Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820130004&lang=es vol. 29 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Communicative approach, argumentation and didactic goals</b>: <b>a physics classroom episode as managed by a trainee teacher</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações, no discurso, dos elementos da tríade analítica abordagem comunicativa/argumentação/objetivos didáticos. As análises demonstram que o papel da argumentação e os objetivos didáticos correlatos, no discurso de sala de aula, não são suficientemente claros para os sujeitos investigados. Nessa perspectiva, o equívoco dos licenciandos, em confundir explicação com argumentação, remete a necessidades formativas que devem enfatizar quais objetivos didáticos as situações argumentativas podem cumprir em sala de aula e como essas situações podem ser identificadas, promovidas, mantidas e gerenciadas pelos professores. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectivas para a pesquisa e para o ensino de física e ciências.<hr/>This study presents articulated analyses of an episode of regency in a highschool physics class and its use as a teaching tool in the context of a Physics Pre-Service Teaching subject. The main goal of this work is to analyze and discuss such articulations with the support of the analytical triad communicative approach/argumentation/didactic goals. The analysis showed that the roles of argumentation and didactic goals in the science classroom discourse are unclear for the investigated undergraduate students. From this perspective, the undergraduate students' mistake in confusing explanation with argumentation demands formative actions in order to emphasize which didactic goals argumentations can satisfy in class and how such argumentations can be identified, promoted and managed by science teachers. We conclude by pointing out the implications of such analysis and perspectives for the research and for the field of physics and science teaching. <![CDATA[<b>Narrative and understanding in the educational writings of Hannah Arendt</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é uma análise do aspecto narrativo e compreensivo do tema educação na obra de Hannah Arendt, em especial no ensaio "A crise na educação", com a finalidade de aprofundar o enraizamento do texto no conjunto da obra da autora. Ele inicia demonstrando que o ensaio referido constitui-se como exercício de pensamento político. Depois, passa à análise da categoria de compreensão, demonstrando que Arendt não pensa com respaldo da tradição, por essa ter sido demolida pelas rupturas modernas, cujo caso extremo foi o surgimento dos governos totalitários, constituindo-se, assim, um pensamento sem amparos. Demonstra-se que "compreensão" é um importante conceito hermenêutico e epistemológico, na medida em que dimensiona o impulso fenomenológico da autora, que ao mesmo tempo assume a perspectiva pessoal de sua obra e aponta para a necessidade de o pensamento permanecer ligado aos problemas de ordem factual. Após, verifica-se o componente narrativo presente em toda a obra e, em particular, o aspecto narrativo dos escritos educacionais.<hr/>In this article, we analyze the narrative and understanding aspects on the theme of education in the work of Hannah Arendt, particularly in the essay "The crisis in education", aiming at a comprehensive rooting of the text throughout the author's production. We begin by showing that this essay is an exercise of political thought. Then we move on to the analysis of the category of understanding, demonstrating that Arendt did not think supported on tradition, because it has been dismantled by modern ruptures, whose extreme case was the emergence of totalitarian governments, becoming thus a thought without supporters. We demonstrate that "understanding" is an important hermeneutic and epistemological concept, to the extent that it dimensions the author's phenomenological impulse, which at the same time takes the personal perspective of the author's work and points to the need for the thought to remain linked to factual problems. After that, we verify the narrative as a component present in all Hannah Arendt's work, particularly the narrative aspect of the educational writings. <![CDATA[<b>TEIA/UFV extension program</b>: <b>university education for knowledge ecology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa analisou as contribuições do programa extensionista TEIA/UFV na formação de seus bolsistas, tendo como referência a proposta de Boaventura de Sousa Santos para a universidade do século XXI. Esse autor analisa a necessidade de se enfrentar o tradicional distanciamento entre a universidade e a sociedade, fortalecendo os pressupostos da Ecologia de Saberes. Foram realizadas entrevistas sobre as principais concepções compartilhadas por bolsistas quanto à sua participação e formação no TEIA e às quatro áreas de ação propostas para a construção dessa universidade: acesso universitário; extensão universitária; pesquisa-ação; e ecologia de saberes. Conclui-se que o Programa TEIA vem contribuindo para uma reforma democrática da universidade e das relações de desigualdade inerentes a ela na formação de seus integrantes, sendo essa formação percebida pelos bolsistas como um diferencial transformador, preparandoos para agir e refletir criticamente diante dos problemas sociais com os quais estão envolvidos.