Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820160003&lang=en vol. 32 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E ILUSTRAÇÃO NO MUNDO IBERO-AMERICANO (SÉCULOS XVIII-XIX)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[TEACHING AND SCIENCE IN IGNACIAN INSTITUTIONS IN THE SEVEN HUNDRED'S PORTUGUESE WORLD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Várias têm sido as abordagens acerca do ensino jesuítico e da sua contribuição para o atraso da cultura científica no mundo luso. Atraso que, segundo alguns autores, apenas foi ultrapassado com a Reforma Pombalina do ensino, dando a conhecer obras e autores que, havia muito, circulavam na Europa, enquanto em Portugal se prolongava a influência da Filosofia Escolástica. Essa reforma significaria a introdução das Ciências Experimentais no ensino universitário, ao lado da História Natural, nos currículos, paralelamente à importância ganha pelas matemáticas. É possível, no entanto, compreender que, na Universidade de Évora, a par de outras instituições jesuíticas, o ensino das ciências físico-matemáticas não era descurado, nem essas matérias, desconhecidas, mesmo antes da influência exercida pelos Oratorianos. O presente estudo, com base em documentos originais, visa aprofundar a percepção dos moldes em que o ensino e as ciências eram ministrados nessas instituições, contribuindo para o debate historiográfico da questão.<hr/>ABSTRACT: Several studies have been made on the Jesuit education' contribution for the late development of a scientific culture in the lusitanian world. According to some authors, this delay was only overcome with Pombal's Reforms on Education through which authors and literary works known all over Europe were widespread in Portugal, a country dominated by the scholastic philosophy. Pombal's Reforms contributed significantly for the introduction of Experimental Sciences and Natural History in Universities' curriculums, while simultaneously there was a gain of importance of mathematical sciences. However, the facts point out that in Évora's University, as well other Jesuit's Institutions, the teaching of physics and mathematics sciences were not neglected in education, not even before Oratorian influence. This study, developed based on original documents, aims to provide an understanding on how education and science were taught in these institutions, contributing for the historical debate of this subject. <![CDATA[FROM CONVENTS AND GATHERINGS TO NUNS' SCHOOLS: THE DIFFERENCES IN WOMEN'S CATHOLIC EDUCATION IN THE XVIII AND XIX CENTURIES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300047&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo analisa os princípios educativos da Igreja Católica nas especificidades das instituições confessionais femininas brasileiras nos séculos XVIII e XIX. Apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da educação instituída no interior dos conventos, lugares para uma vida perfeita, e agregados às ordens monásticas do século XVIII, caracterizada por um modo de vida claustral e pela educação devocional. No século XIX, devido à ampliação dos discursos da escolarização feminina e dos anseios de fortalecimento da Igreja Católica com o auxílio da devoção das mulheres, articula-se um novo modelo educativo confessional, instituído pela entrada das congregações de vida ativa no Brasil e a instalação de colégios para a educação de meninas, futuras mães e esposas. Salienta-se a importância desta pesquisa para discutir as diferenças e as continuidades entre os dois modelos propostos e compreender como a Igreja Católica articulou a educação feminina por meio de ordens e congregações religiosas.<hr/>ABSTRACT: This paper analyzes the educational principles of the Catholic Church into specificities of the Brazilian feminine confessional institutions from the XVII and XIX century. We present a research's results about the education established in the interior of the convents, places for a perfect life, and gatherings into monastic orders from the XVIII century, characterized by a cloistral lifestyle and devotional education. In the XIX century, due to the enlargement of feminine schooling speeches and the aspirations for a stronger Catholic Church with the assistance of women's devotion machinates a new confessional educational model, settled by the congregational active life's entrance in Brazil and the setup of educational schools for girls, future moms and wives. We emphasize the importance of this research in order to discuss the differences e continuities between the two proposed models and comprehend how the Catholic Church structured feminine education through orders and religious congregations. <![CDATA[MILITARY ORGANIZATION: EDUCATIVE INSTITUTIONS, THEIR DIFFERENT SUBJECTS AND SCHOOL CULTURE AT MATO GROSSO CAPTAINCY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300071&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo pretende-se analisar elementos das práticas