Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Teoria e Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-377220120001&lang=pt vol. 28 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Prêmio de consultores do ano 2011</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Escala de Vitalidade Subjetiva - EVS</b>: <b>evidências de sua adequação psicométrica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetivou reunir evidências psicométricas de adequação da Escala de Vitalidade Subjetiva (EVS), realizando-se três estudos. No Estudo 1 200 estudantes universitários responderam a EVS. O instrumento mostrou uma estrutura fatorial unidimensional (α = 0,73). No Estudo 2 participaram outros 200 estudantes universitários que responderam o mesmo questionário. Uma análise fatorial confirmatória (AFC) corroborou esta estrutura, embora o item 2 tenha sido pouco adequado. Assim, realizou-se nova AFC excluindo-o. Os resultados foram melhores do que quando considerados todos os itens (α = 0,75). O Estudo 3 replicou estes resultados com 200 professores do ensino fundamental, testando também a validade convergente da EVS com a satisfação com a vida. Concluiu-se que este instrumento reúne evidências psicométricas que apóiam seu uso.<hr/>This paper presents empirical evidence of the psychometric adequacy of the Subjective Vitality Scale (SVS), based on three studies. In Study 1, 200 undergraduate students responded the SVS. The SVS showed a unidimensional factor structure (α = .73). In Study 2, another 200 undergraduate students answered the same instrument. A confirmatory factor analysis (CFA) confirmed the factor structure of Study 1, although item 2 was inadequate. Another CFA was realized without this item. Results were better than those considering all items (α = .75). Study 3 replicated these results with 200 elementary school teachers, and investigated the convergent validity of the SVS with satisfaction with life. It can be concluded that the SVS showed sufficient psychometric adequacy to support its use. <![CDATA[<b>Funcionamento diferencial dos itens do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presença de uma quantidade considerável de itens com funcionamento diferencial (DIF) pode tornar um teste menos válido. Assim, este estudo investigou a existência de DIF no teste de inteligência SON-R 2½-7[a]. O teste é a versão abreviada do SON-R 2½-7, normatizado e validado em vários países da Europa. Os dados de 1.200 crianças da normatização brasileira foram utilizados para identificar a presença de DIF em relação à gênero e região, usando o método da TRI. Os resultados indicaram que, de um total de 60 itens, 5 itens apresentaram DIF entre os sexos e 13 itens apresentaram DIF entre as regiões. Conclui-se que há adequabilidade da maioria dos itens, o que viabiliza o uso do SON-R 2½-7[a] em contexto nacional.<hr/>The presence of a considerable amount of items with differential functioning can make a test less valid. Therefore, the existence of Differential Item Functioning (DIF) in the intelligence test SON-R 2½-7[a] was investigated. This is the abridged edition of the SON-R 2½-7 with normatization and validation studies realized in various European countries. The data of the Brazilian normatization sample of 1,200 children were used to verify the presence of DIF in relation to gender and region using the IRT method. Of a total of 60 items, 5 items were indicated as having DIF for gender and 13 items as having DIF between regions. It was concluded that the majority of the items were adequate, which makes the use of the test feasible in a national context. <![CDATA[<b>Percepções e sentimentos de gestantes sobre o pré-natal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foram investigadas percepções e sentimentos de gestantes sobre a assistência pré-natal e se as demandas emocionais eram consideradas no atendimento. Participaram 36 gestantes, 20 a 35 anos, de escolaridades variadas, que responderam a entrevistas sobre a gestação e o pré-natal. Análise de conteúdo revelou a importância do pré-natal, especialmente da ultrassonografia, na redução das preocupações sobre a própria saúde e a do bebê, e no vínculo mãe-bebê. Destacou ainda a importância dos profissionais de saúde, familiares e amigos como fontes de apoio e informação. Contudo, apareceram preocupações sobre a assistência pré-natal e quanto às demandas emocionais, que não foram atendidas. Discute-se a importância de se considerar estas demandas no pré-natal, assim como da humanização deste atendimento.<hr/>Perceptions and feelings of pregnant women regarding prenatal care were examined. The extent to which the emotional needs of women were taken into consideration in prenatal care was also investigated. Thirty-six pregnant women, with ages between 20 and 35, of different educational levels, were interviewed about pregnancy and prenatal care. Content analysis showed the importance of prenatal care, particularly obstetric ultrasound, for reducing mothers' worries about their own health and babies' health, as well as for mother-infant attachment. The importance of health professionals, family members and friends' support is also highlighted. Several worries were mentioned, related to medical assistance, and emotional needs, which were not assisted. The need for assistance and the importance of humanization in prenatal care are discussed. <![CDATA[<b>Transição para a parentalidade no contexto de cardiopatia congênita do bebê</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo objetivou investigar o processo de transição para a parentalidade no contexto de cardiopatia congênita do bebê. Participaram do estudo quatro casais, cujos filhos nasceram com malformação cardíaca. Utilizou-se delineamento de estudo de caso coletivo. Mãe e pai foram entrevistados sobre os primeiros momentos após o nascimento do bebê e a experiência da maternidade e da paternidade, respectivamente. Análise de conteúdo indicou que o diagnóstico de cardiopatia do bebê interfere no processo de parentalização. Destacou-se a intensa preocupação das mães com a sobrevivência dos bebês, evidenciada por meio da dedicação exclusiva a eles. Os pais demonstram-se envolvidos com seus filhos, assumindo também a tarefa de proteger as mães. Conclui-se que os sentimentos relativos à parentalidade focalizaram-se na sobrevivência do bebê.