Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220050001&lang=en vol. 21 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Speed of information processing on intelligence definition and assessment</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre os tempos de reação em tarefas simples e complexas, ou os tempos de inspeção, e os resultados em testes de inteligência tem sido analisada ao longo dos tempos. Neste artigo descrevem-se os procedimentos usados na avaliação dos tempos de reação e tempos de inspeção, apresentam-se os coeficientes de correlação que tais tarefas mantêm com os testes de inteligência, assim como algumas das explicações avançadas pelos autores para os dados obtidos. Mesmo que os índices de correlação oscilem em função da natureza das tarefas, e sobretudo do grau de homogeneidade ou heterogeneidade das amostras avaliadas, os estudos apontam, de uma forma sistemática, para correlações negativas e estatisticamente significativas. No entanto, o grande desafio para esta linha de investigação continua a ser a construção e testagem de uma teoria psicológica explicativa dos coeficientes obtidos.<hr/>The relationship between the reaction time in simple or complex tasks, or the inspection time, and the results in intelligence tests has been analysed over time. In this article, the procedures used in the assessment of both reaction and inspection time are described. Correlation coeffi cients that such tasks hold with intelligence tests are also presented, as well as some explanations given by the authors. Even though the correlation indexes vary according to the nature of the tasks, and namely with the degree of subjects homogeneity or heterogeneity in the samples, studies systematically point to negative and statistically signifi cant correlations. Nevertheless, the most important challenge in this research fi eld is to develop and to test a psychological theory that explains the correlations found. <![CDATA[<B>Concept formation in blind children</B>: <B>theoretical questions and educational implications</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A formação de conceitos depende da linguagem e do pensamento, que integram informações sensoriais. Postula-se que mudanças no sujeito que conhece e nos objetos e eventos a serem conhecidos sugerem modelos flexíveis de ensino de conceitos. Considera-se que os mesmos pressupostos se aplicam ao ensino de conceitos a alunos cegos. São discutidas especificidades desse processo, incluindo o papel do tato como recurso, embora não como substituto direto da visão, e a noção de representação, como fundamento da elaboração de recursos didáticos para o aluno cego.<hr/>Concept formation depends on language and thought, that promote the integration of information coming from the senses. It is postulated that changes in the person, the objects and events to be known suggest flexible models of concept teaching. It is assumed that the same considerations apply to teaching concepts to blind pupils. Specificities of this process are discussed, including the role of touch as resource, although not as a direct substitute to vision, and the notion of representation as a basis for the elaboration of pedagogical resources for the blind student. <![CDATA[<B>Psychological development, semiotic mediation and social representations</B>: <B>towards a theoretical and methodological integration</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo propõe a articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos num contexto psicológico e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos num contexto sociocultural. Para tanto, procura-se recuperar alguns fundamentos para a rejeição à dicotomia mente-corpo, explorar as implicações desta rejeição e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica e a teoria das representações sociais. Propõe-se, então, tanto teórica como metodologicamente, uma síntese psicosocial para a psicologia do desenvolvimento, por meio da integração da análise dos atos da fala para o estudo dos paradigmas pessoais, da tomada de consciência e do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo.<hr/>This paper attempts to analyze the integration of subjective, developmental and cognitive aspects of semiotic processes in a psychological context with the historical, institutional, and ideological grounding of sign systems in the sociocultural context. In this analysis, arguments against the mind/body dichotomy are reviewed, their implications examined and relations between the process of semiotic mediation and the theory of social representations are established. A psychosocial synthesis, providing both theoretical and empirical guidelines for Developmental Psychology, is proposed.. This is carried out through the integration of the analysis of speech acts in the study of personal paradigms, processes of developing conscious awareness and cognitive and metacognitive development. <![CDATA[<B>For a new approach of social change</B>: <B>committing communication</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os limites das ações de comunicação que repousam sobre a informação e a persuasão são conhecidos. Se elas permitem modificar as atitudes e os saberes, elas não permitem, entretanto, modificar os comportamentos efetivos, porque boas atitudes não são suficientes para ter bons comportamentos. O objetivo deste artigo é propor uma nova abordagem de mudança social à luz da teoria do compromisso. Três estudos são relatados, mostrando sua eficácia para promover os comportamentos de cidadania desejados (participação eleitoral, proteção do meio-ambiente e economia de energia). Esta abordagem, chamada "comunicação do compromisso", apóia-se sobre os atos preparatórios e os atos de comprometimento que convém obter das pessoas enfocadas.