Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820160001&lang=en vol. 32 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA["FORCE-IDEAS" IN BOAVENTURA SOUSA SANTOS' THINKING AND INTERCULTURAL EDUCATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É nesse horizonte que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores - "ideias-força" - do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. O artigo está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão "ideias-força"; as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina; e a apresentação de algumas das "ideias-força" do pensamento de Boaventura, que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica.<hr/>ABSTRACT: Boaventura Sousa Santos' wide intellectual production has influenced various areas of expertise. It has also moved diverse social actors into promoting initiatives that aim social transformation and democratic building. We consider that his contributions are especially relevant to debate on educational issues in society nowadays. This article aims at identifying aspects which mobilize - the entitled "force-ideas"- by Boaventura Sousa Santos' thinking in order to deepen at a critical and intercultural perspective, both theoretically and practically. This work is built with three complementary parts. First, it contains a reflection on the expression "force-ideas". Second, it brings the main tendencies of today's intercultural education in Latin America. And finally it presents some "force-ideas" that allow us to deepen and enlarge the discussion about intercultural education in a critical perspective. <![CDATA[TEACHER PROFESSIONALIZATION IN A PRIVATE SCHOOL SERVING POPULAR SECTORS: FOLLOWING ARIADNE'S THREAD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada em escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus desenvolvidos por Bourdieu foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e na discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação, na vivência da docência e por gosto aprendido, identificado pelas professoras como "vocação". Discute-se como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta-se a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida dos professores, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.<hr/>ABSTRACT: This paper is part of a research conducted in a private school serving popular sectors. Focusing on teacher professionalization marked by this context, we opted to use life histories as the main instrument for data collection. The concepts of trajectory, field and habitus, developed by Bourdieu, were central in the analysis. Furthermore, studies by Nóvoa, Valle and Fanfani helped in the construction and discussion of data. The investigation shows a unique process of professionalization, marked by an attachment to the profession built in the training process, teaching experience and by a learned taste, identified by teachers as "vocation". This paper discusses how the almost family-like relationships established in this school foster a singular path to the teaching career. Finally, it points out the importance of understanding teacher professionalization from the concrete contexts of action and life trajectories, considering the heterogeneity characteristic of this profession. <![CDATA[STUDENT COST IN CHILDHOOD EDUCATION IN TERESINA: BETWEEN FUNDEB'S REALITY AND CAQi'S DREAM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100055&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Por que a União precisa aportar mais recursos para a área de educação? Este artigo faz uma contextualização da política educacional brasileira, enfatizando as políticas de fundo (Fundef e Fundeb); apresenta histórico do processo de municipalização e o estudo do custo aluno/ano da Educação Infantil em Teresina, em 2012. Por meio do método de ingredientes, calculou-se o custo aluno/ano, estabelecendo-se um plano de coleta e envolvendo seis categorias relacionadas aos custos diretos de funcionamento das pré-escolas. Constatou-se que o custo da Educação Infantil do município de Teresina ficou acima do valor Fundeb e abaixo do valor projetado para o CAQi e que as receitas do município (próprias e do Fundeb) não são suficientes para atender à demanda da Educação Infantil com a qualidade que a população há tantos anos reclama, o que o Fundef durante dez anos negligenciou, e que o Fundeb ainda não a financia plenamente.<hr/>ABSTRACT: Why does Brazilian Federal Union needs to invest more resources in education? This article shows a contextualization of Brazilian educational policy, emphasizing the political background (Fundef and Fundeb). It begins with the brief history of the municipalization process and then it shows the expenses student / year of early childhood education in Teresina in 2012. By the ingredients method, cost per student/year was calculated, setting a collection plan involving six categories related to the direct preschools' operation cost. It was perceived, as result, that the cost of early childhood education in Teresina was more than the Fundeb funding and lower than projected for the CAQi Municipality revenue (its own resources and Fundeb) are not enough to fulfill the demand of early childhood education with the quality that people deserve and ask for a long time. This was neglected by Fundef during 10 years and is still not fully financed by Fundeb nowadays. <![CDATA[ENEM: TOOL FOR IMPLEMENTATION OF THE LAW 10639/2003 - SKILLS FOR SOCIAL TRANSFORMATION?