorting to Lacan's theory of the Real and the formulas of sexuation. We suggest that Butler's notes require an understanding of the symbolic order which identifies three instances: kinship systems; genres of relation to the phallus; and juissance modalities. In our view, this understanding of sexual difference, dualistic and complementary, is reviewed by Lacan´s theory of juissance disparity. We also argue that the theory of discourse, in which man and woman are taken as semblant, brings innovative perspectives to sexual difference research. <![CDATA[Responsabilidade e Imputabilidade: Diálogos entre a Psicanálise e o Direito]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo do artigo é tomar a atualidade dos debates sobre responsabilidade e imputabilidade para discuti-la em um diálogo entre a Psicanálise e o Direito. Revisita-se a etimologia dos vocábulos freudianos e as elucidações de Lacan, recuperando a definição de responsabilidade em Psicanálise e contrapondo-a à aplicabilidade das categorias jurídicas.Sugere-se que o sujeito responsável é constituído e comandado pela adesividade (Haftbarkeit) pulsional que antecede o dever de respondere (Verantwortung).Convocado pelo trabalho da análise, pela fala, a assumir a responsabilidade por seus pensamentos imorais subjacentes aos sonhos e à vida de vigília, esse sujeito determinado pelas pulsões não é escutado pelas operações do Direito, voltadas para indicar com exatidão o imputável e o incapaz de entendimento e autodeterminação.<hr/>ABSTRACT The article aims to discuss the importance of the current debates about responsibility and imputability based in a dialogue between Psychoanalysis and Law. Revisiting the etymology of freudian therms and Lacan's enlightments, authors oppose them to the applicability of those categories in the legal field. According Psychoanalysis, responsible subjects are entangled and commanded by drive's (Trieb) adhesiveness (Haftbarkeit), and this original condition precedes their duty to respondere (Verantwortung). Summoned from analytical work, subjects must take responsibility for their immoral and unconscious thoughts arising from their dreams and their awake conduct. These are the same subjects, supressed by Law's operations, which are much more interested in the subjects' capacity or incapacity of understanding, controlling their actions and taking responsibility for it. <![CDATA["Mas Ele Diz que me Ama...": Duplo-Vínculo e Nomeação da Violência Conjugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo dessa pesquisa qualitativa foi discutir a aplicação da Teoria do Duplo-Vínculo ao contexto da violência conjugal.Foram consideradostrês critérios de duplo-vínculo: (a) Relacionamento de imenso valor afetivo; (b) Mensagens paradoxais; (c) Impossibilidade de refletir sobre a relação. A estratégia metodológica foi a leitura do livro Mas ele diz que me ama..., aplicação de questionário e reflexão grupal sobre o livro.Participaram da pesquisa 20 mulheres encaminhadas pela justiça. A análise dos títulos atribuídos pelas participantes a sua própria história resultou em quatro categorias que revelaram dimensões da relação duplo-vincular: Ambiguidade de sentimentos; Promessas do parceiro; Constatação da realidade violenta; Perspectiva de nova vida. Essa pesquisa-intervenção facilitou a reflexão das mulheres sobre sua realidade e ofereceu ferramentas para avaliação de riscos da violência.<hr/>ABSTRACT The purpose of this qualitative research was to present and discuss the application of the Double-bind Theory to marital violence. Three double-bind criteria were considered: (a) Relationshipof immense emotional value, (b) Paradoxical messages;(c) Impossibility toreflect about the relationship. The methodological strategy consisted in reading the book But he says he loves me..., answering a questionnaire and participating in a group reflection. Twenty women referred by the Judicial System participated in the research. Analyses of the titles women attributed to their stories generated four categories: Ambiguity offeelings; Partner's promises; Confirmation of the violent reality; Prospect of a new life. This research-intervention facilitated the reflection of women regarding their condition and served as a tool to improve risk assessment. <![CDATA[Freud, Brentano e a Concomitância Dependente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No campo das interações entre o corporal e o anímico, a noção de concomitância dependente é um dos principais pilares capazes de sustentar a soberania não apenas da psicanálise, mas da psicologia de um modo geral. Formulada por Freud em seu manuscrito sobre as afasias, de 1891, ela é comumente associada à contribuição do neurologista britânico John Hughlings Jackson. Não contrariando este julgamento, o presente trabalho visa examiná-la ainda à luz dos ensinamentos do filósofo Franz Brentano, professor de Freud durante sua graduação em medicina. Com isso, pretende-se elevar a noção de concomitância para além da condição de imperativo metodológico.<hr/>ABSTRACT In the field of interactions between the physical and the mental, the notion of dependent concomitance is one of the main pillars able to sustain not only Psychoanalysis' sovereignty, but also that of Psychology as a whole. Formulated by Freud in his manuscript from 1891 regarding aphasias, it is usually associated with the contribution of the British neurologist John Hughlings Jackson. Not contradicting this judgement, the present work aims to examine this notion further in the light of the teachings of the philosopher Franz Brentano, Freud's professor during his graduation in Medicine. In so doing, we intend to elevate the notion of concomitance beyond its condition of methodological imperative. <![CDATA[Lacan Leitor de Melanie Klein: O Caso Dick em Questão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100408&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo apresenta a leitura que Jacques Lacan faz do caso Dick, de Melanie Klein. Para tanto, a discussão com o filósofo Jean Hyppolite é retomada com o objetivo de explicitarmos como os mecanismos de Ausstossung [expulsão], Verneinung [negação] e Bejahung [afirmação], descritos por Freud em 1925, podem contribuir para a compreensão da constituição psíquica sob uma perspectiva lacaniana. Em seguida, expomos o caso, tanto para apreendermos clinicamente o que foi exposto na teoria, quanto para evidenciarmos como Lacan se distancia da concepção de fantasia de M. Klein. O tema do diagnóstico, no entanto, aparece em ambos ligado a uma forma de organização subjetiva ainda em constituição na infância, o que traz elementos para refletirmos sobre essa questão na atualidade.