Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820140001&lang=en vol. 30 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Activity, mediated action and school assessment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é o de contribuir para a construção de uma concepção de avaliação fundamentada na perspectiva sócio-histórico-cultural, que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. Para isso, contrastamos dois modelos de avaliação, denominados como psicométrico e dialógico, tendo como base referências extraídas das teorias da atividade e da ação mediada. Os modelos são diferenciados a partir de seu potencial para: (i) explorar tensões constitutivas da prática educativa, que podem ser identificadas no processo de avaliação; (ii) proporcionar a tomada de consciência, pelos estudantes e professores, das tensões e desafios da prática educativa por eles vivenciada; (iii) orientar o planejamento pedagógico concebido pelos professores a partir das contribuições dos estudantes. Entendemos essas potencialidades como essenciais à instauração de práticas de avaliação comprometidas com a elevação de professores e estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar.<hr/>The objective of this paper is to contribute to an assessment conception grounded in social-historical-cultural perspective, which has oriented this research and our practice as teachers. This objective is reached by contrasting two assessment models, named psychometric and dialogic, using references extracted from the Activity and Mediated Action Theories. The models are distinguished detaching their potential for: (i) revealing constitutive tensions that can be identified in assessment process; (ii) raising students and teachers' awareness of the educational practice experienced by them; (iii) orienting pedagogical planning conceived by teachers from students' contributions. We understand these potentialities as essential for the creation of assessment practices committed to improve students and teachers to a status of subjects in the scholar experience. <![CDATA[<b>Online community of practice</b>: <b>a strategy for professional development of History teachers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute o conceito de comunidades de prática on-line (CoP). Seu propósito é descrever e analisar a formação e consolidação de uma CoP composta por professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, bem como as potencialidades desse contexto no desenvolvimento profissional de professores. A metodologia usada foi a Netnografia. Foram identificados os elementos estruturais, estágio de desenvolvimento da comunidade e indicadores de eficiência. Essas informações permitiram traçar o diagnóstico do grupo, evidenciando os aspectos que permitem caracterizar um grupo de professores como uma comunidade on-line de prática e o estágio de desenvolvimento da gestão dessa comunidade. Os resultados desta investigação evidenciam que a CoP pode ser, de fato, uma estratégia pedagógica apropriada para o desenvolvimento profissional de professores.<hr/>This article discusses the concept of Online Communities of Practice (CoP) - and aims to demonstrate the formation and consolidation of a CoP composed of professors of History of RME/BH and its possibilities in the context of professional development of teachers. The methodology used was Netnography. We identified the structural elements, stage of development and community indicators. This has allowed tracing the diagnostic group, highlighting the aspects that make possible to characterize a group of teachers as an online community of practice and the stage of development of the management of this community. The results of this research show that the CoP may be, in fact, an appropriate pedagogical strategy for the professional development of teachers. <![CDATA[<b>The teaching of social science in child education in Mexico</b>: <b>social representations and the teaching practice of nine students of a pre-school teaching course</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en El presente artículo describe las representaciones sobre la enseñanza de las ciencias sociales de un grupo de nueve estudiantes de maestras de educación infantil. Los resultados obtenidos se analizan a partir de las perspectivas propuestas en el estudio de Goodman & Adler (1985). De acuerdo con los resultados, el área de ciencias sociales en educación infantil es considerada por las estudiantes como "una no asignatura" y su enseñanza está basada en "estrategias para promover las relaciones humanas".<hr/>This paper describes the representations of nine preservice early childhood teachers. The data was obtained through interviews and class observations. The findings were analyzed from Goodman & Adler's research (1985). According to the findings, the area of social studies is considered by the students as a "Nonsubject" and the social studies teaching is based on "techniques of human relations". <![CDATA[<b>Analyzing the concept of Integral Education of government Lula/Dilma through Program More Education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, "nova estratégia" do Governo Federal para a promoção da "educação integral em tempo integral" na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam o programa, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural, assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, uma renovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presente no Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogia das Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplante do modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total) para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que essa é uma expressão particular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilma ao neoliberalismo, revelando-se como a expressão da "hegemonia às avessas" no âmbito da política educacional.