Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820140003&lang=es vol. 30 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>A look at culture</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensarem as questões relacionadas a algumas ideias, tais como, poder, resistência e política, que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutirem-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de autores que investigam a temática do currículo para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.<hr/>This article aims to discuss multiple cultural meanings as well as the necessity for taking culture into account among others to reflect on issues related to such ideas as power, resistance and politics, which do not originate from curriculum theories rather than drawn on by them. The importance of culture is to be highlighted under discussion of contemporaneity issues based on the premise that culture comprises of significance systems which provide a sense of meaning for human actions, therefore, they might be ours or otherwise. It can, thus, be inferred that any social action is also cultural and that, consequently, social practices that express, communicate and produce meaning are discursive practices of significance. Ideas of authors who investigate the thematic curriculum are borrowed to support the relevance of culture in discussions centered on education, school, course units, relations of power, resistance and politics <![CDATA[<b>Intercultural approach science education</b>: <b>from thought energy to living energy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem duplo objetivo. A primeira contribuição é de ordem teórica. Partimos de referenciais teóricos que se definem no marco da educação intercultural, para justificarmos a ampliação da abrangência do referencial multi/intercultural para educação em ciências. Para tal, procuramos identificar em alguns autores e estudos no campo da educação em ciências uma proximidade com essa perspectiva. Do ponto de vista empírico, este artigo pretende examinar os sentidos produzidos ao conceito de energia, por estudantes de curso de licenciatura do campo, em narrativas por eles produzidas na atividade de encerramento de uma sequência didática forjada em uma perspectiva de educação intercultural. A produção escrita das narrativas foi marcada pela atitude ativa e responsiva dos estudantes ao demonstrar, especialmente, relações de "entrelaçamentos" entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as suas próprias. Concluímos com algumas implicações para a pesquisa e a prática educativa, especialmente para o ensino de ciências.<hr/>This paper has two purposes. The first one is a theoretical contribution. Starting from theoretical frameworks that define themselves in the context of intercultural education we justify the extension of the scope of multi/intercultural approaches to science education research. For such, we identify some authors and studies in the field of science education a closeness with this perspective. The second contribution is empirical and consist in examining the meaning of energy concept constructed by rural education students after a course oriented by an intercultural perspective. Data was collected in narratives produced by the students at the end of a teaching sequence about energy and environment. The production of written narratives was marked by active and responsive attitude of the students that indicate interweaving relationships between the words of others (science education) and their own. We conclude drawing some implications for research and educational practice, especially in science education. <![CDATA[<b>Polysemic interlocutions between ethnomathematics and distinct ethno-x knowledge fields</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O interrelacionamento de saberes locais com as diversas áreas de conhecimento é muito importante para que possamos obter informações mais precisas sobre um determinado campo de estudo. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas interrelações, necessitamos compreender os conceitos específicos encontrados em grandes áreas do conhecimento acadêmico como a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas por campos de pesquisas mais recentes denominados Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Neste artigo teórico, julgamos necessário discutir o surgimento de algumas terminologias importantes com relação a determinadas áreas de pesquisa denominadas etno-x, pautando-nos em um amplo e profundo estudo bibliográfico que tem, como temática central, a tentativa de compreender a polissemia de significados para o termo etno para ressaltarmos o nosso objetivo principal que é avançarmos nos estudos e compreensões da etnomatemática como um programa de pesquisa e a sua relação polissêmica com outros campos do conhecimento.<hr/>Local knowledge interrelationship related to assorted academic knowledge areas is important to enable a more precise understanding about a particular study field. Here, these interrelations are clearly addressed, especially wherever one needs to understand specific concepts acquired in academic knowledge broadly-based on biology, ecology and mathematics; which may be supported by newer research fields called ethnobiology, ethnoecology and ethnomathematics. This theoretical article essentially considers the emergence of important terminologies connected to certain research areas referred as ethno-x. By being guiding into a deeper and wider bibliographic study, the central theme of ethno-x is an attempt to understand polysemical relations for terms indeed emphasize the ethno. The main goal in this discussion is to advance the research and understanding on the context of an ethnomathematics research program and its polysemic relation with other knowledge field. <![CDATA[<b>Inequalities and consumption</b>: <b>recurrent languages and implications to educational field</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As diferentes linguagens correspondem a circunstâncias históricas datadas e ao mesmo tempo possuem uma autonomia relativa dos respectivos contextos o que redobra de relevância uma abordagem a partir das ciências sociais. O artigo possui como objetivo destacar as linguagens decorrentes do consumo e suas implicações para o campo da educação, na perspectiva de consolidar uma educação ambiental emergente. Partimos do pressuposto teórico de que as diferentes linguagens são economicamente escoradas, socialmente referenciadas, politicamente circunstanciadas, culturalmente legitimadas. A exposição divide-se em quatro partes que destacam temáticas pertinentes à gênese e circunstâncias atuais da gestação de diferentes linguagens de uma cultura do consumo emergente em meio a uma sociedade com desigualdades persistentes e de impertinente degradação socioambiental.