<hr/>ABSTRACT: This article presents Jacques Lacan's reading of Melanie Klein's case Dick. In order to do so, one revisits the debate with the philosopher Jean Hyppolite to explicitate how the mechanisms of Ausstossung [expulsion], Verneinung [denial] and Bejahung [affirmation], described by Freud in 1925, may contribute to the understanding of mental constitution under a Lacanian perspective. Next, one brings the case to light to apprehend what was presented in theory from a clinical standpoint as well as to evidence how Lacan distances himself from Klein's conception of fantasy. The subject of diagnosis, however, appears in both authors related to a form of subjective organization in a constitution which provides elements to reflect on this issue in contemporaneity. <![CDATA[Análise Empírica de Tendências na Produção Científica sobre <em>Coping</em> (SciELO, 1993/2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100409&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Coping indica uma ação intencional, física ou mental, iniciada em resposta a um estressor percebido, dirigida para circunstâncias externas ou estados internos. A pesquisa visou a obter panorama sistemático do que tem sido estudado e discutido em parte da produção científica sobre coping, mediante a análise de artigos publicados em periódicos indexados à base de dados SciELO, entre 1993 e 2012 (N=294). Observou-se aumento quantitativo das produções no período investigado e elas foram divulgadas predominantemente em periódicos da Psicologia. Autorias femininas e grupais, desenvolvendo estudos empíricos, foram expressivas. Transtornos orgânicos, instituições hospitalares e usuários de serviços de saúde foram mais investigados e discutidos. A terminologia coping nem sempre é enfocada como um corpo teórico específico, o que requer atenção do leitor.<hr/>ABSTRACT Coping indicates an intentional action, physical or mental, initiated in response to a perceived stressor, addressed to external circumstances or internal states. The research aimed to obtain systematic survey of what has been studied and discussed in the scientific production about coping, through the analysis of articles published in journals indexed to the Database SciELO, between 1993 and 2012 (N=294). It was observed a quantitative increasing of the productions in the investigated period and they were predominantly reported in journals of psychology. Female and groupal authorship, developing empirical studies were significant. Organic disorders, hospitals and health service users were more investigated and discussed. The terminology is not always focused coping as a specific theoretical framework, which requires attention of the reader. <![CDATA[Envolvimento Paterno aos 24 meses de Vida da Criança]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100410&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo investigou o envolvimento paterno de 27 pais adultos que tinham um filho/a com 24 meses. As respostas dos pais foram examinadas através de análise de conteúdo, com base em três dimensões: interação, disponibilidade e responsabilidade. Os resultados revelaram que os pais se relacionavam com o filho conforme as necessidades e capacidades da criança, entre elas a de mais autonomia. Os pais relataram que se envolviam em atividades de cuidado, sobretudo auxiliando o filho a dar conta de suas demandas. Também destacaram que interagiam e estavam disponíveis para o filho e revelaram preocupações sobre ele. Entretanto, a participação do pai foi percebida como menor quando comparada à da mãe, mesmo quando o pai compartilhava os cuidados e as responsabilidades.<hr/>ABSTRACT This study investigated father involvement at 24 months of a child’s life. Twenty seven fathers, aged 19 to 40, were interviewed. The fathers’ answers were analyzed using content analysis, based on three dimensions: interaction, availability, and responsibility. The results indicated that the fathers interacted with the children according to the specific needs and capabilities of their 24-month-olds, at a stage when they become more autonomous. The fathers reported that they were involved in care activities, especially helping the children to deal with their own demands. At the same time, the fathers were involved by interacting, being available and showing concern for their children. Nevertheless, the fathers’ participation was noticed as lower when compared to that of the mothers, even when the father shared care and responsibility. <![CDATA[Aspectos Subjetivos da Amamentação e Desmame: Evidências em Três Casos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100411&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo investigou aspectos subjetivos da amamentação e do desmame aos três e oito meses de vida do bebê. Utilizou-se delineamento de estudo de caso coletivo, sendo que três mães primíparas responderam a uma entrevista sobre diversos aspectos da maternidade, sobretudo, a amamentação e o desmame. Análise de conteúdo qualitativa das respostas, baseada na psicanálise, revelou que a amamentação pode indicar uma relação incestuosa mãe-bebê, na qual este pode ser tomado como objeto de desejo materno. As mães também relataram experiências de prazer e desprazer associadas à amamentação, evidenciando ambivalências e dificuldades presentes. Portanto, este estudo indicou que a amamentação e o desmame abarcam significados e implicações para além do biológico, remetendo à relação mãe-filho, bem como à história constitutiva da própria mãe.