Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-469820160004&lang=pt vol. 32 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DOSSIÊ: EXPANSÃO E DESAFIOS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ACESSO E EXPANSÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ALTA QUALIDADE NO BRASIL: OUTROS INDICADORES DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com foco na expansão e no acesso a cursos de graduação de alta qualidade avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Discute aspectos que favorecem a compreensão da avaliação da qualidade da educação superior e do debate sobre o Estado avaliador e o Estado regulador. Focaliza as bases epistemológicas e a disputa pela concepção de qualidade no Sinaes capazes de provocar alterações no caráter formativo-emancipatório atribuído à avaliação. A análise de quatro cursos com maior expansão e de alta qualidade, reiterada nos três ciclos avaliativos (2004-2012), evidencia que a ampliação desses cursos não se dá no mesmo ritmo da que ocorre de forma geral. A reflexão mostra também que o Enade se consolida como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.<hr/>ABSTRACT: The article presents partial results of research focused on the expansion and access to high quality undergraduate courses according to Sinaes. It discusses aspects that favor the understanding of the evaluation of quality of higher education and the debate concerning the evaluative state and the regulatory state. It approaches the epistemological basis and the dispute for the conception of quality in the Sinaes that are able to change the formative-emancipatory evaluation of the exam. The analysis of four courses with greater expansion, and the repeated high quality in the three evaluation cycles (2004-2012) indicates that the expansion of high quality courses does not occur the rhythm of the overall expansion. The reflection also demonstrates that the Enade has consolidated itself as an efficient quality metric but its association with other indicators is required. <![CDATA[POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL - O PROUNI E O FIES COMO FINANCIADORES DO SETOR PRIVADO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O estudo analisa a política de expansão da educação superior brasileira no período 2003-2014, tendo como ênfase a análise do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) como financiadores do setor privado. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa quanti-qualitativa, com consulta a fontes documentais e aos websites da Receita Federal do Brasil e do Senado Federal, para o levantamento de dados financeiros, e do Censo da Educação Superior, para obtenção daqueles referentes a matrículas e instituições de educação superior. O estudo evidenciou que uma política de expansão ocorreu tanto para o setor público quanto para o privado, e que este último recebeu substanciais incentivos governamentais, especialmente pelas vias do ProUni e do FIES, o que tem contribuído para a obtenção de lucro e a oferta de uma educação superior que dissocia o ensino de graduação da pesquisa e da extensão.<hr/>ABSTRACT: The study analyzes the expansion policy for Brazilian higher education in the period 2003 through 2014, emphasizing the analysis of ProUni and FIES as private sector financers. The methodological resources encompassed both quantitative and qualitative research procedures, consulting documental sources and the websites of the Department of Federal Revenue of Brazil and the Federal Senate to gather general financial data, and the website of the Higher Education Census to gather financial data about enrollments and higher education institutions. The study has evidenced that an expansion policy occurred for both private and public sectors, and that the private sector received substantial support from the Government, especially through the ProUni and FIES programs, which has contributed to the achievement of profit, while providing a higher education model that dissociates undergraduate education from research and extension activities. <![CDATA[PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL: TENSÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O texto analisa tensões, tendências e desafios da expansão e da produção do conhecimento nas universidades brasileiras, considerando as transformações no capitalismo globalizado e nas políticas para pesquisa e pós-graduação no Brasil. O estudo mostra que essa produção se tornou uma questão de Estado, sobretudo a partir dos anos 1990, em face da necessidade de aumento da competitividade empresarial e do país no cenário da globalização produtiva. A consolidação da pós-graduação, a criação dos fundos setoriais, assim como a ampliação do financiamento têm contribuído fortemente para a ampliação da produção de conhecimento, como evidenciam os indicadores sobre a produção científica do Brasil. Nesse contexto, o estudo aponta para mudanças significativas nas políticas, na expansão e na geração do conhecimento, especialmente em termos dos fins e do modus operandi da universidade e do trabalho acadêmico.