Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820150001&lang=pt vol. 31 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O TRABALHO COM NARRATIVAS NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo discutimos questões como: o que se entende por investigação narrativa? Quais são os referenciais epistemológicos e teóricometodológicos dessas pesquisas e suas implicações em termos de produtos dos conhecimentos gerados? Apresentamos um mapa das pesquisas narrativas feitas no país como modo de aproximação e reconhecimento da diversidade delas na formação e na pesquisa em educação. Identificamos quatro tipos de usos de narrativas: 1) narrativa como construção de sentidos de um evento; 2) narrativa (auto)biográfica; 3) narrativa de experiências planejadas para pesquisas; 4) narrativa de experiências do vivido. Explicitamos objetos, métodos e implicações. Destacamos o quarto tipo com que estamos envolvidos em nossa experiência como pesquisadores e formadores. Valemo-nos das visões de sujeito e de mundo de Bakhtin, do conceito de experiência de Larrosa e da narrativa e do conselho em Benjamin. Sinalizamos algumas categorias de análise e extraímos lições sobre as pesquisas do vivido no processo de formação docente.<hr/>In this article we discuss questions such as "What is meant by narrative inquiry?" and "What are the epistemological, theoretical and methodological references related to such researches and what are the implications concerning the products of generated knowledge?" With the intention of approaching and acknowledging their diversity in training and research in Education, we draw a map of narrative researches conducted in Brazil. Four categories have been identified: 1. narrative as construction of meaning of an event, 2. (auto) biographical narrative, 3. narrative of experiences planned for research, and 4. narrative of lived experiences. We explicit objects, methods, and implications in this research. In particular, we draw attention to the fourth type of narrative, which incorporates our experience as researchers and trainers. We have adopted Bakhtin's notions of subject and world; Larrossa's experience concept; and Benjamin's narrative and advice notions. We have signaled some analysis' categories and learned lessons from the research on the lived ones in the process of teacher training. <![CDATA[A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVíNCIA DO PARANÁ NO SÉCULO XIX: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO TESTEMUNHO DE TRêS ALUNOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente investigação, de cunho historiográfico, toma por fontes duas cartas cuja autoria é atribuída a três alunos que frequentaram duas das escolas públicas da Província do Paraná, no século XIX, e que foram publicadas no Jornal "O Dezenove de Dezembro", em 22 de abril de 1857. O objetivo é identificar que tipos de experiências emergem dessa documentação e o que tais experiências podem representar para o conjunto das interpretações históricas que vêm sendo produzidas, majoritariamente, a partir de fontes que têm adultos por autores. Inicialmente é feita a problematização desse corpus documental, questionando-o sobre sua autoria estudantil, bem como as possibilidades que oferece para a produção de conhecimento histórico. Em seguida, são analisadas ambas as cartas, primeiro em separado e depois conjuntamente. Ao final, são apontados os resultados obtidos por meio dessa operação historiográfica.<hr/>This historiographical investigation is based on two letters written by three students, who attended two of the public schools in the Province of Paraná in the nineteenth century. The letters were published on the “O Dezenove de Dezembro” newspaper on April 22nd, 1857. This research aims at identifying the experiences that emerge from these documents, and what can such experiences represent to the set of historical interpretations that has mainly been produced from sources written/produced by adults. Firstly the document corpus is problematized by raising a question about its students’ authorship, as well as about the possibilities offered by its analysis to the production of historical knowledge. Secondly both letters are analyzed, at first, disjointedly and after both together. Finally, findings of this historiographical operation are appointed. <![CDATA[QUAL O LUGAR DOS MATERIAIS VISUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos, no entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e da participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre materiais visuais utilizados em estudos com crianças produzidos por uma linha de pesquisa investigou infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em que autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.