<hr/>This article analyzes the concept of Integral Education that guides the program named More Education, "a new strategy" of the Brazilian Federal Government for the promotion of "full time education" at the Brazilian public schools. Through the analysis of key documents underpinning the program, it has been found the proposition of an Integral Intercultural Education, based on an Intersectoral and Systemic Management Model. It was also revealed a renewal of postmodern/poststructuralist of the pragmatic escolanovismo (newschoolism) in this Program; a renewal of human capital theory as a Pedagogy Skills, or neo-technicism and, in terms of intersectoral and systemic management planning, the transplantation of work reorganization business model (Theory of Total Quality) to the scope of the educational system. We have concluded that this is a particular expression of moral and intellectual subordination of the government Lula / Dilma to neoliberalism, revealing itself as the expression of "reverse hegemony" as part of the educational policy. <![CDATA[<b>Political constitution of school knowledge at High School level in Rio Grande do Sul</b>: <b>an analytics of curricula</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e examina as políticas contemporâneas de constituição do conhecimento escolar para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A partir de uma análise documental, foram estudados os principais documentos curriculares para o Ensino Médio produzidos pelo referido Estado, atribuindo ênfase à recente reforma nomeada como Ensino Médio Politécnico. O estudo justifica-se pelo lugar estratégico ocupado pelo Ensino Médio nas políticas contemporâneas de escolarização e pela relevância social e produtividade acadêmica de investigarmos as políticas de constituição do conhecimento escolar na contemporaneidade. Toma-se como objetivo geral o estabelecimento de um diagnóstico crítico das estratégias políticas que regulam a produção, a seleção e a distribuição do conhecimento escolar no Ensino Médio no referido contexto.<hr/>This study falls within the field of Curriculum Studies and examines the contemporary political constitution of school knowledge at high school level in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). From a documentary analysis, we studied the main curriculum documents for High School produced by that state, while emphasizing the recent reform named Polytechnic School. The study is justified by the strategic place of high school on contemporary politics of schooling and the social relevance and academic productivity of investigating the political constitution of school knowledge in Contemporaneity. It takes as a general objective the establishment of a critical diagnosis of the political strategies that regulate the production, selection and distribution of school knowledge in High School in the aforementioned context. <![CDATA[<b>School space interacting and prejudice</b>: <b>meanings of gender and race among children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem por foco as interseções entre as expressões da discriminação racial, as concepções de masculinidade e feminilidade e o pertencimento de sexo entre crianças. Resulta de uma das vertentes da pesquisa de campo desenvolvida em 2001-2004 em uma escola pública com diferentes segmentos sociais, situada na cidade de São Paulo. Busca saber como meninos e meninas construíam suas relações no cotidiano escolar e como estabeleciam estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual. Caracteriza-se como pesquisa etnográfica e tem por referência os estudos de gênero e a sociologia da infância. Com crianças dos anos iniciais, foram observados recreios, salas de aula, e entrevistaram-se 26 meninas e 29 meninos. Entre discriminações de todas as ordens, observa-se forte racismo/sexismo em interações com pouca interferência dos adultos e que cabe às meninas negras tatear caminhos frente à estética dominante de cor da pele, textura dos cabelos, beleza e peso.<hr/>This study focuses on the intersections between expressions of race/ethnicity prejudice and conceptions of masculinity, femininity, and gender among children. It is the result of previous field researches performed in 2001-2004 in a public school located in São Paulo, with the participation of subjects from different social segments. It tries to understand how boys and girls experienced and perceived their relationships in daily school and how they determined strategies of survival in a society that it is structured on inequalities. This study is an ethnographic research and refers to the studies of gender intercrossed with the fields of sociology and infancy. The research observed the breaks between classes, the life in the classrooms and it was carried out an interview with twenty-six girls and twenty-nine boys from elementary school. As well as prejudiced acts of all kinds, strong sexism/racism can be noticed in interactions that suffer little interference from adults. In addition, we observed that black girls are responsible for finding themselves the paths to face the dominant esthetics regarding skin color, hair texture, beauty and weight <![CDATA[<b>Deterritorialization / reterritorialization</b>: <b>processes experienced by teachers in a school for Special Education in the context of inclusive education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa os processos de desterritorialização/reterritorialização vivenciados por professoras de uma escola de Educação Especial da rede pública estadual do município de Governador Valadares (MG) no contexto das transformações da Educação Especial no sentido da educação inclusiva. A pesquisa foi construída em uma perspectiva interdisciplinar, pela articulação de concepções advindas dos campos da Educação e dos estudos territoriais, por meio das categorias território, territorialidade e desterritorialização/reterritorialização. Os dados, de caráter qualitativo, foram coletados com entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras da escola. Os processos de desterritorialização/reterritorialização são compreendidos em três planos: histórico-temporal, espacial e simbólico. Aparecem marcados por modificações de práticas, concepções, códigos, saberes, por meio das quais as professoras abandonam alguns territórios e constituem outros. Por meio desses processos, fazem parte do devir da escola e da Educação Especial.