Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220020001&lang=en vol. 18 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Gestalt psychology and empirical contemporaneous science</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Wertheimer realizou um experimento que era explicado seguindo-se fatores holísticos gestálticos, e isto há mais de noventa anos. Apesar disso, estudos recentes demonstram a vivacidade desse tipo de explicação. Basicamente, ao se observar coisas do mundo, observa-se suas formas ou melhor suas Gestalten. A seguir, pode-se dividir essas Gestalten em partes. Porém cada parte será sempre parte daquela Gestalt que lhe deu inicio e não um elemento constituinte básico. A teoria da Gestalt não é exclusivamente psicológica, como o demonstraram principalmente Wertheimer, Köhler e Koffka. Iniciou-se com um experimento sobre a visão de movimentos correspondendo a estímulos estáticos, mas continuou propondo-se inclusive, de um lado, uma Gestalt física formada da corrente elétrica gestálticas dentro de um condutor ou, de outro, uma Gestalt sociológica formada de muitos seres humanos, como o dançar de pares ao som de um samba realizado por um grupo de músicos.<hr/>Although there has passed ninety years since Wertheimer's first thought to demonstrate through Gestalt explanation experimental psychology problems, the Gestalt holistic approach continues now-a-days strongly in light. In looking at the world, the Gestalten is the first happening. Then, through divisions, parts can be formed. But these parts are always parts from a formative Gestalt and not basic elements. The Gestalt approach is not exclusively psychological but rather largely empirical, as mainly Wertheimer, Köhler and Koffka have demonstrated. The beginning was a motion visual experiment in which the stimuli were static. Later Gestalt problems could be physical electric charge structure in conductors, on one side, or a sociological super-psychological Gestalt composed of dancing couples and to musicians playing a samba, on the other side. <![CDATA[<b>The achievement, affiliation and power motives</b>: <b>confirmatory validation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe evidência confirmatória de validação do instrumento de medida dos motivos de sucesso, afiliação e poder proposto por Rego (2000). A amostra inclui 342 estudantes do ensino superior. Os dados sugerem o seguinte: a) o modelo tri-dimensional ajusta-se satisfatoriamente aos dados; b) os alphas são superiores a 0.70; c) tal como sugerido pela teoria, o motivo afiliativo relaciona-se negativamente com o desempenho dos estudantes; d) o motivo de sucesso explica o desempenho especialmente em condições de dificuldade intermédia; e) não se confirma a hipótese de o motivo de poder explicar o desempenho de estudantes com percepções de dificuldade elevada; f) os poderes explicativos dos motivos para o desempenho são baixos; g) o perfil motivacional traçado para a amostra converge com o descrito por pesquisas anteriores incidentes sobre populações portuguesas. Genericamente, a evidência empírica acalenta algum otimismo acerca das propriedades psicométricas do instrumento, mas estudos adicionais de validação são necessários.<hr/>This paper aims at showing confirmatory empirical evidence to validate the instrument for measuring achievement, affiliation and power motives suggested by Rego (2000). Data from a sample comprising 342 students from higher education level was collected. The main findings are the following: a) the three-factor model suggested fits well the data; b) reliabilities are higher than 0.70; c) as suggested by theory, affiliation relates negatively with academic performance; d) achievement motive explains performance mainly when perceived difficulty is of intermediate level; e) the hypothesis proposing that power motive explains performance when difficulty is high does not confirm; f) in general, the predictive value of motives for performance is low; g) the motivational profile of the sample is similar to those of previous studies concerning Portuguese samples. In general, the evidence is optimistic about the psychometric properties of the instrument proposed by Rego, although further studies are necessary. <![CDATA[<b>From social psychology to societal psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O principal fator que diferencia os psicólogos sociais, para além dos diferentes paradigmas científicos, é sua posição em relação à legitimidade e à necessidade de uma psicologia societal. O objetivo desta psicologia sempre foi o de articular explicações no nível do indivíduo e explicações de ordem social, mostrando como o indivíduo dispõe de processos que lhe permitem funcionar em sociedade e, de uma maneira complementar, como as dinâmicas sociais, particularmente interacionistas, posicionais ou de valores e de crenças gerais, orientam o funcionamento desses processos.