<hr/>We live in contact on a daily basis with a diversity of visual and textual composed material. Despite the secular familiarity we have with visual materials and their expressive presence in our lives, we often overlook the different roles and combinations that these images assume on these materials. While mingling verbal and visual narratives is not a usual resource in the field of Education research, we have noticed a disposition to use visual materials in the investigative process as methodological possibility as well as a technique to narrate and presenting academic artefacts. This paper aims to perform an analytical survey on visual materials employed on children's studies conducted by a research line on childhood, children's education, and children, in the period of 2008 to 2012. Based on authors that discuss visuality in the contemporaneity, this author analyzes the visual materials that comprise the category of academic artefacts and the roles played by them. <![CDATA[PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SAÚDE NO TRABALHO DOCENTE: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo geral deste estudo foi compreender, sob a ótica sistêmica complexa de Edgar Morin, como a reflexão em grupo sobre a prática docente pode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e de saúde. Realizou-se estudo de caso de um grupo operativo em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tendo como referencial teórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo. Como resultados, percebemos que a reflexão propiciou uma autoeco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suas produções de subjetividade, indicando ser essa uma estratégia que produz saúde e satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticas diárias.<hr/>The main objective of this study was to understand, under Edgar Morin's complex systemic perspective, how group reflection on teaching practices may constitute a strategy for the production of subjectivity and health. We conducted a case study of an operative group in a public state school at Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. We elected the complex systemic paradigm as a methodological and theoretical approach. Results appointed that the act of reflecting in group granted the research participants a self-eco-organization, which affected positively on their production of subjectivity. This signalizes that this strategy might promote health and satisfaction among teachers, as well as improvements in their daily practices. <![CDATA[<strong>CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES </strong>S<strong>OBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL </strong>E<strong> CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentam-se resultados parciais de um projeto intitulado "Aprendizagens e climas de escola: dispositivos inovadores para o sucesso escolar" que procurou, essencialmente, produzir conhecimento em dois domínios nucleares das formas de vida produzidas na escola, as aprendizagens e os climas, e conhecer a especificidade dos processos educativos e relacionais, relativos aos dois focos citados, experienciados em diferentes escolas que pertencem ao Observatório da Vida das Escolas do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O artigo foca a dimensão do clima na sua relação com o trabalho docente, apresentando e discutindo os resultados de um questionário sobre a percepção dos professores a propósito das atividades que realizam na escola e o sentido educacional que lhes atribuem, realçando-se, ainda, o questionamento sobre as preocupações profissionais que fundamentam a realização dessas atividades. Discutidos a partir de uma problemática que considera a crise da escola e a identidade dos professores, os resultados permitiram salientar que os professores mantêm como primeira fonte de identidade profissional a relação pedagógica que desenvolvem com os alunos e a ação instrumental da educação escolar.<hr/>This paper presents some results from the project entitled "Learning and School Climate: Innovative Devices to Educational Achievement," which aimed essentially at producing knowledge in two nuclear domains of forms of life inside the school: the learnings and the school climates. The project also intended to understand the specificity of the educational and relational processes related to these domains, which was experienced at different schools associated to the Observatory on School Life (OBVIE), part of the Educational Research and Intervention Center (CIIE) and the Faculty of Psychology and Sciences of Education of Porto University (FPCEUP). This article focuses on the school's climate dimension in its relation to teachers' work. It presents and discusses results from a questionnaire concerning teachers' perception of their professional school activities, and the educational sense teachers make of them. It highlights the questioning about teachers' professional worries, which are behind the realization of these activities. Results were discussed from a perspective framed by school crisis and teachers' identity. The main findings show that teachers have their professional identity primarily established by both: their pedagogical relation with students and the instrumental action at school <![CDATA[GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DE LITERATURA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo refere-se a uma revisão de bibliografia sobre a gestão da Educação Infantil no Brasil, buscando focalizar essa temática de modo a ressaltar as especificidades dessa etapa da educação, sem deixar de situála no contexto do debate contemporâneo sobre as políticas educacionais. Para a realização do trabalho, fez-se um levantamento de bibliografia mais ampla sobre a gestão educacional e escolar, para, em seguida, abordarse a gestão da Educação Infantil em particular. Verificou-se a existência de diversas abordagens sobre o tema da gestão educacional e escolar no Brasil, ora compreendida como um mecanismo democrático e participativo de intervenção na realidade, ora como uma ferramenta oriunda da administração empresarial. No caso da Educação Infantil, a produção acadêmica sobre a gestão é incipiente e se orienta pelos trabalhos que se debruçaram sobre o Ensino Fundamental.