Scielo RSS <![CDATA[DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-445020150001&lang=en vol. 31 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[On (in)direct quotations in Carlos Ayres Britto's voting speech on same sex union in Brazil: some possible effects of meaning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, trazemos o acontecimento que o voto do ministro relator Carlos Ayres Britto funda pela sua enunciação, no Supremo Tribunal Federal, referente à recente (2011) questão da união homoafetiva no Brasil, tendo como corpus de análise as citações (in)diretas extraídas de afirmações de personalidades célebres (Platão, Max Scheler, Descartes, Fernando Pessoa, Nietzsche, Hegel, Jung, Caetano Veloso, Rui Barbosa, Spinoza, Sartre e Chico Xavier), postas em jogo na materialidade linguística. Discutimos os efeitos de sentido possíveis delas decorrentes, mediante a perspectiva da Análise do Discurso de orientação francesa, tendo em conta os aspectos relevantes das condições de produção do discurso, sem deixarmos de aventar os efeitos de articulação entre citações e enunciados que as circunscrevem no voto, paralelismos etc. Lançaremos, ainda, breve olhar sobre o ethos do sujeito do discurso, a partir dos efeitos de sentido das citações. Dentre outras avaliações e reflexões, concluiremos que o discurso tem como argumento maior o amor, confrontando uma FD (Formação Discursiva) prototípica do judiciário, inclusive nas menções a interdiscursos religiosos. Para nosso exercício analítico, contamos especialmente com Possenti (2009, 2002), Eni Orlandi (2009, 2006), Foucault (2010, 2009), Maingueneau (1997) e Pêcheux (2009), para que constituam nosso aporte teórico.<hr/>This article raises the event created by the enunciation of Brazilian Supreme Court minister Carlos Ayres Britto's vote. Such vote refers to the recent (2011) homoaffective union issue in Brazil. The corpus of analysis of this work are the (in)direct citations from famous authors (Plato, Max Scheller, Descartes, Fernando Pessoa, Nietzsche, Hegel, Jung, Caetano Veloso, Rui Barbosa, Spinoza, Sartre and Chico Xavier) brought into play in linguistic materiality. We discuss the possible effects of meaning resulting from the citations through the perspective of Discourse Analysis of French Orientation considering the relevant aspects of the conditions of discourse production while exposing the effects of articulation between quotes and statements that circumscribe the vote, parallelisms et cetera. We also launch a brief look over the ethos of the discourse subject from the citation's effects of meaning. Among other avaliations and reflections we conclude that the discourse has love as its major argument, confronting a prototypical Discursive Formation of the judiciary including the references to religious interdiscourses. For our analytic exercise we count specially with Possenti (2009, 2002), Eni Orlandi (2009, 2006), Foucault (2010, 2009), Maingueneau (1997) and Pêcheux (2009), to constitute our theoretical support. <![CDATA[Systemic Functional Linguistics as a theory for data analysis in Applied Linguistics: teacher-trainee's reflexive writing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigamos algumas representações sobre professores da escola básica na escrita reflexiva profissional elaborada por professores em formação inicial, no estágio supervisionado obrigatório da licenciatura. Ao identificarmos as representações mencionadas, também caracterizamos a referida escrita e evidenciamos a relevância desse registro acadêmico para a formação crítica do professor. Tais objetivos foram alcançados a partir da articulação entre pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, em especial o conceito de contexto de cultura, e da abordagem transdisciplinar da Linguística Aplicada. Os resultados revelaram um esforço de invisibilização dos professores no registro investigado, os quais parecem não serem representados como interlocutores dos professores em formação inicial.<hr/>We investigated some representations about basic school teachers on the reflexive professional writing elaborated by teacher-trainees who were enrolled in the supervised compulsory teacher-training subject. By the identification of the representations made, we also characterized the writing mentioned and found out the relevance of this academic written register to the teacher's critical education. These objectives were achieved by the articulation between Systemic Functional Linguistics, especially the concept of context of culture, and the transdisciplinary approach of Applied Linguistics. The results showed an effort to render invisible the teachers in the register investigated. They seem not to be represented as teacher-trainee's interlocutors. <![CDATA[The building up of teachers' professional identities in the university: learning from their diary practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100069&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado e estudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunos iniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura e escrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo de um ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem e a construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativo-discursiva revela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão de seu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entender mudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes conflitantes durante a formação crítica do profissional. Ao final, comentários sobre a formação profissional do professor.