Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220100003&lang=en vol. 26 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>: <b>final de gestão</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>TONI 3</b>: <b>Form A and cloze test: evidence of validity</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi o de identificar evidência de validade de construtos relacionados ao Teste TONI 3-Forma A e ao Teste de Cloze. Analisou-se também diferenças relacionadas às variáveis sexo e escolaridade. Participaram 98 alunos da 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de escolas públicas, que responderam ao TONI 3-Forma A e ao Cloze. Foi observada diferença significativa em relação às séries nos dois testes, mas não houve diferença significativa no desempenho de meninos e meninas. Os resultados mostraram correlações fracas e moderadas entre os testes em cada série e no geral. Concluiu-se que a evidência de validade foi encontrada, dada a magnitude das correlações que mostrou a comunalidade entre os construtos.<hr/>This study aimed to identify evidences of validity of constructs related to the TONI 3-Form ATest and the Cloze Test. Differences related to gender and education were also analyzed. Ninety-eight second- to fourth-grade students from public schools answered to the TONI 3-Form A and the Cloze Test. There were significant differences between school grades in both tests, but not between the performance of boys and girls. Overall, the results showed weak and moderate correlations between the tests in each grade and in general. It was concluded that the evidence of validity was obtained given the magnitude of the correlations, which showed the communality between the constructs. <![CDATA[<b>Institutionalized children and adolescents</b>: <b>academic achievement, life satisfaction and social support network</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.<hr/>This study aimed to investigate the characteristics of institutionalized youth and their families. The participants were 155 institutionalized children and adolescents, aged from 7 to 16 years old, from shelters in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Data collection was accomplished through structured interviews, the Academic Achievement Test, the Life Satisfaction Scale and the Five Field Map. Early experimentation of drugs, poor school performances and high levels of school failure were observed among the adolescents. Families presented low educational levels, informal jobs and unemployment. Positive contacts and high life satisfaction in the institution may indicate that the institutional acceptance constitutes a source of support and satisfaction. Intervention programs for the development of those youth and for empowerment of their families are discussed. <![CDATA[<b>Children's conceptions of family</b>: <b>a quantitative approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investigou concepções de crianças sobre a família. Participaram 120 crianças dos dois sexos, entre 5 e 12 anos, do Nordeste e Sudeste do País, em dois contextos urbanos (capital e interior) e níveis socioeducacionais médio alto e baixo. Utilizou-se roteiro semi-estruturado de entrevista individual. Os resultados mostraram que as concepções das crianças sobre quem faz parte da família não refletem coabitação, mas, possivelmente, a convivência com outros parentes (avós, tios, primos); geração foi um diferencial mais importante do que gênero na definição dos perfis de pai, mãe, irmãos, avô e avó; família apareceu como necessidade básica, lugar de pertencimento e de identidade, mas as crianças têm dificuldade para definir o conceito. São discutidas questões metodológicas e apontadas direções para pesquisas futuras.<hr/>The study investigated children's conceptions of family. Participants were 120 boys and girls aged 5-12, from two Brazilian regions (Northeast and Southeast), two urban contexts (capitals and inland cities), and from upper middle and lower socioeconomic strata. Children were interviewed individually according to a semi-structured interview syllabus. The results showed that children's conceptions of who belongs to the family do not reflect cohabitation, but, possibly, the degree of companionship with other relatives (grandparents, uncles and aunts, cousins); generation was a stronger differential than gender for the definition of father's, mother's, siblings', grandfathers' and grandmothers' profiles; family was pictured as a basic need, locus of identity and belongness, but children find it difficult to define the concept. Methodological questions are discussed and directions for future research are pointed out. <![CDATA[<b>Socioeconomic and gender influence on leisure of adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investigou a influência socioeconômica e de gênero no lazer de adolescentes. Participaram desta pesquisa 74 adolescentes, estudantes de uma escola pública e outra privada de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que não há diferenças significativas quando analisadas as atividades de lazer em relação à classe socioeconômica. Porém, quando analisadas quanto ao gênero, as atividades de lazer das moças de diferentes classes socioeconômicas apresentam diferenças significativas. Concluiu-se que os diferentes papéis sociais e ocupacionais atribuídos aos adolescentes, juntamente com o contexto socioeconômico e de gênero ao qual pertencem exercem pouca influência nas escolhas de atividades de lazer.