<hr/>This article refers to a bibliographical review on Early Childhood Education management in Brazil. On this thematic, we highlight the specificities of this stage of Education in the context of the contemporary debate on education policies. To conduct this study, a broader bibliographical survey on education and school management was done at first, to next address in particular the management of early childhood education. Results show that there are several approaches to the topic of education and school management in Brazil - understood either as a mechanism of democratic and participatory intervention or as a tool with its origin in corporate business management. In the case of Early Childhood Education, the academic production is still incipient and guided by studies that have focused on elementary school. <![CDATA[A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo analisa fatores relacionados ao desempenho discente nas escolas de Ensino Fundamental de Londrina (Paraná, Brasil), destacadamente o custo direto da educação. Como referencial teórico, adotaram-se os temas de avaliação de políticas públicas, bem como a relação entre custos e desempenho educacional no Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, realizada por meio do censo das 67 escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município. Para análise dos dados, procedeu-se a: estatística exploratória, identificação de valores discrepantes, análise de componentes principais e análise de regressão linear múltipla. Como resultado, obteve-se modelo com coeficiente de explicação de 50,8%, tendo como variável dependente a média do desempenho dos alunos na Prova Brasil/Saeb de português e matemática. Nota-se que a experiência do docente, o custo social e o custo administrativo são as variáveis que explicam em maior grau o desempenho escolar dos discentes.<hr/>This study examines factors related to student achievements in elementary schools in Londrina (Paraná, Brazil), notably the direct cost of education. As theoretical approach, the issues of public policy evaluation and the relationship between costs and educational achievement in Brazil were adopted. This research is characterized as descriptive and quantitative, and is carried out by a census of 67 elementary schools (primary years) in the municipality of Londrina. For data analysis, exploratory statistics, identification of differing values, principal component analysis, and multiple linear regression analysis were determined. As a result, this research has obtained a model with coefficient of determination of 50.8%, with the average performance of students in the Prova Brasil/Saeb in portuguese and mathematics being the dependent variable. It can be observed that teacher's experience, social cost, and administrative cost are the variables that largely explain the students' school performance. <![CDATA[A HISTÓRIA A SER ENSINADA EM SÃO PAULO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a proposta curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do Estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares por meio de materiais didáticos para professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. São analisados os conteúdos da proposta curricular e a materialidade dos impressos didáticos destinados a professores e alunos, observando seus objetivos explícitos e implícitos, as concepções subjacentes de educação e de história, os conceitos mobilizados, suas contradições e as representações referentes aos diferentes sujeitos envolvidos. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar história, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica - bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos -, desconsiderando os debates e as iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos de 1980.<hr/>This article discusses the curricular proposal "São Paulo Faz Escola", which was implemented in public schools in the state of São Paulo, Brazil, in 2008 and still in action. This proposal unifies and prescribes contents and procedures of different disciplines. It is diffused through didactic materials for teachers, school administrators, and students, as well as through videos on teachers' continuing training. We analyze the subjects' contents on the Curriculum Proposal and the materiality of the educational printed material for teachers and students. For this we observe their explicit and implicit goals, the underlying concepts of education and history, the mobilized concepts, its contradictions, and the representations concerning the different subjects involved. In particular, we emphasize the school subject History, which is addressed in a linear, evolutionary, and Eurocentric way; as well as the adopted approach to the so called major figures and events. This ignores the debates and initiatives that have been taking place in the curricular and historiographical field since, at least, the 1980s. <![CDATA[AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA PROPOSTA CURRICULAR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto procura contribuir com o debate sobre a necessária revisão dos currículos escolares no contexto de ampliação do Ensino Fundamental. São apresentados resultados de um levantamento das especificidades do processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos na rede estadual dos três Estados que compõem a região Sul do Brasil, considerando aspectos normativos implicados na proposta de adequação dos currículos