<hr/>The present article presents results from a PhD research and further studies on the same data, diaries produced by university sophomore students engaged in academic reading and writing practices. Diaries were collected along the year and contain information about the process of learning and also of becoming a professional. The linguistic-discursive analysis shows: genres chosen by students to express themselves, according to the way they understand relationship with their teacher; use of metaphors to express changes in how they understand knowledge; conflicting voices as they critically observe practices and position themselves as coming-to-be-teachers. Final comments are stated concerning teacher education. <![CDATA[After all, how does Applied Linguistics function and what can it become?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo problematizar critérios definidores do modo de funcionamento da linguística aplicada. Partimos de uma retrospectiva do encontro entre ciência teórica e ciência aplicada para, em seguida, colocar em debate a caracterização de linguística aplicada oferecida por Maingueneau (1996). A tais características acrescentamos ainda dois outros critérios que serão igualmente submetidos a uma revisão crítica. Como conclusão, indica-se a pertinência de uma redefinição do modo pelo qual vem sendo atualizado o plano social em pesquisas na área, de modo a se superar o lugar mais ou menos acidental que lhe é regularmente conferido.<hr/>This paper aims to discuss criteria to define the functioning of applied linguistics. We start from a broad historical overview of theoretical and applied science so as to open a debate on the characterization of applied linguistics provided by Maingueneau (1996). To the features offered by the author we added two other criteria, which will also be submitted to a critical review. The conclusions indicate the pertinence of a redefinition of the social dimension of applied linguistics as it has been developed in the area, in order to overcome the more or less accidental role it regularly seems to play. <![CDATA[Patrones de realización de la proyección en la Discusión de artículos de investigación producidos en español]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo del presente trabajo fue explorar los diferentes patrones de realización de la proyección de diferentes voces en la sección Discusión de artículos de investigación producidos en español, en dos disciplinas científicas: Microbiología y Sociología. En la Lingüística Sistémico-Funcional, la proyección ha sido considerada como 'motivo semántico' (Halliday, 1994: 219), fenómeno de 'dominio semántico' (Halliday y Matthiessen, 2004: 603-4) o fenómeno discursivo-semántico (Martin 1992:17-19; Martin &amp; White, 2005: 11), dado que puede realizarse en la léxico-gramática mediante diferentes recursos: de manera congruente, a través de nexus clausales, o de manera no congruente o metafórica, a través de otras opciones. En consecuencia, en este trabajo se analizaron los diferentes y variados patrones de realización en español de la proyección en un breve corpus a fin de ser aplicados en estudios futuros en el análisis de la heteroglosia discursiva en el contexto social de las ciencias. El análisis de la Transitividad y el de las relaciones tácticas y lógico-semánticas permitió reconocer en los textos de cada disciplina: a) los recursos que realizan las fuentes de proyección, b) los medios de realización de la proyección y c) el estatus de lo proyectado, ya sea como cláusula proyectada en nexus clausales o como elemento con alguna función en la configuración de la cláusula como representación.<hr/>O objetivo do presente trabalho foi explorar os diferentes patrões de realização da projeção de diferentes vozes na secção Discussão de artigos de pesquisa produzidos em espanhol, em duas disciplinas científicas: Microbiologia e Sociologia. Na Linguística Sistêmico-Funcional, a projeção foi considerada como ´motivo semântico´ (Halliday, 1994: 219), fenômeno de ´domínio semântico´ (Halliday y Matthiessen, 2004: 603-4) ou fenômeno discursivo-semântico (Martin 1992:17-19; Martin &amp; White, 2005: 11), dado que pode realizar-se na léxico-gramática por meio de diferentes recursos: de maneira congruente, através de nexus clausales, ou de maneira não congruente ou metafórica, através de outras opções. Em consequência, neste trabalho se analisaram os diferentes e variados patrões de realização em espanhol da projeção em um breve corpus a fim de ser aplicados em estudos futuros na análise da heteroglosia discursiva no contexto social das ciências. A análise da Transitividade e a das relações tácticas e lógico-semânticas permitiu reconhecer nos textos de cada disciplina: a) os recursos que realizam as fontes de projeção, b) os meios de realização da projeção e c) o status do projetado, seja como cláusula projetada em nexus clausales ou como elemento com alguma função na configuração da cláusula como representação.