<hr/>This study investigated socioeconomic and gender influences upon adolescents'leisure. Seventy four adolescents from a public and a private school located in a city in the interior of São Paulo State participated in this research. The results demonstrated that there are no significant differences when leisure activities are analyzed in relation to socioeconomic status. However, when analyzed in relation to gender, leisure activities of girls from different socioeconomic classes present significant differences. It was concluded that different social and occupational roles attributed to adolescents, along with their socioeconomic and gender context have only a slight influence upon choices of leisure activities. <![CDATA[<b>Behavior of children, caregivers and nursing assistants during venepuncture session</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo descreve o repertório comportamental de 14 crianças com diagnóstico de câncer, com idade entre 4 e 12 anos, durante um procedimento de punção venosa para quimioterapia, assim como o de seus acompanhantes e auxiliares de enfermagem. A coleta de dados foi realizada mediante observação direta com auxílio da Observation Scale of Behavior Distress. Foram utilizados três sistemas de categorias de comportamento (para as crianças, os acompanhantes e os auxiliares de enfermagem). Não foram observadas diferenças significativas entre comportamentos concorrentes e não concorrentes de crianças pré-escolares e escolares. Observou-se maior variabilidade comportamental entre acompanhantes de pré-escolares e maior frequência de comportamentos verbais dirigidos a escolares em auxiliares de enfermagem. Discute-se a necessidade da preparação psicológica para procedimentos invasivos em oncologia pediátrica.<hr/>This study describes the behavioral repertoire of fourteen children, aged 4-12 years old, with cancer diagnoses, during a venepuncture procedure for chemotherapy, and of their caregivers and nursing assistants. Data collection was accomplished through direct observation with the use of the Observation Scale of Behavior Distress. Three systems of behavior categories were used (for children, caregivers and nursing assistants). There were no significant differences between concurrent and non-concurrent behaviors of preschool and school children. There was greater behavioral variability among caregivers of pre-school children and higher frequency of verbal behaviors directed to school children among nursing assistants. It is discussed the need of psychological preparation for invasive procedures in pediatric oncology. <![CDATA[<b>Recreational psychological intervention for coping with hospitalization in children with cancer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação de estratégias de enfrentamento é um recurso importante na elaboração de técnicas de intervenção adequadas à minimização do impacto psicológico do câncer infantil. Foram avaliados os efeitos comportamentais de um programa de intervenção psicológica lúdica em 12 crianças com câncer, de 7 a 12 anos, internadas em hospital público infantil. Utilizou-se o Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização (AEHcomp) em dois grupos: G1, submetido à intervenção psicológica lúdica centrada no enfrentamento e G2, submetido ao brincar livre tradicional. Na comparação intergrupos, não houve diferenças significativas nos comportamentos facilitadores e não-facilitadores avaliados no pré e pós-teste. Na comparação intragrupo, G1 diminuiu significativamente os comportamentos não-facilitadores no pós-teste, sugerindo possível efeito positivo do programa de intervenção centrado no problema.<hr/>The assessment of coping strategies is an important resource for the development of intervention techniques to minimize the psychological impact of childhood cancer. Behavioral effects of a recreational psychological intervention program were evaluated among 12 children with cancer, aged from 7 to 12 years old and hospitalized in a public pediatric hospital. The Computer Assessment Instrument of Coping to Hospitalization (AEHcomp) was used with two groups: G1, submitted to the recreational psychological intervention focused on coping, and G2, submitted to the traditional free play. The between-groups comparison demonstrated no significant difference for facilitating and non-facilitating behaviors during the pre and the posttest. The intra-group comparison showed a significant decrease in non-facilitating behaviors during the post-test, suggesting a possible positive