Scielo RSS <![CDATA[DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-445020170002&lang=pt vol. 33 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Sobre resultativas e pseudoresultativas: distinções de base empírica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As estruturas conhecidas na literatura técnica como resultativas têm leitura de ação a partir de um V principal, com estado resultante manifestado por um AP sobre um DP, como vemos no exemplo do alemão (i) Der Wolf hat das Haus kaputt geblasen - o lobo teve a casa estragado assoprado - ‘O Lobo assoprou e como resultado estragou a casa/a casa ficou estragada’. O primeiro objetivo desse trabalho é demonstrar, metodologicamente por meio de testes empíricos e comparação translinguística, que a construção resultativa é produtiva nas línguas ocidentais germânicas, mas inexistente (com a mesma estrutura) em português brasileiro (i.e. *O lobo assoprou a casa estragada; leitura relevante). Entretanto, a última língua apresenta estruturas muito parecidas com resultativas, chamadas (por exemplo) de pseudoresultativas, mas que ainda assim apresentam características sintáticas e morfológicas diferenciadas de resultativas, i.e. (ii) Maria empilhou as almofadas alto e (iii) João varreu o chão bem limpinho. O segundo objetivo desse trabalho é demonstrar e sustentar, empiricamente, a argumentação para a distinção entre resultativas e construções similares.<hr/>ABSTRACT The structures known as resultatives in the technical literature have an action reading, denoted in the main verb, alongside with a resultant state denoted in an AP over a DP, as seen in the data from German: (i) Der Wolf hat das Haus kaputt geblasen - the wolf has the house damaged blown - ‘the wolf blew so that the house ended up damaged’. The first goal of this work is to empirically demonstrate (via crosslinguistic tests) that the resultative construction is highly productive in West Germanic languages, whereas inexistent (holding the same structure) in Brazilian Portuguese (i.e. *O lobo assoprou a casa estragada - The wolf blew the house damaged). This late language, however, has very similar structures to resultatives, called pseudoresultatives (among other names), yet presenting different syntactic and morphological characteristics compared to resultatives, i.e. ii) Maria empilhou as almofadas alto - ‘Maria piled the cushions high’ and (iii) João varreu o chão bem limpinho - João swept the floor very cleanDIMINUTIVE. Therefore the second goal of this work is to empirically demonstrate and support the claim that resultatives are of a different structural nature from these similar constructions. <![CDATA[A periodização da história sociolinguística do Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Analisam-se propostas anteriores de periodização da história linguística do Brasil e formula-se uma nova proposta com base nos princípios do Paradigma Variacionista, buscando correlacionar os processos linguísticos aos processos sociais. A visão geral que norteia essa nova proposta é a de que, no cerne da história sociolinguística do Brasil, encontra-se um violento processo de homogeneização linguística, no qual o português se impõe como língua hegemônica, sobre o amplo mosaico linguístico dos primeiros séculos de formação do Brasil.<hr/>ABSTRACT The study analyses previous proposals of periodization of the linguistic history of Brazil and formulates a new proposal based on the principles of the variationist paradigm, seeking to correlate linguistic processes with social processes. The overall vision that guides this new proposal is that, at the heart of the sociolinguistic history of Brazil, there is a violent linguistic homogenization process in which the Portuguese language is imposed as a hegemonic language over the broad linguistic mosaic of the first centuries of the formation of Brazil. <![CDATA[O processo de construção, desconstrução e reconstrução da identidade profissional de uma professora de inglês do IFSC]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200383&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This article presents a qualitative study which aimed at investigating the process of identity construction of Silvana, an English language teacher from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC). In order to do so, data were generated from class observations, field notes and an interview and analysis consisted in a long and careful process of reflection, subjective interpretation and construction of meanings from the data generated in interaction with the theories that support this study. Regarding the latter, we have drawn mainly on the contributions of (Wenger, 1998), (Connelly &amp; Clandinin, 1999) and (Gee, 2000-2001) who present complementary views regarding the concept and construction of identities. As for the methodology, we aimed at describing the events from an emic perspective in order to gain a deeper understanding of the meanings that events had for the participant. Therefore, data were generated from class observations, field notes and an interview with Silvana. Results show that there is a complex web of issues interacting in the process of Silvana’s professional identity construction. The entire process involves a movement of construction, deconstruction and reconstruction of her professional identity and is strongly influenced by her professional landscape in interaction with previous personal, learning and professional experiences.