<hr/>We already know the limits of communication actions based on information and persuasion. If that type of actions can lead to changing attitudes and knowledge, they hardly allow modifying the effective behaviours, simply because having the right attitudes is usually not enough to have the right behaviour. The goal of this article is to propose a new approach of social change in the light of the commitment theory. Three studies are reported, which show this theory efficiency to promote required citizenship behaviours: electoral participation, environmental protection and saving energy. This approach, called "committing communication", is based on preparatory acts and acts of commitment which are necessary to obtain from target subjects. <![CDATA[<B>Problem and change in group therapy</B>: <B>social constructionist descriptions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Uma descrição construcionista da terapia de grupo convida a defini-la como uma prática discursiva na qual o problema e a mudança são entendidos como construções conversacionais produzidas nas relações entre as pessoas. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como determinadas formas de conversar contribuem para a construção do problema e sua solução em um grupo de apoio para portadores do HIV. O grupo estudado consistiu de dez sessões com quatro participantes. As sessões foram gravadas e transcritas. Através da análise discursiva dos momentos grupais compreendemos como: a construção do problema e da solução são parte de um único processo conversacional; este processo conversacional amplia os domínios de suplementação; a ampliação é marcada pela dinâmica interacional da sessão, pelos discursos sociais sobre o grupo e o problema, e pela forma narrativa do problema. Esta compreensão favoreceu uma reflexão sobre as implicações identitárias e éticas da participação neste grupo.<hr/>A constructionist description of group therapy defines it as a discursive practice in which problem and change are considered conversational constructions produced by people in relationships. The objective of this study is to comprehend how certain ways of talking contribute to the construction of the problem and its solution in a support group for people living with HIV. The group studied had ten sessions and four participants. The sessions were tape-recorded and transcribed. Through the discursive analysis of group moments we comprehended how: the construction of the problem and the solution are part of the same conversational process; this conversational process implies in the expansion of supplementation domains; this expansion is influenced by the interactional dynamic of the session, by the social discourses about the group and the problem, and by the narrative form of the problem. This comprehension favored a reflection about identity and ethical implications on making part of this group. <![CDATA[<B>Confirmatory factor analysis of a scale for impact of training at work</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Impacto do treinamento no trabalho é o principal indicador da efetividade de ações de treinamento no nível individual. Nos modelos de avaliação de treinamento impacto é um indicador de mudança do comportamento no cargo. A delimitação de conceitos similares, como transferência de aprendizagem, e o teste desses construtos tornam-se relevantes para a pesquisa na área. Este estudo tem como objetivo testar a estrutura empírica de um instrumento de impacto do treinamento no trabalho por meio de modelagem por equações estruturais. Participaram do estudo 2.966 funcionários de sete organizações, divididos em três sub-amostras. Os resultados das análises sugeriram re-especificações do modelo hipotético, e a análise cruzada da estrutura foi corroborada nas três sub-amostras. Desta forma, conclui-se que existe a necessidade de aprimoramento da medida. Entretanto, a proposta conceitual de impacto do treinamento no trabalho foi corroborada.<hr/>Training impact at work is the main indicator of training effectiveness at the individual level. In the training evaluation models, impact is a measure of behavior change on the job. The conceptual delimitation of similar constructs, as transfer of learning, is important to research. The main objective of this study were to test the empirical structure of the training impact at work's scale with a confirmatory factor analysis and the adequacy of the construct. In this study, participated 2.966 workers of seven organizations, divided in three sub-samples. The results indicated model modifications, and the analysis was corroborated on the three sub-samples. Thus, the measurement should be improved. However, the conceptual proposition of training impact at work was corroborated. <![CDATA[<B>Prologue to the history of psychology</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto da história da psicologia é um intertexto e o método de pesquisa dessa disciplina dirige-se para a elucidação desse intertexto. O historiador da psicologia trata com textos de psicólogos, filósofos e historiadores das culturas e das idéias. Começa investigando um texto de um psicólogo e aprofunda e amplia seu exame com o estudo de textos filosóficos e históricos que freqüentemente permanecem silenciosos no texto do psicólogo. Seguindo esse método, narra as reconstruções racionais (as analogias conceituais entre o texto do psicólogo e o pré-texto filosófico) e as revoluções psicológicas (ao inserir as reconstruções racionais nos seus contextos cultural e intelectual) que constituem o memorial da psicologia. Os casos Wilhelm Wundt por Kurt Danziger, e Edward C. Tolman por Laurence Smith são apresentados para ilustrar concretamente nossa caracterização da história da psicologia; e, também, para mostrar como escorregos e omissões intertextuais conduzem a equívocos e simplificações surpreendentes, que não poupam os melhores historiadores.