<hr/>The main factor that diferenciates social psychologists beyond the different scientific paradigms is their position in relation to the legitimacy and the necessity of a societal psychology. Its objective was and continuess to be articulate explanationss at the individual level and explanationss of social order, showing howw individuals dispose process that allow them to function in society, and complementarily how social dinamics, particularly interacionists, positionaals or of values general belief systems, guide the working of these processes. <![CDATA[<b>Social psychology and rural life in </b><b>Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A psicologia tem se voltado preferencialmente a estudar os fenômenos psicossociais do ambiente urbano. No Brasil, onde aproximadamente um quarto de sua população reside em municípios com menos de 20 000 (vinte mil) habitantes, é importante que esta dimensão deva ser incluída na pauta de trabalhos e de estudos da psicologia brasileira. As razões para isto prendem-se a distintas causas, como o crescimento desordenado da urbanização no país, a emergência dos problemas sociais urbanos, e o crescimento da importância dos segmentos industriais e de serviços em detrimento da economia agrária. Também se pretende chamar a atenção para a necessidade de entender o rural como distinto do agrário e para a grande possibilidade de opções de trabalhos e pesquisas que podem ser realizados.<hr/>Psychology is mainly concerned about the study of urban social phenoma. In Brazil, where about a quarter of its population lives in towns with less than 20.000 (twenty thousand) inhabitants, it would be important to include this dimension in the Brazilian psychological research. There are several reasons to do this such as the increasing importance of the industrial and the services sector in detriment of the agrarian economy. Another reason is to attract attention to the need of understanding the differences between the rural and the agrarian, and also to enlarge the scope of the studies that can be done. <![CDATA[<b>Educational initiation and numerical notation</b>: <b>an issue to be investigated by the study of adult development</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O analfabetismo particulariza uma questão para o estudo do desenvolvimento cognitivo adulto: a interação da aquisição do sistema numérico com os já existentes, as funções evidenciadas e a razão da persistência de erros na notação. Desenvolvemos um estudo junto a dois alunos de alfabetização, 20 e 32 anos. O primeiro reparava bicicletas e o segundo era cobrador de ônibus. Desenvolveu-se dez sessões centradas na mediação da lógica da representação numérica à partir da problematização de situações das experiências pessoais, visando a reestruturação do pensamento e reorientação da atenção nos procedimentos adotados. Os resultados apontam dificuldades na utilização da notação numérica e das regras de cálculo: no estabelecer relações entre a notação das operações e uma situação particular, no reconhecer a seqüência e a composição numérica, no reconhecer que a adição e a subtração são operações que pertencem ao mesmo campo conceitual. Evidencia-se o progresso obtido e discute-se a prática da escolarização de adultos.<hr/>Illiteracy specifies an issue to be investigated by the study of adult development: the interaction between the acquisition of the numerical system and the pre-existent ones, the verified functions and the reasons for the persistence of notation errors. A study conducted with two students from literacy classes aged 20 and 32 years old is reported. The first student used to fix bicycles and the second was a bus fare-collector . Ten sessions focusing on the logic mediation of numerical representation were conducted. The raising of personal problematic situations was used as a means to restructure thought and orientate the students' attention towards the procedures. The results reveal difficulties to use numerical notation and the rules to calculate; to establish relationships between the notation of operations and a particular situation; to recognize the sequence and numerical composition; to identify that addition and subtraction are operations that belong to the same conceptual field. The progress promoted by the process is shown and the educational practice that adults are submitted to is discussed. <![CDATA[<b>Reading comprehension</b>: <b>take note and mental image