Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220070001&lang=en vol. 23 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Debutando em grande estilo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Maternal feelings concerning child development at 12 months old</B>: <B>living with the child's new acquisitions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aos 12 meses a criança apresenta novas aquisições de linguagem e locomoção que a permitem realizar movimentos de afastamento e reaproximação do cuidador. Assim, a mãe ocupa papel fundamental, pois deve proporcionar oportunidades para descobertas e favorecer explorações. Este estudo investigou o desenvolvimento da criança aos 12 meses e os sentimentos maternos em relação a esse momento. Participaram 28 mulheres, de nível socioeconômico variado, com idades entre 20 e 37 anos, cujos filhos tinham 12 meses. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada sobre a experiência da maternidade e o desenvolvimento da criança. A análise de conteúdo revelou a riqueza das novas aquisições e seu impacto nos sentimentos maternos. As mães relataram sentimentos ambivalentes de gratificação e realização, mas também de maior demanda e dedicação. Dada a importância desse período, torna-se fundamental que a mãe seja capaz de adaptar-se às novas aquisições infantis e que esteja disponível para partilhar de suas experiências.<hr/>When the child is 12 months old he/she acquires new language and locomotion abilities, which allows him/her to both move away and get close to the caretaker. Thus, the mother holds a fundamental role, since she must give the child opportunities for discoveries and explorations. This study investigated child’s development at 12 months old as well as maternal feelings in relation to this moment. Twenty-eight women aged 20 to 37, of different social economic level, whose child was 12 months old, took part in the study. A semi-structured interview about motherhood experience and child’s development was carried out. The content analysis revealed the richness of the new acquisitions and their impact on maternal feelings. Mothers reported ambivalent feelings of gratification and fulfillment, but also of greater demand and dedication. Given the importance of this period, it is crucial that the mother should be able to adapt to child’s new acquisitions and be available to share their experiences. <![CDATA[<B>The maternal representations about a baby who is born with serious organic diseases</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O nascimento de um bebê com doenças orgânicas graves tem profundas implicações na constituição do vínculo inicial mãe-bebê. O objetivo desta pesquisa é a investigação das representações psíquicas maternas acerca desse nascimento. Este estudo qualitativo está fundamentado no campo teórico-psicanalítico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, individuais, com 11 mães no período de internação do bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os dados obtidos foram submetidos ao método de análise de conteúdo e revelaram que o nascimento do bebê com alterações orgânicas afeta a função materna já que desorganiza as representações que eram antes dirigidas ao bebê sadio imaginado, marcando uma tendência recorrente à equivalência desse bebê ao diagnóstico de sua doença. Este nascimento implica, portanto, o luto pelo filho desejado e o decréscimo da auto-estima materna. A participação nas entrevistas teve efeitos terapêuticos, sugerindo a necessidade de uma escuta analítica dessas mães durante o período de permanência do bebê na instituição hospitalar.<hr/>The birth of a baby with serious organic diseases has deep implications in the constitution of the initial link mother-baby. This research aims at investigating the maternal psychic representations about this birth. This qualitative study is based on the psychoanalytic-theoretical field. Semi- structured individual interviews with 11 mothers were carried out during the period of the baby hospitalization in the neonatal ICU. The obtained data were submitted to the content analysis method and showed that the birth of the baby with organic disturbances affects the maternal role, as it disorganizes the representations that were directed before to the idealized healthy baby, marking a recurrent tendency to the equivalence of this baby with his/her disease diagnosis. This birth implies, therefore, in the mourning of the desired child and in the decrease of the maternal self-esteem. The participation in the interviews had therapeutical effects, suggesting the need of an analytycal listening of these mothers during the period the baby remains in the hospital. <![CDATA[<B>Mathematical behavior</B>: <B>ordinal relations and transitive inference in pre-scholars</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um repertório matemático elementar pode ser diretamente ensinado a pré-escolares em risco de dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa, examinou-se