<hr/>In this essay, it is suggested that the text of the history of psychology is an intertext, and the objective of the method of research of this discipline is the elucidation of this intertext. The historian of psychology deals with texts of psychologists, philosophers and historians of cultures and ideas. He begins by investigating a text of a psychologist, and deepens and widens his analysis with the study of philosophical texts and historical texts which frequently remain silent in the text of the psychologist. Following this method, the historian of psychology narrates the rational reconstructions (the conceptual analogies between the text of the psychologist and the philosophical pre-text) and the revolutions in psychology (by situating the rational reconstructions in their cultural and intellectual contexts) which constitute the memorial of psychology. Kurt Danziger's treatment of Wilhelm Wundt, and Laurence Smith's treatment of Edward C. Tolman are given as examples of our characterization of the history of psychology; and of how intertextual slips and oversights lead to surprising mistakes and simplifications, made by even the best of historians. <![CDATA[<B>Knowledge and psychic dynamism in two sermons in Colonial Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho aborda as relações entre conhecimento e dinamismo psíquico em dois sermões pregados no Brasil por Eusebio de Mattos, no século XVII e por Bento da Trindade, no século XVIII. Uma concepção de conhecimento afetivo implicando as atividades das potências anímicas define o êxtase dos místicos como ato do entendimento aplicado ao objeto supremo, Deus. Esta visão se fundamenta na psicologia filosófica e na teoria do conhecimento aristotélico-tomista, utilizadas pela retórica da época. Tópicos como conhecimento por evidência e entendimento afetivo, introduzem à concepção de uma modalidade participativa de conhecimento que possibilita a mudança da natureza enquanto transformação do sujeito que conhece no objeto conhecido.<hr/>The work refers to the relations between knowledge and psychic dynamism in two sermons preached in Brazil by Eusebio de Mattos and by Bento da Trindade. In such sermons, a conception of affective knowledge implying the activities of all animistic powers defines the ecstasy of the mystics as an act of the understanding applied to their supreme object, God. This vision is based on philosophic psychology and on the Aristotelic-Thomist theory of knowledge, used by the rhetoric of the Modern Age. Topics such as knowledge based on evidence and affective understanding introduce the conception of a participative modality of knowledge, which allows the change of nature in terms of transformation of the individual who knows into the known object. <![CDATA[<B>The elderly and the emotional resignification of leisure</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.<hr/>Today's society is being challenged to respond qualitatively to the demands of science, technology and automation, affecting the various dimensions of man. One of these dimensions, the increase in longevity, requests politics and social programs focusing life quality, including leisure ambit. This study aimed to identify emotional aspects of elderly perception during leisure activities. Data were collected through a mixed questionnaire, applied to a sample of 20 individuals of both sexes, and descriptively analyzed using Content Analysis Technique. They show recurrences of positive grow in many aspects such as interpersonal relationship and mutual respect, contemplation, sense of harmony with nature, and playfulness, among others, which are also responsible for the affective bond of the group. It has been concluded that significant experiences during leisure time, which are capable of contemplating men's necessities and expectations in cultural contents, can contribute to emotional resignification of leisure in this phase of the development. <![CDATA[<B>Contextual and morphosyntactic rules in children's acquisition of portuguese orthography</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretendeu examinar as diferenças em complexidade apresentadas por diferentes contextos ortográficos na aquisição da ortografia da língua portuguesa. Crianças da 2ª e 4ª séries do ensino fundamental realizaram um ditado de palavras de baixa freqüência de exposição que incluía regras de natureza morfossintática (sufixos esa, oso e eza) e regras contextuais (usos do r e rr e da nasalização antes de consoantes). Observou-se uma hierarquia na aprendizagem de cada uma das regras ortográficas estudadas. Apesar da suposição de que as crianças teriam melhor desempenho nas regras contextuais do que nas morfossintáticas, os itens mais fáceis não se constituem apenas das regularidades contextuais: os sufixos esa e oso são, juntamente com regularidades contextuais, os aspectos ortográficos mais fáceis. Embora as crianças da 4ª série apresentarem um maior número de acertos no ditado, as dificuldades encontradas na escrita em relação aos vários contextos ortográficos são similares para ambas as séries.