Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220140004&lang=pt vol. 30 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Habilidade de comunicação intencional de bebês</b>: <b>o que pensam as mães?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investigou as percepções maternas acerca da habilidade comunicativa intencional infantil. Pesquisas destacam o impacto dessas percepções nas interações estabelecidas entre mãe e bebê e suas repercussões no desenvolvimento da linguagem e da cognição social infantil. Participaram do estudo 40 mães de bebês de 4 e 9 meses. Os resultados mostram variações nas percepções maternas quanto às habilidades de comunicação intencional dos bebês. Os relatos maternos sobre os bebês de 9 meses evidenciam o uso de recursos comunicativos intencionais expressos por vocalizações, alternância do olhar, e gesto de apontar. Discutem-se as implicações dessas percepções nas interações adulto-bebê, no desenvolvimento sociocomunicativo infantil e em contextos de desenvolvimento e educação infantil.<hr/>This study investigated maternal perceptions of infant intentional communicative ability. Researchs highlight the impact of these perceptions on the interactions established between mother and baby and their repercussions on language development and infant social cognition. The study included 40 mothers of babies aged 4 and 9 months. The results show variations in maternal perceptions about infants' intentional communicative abilities. Maternal reports about babies 9 months demonstrate the use of intentional communicative resources expressed by vocalizations, gaze alternation and pointing gesture. We discuss the implications of these perceptions in adult-child interactions, in child sociocomunicativo development and in contexts of child development and education. <![CDATA[<b>Pais e/ou professores?</b> <b>Acordo entre informadores na avaliação socioemocional de pré-escolares</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pais e professores são os informadores mais requisitados na avaliação socioemocional em idade pré-escolar. Todavia, o facto de informadores que interagem com a criança em diversos contextos poderem ter perspetivas distintas coloca, frequentemente, em causa a fiabilidade e validade desses relatos. O presente artigo tem por objetivo rever 22 estudos de 57 identificados, publicados desde 1987 até 2011, acerca do acordo entre informadores dos contextos familiar e escolar, no preenchimento de inventários comportamentais. Os vários estudos sugerem um grau de acordo reduzido a moderado e a inexistência de um informador-chave na avaliação socioemocional, alertando para a necessidade de recolha paralela da perspetiva de pais e professores, para obter um retrato mais completo dos comportamentos. São discutidas as implicações dos resultados para estudos futuros.<hr/>Parents and teachers are the most requested informants for preschool social-emotional assessment. However, the fact that informants who interact with the child in different settings may have different perspectives frequently calls into question the reliability and validity of these reports. The present paper intends to review 22 studies of 57 identified, published between 1987 and 2011, about the agreement between informants from home and school settings while completing rating scales. The studies suggest a low to moderate informant agreement and the inexistence of a key-informant in social-emotional assessment, therefore drawing attention to the need to collect the perspectives of both parents and teachers, as a means of achieving a more complete picture of behaviors. Results are discussed in their implications for future research. <![CDATA[<b>Atenção e comportamento inibitório em crianças de 6 a 8 anos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muitas evidências sugerem que os processos atentivos apresentam diferenças ao longo do desenvolvimento. O presente estudo avaliou a capacidade atentiva e o controle inibitório de 130 crianças de seis a oito anos de idade em uma tarefa comportamental agir/não agir adaptada para esta faixa etária. Os resultados sugerem que as crianças de seis anos apresentaram tempos de resposta significativamente superiores e cometeram mais erros quando comparadas às crianças de oito anos. Esses achados corroboram estudos que apontam diferenças importantes no processamento da informação nessa faixa etária, principalmente no que se refere à capacidade de controle atentivo, relacionada a comportamentos desatentos frente a um objetivo, e à capacidade de controle inibitório, relacionada a comportamentos impulsivos de resposta motora.