o controle do comportamento por relações ordinais em 14 crianças (idade média: 5 anos e 1 mês) com baixo rendimento escolar numa escola municipal de Vitória. Inicialmente, os estudantes foram avaliados de modo individualizado, em seguida aplicou-se um procedimento de ensino informatizado para ensinar desempenhos ordinais e avaliou-se a ocorrência de desempenhos gerativos. Todas as crianças alcançaram o critério de ensino, estabelecendo-se o controle do comportamento por relações ordinais. Na avaliação da transferência de funções de estímulo 14 crianças ordenaram novas seqüências de estímulos com o procedimento informatizado e oito crianças com o procedimento não informatizado. Conclui-se que habilidades básicas para o aprendizado da matemática podem ser diretamente ensinadas, apesar das falhas no repertório inicial da criança.<hr/>Basic skills on mathematics can be taught directly to pre-scholars in risk of learning difficulties. This research examined the behavior control by ordinal relations in 14 children (mean age: 5 years and 1 mosnth old) with low school performance from a municipal school in Vitoria. Initially, the students were individually assessed; after that a computerized teaching procedure was applied to teach ordinal performances and then the occurrence of generative performance was assessed. All the children met the teaching criterion, thereby establishing the behavior control by ordinal relations. In the transference of stimuli function assessment, 14 children ordered new sequences of stimuli with the computerized procedure and eight children with the non-computerized procedure. We may conclude that basic skills for learning mathematics can be taught directly in spite of the failures in the initial repertoire of the child. <![CDATA[<B>Factors associated with school performance</B>: <B>a multilevel study with data of SAEB/2001</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.<hr/>The purpose of this study was to construct a model of student performance using multilevel analysis, a type of multiple regression that takes into consideration the hierarchical structure of the data. The study used the data of the third grade students of secondary school who participated in the SAEB 2001 assessment. After controlling the effect of the variables of selectivity and school composition, an intraclass correlation of 0.17 was found, indicating that 17% of the variance in student performance can be attributed to the school level. In the final multilevel model seven variables of student level and nine variables of school level were included. The variables with the strongest effect on student level were: school delay and comparison of the student with his colleagues. On school level these variables were: aggregated cultural resources and aggregated school delay. The final model elaborated in this study will hopefully be used to elaborate public policies with a view to improve the Brazilian educational system. <![CDATA[<B>Leisure and the use of psychoactive substances in adolescence</B>: <B>possible relations</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou: levantar as atividades de lazer praticadas por adolescentes usuários e não-usuários de drogas; verificar possíveis associações entre uso de drogas e lazer na adolescência. Participaram dele 568 adolescentes de ambos os sexos entre 14 e 20 anos que estavam cursando o ensino médio na cidade de São Carlos, SP. Estes responderam um questionário anônimo de auto-preenchimento. As análises envolveram: descrição da distribuição das variáveis na amostra; teste qui-quadrado; regressão logística múltipla. Segundo os resultados, as principais diferenças entre os grupos foram observadas nas atividades "freqüentar clubes/praias", "sair com amigos" e "freqüentar bares", mais freqüentes entre adolescentes usuários, enquanto "ir à Igreja/serviço religioso", "praticar esportes" e "sair com a família" foram mais freqüentes entre os não-usuários. Estes dados contribuem para a elaboração de ações preventivas ao uso de drogas, indicando a necessidade de estudos sobre opções de lazer para adolescentes na atualidade.<hr/>This study has the following objectives: to find out the leisure activities of adolescents who use drugs and those who don’t; to verify possible associations between the use of drugs and leisure in adolescence. Five hundred and sixty nine male and female adolescents ranging from 14 to 20 years old who were attending high school in the city of São Carlos, in the state of São Paulo-Brazil, took part on this study. They answered an anonymous and self-filling questionnaire. The analyses involved: the description of the distribution of the variables in the sample; square-qui test; multiple logistic regression. According to the results, the main differences between the groups were observed in the activities going to clubs/beaches, going out with friends, going to bars, which were more frequent among the drug-addicted, whereas attending to religious