escolares. Destaca, por um lado, o caráter pouco expressivo das orientações emanadas pelas instâncias de regulação intermediária (Conselho Estadual e Secretaria de Educação dos Estados) no processo instituído e, por outro, a atribuição de responsabilidade de revisão curricular aos professores da educação básica, evidenciando (in) congruências nas ações encampadas pelos Estados sulinos<hr/>This paper aims at contributing to the debate on the necessary review of school curriculum due to elementary school expansion. It presents results of a survey on the specificities of the nine-year elementary education implementation process in the three Southern States of Brazil's school systems, considering regulatory aspects on the school curriculum adequacy proposal. On one hand, the text highlights the low expressive aspect of the guidelines issued by the intermediate regulatory agencies (State Council and States' Education Secretariat), and, on the other hand, the assignment to basic education teachers the responsibility of reviewing the new curriculum, unveiling the (in)congruencies in the actions established by the southern States. <![CDATA[UM GAME PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR: PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ARTEFATO LÚDICO-EDUCATIVO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta proposições teórico-metodológicas para o desenvolvimento e o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar, como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para esse campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. No intuito de passar ao largo da prescrição didática no desenvolvimento de um software educativo, refletimos sobre a manutenção de uma posição simétrica para o ato de conhecer com base na proposta de uma epistemologia política para o ensino e a pesquisa.<hr/>This article posits theoretical and methodological propositions for the development and use of an educational computer game in the area of training educational psychologists and as an object of research in the field of Educational technology. As an additional learning tool, this game can be used to mediate agreements with School Psychology by establishing an opportunity to enter this field of study. By articulating the theoretical orientations from Actor-Network, Enaction and Autopoiesis, we consider how learning through a computer game will be able to help overcome traditional dichotomies in Education, such as student-professor, and subject-object. In order to avoid didactic directions for the development of an educational software, we reflect on the maintenance of a symmetrical position for the exercise of learning based on the proposal of a political epistemology focused on teaching and researching. <![CDATA[ATENÇÃO A SI E MODOS DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa que discute como professores concebem as tecnologias digitais e como essas concepções se transformam no transcurso de oficinas de formação, enfatizando a atenção a si nos processos de conhecimento. Como hipótese de trabalho, propomos que o acoplamento com tecnologias digitais pode tornar mais visíveis, para o próprio observador, as modulações de seus modos de atentar a si e ao mundo, pois incrementa as quebras e/ou as perturbações nas formas habituais de fazer e saber. Foram acompanhados oito professores em oficinas que se desenvolveram durante seis meses no ano de 2013. Como resultado, foi possível distinguir transformações cognitivas referentes às concepções de tecnologia e aos processos de atenção a si no fazer das oficinas. As tecnologias digitais passam a compor a experiência dos professores, e estes se percebem atualizando a si mesmos nos espaços de produção do conhecimento na escola.<hr/>This paper presents a qualitative nature intervention research that discusses how teachers conceive digital technologies, and how these conceptions are transformed in the course of teacher training workshops, with emphasis on the attention to themselves in knowledge processes. We work with a hypothesis in which connection with digital technologies can turn more visible to the observers, the modulations of the ways they perceive themselves and the world, because it increments disruptions and/ or disturbances in the usual ways of doing and knowing. Eight teachers were observed in workshop sessions that were developed over six months in the year of 2013. As a result, it was possible to recognize cognitive transformations related to their conceptions of technology and to the processes of attention to themselves. Digital technologies become part of the teachers' experience, and they perceive themselves updating in the school's spaces of knowledge production. <![CDATA[O VAGABONDING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A "DESCONSTRUÇÃO FENOMENOLÓGICA" EM PROGRAMAS EXPERIENCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL1]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo central destacar o valor potencial do "vagabonding" como estratégia pedagógica em programas de aprendizagem experiencial de educação ambiental, sustentando-se na importância da "desconstrução/reconstrução fenomenológica" em processos educativos críticos. A proposta do "vagabonding" ("lazer vagabundo") é fundamentada por vivências perceptivas/sensoriais com o ambiente que permitam a construção de relações espaço-temporais que causem certo "desconforto" e "estranheza", assim como o distanciamento de objetivos centrados no "desempenho" (performance). Tal proposta se justifica pela consideração de que esse tipo de vivência pode criar espaços com potenciais aberturas para discutir diferentes aspectos estéticos, éticos e políticos que envolvem as relações ser humano (sociedade) / mundo (natureza). Assim, enquanto vivência sociocultural "alternativa", o "vagabonding" teria como principal contribuição a potencial incorporação de uma concepção fenomenológica de tempo e de espaço que possibilite a "desconstrução/reconstrução"de conceitos/ideias socialmente "naturalizados", um importante passo ao encontro dos objetivos das teorias críticas/pós-críticas de educação.