<hr/>ABSTRACT This study aimed to investigate subjective aspects of breastfeeding and weaning at three and eight months of baby’s life. A longitudinal multiple case study design was used. Three primiparous mothers were interviewed about various aspects of motherhood, in particular, breastfeeding and weaning. Analysis of qualitative content of maternal responses, based on psychoanalysis, revealed that breastfeeding can be an indication of an incestuous mother-infant relationship in which this can be taken as the object of maternal desire. Mothers also reported the experiences of pleasure and displeasure associated with breastfeeding, highlighting the existing difficulties and ambiguities present. Thus, the study indicates that breastfeeding and weaning encompass meanings and implications beyond the biological, referring to the mother-child relationship, as well as the mother’s constitutive story. <![CDATA[Efeitos de Registros de Automonitorização sobre Relatos de Adesão ao Tratamento em Adolescentes com Lúpus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100412&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Descreve-se o estudo realizado com duas adolescentes (P1 e P2) com diagnóstico de lúpus acompanhadas em ambulatório de reumatologia. Investigaram-se os efeitos do uso de registros de automonitorização (RA) e de recordatório 24 horas (R24h) sobre o índice de adesão ao tratamento (IAT) por meio de entrevistas semiestruturadas. P1 foi submetida à sequência R24h-RA e P2, à ordem inversa. Em linha de base, ambas obtiveram valores de IAT abaixo ou igual a 50%. Após intervenção, alcançaram valores acima de 71%, indicando melhora no índice de adesão independentemente da ordem em que os instrumentos foram apresentados. Discute-se o controle do comportamento por regras e a importância da instalação de repertórios de relatos fidedignos sobre comportamentos de adesão ao tratamento do lúpus<hr/>ABSTRACT This article describes a study conducted with two teenagers (P1 and P2) who were diagnosed with lupus and attended a rheumatology clinic. The aim was to investigate the effects of the use of a self-monitoring registry (RA) and a 24h recall (R24h) on the rate of Treatment Adherence Index (IAT) through semi-structured interviews. Participant P1 was submitted to a 24h-RA sequence whereas participant P2 to the reverse order. At baseline, both of them had IAT rates below or equal to 50%; after the intervention, they achieved rates above 71%, showing improvements in adherence. The control of behavior by rules and the importance of installing a set of reliable accounts of behavior of adherence to the treatment of lupus were discussed. <![CDATA[A Personalidade na Tomada de Decisão com o Iowa Gambling Task: Uma Revisão Integrativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Iowa GamblingTask (IGT), apesar de amplamente utilizado na avaliação da tomada de decisão, apresenta uma grande variabilidade nos resultados. Pretende-se com este trabalho proceder a uma revisão integrativa da literatura que relacione a personalidade com o desempenho no IGT, de modo a identificar o papel dessa variável nesse desempenho. Para o efeito, foram selecionados e analisados 74 estudos referenciados na Web of Science e na b-on. Os resultados evidenciam alguma inconsistência e algumas relações não lineares entre variáveis, embora o mau desempenho no IGT surja associado mais frequentemente à dimensão neuroticismo, ansiedade, impulsividade, variáveis socioeconômicas e ao fator antissociabilidade na psicopatia e dependência de substâncias. À luz desses resultados, sugerem-se algumas orientações para a pesquisa na área.<hr/>ABSTRACT Although the Iowa Gambling Task (IGT) has been widely used in evaluation of decision making, there is a large variability in the results on the task. The aim of this study is to perform an integrative review relating personality with IGT performance, in order to clarify the role of personality in this variability. For this purpose 74 studies referenced in Web of Science and the b-on in June 2016 were analyzed.The results show some inconsistency anda nonlinear association with some variables, although poor performance on IGT is more often associated with neuroticism, anxiety, impulsivity, socioeconomic variables and with the anti-sociability factor in psychopathy and substance abuse. In light of these results, orientations for future research are suggested. <![CDATA[Crenças Indicativas de Resiliência Parental no Contexto do Autismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100414&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A resiliência parental refere-se a uma parentalidade sensível e cuidadosa diante de situações críticas, como em processos diagnósticos de autismo envolvendo os filhos. Trata-se de um processo que permite aos pais desenvolver uma relação protetora frente às necessidades dos filhos e às do próprio casal, bem como elaborar o diagnóstico recebido. No atual estudo, investigaram-se indicativos de resiliência parental através da análise de conteúdo de seis entrevistas com casais cujo filho apresenta autismo. Os resultados revelaram que (a) a busca e a atribuição de sentido ao comportamento do filho e ao próprio termo autismo e (b) a capacidade de desenvolver um empoderamento nessa vivência, foram indicativos de resiliência parental importantes no processo de elaboração do diagnóstico de autismo do filho.<hr/>ABSTRACT Parental resilience refers to a sensitive and careful parenting in critical situations, such as in diagnostic processes of autism involving children. Parental resilience allows parents to develop a protective relationship that takes the needs of the child and the couple into consideration, and to assimilate the received diagnosis. In the current study the indicatives of parental resilience were investigated through Content Analysis of six interviews with couples having a child with autism. The results showed that (a) the search and attribution of meaning to the characteristics of their child and to the term autism and (b) the capacity to develop an empowerment of their experience were important indicatives of parental resilience involved in the process of assimilation of the autism diagnosis of their child. <![CDATA[Representações de Loucura e Cuidado no Contexto das Residências Terapêuticas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo foi realizado com objetivo de conhecer as representações sociais de loucuraede cuidado para habitantes de um bairroque recebe cinco residências terapêuticas, localizado em um município do sudeste brasileiro. Partimos de perspectiva etnográfica e realizamos entrevistas com pessoas que habitam ou trabalham nesse bairro. Da análise temática, sete categorias surgiram, sendo três no contexto das representações sociais de loucura e quatro sobre o cuidado, indicando duas vertentes principais: uma relacionada às ideias clássicas de loucura como doença e de seu cuidado como tratamento, ao passo que a segunda vertente indicou a existência de diálogo e troca de afeto entre participantes e moradores das residências terapêuticas localizadasno bairro em estudo, aspecto fundamental no contexto da desinstitucionalização.