<hr/>The present study intended to examine differences in complexity presented by different orthographic contexts in the acquisition of Portuguese orthography. Second- and fourth-grade children were presented with a spelling task, which included low-frequency words, based on either morphosyntactic (suffixes esa, oso and eza) or contextual (uses of r and rr and nasalization before consonants) rules. It was observed a clear hierarchy in the learning of the orthographic rules examined. Contrary to the idea that children would have better performance in spelling words based on contextual rules, in this study the easiest spelling items were not only the ones based on contextual rules: the use of the suffixes esa and oso is an easy orthographic rule to learn, along with some contextual rules. Although the fourth graders scored better in the task, children's difficulties with the various orthographic contexts are very similar for both grades. <![CDATA[<B>Scale of the classroom climate for creativity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73.<hr/>The purpose of this study was to design and validate a scale on the classroom climate for creativity. This instrument aims to help in the identification of factors that contribute to the expression of creativity in the classroom, as well as those that inhibit the development of creativity in 3rd and 4th grade elementary school. The scale entitled "My Classroom" was administered to 644 elementary school students from public and private schools. An exploratory factor analysis was carried out to get evidence on the construct validity. This analysis generated five factors: Teacher's Support to Student's Ideas Expression, Student's Self-Perception on Creativity, Student's Interest for Learning, Student's Autonomy and Teacher's Incentive to Student's Ideas Production. The reliability coefficients varied from .55 to .73. <![CDATA[<B>The representation, the affect and the defense in <I>Project for a Psychology</I> (1895)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, examinaremos a generalização proposta por Freud em Projeto de uma psicologia científica (1895) do conceito de representação afetiva de Breuer apresentado nos Estudos sobre a histeria (1895). Mais que mostrar que Freud adota o conceito de representação afetiva de Breuer, pretendemos verificar como Freud generaliza este conceito do contexto exclusivamente patológico para o contexto de funcionamento normal, a fim de explicar os mecanismos de defesa.<hr/>In this paper, it will be examined Freud's generalization in Project for scientific psychology of Breuer's affective representation concept presented in Studies on Hysteria (1895). More important than to showing that Freud adopts Breuer's concept of affective representation, it aims to examine how Freud generalizes this concept from a exclusively pathological context to normal psychic functioning context, in order to explain the defense mechanisms. <![CDATA[<b>Escape learning after uncontrollable appetitive stimuli</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente experimento teve por objetivo investigar se estímulos apetitivos não-contingentes (incontroláveis) produzem interferência na aprendizagem de fuga (desamparo aprendido). Ratos foram divididos em três grupos (n = 8), denominados contingente (C), não contingente (NC) e ingênuo (I). Na primeira fase (tratamento), os animais do grupo C receberam reforçamento positivo (água) sob contingência de CRF, FR5 e FR20. A cada reforço liberado a um sujeito do grupo C, era liberada uma gota de água (não-contingente) a um sujeito do grupo NC. Os animais do grupo ingênuo (I) permaneceram no biotério. Na fase seguinte (teste), os animais foram submetidos a choques que poderiam ser desligados em função da resposta de saltar na shuttlebox. Todos os sujeitos aprenderam igualmente a resposta de fuga, independentemente do tratamento prévio recebido. Esses resultados sugerem que estímulos apetitivos incontroláveis não produzem o desamparo aprendido. Discute-se a generalização do efeito entre contextos aversivo e apetitivo.<hr/>This experiment investigated whether non-contingent (uncontrollable) appetitive stimuli can produce interference on subsequent escape learning (learned helplessness). Rats were divided into three groups (n = 8): contingent (C), non-contingent (NC) or naive (I). In the first phase (treatment), the C animals were exposed to positive reinforcement under CRF, FR5 and FR20 schedules. Each reinforcement to the C animal produced a non-contingent water drop (uncontrollable stimulus) to the yoked NC animal. Animals from the I group received no treatment. In the next phase (test), all rats received electrical shocks which could be removed contingently to a jump response in a shuttlebox. All animals equally learned the escape response, regardless of the previous treatment. These results suggested that learned helplessness was not produced by uncontrollable appetitive stimuli. The generalization of the learned helplessness effect among aversive and appetitive contexts is discussed. <![CDATA[<B>Interaction between behavior therapists and their clients diagnosed with obsessive-compulsive disorder</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a atuação verbal de dois terapeutas comportamentais no atendimento de clientes com o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Foram gravadas e transcritas de quatro a cinco sessões de atendimento com cada terapeuta atendendo um cliente. As verbalizações foram classificadas segundo a presença ou ausência de verbalizações de queixa, em categorias de descrição, explicação, aconselhamento, feedback, inferência, perguntas e outras verbalizações. A análise dos dados indicou que o terapeuta A "conseqüenciava" diferencialmente determinadas classes de verbalizações do cliente, teve percentual elevado de verbalizações de aprovação e teve uma ocorrência pequena de verbalizações de aconselhamento. Já o terapeuta B apresentou predominantemente verbalizações de aconselhamento e explicação e sua intervenção teve como foco principal a queixa do cliente. Ambos os terapeutas tenderam a dar explicações com ênfase em relações resposta-conseqüência, o que sugere coerência com os pressupostos da análise do comportamento.