<hr/>ABSTRACT: This paper analyzes the tensions, tendencies and challenges of the expansion and knowledge production in Brazilian universities, considering the changes in the global capitalism and in the policies for research and postgraduate studies in Brazil. The study shows that this production has become a matter of State, especially since the 1990s, due to the need to increase business and the country's competitiveness in the productive globalization scenario. The consolidation of postgraduate education, the creation of sector funds, as well as the expansion of funding for research, has strongly contributed to the expansion of knowledge generation, as the indicators about Brazilian scientific production has evidenced. In this context, the study points to significant changes in the educational policies, expansion and knowledge generation, especially in terms of the objectives and the modus operandi of the university and the academic work. <![CDATA[O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS NIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo analisa o processo de reconfiguração das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a partir da Reforma do Estado de 1995 no Brasil e, em especial, os limites e as possibilidades de enfrentamento das adversidades vivenciadas pela categoria docente provenientes das amarras impostas pelo modelo gerencialista. Identifica-se a cultura acadêmica como indutora de práticas predominantemente pragmáticas e competitivas, como também propiciadora do individualismo, da rivalidade entre os pares e da consequente fragilização do coletivo. Análises teóricas são articuladas a entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de IFES. Constata-se que o docente imerso nessa cultura tende a naturalizar essa lógica empreendedora e a considerar o espaço acadêmico primordialmente como um lugar de autonomia, criação e realização profissional, por vezes, sem uma análise mais crítica e profunda do cotidiano laboral e, sobretudo, sem um movimento de resistência com vistas à transformação desse contexto, colocando, portanto, em risco a sua saúde.<hr/>ABSTRACT: This article analyzes the Higher Education Federal Institutes (IFES) reconfiguration process from the 1995 State Reform and, in particular, the limits and possibilities of coping with the adversities experienced by the teachers' category, from the restrains imposed by the managerial model. The work has identified the academic culture as inductive mainly of pragmatic and competitive practices, as well as favoring individualism, rivalry among pairs and consequent collective weakening. Theoretical analysis are articulated to the semi-structured interviews, conducted with teachers from IFES. It is found that the teacher, immersed in this culture, tends to naturalize such entrepreneurial logic and consider the academy as a space for autonomy, creation and professional achievement, sometimes, without more critical and deeper analysis of the daily labor, especially without a resistance movement in order to change such context, putting their health in risk. <![CDATA[EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ESTADOS DO PARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo apresenta uma análise da expansão da educação superior em cursos de formação de professores em uma das possíveis organizações institucionais previstas pela Lei nº 9.394/1996, as universidades. Procura comparar a realidade dos estados do Pará e do Rio Grande do Norte, por meio de dados estatísticos, no período compreendido entre 2003 e 2010, a partir de consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados evidenciam que ainda prevalece a oferta majoritária de cursos de licenciatura nas universidades, considerando-se o número total de matrículas e vagas ofertadas, apesar da ampliação desses quantitativos em faculdades, centros universitários e institutos federais. Isso indica que a tarefa de formação de professores vem sendo assumida por instituições que não têm tradição nessa área.<hr/>ABSTRACT: The article presents an analysis of the expansion of higher education in teachers' education provided, in Brazil, by one of the possible academic organizations established by Law n. 9.394/1996 - the universities. It tries to compare the reality of the states of Pará and Rio Grande do Norte, based on statistical data from the database of the Anisio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), in the period between 2003 and 2010. The results have shown that the majority offer of teachers education undergraduate programs still prevails in universities, considering the total number of vacancies offered and enrollment, in spite of the growing expansion of such numbers in colleges, universitary centers and in the Federal institutes. This indicates that institutions that have no tradition in this area have assumed the task of teachers' education. <![CDATA[EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso.<hr/>ABSTRACT: The article reflects on Higher Education among the struggles led by the peasants' movement of education, from the trajectory of the Support Program Degrees in Rural Education (Procampo) in Brazil and in the State of Pará. The aim was to analyze the difficulties, challenges and expectations demanded by students to consolidate this course, through documentary survey and field research developed in Cametá Campus of the Federal University of Pará. The results indicated as difficulties the precariousness of the infrastructure for the development of the course and a short approach the university with social movements. As challenges, the study has identified the importance of the subjects to understand and assume the course particularities, and self-organization of students as a tool to consolidate the Course. And as expectations, the study has identified the need for the training offered differentiate itself from conventional practice, with emphasis on socio-cultural experiences and the institutional and social recognition of the course. <![CDATA[EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo apresenta uma análise da evasão no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como uma das suas referências o processo de expansão da educação superior na modalidade a distância, que se verificou a partir dos anos 1990. A análise dos dados disponíveis no Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) e no Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU/UFRN) resultou de pesquisa cujo objetivo foi conhecer o perfil dos estudantes evadidos no curso de Licenciatura em Física na UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pressuposto central da análise é a compreensão de que a permanência e a evasão são determinadas por vários elementos, o que exige das instâncias competentes o reconhecimento da necessidade de criar mecanismos e critérios de acompanhamento mais eficientes e transparentes para favorecer a permanência.<hr/>ABSTRACT: This paper presents an analysis of evasion at Universidade Aberta do Brasil (UAB), having as one of its references the process of expansion of higher education at distance learning, initiated from the 1990s. The analysis of the available data in the Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) and in Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU/UFRN) resulted from the research that aimed at knowing the profile of dropouts students of Physics at UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The central assumption of the analysis is that various factors determined the permanence and the evasion, which requires from competent authorities the recognition of the need to create mechanisms and more efficient and transparent monitoring criteria in order to favor the permanence. <![CDATA[A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo discute o processo de expansão da educação superior brasileira, considerando as demandas do capitalismo monopolista contemporâneo de predominância financeira. O texto é um estudo de caráter exploratório e sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias para a compreensão do tema, adotando uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Na sequência, o artigo discute o processo de mundialização do capital sob a predominância financeira, as expressões da mundialização no Estado brasileiro e a forma como se deu a expansão da educação superior nas últimas décadas no Brasil, considerando os setores público e privado. Especial atenção é dada para a produção de conhecimento mercantilizada, pelo impacto que tem provocado na cultura institucional universitária.<hr/>ABSTRACT: The paper discusses the process of expansion of Brazilian higher education, considering the demands of contemporary monopoly capitalism of financial dominance. The text is an exploratory study based on literature and document analysis of converging problems that are necessary to understand the subject by adopting a perspective of analysis that combines quantitative and qualitative aspects. In sequence, the paper discusses the capital globalization process under the financial dominance. The paper discusses how that process affects the Brazilian state and how it has oriented the expansion of higher education in recent decades in Brazil, considering the public and private sectors. Production of commodified knowledge has received a special attention as it has a significant impact in the university institutional culture. <![CDATA[A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA WEB OF SCIENCE: CARACTERÍSTICAS GERAIS E METODOLÓGICAS <strong><sup>1</sup></strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos.<hr/>ABSTRACT: The objective of this paper is to analyze the scientific production carried out on a decade of studies on internationalization of higher education. For this, the database ISI Web of Science/Knowledge was the source for research and selection of articles published about this subject from 2004 to 2013. In general, the analysis of selected articles has used a systematic review, focusing on methodological aspects used by the most cited articles in the academy. Results have shown an increasing number of studies in this area, the lack of consolidated research groups and the dispersion of publications in different journals. Moreover, the analysis of the most cited articles during that period indicates a relative balance between theoretical and theoretical-empirical studies, with the use of qualitative approach and the method of case study in theoretical-empirical articles being predominant. <![CDATA[FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ALINHAVANDO CONTEXTOS E TECENDO POSSIBILIDADES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vêm se tornando cada vez mais nucleares nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação e quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.