<hr/>Different languages correspond to dated historical circumstances and likewise, there is relative autonomy contexts relevance respectively to intensify an approach from the social sciences. This paper aims to highlight applicants' languages on consumption and its implications to educational field, on account of consolidating the environmental education. It was assumed theoretically that different languages are anchored economically, socially referenced, politically detailed and culturally legitimized. The exposure is divided in four sections that highlight topics relevant to the genesis and current conduct circumstances in different languages of a consumer culture emerging in the midst of a society with persistent inequalities and impertinent socio-environmental degradation. <![CDATA[<b>Group writing activities at early childhood education</b>: <b>teachers' mediation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa buscou analisar como professoras da Educação Infantil conduzem o processo de escrita coletiva de textos com seu grupo de crianças. Foi adotada a perspectiva sociointeracionista de Schneuwly (1988), que concebe a produção de textos como uma atividade constituída por dimensões cognitivas e sociais. Participaram da pesquisa duas professoras da Rede Municipal do Recife e seus respectivos grupos de crianças, com idade entre 5 e 6 anos. Três produções coletivas conduzidas por cada professora foram videogravadas e transcritas literalmente. Ao analisar a mediação das professoras, foram identificados 11 tipos de intervenção durante a escrita coletiva dos textos. Tais intervenções variaram em grau de complexidade e se mostraram relacionadas aos gêneros textuais produzidos e à própria situação que gerou a escrita dos textos.<hr/>This research aimed to analyze how Pre-school teachers conduct group writing process in their classes. Essentially, the socio-interactionist perspective by Schneuwly's (1988) was followed, which conceives texts production as an activity encompassing cognitive and social dimensions. Two teachers from public schools in Recife and their respective children groups took part in the study. The children were between 5 and 6 years old. The process of writing three texts by the children from each class was video recorded and literally transcribed. During the group writing activities it was observed 11 types of teachers' interventions. Such interventions varied on its complexity level and were also related to text genres besides the situation from which stemmed the written texts. <![CDATA[<b>The child and childhood seen through the children education teachers vision</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem origem na formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil e apresenta a construção das seguintes unidades de significação: a criança como um ser naturalmente bom; a criança como um ser que vive na fantasia; a criança como um ser que brinca; a criança como um ser que aprende; e a criança como um ser que se desenvolve. Foi possível perceber que prevalece entre as professoras uma imagem idealizada, mitificada, naturalizada e homogênea da criança e da infância que tensiona as suas relações com as crianças na sua concretude. A criança como um ser que brinca ainda é vista de forma mais natural do que social, distanciando-se da concepção da criança como produtora de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas.<hr/>This article is based on the study reflection from teachers' continuing education who work in an Early Childhood Education Municipal Center. It presents the construction of meaning units supported by theoretical reference integration and interpretation of data at hand. The idea behind meaning units that were constructed is that children are inherently good; children are human beings who live in a fantasy world; children are human beings who learn; and children are human beings capable of development. It was observed that the prevailing mindset among teachers is an idealized, mythical, naturalized and homogeneous perception for both children and childhood, which is conducive to a tense relationship with children as they are. The child as a human being who plays is still the most natural rather than social perception, dissociating from the children concept as the generators of their own unique cultures that need to be taken into account, amplified and given new meaning. <![CDATA[<b>Can adolescents be ideal students?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa investigou as representações sociais de adolescentes e de aluno ideal segundo professores de Ensino Médio e relacionou os sentidos à disciplina/indisciplina. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e os sujeitos foram 30 professores e estudantes de quatro escolas de Recife. Como recursos investigativos: Questionário de Associação Livre; Questionário de hierarquização das palavras evocadas; Entrevistas. Na análise, usamos o software Evoc para os questionários e na hierarquização e justificativas das entrevistas, o software Alceste. Encontramos distintas representações de aluno ideal e de adolescente, sem relação entre si, e com sentidos opostos. O compartilhamento de negatividade relaciona o aluno adolescente à indisciplina, representação oposta ao aluno ideal, justificada pela ausência de perspectiva de futuro, perdidos e desrespeitosos. Os alunos adolescentes obedientes consolidam a idealização do aluno ideal: quem planeja seu futuro no presente. Os adolescentes sinônimos de incivilidade inviabilizam projetos de emancipação e cidadania pela educação escolar.