services, practicing sports and going out with the family were more frequent among the non-addicted ones. These data may contribute for working out preventive actions against drug addiction, indicating the need of studies about leisure options for adolescents nowadays. <![CDATA[<B>I Belonged to the world</B>: <B>changes of the self-concept on the pentecostal conversion</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo traz a descrição dos resultados e a análise dos dados de uma pesquisa qualitativa com indivíduos recém-convertidos ao culto pentecostal, no qual se procurou discutir as modificações no auto-conceito, a partir da idéia de "Três Mundos" (Umwelt, Eigenwelt e Mitwelt), utilizada por Ludwig Binswanger. Notou-se uma significativa mudança na dimensão do Mitwelt (relacionamentos sociais), o que levou à conclusão de que, do ponto de vista da Psicologia Existencial, o principal elemento da força pentecostal, nos casos estudados, pode ser apontado como a reconstrução da própria identidade a partir da aquisição e da participação em um novo grupo de referência, o qual proporciona não apenas acolhida e solidariedade, como também oportunidade de desenvolvimento dos potenciais adormecidos.<hr/>This paper describes the results and the analyses of the data obtained from a qualitative research carried out with individuals newly-converted to the pentecostal cult, whereby an attempt was made to discuss the changes on self-concept, having as a starting point the idea of "Three Worlds" (Umwelt, Eigenwelt and Mitwelt) used by Ludwig Binswanger. A significant change was observed in the dimension of Mitwelt (social relationships), which led to the conclusion that from the point of view of Existential Psychology, the main element of pentecostal power, in the studied cases, lies in the reconstruction of the identity itself, as from the acquisition and participation in a new reference group, which provides not only a solidary and welcoming environment, but also the opportunity to develop latent potentials. <![CDATA[<B>Personal values structure</B>: <B>the relationship between life and work values</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en As pessoas apresentam uma estrutura de valores que guia a sua vida de maneira geral. Essa estrutura é ampla e inclusiva, mas, para focos específicos, existe uma estrutura particular que está relacionada com aquela estrutura mais abrangente. O objetivo deste trabalho foi testar a relação entre as estruturas de valores pessoais gerais e laborais. Para isso, 995 estudantes universitários de ambos os sexos com média de idade de 21 anos responderam às escalas de Valores de Schwartz (SVS) e de Valores relativos ao Trabalho. Os resultados das equações estruturais (AMOS) apoiaram a teoria que relaciona as estruturas de valores (GFI=0,95, RMR=0,04). Entretanto, as relações de compatibilidade e conflito foram parcialmente confirmadas. Essa pesquisa responde à necessidade de integração dos modelos de valores gerais com os modelos de valores laborais.<hr/>People develop a value structure that guides their lives in general. This structure is wide and inclusive, but, for specific focuses, there is a particular structure that is related to one more extensive. The objective of the present study was to test the relationship between the structures of labor and general personal values. To accomplish this purpose, 995 university students of both sexes and average aged 21 years old answered to Schwartz Value Survey and the Work Values Scale. The results of structural equations (AMOS) supported the theory that relates to the value structures (GFI=0,95, RMR=0,04). However, the conflict and compatibility relations were partially confirmed. This study indicates the necessity to integrate general values with labor values models. <![CDATA[<B>Sexual survey</B>: <B>a cross-cultural perspective</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en This is a comparative cross-cultural investigation and an analysis of the sexual life of presumably middle class college students of four countries: Israel, Colombia, Canada and Brazil. Post graduation-level students of the Institute for Advanced Studies in Human Sexuality (IASHS) in San Francisco collected the data as a PhD requirement. The data analysis revealed that, even though members of various sample groups speak different languages and belong to distinct cultures, they exhibit some similar aspects in their sexual life. Additionally, comparisons were made with the data of the NHSLS Report (USA) in a few selected topics and, again, more similarities were found among the international university students.