Scielo RSS <![CDATA[DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-445020170003&lang=en vol. 33 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Genres under socio-discursive interactionism and socio-rhetorical approaches: practical and theoretical contributions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Scientific article: a kaleidoscopic textual genre]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300663&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir do exame dos processos multifacetados de elaboração de artigos científicos durante uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (PAELP) do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, este trabalho visa descrever o artigo científico como gênero caleidoscópico. Analisamos os textos elaborados no decorrer da disciplina, por meio dos aportes teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (cf.: Bronckart 1999, 2006, 2008; Bulea 2010; Schneuwly e Dolz 2004), que, também, alicerçaram os procedimentos didáticos. Os dados gerados indicam a necessidade de ampliação das definições existentes sobre o gênero artigo científico e o papel decisivo das microações de linguagem nas estratégias de didatização do gênero artigo científico.<hr/>ABSTRACT Grounded on the exam of multi facet processes of scientific article writing during a didactic experience developed along the subject called Research Applied to the Portuguese Language Teaching (RAPLT), Modern Language Graduation at Universidade Federal da Paraíba, this research aims at describing a cientific article as a kaleidoscopic genre. We analyzed texts which were written along the RAPLT, taking the Sociodiscursive Interactionism as the theoretical and methodological support (Bronckart 1999, 2006, 2008; Bulea 2010; Schneuwly e Dolz 2004), which have also founded the didactic procedures. The generated data points to the need for broadening the existing definitions about scientific article as a genre and the decisive role of the language micro actions within the didactic strategies used to approach this textual genre. <![CDATA[Academic literacy in french: an experience of production of papers in the area of literary studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300697&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo, temos por objetivo apresentar o modelo didático do gênero textual artigo científico em francês para, em seguida, mostrar uma sequência didática elaborada para ensinar a produzir esse gênero assim como reflexões sobre sua aplicação. Para desenvolver as atividades, apoiamo-nos nos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1999/2003; Schneuwly e Dolz 2004), que tem como base os escritos de Vigotski (1997,1998). O modelo didático e a sequência foram produzidos como parte de uma experiência piloto promovida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da universidade que visava ao ensino da produção de artigos científicos em língua francesa para alunos da Graduação em Letras.<hr/>ABSTRACT In this article, we aim to present the didactic model of the text genre scientific paper in French and, then, show the didactic sequence designed to teach how to write this genre. The activities were based on the concepts of the Socio-discursive Interactionism (Bronckart 1999/2003), which relies on the Vygotskian theoretical framework. The didactic model and the didactic sequence were produced as part of a pilot study that suggested the use of the didactic sequence in order to teach how to write papers in French to Undergraduate students that were enrolled in a French Literature course. This experience was conducted within a partnership with the Laboratory of Academic Literacy. <![CDATA[QNP and the difficulties of formulating a research object: an experience of mediating learning on genre research project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300729&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresentamos o quadro norteador de pesquisa (QNP) como ferramenta para o ensino do gênero projeto de pesquisa. Analisamos 15 QNPs de alunos de Letras da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. As diversas versões de refinamento desses quadros permitiram-nos observar 3 dificuldades na construção dos objetos de pesquisa: 1) apreensão de conceitos, 2) planejar com coesão os eixos do quadro, 3) domínio da linguagem acadêmica. O QNP exigiu sofisticado exercício de reflexão na concatenação de ideias, representando um significativo direcionamento para a fase seguinte da produção escrita do gênero em questão.