<hr/>This study aimed at characterizing the work of two behavior analysts in a therapeutic setting, with clients with a diagnosis of obsessive-compulsive disorder (OCD). Four to five therapeutic sessions of each pair (therapist - client) were recorded. The therapist and clients' verbalizations were classified in relation to their relation to the client's complaints, and were categorized as: questions, descriptions, explanations, advices, feedback, inferences or other verbalization. Results indicated differences between the two therapists: the verbalization of therapists A suggested that he applied differential reinforcement to certain classes of client's verbalizations, with a small occurrence of counseling, while the verbalization of therapist B was classified as giving advice and explaining. For both therapists, the majority of their explanations about the clients' behavior were classified as emphasizing the response-consequence relationship, whichy be suggestive of coherence with the behavior analytical approach. <![CDATA[<B>Book review</B>: <B>a dialogue between psychoanalysis and neuroscience</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a atuação verbal de dois terapeutas comportamentais no atendimento de clientes com o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Foram gravadas e transcritas de quatro a cinco sessões de atendimento com cada terapeuta atendendo um cliente. As verbalizações foram classificadas segundo a presença ou ausência de verbalizações de queixa, em categorias de descrição, explicação, aconselhamento, feedback, inferência, perguntas e outras verbalizações. A análise dos dados indicou que o terapeuta A "conseqüenciava" diferencialmente determinadas classes de verbalizações do cliente, teve percentual elevado de verbalizações de aprovação e teve uma ocorrência pequena de verbalizações de aconselhamento. Já o terapeuta B apresentou predominantemente verbalizações de aconselhamento e explicação e sua intervenção teve como foco principal a queixa do cliente. Ambos os terapeutas tenderam a dar explicações com ênfase em relações resposta-conseqüência, o que sugere coerência com os pressupostos da análise do comportamento.<hr/>This study aimed at characterizing the work of two behavior analysts in a therapeutic setting, with clients with a diagnosis of obsessive-compulsive disorder (OCD). Four to five therapeutic sessions of each pair (therapist - client) were recorded. The therapist and clients' verbalizations were classified in relation to their relation to the client's complaints, and were categorized as: questions, descriptions, explanations, advices, feedback, inferences or other verbalization. Results indicated differences between the two therapists: the verbalization of therapists A suggested that he applied differential reinforcement to certain classes of client's verbalizations, with a small occurrence of counseling, while the verbalization of therapist B was classified as giving advice and explaining. For both therapists, the majority of their explanations about the clients' behavior were classified as emphasizing the response-consequence relationship, whichy be suggestive of coherence with the behavior analytical approach. <![CDATA[<B>News</B>: <B>X International Conference of the Italian Society for Psychology of Religion</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a atuação verbal de dois terapeutas comportamentais no atendimento de clientes com o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Foram gravadas e transcritas de quatro a cinco sessões de atendimento com cada terapeuta atendendo um cliente. As verbalizações foram classificadas segundo a presença ou ausência de verbalizações de queixa, em categorias de descrição, explicação, aconselhamento, feedback, inferência, perguntas e outras verbalizações. A análise dos dados indicou que o terapeuta A "conseqüenciava" diferencialmente determinadas classes de verbalizações do cliente, teve percentual elevado de verbalizações de aprovação e teve uma ocorrência pequena de verbalizações de aconselhamento. Já o terapeuta B apresentou predominantemente verbalizações de aconselhamento e explicação e sua intervenção teve como foco principal a queixa do cliente. Ambos os terapeutas tenderam a dar explicações com ênfase em relações resposta-conseqüência, o que sugere coerência com os pressupostos da análise do comportamento.<hr/>This study aimed at characterizing the work of two behavior analysts in a therapeutic setting, with clients with a diagnosis of obsessive-compulsive disorder (OCD). Four to five therapeutic sessions of each pair (therapist - client) were recorded. The therapist and clients' verbalizations were classified in relation to their relation to the client's complaints, and were categorized as: questions, descriptions, explanations, advices, feedback, inferences or other verbalization. Results indicated differences between the two therapists: the verbalization of therapists A suggested that he applied differential reinforcement to certain classes of client's verbalizations, with a small occurrence of counseling, while the verbalization of therapist B was classified as giving advice and explaining. For both therapists, the majority of their explanations about the clients' behavior were classified as emphasizing the response-consequence relationship, whichy be suggestive of coherence with the behavior analytical approach.