educativas e culturais - tendo por base a circulação cultural entre oficiais de alta patente, homens letratados do corpo militar da Coroa portuguesa, e também entre os de baixa patente, integrada por homens livres, pobres e escravos, na sociedade mato-grossense colonial. Objetiva, por meio da transposição de conteúdos e normas, condutas a inculcar e práticas educativas a ensinar, mostrar o diferencial existente na transmissão desses conhecimentos, envoltos nos espaços de quartéis, fortes, prisões e fortalezas, de ferramentas de trabalho, como facões, réguas, mapas, canoas, armas, madeira, ferro, água e animais, além dos ensinamentos práticos de ofício, que exigiam o aprendizado da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão das noções de medidas e pesos, e outros serviços e saberes necessários para se erguerem edificações. E, ainda, o funcionamento da Organização Militar, enquanto instituição de saber e fazer.<hr/>ABSTRACT: This article aims to analyze elements of educational and cultural practices - based on the cultural movement between high-ranking officials, letratados men of military corps of the Portuguese crown, and also between low-ranking, composed of free men, poor and slaves in mato Grosso colonial society. Objective through the implementation of content and standards, conducts to inculcate and educational practices to teach, show the differential in the transmission of knowledge, wrapped in the spaces barracks, forts, prisons and fortresses of work tools such as machetes, rulers , maps, canoes, weapons, wood, iron, water and animals, in addition to the practical lessons of craft, which required the learning of reading, writing and arithmetic, understanding the concepts of dimensions and weights, and other services and knowledge necessary to erect buildings. And yet, the operation of the military organization as an institution to know and do. <![CDATA["IN YOUR COMPANY": FEMININE STRATEGIES FOR THEIR CHILDREN'S EDUCATIONAL PROCESS VILA RICA, MINAS GERAIS (1770-1830)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300091&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este texto buscou, com base em fontes variadas - testamentos, inventários, contas de tutela, petições e justificativas para a tutoria -, analisar as estratégias femininas para participar do processo educativo de seus filhos em Vila Rica, Minas Gerais, entre 1770 e 1830. Para desenvolver esse estudo partimos de duas situações. Primeiro, discutimos sobre a família e os papéis a serem assumidos por homens e mulheres numa família legitimamente constituída. Depois, examinamos as consequências da morte do marido para o grupo familiar, quanto à gestão dos bens e dos filhos. A partir do corpus documental analisado, percebemos que qualidades como capacidade, afeição e honra eram fundamentais para uma mulher assumir a administração dos bens e dos filhos na avaliação dos homens do período e, especialmente, que o grupo feminino soube usar dessas qualidades para conseguir participar da educação da prole.<hr/>ABSTRACT: Based on varied sources such as wills, inventories, guardianship accounts, petitions and justifications for guardianship, this work sought to analyze the female strategies to participate in their children's educational process in Vila Rica, Minas Gerais, from 1770 through 1830. To develop this study, we took two situations into account. First, we discussed the family and the roles performed by men and women in a legitimately built family. Secondly, we examined the consequences for the family group in cases where the husband died, regarding management of the estate and the children's handling. Thanks to the analyzed documents' corpus, we perceived that men at that period valued qualities such as capability, affection and honor to allow a woman to take over the administration of the family estate and their children. We concluded especially that the female group at the time knew how to use these qualities to be able to participate in their offspring's education. <![CDATA[BROTHERHOODS AND EDUCABILITY: A LOOK AT THE BLACK ASSOCIATIVE ARRANGEMENTS IN PERNAMBUCO IN THE XIX CENTURY'S FIRST HALF]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O artigo se propõe a discutir as práticas e as expressões de sociabilidade dos negros na Província de Pernambuco na primeira metade do século XIX, entendendo-as enquanto instâncias educativas criadas pela população negra. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental nos acervos locais de modo a identificar Entre os arranjos associativos observados destacamos o papel de algumas irmandades negras da Província na construção de alternativas "autônomas" de vida social e política frente à ordem escravista, em que o fator educativo é dimensão fundamental da própria dinâmica associativa, permitindo o compartilhamento de valores e saberes entre seus membros. Tais organizações se constituíam, portanto, em instâncias de educabilidade e de afirmação identitária para a população de africanos e de negros nascidos no Brasil.