Scielo RSS <![CDATA[DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-445020140001&lang=en vol. 30 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Professor Aryon Rodrigues</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Vowel deletion and binarity in portuguese</b>: <b>a study based on Bayesian predictive inference</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en As aplicações de modelos estatísticos em fonologia de laboratório têm se mostrado produtivas na avaliações do poder de predição de hipóteses. Neste trabalho, a força da restrição FootBin foi testada estatisticamente, no português brasileiro e no português europeu, a partir de preditivas Bayesianas. Partimos do pressuposto de que, se a restrição FootBin for ativa, há uma preferência, na língua observada, por palavras com um número par de sílabas. Com base neste pressuposto, o estudo foi realizado a partir de dados experimentais (apagamento/redução vocálica) analisados acusticamente e tratados estatisticamente. Nossos resultados estatísticos apontam para o fato de FootBin estar ativa nas duas variedades de português, embora a força para binariedade se manifeste de maneira mais forte em PB. O fato de FootBin estar ativa nas duas variedades da língua com forças diferentes suporta uma análise otimalista baseada em restrições.<hr/>The applications of statistical models in laboratory phonology have been shown to be productive in evaluating the predictive power of hypotheses. In this paper, the strength of the restriction FootBin was tested statistically in Brazilian and European Portuguese, on the basis of a Bayesian predictive inference model. We assumed that if the restriction FootBin is active there is a preference, in a language, for words with an even number of syllables. This sudy, based on such assumption, was conducted on the basis of acoustic and statistical analysis of data from an experiment on vowel deletion / reduction. Our statistical results show that FootBin is active in both PB and EP, although the strength of binarity is stronger in PB. The fact that FootBin is active in both varieties with a different strength in BP and in EP supports an optimality constraint-based analysis. <![CDATA[<b>Online Pedagogical tasks created by students of English Teaching Methodology in a Letters Course</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é apresentar, por meio dos preceitos teóricos da Teoria da Atividade e da teoria de CALL (Computer Assisted Language Learning), as diferenças entre as tarefas pedagógicas online criadas por alunos da disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira em um Curso de Letras de uma universidade pública. A análise dos dados provenientes de estudo exploratório mostrou que na tentativa de se criar tarefas pedagógicas online, utilizando diferentes artefatos de ensino, os professores pré-serviço desenvolveram práticas diferentes de acordo com o artefato utilizado. Os resultados obtidos indicam que, como previsto pela Teoria da Atividade, a alteração do artefato de ensino pode causar tensões no sistema de atividade e alterar os elementos que o constituem..<hr/>The goal of this paper is to present the differences among the online pedagogical tasks created by students who attended the subject named "English Teaching Methodology" in a Letters Course from a public university. As a theoretical reference we used the Activity Theory and CALL theory (Computer Assisted Language Learning). The data analysis from an exploratory study showed us that on trying to create different pedagogical online tasks, using different teaching artifacts for that, the pre service teachers developed different practices according to the artifacts used. The results showed that, as Activity Theory says, when you modify the artifact, you can cause tensions in the activity system that can also modify the elements. <![CDATA[<b>Affectedness revisited</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Affectedness has often been invoked as a principle governing the externalization of arguments in certain grammatical structures. This paper reviews the works that have been carried out on this matter and presents some data that challenge the existing proposals.<hr/>A afetação gramatical tem sido considerada como um princípio regulador da exteriorização de argumentos em algumas estruturas gramaticais. Este artigo faz uma revisão de trabalhos anteriores sobre este tema e apresenta dados que questionam as propostas existentes. <![CDATA[<b>Intervention in European Portuguese children with phonological delay</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo primordial do presente estudo foi avaliar a eficácia de duas abordagens de intervenção de base fonológica (Parents and Children Together (Bowen, 2009) e terapia de consciência fonológica (Gillon & McNeill, 2007)), num grupo de 6 crianças com idades entre 5;0 - 6;1 e diagnóstico de atraso fonológico. As seguintes medidas de resultados foram obtidas antes e após 10 sessões de intervenção: percentagem de consoantes corretas, percentagem de ocorrência de processos fonológicos, inventário fonético, consciência fonológica e generalização. Estas medidas possibilitaram a análise dos efeitos das intervenções supracitadas. A realização deste estudo sugere que ambas as abordagens de intervenção se revelaram benéficas na melhoria da produção e da consciência silábica das crianças. A terapia de consciência fonológica promoveu adicionalmente uma evolução das capacidades de consciência fonémica das crianças.<hr/>The purpose of this study was to evaluate the effectiveness of two phonological intervention approaches (Parents and Children Together (Bowen, 2009) and Phonological Awareness Therapy (Gillon & McNeill, 2007)) in a group of 6 children, aged 5;0-6;1, with phonological delay. The following outcome measures were taken before and after 10 therapy sessions: percentage of consonants correct score, percentages of phonological processes, phonetic inventory, phonological awareness and generalization. These measures were used to analyse the effect of each intervention. Both approaches were effective in improving the childrens' speech and syllable awareness. Additionally, the children who received phonological awareness therapy made more gains in their phoneme awareness ability. <![CDATA[<b>Analysis of an educational software for language learning</b>: <b>insights from the Theory of Structural Cognitive Modifiability and Human-Computer Interaction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo analisa um software para o ensino de inglês como língua estrangeira reportando (i) a interação entre o software e o aprendiz, (ii) as operações cognitivas/mentais requeridas para execução das tarefas propostas pelo software, e (iii) as estratégias pedagógicas implementadas pelo software. Aspectos de ergonomia de software também são analisados para avaliar o grau de interatividade e usabilidade do software (Ergolist, 2011). Os resultados mostraram que o software tende a aplicar uma visão conteudista de ensino e a análise ergonômica revelou que os recursos didáticos utilizados pelo software atendem a maior parte dos critérios de usabilidade, requerendo poucas modificações.