<hr/>This study investigated the transition to parenthood in the context of an infant's congenital heart disease. Four couples with a baby suffering from this disease participated in this study. A collective-case study was used. Mothers and fathers were individually interviewed concerning the first moments following the baby's birth and the experience of motherhood and fatherhood. Content analysis indicated that the diagnosis of the baby's heart disease interfered in the parentalization process. The intense maternal concern regarding the baby's survival manifested itself through exclusive dedication to the baby. Fathers were involved with their infants, and also assumed the task of protecting the mothers. It can be concluded that the feelings regarding parenthood focused on the question of the baby's survival. <![CDATA[<b>Processos de significação no primeiro ano de vida</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos prévios sugerem indícios de significação em bebês, instigando verificar sua ocorrência. Investigou-se o processo por meio de estudos de caso de bebês (5-12 meses), que frequentavam creche. Foram realizadas entrevistas e videogravações, sendo analisado microgeneticamente com base na Rede de Significações. Mapeou-se, nos vídeos, todos aparecimentos das crianças. Comportamentos que indicassem possíveis processos de significação foram recortados e analisados. Quatro casos são apresentados. Significações (como irritação, pedir/tomar objeto) e recursos de significação (como estender braços, abrir e girar palma da mão) foram considerados coconstruídos desde o nascimento, apesar de nem sempre serem reconhecidos pelos parceiros. No processo, destaca-se o papel da corporeidade. Os resultados desdobram discussões sobre desenvolvimento, abrindo questões que demandam novas incursões e aprofundamentos.<hr/>Former studies suggest evidences of the signification processes of babies, instigating to verify its occurrence. These processes were investigated by case studies of babies (5-12 m.o), attending a daycare center. Empirical data were gathered using interviews and video-tape scenes, which were microgenetically analyzed, based on the Network of Meanings perspective. Behaviors that indicated possible signification processes were selected and analyzed. Four cases are presented. Signification (as irritation, ask for or take an object) and signification means (like stretching the arms, open and spin the palm hand) were verified and considered as co-constructed since birth, though not always recognized by partners. The role of embodiment within the processes is highlighted. Results unfold issues regarding infant development, which demand new research incursions. <![CDATA[<b>Adoção suficientemente boa</b>: <b>experiência de um casal com filhos biológicos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de um estudo de caso, aborda-se a experiência de adoção de uma criança de quatro meses de idade por um casal com três filhos biológicos. Os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas mostraram que a parentalidade adotiva foi experienciada em meio a temores/fantasias de perda/roubo da criança adotada. Isso pode ser associado ao modo como foi realizada a adoção, sem os cuidados preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a nova lei de adoção. O processo de adoção figurou para os adotantes como fonte de intensa carga emocional, permeada por sentimentos ambivalentes que merecem atenção dos profissionais da Psicologia. Os resultados ilustram a necessidade de atenção psicossocial-jurídica a adotantes, adotado e família biológica do adotado.<hr/>This case study investigates the experience of adoption of a four months old child by a couple who already possessed three biological children. The analysis of data, obtained by means of a semi-structured interview, showed that the adoptive parenthood experienced thorough fears of loss of the adopted child. These feelings seemed to be related to the way in which the adoption came to terms, without following all necessary steps set up by the new Brazilian adoption law. For the adopting couple, the adoption process was an intense emotional experience, which was permeated by feelings of ambivalence that deserve the attention of psychology professionals. Results show the need of offering psychosocial and legal attention both to the adopters, the adopted and the family. <![CDATA[<b>Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa objetivou realizar levantamento estatístico sobre o número de alunos com deficiência matriculados, idade, tipo de deficiência mais frequente, estrutura física das escolas e modalidade de ensino oferecida em 22 escolas da rede pública e privada de Porto Velho/RO. Para coleta de dados utilizou-se diário de campo e análise documental. Há 104 alunos com deficiência matriculados no ensino comum, com faixa etária de 5 a 25 anos, com defasagem idade/série, sendo os diagnósticos mais comuns de deficiência intelectual e hiperatividade. Verificou-se que a matrícula dos alunos surdos em salas regulares tem baixa incidência. Os dados indicam que pais e escolas buscam matricular a pessoa com deficiência nas escolas regulares.