Scielo RSS <![CDATA[DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-445020180004&lang=en vol. 34 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401019&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The goal of this paper is to discuss representations about grammar teaching of Portuguese L1 teachers. It draws on the exploratory study designed to identify the invariants and divergences in self-perceptions about L1 grammar teaching of trainees in different training situations: in-service teachers, pre-service teachers and bachelor’s students. The study focus on student’s and teacher’s acknowledgment of the Portuguese L1 Curriculum (Reis et al. 2009), which conveys a clear paradigm change in Portuguese language education, assuming that grammar teaching is based upon language awareness development. The results show an evident gap between students and teachers in what concerns the familiarity with the Portuguese L1 Curriculum and teaching strategies. However, some puzzling convergent points are the importance attributed to grammar and poor linguistics background. The results analysis draws attention to the relationship between teacher cognition and practice, highlighting fragilities in teacher education and potential conceptual changes that may lead to effective changes in classroom practices.<hr/>RESUMO Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profissional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula. <![CDATA[Visio-centric order of discourse: a proposal of theoretical reflection about the literacies of a people with visual impairment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401045&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresenta-se uma reflexão teórica sobre os letramentos de pessoas com deficiência visual a partir da Ordem Visiocêntrica do Discurso. Discute-se essa ordem e sua implicação nas representações discursivas de uma pessoa com deficiência visual nas práticas de letramento em que se encontra situada. Para isso, adota-se o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica com a Linguística Sistêmico-Funcional. Detendo-se no estudo do Significado Representacional (Fairclough 2003), analisar-se-á a metafunção ideacional. As análises sugerem que a posição discursiva da participante pesquisada oscila entre uma reivindicação explícita a uma Ordem Visiocêntrica do Discurso e um ajustamento conformativo a ela. Com este estudo, almeja-se apresentar subsídios para que o discurso reivindicativo de uma pessoa com deficiência visual possa gerar desestabilizações em uma sociedade inacessível.<hr/>ABSTRACT In this paper, we present theoretical insights about the literacies of people with visual impairment from the perspective of what we have named a vision-centric order of discourse. We examine this order and its implication for the discourse representations of a woman with visual impairment about her literacy practices. The theoretical and methodological background for our analysis of such representations is Critical Discourse Analysis (CDA) and its transdisciplinary relations with Systemic Functional Linguistics. The study focused on the analysis of Representational Meaning (Fairclough 2003), based on the concept of an ideational metafunction, which is manifested within the clause structure through the transitivity system (Halliday &amp; Matthiessen 2004). The results indicate that the discursive point of view of the participant of the present study oscillates between an explicit claim for a vision-centric order of discourse and a conformative adjustment to such discourse order. By bringing these two distinct points of view of the participant, we aim to contribute to a more efficient use of language by visually impaired people, thus leading to a more effective destabilization in a society that still lacks appropriate accessibility practices. <![CDATA[When-clause Typology: prepositional and adverbial phrases in Portuguese and Spanish]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401071&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo discute as propriedades morfossintáticas de sentenças do português e do espanhol em que quando/cuando introduz um sintagma adjetival/nominal (jovem, menino), como em quando jovem/ menino; cuando joven/niño, e um sintagma determinante (a chuva/ la lluvia; a guerra/ la guerra), como em quando da guerra; cuando la guerra. Para o primeiro caso, por um lado, aventamos a existência de um predicado secundário depictivo nas duas línguas. Para o segundo, por outro lado, supomos que quando, em português, é advérbio e requer a presença da preposição dummy ‘de’ para introduzir o DP (quando + de + DP). Diferentemente, em espanhol, cuando tem caráter preposicional, por introduzir diretamente o DP (cuando + (*de) + DP). Nesse aspecto, propomos um contraste quanto ao tratamento de quando/cuando como categoria adverbial ou preposicional nas duas línguas analisadas.