<hr/>Considerable evidence suggests that attention and inhibitory behavior show differences along specific developmental stages. The present study aimed to evaluate the attention and inhibitory control of 130 children, aged six to eight years, in a go/no-go task adapted for this age group. The results suggest that 6-year-old children had significantly higher reaction times and made more errors when compared to 8-year-old children. These findings corroborate studies that indicate important differences in information processing in the age group studied, especially with regard to the attentional control capacity, related to inattentive behaviors when a goal is proposed, and the inhibitory control capacity, related to impulse response behaviors. <![CDATA[<b>Conselheiros de proteção às famílias em situação de violação</b>: <b>a importância das funções críticas do trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Child advocacy centers across the United States intervened in more than 250,000 child abuse cases in 2011(National Children's Alliance, 2012). Understanding the work of family victim advocates is imperative to helping children and families in child abuse cases. In this exploratory study, we surveyed advocates and program directors from child advocacy centers (CACs) across the United States to compare their perceptions of the critical job duties of family victim advocates. Data analysis revealed that CAC directors rated the importance of these duties significantly higher than family victim advocates. Results suggest the need for additional training to ensure that family victim advocates understand the importance of critical job duties to meet the needs of children and families in child abuse cases.<hr/>Os centros de proteção e defesa da criança interviram em mais de 250 mil casos de abuso infantil em todos os Estados Unidos em 2011 (National Children's Alliance, 2012). Compreender o trabalho de profissionais de proteção e defesa de famílias em situação de violação é imprescindível para ajudar crianças e famílias em casos de abuso infantil. Neste estudo exploratório, realizamos uma pesquisa com os profissionais de proteção e defesa e com os diretores de programa dos centros de proteção e defesa da criança (CPDC) nos Estados Unidos para comparar suas percepções sobre as atividades fundamentais dos profissionais que realizam ações de proteção e defesa de famílias em situação de violação. A análise dos dados revelou que os diretores dos CPDC avaliaram de forma significativamente mais alta a importância do trabalho do que os próprios profissionais de defesa e proteção das famílias em situação de violência. Os resultados sugerem a necessidade melhorar a formação para garantir que os profissionais de defesa e proteção das famílias em situação de violência possam compreender a importância das funções de trabalho que são críticas e essenciais para atender às necessidades de crianças e famílias em casos de abuso infantil. <![CDATA[<b>As contribuições da personalidade e dos eventos de vida para o bem-estar subjetivo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve por objetivo verificar o poder preditivo de características de personalidade e eventos de vida sobre o bem-estar subjetivo (BES). Participaram 274 universitários, 69% mulheres. Os resultados mostraram neuroticismo e extroversão como as principais variáveis explicativas do BES. Ainda, seis eventos de vida contribuíram com a explicação do BES, por exemplo, "término de namoro" mostrou-se variável preditiva positiva de Afeto positivo;"problemas financeiros" explicou negativamente a Satisfação de Vida. Os resultados sugerem que, embora as pessoas possam avaliar suas vidas como mais positivas e experienciar afetos mais positivos em função de suas características de personalidade, é pertinente adotar no campo de estudos do BES uma abordagem interacionista, integrando fatores intrínsecos, como personalidade, e extrínsecos, como eventos de vida.<hr/>The aim of this study was to investigate the contributions of personality traits and life events as predictors of subjective well-being (SWB). Therefore, 274 students were participants, 69% women. Results showed neuroticism and extraversionas the main predictors of SWB. Furthermore, six life events contributed to the explanation of SWB, for example, "relationship breakup" showed was a positive predictor of PositiveAffect;and "financial problems" predicted Life Satisfaction negatively. The results suggest that although people can evaluate their lives as more positive and experience more positive emotions depending on their personality traits, it is pertinent to adopt an integrative approach in the field of SWB, incorporating intrinsic factors such as personality, as well as extrinsic factors such as life events. <![CDATA[<b>Desempenho e solução de problemas em equipes virtuais</b>: <b>um estudo experimental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisou as diferenças no desempenho de indivíduos e grupos em uma tarefa de memorização e reprodução de texto em ambiente virtual. Participaram 50 estudantes de nível superior, distribuídos em duas condições experimentais: grupal (n=26) e individual (n=24). Utilizaram-se os seguintes instrumentos: crenças e percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, auto e heteroatribuição de estados afetivos e estratégias de solução de problemas. O desempenho grupal na tarefa foi superior ao individual. Participantes na condição individual relataram maior uso de estratégias de solução de problemas que aqueles da condição grupal. Não foram evidenciadas diferenças entre as condições individual e grupal no tocante às crenças e à percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, bem como à atribuição de estados afetivos.