<hr/>ABSTRACT We present the QNP as a guide for organization of ideas within research projects by 15 students of an undergraduate program at Federal University of Ceará: Literature and Languages. QNP’s several versions allowed us to observe students’ difficulties in relation to the construction of research objects, difficulties which were classified in 3 categories: 1) conceptual understanding, 2) cohesion in relation to the planned actions, and 3) short proficiency in academic writing. The QNP demanded a sophisticated reflection on the construction of research objects and a connection amongst the ideas, getting a meaningful itinerary for the next phase of project writing. <![CDATA[Recontextualisation and sedimentation of discourse and social practice: how media constructs a negative representation for teacher and public school]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300759&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O tema abordado nesse artigo é a representação do professor produzida pela mídia brasileira e o modo como essa representação, através da recontextualização da docência em diversos gêneros, se sedimenta na sociedade, inclusive na escola e no discurso do próprio professor. Como referencial teórico, adotamos a vertente da Análise Crítica do Gênero proposta em Bonini (2013), que toma por base a perspectiva crítica proposta pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1992, 2003), acrescida de uma teoria de gênero. Nessa linha, discutimos como a prática social da docência (e seu agente principal, o professor) é recontextualizada de forma negativa em gêneros da mídia jornalística (notícia e reportagem) e em gêneros de outras mídias (charge, meme, vídeo, postagem de blog, página do Facebook).<hr/>ABSTRACT This article explores the representation of teacher identity produced by the Brazilian media and how this representation, by being recontextualized in different genres, is reinforced and disseminated socially, including in the school environment and in the voice of teachers themselves. The theoretical background comes from Critical Genre Analysis (Bonini 2013), an approach based on the critical perspective proposed by Critical Discourse Analysis (Fairclough 1992, 2003), in conjunction with a genre theory. In this article we discuss how the social practice of teaching (and its main agent, the teacher) is negatively recontextualized in genres of the journalistic media (news report and reportage) and in genres from other media (cartoon, meme, video, blog post, Facebook page). <![CDATA[Genre, EAP and course design: reporting an experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300787&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo relata uma experiência vivenciada com/pelo grupo de pesquisa GEALIN, de trazer para a prática pedagógica a utilização de gêneros textuais. Iniciando pela contextualização do curso, apresentam-se princípios que nortearam o design de um curso de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), baseado em gêneros textuais. Segue, então, seleção, decisões quanto a sequenciamento e às bases que guiaram a produção do material didático. Comentam-se problemas e soluções encontrados nessa tarefa, decorrentes de avaliações e da utilização do material em sala de aula. Ao final, são feitas considerações sobre esse uso para o desenvolvimento de cursos voltados para o ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Acadêmicos.<hr/>ABSTRACT This article reports GEALIN research group experience of bringing into pedagogical practice the use of textual genres. It begins by contextualizing the course and presenting the principles that guided the design of a genre-based reading course for English for Academic Purposes (EAP). Next, the selection and decisions related to course sequencing and the bases that guided the production of materials are presented. Comments on problems and solutions found in this task, due to evaluations and the use of the materials in the classroom, are made. Finally, Comments are made on such use to the development of Language for Specific courses. <![CDATA[Interlinguistic analysis of textual genres: contributions to teaching and translating]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300811&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo se situa na linha do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 1997 e 2008b, entre outros) e tem o objetivo de propor uma via específica de estudo de gêneros textuais: a análise de gêneros em uma perspectiva comparativa interlinguística. O trabalho começa refletindo sobre a noção de gênero textual e a concepção específica do interacionismo sociodiscursivo sobre os gêneros. Depois, as características da abordagem comparativa de gêneros são apresentadas. Finalmente, observam-se algumas potencialidades e contribuições significativas dessa abordagem para o ensino de línguas e para a tradução. Os dados para alimentar a discussão e exemplificar as questões tratadas surgem de projetos de pesquisa desenvolvidos em Portugal e na Argentina sobre gêneros diversos (e vinculados a diferentes atividades sociais / de linguagem) produzidos em português e espanhol.