<hr/>This article aims at highlighting the potential value of "vagabonding" as a pedagogical strategy in experiential learning programs of Environmental Education, based on the importance of "phenomenological deconstruction/reconstruction" in critical educational processes. The idea of "vagabonding" is grounded on perceptual/ sensorial experiences with the environment that allow the construction of spatiotemporal relations that may cause some "discomfort" and "strangeness", as well as a certain distancing of objectives focused on performance. The proposed reasoning is justified by the consideration that this kind of experience can create spaces with potential openings to discuss different aesthetic, ethical, and political aspects that involve human(society)-world(nature) relations. Thus, as an "alternative" sociocultural experience, the main contribution of "vagabonding" would be the potential incorporation of a phenomenological conception of time and space that allows the "deconstruction/reconstruction" of socially "naturalized" concepts/ideas, an important step towards meeting the objectives of critical/post-critical theories in Education. <![CDATA[ARGUMENTAÇÃO SOBRE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100329&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia.<hr/>Teaching argumentation in scientific education at all levels can facilitate the science learning process and contribute to develop critical thinking and improve people's decision making, among other benefits. Working on the assumption that the knowledge in argumentation is crucial for professional activities, we discuss the use of socio-scientific issues (SSI) in order to promote argumentative skills in an extension course for undergraduate Biological Sciences students. Through models of argumentation analysis, we have assessed the content and structure of the arguments developed by the students. The results have indicated that the socio-scientific issues used have supported the learning and practice of the bases of argumentation. However, there was some limitation as to the quality of the arguments. This indicates the need of further investment in teaching strategies which would apply scientific knowledge to social problems, as well as the valorization of the explicit instruction based on ethical and political argumentation in the Biology curriculum. <![CDATA[CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADAS AO SEU DESEMPENHO ACADÊMIC0]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores, tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Assim, este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística múltiplo. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino; maiores jornada de trabalho e demanda; e baixos controle e apoio social no trabalho. Destacou-se a necessidade de atenção dos alunos e dos docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.<hr/>Despite the high prevalence of working college students, there is limited evidence on the job characteristics that affect their academic performance. Thus, the aim of the present study is to identify job characteristics associated to the working college students' academic performance. A cross-sectional study was performed in 2007/2008, with a sample of undergraduate students from a public university (n = 211). A multiple logistic regression model was used in order to estimate the association between the explanatory variables and academic performance. Results show that low academic performance was associated with: being male, longer working hours and higher demands, low control and low social support at work. This study has highlighted the need for drawing students and teachers' attention to the selection of jobs/internships that can positively influence their academic performance. <![CDATA[TRAÇOS E CONFIGURAÇÕES DO DISCURSO DA VULNERABILIDADE SOCIAL NO BRASIL - MODOS DE SER E GERENCIAR UMA PARCELA DA POPULAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100383&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de constituição dos discursos que nomeiam e constituem determinadas crianças e/ou adolescentes no Brasil como vulneráveis sociais. Utilizou-se de uma fundamentação teórica pautada nas formulações de Michel Foucault, assim como se assumiu, enquanto investimento metodológico, operar com algumas ferramentas da genealogia foucaultiana. Adotou-se como corpus de análise as constituições brasileiras, documentos infraconstitucionais e as legislações relacionados ao campo da Assistência Social. Dessa maneira, buscou-se compreender a trajetória de produção do discurso da vulnerabilidade social, enfatizando a própria constituição da referida terminologia, que foi percorrendo caminhos que vão desde o vínculo com a questão do direito internacional, penetrando na área da saúde e da temática da Aids/HIV, até adentrar as vias das condições socioeconômicas. Enfim, ao identificar, categorizar e atribuir uma nomeação de vulnerabilidade social a determinados indivíduos produzem-se esses sujeitos e uma população a ser conhecida, controlada, gerida e gerenciada.