effect of the recreational intervention program focused on coping. <![CDATA[<b>Psychosocial aspects associated to different phases of the pediatric liver transplantation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou investigar os aspectos psicossociais associados a diferentes fases do processo de transplante hepático pediátrico. Participaram do estudo seis mães de crianças com idades entre 4 e 8 anos e que haviam realizado transplante hepático há menos de seis anos. As mães responderam a uma entrevista que investigava sentimentos e vivências da família, nas diferentes fases da doença. Análise de conteúdo qualitativa mostrou intenso sofrimento emocional da criança e da família durante todo o processo. O período de espera e a cirurgia foram vivenciados como os mais estressantes, em virtude do medo intenso da morte. Os resultados apontam para importância do acompanhamento psicológico precoce e sistemático às crianças e às famílias, em todas as fases do processo.<hr/>This study aimed to investigate the psychosocial aspects associated to different phases of the pediatric liver transplantation process. The participants were six mothers of transplanted children aging 4 to 8 years old and who had undergone liver transplantation less than six years ago. Participants were interviewed on their feelings and family experiences during the different phases of the illness. Qualitative content analysis revealed that children and families suffered intensively during the whole process. The period of waiting for a donor and surgery were experienced as the most stressful because of the intense fear of death. The results enhanced the importance of early and systematic psychological assistance for the children and their families during all phases of the process. <![CDATA[<b>Cochlear implant in children</b>: <b>the parents' point of view</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi analisar a visão que os pais têm do implante coclear, isto é, as informações que eles têm a respeito do implante, os riscos, os benefícios e suas expectativas em relação ao futuro dos filhos. Entrevistaram-se 10 pais de crianças surdas candidatas ao implante coclear no Hospital de Clínicas da Unicamp. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo, sendo evidenciado que a maioria dos pais busca a cura da surdez por meio do implante coclear e, consequentemente, a aquisição da fala. Para essas famílias, o implante coclear é visto como uma solução para a surdez de seus filhos e como uma possibilidade deles terem um futuro melhor. Constatou-se que no processo de conhecimento do implante, os pais vivenciaram ansiedade e angústia frente às informações sobre os riscos e benefícios do procedimento e a necessidade de optarem pela realização ou não do implante coclear.<hr/>The objective of this study was to analyze the point of view of parents in relation to the cochlear implant, their level of information concerning the implant, its risks and benefits, and their expectations towards their children's future. Ten parents of deaf children candidate for the cochlear implant at Unicamp's Clinical Hospital were interviewed. Based on a qualitative approach, a content analysis showed that the majority of parents seek the cure for deafness, and consequently, the acquisition of speech with the cochlear implant. For these families, the cochlear implant is seen both as the solution to their children's deafness and as a path for a better future. It has been evidenced that during the acquisition of knowledge about the implant, parents experienced anxiety and anguish when faced with the risks and benefits of the procedure, and the need to choose between performing and not performing the cochlear implant. <![CDATA[<b>Psychological stress and coping in women with and without cancer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o alto índice de mortes de mulheres por cânceres de mama, útero e ovários e resultados de pesquisas indicando relações entre estresse, enfrentamento e doenças como as oncológicas, este estudo investigou, em 30 mulheres com e 30 mulheres sem câncer, a ocorrência de estresse em suas histórias prévias, a importância atribuída ao mesmo e a avaliação de sua superação, nas áreas de saúde, social/trabalho e familiar. Os resultados indicaram relações entre os modos de avaliar e enfrentar o estresse e o adoecimento, sugerindo que padrões mais otimistas e diretos de lidar com o estresse favoreceram a redução de seu impacto no equilíbrio psicofisiológico. Dada a exposição crescente da mulher ao estresse, indica-se a relevância de programas psicoeducativos redutores de seu impacto na população feminina.