<hr/>RESUMO Este artigo apresenta um estudo qualitativo que teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade de Silvana, uma professora de Inglês do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para tanto, os dados foram gerados de observações de aulas, notas de campo e uma entrevista e a análise consistiu de um longo e cuidadoso processo de reflexão, interpretação subjetiva e construção de significados a partir dos dados gerados em interação com as teorias que norteiam este trabalho. Com relação a este último, baseamos-nos principalmente em (Wenger, 1998), (Connelly &amp; Clandinin, 1999) e (Gee, 2000-2001), autores que apresentam visões complementares sobre o conceito e a construção das identidades. Quanto à metodologia, buscamos descrever os eventos a partir de uma perspectiva êmica, a fim de obter uma compreensão mais profunda dos significados que os eventos tiveram para a participante. Portanto, os dados foram gerados a partir de observações de aula, notas de campo e uma entrevista com Silvana. Os resultados mostram que há uma complexa teia de fatores que interagem no processo de construção da identidade profissional de Silvana. Este processo envolve um movimento de construção, desconstrução e reconstrução de sua identidade profissional e é fortemente influenciado por sua paisagem profissional em interação com experiências pessoais, de aprendizagem e profissionais anteriores ao IFSC. <![CDATA[Processos e representações lexicais: o caso das vogais posteriores do dialeto paulista]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO De acordo com a Teoria da Hierarquia Contrastiva de Traços (DRESHER, 2003; 2009), a representação lexical dos segmentos deve ser hierarquicamente disposta com base nos contrastes e nos processos fonológicos que afetam os segmentos da língua. Com base nessa teoria, (Lee, 2008) propõe que as vogais do português brasileiro sejam representadas a partir da seguinte hierarquia de traços: [baixo] &gt; [recuado] &gt; [alto] &gt; [ATR]. Vemos, entretanto, que tal hierarquia não consegue explicar um processo fonológico tal como ocorre no dialeto paulista: a elisão vocálica que, nesse dialeto, afeta as vogais átonas finais /a/ e [u] (cf. NOGUEIRA, 2007 e SANTOS, 2007). O presente artigo apresenta uma proposta de representação lexical que agrupa essas vogais sob um mesmo contraste fonológico, capturando o fato de elas serem alvo de um mesmo processo fonológico no dialeto paulista.<hr/>ABSTRACT According to the Contrastive Hierarchy Theory (DRESHER, 2003; 2009), the lexical representation of segments should be hierarchically arranged based on phonological contrasts and processes that affect a language’s phonemes. Based on this theory, (Lee, 2008) proposes that the vowels of Brazilian Portuguese be represented using the following hierarchy of features: [low] &gt; [back] &gt; [high] &gt; [ATR]. However, this hierarchy does not account for the vowel elision process as it occurs in the paulista dialect: in this dialect, the final post-tonic /a/ and [u] vowels are affected by elision (cf. NOGUEIRA, 2007 and SANTOS, 2007). Hence, the present article puts forth a lexical representation for these vowels in which they are grouped under the same phonological contrast, explaining the fact that they are target of the same phonological process in the paulista dialect. <![CDATA[Ir a + infinitivo e a reflexão metalinguística na língua segunda: bem além do futuro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este estudio investiga el impacto de la reflexión metalingüística en la adquisición de la perífrasis ir a + infinitivo que, además del tiempo futuro, involucra diversos significados generalmente desconocidos en los contextos de instrucción del español como segunda lengua (L2). Con tal propósito, se crearon una serie de tareas agrupadas en un Trabajo Práctico y se llevaron a cabo durante un semestre académico. Los participantes, hablantes nativos del inglés y estudiantes universitarios registrados en cursos de gramática avanzada de español L2, completaron pruebas de reconocimiento metalingüístico y de los significados de la perífrasis en un diseño experimental con pretest y posttest. Los resultados indican que el grupo experimental mejoró sustancialmente su conocimiento de los significados y usos de la perífrasis ir a + infinitivo y pudo, además, usar estrategias metalingüísticas en el análisis de otra estructura gramatical. Estos hallazgos son consistentes con los estudios en el área de la reflexión metalingüística que enfatizan su importancia en la adquisición de una L2.