<hr/>This article aims at problematizing the process of producing speeches that point and constitute as social vulnerable certain part of child and teenagers' population in Brazil. Theoretical grounding was based on Michel Foucault's formulations, as well as some of Foucault's genealogy tools were assumed here as a methodological investment. We adopted as an analysis corpus the Brazilian constitution, infra-constitutional documents, and legislation related to Social Assistance. Thus, it was sought to understand the trajectory of the social vulnerability speech with highlights to the process of the referred terminology constitution itself . Starting point is related to its link to international rights issues, entering the thematic of health AIDS/HIV, until ingoing the paths of socioeconomic conditions. Finally by identifying, categorizing, and attributing social vulnerability tag to certain individuals, one produces these subjects who constitute a population to be known, controlled, operated, and managed. <![CDATA[IMAGENS DA DOCÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de constituição dos discursos que nomeiam e constituem determinadas crianças e/ou adolescentes no Brasil como vulneráveis sociais. Utilizou-se de uma fundamentação teórica pautada nas formulações de Michel Foucault, assim como se assumiu, enquanto investimento metodológico, operar com algumas ferramentas da genealogia foucaultiana. Adotou-se como corpus de análise as constituições brasileiras, documentos infraconstitucionais e as legislações relacionados ao campo da Assistência Social. Dessa maneira, buscou-se compreender a trajetória de produção do discurso da vulnerabilidade social, enfatizando a própria constituição da referida terminologia, que foi percorrendo caminhos que vão desde o vínculo com a questão do direito internacional, penetrando na área da saúde e da temática da Aids/HIV, até adentrar as vias das condições socioeconômicas. Enfim, ao identificar, categorizar e atribuir uma nomeação de vulnerabilidade social a determinados indivíduos produzem-se esses sujeitos e uma população a ser conhecida, controlada, gerida e gerenciada.<hr/>This article aims at problematizing the process of producing speeches that point and constitute as social vulnerable certain part of child and teenagers' population in Brazil. Theoretical grounding was based on Michel Foucault's formulations, as well as some of Foucault's genealogy tools were assumed here as a methodological investment. We adopted as an analysis corpus the Brazilian constitution, infra-constitutional documents, and legislation related to Social Assistance. Thus, it was sought to understand the trajectory of the social vulnerability speech with highlights to the process of the referred terminology constitution itself . Starting point is related to its link to international rights issues, entering the thematic of health AIDS/HIV, until ingoing the paths of socioeconomic conditions. Finally by identifying, categorizing, and attributing social vulnerability tag to certain individuals, one produces these subjects who constitute a population to be known, controlled, operated, and managed. <![CDATA[A "REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO" E O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de constituição dos discursos que nomeiam e constituem determinadas crianças e/ou adolescentes no Brasil como vulneráveis sociais. Utilizou-se de uma fundamentação teórica pautada nas formulações de Michel Foucault, assim como se assumiu, enquanto investimento metodológico, operar com algumas ferramentas da genealogia foucaultiana. Adotou-se como corpus de análise as constituições brasileiras, documentos infraconstitucionais e as legislações relacionados ao campo da Assistência Social. Dessa maneira, buscou-se compreender a trajetória de produção do discurso da vulnerabilidade social, enfatizando a própria constituição da referida terminologia, que foi percorrendo caminhos que vão desde o vínculo com a questão do direito internacional, penetrando na área da saúde e da temática da Aids/HIV, até adentrar as vias das condições socioeconômicas. Enfim, ao identificar, categorizar e atribuir uma nomeação de vulnerabilidade social a determinados indivíduos produzem-se esses sujeitos e uma população a ser conhecida, controlada, gerida e gerenciada.<hr/>This article aims at problematizing the process of producing speeches that point and constitute as social vulnerable certain part of child and teenagers' population in Brazil. Theoretical grounding was based on Michel Foucault's formulations, as well as some of Foucault's genealogy tools were assumed here as a methodological investment. We adopted as an analysis corpus the Brazilian constitution, infra-constitutional documents, and legislation related to Social Assistance. Thus, it was sought to understand the trajectory of the social vulnerability speech with highlights to the process of the referred terminology constitution itself . Starting point is related to its link to international rights issues, entering the thematic of health AIDS/HIV, until ingoing the paths of socioeconomic conditions. Finally by identifying, categorizing, and attributing social vulnerability tag to certain individuals, one produces these subjects who constitute a population to be known, controlled, operated, and managed.