<hr/>Considering the high death rate of women for breast, uterus and ovary cancers, and research findings indicating links between stress, coping and oncologic diseases, this study investigated, in 30 women with and 30 women without cancer, the occurrence of stress in their previous history as well as the importance attached to the it, and their evaluation of its resilience in the health care, social/work and family areas. The results indicated links between the ways of evaluating and facing stressful situations and the illness condition, suggesting that more optimistic and direct patterns of dealing with stress can reduce its impact on human psychological/physiological balance. Given the increasing exposure of women to stress, psychological and educational programs for reducing the impact of stress on the female population are indicated. <![CDATA[<b>Stress in patients with primary open-angle glaucoma</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA) é uma importante causa de cegueira no mundo. O presente trabalho teve como objetivo investigar: (1) presença e tipo de estresse; (2) relação do número de colírios e estresse; (3) percepção do glaucoma e tratamento. Um estudo transversal e quantitativo foi realizado com 102 pacientes do Ambulatório de Oftalmologia do HC-FMUSP, com roteiro temático e Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. A maioria dos pacientes apresentou estresse (65,7%) e não houve correlação entre estresse e número de colírios. "Tempo de tratamento", "dificuldades na vida diária" e "dificuldades em pingar o colírio" foram variáveis independentemente associadas ao estresse. Conclui-se que o estresse pode interferir negativamente no enfrentamento da doença em pacientes com GPAA.<hr/>Primary Open-Angle Glaucoma (POAG) is an important cause of blindness worldwide. This paper aimed to investigate: (a) the presence and type of stress; (b) the relationship between the number of eye-drops and stress; (c) perceptions regarding glaucoma and its treatment. In a transversal and quantitative study, we assessed 102 patients from the Ophthalmology Clinic of the HC-FMUSP by means of a thematic interview and the Lipp's Stress Symptoms Inventory (LSSI). Most of the patients were stressed (65,7%) and there was no correlation between stress and the number of eye-drops. "Time of treatment", "difficulties in daily life" and "difficulties to instillate the drops" were independently associated with stress. In conclusion, stress can negatively interfere in coping with POAG. <![CDATA[<b>Developmental levels in adult's conceptions of health and disease</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A socio-cognitive developmental perspective suggests that conceptions regarding health and disease processes may present different levels of openness, flexibility, inclusiveness and differentiation, and thus can be ordered into different levels. We present a qualitative study on lay significations regarding health and disease processes, endorsed by 67 adults. The results show that these adults have different socio-cognitive developmental competences related to health and disease processes. For each dimension of significations of health and disease, it is possible to sequence lay person's conceptions developmentally. Each level is distinct qualitatively, including responses characterized by a higher degree of differentiation, integration and complexity than the previous level. Finally, the implications of this approach to clinical and educational methods are discussed.<hr/>Na perspectiva do desenvolvimento sociocognitivo, as concepções de saúde e doença podem apresentar diferentes níveis de abertura, flexibilidade, inclusividade e diferenciação e podem ser ordenadas em diferentes níveis de desenvolvimento. O presente estudo incidiu sobre as significações leigas de saúde e doença de um grupo de 67 adultos. Os resultados indicam que esses adultos se situam em diferentes níveis nas suas competências de desenvolvimento sociocognitivo relacionadas com os processos de saúde e doença, tendo sido possível sequenciar as suas significações em níveis distintos. Cada nível é distinto qualitativamente, incluindo respostas caracterizadas por uma maior diferenciação, integração e complexidade em relação ao nível precedente. As implicações dessa abordagem para os métodos clínicos e educativos são discutidas. <![CDATA[<b>Traditional psychodiagnosis and therapeutic assessment</b>: <b>paradigms confrontation?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A atividade psicodiagnóstica é valorizada na Psicologia por sustentar seu status científico e fundamentar a identidade profissional. Embora o Psicodiagnóstico Tradicional contraponha atividades avaliativas e terapêuticas, o Psicodiagnóstico Interventivo as aproximou, modificação que acarretou consequências epistemológicas e metodológicas. O presente estudo examinou essa alteração e suas consequências para o status científico da Psicologia e para a identidade profissional. Para tanto, realizou-se uma exposição dos paradigmas quantitativo e qualitativo de investigação e uma análise dos fundamentos epistemológicos e metodológicos dessas duas práticas. As conclusões revelam que o Psicodiagnóstico Interventivo encontra-se coerentemente baseado na perspectiva qualitativa, ao contrário do Tradicional, que apresenta embates paradigmáticos internos. Diante disso, o Psicodiagnóstico Interventivo oferece aos psicólogos um modelo de identificação profissional mais sólido que o Tradicional.