activities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se verificar e comparar o efeito do treinamento das estratégias de Tomar Notas e da Imagem Mental sobre a compreensão de leitura entre crianças de oito a 14 anos com dificuldades nesta área, de escolas públicas e particulares. Primeiramente, foram classificadas nos Grupos de Pouca e Muita Dificuldade de Compreensão (GD1 e GD2) e distribuídas em três grupos: dois grupos experimentais (GE1 e GE2) e um grupo controle (GC). Depois, o GE1 utilizou a atividade de Tomar Notas e o GE2, a estratégia da Imagem Mental. O GC não recebeu treinamento, mas realizou a mesma tarefa que os grupos experimentais. Os resultados demonstram um desempenho significativamente melhor do GE1 frente ao GE2 e ao GC. Verificou-se que o GD1 progrediu mais sobre as questões inferenciais do que o GD2. As crianças das escolas públicas foram as mais beneficiadas. Ambas estratégias possibilitaram a emergência de respostas às questões literais e inferenciais.<hr/>The aim was to verify and compare the effect of strategies at Note-Taking and Mental Image training on reading comprehension among children from eight to 14 years old with difficulty in this area, from public and private schools. Firstly, they were classified in Groups of Little and Much Comprehension Difficulty (DG1 and DG2) and distributed in three groups: two experimental groups (EG1 and EG2) and a control group (CG). Then the EG1 performed the activity of Taking Notes and the EG2, the strategy of the Mental Image. The CG did not receive any training, but accomplished the same task as the experimental groups. The results demonstrate a performance significantly better of the EG1 than EG2 and CG. It was verified that DG1 progressed more on inferential subjects than DG2. Public school children succeeded the most. Both strategies caused the emergency of answers to the inferential and literal subjects. <![CDATA[<b>Parent involvement in a childcare centre</b>: <b>possibilities and difficulties for partnership</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O envolvimento de pais com a educação das crianças, hoje no Brasil, é muito pouco investigado, seja na educação infantil ou nos outros níveis de educação. No entanto a literatura estrangeira nos aponta vários caminhos dependendo do foco da pesquisa. Neste estudo, a literatura usada foi a tipologia de Epstein (in Brandt, 1989), as esferas sobrepostas (Epstein, 1987), ambas baseadas na teoria ecológica de Bronfenbrenner (1979, 1996), e o modelo das pirâmides invertidas de Hornby (1990). O objetivo deste estudo consistiu em identificar os aspectos da relação entre a creche e os pais no que se refere à comunicação, expectativas e dificuldades de relacionamento, contribuições e as estratégias utilizadas para o envolvimento dentro da perspectiva dos pais, professoras e atendentes. Este estudo usa dados qualitativos coletados em entrevistas (questionário semi-estruturado) com 33 pais de crianças de 0 a 6 anos, 7 professores e 8 atendentes de uma creche de iniciativa voluntária. Os resultados, depois de análise feita através de categorias, mostram que a comunicação existente impossibilita a proximidade e trocas de informações. A atitude da creche para os pais é calcada numa postura de oferecimento da assistência à criança e a atitude dos pais na receptividade limitada calcada numa postura de favorecimento por estes serviços. O desconhecimento sobre as possibilidades de envolvimento exclui os pais, e delega à creche o poder de decisão sem a participação ativa da família.<hr/>Parental involvement in Brazilian early childhood centers and schools have been overlooked in both psychology and education literature. However, internationally, the topic has been greatly investigated and the literature has helped schools and researchers to develop projects both to help parental involvement practices as well as research. This study and instruments were mainly based on the overlapping spheres (Epstein, 1987) and Hornby's (1990) pyramids model, and Epstein's typology respectively. Epstein's work has been based on Bronfenbrenner's ecological theory. The objective of the study was to identify meaningful aspects of the relationship between the childcare center and parents (difficulties and expectations); communication; and parent involvement strategies within the parents and classroom staff perspective. The study uses qualitative data from interviews with 33 parents, 7 teachers and 8 childcare workers in a voluntary childcare centre. Results, after data categorization, indicated that the existing communication strategies between childcare centre and parents prevent them from exchanging information