<hr/>ABSTRACT This paper discusses the morphosyntactic properties of the sentences from Portuguese and Spanish in which when is followed by an adjective/noun phrase (young, boy), as in quando jovem/ menino; cuando joven/niño [when young] and a determiner phrase (the rain, the war), as in quando da guerra; cuando la guerra [during the war]. In the first case, on the one hand, we will argue that there is depictive secondary predicate in both languages. On the other hand, for the second structure, we hypothesize that when, in Portuguese, is an adverb and requires the presence of a dummy preposition to introduce the DP [when + of + DP]. Unlike, in Spanish, it has a prepositional character, introducing the DP directly (when + (*of) + DP). In this respect, we propose a contrast with respect to the treatment of when as an adverbial or a prepositional category in both languages. <![CDATA[The grammatical codification of self-movement in cyberspace: A phenomenological-cognitivist study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401105&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The aim of this paper is to explain why we utilize a grammar typical of movement when referring to activities conducted in cyberspace. We argue that to a large degree, perception of our activities in cyberspace has recourse to the same image schemas inherent to the concept of self-movement in physical space. This sharing of image schemas unleashes a complex process of conceptual integration, which results in the construction of a concept of self-movement proper to cyberspace. We argue on behalf of perceptual (rather than an ontological) underpinnings of grammar, in the sense that it codifies image schemas inherent to our perceptions. We concretely demonstrate that thematic roles correspond to salient aspects of the image schematic structure underlying our perception of self-movement in cyberspace. Finally, we postulate that the process of grammatical codification is regulated by the principle of perceptual prominence.<hr/>RESUMO O objetivo principal do presente trabalho é explicar por que usamos uma gramática típica do movimento quando nos referimos a atividades realizadas no ciberespaço. Argumentamos que, em grande medida, a percepção das nossas atividades no ciberespaço se utiliza dos mesmos esquemas imagéticos inerentes ao conceito de automovimento no espaço físico. Esse compartilhamento de esquemas imagéticos desencadeia um complexo processo de integração conceitual que resulta na construção de um conceito de automovimento sui generis do ciberespaço. Arguimos em favor de uma fundamentação perceptiva (e não ontológica) da gramática, no sentido de que a gramática codifica esquemas imagéticos presentes nas nossas percepções. Demostramos, concretamente, que papéis temáticos correspondem a aspectos proeminentes da estrutura de esquemas imagéticos que subjaz à percepção do automovimento no ciberespaço. Finalmente, defendemos que o processo de codificação gramatical é regulado pelo Princípio da Proeminência Perceptiva. <![CDATA[Analysis of the role of non manual expressions in intensification processes in Brazilian Sign Language]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401135&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As expressões não manuais (ENMs) nas línguas de sinais (LS) incluem movimentos do corpo e expressões faciais. As ENMs podem desempenhar diferentes funções, tais como diferenciar itens lexicais, participar da construção sintática e contribuir com processos de intensificação. Dessa forma, as expressões faciais participam da construção do significado nas LS tanto quanto os parâmetros até então mais estudados, a saber: configuração, movimentos e localização das mãos. Este trabalho tem como objetivo analisar as ENMs produzidas por uma pessoa surda, fluente em libras, a partir de enunciados divididos nas modalidades assertiva e interrogativas parcial e total. Para a análise, foi construído um corpus de 60 enunciados constituídos da seguinte forma: 10 sinais-chave × 3 modalidades × 2 condições (neutra e intensificada). Esses enunciados foram devidamente anotados considerando as expressões não manuais e analisados estatisticamente. Neste trabalho, é avaliada a duração de sinais a fim de identificar o papel da intensificação, e são verificadas quais ENMs estão significativamente presentes nas três modalidades e nas condições neutra e intensificada. Os resultados apresentados, além de contribuírem para a pesquisa nas LS, são relevantes para a modelagem de avatares realistas sinalizadores de libras.<hr/>ABSTRACT Non-manual expressions (NMEs) in Sign Languages (SL) include facial expressions and body movements. NMEs may distinguish lexical items, help syntactic construction and contribute to intensification processes. Therefore, NMEs have a role as crucial as the SL manual parameters of configuration, movement and location. This work aims at analyzing NMEs produced by a deaf person, fluent in Brazilian Sign Language (Libras), from utterances of the following modalities: declarative, wh- and yes-no questions. A corpus of 60 utterances was built by combining 10 key-signals x 3 modalities x 2 conditions of intensification (neutral and intensified). By analyzing this corpus, both the role of intensification for the duration of key-signals and the presence of specific NMEs for signaling intensification and modality were examined here. The results contribute for research in SL and are relevant for modeling realistic avatars that signal Libras. <![CDATA[The undergraduate degree as a performative act: reflections on academic education of Portuguese language teacher]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401159&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui uma titulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusão de um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo que transforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitado para atuar como professor de determinada disciplina na educação básica. Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciado em Letras significa que todas as condições básicas necessárias para a formação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesa foram atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise e discussão das práticas de formação foi apresentado através da exposição crítica das principais perspectivas de formação docente que influenciam o debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo da licenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: a legislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e a formação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividade da licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalização efetiva.<hr/>ABSTRACT In the Brazilian educational policy, the bachelor’s degree is an academic degree that not only means the completion of a formal course of study, but above all a performative act that transforms automatically the graduate into a qualified professional to act as a teacher of certain discipline in basic education. In this paper, we discuss if a bachelor’s degree in Letters means that all the basic conditions necessary for the initial vocational training of the Portuguese language teacher were met. The conceptual theoretical framework that justified the analysis and discussion of training practices was presented by critical exposition of the main perspectives of teacher education that influence the debate in the academic field. The evaluation of the performative character of the bachelor´s degree was through triangulation of three different areas: educational legislation, educational objectives in basic education and university education. Our analysis shows that the performativity of the bachelor´s degree in Letters is not accompanied by an effective professionalization. <![CDATA[Translation aspects in literacy, and their rhythmic resonances]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401187&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO De forma aplicada, este trabalho apresenta reflexões na interface entre os Estudos de Letramento e os Estudos de Tradução. O principal objetivo reside na discussão em torno do conceito de ritmo e de sua pertinência para os Estudos do Letramento. Ritmo e escritura, conceitos convencionalmente enfocados nos Estudos Literários, são trazidos para enriquecer questões próprias à Linguística Aplicada, de forma a dar conta de aspectos processuais inerentes à transição de uma a outra modalidade de linguagem. Defende-se que disciplinas universitárias voltadas à prática da escrita acadêmica levem em consideração, também, a prática da escrita em outros gêneros do discurso, incluindo-se o gênero literário, de forma a que se compreendam, de forma crítica, as transições/traduções necessárias em cada caso.<hr/>ABSTRACT This paper presents reflections on the interface between Translation Studies and New Literacy Studies through the lens of an applied proposal. The main objective resides in the discussion of the concept of rhythm and its pertinence to New Literacy Studies. I use the concepts of rhythm and scripture proper to Literary Studies as basis to enrich some questions of Applied Linguistics in order to envisage procedural aspects inherent in the transition between different modalities of language. I argue that academic writing disciplines should, also, take into consideration the practice of writing according to other discourse genres, including literary genre, in order to make students understand critically the necessary transitions/translations in each case. <![CDATA[Didactic model of the genre written exposition: identification and evaluation of the results implementation on the quality of the texts produce by the students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401213&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e depois da implementação do MDG.<hr/>ABSTRACT In this text, partial results from a study will be presented. Said study aimed to analyse and understand how the writing practices implemented by teachers would impact the quality of students’ produced texts. In order to meet the stated issue, a general goal was set: to assess whether a didactic device, the Genre Didactic Model (GDM), implemented in an explicit and intentional way by teachers, could be reflected, and to what extent, on the quality of the students’ produced texts. The study was conducted as part of a training program for the teaching written genres in schools and it involved 14 teachers from the three cycles of compulsory education (in Portugal, basically K1-K9). The results here presented aim to highlight the characteristics of fourth grade students’ production of a written exposition before and after the implementing of the GDM. <![CDATA[Analisys of unstressed final-close vowels /e/ and /o/ in external vocalic sandhi in data of the NURC-Recife Project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401243&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste estudo analisamos o comportamento das vogais /e/ e /o/ em posição átona final em três processos de sândi vocálico externo: degeminação, elisão e ditongação. O material utilizado para análise é de um corpus bem estabelecido do português brasileiro: dados pertencentes ao acervo do NURC-Recife. Observamos, a partir das análises dos dados, que as vogais em questão são sempre produzidas como vogais altas nesta posição. Verificamos ainda que, quando há possibilidade de ocorrência de ditongação ou elisão, as vogais em estudo são preferencialmente transformadas em glide (54,2% dos dados), formando com a vogal seguinte um ditongo crescente. Argumentamos que há possibilidade de juntura da vogal átona final quando seguida de vogal tônica. No entanto, isto só pode ser observado quando se leva em conta a proeminência do acento e o ritmo da frase.