<hr/>ABSTRACT: The debate involving the formation of teachers of Youth and Adult Education (YAE) is not recent. In recent decades, the formation and the professionalization of youth and adult educator is becoming more and more central in educational practices and theoretical discussions in the area. This article aims to think some questions that emerged from researches conducted on this theme, as an attempt to understand the constitution of this rich field and its clashes in the Brazilian context. Some of these questions are the need to have or not a trained professional to work in the YAE, the deadlocks that hamper this preparation, and the theoretical and methodological basis that are necessary for such formation. <![CDATA[Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400269&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Apresenta-se uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contém conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico se articulam. A análise documental realizada contemplou, inicialmente, as grades curriculares e os projetos de ensino de 123 cursos de três universidades públicas paulistas e, posteriormente, os projetos pedagógicos de seis cursos da área de exatas de uma dessas universidades. A análise dos currículos indicou a existência de disciplinas obrigatórias e optativas com ocorrência de TDIC, estas últimas, mais numerosas, em forma de: conteúdo computacional, conteúdo programático, conteúdo desvinculado da área educacional, recurso metodológico e tema de discussão. A análise dos projetos pedagógicos evidenciou os cursos de Matemática como aqueles que incluem a formação para o uso das TDIC, tendo como estratégia comum a articulação entre disciplinas, orientada ora pela racionalidade técnica, ora pela racionalidade prática.<hr/>ABSTRACT: This text presents a research that had as main objective to investigate whether the teacher's training, which will work on Basic Education, has included knowledge about Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) and under which pedagogical paradigm they are articulated. The documentary analysis initially included the curricula and teaching projects of 123 courses of three public universities from São Paulo state and, afterwards, the pedagogical projects of six Exact Science courses from one of these universities. Curricula analysis has indicated the existence of mandatory and optional disciplines with TDIC, the latter more numerous, in form of: computational content, curriculum, unbound content of the educational field, methodological resource and topic of discussion. Analysis of educational projects highlighted the mathematics courses as those that include training for the use of TDIC, with the articulation between disciplines as common strategy, guided either by the technical rationality or by the practical rationality. <![CDATA[A GOVERNANÇA EM REDE NA REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINEIRA: QUEM GOVERNA O QUÊ?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O propósito deste texto é examinar a lógica da governança em rede que vem sendo tecida nas políticas educacionais em Minas Gerais, no âmbito da educação básica, em decorrência da intensificação do uso de mecanismos gerenciais utilizados nas reformas estatais. Tomam-se como referência resultados de pesquisa documental que examinou o processo de instituição da agenda contratual na educação mineira e o seu aprofundamento com a abordagem do "Estado em Rede", abrangendo o período de 2003 a 2014. As evidências encontradas indicam que as modificações ocorridas, principalmente com a introdução da figura das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Púbico (OSCIPs), concorreram para uma alteração na forma de atuação do Estado, relativamente à educação básica, reordenando o seu papel, que passa a ser de regulador da regulação, caracterizando, assim, uma "metagovernança". Conclui-se apontando tensões que a abordagem em rede traz para a concretização de valores públicos como igualdade e cidadania.<hr/>ABSTRACT: The purpose of this paper is to examine the logic of network governance that has been adopted in education policy in Minas Gerais state, Brazil, in the context of basic education, as a result of the increased use of management mechanisms used in state reforms. For this purpose, we take as reference the results of documentary research institution that examined the process of contractual agenda in state education and its deepening as a result of the approach to the "State Network", covering the period 2003 to 2014. The evidence indicate that the alterations, especially with the insertion of the position of Civil Society Pubic Interest - OSCIPs, have contributed to a change in the form of state action with respect to basic education, reordering its role, which becomes a regulator of the regulation, thus characterizing