<hr/>ABSTRACT: The paper discusses practices and black sociability expressions in Pernambuco Province in the first half of the nineteenth century, understanding them as educational institutions created by the black population. Therefore, we did a documentary research to identify some forms of social organization, analyzing their political capacity and educational importance. Among these associative arrangements, we observed the role of some black fraternities of the Province in constructing "autonomous" alternatives of social and political life facing the slaving reality. The educational factor is a fundamental dimension of associative dynamics, allowing the sharing of values and knowledge among its members. So, these organizations are constituted as instances of educability and identity affirmation for the population of Africans and black people born in Brazil. <![CDATA[EVERYDAY LIFE'S SECULARIZATION, JUAN JOSE LOPEZ VIDAURRI'S PERSECUTION BY THE INQUISITION IN NEW SPAIN, 1795-1800]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300143&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: En este trabajo queremos demostrar que la jurisdicción del Tribunal del Santo Oficio fue mucho más allá de los delitos contra la fe católica, que sus atributos no se limitaron a culpar, detener, juzgar y condenar a los herejes. El caso de Juan José López Vidaurri permite indagar la persecución y castigo a un amplio grupo de seguidores del liberalismo francés, aquellos que se habían interesado en las ideas ilustradas y quienes habían transformado su estilo de vida cotidiana e impulsaban una nueva concepción del mundo. La educación y el hábito de lectura les proporcionaron las herramientas indispensables para la secularización de la sociedad. Se hace énfasis en la línea tenue que separaba a la religión de la política, la manera en que "vasallos" fueron minando al poder de las instituciones y los nuevos actores que detentaban el poder en la era de la ilustración.<hr/>RESUMO: Neste trabalho, queremos demonstrar que a jurisdição do Tribunal do Santo Ofício foi muito além dos delitos contra a fé católica, que suas atribuições não se limitaram a culpar, deter, julgar e condenar os hereges. O caso de Juan José López Vidaurri permite indagar a perseguição e o castigo a um amplo grupo de seguidores do liberalismo francês, aqueles que haviam se interessado por ideias ilustradas e transformado seu estilo de vida cotidiana, impulsionando uma nova concepção de mundo. A educação e o hábito da leitura lhes proporcionaram as ferramentas indispensáveis para a secularização da sociedade. Enfatizamos a linha tênue que separava a religião da política, a maneira como os "vassalos" foram minando o poder das instituições e os novos atores que detinham o poder no Iluminismo.<hr/>ABSTRACT: In this paper we intend to show that Tribunal del Santo Oficio (Inquisition)'s jurisdiction went far beyond the crimes against the catholic faith and its attributes, not limiting itself to accuse, arrest, judge and condemn heretics. Juan Jose Lopez Vidaurri's case allows us to investigate the persecution and punishment of a large group of French liberalism followers, those who were interested in the enlightened ideas and who had turned their everyday lifestyle towards a new conception of the world. Education and the habit of reading provided them with the necessary tools for the society's secularization. The emphasis is on the fine line that separates religion from politics, the way in which "vassals" were undermining the power of institutions and the new actors/players who held power in the age of enlightenment. <![CDATA[CIRCULATION AND APPROPRIATION OF EDUCATIONAL CONCEPTS: ILLUSTRATED THINKING AND TEACHING MANUALS IN PORTUGUESE COLONIAL AMERICAN WORLD (EIGHTEENTH AND NINETEENTH CENTURIES)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300167&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A produção intelectual entre os séculos XVII e XVIII, destacou os métodos de estudos e seu papel no desenvolvimento de ideias sobre as condutas sociais e a educação desejáveis para os diferentes grupos sociais. À educação era dada a missão de "modelar uma nova humanidade", conforme expressão de Condorcet. Nessa perspectiva universalista e ilustrada, a educação seria instrumento para a organização harmoniosa da sociedade pela disseminação de valores e normas de comportamento. O objetivo desta comunicação é analisar a circulação e a apropriação de concepções educativas no mundo luso-americano, entre o século XVIII e o início do século XIX, por meio de obras do pensamento ilustrado e dos manuais pedagógicos então circulantes. Pretende-se confrontar esses textos a partir das concepções de educação e instrução, buscando-se verificar sua presença nos meios administrativos e educacionais no contexto da difusão do pensamento ilustrado e das reformas pombalinas da educação, a partir de 1759.