<hr/>This research sought to examine the contributions of the TEIA/UFV Extension Program to its scholars' formation process, taking as reference Boaventura de Sousa Santos' proposal to the 21st century University. Boaventura examines the development of a posture to counter to the traditional gap between the University and society, strengthening the assumptions of Knowledge Ecology. Interviews were held on key concepts shared by scholars as to their involvement and training in the TEIA, and on the four action areas pointed to the construction of this University: University Access; University Extension; Action Research and Ecology of Knowledge. It is concluded that the TEIA Program has contributed to a democratic reform of the University and inequality relations intrinsic to it in its members' formation. Such training has being perceived by students as a differential transformer, preparing them to act and reflect critically on the social problems with which they are involved. <![CDATA[<b>Between the past and history</b>: <b>investigating historical knowledge of children in the early grades in a brazilian public school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Este estudo é inovador no campo do ensino de História em virtude de sua complexidade em analisar as ideias de crianças no ensino fundamental. Da pesquisa empírica participaram 17 professoras e 26 alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Neste artigo, partindo de uma abordagem qualitativa, será apresentada a investigação que se realizou ao longo da pesquisa, pretendendo-se identificar os conhecimentos que as crianças possuem sobre a história da cidade de Londrina. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e análise dos resultados, partiuse de trabalhos realizados por pesquisadores como Lee (2001), Cooper (2002), Barton (2004), Barca (2007) e Schmidt (2010). Os dados analisados indicam possibilidades para a compreensão das ideias dos sujeitos para a construção do conhecimento histórico em aulas de História no ensino fundamental.<hr/>This study presents results of a research that aimed to investigate how schools operate in the confrontation between the student's previous knowledge and the school knowledge in History learning. Seventeen teachers and twentysix students of municipal schools in the city of Londrina, State of Paraná, Brazil, participated in the empirical research. Based on a qualitative approach, this article presents research conducted with the aim to identify the children's previous knowledge about the history of the city of Londrina. To achieve this goal, students were interviewed on two occasions: first when attending second grade (before studying the History of Londrina) and then during third grade (during the study of the History of Londrina). For research and analysis of the results, we relied upon investigations conducted by researchers such as Lee (2001), Cooper (2002), Barton (2004), Barca (2007) and Schmidt (2010). The results indicate possibilities for understanding the ideas of the subjects for the construction of historical knowledge in History classes at the elementary school. <![CDATA[<b>The relationship between students and poverty at the Edelweiss Barcellos Student Aiding Fund at University of Minas Gerais (1932-1935)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo analisar o discurso sobre a pobreza dos estudantes dos cursos superiores da Universidade de Minas Gerais que solicitaram auxílio da Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) no recorte de 1932 a 1935, destacando as relações de poder e a produção de enunciados que buscavam o convencimento dos sujeitos envolvidos no aval dos pedidos e os jogos e efeitos de verdade para conquistar essa ajuda. A escolha para a análise desse tema está relacionada com a perspectiva foucaultiana sobre o discurso e a produção dos efeitos de verdade. Os enunciados que compõem esses documentos da CEPEB apontaram para a existência de uma formação discursiva sobre a pobreza dos estudantes, que vai além das carências materiais. Eram estabelecidas relações entre esses estudantes e a sociedade em geral, em que aconteciam manifestações de amizade, dependência e auxílio.<hr/>This article aims to analyze the discourse on poverty among students of higher education courses at the University of Minas Gerais who requested aid from the Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) in the period from 1932 to 1935. It highlights the power relations, the production of utterances that sought to convince those involved in the approval of applications, and the truth effects used to help achieve this. The choice for analysis of this issue relates to the Foucauldian perspective on discourse production and truth effects. The statements that form the corpus of CEPEB documents pointed out the existence of a discursive formation regarding the poverty of students, which goes beyond material deprivation. Relations were established between such students and society and these featured expressions of friendship, dependency and assistance. <![CDATA[<b>The action of "School Supporting Institutions" on the education of children from Minas Gerais in the 1920s</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as "Instituições Auxiliares da Escola" e suas atuações sobre a educação da infância mineira na década de 1920. Para isso, foram consultadas a Revista do Ensino de Minas Gerais e a Legislação Mineira do período. Para a análise dos dados, foram utilizadas as chamadas "ferramentas foucaultianas", sobretudo aquelas que nos ajudam a compreender as relações de poder, a produção de saber e de verdade no interior dos discursos. Os resultados apontam a atuação de variadas instituições auxiliares da escola no Estado mineiro, entre elas as "Associações das Mães de Família", as "Caixas Escolares", as "Ligas de Bondade", os "Pelotões de Saúde" e os "Grupos de Escoteiros"; apontam, ainda, que tais instituições tinham como compromisso auxiliar a escola na educação "mais ampla" da infância, oferecendo a ela ensinamentos morais, de higiene e saúde.