<hr/>This study examined differences in the performance of individuals and groups on a task of text memorization and reproduction in a virtual environment. Fifty college students were - assigned to one of two experimental conditions: group (n= 26) and individual (n= 24). The instruments applied were: teamwork beliefs and conflict perception, self and hetero-attribution of affective states and problem-solving strategies. Group performance was better than individual performance. Participants in the individual condition reported greater use of problem-solving strategies than those in the group condition There were no differences between individuals and groups concerning teamwork beliefs and conflict perception as well as attribution of affective states. <![CDATA[<b>Melancolia e depressão</b>: <b>um estudo psicanalítico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é compreender a melancolia e a depressão e sua relação com a cultura a partir da psicanálise. Para Freud a melancolia é uma psiconeurose narcísica e a depressão um sintoma que pode estar presente em qualquer estrutura psíquica. Ao criar a categoria das psiconeuroses narcísicas Freud se dá conta da insuficiência do modelo neurótico para a compreensão da melancolia. Partindo do pressuposto de que as condições da vida pós-moderna interferem na subjetividade, causando uma mudança na estrutura dos sentimentos, propomos o modelo narcísico-melancólico para a compreensão das patologias contemporâneas. Constatamos que tanto a melancolia quanto a depressão podem ser patologias ou uma posição do sujeito diante das demandas da sociedade do narcisismo e do espetáculo.<hr/>The objective behind this article is to give an understanding of the cultural relationship of melancholia and depression through a psychoanalysis perspective. From a Freudian standpoint, melancholia is a form of depression and therefore a symptom that can be found in any psychiatric structure. By creating a category for narcissistic psychoneuroses Freud brings to the fore the inefficiency found in the neurotic model for the understanding of melancholia. The authors propose a narcissistic-melancholic model for an understanding into contemporary pathologies. It is hereby noted that both melancholia as well as depression can be seen as pathologies, as much as the stand point of the individual when faced with pressure from a society concerning its narcissist nature. <![CDATA[<b>A razão do diagnóstico em torno do ideal científico e a ruptura ética da psicanálise</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo visa sustentar uma posição acerca do diagnóstico em referência à ética da psicanálise proposta por Lacan, que é orientada pelo real posto na praxis e não pelo ideal científico. Partindo dos conceitos estabelecidos na psicanálise, situa o diagnóstico como ato de mestria no discurso médico, formulando que o avesso desse discurso constitui a possibilidade de conceber o diagnóstico na psicanálise como semi-dizer do impasse experimentado na clínica.<hr/>This article aims to sustain a position about the diagnosis in reference to the ethics of psychoanalysis proposed by Lacan, which is driven by real post in praxis and not by scientific ideal. Based on the concepts established in psychoanalysis, situated the diagnosis as an act of mastery in medical discourse, formulating that the reverse of this discourse is the possibility to devise the diagnosis in psychoanalysis as semi-say the deadlock experienced in the clinic. <![CDATA[<b>A fenomenologia como método de investigação nas filosofias da existência e na psicologia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa, primeiramente, explicitar como o método fenomenológico idealizado por Husserl encontra-se presente no pensamento de Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty. Temas como consciência, intencionalidade e percepção, tratados por esses filósofos, serão apresentados, buscando destacar os três momentos, presentes em Husserl, imprescindíveis para uma investigação fenomenológica: a redução fenomenológica, a descrição dos vetores internos ao fenômeno e a explicitação da experiência. Em um segundo momento, indo ao encontro das considerações de Giorgi e Goto, pretende-se defender que a psicologia, ao apropriar-se do método fenomenológico em suas investigações, deve, considerando o contexto de sua área de estudo, manter-se fiel aos três momentos constitutivos do método fenomenológico.