<hr/>Psychodiagnostic activity is appreciated in Psychology for sustaining its scientific status and supporting the professional's identity.Although the Tradicional Psychodiagnosis contrasts diagnostic and therapeutic activities, the Therapeutic Assessment has approximated them. This change has generated epistemological and methodological consequences. The present study analyzed such a change and its consequences to Psychology's scientific status and professional's identity. To achieve this goal, a presentation of the quantitative and qualitative investigation paradigms and an examination of the epistemological and methodological foundations of those practices were accomplished. The conclusions show that the Therapeutic Assessment is coherently founded on the qualitative approach, in contrast to the Traditional Psychodiagnosis that presents internal paradigmatic contradictions. Given this, the Therapeutic Assessment offers psychologists a more solid basis for professional identification than the Traditional Assessment. <![CDATA[<b>Psychotherapy, pain and complexity</b>: <b>building the therapeutic context</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho possui o duplo objetivo de apresentar a concepção da dor como um processo complexo e subjetivo, como também de apontar a psicoterapia como um recurso capaz de redefinir a influência do contexto que perpassa a experiência de dor. Partindo-se de três estudos de caso de pacientes com dor crônica, destacou-se a complexidade da experiência dos sujeitos, perpassada por processos culturais, biológicos, sociais, pessoais e históricos, como ainda as formas pelas quais a psicoterapia proporcionou mudanças significativas na inserção dos sujeitos em seus respectivos contextos relacionais. Ressalta-se a importância do papel do terapeuta na desconstrução de narrativas inadequadas e na compreensão da dor enquanto um processo subjetivo ligado ao sujeito e ao seu mundo social.<hr/>The present study has the dual purpose of presenting the conception of pain as a complex and subjective process, but also referring to psychotherapy as a resource for redefining the influence of the context that surpasses the experience of pain. By analyzing three cases studies of patients with chronic pain, we observed the complexity of their experience pervaded by cultural, biological, social, personal and historical process, as well as the ways in which psychotherapy provided significant changes in the insertion of subjects in their respective relational contexts. It is highlighted the importance of the psychotherapist's role in the deconstruction of inadequate narratives and in the understanding of pain as a subjective process linked to the subject and his social world. <![CDATA[<b>Marital satisfaction</b>: <b>integrative review of national scientific literature</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca do construto 'satisfação conjugal'. A partir das bases de dados LILACS e SciELO (1970-2008), foram recuperados e analisados 10 trabalhos. A maioria trata da definição de conceitos (e.g., ajustamento, qualidade) relacionados ao tema. Encontram-se investigações em diferentes contextos de casais e de construção de instrumentos de mensuração. Os estudos revelam que o relacionamento conjugal está positivamente associado à saúde e à qualidade de vida, principalmente nos anos de maturidade e velhice, embora seja apontada a necessidade de um maior número de estudos sistemáticos no contexto brasileiro.<hr/>This study aims to present an integrative review of the construct 'marital satisfaction'. Ten studies, recovered from LILACS and SciELO databases (1970-2008), were analyzed. Most of the studies deal with the definition of concepts (e.g., adjustment, quality) related to the subject. There are investigations in different couple contexts and of construction of measurement instruments. The studies show that the marital relationship is positively associated with health and quality of life, especially in the maturity and oldness. Further systematic studies in the Brazilian context are needed. <![CDATA[<b>Alcohol, cocaine, and <i>crack</i> dependence and psychiatric disorders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou verificar a frequência de transtornos psiquiátricos em dois grupos de dependentes químicos, cocaína/crack e álcool/cocaína/crack, por meio do Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I Plus). Foram entrevistados 32 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 27,65 (DP=7,38) anos. A maioria tinha Ensino Fundamental incompleto (34,37%), era solteira (81,25%) e relatou história familiar de consumo de álcool (76,5% - grupo cocaína/crack; 53,3% - grupo álcool/cocaína/crack). O período médio de abstinência era de 33,05 (DP=19,52) dias. Os resultados mostraram uma frequência maior de Transtorno do Humor nos dois grupos. Embora a diferença não tenha sido estatisticamente significativa, os dependentes de álcool/cocaína/crack apresentaram, adicionalmente, alta frequência de Transtorno de Personalidade, sugerindo a necessidade de tratamento diferencial para essa população.