<hr/>ABSTRACT This article places itself within socio-discursive interactionism (Bronckart 1997 and 2008b, among others) and aims at suggesting a specific way of studying textual genres: genre analysis from an interlinguistic comparative perspective. First, the work reflects on the notion of textual genre and the specific understanding of genres by socio-discursive interactionism. Then, it presents characteristics of the comparative approach of genres. Finally, it observes some significant possibilities and contributions of this approach to the teaching of languages as well as to translation. The data used to stimulate discussion and exemplify these issues come from research projects, developed in Portugal and Argentina, about different genres (related to diverse social and language activities), in Portuguese and Spanish. <![CDATA[A study of abstracts in anthropology: the heterogeneity within the field(s)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300843&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa a constituição do gênero abstract de artigos de pesquisa em suas características retóricas e linguísticas na disciplina de Antropologia em um corpus de 24 abstracts, retirados de dois periódicos Qualis A1. O modelo de movimentos retóricos proposto por Gil (2011) e os conceitos de stance, hedges e boosters (cf.: Hyland 1998, 2002, 2011) foram usados. Mesmo sendo da mesma área, os periódicos são frutos de fazeres de pesquisa múltiplos, ou seja, as disciplinas e as fronteiras ocupadas pelas pesquisas são determinantes na constituição desses gêneros, o que corrobora a noção de tipificação (cf.: Bazerman 2006, 2009).<hr/>ABSTRACT This paper analyzes the genre research article abstract across Anthropology. Twenty-four abstracts were selected from two Anthropological journals. The corpus was analyzed based on Gil’s model (2011) and the concepts of hedges and boosters from Hyland (1998, 2002, 2011). The results indicate that the journals occupy different boarders within the subject. JHE is aimed at hard and quantitative researches, whereas CA is focused on interpretative and qualitative researches. These differences shape the materialization of the abstracts, supporting the claim that the boarders influence directly in the constitution of the academic genres, corroborating Bazerman’s notion of tipification (2006, 2009). <![CDATA[Grammar/linguistic analysis in the teaching of english as a foreign language via didactic sequence: a partial analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300873&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o ensino de gramática/análise linguística e de expressão escrita (compreensão e produção) durante o processo de implementação de uma Sequência Didática por meio dos gêneros de textos comics, comic strips, political cartoon no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná - CELEM. Nossas análises nos permitem concluir que o procedimento Sequência Didática viabiliza o trabalho com a gramática, possibilitando que esta seja trabalhada em sala de aula na perspectiva da análise linguística (cf.: Geraldi 1991, 1997), o que torna esse estudo muito mais significativo e real para o aluno.<hr/>ABSTRACT This research paper discusses the possibilities of articulation between the teaching of grammar/linguistic analysis and written production (reading comprehension and writing) during the implementation process of a Didactic Sequence through the genres comics, comic strips and political cartoon in the context of English teaching of at the Center of Modern Foreign Languages from Paraná State - CELEM. Our analyses allows us to conclude that the Didactic Sequence procedure makes the work with grammar possible, enabling the work with grammar via linguistic analysis, which makes this study much more meaningful and real to the student. <![CDATA[Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300911&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio-retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar.<hr/>ABSTRACT This paper presents a rhetorical model for writing summaries at high school technical level. The sociorhetorical genre basis that underlies the proposal is described. From this basis, the moves for writing these summaries about newspapers reports are detailed. Students ´texts written based on this model are analyzed. Results indicate that, by using this proposal, students were able to write a text that is similar to the genre. <![CDATA[Formative mediations in portuguese language class: teaching gestures in an interactionist conception of teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000300945&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Nesta pesquisa, focalizamos a utilização do instrumento sequência didática do gênero discursivo carta de reclamação como objeto unificador para o ensino de língua portuguesa. A partir do gênero da atividade “aula” e do agir docente, compreendido como instrumento mediador da atividade de ensino-aprendizagem, detivemo-nos na análise de um módulo da SD a partir de três pontos de vista: i) o da construção de um esquema de mediação formativa da SD; ii) o das atividades, tarefas e dispositivos didáticos; e, por fim, iii) o ponto de vista da mobilização da memória, regulação e institucionalização.<hr/>ABSTRACT In this research, we focus on the use of the instrument didactic sequence of the discursive genre - complaint letter - as unifying object for the teaching of Portuguese Language. Starting from the activity genre “class” and from the teachers acting understood as mediating instrument of the teaching-learning activity, we held on the analysis of a didactic sequence module (DSM), starting from three points of view: i) the construction of a formative mediation’s scheme of the DS; ii) the activities, tasks and teaching devices one; and, finally, iii) the point of view of the mobilization of memory, adjustment and institutionalization.