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo busca-se analisar como as questões do ENEM abordam os conteúdos da Lei 10.639/2003. Adotamos a análise de conteúdos para avaliar as provas do ENEM. Foram analisadas 1.098 questões (provas entre os anos de 2003 a 2012), sendo que ao todo houve 69 questões abordando a temática e destas: 14 questões apresentam conteúdo que reproduz estereótipos sobre a África e/ou os negros/as; 4 apresentam conteúdo baseado na ideia de democracia racial; 20 apresentam conteúdo que valoriza explicitamente a cultura africana ou afro-brasileira, a África e/ou os negros/as; 8 questões apresentam visões positivas e negativas sobre a África e/ou os negros/as, oferecendo elementos que permitem a contraposição entre elas e a reflexão a seu respeito; 23 colocam conteúdos que não apresentam juízos de valor explícitos sobre a África e/ou os negros/as.<hr/>ABSTRACT: This article seeks to analyze how ENEM questions address the Law 10.639/2003's content. We adopted content analysis to evaluate National High School Exam's tests. 1.098 questions were analyzed (tests from years 2003 to 2012). We concluded that there were 69 questions addressing the content from Law 10.639/2003: 14 questions have content that reproduce stereotypes about Africa and/or black people; 4 show content based on the idea of racial democracy; 20 show content that explicitly values. African or African-Brazilian culture, Africa and/or black people; 8 questions have positive and negative views on Africa and/or black people, offering elements that allow the contrast between them and reflection about race; 23 of the test's questions have no explicit value judgment on Africa and/or black people. <![CDATA[MUNICIPAL EVALUATIONS' BALANCE OF THE PLAN OF ARTICULATED ACTIONS: 'PAR' NATIONAL POLICY'S CURRENT CHALLENGES TO DEVELOPMENT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Em 2012, o Plano de Ações Articuladas (PAR) deixa de limitar-se ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ascendendo à condição de política de Estado. Apoiado na análise dos estudos teórico-empíricos que versam sobre a avaliação do PAR na esfera municipal, publicados no período 2007-2012, o presente artigo visa ao delineamento de alguns dos desafios postos ao desenvolvimento da atual política nacional PAR. Observa que a prestação de assistência técnica e financeira por parte do MEC tem sido crescente e consensualmente ajuizada como deficitária, acarretando interrupção de um elevado número de ações desencadeadas pelos municípios, com impactos mais expressivos na dimensão correspondente à formação inicial e continuada de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e demais profissionais da educação, quadro agravado por grandes debilidades locais, em especial as decorrentes dos elevados déficits de qualificação de pessoal técnico e de infraestrutura.<hr/>Abstract: Starting from 2012, The Plan of Articulated Actions (PAR) is no longer limited to the Plan of Goals All for Education, ascending to the condition of State policy. Supported in the analysis of empirical-theoretical studies that approach the evaluation of PAR in the municipal sphere, published from 2007-2012, this paper aims to outline some of the challenges posed to PAR current national policy's development. It observes that the maintenance and financial support from MEC has been increasingly and consensually judged as deficient, bringing as a result, interruption of an elevated rate of actions unchained by municipalities. The lack of financial support has more expressive impacts in the dimension of initial and continuing teacher professional development (Infantile Education and Elementary Education) and other education professionals, an aggravated scenario due to local fragilities, especially the ones caused by technical qualification and infrastructure's elevated deficits. <![CDATA[DATA MINING ON INEP DATABASES: AN INITIAL ANALYSIS AIMING TO IMPROVE BRAZILIAN EDUCATIONAL SYSTEM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) possui bases de dados provenientes de levantamentos estatísticos e avaliativos em diversos níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Básica, cuja avaliação é efetuada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com o intuito de analisar o Ensino Fundamental público brasileiro, o Saeb é composto de uma avaliação denominada Prova Brasil, que, por intermédio da aplicação de testes e questionários aos alunos, professores e diretores, torna possível a extração de informações relevantes para identificação de caminhos visando à melhoria da qualidade do ensino. Mediante o desafio de explorar esta base, constituída de um grande volume de dados, este estudo aplica o processo de Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) com o intuito de identificar fatores que relacionam o perfil de professores que lecionam Matemática com a proficiência obtida por seus alunos. São apresentados os passos deste processo no contexto desta aplicação, explicitando, principalmente, a Mineração de Dados (Data Mining). Por fim são tecidos comentários sobre os padrões descobertos.