<hr/>ABSTRACT This study investigates the impact of metalinguistic reflection in the acquisition of the periphrasis ir a + infinitive, which in addition to the future tense, involves different meanings that are not normally recognized in instructional contexts of Spanish as a second language (L2). Given this goal, a series of assignments were organized as a Practical Project and were conducted during an academic semester. The participants, native speakers of English and university students enrolled in advanced L2 Spanish grammar courses, completed metalinguistic knowledge tests and tasks assessing the periphrasis meanings in an experimental design with pretest and posttest. Results show that the experimental group made substantial improvement in their knowledge about both meanings and uses of the periphrasis ir a + infinitive. This group was also able to use metalinguistic strategies in the analysis of a different grammatical structure. These results are consistent with earlier research on metalinguistic reflection that emphasizes their relevance in the L2 acquisition.<hr/>RESUMO Este estudo investiga o impacto da reflexão metalinguística no aquisição da perífrase verbal ir a + infinitivo que, além do tempo futuro, envolve diferentes significados geralmente desconhecidos no contextos de instrução do espanhol como língua segunda (L2). Com este objetivo, uma série de tarefas foram organizadas como um Projeto Prático e foram realizadas durante um semestre acadêmico. Os sujeitos, falantes nativos de inglês e alunos inscritos em cursos avançados de gramatica espanhola L2, tomaram testes de conhecimento metalinguístico e provas avaliando os significados da perífrase verbal num desenho de pesquisa experimental com préteste e pósteste. Os resultados revelam que o grupo experimental fez uma melhoria substancial do seu conhecimento sobre os significados e utilizações da perífrase verbal ir a + infinitivo. Este grupo pôde também empregar estratégias metalinguísticas na análise de uma estrutura gramatical diferente. Estes resultados estão em consonância com investigações anteriores sobre reflexão metalinguística que enfatizam sua relevância no aquisição de L2. <![CDATA[<strong>Formas linguísticas de inscrição do outro e do eu-mesmo na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas em formação</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200467&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste trabalho analisamos vozes enunciativas que emergem na escrita de Relatórios de Estágio, produzidos por professores de línguas a partir de usos de práticas acadêmicas de citação. Consideramos ainda as diferentes vozes enunciativas trazidas pelas citações identificadas e examinamos as contribuições das formas linguísticas de inscrição do outro e do eu-mesmo no enunciado. Filiamo-nos aos trabalhos no âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados da investigação nos mostram que a escrita dos relatórios é reveladora de um diálogo entre muitas vozes outras e próprias as quais permitem aos enunciadores projetar-se no interior de seu discurso; discutir afirmações, entre outras funções.<hr/>ABSTRACT In this research, we investigated the enunciative voices that emerge in the writing of the Supervised Internship reports produced by language teachers from users of academic citation practice. We also analyzed others’ enunciative voices introduced by the citations and examining the contributions of linguistic structures that inscribe the others and self in the statement. We used Systemic Functional Linguistics works. The research results show us that the reports reveal a dialogue among many other voices and selves which allow pre-service students to project themselves inside their speech; discuss claims and others functions. <![CDATA[A interpretância da língua em relação às funções inter-humanas do discurso na aquisição da linguagem via aspecto vocal da enunciação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo é refletir sobre o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem e sua relação de interpretância com as funções inter-humanas do discurso, na busca de compreender qual o papel dos arranjos vocais na aquisição da linguagem. Analisam-se fatos de linguagem característicos da linguagem de uma criança na faixa etária dos dois anos aos dois anos e sete meses, obtidos em situação naturalística. Adota-se uma perspectiva enunciativa aquisicional, com enfoque em determinados arranjos vocais constitutivos do discurso da criança, percebidos na emissão e na percepção dos elementos vocais que marcam a relação enunciativa. As análises mostram que, ao mobilizar os arranjos vocais específicos nas modalidades assertivas, interrogativas e imperativas da frase, a criança se move no simbólico da língua para agir sobre o outro, o que comprova a passagem de locutor a sujeito, uma vez que, a partir da apropriação das formas da língua, a criança mobiliza as relações de interpretância para constituir seu espaço de dizer.