<hr/>ABSTRACT This study exams the behavior of close-mid vowels /e/ and /o/ in unstressed final position in three cases of external vocalic sandhi: degemination, elision and diphthongization. The material used for the analysis comes from one well-stablished corpus of Brazilian Portuguese: the NURC-Recife corpus. The results show that these close-mid vowels under examination are always pronounced as high vowels in unstressed final position. Besides, it is observed that when the context permits the occurrence of triggers elision or diphthongization, the close-mid vowels involved in these processes are preferably converted into glides (in 54,2% of the data), producing, with the following vowel, a rising diphthong. We also argue the possibility of juncture in the environment of final unstressed vowels followed by stressed vowel. However, this can only be observed when the stress and the rhythm patterns of the utterance are taken into consideration. <![CDATA[The realisation of Finite ‘shall’ in the short story ‘The yellow wallpaper’ and its counterparts in two of its translations into Portuguese]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401275&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT This paper aims to investigate the realisation of Finite ‘shall’ in the short story ‘The yellow wallpaper’ and its counterparts in two of its translations into Portuguese. There was the identification of the occurrences of Finite ‘shall’ in the source text; after that, there was the alignment of these occurrences with its counterparts in the target texts; and, then, there was a comparison between the occurrences in the corpus with a view to semantic and structural considerations. Results show that the occurrences are quite similar with regard to the semantic aspects and relatively distinct concerning the structural ones.<hr/>RESUMO Este artigo tem por objetivo investigar a realização do Finito “shall” no conto “The yellow wallpaper” e nos trechos correspondentes em que este Finito é traduzido em duas de suas traduções para o português. Houve a identificação do Finito “shall” no texto fonte; em seguida, houve o alinhamento das ocorrências deste Finito com aquelas nos textos alvo; e, então, houve uma comparação destas ocorrências tencionando a elaboração de considerações semânticas e estruturais. Resultados mostram que as ocorrências são bastante semelhantes do ponto de vista semântico e relativamente distintas do ponto de vista estrutural. <![CDATA[O Mestre francez (1767) by Francisco Clamopin Durand and its sources]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401299&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A gramática O Mestre francez de Francisco Clamopin Durand foi publicada, pela primeira vez, em 1767, e terá contado com onze edições, revelando a importância e a divulgação que esta gramática franco-portuguesa teve na época. Neste sentido, pretendemos dar a conhecer esta gramática e o seu autor, procurando identificar as principais fontes (Auroux 2006) para as ideias linguísticas do gramático no que respeita ao tratamento das partes da oração mais importantes, isto é, do artigo, do nome, do pronome e do verbo, seguindo o modelo de análise proposto por Swiggers (2006) para o estudo da gramaticografia francesa e espanhola.<hr/>ABSTRACT The grammar O Mestre francez by Francisco Clamopin Durand was published for the first time in 1767. This book was believed to have eleven editions, which reveals the importance and dissemination that this Franco-Portuguese grammar had at the time. Therefore we intend to recall this grammar and its author, trying to identify the main sources of the author’s linguistic ideas (Auroux 2006) regarding the treatment of the most important parts of the speech, that are, the article, noun, pronoun and the verb, adopting the model of analysis proposed by Swiggers (2006) for the study of French and Spanish grammars. <![CDATA[Digital tools for the development of oral skills in English]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000401319&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo relata um estudo de caso sobre o uso de ferramentas digitais por estudantes de graduação para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês, tendo como suporte teórico, a complexidade e o conectivismo. Os principais objetivos da pesquisa foram (1) avaliar ferramentas digitais para comunicação oral e (2) investigar experiências de aprendizagem. A pesquisa consistiu de uma intervenção pedagógica on-line mediada por ferramentas digitais. Os dados foram gerados por meio de tarefas comunicativas, observação participante, entrevistas on-line e diários. Os resultados revelaram que as ferramentas digitais são úteis para diminuir a ansiedade e aumentar as oportunidades para a prática da linguagem.<hr/>ABSTRACT This paper presents the results of a case study on the use of digital tools by undergraduate students to develop their oral skills in English, having as theoretical support, complexity and connectivism. The main objectives of the research were (1) to evaluate digital tools for oral communication and (2) to investigate learning experiences. The study consisted of an on-line pedagogical intervention mediated by digital tools and the data were communicative tasks, participant observation, on-line interviews and learning journals. The results revealed that digital tools are useful to decrease anxiety and to increase opportunities for language practice.