and have close relationship. Teachers and childcare workers' attitude to parents tended to be distant and oriented to child care only; parents' attitude to childcare centre tended to be passive to what may be offered to both the child and family. Lack of knowledge about parent involvement and partnership possibilities from both parties was also found. <![CDATA[<b>Self-concept at work scale</b>: <b>construction and validation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, a proposta é apresentar uma escala para a mensuração do autoconceito no trabalho, construída a partir da transposição do modelo de L'Écuyer (1978). Não há na literatura relatos sobre a existência de uma escala deste tipo, portanto, acentua-se aqui a importância em se fazer tal mensuração e, por conseguinte a construção e validação de uma escala deste tipo, já que a percepção do autoconceito é um fato que pode alterar o desempenho e até a satisfação dos indivíduos no trabalho. Os itens foram construídos e aplicados à uma amostra de 607 sujeitos (294 Mulheres e 305 Homens). Após a Análise Fatorial, o instrumento ficou composto por 43 itens, a serem respondidos numa escala tipo Likert de 5 pontos, (1-nunca; 3-às vezes; 5-sempre) e seis fatores que após a análise de confiabilidade apresentaram valores para o alpha de Cronbach acima de 0,70.<hr/>In this work, our purpose is present a scale for the measurement of self-concept at work, constructed from the transposition of L'Écuyer model (1978). We do not have in the literature any report about this type of scale. This emphasizes the importance of making this measure and the construction and validation of scale of this type. In particular, the self-perception can change the performance and the employee satisfaction at work. In this study, we utilized a sample of the 607 employees. We realized the Factors Analyses and the scale is composed by, 43 items to be responded in a Likert's scale (1-never, 3-sometimes, 5-allways) and six factors, that after the confiability analyses present values for the Cronbach's alpha greater than 0.70. <![CDATA[<b>Instructions and inequity between reinforcers</b>: <b>effects spon competitive behavior</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo investigou se a precisão da instrução afetaria os efeitos da iniqüidade de reforços. Trinta estudantes universitários, separados em duplas, escolheram entre trabalhar sozinho ou competir com o parceiro. Na alternativa individual, os pontos foram distribuídos igualmente entre os participantes; na alternativa de competição, a distribuição de pontos foi manipulada no decorrer das condições de modo que o Participante 1 ganhava mais pontos que o Participante 2, ou vice-versa. Algumas duplas receberam informação completa sobre a distribuição de pontos (instrução precisa); outras receberam informação indicando que, algumas vezes, um participante receberia mais pontos que o outro (instrução imprecisa); e, as demais, não receberam nenhuma informação (sem instrução). A instrução imprecisa produziu escolha acentuada por competição para ambos participantes, a instrução precisa gerou escolhas sensíveis às manipulações na iniqüidade e, na ausência de instruções, ambos resultados foram observados. Foi concluído que a instrução precisa gerou estratégias mais eficientes de fuga e esquiva da iniqüidade.<hr/>The present study investigated whether the precision of instructions alter the effects of reinforcement inequity. Thirty university students, separated in dyads, chose between working alone or competing with their partner. During the individual alternative, points were distributed equally between participants; during the competitive alternative, points distribution was manipulated across conditions such that Participant 1 received a greater number of points than Participant 2, and vice-versa. The dyads received complete information on points distribution (precise instruction group), vague information indicating only that sometimes one participant would win more points than the other (imprecise instruction group), or no information about points distribution (no instruction group). Imprecise instruction produced an accentuated choice for competition for both participants while the precise instruction generated choices that changed with manipulations in inequity. In the absence of instructions, both results were observed. It was concluded that precise instruction generated more efficient strategies of escape and avoidance from inequity. <![CDATA[<b>Contexts of abstinence and setback in the recovery of chemical dependence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram entrevistados nove homens e três mulheres, residentes