<hr/>The aim of the study is to analyze a software for teaching English as a foreign language reporting (i) the interaction between the software and the learner; (ii) the cognitive/mental operations required to perform the tasks in software and (iii) the pedagogical strategies implemented by the software. Human-Computer Interaction (HCI) aspects of the software were also analyzed so as to evaluate its degree of interactiveness and usability (Ergolist, 2011). Results of the study suggest that the software is content-oriented and the ergonomic analysis revealed that the didactic resources applied by the software meet most usability criteria, requiring few modifications. <![CDATA[<b>Typological patterns across the interpersonal metafuntion modality in agricultural scientific articles</b>: <b>differences and similarities both in portuguese and english</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pautando-se pelo propósito de subsidiar o ensino de inglês para fins acadêmicos para pós-graduandos de ciências agrárias, as autoras identificam padrões tipológicos de modalidade entre o inglês e o português brasileiro, especificamente em artigos científicos de ciências agrárias. Os artigos são processados no software AntConc 3.2.1w para identificação de estruturas modalizadas. Em seguida, categoriza-se os itens foco para que, então, se contraste o uso e frequência em uma língua e outra. Os resultados mostram uma grande convergência de uso, o que indica a possibilidade de abordagens de ensino baseadas em familiaridade com o gênero. Concluindo, as autoras refletem sobre a contribuição da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto acadêmico.<hr/>The purpose of this investigation is identifying typological patterns of modality present in Brazilian Portuguese and English, specifically in scientific articles in the area of agricultural sciences. This would contribute to the teaching of English for Academic Purposes for graduate students of agricultural sciences. Thus, the authors compare scientific articles both in Portuguese and in English to observe the use of modal patterns. The computational tool AntConc 3.2.1w enables us to both identify and categorize the modalized structures so that use and frequency can be contrasted. The results unveil a strong convergence of use, which envisions the possibility of teaching approaches in the foreign language based on the familiarity with the genre. In conclusion, the authors reflect on the contribution of Systemic Functional Linguistics to the teaching and learning of English in academic context. <![CDATA[<b>From the "politically correct" to the incorrectly polite</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto defende que a ligação da análise da linguagem com a apreciação do contexto das posturas sociais do momento é algo absolutamente legítimo, observando, entretanto, que, em diversas situações, esse tipo de atitude investigativo-apreciativa vem sendo transformada em ações e reações que se banalizam no lugar-comum ou que, até, se desfiguram na insensatez. Distorções de avaliação do discurso do "outro" têm sido constantes, e disso é uma amostra gritante a caça que vem sendo feita, ao sabor de paixões irrefletidas, ao que se convencionou chamar de "politicamente incorreto" em linguagem. Na apresentação se avalia uma série de casos dessa natureza em confronto com casos em que, inversamente, a forma de uso se oferece como marcadamente polida, mas a incorreção de conduta é ainda mais evidente. O objetivo é avaliar um e outro caso por via do papel da intersubjetividade na condução do discurso, no sentido de verificar a contraparte conceptual da questão, especialmente as evidências, no enunciado, do engajamento conceptual dos envolvidos na enunciação.<hr/>The text argues that a linguistic analysis paired with the appreciation of the context of current social stands is highly legitimate, observing, however, that, in different situations, this so-called investigative-appreciative attitude has been transformed in actions and reactions that might become vulgarized in common place, or might even become disfigured in stupidity. The distortions in the assessment of the discourse of "the other" are now a widespread, the hunt for what is now conventionalized as the "politically incorrect" in language is just a sample of such a distortion. In this presentation, a number of cases of such a nature is analyzed against cases in which, inversely, the use of language is markedly polite, but the deviation of conduct is made more evident. The objective is to evaluate both cases via the role of intersubjectivity in the construal of discourse, aiming at verifying its conceptual counterpart, with special attention to evidence on the mutual conceptual engagement between interlocutors. <![CDATA[<b>Pragmatics, society (and the soul), an interview with Jacob Mey</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Jacob Mey, o linguista que fundou (em 1977, com Hartmut Haberland) o Journal of Pragmatics e autor de inúmeros livros e artigos no campo da pragmática, visitou o Brasil em novembro/dezembro de 2012, por ocasião da homenagem ao trabalho do pragmaticista Kanavillil Rajagopalan, realizada na Unicamp, onde Rajagopalan desenvolveu trabalho exemplar. A visita de Mey ao Brasil foi uma convite à reflexão sobre o objeto da pragmática, suas vizinhanças, seus principais problemas e sua agenda. Esta entrevista, realizada no Rio de Janeiro, conta a trajetória de Jacob Mey e sua visada crítica sobre os principais temas e problemas da pragmática.<hr/>Jacob Mey, the linguist who in 1977, together with Harmut Haberland, founded the Journal of Pragmatics and the author of numerous books and articles in the field of pragmatics, visited Brazil in November-December 2012, to deliver the laudatio, when Kanavillil Rajagopalan was honored at the State University of Campinas for his outstanding work in Pragmatics. Mey's visit to Brazil was an opportunity for a collective discussion of the object of pragmatics, its borders with other disciplines, its main problems and its agenda. The present interview, held in Rio de Janeiro, describes Jacob Mey's trajectory and his critical view of the main themes and problems of pragmatics.