<hr/>ABSTRACT: Anísio Teixeira National Institute for Education Research and Studies (INEP) provides databases from the evaluations of various levels and modalities of education. The Elementary Education Assessment System, called SAEB, provides mechanisms for evaluation of elementary education. One of these mechanisms is Prova Brasil, which includes the application of tests and questionnaires to students, teachers and school principals. Due to the large data volume involved, information extraction and its analysis is not a simple task. The general process of converting raw data into useful information is called Knowledge Discovery in Databases (KDD). It is applied here in order to identify factors that relate profiles and their influence - positively and negatively - on students' Mathematics learning. KDD steps are presented, with focus on the Data Mining stage. Some discovered patterns are analysed and discussed in this paper's conclusion. <![CDATA[IS THE CUP HALF FULL OR HALF EMPTY? POSTDOCTORAL RESEARCH, EXPOSED FACE, CRITICAL REVIEW AND RESEARCH SCHEDULE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100159&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Analisaram-se publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases Web of Science, Proquest, Scielo e Portal de Periódicos CAPES. De acordo com a revisão da literatura, o Brasil seria o possível agente de fronteira nesse campo investigativo. Apesar das amostras com organizações suniversitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, sendo que a variável tempo de carreira docente emerge como sendo o principal fator explicativo da transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica. Nesta revisão observa-se que, quanto ao marco teórico, todos os estudos convergiram para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento, e nesta revisão crítica, questionam-se os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral que devem ser objeto de reflexão visando a melhorias, mas há também uma visão otimista e promissora acerca desse campo de investigação, por ser um campo de exploração em pesquisa ainda escasso e com imenso potencial de desenvolvimento.<hr/>Abstract: Publications with the theme of post-doctoral training were analyzed, collected from the following databases:Web of Science, Proquest, Scielo and Portal de Periódicos CAPES.Results of literature review place Brazil as a possible border agent in this investigative field. Although the samples came from diverse academic organizations, similar results were found among them. The variable "teaching career time", emerges as the main explanatory factor to positive transfer to postdoctoral research about scientific production. Regarding theoretical framework of all studies reviewed, they converged, without exceptions,to focus postdoctoral research phenomenon with the Knowledge Management perspective. This critical review has questions about crucial aspects of a theoretical and methodological framework to study the phenomenon, we believethat it should be object of reflection for improvements. The paper also presents an optimistic view about this promising field of research, because it is afield of explorationin research, yet scarce and with great development potential. <![CDATA[THOUGHTS ON CORPOREALITY IN THE CONTEXT OF INTEGRAL EDUCATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100185&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Ao se problematizar o paradigma cartesiano, o corpo tem sido objeto de atenção no campo educacional; e, no cenário atual que acena para a ampliação da jornada escolar, esta é uma questão pertinente. Este artigo, de cunho bibliográfico, tem como propósito contribuir com esse debate ao buscar, na proposição de corporeidade proposta por Merleau-Ponty, elementos para analisar a concepção de corpo presente nos movimentos de educação integral no país e no Programa Mais Educação. As conclusões da análise propiciam refletir que a cisão corpo/mente permanece nesses movimentos; e, nas proposições do Mais Educação, vislumbram-se avanços em direção à corporeidade. Entretanto, a educação integral não pode se estruturar na junção de atividades curriculares nas propostas de ampliação do tempo escolar, mas deve propiciar uma visão integral dos discentes, razão de elencarmos argumentos em favor da corporeidade apreendente como possível fundamento para experiências educacionais de tempo integral.<hr/>ABSTRACT: By problematizing the Cartesian paradigm, the body has been the object of attention in the educational field. In the current scenario that moves towards the expansion of the school day, this is a relevant matter. This paper, of bibliographic nature, aims at contributing to this debate by seeking elements to analyze the concept of body present in integral education movements in the country and in the Programa Mais Educação (More Education Program), using the corporeality proposition suggested by Merleau-Ponty. Conclusions of this analysis enable reflecting that the division between body / mind remains in these movements; and in the More Education Program it is possible to catch a glimpses of advances towards corporeality. However, full time school may not be structured in the juxtaposition of curricular activities in proposals for expanding school hours. Rather, it must provide a comprehensive view of the student body, which is why we list arguments in favor of a learning corporeality as a possible foundation for integral education experiences. <![CDATA[YOUTH, SCHOOL AND WORK: MIDDLE SCHOOL TECHNICAL EDUCATION'S MEANING]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O estudo que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no Ensino Médio noturno público em Curitiba e região metropolitana. Tal investigação foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de 4.000 estudantes em 18 estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em particular.