<hr/>ABSTRACT: The intellectual production influenced by modern thinking, between the seventeenth and eighteenth centuries, has highlighted the propositions about the study methods and their role in the development of ideas about social behavior and desirable education for different social groups. They influenced the political process of reforms that took place in several European states in the second half of the eighteenth century. Education was given the mission of "shaping a new humanity" according to Condorcet's expression. In this universalist and enlightened perspective, education would be an instrument for the harmonious organization of society through the dissemination of values and behavior standards. Based on these principles, the purpose of this article is to analyze the circulation and appropriation of educational concepts in the American Portuguese world, between the eighteenth and early nineteenth century, through works of the enlightenment thinking and current teaching manuals of that period. It is intended to confront these texts from the conceptions of education, instruction and civility, seeking to verify their presence in administrative and educational fields in colonial Brazil, particularly in the context of the spread of illustrated thinking and the Pombaline education reforms from 1759 and on. <![CDATA[ADVANCES MADE BY TEACHERS IN IMPLEMENTING THEMATIC APPROACH IN A STATE PUBLIC SCHOOL IN RIO GRANDE DO SUL'S COUNTRYSIDE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300189&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente artigo, de caráter qualitativo e que utiliza algumas ferramentas metodológicas da etnografia, tem como tema o currículo balizado pela abordagem temática. Buscou-se, neste trabalho, analisar as compreensões e as percepções dos professores de uma escola pública estadual do interior do Rio Grande do Sul acerca dos avanços alcançados quando se implementam intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática. O referencial teórico que baliza a pesquisa está alicerçado nos pressupostos do educador Paulo Freire e em ideais das repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Os resultados emergiram a partir de uma variedade de instrumentos utilizados na coleta de dados. Mediante a metodologia de Análise Textual Discursiva, foram sintetizados e apresentados sob a forma de categorias de avanços, intituladas de: o tema trabalhado a partir da realidade, do contexto do(s) aluno(s); a mudança na concepção de currículo; e o diálogo entre professor-aluno e aluno-aluno.<hr/>ABSTRACT: This article, with a qualitative characteristic and some etnographic methodological tools, has as its theme the curriculum marked by thematic approach. We sought in this work to analyze teachers' understandings and perceptions in a state public school in Rio Grande do Sul state's countryside about the advances achieved when implementing curricular interventions guided by the thematic approach. The theoretical referential that guides this research is grounded in the educator Paulo Freire's assumptions and in educational implications's ideals of the movement Science-Technology-Society (STS). The results emerged from a variety of instruments used in data collection and through the methodology of Textual Analysis Discursive. They were synthesized and presented in advances' categories, entitled: The theme worked from the the student(s) context(s)'s reality; The change in curriculum concept; and Dialogue between teacher-student and student-student. <![CDATA[MOTIVATIONS FOR INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY: THE PERSPECTIVE OF UNIVERSITY STUDENTS AND PROFESSORS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300217&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar as motivações de alunos e professores universitários para realização da mobilidade acadêmica internacional, podendo contribuir com um melhor aproveitamento pessoal, profissional e institucional dessa experiência. A pesquisa empírica foi conduzida com 30 estudantes, brasileiros e estrangeiros, e professores brasileiros que optaram pela mobilidade internacional como parte da sua formação acadêmica. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo temática, cujo tratamento foi auxiliado pelo software Ethnograph. A perspectiva teórica de Bourdieu foi adotada para interpretação. Os resultados apontaram motivações pessoais, acadêmicas e profissionais nos três grupos de entrevistados, embora entre os alunos brasileiros os fatores pessoais tenham se manifestado com maior força, o que pode estar vinculado à própria idade e ao estágio de formação que vivem. Entre os alunos estrangeiros, a grande maioria de pós-graduação, e entre os professores, as motivações acadêmicas e profissionais prevalecem.