<hr/>This research investigated not only adolescent social representations but essentially the ideal student according to high school teachers, by associating meanings to discipline/indiscipline. By adopting the Theory of Social Representations, 30 teachers and students from four different schools in Recife, Pernambuco participated. The Free Association Survey - FAS, the evoked words hierarchy questionnaire and interviews were used as resources methods. At the analysis stage, EVOC software was applied to the free association survey and ALCESTE software was employed in order to justify the hierarchy on the interviews. Distinct representations of ideal student and adolescent were observed, without relationship to them as well as on opposite meanings. Negativity sharing relates adolescents to indiscipline, opposite representation to the ideal student, justified by the lack of future perspective, lost and disrespectful students. Obedient adolescent students consolidate the idealization of the ideal student: those who plan their future in the present. For these reasons, adolescents, incivility synonym, become unviable for emancipation projects in addition to citizenship through school education. <![CDATA[<b>Gifted and hardworking</b>: <b>academic success performance at Escola Técnica Federal de São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição e interpretar como determinadas trajetórias familiares impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Foram analisadas as motivações e as representações produzidas pelos agentes a respeito do estudo e da própria história familiar, assim como o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, expresso nas identidades escolares do nerd e do prodígio, no qual o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257).<hr/>This paper aims to explain production of academic success at São Paulo Federal Technical School - (Escola Técnica Federal de São Paulo). The specific purpose is to inquire on how the school admission test produces an austere selection a priori from a public highly susceptible to the institution educational action, and interpreting on how specific families' trajectories stimulate students constantly overcoming themselves and a high investment towards academic achievements. A motivation analysis was carried out and models formulated by agents concerning to study and family history, as well as ethos school investment of these youths in order to determine a lifestyle and a detailed masculinity pattern. This pattern is manifested in the school identities of the nerd and the prodigy, which school effort is valued and accepted by pairs. To perform this research, in-depth with 21 students, a total of 257 were interviewed, selected from a survey applied to high school third year seniors. <![CDATA[<b>Epistemological reflections towards pedagogic emancipatory potential of deliverance to overcome educator's accomplishment classic scholar model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde a criação, no século XIX, dos sistemas nacionais de educação que se foi consolidando um determinado modelo educativo, desenvolvido no contexto institucional e organizacional da escola, e por isso designado genericamente de modelo escolar de educação. As características hegemónicas deste modelo naturalizaram de tal forma os seus pressupostos educativos, que o que passa a ser legitimado como educação corresponde, em larga medida, ao seu modelo clássico de integração normativa, baseado numa concepção da prática educativa de caráter totalitário e impositivo. É pois, no âmbito da crítica à forma escolar elaborada no contexto das perspectivas críticas em educação, de que emana a pedagogia da libertação, que a problemática-chave deste texto está situada, instigando reflexões que se alongam para os campos da Filosofia, da Política e da Antropologia, e oferecendo subsídios para a pesquisa e para a prática de formação de educadores<hr/>Since 19th century the national education systems have been consolidating as a specific educational model, developed on the institutional and organizational school context, and therefore designated broadly as formal education. The hegemonic characteristics of this model have been naturalized their educational assumptions and they have been accepted now in the West scholar as the educational classic normative integration model based into an educational arrangement practice which hallmark is totalitarian and prescriptive. Thus, this paper shares the main recent criticisms of this classic scholar education model. In addition to, this work also envisages hope on the new theoretical proposals present in the critical perspectives of educational thought, raising reflections that go beyond philosophy, policy and anthropology fields of knowledge, and offering support to educational research and educators training. <![CDATA[<b>El diálogo y el dialogismo en mikhail bakhtin y Paulo Freire</b>: <b>contribuciones a la educación a distancia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas situações-problemas presentes nesses cursos, no que tange às ferramentas de interação e aprendizagem. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Tais ferramentas podem ser um poderoso instrumento de uma educação que se propõe transformadora, como na EAD, não ocupando apenas o sentido de flexibilizar a aprendizagem para pessoas separadas geográfica e temporalmente. Essas ferramentas, ultrapassando o caráter avaliativo, podem e devem contribuir para a formação de profissionais dispostos ao diálogo e à construção de posicionamentos que considerem o outro e o contexto histórico e social envolvido.