<hr/>ABSTRACT: This paper is the result of a study about the relationship between youth, school and work and the meanings attributed by young students to Middle School Technical Education. A survey was conducted among young students/workers enrolled in public middle schools studying at night in Curitiba (Brazil) and its metropolitan area. It was developed in two stages: the first, quantitative and exploratory, included more than 4,000 students of 18 institutions; the second, qualitative, evaluated 4 fourth year technical middle schools' classes. Primary data was analyzed in face of the theoretical debates, educational legislation and theoretical and methodological discussions associated to the disputes for the last stage of basic education, allowing an approach to the meanings attributed by young students to middle school in general and, in particular, to technical education. <![CDATA[SCHOOL AND ADOLESCENTS IN CONFLICT WITH THE LAW: REVEALING THE PLOTS OF A DIFFICULT RELATIONSHIP]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100235&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente artigo teórico propõe-se a elencar e discutir possíveis razões da inamistosidade que, de modo geral, tem caracterizado a relação entre a escola e o adolescente em conflito com a lei no Brasil. Para tanto, empreendeu-se uma cuidadosa busca na literatura pertinente ao tema no intuito de desinvisibilizar e analisar criticamente os processos histórico-sociais dos quais essa tendência é tributária. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes em questão advém dessa classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.<hr/>ABSTRACT: This theoretical paper proposes to list and discuss possible reasons for the unfriendliness that, in general, has characterized the relationship between schools and adolescents in conflict with the law in Brazil. To this end, a careful research in the literature concerning the matter was accomplished in order to make this subject visible and analyze critically the historical and social processes from where this tendency came. The historic school alignment with wealthier classes' culture correlated with its typical repulse by low income's class proved to be the backbone of the phenomenon. The majority of these adolescents come from poorer social classes, being the priority target of prejudice, stigma and stereotypes typically assigned to low-income youth. To mitigate this situation, requalification of school practices is required for an effective acceptance of adolescents. <![CDATA[COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL: SELF-GOVERMENT AND EXCELENCE ON SECONDARY EDUCATION'S SOCIAL PRODUCTION (BELO HORIZONTE 1956/1964)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O texto busca analisar a construção social de excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede, em 1956, e a criação de sedes anexas, evento contemporâneo ao fim do regime democrático, em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição. Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e ex-professores, buscou-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição. Para tal foram contemplados: o projeto arquitetônico, desenvolvido por Oscar Niemeyer, a origem social e capital cultural dos alunos, o rigor dos processos seletivos e avaliativos, a excelência de ensino e formação, práticas de sociabilidade e ação política.<hr/>Abstract: The paper aims to analyze the social construction of excellence at Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, a public school that was considered a reference in secondary education in Minas Gerais. The period of study consists in the establishment of new school's headquarters in 1956 and its expansion that coincided with the end of Brazilian democratic regime in 1964. This event was a rupture on the idea of excellence and freedom, elements that defined the institution's identity. Using registers of students trajectory, their social and cultural background, newspapers and interviews with former students and teachers of that period as sources, we seek to analyze how excellence in teaching and student self-government were defined as distinctive features of the institution. To grasp the construction of excellence and self-government we put focus on architectural design, developed by Oscar Niemeyer, social origin and cultural capital of the students, the high selectivity and rigor in the selection and assessment processes, teaching excellence, practices of sociability and political action inside the institution. <![CDATA[SWIMMING IN 19TH CENTURY RIO DE JANEIRO'S SCHOOLS (1853-1889)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100287&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo tem por objetivo discutir a oferta e a presença da natação nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX (1853-1889), procurando desvendar suas distintas facetas, seus sentidos e significados. Para alcance desse intuito, como fontes foram utilizados periódicos editados na cidade, tomando-se os devidos cuidados de entender o publicado como posicionamentos que devem ser prospectados na sua materialidade. Trata-se de uma história de uma prática corporal, enredada a uma história da educação, que ajuda a lançar novos olhares para a vida social da capital do país no período em tela. Ao final, concluímos que a presença da natação nas escolas fluminenses alicerçava-se no discurso vigente de saúde, higiene e disciplina, relacionada a possíveis contribuições ao desenvolvimento dos indivíduos, da sociedade e da nação.