<hr/>ABSTRACT This study was realized with the objective to understand the social representations of madness and care for the inhabitants of a neighborhood that accommodates five therapeutic residences, located in a municipality in the southeast of Brazil. Interviews were conducted with inhabitants and workers of the neighborhood from an ethnographic perspective. Seven categories emerged from the thematic analysis, three in the context of social representations of madness and four related to the social representations of care. Two main tendencies were demonstrated: one about the classical ideas of madness as an illness and the care as treatment, the second indicated the existence of dialogue and exchange of affections between the participants of this study and the therapeutic residences dwellers, a fundamental aspect in the context of deinstitutionalization. <![CDATA[Considerações sobre a Causalidade Psíquica e a Escolha na Psicanálise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100416&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Freud, ao elaborar sua metapsicologia, buscando explicações para a vida psíquica e seus fenômenos, acaba deparando-se com a velha questão filosófica a respeito do determinismo e do livre arbítrio. É evidente que o prisma pelo qual Freud desenvolveu sua teoria é completamente diferente dos demais campos do saber. No entanto, o enigma era o mesmo. O que significavam, para a teoria psicanalítica, os fenômenos psíquicos estudados por Freud? Eram eles produtos do acaso, da liberdade consciente, ou resultados de algum determinismo? Investigamos neste trabalho como os conceitos psicanalíticos de inconsciente, causalidade psíquica, sobre-determinação e escolha se articulam a essas questões.<hr/>ABSTRACT In developing his metapsychology seeking for explanations of mental life and its phenomena, Freud ends up facing the old philosophical question concerning determinism and free will. It is clear that Freud’s approach in developing his theory is completely different from other fields of knowledge. However, the enigma was the same. What did the psychical phenomena studied by Freud mean to psychoanalytical theory? Were they the product of chance, of conscious freedom, or the result of some form of determinism? In this paper we investigate how the psychoanalytical concepts of the unconscious, psychical causality, overdetermination and choice relate to these questions. <![CDATA[Do “Embelezamento dos Fatos” à “Cicatriz”: Uma Investigação sobre a Fantasia em Freud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100417&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Reconhecer a função da fantasia na vida dos sujeitos possibilitou a Freud inventar a psicanálise. Desde suas pesquisas, consideram-se as fantasias como um modo de proteção à realidade insatisfatória, por permitirem embelezar fatos, tornando-os menos traumáticos. Há uma intensa variedade de fantasias no imaginário dos seres humanos, como evidenciam os relatos clínicos. Além desse imaginário, a fantasia se expressa como uma marca, “cicatriz”, que determina o modo de os sujeitos estarem no mundo. Essa dimensão vai além do que se consegue dizer e, por isso, faz-se necessário um trabalho de “construção”. Por considerar a relevância clínica e conceitual da noção de fantasia, este trabalho procura cernir uma lógica da fantasia em Freud, através da revisão de sua utilização do conceito.<hr/>ABSTRACT In order to recognize the function of fantasy in people's life Freud invented psychoanalysis. Since his studies, fantasies are considered as a kind of protection for unsatisfactory reality, since they made facts more beautiful and less traumatic. There is an intense variety of fantasies in the imagination of human beings, as evidenced by clinical accounts. In addition to this imagination, fantasy expresses itself also as a “scar”, which determines the way people interpret the world. This dimension goes beyond what can be expressed through words, and therefore, a work of “construction” is necessary. Considering the clinical and conceptual relevance of the notion of fantasy, this work seeks to delimitate a logic of fantasy according to Freud by reviewing the way the concept is being used. <![CDATA[Investigando Preditores Psicológicos de Ideação Suicida em Estudantes Universitários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100418&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT The present study aims to identify psychological predictors of suicidal ideation in university students. We collected a sample of 366 participants, representing a population of 7102 students from a university in northern Portugal (95% CI). Both in the whole sample and in the intra-gender analysis, students with suicidal ideation revealed higher levels of depressive symptoms, loneliness, social anxiety and fears of abandonment, and lower levels of comfort with intimacy and trust in others. Loneliness and depression are significant predictors of suicidal ideation, with an odds ratio of 1.095 and 1.108, respectively. The results were consistent with those found in the literature, and call for more research and implementation of intervention protocols in university populations.<hr/>RESUMO Este trabalho buscou investigar preditores psicológicos de ideação suicida em estudantes universitários. Coletaram-se dados de 366 participantes, que representavam uma população de 7102 estudantes de uma universidade no Norte de Portugal (95% CI). Tanto na amostra total como nas análises intra-gêneros, estudantes com ideação suicida revelaram maiores níveis de sintomas depressivos, solidão, ansiedade social e medo do abandono, bem como menores níveis de conforto com a intimidade e confiança nos outros. Solidão e depressão mostraram-se preditores significativos de ideação suicida, com uma odds ratio de 1,095 e 1,108, respectivamente. Os resultados foram consistentes com os encontrados na literatura e destacam a necessidade de pesquisas e da implementação de protocolos de intervenção junto à população universitária. <![CDATA[Efetividade de uma intervenção Breve baseada na Entrevista Motivacional com Adolescentes Colombianos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100419&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Prevention science has identified evidence-based strategies for reducing alcohol and other drug use among adolescents, such as Brief Interventions (BI) and Motivational Interviewing (MI). However, there is little evidence about the effectiveness of these practices in Colombia. This study aimed to analyze the effectiveness of the preventive program Brief Intervention based on Motivational Interviewing (BIMI) in reducing alcohol use in adolescents. The program was administered to 3,159 secondary students through a within-subjects design. The results showed that BIMI is a preventive strategy that diminishes the frequency and quantity of alcohol consumption. The study examines how the elapsed time between sessions influences the results. Implications for prevention and evaluation methodologies are discussed.