<hr/>This article aims, first, to explain how the phenomenological method devised by Husserl is present in the thought of Heidegger, Sartre and Merleau-Ponty. Themes addressed by the philosophy as conscience, intencionality and perception will be discussed in order to show the three indispensable moments for a phenomenological research highlighted by Husserl: phenomenological reduction; description of internal vectors to the phenomenon and explanation of experiences. On the second, it going to meet the considerations of Giorgi and Goto, it argue that the Psychology the ownership of the phenomenological method in their investigations, should, considering the context of your study area, remain faithful at the three constituent moments of the phenomenological method. <![CDATA[<b>Três hipóteses sobre a natureza das tarefas de nomeação seriada rápida</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo investigou a natureza das tarefas de nomeação seriada rápida, considerando três hipóteses sobre o que elas representariam: (1) medidas da recuperação de códigos fonológicos da memória de longo prazo; (2) medidas da velocidade de processamento geral; e (3) medidas de processos relacionados ao reconhecimento de padrões visuais. Participaram da pesquisa 174 crianças brasileiras cursando o 5º ano do Ensino Fundamental em escolas particulares. Análises fatoriais confirmatórias indicaram que nenhuma das três hipóteses se mostrou consistente com os dados. Porém, em um modelo de regressão estrutural construído para avaliar a contribuição desses fatores para a nomeação seriada rápida, o único que contribuiu significativamente foi o fator 'velocidade de processamento geral'.<hr/>The present study aimed to investigate the nature of rapid automatized naming tasks, considering three hypotheses about what they represent: (1) measures of retrieval of phonological codes from a long-term store; (2) measures of general processing speed; and (3) measures of visual pattern recognition processes. The participants were 174 children from the 5th grade of Brazilian private schools. Confirmatory factor analyses indicated that none of the hypotheses were consistent with the data. However, in a structural regression model the factor 'general processing speed' was the only one that contributed significantly to rapid automatized naming. <![CDATA[<b>Efeito do treino de composição (cópia) na aprendizagem do conceito de proporção</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este experimento investigou o efeito do treino de relações condicionais entre estímulos fracionários na forma de figuras e numéricos, com e sem treino de composição, sobre a aprendizagem do conceito de proporção. Avaliou-se a formação de classes de equivalência, sua expansão e generalização, e a resolução de problemas, com lápis e papel, com estímulos fracionários. Participaram 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Os grupos GEQ e GEQTC passaram por treinos e testes de relações condicionais, mas este último foi exposto, adicionalmente, ao treino de composição de frações antes dos treinos das relações condicionais; dois grupos controle fizeram apenas as avaliações inicial e final. Os resultados indicaram a formação de classes de equivalência, mas não evidenciaram efeito do treino de composição.<hr/>This experiment investigated the effect of training conditional relations between pictorial and numerical fractional stimuli, with and without composition training, upon the learning of the proportion concept. It was evaluated the formation of equivalence classes, expansion of classes formed, generalization to new situations, and pencil and paper problem solving with fractional stimuli. The participants were 20 students of the sixth grade of Elementary School. The QEG and TCQEC groups were exposed to training and testing of conditional relations, but the last group was exposed, additionally, to a fractional composition training before the conditional relations training; two control groups were exposed only to the initial and final tests. The results indicated the formation of equivalence classes, but did not show effects of the composition training. <![CDATA[<b>Caixa de atividades diárias para ratos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722014000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta um protótipo de caixa de condicionamento operante para ratos - batizada de Caixa de Atividades Diárias Para Ratos - que permite o registro, 24h por dia, de múltiplos operantes. O sujeito experimental pode ser remotamente monitorado (visto e ouvido em tempo real) por meio de uma webcam localizada na frente da caixa. Além disso, todas as funções do equipamento podem ser controladas remotamente via internet. Trata-se da primeira caixa experimental a reunir todas estas funções, ao menos no Brasil. Algumas sugestões de áreas de pesquisa em que o equipamento poderia ser utilizado são apresentadas.<hr/>This work presents a prototype of an operant conditioning box for mice - named Daily Activities Box for Rats -, in which multiple operants can be recorded 24 h per day. The experimental subject can be monitored remotely (seen and heard in real time) by means of a webcam located in front of the box. Furthermore, all the equipment functions can be controlled remotely via internet. This is the first experimental box to gather all these functions, at least in Brazil. Some suggestions of areas of research in which the equipment may be used are presented.