a "meta-governance". It concludes highlighting the tensions that the network approach brings to the achievement of public values like equality and citizenship. <![CDATA[ANALISANDO O JOGO A PARTIR DA CONCEITUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Objetivamos identificar e analisar como professores, participantes da formação continuada da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, conceituam Jogo. Nosso estudo foi de abordagem qualitativo-descritiva, documental e de campo através da aplicação de um questionário aberto, e os dados foram tratados por análise de conteúdo. Identificamos diferentes conceitos acerca do jogo e analisamos o jogo na proposta curricular oficial da Rede, a qual se fundamenta na Abordagem Crítico-Superadora. A maioria dos professores entende o jogo a partir de conceitos funcionais (jogo como ferramenta para o ensino e como contribuição para a formação humana), tendo como principal categorização o lúdico. Entretanto, outras categorias surgiram: a coordenação motora, a interação/competição, o esporte, as regras, a formação do indivíduo. Concluímos que uma proposta curricular é uma importante referência conceitual para o professor e sua prática pedagógica. No entanto, esse professor também exerce certa autonomia ao entender e ensinar os conteúdos, como o caso do jogo, terminando por apresentar incongruências conceituais.<hr/>ABSTRACT: This study aimed to identify and analyse how Physical Education teachers, participants in the continued education process promoted by the Pernambuco state Secretary of Education, define game. For this purpose, we developed a qualitative-descriptive, documental and field study using an open questionnaire and treating the answers content analysis procedure. Regarding the theme, it was possible to identify that teachers presented different concepts about game. The concept of game was also analysed in the official curriculum, which is based on the Critical-Overcoming approach. Most participant teachers understand game based on functional concepts (games as a tool for teaching and as a contribution for the human formation), having the playful as main directive. However, other categories have emerged: motor coordination, interaction/competition, sports, rules, human education. We concluded that a curricular proposal is an important conceptual reference for the teachers and their pedagogical practice. However, the teacher also exerts a certain autonomy when understanding and teaching contents, like the case of game, often causing some conceptual inconsistencies. <![CDATA[O JOGO E A "ESCOLA NOVA" NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: MACEIÓ, 1927-1931]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fonte artigos publicados na Revista de Ensino (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um "ensino lúdico" centrado na criança.<hr/>ABSTRACT: This article aims to describe the discourses of Brazilian's intellectuals education, concerning the game at school, in the 1920s and 1930s. Therefore, the study has taken the articles published in the Revista de Ensino (1927-1931) as documental source. The work has comprised the investigation of about 24 issues, published in Brazil, specifically in Maceió/AL, in the period 1927-1931. This period reveals a time of profound transformation in Brazilian education, since it gave start to the inclusion of the New Education's theories in various states. Additionally, the analysis of mentioned documents allowed the construction of a narrative that contextualizes the game conceptions in school, according to the New Education's theories in Brazil. In addition, these conceptions have shown discourses about the game as an important didactic resource and a way of meeting the school subjects through a "playful learning" focused on the child's interests. <![CDATA[O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SOB O FOCO DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo relata pesquisa realizada sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) quanto à linguagem cartográfica. Trata-se de estudo qualitativo, como análise documental, avaliando a relação dos mapas com textos discursivos e atividades, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico assumiu uma concepção de Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas enquanto instrumentais metodológicos carreadores das relações de conteúdos com a especialidade geográfica. Os resultados evidenciaram que a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem incorreções e insuficiências, também na articulação de textos e atividades com mapas; e há incongruências entre a teoria e a prática quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia do Docente uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros dos alunos, uma perspectiva tradicional, informativo-descritiva.