<hr/>RESUMO A ciência preventiva tem identificado estratégias baseadas em evidências voltadas à redução do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes, tais como as Intervenções Breves (BI) e a Entrevista Motivacional (MI). No entanto, existe pouca evidência quanto à efetividade dessas práticas na Colômbia. Este estudo buscou analisar a eficácia do programa preventivo Intervenção Breve Baseada na Entrevista Motivacional (BIMI) em reduzir o uso de álcool em adolescentes. O programa foi conduzido junto a 3159 estudantes secundários por meio de um delineamento intra-sujeitos. Os resultados demonstraram que a BIMI constitui uma estratégia preventiva que diminui a frequência e a quantidade de uso de álcool. O estudo examina como o tempo transcorrido entre as sessões influencia os resultados. Implicações para a prevenção e métodos de avaliação são discutidos. <![CDATA[Predizendo o Uso de Preservativo: Uma Comparação entre a Teoria da Ação Racionalizada, a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e um Modelo Estendido de TCP]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100420&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT It was our goal to give a contribution to the prediction of condom use using socio-cognitive models, comparing classic theories to an extended model. A cross-sectional study was conducted using a questionnaire of self-reported measures. From the students who agreed to participate in the study, 140 were eligible for the full study. A confirmatory analysis was used to assess the predictive value of the researched model. The model tested had slightly better fit indexes and predictive value than classic Theories of Reasoned Action and Planned Behaviour. Although the results found, discussion continues to understand the gap between intention and behaviour, as further investigation is necessary to fully understand the reasons for condom use inconsistency.<hr/>RESUMO Tivemos como objetivo contribuir para a predição do uso de preservativo utilizando modelos sociocognitivos, comparando teorias clássicas a um modelo estendido. Um estudo transversal foi conduzido com o uso de questionário de auto-relato. Entre os estudantes que aceitaram participar do estudo, 140 mostraram-se elegíveis a participar do estudo em sua totalidade. Uma análise confirmatória foi utilizada para acessar o valor preditivo do modelo pesquisado. O modelo testado apresentou melhores índices de ajustamento e valor preditivo que as clássicas teorias da Ação Racionalizada e do Comportamento Planejado. Apesar dos resultados obtidos, continua a discussão para entender as discrepâncias entre intenção e comportamento, assim como são necessários mais estudos que permitam melhor compreender a inconsistência nas razões para o uso de preservativos. <![CDATA[O Divórcio Destrutivo Inscrito no Ciclo de Vida Familiar e suas Implicações: Críticas à Alienação Parental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100421&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Some difficulties may arise during the divorce process, taking the family into “destructive divorce”. In such cases, some authors can see the rising of Parental Alienation (PA). This article aims to criticize PA, reflecting about the Family Life Cycle and divorce. Regarding this, a qualitative study was conducted with legal actors (judges, prosecutors, psychologists, social workers, lawyers) on the issues of divorce and PA and the results were built using the conceptions of Zones of Sense by Gonzalez Rey. The summary results are: (a) PA does not contextualize the conflict; (b) it does not consider the history of the relationships; (c) it pathologizes, medicates and criminalizes the phenomena of post-divorce and (d) PA underestimates the child in the conflict.<hr/>RESUMO Algumas dificuldades podem surgir durante o processo de divórcio, levando a família ao “divórcio destrutivo”. Nesses casos, alguns autores compreendem o surgimento da Alienação Parental (PA). Este artigo tem como objetivo criticar a PA, refletindo sobre o Ciclo Vital da Família e divórcio. A esse respeito, um estudo qualitativo foi realizado com atores legais (juízes, promotores, psicólogos, assistentes sociais, advogados) sobre as questões do divórcio e PA, e os resultados foram construídos com as concepções de Zonas de Sentido de Gonzalez Rey. O resumo dos resultados é: (a) PA não contextualiza o conflito; (b) não considera a história das relações; (c) patologiza, medica e criminaliza os fenômenos do pós-divórcio e (d) PA subestima a criança no conflito. <![CDATA[Projeto parental não compartilhado: implicações no exercício da parentalidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100422&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi conhecer, a partir do olhar de mulheres chefes de família, o impacto da conjugalidade e do projeto parental não compartilhado no exercício da parentalidade. Participaram deste estudo dez mães que compunham uma família monoparental. Entrevistas semiestruturadas e grupos focais foram utilizados para a coleta de dados, tendo-se realizado uma análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que o projeto parental, quando não compartilhado pela dupla parental, produz fragilidades no exercício da parentalidade, em especial no que se refere ao envolvimento paterno. Ademais, identificou-se que, não obstante às mudanças atribuídas ao papel do pai na família, o exercício da paternidade ainda parece ser considerado, na perspectiva das mulheres, como opcional para muitos homens.