<hr/>ABSTRACT: The present study seeks to analyze the motivations of university students and professors for their international academic mobility and to provide a better understanding of the advantages this experience can bring to their personal, professional and academic lives. The empirical research was conducted with thirty Brazilian and foreign students, as well as with Brazilian professors, who have all chosen international mobility as part of their academic formation. The information obtained was submitted to thematic content analysis, a process that was supported by Ethnograph software. Bourdieu's theoretical perspective was used for interpretation. Results pointed out personal, academic, and professional motivations in the three interviewed groups, although among the Brazilian students personal factors had a stronger influence, which can be related to their age and phase of development. Academic and professional motivations, however, prevailed among the professors and foreign students, the majority of whom were at the post-graduate level. <![CDATA[RESOURCES FOR EDUCATION AND FISCAL ADJUSTMENT LIMITS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300247&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo analisa o financiamento da rede pública estadual de Minas Gerais e a remuneração dos professores da rede entre 2003 e 2014. Focaliza a modernização da administração governamental e os efeitos do programa denominado "Choque de gestão" na aplicação dos recursos para a função educação e para a remuneração do magistério assim como analisa a limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal. Para isso, foram analisados dados orçamentários e relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O trabalho é parte da pesquisa "Remuneração de professores da educação básica pública: configurações, impactos, impasses e perspectivas", realizada para o Observatório da Educação. A pesquisa constatou a diminuição de recursos financeiros para a função educação em Minas Gerais e a não implantação do piso salarial profissional nacional para os professores da rede estadual de educação básica.<hr/>Abstract: This article analyzes the budget for Minas Gerais state's public school network and teachers' wages from the perspective of government funding between 2003 and 2014. Focuses on governmental administration's modernization and the effects of the program called "management shock" in resources' allocation for education maintenance and the teachers' payment. We also analyze the limitation imposed by the Law of Fiscal Responsibility on personnel expenses. The methodology used consisted in analysing the budget data and the reports from Court of Accounts of the State of Minas Gerais. The work is part of the research "Remuneration of basic education teachers: public settings, impacts, dilemmas and perspectives" held to the Observatory of Education. The analysis showed a financial resources' reduction for education maintenance and the non-implementation of the minimum wage floor for the state's basic education school network. <![CDATA[THE SHARED READING MODEL IN SUPPORT CLASSROOM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300267&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, aborda-se a leitura compartilhada na prática docente com alunos de Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) - 6º ano do Ensino Fundamental. Tomando-se o conceito de leitura réplica, derivada das discussões acerca dos trabalhos do Círculo de Bakhtin, buscou-se orientar a prática de um professor de SAALP na abordagem das tarefas de leitura compartilhada em sala de aula. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativo com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito dos processos e das estratégias de leitura. Os resultados demonstram que, por meio das tarefas de leitura compartilhada, o trabalho pedagógico em SAALP torna-se mais significativo, auxiliando os alunos na superação das dificuldades de aprendizagem em leitura e no seu desenvolvimento como leitor que toma uma posição em relação ao enunciado do outro, manifestando uma réplica.<hr/>Abstract: It is discussed, in this paper, the shared reading model in teacher's practice in a Support Classroom for Portuguese Language Learning (SAAPL, in Portuguese) - 6th grade of basic schooling. Adopting the concept of reading replica, derived from discussions about the works from Bakhtin Circle, it was made an attempt to guide the practice of a SAALP's teacher in the approach of shared reading in classroom. Data collection was done before and after theoretical-methodological intervention in a collaborative way with the teacher, offering him a theoretical basis and guided discussions concerning reading processes and strategies. The results show that, by means of shared reading tasks, the pedagogical work in a SAALP becomes more meaningful, helping students to overcome the difficulties related to learn how to read, as well as in their development as a reader who adopts a personal position in relation to the other's utterance, expressing a replica. <![CDATA[TOWARDS A CLINICAL DIDACTICS: EDUCATIONAL PSYCHOLOGY IN TEACHING GRADUATION