<hr/>This study aim to discuss dialogue and dialogism notions referred to Mikhail Bakhtin and Paulo Freire works, by debating over contributions to the context of distance learning (EAD, in Portuguese). Problem-situations observed on distance courses were presented, concerning with interaction and learning tools. These tools propositions should be rewrite therefore to invite participants to adopt a posture, allowing them to assume different voices on the subject. The dialogism, by connecting to individual authorship, helps one to understand the collectivity nature of these productions. Such tools can be a powerful agent from an education program that has the intention to become revolutionary, as in EAD, occupying not only the sense of flexible learning for geographically and temporally separated people. To sum up, by surpassing the evaluative character, these instruments can and should contribute to professionals training who are willing to the dialog as well to build positions which consider the other (human being), historical and social involved context.<hr/>El objetivo de este estudio fue abordar las nociones de diálogo y dialogismo en las obras de Mikhail Bakhtin y Paulo Freire, discutiendo sus contribuciones al contexto de la educación a distancia (EAD). Se presentan situaciones problemáticas en cursos, en que se refieren a las herramientas de interacción y aprendizaje. Las proposiciones de estas herramientas deben ser redactadas con el fin de invitar a los participantes a tomar una posición, lo que permite la asunción de diferentes voces sobre el tema. El dialogismo, a relativizar los autores individuales, nos ayuda a comprender la naturaleza colectiva de estas producciones. Estas herramientas pueden ser poderosas para la educación que propone la transformación, como en EAD, ocupando no sólo el sentido de aprendizaje flexible para personas separadas geográficamente y temporalmente. Estas herramientas, superando el carácter evaluativo, pueden y deben contribuir a la formación de profesionales dispuestos a hablar y construir posiciones que consideran las otras personas y el contexto histórico y social en cuestión. <![CDATA[<b>Teacher's habitus on virtual classrooms</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.<hr/>By understanding indifference related to pedagogical action which contributes to inequalities reproduction in the education system, this paper seeks to capture, from semi-structured interviews, habitus traces of supervisor-teachers towards Pedagogy degree (distance education programs) at Brasilia University - UnB on the scope of Open System Brazilian University - OSBA. The methodological guidelines of Bourdieu (2007) were one of the guiding elements to interview analyses, mainly considering the heuristic use of habitus concept. It is concluded that its teacher's habitus involves volunteer efforts in search of a differentiated pedagogical action. However, it is ambiguous and complacent relative to limits of the distance education developed by OSBA. Furthermore, analysis data may provide elements to motivate political-pedagogical reorientation aimed to a new national model for distance education programs. <![CDATA[<b>Essential changes on school laboring</b>: <b>education professionals' view and workers' health approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, no Rio de Janeiro, a respeito das mudanças necessárias no trabalho em escolas, sob a perspectiva do campo da saúde do trabalhador. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação. Adotou-se, como perspectiva metodológica, a pesquisa qualitativa. Participaram da pesquisa doze trabalhadores da rede pública de educação, com funções diversas em doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais, seguindo um roteiro semiestruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise das falas, adotamos a "análise do discurso", chegando a quatro categorias principais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modo participativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.<hr/>This paper aims analyzing school public workers point of view in Rio de Janeiro, above all, essential changes on their work as well concerns towards the worker's health. This study assumes that working precariousness at schools has been producing (damaging) health effects on professional education. A methodological perspective qualitative research was adopted. Workers from twelve different schools with several functions on public education have participated in the study. It was conducted individual interviews by using a semi-structured script, carrying open questions. The "discourse analysis" was chosen for the speech technical analysis, achieving four main analysis categories. From the workers understanding perspective, there are the desire for transformation on physical work conditions in addition to changing on management model prevalent in schools for participatory mode, overcoming the vertical structures and hierarchical organization of school work. <![CDATA[<b>Scientific analysis production regarding sexually transmitted diseases and its relationship to school health in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Revisão integrativa que objetivou identificar o que a literatura científica tem abordado acerca das doenças sexualmente transmissíveis relacionado ao escolar da educação básica no Brasil. A investigação ocorreu por meio de acesso à Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores "doenças sexualmente transmissíveis", "saúde escolar" e "educação sexual", entre os anos de 2003 a 2012, tendo sido selecionados oito estudos. Os resultados evidenciaram que o tema, apesar de bastante difundido no âmbito escolar, está pouco esclarecido para os jovens escolares, principalmente no que concerne ao entendimento sobre a transmissão e contaminação. A escola tem o dever de orientar e direcionar os alunos para uma prática preventiva, por meio de programas educacionais e abordagem correta. Conclui-se que há necessidade de capacitação dos profissionais, seguida de incremento dos estudos, a fim de que estratégias sejam desenvolvidas no intuito de melhorar a educação e a saúde, algo indissociável e indispensável em qualquer população.