<hr/>ABSTRACT This is a qualitative study, which has as its objective knowing the impact of marital relations and non-shared parental projects on parenting from the perspective of the female head of the household. The participants of this study were ten mothers who constituted monoparental families. Semi-structured interviews and focus groups were used for data collection, and an thematic content analysis was carried out. The results showed that the parental project,, when not shared by both parents, produces weak points in the exercise of parenting, especially with regard to the involvement of the fathers. Furthermore, despite the changes attributed to the role of the father in the family, the exercise of fatherhood still seems to be, from the perspective of women, considered as optional for many men. <![CDATA[Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100423&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pesquisas indicam que crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial podem estar mais vulneráveis a apresentar comportamentos com consequências negativas na vida adulta. Este estudo integra um levantamento analítico das relações entre adversidades da vida ficcional de personagens super-heróis, em fases pré-super-potência e adversidades citadas na vida real de crianças desfavorecidas psicossocialmente. Analisou-se uma amostra de 20 super-heróis de maior visibilidade na cultura pop e conduziu-se uma indexação detalhada. Verificou-se que todos os super-heróis passaram por adversidades similares aos grupos de crianças em risco, tais quais: o abandono da família, violência doméstica e bullying. Esse recurso ainda inexplorado apresenta potencial para ser desenvolvido em intervenções psicoeducacionais e subsidiar políticas públicas para a promoção de resiliência nessa população.<hr/>ABSTRACT Studies indicate that children and adolescents at psychosocial risk can be more vulnerable for behavioral problems and their negative consequences during adult years. This study examined associations between the fictional adversities of popular comic superheroes, in their pre-super-powered stage and the studied real-life adversities of disadvantaged children. I examined a sample of 20 most influential comic superheroes was assembled and an detailed indexing was conducted. It was found that all the most relevant superheroes, in terms of pop culture visibility had a high commonality of shared adversities (e.g., abandonment by family, domestic violence and bullying) with several subgroups of disadvantaged children. This untapped resource has potential for developing psychoeducational interventions, as well as informing public policies that promote resilience among this at-risk population. <![CDATA[Do Brincar do Bebê ao Brincar da Criança: Um Estudo sobre o Processo de Subjetivação da Criança Autista]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100424&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O brincar primitivo do bebê poderia nos revelar traços precoces de uma provável organização autística em curso na criança pequena? Em que medida o investimento do bebê face aos objetos do mundo externo e do ambiente poderia ser associado a suas primeiras experiências com o objeto materno? Tais questões são levantadas neste artigo, cujo principal objetivo é abordar o processo de subjetivação da criança autista a partir da correlação entre o brincar primitivo do bebê e o brincar simbólico da criança. Por meio de um estudo longitudinal de bebês com risco de autismo, constatou-se que, desde uma idade precoce, é possível detectar particularidades na maneira como eles investem e interagem com os objetos do ambiente.<hr/>ABSTRACT Could the primitive play of the baby reveal early traces of a probable autistic organization underway with the young child? To what extent the investment of the baby with regard to the objects of the external world and the environment could be associated with his first experiences with the maternal object? Such questions are addressed in this article, which main objective is to address the subjectivation process of autistic children, on basis of the relation between the early play of the baby and the symbolic play of the young child. Through a longitudinal study of infants showing risk of autism, it has been found that it is possible to detect at an early age peculiarities in the way they invest and interact with the objects of their environment. <![CDATA[A Transmissão Geracional da Violência na Relação Conjugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Trata-se de um estudo de caso, cujo objetivo foi investigar a transmissão geracional da violência e papéis estereotipados de gênero a partir da Teoria Familiar Sistêmica e da Teoria de Gênero, com um casal vítima de violência conjugal. Os instrumentos foram Entrevista do Ciclo de Vida Familiar e Genograma. As informações foram analisadas utilizando a epistemologia construtivo-interpretativa. As análises apontaram que os cônjuges vivenciaram padrões relacionais violentos em suas famílias de origem, com papéis estereotipados de homem e mulher, baseados no modelo patriarcal, e que as vivências de cada cônjuge em suas famílias de origem, influenciou o casal, em seu relacionamento, tanto na estereotipia de cada papel quanto na forma de lidar com as negociações e os conflitos conjugais.<hr/>ABSTRACT The present study is a case study of a couple with a history of marital violence. Its objective was to investigate the intergenerational transmission of violence and stereotyped gender roles using the Systemic Family Theory and Gender theory. The instruments were the Interview of Family Lifecycle and the Genogram. The data were analyzed using the constructive-interpretative epistemology. The analyzes showed that the spouses experienced violent relational patterns in their families of origin, with stereotypical roles of men and women, based on the patriarchal model and that the experiences of each spouse in their families of origin, influenced the couple in their relationship, both the stereotype of each paper as in dealing with negotiations and marital conflict. <![CDATA[Os Processos de Gestão do Conhecimento nas Diferentes Fases do Desenvolvimento Grupal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Based on a developmental approach, this study intended to analyze the extent to which the different stages of group development differ regarding the use of knowledge management processes. The sample comprised 211 teams belonging to a Portuguese military organization. In order to test the hypotheses a multivariate analysis of variance was conducted. The results showed that more mature and cooperative groups (Restructuring/Realization phase) apply to a greater degree the processes of knowledge management, while groups in which there is high intragroup competition and in which members try to “gain power” among themselves (Reframing phase), apply these processes to a lesser degree.