COURSES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300293&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado que desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a) em Psicologia deixa marcas que influenciam sua ação no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura, praticando o que denominamos didática clínica. Neste texto, o objetivo é colocar em discussão essa prática para o ensino de Psicologia da Educação, discutindo temas que contribuem para a reflexão sobre a necessidade de ministrar clinicamente, mesmo que ainda didaticamente, os conteúdos da referida disciplina. Abordaremos, portanto, o uso da didática clínica para o ensino de Psicologia, a formação docente e a dimensão socioafetiva nessa formação, pois a conclusão que delineamos é que, nessa disciplina, não basta trabalhar somente na perspectiva técnica, mas também na formação pessoal do sujeito-aluno, futuro professor, para a prática na sala de aula, no mundo atual.<hr/>ABSTRACT: This article is based on a doctorate research which develops the thesis that teachers' previous education in Psychology leaves marks which will influence their actions when teaching Educational Psychology in License Degree Courses, practicing what we have named clinical didactics. Our aim is to discuss this practice in the teaching of Educational Psychology, approaching topics that contribute to the reflection on the necessity of teaching the contents of Educational Psychology clinically, although still didactically. Therefore, we shall approach the use of clinical didactics for the teaching of Psychology, for the teachers' training and the social-affective dimension within this training because we have realized that working in the technical perspective in this discipline is not enough and we also have to work on the personal education of the subject-students, future teachers, for their classroom practices in the current world set. <![CDATA[PUBLIC SCHOOLS' ACCESS TO circuito LIBERDADE: A PILOT PROJECT'S ANALYSIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300317&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscou-se captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to describe the relationship between the public schools students' access to cultural equipments, socioeconomics profile and cultural habits. We have conducted a survey in several public schools in the city of Belo Horizonte-MG. Students participated in a program where they visited Circuito Liberdade (CL), a group of buildings that offers a wide range of cultural events. By comparing two groups, we sought to analyze the program's effects, taking into consideration student's demographic profile, their preferences for subjects, favorite places in their school's premises, family background, cultural habits, free time allocation and their views about the city itself. A questionnaire about their personal view on the visit to the cultural complex was also conducted. The results suggest that students more motivated for visiting CL are more motivated to study and to visit the CL again. <![CDATA[HISTORY TEACHING PRACTICE BASED ON PURPOSES TO TEACH: MARIANA'S CASE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300349&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: Este artículo indaga cómo la conciencia que tiene una profesora sobre los propósitos para enseñar puede fortalecer las decisiones que toma en su práctica. Seguimos a Barton y Levstik (2004) que han indicado que si los docentes tienen claros sus propósitos en sus acciones en el aula podrán desarrollar una práctica más efectiva. La investigación fue realizada a través del diseño de un estudio de caso. Para la recogida de los datos utilizamos cuestionarios, entrevistas y video-grabación. Para el análisis de la práctica utilizamos un marco para la observación que contempla cuatro dimensiones: Fundamentos para la enseñanza; Transformación; Conexión y Coherencia de la enseñanza; y Atención a los conocimientos de la historia de los estudiantes. El análisis lo centramos en la primera dimensión. Los resultados muestran que la conciencia de los propósitos favorece la toma decisiones más coherentes cuando enseña, como muestran los fundamentos sobre los que realizan su práctica.<hr/>RESUMO: Este artigo indaga como a consciência de uma professora sobre objetivos de ensino pode fortalecer decisões tomadas em sua prática. Seguimos Barton e Levstik (2004), que indicaram que, se os docentes têm seus objetivos claros em suas ações em sala de aula, poderão desenvolver uma prática mais efetiva. A pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um estudo de caso. Para colher os dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em vídeo. Para a análise da prática, utilizamos um marco para a observação que contempla quatro dimensões: Fundamentos para o ensino; Transformação; Conexão e Coerência de ensino; e Atenção aos conhecimentos de história dos estudantes. Centramos a análise na primeira dimensão. Os resultados mostram que a consciência dos objetivos favorece a tomada de decisões mais coerentes quando se ensina, como mostram os fundamentos sobre quem realiza sua prática.