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to discuss the offer and presence of swimming in 19th century Rio de Janeiro's schools (1853-1889), seeking to unveil its different facets, senses and meanings. To reach this aim, newspapers and magazines edited in the city were used as sources, taking care to understand published texts as representations that should be prospected in its materiality. It is history of a body practice, entangled with education's history, which helps shed new perspectives on social life in the capital during the period. At the end, we concluded that the presence of swimming in Rio de Janeiro's schools were related to current discourse of health, hygiene and discipline, related to possible contributions to the development of individuals, society and the nation. <![CDATA[PODCAST, SOCIAL PARTICIPATION AND DEVELOPMENT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar as interações de professores de inglês em formação continuada com a mídia podcast como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Os dados são provenientes da transcrição de um curso sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. Ancoramos a investigação no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social. No contexto amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA com base em Sinclair e Coulthard. Já no nível da situação de produção, o agir dos participantes foi categorizado por meio de três tipos de agir. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os participantes se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA. Além disso, os dados revelam a existência de certa resistência no aprendizado dos professores com relação ao tema novas tecnologias.<hr/>ABSTRACT: This paper aimed to analyze the interaction between English teachers in continuing education and the media podcast as a tool in the process of teaching and learning English language. The data analyzed is derived from the transcription of a course focused on the use of technology applied to foreign languages' teaching. Our study is based on Bronckart's Social Discursive Interactionism and on the implications from the use of new technologies as tools that stimulate social participation. In a broader context, the interaction among the in-service teachers was based on Sinclair and Coulthard's IRA sequences. At the level of the context of production, the participants' acts were classified according to three categories. The results show that there is little engagement from the teachers, as they rarely initiate IRA sequences. In addition, the data reveal the existence of resistance in the teachers' learning concerning the "new technologies" issue. <![CDATA[STRIKETHROUGHS CONNECTED TO WORD SEGMENTATION IN WRITING ACQUISITION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100337&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Com base no pressuposto de que rasuras ligadas à segmentação de palavras podem constituir indícios importantes de conflitos vivenciados pelas crianças para delimitar a palavra (orto)gráfica, este trabalho teve como objetivo central apresentar e descrever possíveis fatores que concorrem para a emergência dessas rasuras. Foram analisadas 364 rasuras identificadas em corpus constituído por 1.699 produções textuais elaboradas por crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental I ao longo de quatro anos. A análise permitiu constatar a influência capital do letramento para a instauração de conflitos sobre como segmentar. Nas rasuras ligadas à segmentação, fica patente que mesmo a circulação das crianças por práticas sociais orais está, desde o princípio, entrelaçada à circulação dessas crianças por práticas letradas. Essas constatações permitem concluir que a escrita infantil não pode ser interpretada como um mero decalque do falado, mas, sobretudo, como fruto do trânsito das crianças por práticas sociais historicamente constituídas.<hr/>Abstract: Based on the premise that strikethroughs connected to word segmentation consist in important vestiges of conflicts experienced by children in order to limit the (ortho)graphic word, this research aimed at introducing and describing possible factors that contribute to the emergence of strikethroughs. Three hundred and sixty-four strikethroughs (364) were identified in a corpus consisting of one thousand, six hundred and ninety-nine (1,699) text productions created by Elementary school children of level one, during 4 years. The analysis allowed to conclude the important influence of literacy for the instauration of conflicts on how the segmentation works. In the strikethroughs connected to segmentation, it is clear that, on principle, even the children's course in oral social practices are interlinked to children's course during literacy practice. Results show that children's writing cannot be interpreted as a mere spoken tracing, but, mainly, as a product of children's traffic by historically constituted social practices. <![CDATA[CONTRIBUTIONS FROM THE METHODOLOGICAL PERSPECTIVE OF ARTS-BASED RESEARCH AND A/R/TOGRAPHY FOR RESEARCH IN EDUCATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100365&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e aa/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada comoInvestigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de "investigação baseada nas artes". Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de "voz" para posteriormente tratar da "investigação baseada nas artes", seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.<hr/>ABSTRACT: This text analyses the methodological perspective conceptually known as Arts-based Research (ABR) in a broader way and artography in a more specific way. In Brazil ABR is known as Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes1 (PBA), or Pesquisa Educacional Baseada nas Artes(PEBA), or yet Investigação Educacional Baseada nas Artes(IEBA). In Spanish-speaking countries the concept is explored asInvestigación Basada en las Artes (IBA) and in the English-language countries Arts-Based Educational Research(ABER) or simply Arts-Based Research (ABR). A/r/graphy is a kind of "Arts-based Research". Initially we will detail the epistemological field of social constructionism and the notion of "voice" and later we deal with "Arts-Based Research", its link with a/r/graphy and the contribution of both to research in education.