<hr/>RESUMO Com base em uma perspetiva desenvolvimental, este estudo analisou em que medida os diferentes estágios de desenvolvimento de um grupo diferem no que diz respeito à utilização dos processos de gestão do conhecimento. O estudo incidiu em uma amostra composta por 211 equipes pertencentes a uma organização militar portuguesa. Para testar as hipóteses formuladas, foi utilizada a análise multivariada da variância. Os resultados revelaram que grupos mais maduros e cooperativos (fase Reestruturação/Realização) aplicam em maior grau os processos de gestão do conhecimento, enquanto grupos em que existe elevada competição intragrupo e em que os membros procuram “ganhar poder” entre si (fase Reenquadramento), aplicam esses processos em menor grau. <![CDATA[Resenha: The Life Space of the Urban Child: Perspectives on Martha Muchow's Classic Study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Based on a developmental approach, this study intended to analyze the extent to which the different stages of group development differ regarding the use of knowledge management processes. The sample comprised 211 teams belonging to a Portuguese military organization. In order to test the hypotheses a multivariate analysis of variance was conducted. The results showed that more mature and cooperative groups (Restructuring/Realization phase) apply to a greater degree the processes of knowledge management, while groups in which there is high intragroup competition and in which members try to “gain power” among themselves (Reframing phase), apply these processes to a lesser degree.<hr/>RESUMO Com base em uma perspetiva desenvolvimental, este estudo analisou em que medida os diferentes estágios de desenvolvimento de um grupo diferem no que diz respeito à utilização dos processos de gestão do conhecimento. O estudo incidiu em uma amostra composta por 211 equipes pertencentes a uma organização militar portuguesa. Para testar as hipóteses formuladas, foi utilizada a análise multivariada da variância. Os resultados revelaram que grupos mais maduros e cooperativos (fase Reestruturação/Realização) aplicam em maior grau os processos de gestão do conhecimento, enquanto grupos em que existe elevada competição intragrupo e em que os membros procuram “ganhar poder” entre si (fase Reenquadramento), aplicam esses processos em menor grau. <![CDATA[Escala de Avaliação da Metacognição em Idosos: Evidências de Validade e Consistência Interna]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar as evidências de validade e precisão de um instrumento que avalia a metacognição em idosos, denominado Escala Metacognitiva Sênior (EMETA-S). Participaram da amostra 194 idosos de ambos os sexos, que responderam a própria EMETA-S, composta por 74 itens. A análise fatorial exploratória com rotação Varimax revelou a presença de dois fatores, responsáveis por 27,18% da variância da escala. Após a exclusão de itens, a EMETA-S ficou composta por 27 itens, com consistência interna de 0,85. Não foram encontradas diferenças significativas entre a média do desempenho em relação às variáveis: sexo, escolaridade e idade dos participantes. A análise das evidências de validade e precisão indicou adequação dos itens ao conceito proposto e boa consistência interna da escala.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to investigate the validity and accuracy of an instrument which assess metacognition in the elderly called Metacognitive Senior Scale (EMETA-S). A sample of 194 elderly of both sexes participated. They answered the EMETA-S, consisting of 74 items. Factor analysis with varimax rotation was performed and revealed the presence of two factors accounted for 27.18% of the variance of the scale. After deleting items, the EMETA-S was composed of 27 items with internal consistency of 0.85. No significant differences were found between the average performance according to the variables of sex, age and education of the participants. The analysis of the validity and accuracy indicated adequacy of the items and good internal consistency of the scale. <![CDATA[O Sujeito na Pesquisa Qualitativa: Desafios da Investigação dos Processos de Desenvolvimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100702&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo do artigo é produzir uma reflexão sobre a investigação da subjetividade, suas transformações no tempo irreversível e suas implicações para a investigação qualitativa dos processos de desenvolvimento humano. A primeira parte explora um olhar histórico-filosófico sobre os conceitos de sujeito e realidade. A parte final do texto apresenta e discute cinco desafios não superados, no contexto da pesquisa contemporânea do desenvolvimento humano, a saber: (a) o de representar fenômenos em processo de mudança; (b) o de assumir o caráter complexo da investigação de temas integradores como a subjetividade; (c) o de considerar as práticas de pesquisa como promotoras de desenvolvimento microgenético; (d) o de reconhecer o pesquisador como parte da realidade investigada, sujeito em desenvolvimento; (e) o de prover o alinhamento adequado entre teoria e metodologia.