<hr/>ABSTRACT The aim of this study is to reflect about the vocal aspect of the enunciation in child’s language experience and its relation of interpretation with the inter-human functions of speech, in seeking to understand what is the vocal arrangements function in the history of children’s language acquisition in relation to another of enunciation. It is analyzed the language features characteristic of a child language in the age group from two years to two years and seven months, obtained in a natural situation. It is assumed an enunciatively perspective of language acquisition, focusing certain constituent vocal arrangements of child speech, which are known in the issue and the perception of vocal elements that mark the enunciation relationship. The analysis showed that in mobilizing the specific vocal arrangements in the assertive, interrogative and imperative modalities of the phrase, the child moves in the symbolic of the language to act on the other, which proves the passage from speaker to subject. Since, from the appropriation of the forms of the language, it mobilizes the relations of interpretation to constitute its space of saying. <![CDATA[<strong>Agir verbal, representações e responsabilidade enunciativa em sítios web institucionais</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200519&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo visa-se a análise do agir verbal estruturado pelas atividades gerais a que está associado e que pode ser apreendido nos textos e nos discursos, e no caso em apreço nos sítios web, a partir do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1997, 2008a). Das análises efetuadas, em particular aos mecanismos de responsabilidade enunciativa, conclui-se que o ambiente virtual veio mudar a capacidade de agir das instituições. Assim, as instituições geram um “auto-retrato promocional” com maiores níveis de conhecimento e aproximação entre elas e o público, legitimam, paralelamente, a sua capacidade de ação e emitem um juízo de valor intrínseco às representações que delas constroem e que reflete, também, os interesses e necessidades dos públicos externos.<hr/>ABSTRACT This article aims at reflecting upon a ‘verbal acting’ which is structured by general human activities and which can be grasped though various language practices, that is texts and discourses, in our case websites, using the Socio-Discursive Interactionism (Bronckart, 1997, 2008a) theoretical framework. By the analyzes carried out, in particular to the mechanisms of enunciative responsibility, we conclude that the virtual environment has changed the institutions’ ability to act. Thus, the institutions generate a “promotional self-portrait” with greater levels of knowledge and a closer proximity to the audience. At the same time, they legitimize their capacity for action and they put forward an intrinsic value judgment about the representations that the audience construct of them, also as a reflection of the interests and needs of external audiences. <![CDATA[Brincar com as línguas: a troca de código entre imigrados Ítalo-Brasileiros durante um torneio de <em>ruzzola</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This article examines the language strategies, in particular code-switching, implemented by a group of Italian immigrants who live in the city of São Paulo and are enrolled in a ruzzola tournament. In this bilingual context we saw that, in accordance with the language skills of the players and interaction management requirements, the language of interaction is constantly negotiated. The data analyzed tend to indicate that even very minimal and rudimentary use of the language can help contribute to the individual’s Italian identity, and that certain activities that are perceived as traditional in the culture of origin can function as a vehicle for renewed interest in the language of the country of origin. This study adopts as our theoretical and methodological reference the bilingual conversation procedural model developed by (Auer, 1984), (Alfonzetti, 1992), (De Fina, 2007a, 2007b), and the contextualization theory of (Gumperz, 1982).<hr/>RESUMO Este artigo analisa as estratégias, especialmente a troca de código, utilizadas por um grupo de imigrados italianos que residem na cidade de São Paulo, no Brasil, e estão inscritos em um torneio do jogo da ruzzola. Por ser um contexto caracterizado por um repertório linguístico diversificado, observou-se que, de acordo com a competência linguística dos jogadores e em função das exigências de gestão da interação, a língua da interação pode ser constantemente negociada. Os dados analisados tendem a indicar que mesmo um uso realmente mínimo e rudimentar da língua pode contribuir para a manifestação de uma identidade italiana e que determinadas atividades vivenciadas como tradicionais da cultura de origem podem funcionar como fatores de uma retomada de interesse pela língua do país de proveniência. Este estudo adota como referencial teórico e metodológico o modelo de conversação bilíngue de (Auer, 1984), (Alfonzetti, 1992), e (De Fina, 2007a; 2007b), bem como a teoria da contextualização de (Gumperz, 1982). <![CDATA[Estudo de vogais suarabácticas na fala de paranaenses e paulistas sob uma perspectiva estatística e sociodialetológica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo analisa o comportamento da epêntese vocálica em encontros consonantais na fala de brasileiros naturais e residentes nos estados de São Paulo e Paraná. Utiliza-se como corpus os dados coletados pela equipe do Projeto ALiB em 55 municípios sumarizando 220 informantes. Selecionaram-se três questões do Questionário Fonético-Fonológico: 54, 72 e 101, cujo caput são os vocábulos aftosa, pneu e advogado, respectivamente. O estudo considera aspectos teóricos e metodológicos da Dialetologia e da Sociolinguística para analisar o fenômeno fonético-fonológico compreendido sob uma perspectiva pancrônica. Por meio de tratamentos estatísticos são confirmadas hipóteses sobre a influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na realização do fenômeno.