<hr/>This paper analyzes the processes of deterritorialization/ reterritorialization experienced by teachers in a public school for Special Education in the city of Governador Valadares (MG). These teachers' experiences take place in a context that has moved Special Education towards inclusive education. This research was built on an interdisciplinary perspective, which is related to concepts arising from the fields of Education and territorial studies, as well as the categories of territory and deterritorialization / reterritorialization. Qualitative data was collected using semi-structured interviews in which six teachers from a private school participated, as well as and document analysis. Deterritorialization / reterritorialization processes are understood at three levels: historical-temporal, spatial and symbolic. These are marked by changes in practices, concepts, codes, and knowledge, which altogether led to the formation of new territories. <![CDATA[<b>Formation of human resources in the field of health in Brazil</b>: <b>an integrative review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: "Formação de Recursos Humanos" and "Sistema Único de Saúde", em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos, e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; necessidades do usuário e dos serviços de saúde; e papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde. Recomenda-se a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate.<hr/>The Integrative Review of Literature has analyzed issues related to the professional formation of member of the Brazilian National Health System, from 2001 until 2012. The search, collected in October of 2012, included the query terms "Human Resources Formation" and "Single Health System", and was performed by consulting the Health Library Virtual Portal. 86 studies were found and 30 of them contemplated the inclusion criteria for the search, which were analyzed and classified identifying the following themes: Health System principles and guidelines as formation determiners; User needs and health services needs and Role of different individuals and organizations in the change. It has confirmed the importance of training for guiding the changes in the practice of the health care workers. Further research is recommended in order to strengthen the devices of retraining and to deepen the debate. <![CDATA[<b>Cultura visual e pedagogia da imagem</b>: <b>recuos e avanços nas práticas escolares</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: "Formação de Recursos Humanos" and "Sistema Único de Saúde", em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos, e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; necessidades do usuário e dos serviços de saúde; e papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde. Recomenda-se a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate.<hr/>The Integrative Review of Literature has analyzed issues related to the professional formation of member of the Brazilian National Health System, from 2001 until 2012. The search, collected in October of 2012, included the query terms "Human Resources Formation" and "Single Health System", and was performed by consulting the Health Library Virtual Portal. 86 studies were found and 30 of them contemplated the inclusion criteria for the search, which were analyzed and classified identifying the following themes: Health System principles and guidelines as formation determiners; User needs and health services needs and Role of different individuals and organizations in the change. It has confirmed the importance of training for guiding the changes in the practice of the health care workers. Further research is recommended in order to strengthen the devices of retraining and to deepen the debate. <![CDATA[<b>Pesquisar no labirinto: a tese, um desafio possível</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: "Formação de Recursos Humanos" and "Sistema Único de Saúde", em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos, e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; necessidades do usuário e dos serviços de saúde; e papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde. Recomenda-se a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate.<hr/>The Integrative Review of Literature has analyzed issues related to the professional formation of member of the Brazilian National Health System, from 2001 until 2012. The search, collected in October of 2012, included the query terms "Human Resources Formation" and "Single Health System", and was performed by consulting the Health Library Virtual Portal. 86 studies were found and 30 of them contemplated the inclusion criteria for the search, which were analyzed and classified identifying the following themes: Health System principles and guidelines as formation determiners; User needs and health services needs and Role of different individuals and organizations in the change. It has confirmed the importance of training for guiding the changes in the practice of the health care workers. Further research is recommended in order to strengthen the devices of retraining and to deepen the debate. <![CDATA[<b>Corpo, cultura e educação na virada do século XIX ao XX</b>: <b>o Turnen em questão</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: "Formação de Recursos Humanos" and "Sistema Único de Saúde", em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos, e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; necessidades do usuário e dos serviços de saúde; e papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde. Recomenda-se a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate.<hr/>The Integrative Review of Literature has analyzed issues related to the professional formation of member of the Brazilian National Health System, from 2001 until 2012. The search, collected in October of 2012, included the query terms "Human Resources Formation" and "Single Health System", and was performed by consulting the Health Library Virtual Portal. 86 studies were found and 30 of them contemplated the inclusion criteria for the search, which were analyzed and classified identifying the following themes: Health System principles and guidelines as formation determiners; User needs and health services needs and Role of different individuals and organizations in the change. It has confirmed the importance of training for guiding the changes in the practice of the health care workers. Further research is recommended in order to strengthen the devices of retraining and to deepen the debate.