<hr/>The purpose of this paper is to explore the patterns of realization of projection of different voices in discussions of research articles in Spanish from two disciplines: Microbiology and Sociology. Because it can be realized by different means in the lexico-grammar, projection has been considered from the perspective of Systemic-Functional Linguistics as a 'semantic motif' (Halliday, 1994: 219), as a phenomenon of 'semantic domain' (Halliday y Matthiessen, 2004: 603-4) or as a discourse-semantic phenomenon (Martin 1992:17-19; Martin &amp; White, 2005: 11). In fact, projection can be realized congruently by a clause nexus, and metaphorically by other grammatical resources. In this paper, different and varied patterns of realization of projection in Spanish have been analyzed in a brief corpus, in order to apply the results to the future study of heteroglossia in the social context of science. The analysis of Transitivity and of tactic and logico-semantic relations have revealed in the texts of each discipline: a) the realization of the sources of projection, b) the means of realization of projection itself and c) the status of what is projected, as a clause in a clause nexus or as an element with an experiential function in the configuration of the clause as representation. <![CDATA[Vowel Harmony as evidence of historical change]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100185&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como um processo de assimilação comum às línguas humanas, a harmonização vocálica que tem por contexto a pauta pretônica, a exemplo de menina ~ minina, coruja ~ curuja, esteve presente no português europeu desde sua infância a seus tempos áureos, que se iniciam com Camões, incrementando-se junto à língua com andar dos tempos até meados do século XVIII, declinando a partir daí para desaparecer do português europeu no século XIX, continuando, todavia, no português brasileiro. Desde então ela se impõe como um divisor de águas: o português brasileiro que a preserva, de um lado, e o português europeu que a negligencia, de outro, dois dialetos da mesma língua.<hr/>As a process of assimilation which is common in human languages, pretonic vowel harmony, such as happens in menina ~ minina, coruja ~ curuja, has been found in European Portuguese since its infancy, developing itself with the language over time half way through the eighteenth century, declining since then until its disappearance in European Portuguese in the nineteenth century, continuing, however, in Brazilian Portuguese. It can be seen as a watershed ever since: Brazilian Portuguese preserving the pretonic harmony on the one hand, and European Portuguese neglecting it, on the other hand; to dialects of the same language. <![CDATA[A Systemic-Functional Analysis of English Language Learners' Writing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article presents a systemic-functional linguistic analysis of two writing samples of the University of California Analytical Writing Placement (AWP) Examination written by English language learners (ELLs). The analysis shows the linguistic features utilized in the two writing samples, one that received a passing score and one that received a failing score. The article describes some of the grammatical resources which are functional for expository writing, which are divided under three main categories: textual, interpersonal, and ideational resources. Following this brief description is the analysis of both essays in terms of these resources.. The configuration of grammatical features used in the essays make up the detached style of essay 1 and the more personal style of essay 2. These grammatical features include the textual resources of thematic choices and development, clause-combining strategies (connectors), and lexical cohesion; interpersonal resources of interpersonal metaphors of modality; and ideational resources of nominalization and abstractions as ideational metaphors. Implications for educational practice and recommendations for educators based on the analysis are provided.<hr/>Este trabalho apresenta uma análise sistêmico-funcional de duas redações originadas do Exame de Redação Analítica da Universidade da Califórnia, escritas por aprendizes da lingua inglesa. A análise mostra as escolhas linguísticas utilizadas nessas duas redações, uma que recebeu uma nota alta e uma que recebeu uma nota baixa no exame. O artigo descreve algumas das escolhas gramaticais que são funcionais para a redação expositiva, divididas em três categorias principais: escolhas textuais, interpessoais e ideacionais. Depois dessa breve descrição é apresentada a análise das duas redações em termos desses recursos. O artigo mostra as diferenças entre as redações em termos das escolhas linguísticas usadas pelos dois autores. Algumas conclusões para a prática educacional e recomendações para educadores baseados na análise serão incluídas. <![CDATA[Doing research in Applied Linguistics from a Complex perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100239&lng=en&nrm=iso&tlng=en O mundo em constante evolução solicita mudanças na forma como investigamos as salas de aula, nossa prática docente e desenvolvemos pesquisas. O objetivo deste artigo é ponderar nessa direção e apontar uma visão de pesquisa e de metodologia distanciada do cunho positivista do paradigma tradicional e que permite que tenhamos um olhar diferenciado para as vivências sendo investigadas. Para tal, compartilhamos a experiência de Costa Neves (2011) e D'Esposito (2012) que, ao desenvolverem suas pesquisas de doutoramento na área de Linguística Aplicada, buscaram uma metodologia de pesquisa coaduna à perspectiva da complexidade que foi a base de desenvolvimento de suas pesquisas. Assim sendo, neste trabalho os pesquisadores apresentam o diálogo por eles estabelecido entre a complexidade (Morin, 1990/2008, 1999/2006a,b, 2005/2006; Moraes, 1997/2006; Mariotti, 2007, et alli) e a abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2007, 2008a,b, 2010).