<hr/>ABSTRACT The study analyzes the behavior of vowel epenthesis in consonant clusters in the speech of natural and resident Brazilians in the states of São Paulo and Paraná. We used as corpus the data collected by the ALiB project team in 55 municipalities totaling 220 informants. Three questions from the Phonetic-Phonological Questionnaire were selected: 54, 72 and 101, the caput of which are the words aftosa, pneu and advogado, respectively. The study considers theoretical and methodological aspects of Dialectology and Sociolinguistics to analyze the phonetic-phonological phenomenon understood under a panchronic perspective. The hypotheses about the influence of linguistic and extralinguistic variables in the occurrence of phenomenon in question are confirmed by statistical treatments. <![CDATA[Aspectos da utilização do rastreamento ocular na pesquisa psicolinguística]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200609&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho apresenta uma revisão crítica da utilização da técnica de rastreamento ocular na investigação psicolinguística do processamento online. São descritos alguns princípios básicos de operação de aparatos de rastreamento e a dinâmica elementar do comportamento oculomotor. De um ponto de vista teórico, discute-se a informatividade, para a pesquisa cognitiva, das medidas comportamentais obtidas por meio do rastreamento ocular, apresentando vantagens e desvantagens da utilização da técnica e buscando demonstrar a relevância do rastreamento ocular para a compreensão do curso temporal dos processos envolvidos na compreensão da linguagem.<hr/>ABSTRACT This paper reviews the use of eye-tracking technique in psycholinguistic research of online language processing. We briefly describe the operation of tracking equipment and the dynamics of oculomotor behavior. From a theoretical perspective, we discuss the informativeness of behavioral measures obtained through eye-tracking, considering advantages and disadvantages of this technique. We argue that eye tracking can be seen as an important tool for understanding the time course of processes that take place during language comprehension. <![CDATA[FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. 2014. <em>Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa</em> . Campinas: Mercado de Letras. 228p. ISBN 978-85-7591-326-0.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200645&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho apresenta uma revisão crítica da utilização da técnica de rastreamento ocular na investigação psicolinguística do processamento online. São descritos alguns princípios básicos de operação de aparatos de rastreamento e a dinâmica elementar do comportamento oculomotor. De um ponto de vista teórico, discute-se a informatividade, para a pesquisa cognitiva, das medidas comportamentais obtidas por meio do rastreamento ocular, apresentando vantagens e desvantagens da utilização da técnica e buscando demonstrar a relevância do rastreamento ocular para a compreensão do curso temporal dos processos envolvidos na compreensão da linguagem.<hr/>ABSTRACT This paper reviews the use of eye-tracking technique in psycholinguistic research of online language processing. We briefly describe the operation of tracking equipment and the dynamics of oculomotor behavior. From a theoretical perspective, we discuss the informativeness of behavioral measures obtained through eye-tracking, considering advantages and disadvantages of this technique. We argue that eye tracking can be seen as an important tool for understanding the time course of processes that take place during language comprehension. <![CDATA[OSTERMANN, Ana Cristina; OLIVEIRA, Maria do Carmo Leite de. <em>Você está entendendo?</em> Contribuições dos estudos de fala-em-interação para a prática do teleatendimento. Campinas: Mercado de Letras, 2015.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200655&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho apresenta uma revisão crítica da utilização da técnica de rastreamento ocular na investigação psicolinguística do processamento online. São descritos alguns princípios básicos de operação de aparatos de rastreamento e a dinâmica elementar do comportamento oculomotor. De um ponto de vista teórico, discute-se a informatividade, para a pesquisa cognitiva, das medidas comportamentais obtidas por meio do rastreamento ocular, apresentando vantagens e desvantagens da utilização da técnica e buscando demonstrar a relevância do rastreamento ocular para a compreensão do curso temporal dos processos envolvidos na compreensão da linguagem.<hr/>ABSTRACT This paper reviews the use of eye-tracking technique in psycholinguistic research of online language processing. We briefly describe the operation of tracking equipment and the dynamics of oculomotor behavior. From a theoretical perspective, we discuss the informativeness of behavioral measures obtained through eye-tracking, considering advantages and disadvantages of this technique. We argue that eye tracking can be seen as an important tool for understanding the time course of processes that take place during language comprehension.