<hr/>ABSTRACT: The goal of this paper is to induce a reflexive stance on the subjectivity, and its transformations in irreversible time, considering its implications on qualitative studies of human development. Initially, a historical-philosophical overview of the notions of 'subject' and 'reality' are provided. In the second part of the paper, five dead-locks of contemporary research on human development are debated: (a) representing phenomena while they are changing; (b) the complexity involved in investigating integrative psychological categories - such as 'subjectivity'; (c) the assumption that research practices themselves promote dynamics of microgenetic development; (d) the recognition that researchers are a part of the investigated reality, also developing subjects; and, (e) the quest for coherence between theory and methodology, demanding non-instrumental methodological approaches. <![CDATA[Impacto das Competências de Equipes sobre o Desempenho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As competências para o trabalho têm sido tradicionalmente compreendidas como atributos de indivíduos; entretanto, estudos mais recentes tornam pertinente defender a sua ocorrência como atributos coletivos. O objetivo deste estudo foi demonstrar que competências individuais podem transformar-se em competências coletivas e, nesse nível, predizer o desempenho da equipe. A testagem empírica foi realizada em 51 aeródromos brasileiros, totalizando 106 equipes (entre 3 e 32 integrantes). Instrumentos respondidos pelos membros focaram nas competências enquanto os respondidos pelos lideres indagaram sobre o desempenho das equipes. Os resultados revelaram que as competências coletivas explicam aproximadamente 20% do desempenho das equipes. Disso depreende-se que as competências podem se manifestar como atributos coletivos que predizem resultados de equipes de trabalho.<hr/>ABSTRACT Job competences have been traditionally understood as individual properties. However, due to the increasing implementation of teams in organizations, is defended also that competences can be treated as a collective characteristic. The main goal of this study was demonstrate that competencies are collective properties and they act as predictors of team performance. The empirical study was undertaken with information collected from 51 Brazilian airports which tasks are organized on teams (106; 3 until 33 members). Team members offered information about competences, and leaders offered information about performance of teams. The results demonstrated that collective competencies explain around 20% of the performance. Based on those results, team competences are defended as collective characteristic that predict results of teams. <![CDATA[Racismo e Políticas Afirmativas: Evidências do Modelo da Discriminação Justificada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100802&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Modelo da Discriminação Justificada postula que o uso de justificativas exerce um importante papel na compreensão da discriminação. No presente estudo, testamos o MDJ no contexto da discriminação a estudantes que ingressaram na universidade por cotas raciais. Participaram do estudo 182 estudantes universitários, em sua maioria mulheres, que ingressaram na universidade pela ampla concorrência. Os participantes responderam a medidas de preconceito, de discriminação, de percepção de ameaça real e foram alocados em uma de três condições experimentais: valorização das cotas, ameaça real e controle. Verificou-se que a percepção de ameaça real exerceu um papel de mediação na relação entre preconceito e discriminação, independente da condição experimental, indicando o potencial explicativo do MDJ para compreensão da discriminação a cotistas.<hr/>ABSTRACT The Justified Discrimination Model postulates that the use of justifications exerts an important role in understanding discrimination. In this study, we tested the JDM in the context of discrimination against students who were admitted to the university through affirmative action policies. 182 college students, mostly women, who had not been admitted through affirmative action policies participated in the study. Participants completed measures of prejudice, discrimination, and perception of realistic threat and were assigned to one of three experimental conditions: affirmative action appreciation, realistic threat, and control. It was observed that the perception of realistic threat mediated the association between prejudice and discrimination independently of the experimental condition, which indicates the explanatory potential of the JDM for understanding discrimination against affirmative action beneficiaries. <![CDATA[Representações Sociais de Mulher Cigana entre População Não-Cigana Brasileira e Italiana: Ancoragem Psicológica e Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100803&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Referenciados pela abordagem não consensual da Teoria das Representações Sociais, objetivou-se investigar os processos de ancoragem psicológica e social frente às representações sociais de mulher cigana, o que permite analisar a modulação dos objetos sociais a partir do posicionamento interindividual e das experiências compartilhadas pelos sujeitos da representação segundo seu contexto sociocultural de inserção. Participaram do estudo 643 sujeitos não ciganos, brasileiros e italianos, com idade média de 22,81 anos (DP=5,73). Aplicando a análise de correspondência lexical, o processo de ancoragem psicológica indicou a formulação de oito clusters, que caracterizam diferentes representações, segundo as dimensões: mágico-religiosa, maternidade e cuidado com o grupo-família, exclusão social e figuras do feminino. Por meio da análise do processo de ancoragem social, verificou-se que variáveis como contato, sexo e nacionalidade atuam na modulação dessas diferentes representações sobre o objeto, produzindo ambiguidades que, historicamente, têm orientado processos de discriminação contra grupos ciganos.<hr/>ABSTRACT Based on the non-consensual approach of the Theory of Social Representations, the present study aimed to investigate the processes of social and psychological anchoring regarding the social representations of the gypsy woman, dimension which allows analyzing the modulation of the social objects from the interindividual positioning and the experiences shared by subjects of the representation according to their sociocultural context of insertion. The study included 643 non-gypsy, Brazilian and Italian individuals with mean age of 22.81 years (SD=5.73). Once lexical correspondence analysis was conducted, the process of psychological anchoring indicated the formation of eight clusters, which characterize different representations, according to the following dimensions: magical-religious, maternity and care of the family-group, social exclusion, and female figures. Through the analysis of the social anchoring process, we verified that variables such as contact, gender, and nationality act in the modulation of these different representations over the object, producing ambiguities that have historically led to processes of discrimination against gypsy groups.