Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820140002&lang=en vol. 30 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Continued formation: analysis of teaching resources and strategies for inclusive education in the view of teachers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma escola da rede pública de Natal/RN. Metodologicamente, adotou-se o modelo construtivo-colaborativo, tendo os casos de ensino como principal estratégia de coleta de dados. Objetiva-se situar o potencial dos casos de ensino para a análise das práticas pedagógicas, focalizando estratégias e recursos empregados no trabalho com alunos com deficiência na sala de aula inclusiva. Os resultados indicam contribuições dos casos de ensino para sistematização e compartilhamento de práticas pedagógicas realizadas na sala de aula, fomentando processos de reflexão docente e tomada de consciência, pelas professoras, das inúmeras possibilidades de intervenção junto ao aluno com deficiência, bem como o redimensionamento de suas práticas. Evidencia-se, assim, a adequação dos casos como ferramenta passível de ser empregada em pesquisas e em programas de formação inicial e continuada de professores para a educação inclusiva.<hr/>This paper presents the results of an intervention research held at a public school in Natal/RN. It uses as methodology the constructive collaborative model, with teaching cases as the main strategy for data collection. The objective was to point out the potential of teaching cases to analyze pedagogical practices, focusing on teaching strategies and resources used with disabled students in inclusive classes. The results indicate the suitability of teaching cases to systematize and share pedagogical practices, experienced in regular classes, fostering processes of teacher reflection and awareness about the various possibilities for intervention with students with disabilities in this teaching context. They also evidenced the training and investigative potentials of this specific strategy, which can be used in the continued teachers formation to work with inclusive education. <![CDATA[<b>Formal schooling and curricular dimensions for students with autism: the state of art of brazilian academic production</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A mediação do conhecimento é um dos deveres da educação, independentemente dos atributos físicos e mentais do alunado. Dado que o currículo pode configurar-se como uma barreira pedagógica para a escolarização formal de indivíduos com autismo, este estudo objetivou mapear a produção acadêmica nacional, disponível no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BTD-CAPES) sobre o processo de escolarização formal e as dimensões curriculares para alunos com essa característica. Organizou-se um banco de dados com 157 teses e dissertações, as quais foram submetidas à categorização, análise estatística e temática. Os resultados indicam restrita produção acadêmica pelos programas de mestrado e doutorado do país. Conclui-se que há necessidade de pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno com autismo apropriar-se dos conteúdos curriculares da educação formal.<hr/>Knowledge mediation is one of the Education duties, regardless of students' physical and mental attributes. Given that the curriculum can be configured as a pedagogical barrier for formal schooling for individuals with autism, this study aimed to map the national academic production, available on BTD-CAPES, regarding the process of formal schooling and curricular dimensions for students with this characteristic. We organized a database with 157 theses and dissertations, which were submitted to categorization, thematic and statistical analysis. The results indicate limited academic production by master's degree and doctorate program in the country. We concluded that there is need for research that support and encourage pedagogical strategies to enable the student with autism appropriate itself of curricular contents of formal education. <![CDATA[<b>Physical education, pedagogical practice and non-directivity: the production of a court "periphery"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em aulas de Educação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nas atividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula, o que estamos chamando de "periferia da quadra". Considerando que este não é algo dado ou natural, mas produzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relação entre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da "periferia da quadra". Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a prática pedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva, teve íntima relação com a produção de uma "periferia da quadra". Assim, as aulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdade aos alunos, acabaram restritas ao conformismo.<hr/>In Physical Education classes is common that some students don't engage in body practices. Thus we have students at the margins of classes - at the "court's" periphery. Considering that isn't something natural, but it produced by school context, the objective of this study is to analyze the relationship between teaching practice in Physical Education and the production of the court's "periphery" (students at the margins of Physical Education classes). This is an ethnography survey conducted with a group of 7th grade students at a public school, with semi-structured interviews and observation as instruments to collect data. We conclude that the Physical Education teacher's pedagogical practice, predominantly non-directive, had a close relationship with the production of a court "periphery". Thus, the physical education classes, configured as a time and space of more freedom to students, ended up restricted to conformity. <![CDATA[<b>History of Schooling and Sociology</b>: <b>a promising dialogue</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A crise das Ciências Sociais tem propiciado uma discussão sobre novas abordagens teórico-metodológicas que, ao criticarem as perspectivas globalizantes, trazem à tona outras leituras que buscam resgatar a ação dos indivíduos nos processos sociais. Esses questionamentos afetam as pesquisas no interior da História da Educação, possibilitando novos desafios, na medida em que se procura entender a escola de acordo com a sua lógica interna. Considera-se, então, a construção de outro entendimento sobre a instituição escolar que se viabiliza a partir de uma análise das práticas, estratégias e trajetórias sociais daqueles que vivenciaram o processo educacional. Este texto, com base nessas afirmações, procura salientar a forma como a História da Educação tem enfrentado essa questão. Salienta algumas possibilidades de diálogo com a Sociologia, bem como a relevância dessa abordagem para uma releitura dos estudos históricos sobre a escola.<hr/>The crisis in social sciences has promoted much discussion on new theoretical and methodological approaches. These have brought other viewpoints, aiming to rescue the actions of individuals in social processes. Such questionings influence studies in History of Education, giving way to new challenges, as we try to understand the role of schooling according to its internal logics. Researches carried out in this field have started considering the construction of a different perspective of the school as an institution that is established through the analysis of the practices, strategies, and social trajectories of the individuals who have experienced the educational process. This paper aims to shed light onto the ways in which the History of Education has faced this question, highlighting some possible forms of dialogue between the fields of Sociology and History of Education, as well as the relevance of such dialogue to achieve a reinterpretation of the historical studies about schooling. <![CDATA[<b>The discourse of conscious consumption and production of contemporary subject of consumption</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute-se, neste artigo, a constituição dos consumidores conscientes a partir do exame de enunciados que põem em circulação verdades relativas a um modo supostamente mais adequado de ser sujeito consumidor. Foram selecionadas as edições de um "Manual de Etiqueta" da revista Planeta sustentável, publicado entre 2007 e 2012, pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Realizou-se uma análise inspirada na teorização foucaultiana, com base na noção de discurso articulada aos conceitos de governo e poder. Os resultados indicaram que o discurso do consumo consciente se ocupa apenas com o controle de atos de compra segundo padrões desejáveis de consumo por indivíduo. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.<hr/>This article discusses the formation of conscious consumers from the exam ination of statements that put in circulation truths concerning a supposedly more suit able mode to act as a consumption subject. We selected editions of an "etiquette manual" published as a part of the Sustainable Planet magazine, which was published between 2007 and 2012 by Editora Abril and distributed as a promotional booklet. It was carried out an analysis inspired by Foucault's theories, based on the notion of articulated discourse dialoguing with concepts of governance and power. The results indicated that the discourse of conscious consumption is only concerned with the control of purchase actions according to desirable patterns of consumption per individual. In other words, it is much more a tool for controlling subjects and keeping the functioning of economic system in place, than taking a critical stand regarding the consumer model that has harmed to the environment and societies as a whole. <![CDATA[<b>The age of multi-sinoptycons: what new literacies have become part of the game?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que aqui será chamado de "multissinóptico", em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas, também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretende-se refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do "multissinóptico", por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do "saber" e do "poder" no/por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de "multiletramentos" e "letramentos críticos" e suas implicações para a escola na contemporaneidade.<hr/>The objective of this paper is, first of all, to promote an epistemological discussion about the current socio-historical moment that it is named herein as "multi-synopticon". At this particular moment, not only few watch many (panopticon), many watch few (synopticon), but also, at the same time, many watch many by means of a continuous multi-interaction among people all over the world, through the Internet. Such discussion is a reflection on the ways in which the current era of the "multi-synopticon" - by means of changes brought by internet and, particularly, by the Web 2.0 - does not only bring crucial transformations for knowledge and power issues on/by means of the cyberspace, but also enables, particularly, to rethink issues related to school literacy practices, when searching to promote a relationship with the concepts of "multi-literacies" and "critical literacies" and their implications for school in contemporaneity. <![CDATA[<b>Violence in the school context: an interdisciplinary reading</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da psicanálise para esse processo.<hr/>This paper shows an interdisciplinary approach on the problematic of violence in schools. Firstly, we discuss their possible definitions and characterizations, considering different dimensions, such as subjective violence, symbolic violence and objective, systemic or structural violence. The symbolic and social forms of institutional violence that permeates the school are analyzed, especially for their relations with the foucauldian notion of the disciplinary power. In contrast to the increasing strategies of control and segregation articulated to biopower that are present in the school, we highlight the importance of an education that values the active participation of young people in the construction of solutions to problems and conflicts present in social and pedagogy relations, as well as the possible contributions of psychoanalysis to this process. <![CDATA[<b>"Being and wanting to be..."</b>: <b>HIV seropositive youngsters, life projects and education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, interpretadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, são explorados alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e é desenvolvida uma reflexão sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.<hr/>This article unfolds from a research, with roots in gender and cultural studies, conducted with a specific group of young people: those who live with HIV/AIDS. There were performed online narrative interviews with 16 youngsters+, residents from different regions of the country, analyzed in terms of cultural analysis. In a sharp manner, here we explore some meanings they attach to time and reflect on the ways in which HIV/AIDS reframes and crosses their experiences, academic, professional and affective choices, operating primarily with the concepts of time and life projects. The analysis contributed both to think about the life projects with these young people (since teacher trainings do not include much of this specificity) and to work with youths, in the plural, considering their perspectives and ways of looking at the world, breaking the borders of idealization and adult-centrism, usually triggered when the life projects are discussed. <![CDATA[<b>The methods of teaching of the best teacher in the world: repetitions or innovations?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, interpretadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, são explorados alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e é desenvolvida uma reflexão sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.<hr/>This article unfolds from a research, with roots in gender and cultural studies, conducted with a specific group of young people: those who live with HIV/AIDS. There were performed online narrative interviews with 16 youngsters+, residents from different regions of the country, analyzed in terms of cultural analysis. In a sharp manner, here we explore some meanings they attach to time and reflect on the ways in which HIV/AIDS reframes and crosses their experiences, academic, professional and affective choices, operating primarily with the concepts of time and life projects. The analysis contributed both to think about the life projects with these young people (since teacher trainings do not include much of this specificity) and to work with youths, in the plural, considering their perspectives and ways of looking at the world, breaking the borders of idealization and adult-centrism, usually triggered when the life projects are discussed. <![CDATA[<b>BATISTA, Antônio Augusto GOMES e CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, interpretadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, são explorados alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e é desenvolvida uma reflexão sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.<hr/>This article unfolds from a research, with roots in gender and cultural studies, conducted with a specific group of young people: those who live with HIV/AIDS. There were performed online narrative interviews with 16 youngsters+, residents from different regions of the country, analyzed in terms of cultural analysis. In a sharp manner, here we explore some meanings they attach to time and reflect on the ways in which HIV/AIDS reframes and crosses their experiences, academic, professional and affective choices, operating primarily with the concepts of time and life projects. The analysis contributed both to think about the life projects with these young people (since teacher trainings do not include much of this specificity) and to work with youths, in the plural, considering their perspectives and ways of looking at the world, breaking the borders of idealization and adult-centrism, usually triggered when the life projects are discussed.