<hr/>The purpose of this study was to investigate the number of enrolled students with learning deficits, their ages, and the most common types of deficits in 22 regular schools (both private and public) in Porto Velho (Rondônia). Field diaries and documental analysis were used as data sources. A total of 104 students, ranging in age from 5 to 25 years, with deficits were enrolled in the regular educational system, all lagging behind in school. The most common diagnosed problems amongst these students were intellectual deficit and hyperactivity. The enrollment of deaf students in regular classrooms appeared to have a low incidence. The results showed that parents and schools seek to enroll students with deficits in regular schools. <![CDATA[<b>Qualidade de vida de adolescentes modelos profissionais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muitas adolescentes deixam suas famílias para seguir a profissão de modelo, sonhando com um futuro glamoroso. O presente estudo caso-controle analisou a qualidade de vida de 74 adolescentes do sexo feminino, sendo 37 modelos, agenciadas em São Paulo, com delineamento transversal, utilizando o World Health Organization Quality of Life - versão breve (WHOQOL-BREF), que avalia qualidade de vida global e os domínios físico, psicológico, social e ambiental. Utilizou-se o Critério Brasil 2008, para avaliação do nível socioeconômico e para parear o grupo controle. Em geral, o grupo de modelos obteve médias superiores ao grupo de não modelos, sendo esta diferença significante apenas no domínio psicológico. Observou-se que as adolescentes modelos apresentaram uma qualidade de vida semelhante à das não modelos.<hr/>Many adolescent girls leave their families to pursue a modeling career, dreaming of a glamorous future. The present cross-sectional case-control study analyzed the quality of life of 74 female adolescents, 37 of whom were models at agencies in the city of São Paulo (Brazil), using the World Health Organization Quality of Life -BREF questionnaire, which analyzes physical, psychological, social and environmental domains. The Brazil Criteria 2008 were used for the assessment of socioeconomic status and for pairing the control group. The group of models generally achieved higher mean scores than the non-model group, with the difference only significant on the psychological subscale. The results show that the teenage models had a similar quality of life to that of the non-models. <![CDATA[<b>Convencionalidade na aquisição de verbos</b>: <b>estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise - dicotômica e contínua - da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica - verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua - escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.<hr/>Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to the context possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmatic principle. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between 2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as non conventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showed that the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing more details about the verbs lexical development. <![CDATA[<b>A gravidez da terapeuta e seus reflexos no processo psicoterápico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda as peculiaridades do setting terapêutico mediante a gravidez da terapeuta. O objetivo principal deste estudo foi investigar e compreender a influência da gestação na relação terapêutica, sendo que as terapeutas engravidaram durante o tratamento dos pacientes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, observacional, de cunho exploratório; para coleta de dados, elegeu-se o método clínico e a entrevista semi-estruturada, e mediante o encontrado, a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a gravidez tem reflexos intensos, viabilizando que conflitos e experiências infantis sejam revividos e até mesmo resignificados. Os sentimentos mais evidenciados pelos pacientes foram: inveja, temores de desamparo e abandono, e conflitos relacionados à identificação com a figura materna.<hr/>This article discusses the peculiarities of a therapeutic setting during pregnancy of the therapist. The main objective of this study was to investigate and understand the influence of pregnancy on the therapeutic relationship considering that the therapists conceived during the treatment of their patients. This work is an observational qualitative study of exploratory nature. The clinical method and semi-structured interview were used for data collection. After this phase the data were analyzed using content analysis. The results show that pregnancy has intense consequences, enabling infantile conflicts and experiences being revived and even reinterpreted. The most demonstrated feelings by the patients were: envy, fear of abandonment and neglect, and conflicts related to identification with a mother figure. <![CDATA[<b>Representação mental e mudança terapêutica</b>: <b>uma contribuição da perspectiva psicanalítica da teoria das relações objetais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar do avanço das pesquisas em psicoterapia, estudos na abordagem psicanalítica ainda são escassos. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a contribuição do conceito de representação mental como um constructo importante para fundamentar pesquisas na área psicanalítica baseadas na identificação dos elementos associados à mudança terapêutica. Inicialmente discutem-se conceitos e modelos teóricos psicanalíticos para posteriormente discutir a noção de representação mental em relação à mudança terapêutica, destacando-se a contribuição da teoria das relações objetais e do apego. Nesse sentido, apresenta-se o Inventário das Relações de Objeto, instrumento que avalia a qualidade das representações mentais, identificando mudanças ao longo da psicoterapia. Espera-se oferecer subsídios para o aprimoramento do trabalho clínico em psicoterapias e o desenvolvimento de pesquisas em psicanálise.<hr/>In spite of the progress realized in psychotherapeutic research, studies in the psychoanalytical approach are still scarce. The objective of this article is to present and to discuss the contribution of the concept of mental representation as an important construct to substantiate psychoanalytic research based on the identification of the elements associated with therapeutic change. First, concepts and psychoanalytic models are presented and after that the notion of mental representation is specifically discussed in relation to therapeutic change, particularly the object relation theory. Thus, the Object Relation Inventory is presented, an instrument designed to assess the quality of mental representations, evaluating changes along psychotherapy. Elements to improve clinical work and the development of research in psychoanalysis are presented. <![CDATA[<b>Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.<hr/>The interest in studying adolescence is increasing, especially because of its impact on the development of individuals, families and society. To treat adolescence simply as a period of great changes does not correspond to the current theoretical perspectives of human development sciences. Therefore, this article aims to contribute to a more updated understanding of this period in life, characterized by intense exploration and multiple opportunities that vary according to the different social and cultural contexts. Emphasis is given to the importance of adopting a systemic paradigm for the comprehension of adolescence, prioritizing individual and contextual resources that promote positive development. <![CDATA[<b>Relacionismo substancial</b>: <b>a ontologia do comportamento à luz do behaviorismo radical</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sob a influência do pragmatismo e contextualismo pepperiano, analistas do comportamento extraíram do behaviorismo radical qualquer posição ontológica. Como resultado, há a defesa de um relacionismo radical no qual a única propriedade relevante para a existência do comportamento é a própria relação que o define. O objetivo deste ensaio é avaliar a pertinência dessa posição. Três questões guiram esse trabalho: (1) Por que a substância não é importante para o behaviorismo radical?; (2) Por que a substância é importante para o behaviorismo radical?; e (3) Qual seria, de fato, o posicionamento ontológico mais condizente com o behaviorismo radical? Argumenta-se que o relacionismo radical não reflete com acurácia a ontologia behaviorista radical e sugere-se que o relacionismo substancial seja a posição mais coerente.<hr/>Influenced by pragmatism and pepperian contextualism, some behavior analysts have denied any ontological assumption concerning substance to radical behaviorism. As a result, a radical version of relationism is defended in which the only property relevant to the existence of behavior is the very relation that defines it. The aim of this paper is to evaluate the pertinence of that position. Three questions will guide our analysis: (1) Why is substance not important to radical behaviorism?; (2) Why is substance important to radical behaviorism?, and (3) What is, in fact, the ontological attitude more consistent with radical behaviorism? It is argued that extreme relationism does not accurately reflect radical behavioristic ontology and it is suggested that substantial relationism is a more coherent position. <![CDATA[<b>Sobrevivência das culturas em Skinner</b>: <b>um diálogo com o materialismo cultural de Harris</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Skinner estabeleceu a cultura como o terceiro nível de seleção pelas consequências no qual práticas são selecionadas de acordo com seu papel na sobrevivência da cultura. Assim, o objetivo deste estudo é apontar que o conceito de sobrevivência da cultura pode não ser suficiente para explicar práticas que não estabelecem uma relação direta com a sobrevivência. O percurso crítico foi estabelecido por meio de um diálogo com o materialismo cultural de Marvin Harris. Utilizou-se da análise conceitual dos textos, selecionados pela temática, dos dois autores. Conclui-se que sobrevivência da cultura como determinante da seleção de práticas culturais é problemática e de difícil sustentação. Sugeriu-se que a análise comportamental da cultura poderia avançar com as contribuições da antropologia.<hr/>Skinner has established culture as a third selection level through which practices are selected according to their role in culture survival. Thus, this study aims to point out that the concept of culture survival may not be sufficient to explain practices that do not establish a direct relation with survival. A critical process was established through a dialogue with Marvin Harris' cultural materialism. The conceptual analysis of the texts was used, selected by thematic. It was concluded that culture survival as a determinant of selection of practices is problematic and difficult to sustain. It is suggested that the behavioral analysis of culture could advance with contributions from anthropology.