<hr/>This integrative review aimed to identify the scientific literature approaching about sexually transmitted diseases related to basic education students in Brazil. The investigation consisted in accessing the Virtual Health Library, by using the descriptors "sexually transmitted diseases", "school health" and "sex education", between the years 2003 and 2012, arising from the selection of eight studies. The results showed that the issue, although widely discussed in schools, is poorly understood by young students, especially regarding to transmission forms and contamination. Schools are responsible for guiding and directing students to preventive practice, through educational programs and correct approaching. The necessity for professional training, followed by studies increasing were concluded, therefore, strategies should be developed in order to improve education and health, a most importantly matter deeply rooted and imperative to any population. <![CDATA[<b>University extension dilemma</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou-se analisar como um grupo de professores universitários conceitua a Extensão Universitária, ou melhor, como avalia tal função no cotidiano das ações docentes. Discutiu-se o material empírico (entrevistas) com base na teoria de Norbert Elias, interpretando-se as forças específicas compulsivas no jogo universitário. Constatou-se que os professores entrevistados se baseiam em grupos de intelectuais que jogam e se perdem entre as funções do ensino, da pesquisa e da extensão, e assim medem as suas forças. Ora buscam na força da pesquisa o reconhecimento acadêmico ou, então, criticam a Extensão sem envolvimento com pesquisa ou, ainda, são favoráveis à Extensão e propõem a modificação do mundo circundante por intermédio da Extensão, defendendo-a por garantir melhor formação profissional. Concluiu-se que a Extensão Universitária é um dilema acadêmico, ou melhor, evidenciam-se tentativas de resoluções, mas ainda nenhuma delas plenamente aceitável pela totalidade da comunidade acadêmica.<hr/>This study aimed to examine on how a group of professors conceptualizes University Extension Programs, better yet, on how this function on daily teaching practices is evaluated. The empirical material (structured interviews) was discussed based on the theory of Norbert Elias, by interpreting the compulsive specific power in the university set. It was found that respondents are based on groups of intellectuals who compete and fall behind among teaching functions, research and extension programs and thus measure their competence. At times they pursuit from the research strength their academic recognition, hence, they criticize the extension program without getting involved with research, or yet, they are in favor to extension program by proposing modification of the surrounding world through it. Altogether the extension program will ensure a better professional training. It was concluded that the University Extension program is an academic dilemma, or rather, there is evidence of attempted resolutions, but still not a single one was fully acceptable by the entire academic community. <![CDATA[<b>Un esbozo crítico acerca de "colaboración" en la formación docente</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto investiga um conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores entre 2007-2013. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no qual se realiza o conceito de parceria no cenário educacional como forma de governança sobre práticas de formação de professores. A abordagem crítica de análise de discurso permite argumentar que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores, o referido Programa reformula práticas e posicionamentos sociais, possibilitando, por um lado, a criação de espaço híbrido com potencial transformador e, formulando, por outro, deslocamentos artificiais, não previstos e não objetivados em muitas das instituições de ensino envolvidas e, por essa razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.<hr/>This article investigates a set of initiatives on teacher education taken by the Brazilian Federal Government from 2007 to 2013. The data is based on official documents published at the Official Gazette which are related, directly or indirectly, to an Institutional Bursary Program for Initial Teacher Education that enacts the concept of partnership within educational domain as a governance strategy on teacher education practices. By means of critical discourse studies, it is argued that, once the aforementioned Program represents how teacher education has to be, it reformulates a position-practice system, opening up, on one side, the possibility for hybridity or third spaces with transformational potential, and leading; on the other, to the formulation of artificial (dis)positions, which are neither foreseen nor objectified on the practices of most educational institutions involved and, as such, with regulatory potential. It is within these tensions that criticism takes place.<hr/>Este trabajo investiga una serie de iniciativas adoptadas por el gobierno federal en el campo de la formación docente entre 2007-2013. Los datos se basan en documentos oficiales publicados en el Boletín Oficial que tienen que ver, directa o indirectamente, con el Pibid - un Programa Institucional de Becas para la Iniciación a Enseñanza (Pibid) que instancia el concepto de "colaboración" em el âmbito educativo como una forma de gestión de prácticas de formación docente. Una aproximación crítica al análisis del discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 2003) permite argumentar que, a través de la representación de como debe ser la formación de docentes, el Pibid reformula el sistema posición-práctica asociado con la formación del profesorado, influyen en la creación de un espacio híbrido con potencial transformador, al mismo tiempo em que formula un sistema de (des)posiciones artificiales no previsto y no objetivado en muchas prácticas de las instituciones educativas involucradas y, por lo tanto, con potencial regulador. Es nesta tensión que se encuentran lãs reflexiones.