na região da cidade de Caxias do Sul - RS, todos diagnosticados como dependentes de substâncias, segundo critérios do DSM-IV, para que descrevessem suas experiências de abstinência e recaída nas tentativas de recuperação da dependência química. A análise qualitativa das entrevistas orientou-se pelos movimentos reflexivos de descrição, redução e interpretação fenomenológica. A experiência da abstinência foi atribuída aos seguintes constituintes e contextos experienciais: consciência do problema aditivo por parte do dependente, resgate de vínculos familiares, recomposição de auto-estima, afastamento de ambientes favorecedores da adição, e envolvimento em práticas religiosas. A ausência dos constituintes e contextos identificados na experiência de abstinência caracterizou a manutenção do consumo. Os elos experienciais interpretados como essenciais à experiência de abstinência foram as redes interpessoais de apoio - constituídas por profissionais, familiares e novos amigos - e o envolvimento como colaboradores na recuperação de outros dependentes químicos.<hr/>Nine men and three women from Caxias do Sul region, Rio Grande do Sul State-Brazil, all diagnosed as dependents of substances according to the DSM-IV criteria, were asked to describe their experiences of abstinence and setback in the recuperation of chemical dependence. The reflexive phenomenological movements of description, reduction and interpretation guided the interviews' qualitative analysis. The abstinence experience was attributed to the following constituent and experiential context: conscience of the addictive problem by the dependents themselves, familiar bond regain, self-esteem reconstitution, turning away to the addict favouring environment, and involvement in religious practice. The absence of the constituent and context identified on the abstinence experience characterized the consumption maintenance. The experiential links interpreted as essentials to the abstinence experience were the interpersonal support nets - formed by professionals, families and new friends - and the involvement as contributors to the others chemical dependents recovery. <![CDATA[<b>What to do when the heart presses? The marriage dynamics after infarct</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho investigou a dinâmica das relações conjugais após ocorrência de Infarto Agudo do Miocárdio em um dos cônjuges, a fim de identificar possíveis alterações na interação e no papel de cada cônjuge. Foram entrevistados 06 casais (30 a 53 anos casamento): 03 homens enfartados, 03 mulheres enfartadas (ocorrência entre 1,5 a 8 anos), com roteiros diferenciados para o (a) enfartado e o (a) companheiro. Nas entrevistas priorizamos: interações pessoais e conjugais pós-infarto/ diferenças de gênero. A análise de conteúdo evidenciou que predominaram nas relações conjugais aspectos que remetem ao papel tradicional de gênero, embora a dinâmica conjugal tenha sofrido algumas alterações frente ao impacto do infarto, por exemplo: aumento da divisão de tarefas domésticas, homens tornaram-se mais caseiros, mulheres começaram a participar da administração financeira, maior aproximação afetiva entre o casal. Tais considerações apontam que a ocorrência do infarto foi avaliada positivamente pelas mulheres em função das alterações de papéis e negativamente pelos homens frente às limitações e dependência.<hr/>The objective of the present work was to investigate the dynamics of the conjugate relationships after the occurrence of an Acut Infarction of Miocardial in one of the spouses, aiming to identify possible alterations in the interaction and in each spouse's role. Six couples (30 to 53 yeaars marriage) were interviewed: 03 men and 03 women who had had heart attacks (occurrence among 1,5 to 8 years). Two programs were used, in the individual interviews, one for the patient and other for the spouse. In these interviews we aimed to know about the personal iteractions, the after-infarct conjugate relationships and the gender differences. The content analysis of the interviews evidenced that it was prevailed in the conjugate relationships aspects, remember us to the traditional gender role, although the married dynamics has suffered some changes coming from the impact of the infarct, for example: the increase of sharing domestic tasks, men became more domestic, women began to participate in the financial administration, larger affective relactions among the couple. Such considerations point out that the occurrence of the infarct was assessed positively by the women in function of the alterations of roles and negatively for the men due to the limitations and dependence caused by the disease.