<hr/>The present study aims to identify and analyze the "school supporting institutions" and their actions on the education of children from Minas Gerais in the 1920s. For this purpose, we consulted the Revista do Ensino de Minas Gerais and the Mining Laws of that period. For data analysis, we used the so-called "Foucauldian tools", especially those that help the understanding of power relations, as well as the production of knowledge and truth within discourses. The results show the performance of various auxiliary school institution in the state of Minas Gerais, including the "Associations of Mothers with Children", the "School Boxes", the "League of Kindness," the "Platoons of Health" and the "Scouts". Moreover, results suggest that such institutions were committed to help schools carry out broader education in childhood, by providing notions of morals, hygiene, and health. <![CDATA[<b>Teachers' remuneration in public education districts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa a remuneração salarial de professores das redes de ensino estadual e municipal na cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1998 a 2010, durante a vigência do Fundef e nos quatro primeiros anos de implementação do Fundeb. Trabalhou-se com a legislação nacional, estadual e municipal, indicadores educacionais do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira", documentos das secretarias estadual e municipal de educação, balanços gerais de contas de governos e as tabelas salariais oficialmente divulgadas. Constatouse que não houve impactos significativos em termos de ganhos e/ou aumentos na remuneração de professores, como, a princípio, pareceram indicar as políticas de fundos contábeis.<hr/>The paper analyzes the remuneration of teachers working in state and local school districts in the city of Campo Grande, capital of the state of Mato Grosso do Sul, in the period from 1998 to 2010, during the effectiveness of Fundef and the first four years of its implementation. The study included national, state and municipal legislation, educational indicators from the Educational Studies and Research Institute "Anísio Teixeira", documents from state and municipal education secretariats, general government account balances, and salary tables officially disclosed. There were no significant impacts in terms of gains and/or increases in the remuneration of teachers as, at first, the fund accounting policies seemed to indicate. <![CDATA[<b>The financial element and the Education for Responsible Consumption</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discute-se o aspecto financeiro, no âmbito da Educação para o Consumo Responsável. Descreve-se, didaticamente, o cenário financeiro atual, no qual se sobressai a crise financeira mundial. A crise influencia o movimento de estímulo e contenção das economias mundiais e tem reflexos nos padrões de consumo, podendo, em situações de oferta indiscriminada de crédito, favorecer o superendividamento das famílias. Nesse contexto, em 2010, surge, no Brasil, a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, um programa de Estado que visa a educar financeiramente a população. Discutese, brevemente, esse programa e assume-se a posição de que a educação financeira deve ser inserida no âmbito do consumo responsável, o qual engloba as vertentes meio ambiente, saúde, publicidade, direito e ética. Analisam-se quatro exemplos de fatos/situações noticiados pela mídia, a fim de evidenciar a complexidade envolvida no consumo. Finalmente, situa-se a relação entre a educação para o consumo e o sentido de educação freiriano.<hr/>This article discusses the financial aspect in the scope of Education for Responsible Consumption. It presents a didactic description of the current financial scenario, in which the global financial crisis stands out. Such crisis influences the motion stimulus and restraint of world economies and it is reflected in consumption patterns, which may, in situations of indiscriminate supply of credit, favor the indebtedness of households. In this context, it was created in Brazil in 2010 the National Strategy for Financial Education - ENEF, a State program that aims to educate people financially. This program is briefly discussed and it is assumed that financial education must be inserted under the responsible consumption, which includes aspects regarding environment, health, advertising, law and ethics. It analyzes four examples of facts/situations reported by the media to highlight the complexity involved in consumption. Finally, this paper establishes a relationship between consumer education and the Freirian concept of education. <![CDATA[<b>Going along with the universitarization</b>: <b>reflections from the masterization of the French IUFM</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje, internacionalmente, caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos Instituts Universitaires de Formation de Maîtres - IUFM, ocuparam na formação para o magistério, quando, naquele país, tal formação foi elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfrentados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão socioprofissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à antiuniversitarização.