<hr/>ABSTRACT: The article relates a research about Geography textbooks for the last years of primary Brazilian school (6th to 9th years), regarding cartographic language. It is a qualitative assessed documental analysis on the relationship between the maps and the discursive texts and activities, focusing spatial citizenship consciousness. The theoretical referential have assumed Geographic Education as compromised with the citizenship; and the cartographic maps as methodological instruments conveying relations of contents to geographical spatiality. Results have revealed desirable trends of the cartographic contents within the sampled collection, but there remains a lack of improvement as to pedagogical articulation of texts and maps, and of those with activities. In addition, incongruities appear between theory and practice as to the concept of Geography in the Collection: the Teacher´s Guide states a more up-to-date understanding focused on the citizenship development, but student´s textbook shows a traditional informative-descriptive conception. <![CDATA[LETRAMENTO(S)/ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES DE ANGOLA E GUINÉ-BISSAU]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A Pesquisa em Rede sobre relações raciais, diversidade socio-cultural e interculturalidade em países de língua portuguesa analisa, pelo viés da Análise Crítica do Discurso, segundo Van Dijk, obras literárias, segundo Paulino e Cosson, manuais escolares, segundo Dionísio e Costa Val, e documentos oficiais relacionados a políticas linguísticas e culturais, segundo Calvet. Dessa forma, enfatiza diálogos sul/sul, segundo Santos e Meneses, e Munanga e Gomes, e cooperação horizontal entre países de língua portuguesa, partindo de orientações das Leis brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem o estudo da História e Cultura dos africanos e indígenas nas escolas brasileiras. Este texto apresenta duas investigações de mestrado que focalizam tensões entre língua oficial e língua(s) materna(s), nos processos de Letramento(s), em Angola e Guiné-Bissau, desenvolvidas por pesquisadores desses dois países, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, que apontam para possibilidades do ensino bilíngue.<hr/>ABSTRACT: The Network Research about racial relationships, sociocultural diversity and interculturality in Portuguese-speaking countries aims at analyzing, through the perspective of Critical Discourse Analysis, according Van Dijk, the literary works, according Paulino and Cosson, the school manuals according Dionisio, Costa Val and Marcuschi, and the official documents related to cultural and linguistic policies, according Calvet. Therefore, it emphasizes South/South dialogues, according Santos and others authors, and horizontal cooperation among Portuguese-speaking countries, based on the guidance of Brazilian laws 10.639/2003 and 11.645/2008, that establish the study of African and Indigenous peoples' history and culture at Brazilian schools. This text presents two Master course researches that focus on tensions between official language and mother tongues in literacy (ies) processes in Angola and Guinea-Bissau, developed by researchers from both countries at Faculty of Education of Federal University of Minas Gerais/Brazil, that indicate the possibilities of the bilingual education. <![CDATA[BOLONHA CIDADÃOS ANTES DA CIDADANIA!]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A Pesquisa em Rede sobre relações raciais, diversidade socio-cultural e interculturalidade em países de língua portuguesa analisa, pelo viés da Análise Crítica do Discurso, segundo Van Dijk, obras literárias, segundo Paulino e Cosson, manuais escolares, segundo Dionísio e Costa Val, e documentos oficiais relacionados a políticas linguísticas e culturais, segundo Calvet. Dessa forma, enfatiza diálogos sul/sul, segundo Santos e Meneses, e Munanga e Gomes, e cooperação horizontal entre países de língua portuguesa, partindo de orientações das Leis brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem o estudo da História e Cultura dos africanos e indígenas nas escolas brasileiras. Este texto apresenta duas investigações de mestrado que focalizam tensões entre língua oficial e língua(s) materna(s), nos processos de Letramento(s), em Angola e Guiné-Bissau, desenvolvidas por pesquisadores desses dois países, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, que apontam para possibilidades do ensino bilíngue.<hr/>ABSTRACT: The Network Research about racial relationships, sociocultural diversity and interculturality in Portuguese-speaking countries aims at analyzing, through the perspective of Critical Discourse Analysis, according Van Dijk, the literary works, according Paulino and Cosson, the school manuals according Dionisio, Costa Val and Marcuschi, and the official documents related to cultural and linguistic policies, according Calvet. Therefore, it emphasizes South/South dialogues, according Santos and others authors, and horizontal cooperation among Portuguese-speaking countries, based on the guidance of Brazilian laws 10.639/2003 and 11.645/2008, that establish the study of African and Indigenous peoples' history and culture at Brazilian schools. This text presents two Master course researches that focus on tensions between official language and mother tongues in literacy (ies) processes in Angola and Guinea-Bissau, developed by researchers from both countries at Faculty of Education of Federal University of Minas Gerais/Brazil, that indicate the possibilities of the bilingual education.