<hr/>Esta é uma investigação transcultural e uma análise da vida sexual de estudantes universitários provavelmente oriundos da classe média de quatro países: Israel, Colômbia, Canadá e Brasil. Estudantes de pós-graduação do Instituto de Estudos Avançados em Sexualidade Humana (IASHS) em São Francisco coletaram os dados como um dos requisitos do programa de doutorado. A análise dos dados revelou que, apesar dos indivíduos da amostra falarem diferentes línguas e pertencerem a distintas culturas, eles exibem alguns aspectos similares em sua vida sexual. Além disso, comparações foram feitas com os dados do Relatório NHSLS (USA) em alguns tópicos e, novamente, mais similaridades foram encontradas em relação aos estudantes universitários internacionais. <![CDATA[<B>Non-hegemonic sexual identities</B>: <B>identity processes and coping strategies concerning prejudice</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da perspectiva sociocultural construtivista, o artigo tem como objetivo analisar a construção das identidades sexuais não-hegemônicas em jovens adultos na cidade de Brasília, com base em uma pesquisa qualitativa que partiu do questionamento amplo: como sujeitos concretos dão sentido às suas vivências homoeróticas? Participaram da pesquisa seis homens e quatro mulheres de classe média de Brasília que se reconhecem como pessoas que apresentam uma orientação sexual distinta da heterossexualidade. O estudo indicou a importância das estratégias pessoais e coletivas utilizadas no cotidiano para lidar com o preconceito e a discriminação em relação às identidades sexuais não-hegemônicas. Tais estratégias são constitutivas da forma como os(as) participantes vivenciam as suas experiências homoeróticas, bem como se posicionam em suas relações sociais e consigo mesmos(as).<hr/>As from a constructivist sociocultural perspective, the present article aims at analyzing the construction of non-hegemonic sexual identities in young adults living in the city of Brasilia, based on a qualitative research starting from a broad questioning: how do individuals give meaning to their homoerotic experiences? Six middle-class men and four women living in Brasilia, who see themselves as non-heterosexually oriented, participated in the research. The results indicate the importance of collective and personal strategies employed in daily life by the individuals to cope with prejudice and discrimination related to non-hegemonic sexual identities. Such strategies are constituent of the way the participants live with their homoerotic experiences, as well as with their social relations, and with themselves. <![CDATA[<B>The social representation of the "nervous disease" according to gender</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investigou, na classe popular (30 homens e 30 mulheres, entre 18 e 65 anos), a organização estrutural da representação social do conceito da "doença dos nervos" e como o gênero está associado a essa organização estrutural. Por meio da técnica de associação livre, como meio de acesso ao campo semântico das representações, obteve-se um total de 272 respostas, compostas por 86 tipos de expressões semânticas que, quando agrupadas de acordo com a similaridade de significados, originaram 22 categorias de análise. A análise dos significados da "doença dos nervos" demonstrou que a organização estrutural do conceito dessa doença comporta os traços e os valores culturais que caracterizam homens e mulheres, mostrando como a cultura também determina códigos diferenciados para extravasarem suas perturbações. Por seu caráter privado, as mulheres atribuem significados num sentido voltado para a interioridade mostrados mais pelo corpo, enquanto os homens, pelo seu caráter público, atribuem significados num sentido de exterioridade expressas pelo comportamento.<hr/>This work investigated, in a working class sample (30 men and 30 women, from 15 to 65 years), the structural organization of the social representation of the concept of "nervous disease", and how gender is associated to such structural organization. A free association task was applied on all participants as a tool to get access to the semantic field of the representations and a total of 272 responses was attained, composed of 86 kinds of semantic expressions that, when grouped according to similarity of meaning, originated 22 analytical categories. The analysis of the meanings of the "disease of the nerves" demonstrated that the roles culturally attributed to men and women generate differences in the expression of the disturbances: while for women they are more expressed in the body, for men they are more expressed in the behaviour. <![CDATA[<B>Mental health of the caretaker in the hospital institution</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como propósito verificar as experiências laborais dos profissionais de enfermagem e suas conseqüências para a saúde mental desses trabalhadores. A pesquisa foi realizada junto a profissionais de enfermagem do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, afastados de suas atividades durante o ano de 2003 por transtornos mentais e comportamentais (episódios depressivos breves, transtornos depressivos recorrentes e ansiedade generalizada), diagnosticados de acordo com o CID 10. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, e para sua interpretação foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdos. Os resultados mostram que aspectos do trabalho contribuíram no processo de adoecer desses profissionais, como a natureza das atividades do cuidador, sobrecarga de tarefas e dificuldades de relacionamento interpessoal. Verificou-se ainda a percepção dos indivíduos quanto ao papel da organização frente ao seu afastamento, de forma a ampliar a discussão sobre gestão de pessoas e promoção de saúde no trabalho.<hr/>This article has the purpose of verifying the laboural experiences of the nursing professionals and its consequences on their mental health. The research was made with nursing professionals of the Instituto de Cardiologia in Porto Alegre, who were dismissed from their activities during 2003 due to mental and behavioral disturbances (brief depressive disorder, recurrent depressive disorder and general anxiety), diagnosed according to CID-10. The data were collected through semi-structured individual interviews, and for their interpretation the technique of Content Analisys was used. The results show that aspects of work contributed to the process of falling ill of these professionals, such as the nature of the caretaker activities, overburden of tasks and dificulties of interpersonal relations. It was further verified the perception of the individuals as to the role of the organization vis-à-vis their dismissal, in order to increase the discussion about management of people and health promotion at work. <![CDATA[<B>Conceptual transformations of the body in social psychology</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en En el presente ensayo buscamos aproximarnos brevemente a algunas de las transformaciones que ha vivido el cuerpo dentro del conocimiento, centrándonos en los grandes cambios que han podido reflejarse en las teorías dentro de la Psicología, particularmente dentro de la Psicología Social. Quisiéramos más que nada acercarnos a la especial relación que se genera entre las transformaciones sociales, los cambios en el conocimiento científico y los dispositivos tecnológicos en las formas de comprensión de la corporeidad humana, procurando entender al cuerpo de una forma no estática, sino como un continuo devenir.<hr/>This paper is an approach to some body’s transformations rooted on psychology theories, particularly social psychology and social construccionism. Our goal is to focus on the relationship between social transformations, scientific knowledge changes and technological regimes of knowledge and power (dispositifs) on ways to understand human body. We try to regard the body not as a static phenomenon but as a becoming.<hr/>No presente ensaio busca-se uma aproximação breve de algumas das transformações que o conceito de corpo tem sofrido dentro do conhecimento centrando-se nas grandes mudanças que têm se refletido nas teorias dentro da Psicologia, particularmente dentro do construcionismo social e da Psicologia Social em geral. Uma atenção especial será dada à relação que se gera entre as transformações sociais, as mudanças no conhecimento científico e os dispositivos tecnológicos nas formas de compreensão da corporeidade humana, procurando entender o corpo de uma maneira não estática, mas sim, como um contínuo devir. <![CDATA[<B>Plants, mind and culture</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en En el presente ensayo buscamos aproximarnos brevemente a algunas de las transformaciones que ha vivido el cuerpo dentro del conocimiento, centrándonos en los grandes cambios que han podido reflejarse en las teorías dentro de la Psicología, particularmente dentro de la Psicología Social. Quisiéramos más que nada acercarnos a la especial relación que se genera entre las transformaciones sociales, los cambios en el conocimiento científico y los dispositivos tecnológicos en las formas de comprensión de la corporeidad humana, procurando entender al cuerpo de una forma no estática, sino como un continuo devenir.<hr/>This paper is an approach to some body’s transformations rooted on psychology theories, particularly social psychology and social construccionism. Our goal is to focus on the relationship between social transformations, scientific knowledge changes and technological regimes of knowledge and power (dispositifs) on ways to understand human body. We try to regard the body not as a static phenomenon but as a becoming.<hr/>No presente ensaio busca-se uma aproximação breve de algumas das transformações que o conceito de corpo tem sofrido dentro do conhecimento centrando-se nas grandes mudanças que têm se refletido nas teorias dentro da Psicologia, particularmente dentro do construcionismo social e da Psicologia Social em geral. Uma atenção especial será dada à relação que se gera entre as transformações sociais, as mudanças no conhecimento científico e os dispositivos tecnológicos nas formas de compreensão da corporeidade humana, procurando entender o corpo de uma maneira não estática, mas sim, como um contínuo devir.