<hr/>This study investigated the frequency of psychiatric disorders in two groups of drug users, cocaine/crack and alcohol/cocaine/crack, by means of the Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I Plus). The participants, 32 men, had an average age of 27.65 (SD=7.38) years. Most of them had not completed Fundamental School (34.37%), were single (81.25 %) and reported a family history of alcohol consumption (76.5% - cocaine/crack; 53.3% - alcohol/ cocaine/crack). On average, the time of abstinence was 33.05 (SD=19.52) days. The results showed a high frequency of Mood Disorders in both groups. Although the difference was not statistically significant, the alcohol/cocaine/crack group presented, additionally, high frequency of Personality Disorder, suggesting the need of a distinct treatment for that population. <![CDATA[<b>Mental health professionals</b>: <b>stress, coping and quality of life</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se avaliar estresse, enfrentamento e qualidade de vida de profissionais de serviços substitutivos de saúde mental. Participaram 25 profissionais. Aplicaram-se os seguintes instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos, Inventário de Estratégias de Enfrentamento e Escala de Qualidade de Vida. Os resultados apontaram que 36% dos profissionais apresentavam estresse, maior uso da estratégia de suporte social e maior satisfação com o domínio social da qualidade de vida. Profissionais com presença de estresse utilizaram mais as estratégias de afastamento e fuga-esquiva. Conclui-se que os profissionais de saúde mental, sob estresse, empregam mais estratégias de enfrentamento centradas na emoção. É necessária a elaboração e o desenvolvimento de intervenções que auxiliem esses profissionais no manejo de situações estressantes.<hr/>The purpose of the study was to assess stress, coping, and quality of life of professionals in substitutive mental health services. Twenty-five professionals participated in this study. The following instruments were employed: Stress Symptoms Inventory for Adults, Coping Strategies Inventory and the Quality of Life Scale. The results showed that 36% of the professionals presented stress, greater use of the social support strategy, and greater satisfaction with the social domain regarding quality of life. Professionals with stress indicators used more withdrawal and escape-avoidance strategies. In conclusion, mental health professionals under stress make more use of coping strategies focused on emotions. The elaboration and development of interventions to assist these professionals in handling stressful situations are needed. <![CDATA[<b>Individual well-being in organizations</b>: <b>the impact of power configurations and personality traits</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente há um crescente interesse pelo bem-estar no trabalho, definido neste estudo como satisfação de necessidades e realização de desejos dos indivíduos ao desempenhar seu papel na organização. Como a literatura aponta a influência de características organizacionais e individuais no bem-estar ocupacional, esta pesquisa visa identificar o impacto das configurações de poder organizacional e das características de personalidade do Big Five nesta variável. A amostra possui 319 trabalhadores e suas respostas foram analisadas por meio de regressões. Os resultados apontam uma relação positiva entre as configurações sistema autônomo e missionária e bem-estar, e negativa entre instrumento e bem-estar, sendo essas duas últimas relações mediadas pela conscienciosidade. A discussão visa suscitar reflexões e estimular pesquisas futuras nesta área.<hr/>There has been growing concern for well-being at the workplace, which is defined, in this study, as the satisfaction of needs and fulfillments of desires while working at the organization. Considering that the literature points out that both organizational and individual characteristics may influence occupational well-being, this research aims to identify the impact of organizational power configurations and of the Big Five personality traits on that variable. The sample has 319 workers and their responses were analyzed by means of regressions. The results indicate a positive relation between well-being and the missionary and autonomous system configurations, and a negative relation between well-being and instrument. The last two relations have been mediated by conscientiousness. The discussion tends to provoke reflections and stimulate future research in this area. <![CDATA[<b><i>Family Dynamics Measure II</i></b><b> adaptation and validation to family members of women with breast cancer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo objetivou adaptar e validar a Family Dynamics Measure II para uso com famílias de mulheres com câncer de mama. O processo incluiu tradução, retrotradução, análise da equivalência semântica pela autora principal do instrumento, análise semântica por amostra da população-alvo, análise de conteúdo por juízes e avaliação das propriedades psicométricas da escala aplicada a 251 familiares de mulheres com câncer de mama. Obteve-se versão adaptada com fidedignidade geral boa (α = 0,90); a análise fatorial não confirmou a dimensionalidade teórica do instrumento original; as correlações com a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar foram invertidas e de baixa a moderada intensidade. A escala foi considerada válida para uso no Brasil. Novos estudos foram sugeridos para fortalecer as evidências.