<hr/>ABSTRACT: This paper explores how a teacher's conscience about teaching purposes can strengthen decision-making in practice. Investigation has followed Barton and Levstik (2004), that indicate that if teachers have clear goals for their actions in class, they can develop more effective history practices. The research was conducted from the qualitative paradigm through the design of a case study. To collect data we used questionnaires, interviews and video recording. For the practice's analysis, we have built an observation framework of classes that includes four dimensions: fundaments for teaching; transformation; teaching connection and coherence; and attention to the student's history knowledge. The analysis was centered in the first dimension. Results show that purposes' awareness allows teachers make more consistent decisions when teaching, as shown by their practice's fundaments. <![CDATA[HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO: NOVOS SUJEITOS E INSTÂNCIAS EDUCATIVAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300375&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: Este artículo indaga cómo la conciencia que tiene una profesora sobre los propósitos para enseñar puede fortalecer las decisiones que toma en su práctica. Seguimos a Barton y Levstik (2004) que han indicado que si los docentes tienen claros sus propósitos en sus acciones en el aula podrán desarrollar una práctica más efectiva. La investigación fue realizada a través del diseño de un estudio de caso. Para la recogida de los datos utilizamos cuestionarios, entrevistas y video-grabación. Para el análisis de la práctica utilizamos un marco para la observación que contempla cuatro dimensiones: Fundamentos para la enseñanza; Transformación; Conexión y Coherencia de la enseñanza; y Atención a los conocimientos de la historia de los estudiantes. El análisis lo centramos en la primera dimensión. Los resultados muestran que la conciencia de los propósitos favorece la toma decisiones más coherentes cuando enseña, como muestran los fundamentos sobre los que realizan su práctica.<hr/>RESUMO: Este artigo indaga como a consciência de uma professora sobre objetivos de ensino pode fortalecer decisões tomadas em sua prática. Seguimos Barton e Levstik (2004), que indicaram que, se os docentes têm seus objetivos claros em suas ações em sala de aula, poderão desenvolver uma prática mais efetiva. A pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um estudo de caso. Para colher os dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em vídeo. Para a análise da prática, utilizamos um marco para a observação que contempla quatro dimensões: Fundamentos para o ensino; Transformação; Conexão e Coerência de ensino; e Atenção aos conhecimentos de história dos estudantes. Centramos a análise na primeira dimensão. Os resultados mostram que a consciência dos objetivos favorece a tomada de decisões mais coerentes quando se ensina, como mostram os fundamentos sobre quem realiza sua prática.<hr/>ABSTRACT: This paper explores how a teacher's conscience about teaching purposes can strengthen decision-making in practice. Investigation has followed Barton and Levstik (2004), that indicate that if teachers have clear goals for their actions in class, they can develop more effective history practices. The research was conducted from the qualitative paradigm through the design of a case study. To collect data we used questionnaires, interviews and video recording. For the practice's analysis, we have built an observation framework of classes that includes four dimensions: fundaments for teaching; transformation; teaching connection and coherence; and attention to the student's history knowledge. The analysis was centered in the first dimension. Results show that purposes' awareness allows teachers make more consistent decisions when teaching, as shown by their practice's fundaments. <![CDATA[SEM ESCOLAS PODE HAVER EDUCAÇÃO MUSICAL?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300383&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: Este artículo indaga cómo la conciencia que tiene una profesora sobre los propósitos para enseñar puede fortalecer las decisiones que toma en su práctica. Seguimos a Barton y Levstik (2004) que han indicado que si los docentes tienen claros sus propósitos en sus acciones en el aula podrán desarrollar una práctica más efectiva. La investigación fue realizada a través del diseño de un estudio de caso. Para la recogida de los datos utilizamos cuestionarios, entrevistas y video-grabación. Para el análisis de la práctica utilizamos un marco para la observación que contempla cuatro dimensiones: Fundamentos para la enseñanza; Transformación; Conexión y Coherencia de la enseñanza; y Atención a los conocimientos de la historia de los estudiantes. El análisis lo centramos en la primera dimensión. Los resultados muestran que la conciencia de los propósitos favorece la toma decisiones más coherentes cuando enseña, como muestran los fundamentos sobre los que realizan su práctica.