<hr/>The article problematizes the bindings generally established between the universitarization of teachers' education and the movement of professionalization and, therefore, the valorization of teaching. The discussion is based on results of a research about teachers place at the current field of teachers' education, internationally characterized by the universitarization of teaching. Taking the French context as a reference, the investigation focused on the role of teachers' educators - traditionally active in the teaching curricular stages and at the IUFM - in the teachers' education, when it was reclassified in France to the master level and included in the university. The challenges faced by these educators suggest that the universitarization may, under certain conditions, significantly weaken the socio-professional dimension of initial education of teachers, compromising the legitimacy of this modality of teachers' education in the educational field and producing a context paradoxically close to the anti-universitarization. <![CDATA[<b>School management and pedagogue training</b>: <b>relationships and implications from the analysis of political-pedagogical projects of public universities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A literatura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira, a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhor qualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerando tal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestão escolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de levantar e analisar como está sendo contemplada a gestão escolar na formação do profissional pedagogo nas universidades públicas do Paraná, após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP). O estudo trabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematização bibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementos contidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidades públicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horária destinada aos conhecimentos de Administração Escolar e uma diversidade de conteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dos conhecimentos em Administração Escolar.<hr/>The literature has pointed out the educational deficits of Brazilian public schools, the complexity of school management, and the need for better qualification for the exercise of this function. Considering this perspective, the present research questions: How is school management being contemplated within the initial pedagogical training in the state of Paraná? In this sense, this article aims to survey and analyze how school management in professional training in public universities Educator of Paraná is being contemplated after the publication of the National Curriculum Guidelines for the Education Course (DCNP). The study works with a qualitative approach to carry out, in the one hand, the bibliographic survey and systematization and, on the other hand, the survey, systematization and analysis of some elements in the political-pedagogical projects of different public universities. The data collected in six public universities show a significant oscillation between the workload aimed at the knowledge of School Administration and a variety of covered contents. Such differences may reflect the scope of the National Curriculum Guidelines as well as the present theoretical dispersion regarding the current knowledge on School Administration. <![CDATA[<b>Conceitos e práticas para pesquisas contemporâneas</b><b>: </b><b>algumas palavras sobre a obra <i>Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A literatura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira, a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhor qualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerando tal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestão escolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de levantar e analisar como está sendo contemplada a gestão escolar na formação do profissional pedagogo nas universidades públicas do Paraná, após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP). O estudo trabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematização bibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementos contidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidades públicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horária destinada aos conhecimentos de Administração Escolar e uma diversidade de conteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dos conhecimentos em Administração Escolar.<hr/>The literature has pointed out the educational deficits of Brazilian public schools, the complexity of school management, and the need for better qualification for the exercise of this function. Considering this perspective, the present research questions: How is school management being contemplated within the initial pedagogical training in the state of Paraná? In this sense, this article aims to survey and analyze how school management in professional training in public universities Educator of Paraná is being contemplated after the publication of the National Curriculum Guidelines for the Education Course (DCNP). The study works with a qualitative approach to carry out, in the one hand, the bibliographic survey and systematization and, on the other hand, the survey, systematization and analysis of some elements in the political-pedagogical projects of different public universities. The data collected in six public universities show a significant oscillation between the workload aimed at the knowledge of School Administration and a variety of covered contents. Such differences may reflect the scope of the National Curriculum Guidelines as well as the present theoretical dispersion regarding the current knowledge on School Administration.