<hr/>The ever-changing contemporary world requires transformations in the way we investigate classrooms, our teaching practice, and do research. The aim of this paper is to ponder about it and indicate a vision of research and methodology - apart from the positivism of the traditional paradigm - that would allow us to have a particular view of the experiences under investigation. In order to achieve this objective, in this paper we share the experiences of Costa Neves (2011) and D'Esposito (2012) who, when developing their doctorate research in the Applied Linguistics field, sought a research methodology consistent with the complexity perspective which was the basis for the development of their research. Thus, in this paper, the researchers focus on and present the dialogue established by them between complexity (Morin, 1990/2008, 1999/2006a,b, 2005/2006; Moraes, 1997/2006; Mariotti, 2007, et alli) and the hermeneutic-phenomenological approach (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2007, 2008a,b, 2010). <![CDATA[La cláusula como movimiento interactivo: una perspectiva semántico-discursiva de la gramática interpersonal del español]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo explora la cláusula española desde el punto de vista de su contribución a las necesidades interactivas de los hablantes. En el marco de la Lingüística Sistémico Funcional, esta exploración se plantea en relación con las funciones de habla y el despliegue dinámico de recursos en el intercambio verbal. Se examinan de esta manera los principios semántico-discursivos que subyacen a la descripción 'estándar' del modo en inglés y a la descripción pionera de Caffarel (1995, 2006) para el francés. A la luz de los recursos encontrados español, se establece un análisis de dos capas con el Negociador como núcleo interpersonal de la cláusula, que incluye como mínimo al Predicador realizado por un grupo verbal finito.<hr/>Este artigo explora a oração em espanhol do ponto de vista da sua contribuição para as necessidades de interação dos falantes. No âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional, a presente investigação se desenvolve a partir de sua conexão com as funções discursivas e o uso dinâmico dos recursos na troca verbal. Para tanto, examina os princípios semântico-discursivos subjacentes à descrição 'convencional' do sistema de modo baseada na descrição do inglês, e a descrição pioneira de Caffarel (1995, 2006) para o francês. À luz dos recursos encontrados no espanhol, propõe-se aqui uma análise em dois níveis, com o Negociador como núcleo interpessoal da oração, que compreende, em certa medida, o Predicador realizado por um grupo verbal finito.<hr/>This paper explores the Spanish clause from the viewpoint of its contribution to the speakers' interactive needs. Within the framework of Systemic Functional Linguistics, this exploration is undertaken in relation to speech functions and those resources dynamically deployed in verbal exchanges. Discourse-semantic principles underpinning the 'standard' description of English mood and Caffarel's (1995, 2006) pioneering account of French are thus first reviewed. In light of resources found in Spanish, a two-layer analysis is proposed, with the Negotiator as the interpersonal nub of the clause, which minimally includes a Predicator realised by a finite verbal group. <![CDATA[SARDINHA, T. B. et al (orgs.). Tecnologias e mídias no ensino de inglês: o corpus nas "receitas". São Paulo: Macmillan, 2012. ISBN 978-85-7418-859-1. 136p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo explora la cláusula española desde el punto de vista de su contribución a las necesidades interactivas de los hablantes. En el marco de la Lingüística Sistémico Funcional, esta exploración se plantea en relación con las funciones de habla y el despliegue dinámico de recursos en el intercambio verbal. Se examinan de esta manera los principios semántico-discursivos que subyacen a la descripción 'estándar' del modo en inglés y a la descripción pionera de Caffarel (1995, 2006) para el francés. A la luz de los recursos encontrados español, se establece un análisis de dos capas con el Negociador como núcleo interpersonal de la cláusula, que incluye como mínimo al Predicador realizado por un grupo verbal finito.<hr/>Este artigo explora a oração em espanhol do ponto de vista da sua contribuição para as necessidades de interação dos falantes. No âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional, a presente investigação se desenvolve a partir de sua conexão com as funções discursivas e o uso dinâmico dos recursos na troca verbal. Para tanto, examina os princípios semântico-discursivos subjacentes à descrição 'convencional' do sistema de modo baseada na descrição do inglês, e a descrição pioneira de Caffarel (1995, 2006) para o francês. À luz dos recursos encontrados no espanhol, propõe-se aqui uma análise em dois níveis, com o Negociador como núcleo interpessoal da oração, que compreende, em certa medida, o Predicador realizado por um grupo verbal finito.<hr/>This paper explores the Spanish clause from the viewpoint of its contribution to the speakers' interactive needs. Within the framework of Systemic Functional Linguistics, this exploration is undertaken in relation to speech functions and those resources dynamically deployed in verbal exchanges. Discourse-semantic principles underpinning the 'standard' description of English mood and Caffarel's (1995, 2006) pioneering account of French are thus first reviewed. In light of resources found in Spanish, a two-layer analysis is proposed, with the Negotiator as the interpersonal nub of the clause, which minimally includes a Predicator realised by a finite verbal group.