<hr/>RESUMO: Este artigo indaga como a consciência de uma professora sobre objetivos de ensino pode fortalecer decisões tomadas em sua prática. Seguimos Barton e Levstik (2004), que indicaram que, se os docentes têm seus objetivos claros em suas ações em sala de aula, poderão desenvolver uma prática mais efetiva. A pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um estudo de caso. Para colher os dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em vídeo. Para a análise da prática, utilizamos um marco para a observação que contempla quatro dimensões: Fundamentos para o ensino; Transformação; Conexão e Coerência de ensino; e Atenção aos conhecimentos de história dos estudantes. Centramos a análise na primeira dimensão. Os resultados mostram que a consciência dos objetivos favorece a tomada de decisões mais coerentes quando se ensina, como mostram os fundamentos sobre quem realiza sua prática.<hr/>ABSTRACT: This paper explores how a teacher's conscience about teaching purposes can strengthen decision-making in practice. Investigation has followed Barton and Levstik (2004), that indicate that if teachers have clear goals for their actions in class, they can develop more effective history practices. The research was conducted from the qualitative paradigm through the design of a case study. To collect data we used questionnaires, interviews and video recording. For the practice's analysis, we have built an observation framework of classes that includes four dimensions: fundaments for teaching; transformation; teaching connection and coherence; and attention to the student's history knowledge. The analysis was centered in the first dimension. Results show that purposes' awareness allows teachers make more consistent decisions when teaching, as shown by their practice's fundaments. <![CDATA[ERRATUM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000300395&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: Este artículo indaga cómo la conciencia que tiene una profesora sobre los propósitos para enseñar puede fortalecer las decisiones que toma en su práctica. Seguimos a Barton y Levstik (2004) que han indicado que si los docentes tienen claros sus propósitos en sus acciones en el aula podrán desarrollar una práctica más efectiva. La investigación fue realizada a través del diseño de un estudio de caso. Para la recogida de los datos utilizamos cuestionarios, entrevistas y video-grabación. Para el análisis de la práctica utilizamos un marco para la observación que contempla cuatro dimensiones: Fundamentos para la enseñanza; Transformación; Conexión y Coherencia de la enseñanza; y Atención a los conocimientos de la historia de los estudiantes. El análisis lo centramos en la primera dimensión. Los resultados muestran que la conciencia de los propósitos favorece la toma decisiones más coherentes cuando enseña, como muestran los fundamentos sobre los que realizan su práctica.<hr/>RESUMO: Este artigo indaga como a consciência de uma professora sobre objetivos de ensino pode fortalecer decisões tomadas em sua prática. Seguimos Barton e Levstik (2004), que indicaram que, se os docentes têm seus objetivos claros em suas ações em sala de aula, poderão desenvolver uma prática mais efetiva. A pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um estudo de caso. Para colher os dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em vídeo. Para a análise da prática, utilizamos um marco para a observação que contempla quatro dimensões: Fundamentos para o ensino; Transformação; Conexão e Coerência de ensino; e Atenção aos conhecimentos de história dos estudantes. Centramos a análise na primeira dimensão. Os resultados mostram que a consciência dos objetivos favorece a tomada de decisões mais coerentes quando se ensina, como mostram os fundamentos sobre quem realiza sua prática.<hr/>ABSTRACT: This paper explores how a teacher's conscience about teaching purposes can strengthen decision-making in practice. Investigation has followed Barton and Levstik (2004), that indicate that if teachers have clear goals for their actions in class, they can develop more effective history practices. The research was conducted from the qualitative paradigm through the design of a case study. To collect data we used questionnaires, interviews and video recording. For the practice's analysis, we have built an observation framework of classes that includes four dimensions: fundaments for teaching; transformation; teaching connection and coherence; and attention to the student's history knowledge. The analysis was centered in the first dimension. Results show that purposes' awareness allows teachers make more consistent decisions when teaching, as shown by their practice's fundaments.