<hr/>The study aimed to adapt and validate the Family Dynamics Measure II for use with families of women with breast cancer. The process included translation, back-translation, semantic equivalence analysis by the instrument's main author, semantic analysis per sample of the target population, content validity analysis by judges and evaluation of psychometric properties of the scale applied to 251 relatives of women with breast cancer. It was obtained an adapted version with good reliability (α=0.90); factor analysis did not confirm the theoretical dimensionality of the original instrument; correlations with the Hospital Anxiety and Depression Scale were inverted, and from low to moderate intensity. The scale was considered valid for use in Brazil. Further studies are suggested to strengthen the evidence. <![CDATA[<b>About the translations of Wilhelm Reich's work to portuguese</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O aumento dos textos traduzidos e da investigação acadêmica no campo reichiano realça a necessidade de se estar atento à qualidade das traduções dos textos de Reich para o português. Utilizando a palavra Trieb como exemplo, o objetivo deste artigo foi identificar quais os termos utilizados nas traduções dessa palavra para o português. Os resultados demonstraram, a exemplo do que acontece nas traduções da obra freudiana, que os termos mais comuns são: pulsão, instinto e impulso. Tal variação de termos reforça a necessidade de se cotejar diferentes traduções de um mesmo texto, de se confrontar os textos traduzidos com os textos originais e de se ater ao devido uso de termos específicos, contribuindo para que se leia, da melhor forma possível, as ideias originais de Reich em português.<hr/>The increase of translated texts and academic research into the reichian field enhances the need to be attentive to the translation quality of Reich's texts to Portuguese. Taking the word Trieb as an example, the aim of this article was to identify the terms that were used to translate such word to Portuguese. The results demonstrated, as it occurs in the translations of Freud's work, that the most common terms are: pulsation, instinct and impulse. Such variation of terms reinforces the necessity to analyze different translations of the same article, to compare translated texts with original texts and to bind to the rightful use of specific terms, helping one to read, in the best possible way, Reich's original ideas in Portuguese. <![CDATA[<b>Wild-disciplined speechs</b>: <b>the psis knowledges in the Foucault's archaelogy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Michel Foucault investiga a diversidade dos sistemas e o jogo das descontinuidades na história dos discursos do senso comum, pré-científicos e científicos, dentre eles, o da psicologia. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a psicologia nas seguintes obras desse autor: Sobre a Arqueologia das Ciências - Resposta ao Círculo Epistemológico, A Arqueologia do Saber e A Ordem do Discurso. Verificou-se que Foucault critica a pressuposição de uma história contínua, unitária e totalizadora da psicologia, já que pluralizada, em seu processo de constituição, pelos múltiplos jogos de verdades da história dos discursos. Conclui-se que Foucault evidencia o apagamento dos contornos do campo discursivo da psicologia, como dos demais discursos da história do pensamento humano, de maneira inter-relacionada.<hr/>Michel Foucault describes the diversity of systems and the set of discontinuities in the history of common sense discourses, pre-scientific and scientific, among them that of psychology. This research studies the order of Foucaut's discourse about psychology in the following works: About the Archeology of Sciences- An Answer to the Epistemological Circle, The Archeology of Knowledge and The Order of Discourse. It was verified that Foucault criticizes the assumption of a continuous, unitary and totalizing history of psychology and argues that in its developmental process, psychology was pluralized by multiple truth sets of the history of discourses. It was concluded that Foucault highlights the whiteout of the boundaries in psychology's discursive field, as well as in other discourses in the history of human thought, in an interrelated way.