Scielo RSS <![CDATA[Lua Nova: Revista de Cultura e Política]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-644520140001&lang=en vol. num. 91 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>APRESENTAÇÃO</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Revisiting the brazilian 2nd reign elections</b>: <b>manipulation, fraud and violence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en As eleições ao longo do Império tendem a ser desqualificadas pelos cientistas sociais. A presença indiscriminada e constante de altas doses de manipulação, violência e fraude comprovariam a impossibilidade da implantação do governo representativo no Brasil oitocentista. O texto procura redefinir os termos desse debate discutindo os efeitos da legislação eleitoral sobre as práticas eleitorais no Brasil imperial. Mais especificamente, trato das Instruções de 1824, do Decreto de 1842 e da Lei de 1846 e suas implicações para o recurso à manipulação, à fraude e à violência nessas eleições. Mostro como a combinação entre esses elementos varia diretamente em função da alteração institucional. O principal problema enfrentado, a manipulação partidária da composição do corpo eleitoral, não comporta solução simples. A Lei de 1846 adota um modelo sofisticado e avançado para processar o problema. O insucesso do modelo, porém, aponta os limites de tais soluções institucionais.<hr/>Social scientists are prone to disqualify the elections held during the Brazilian Empire. Elections would be marked by the indiscriminate and constant presence of manipulation, fraud and violence. This characterization is offered as proving that the representative government could not work on Brazil. This paper is an attempt to question this view. The paper deals with the effect of electoral laws over the electoral practices during the Brazilian Empire. More specifically, I discuss the effects of the 1824 Instructions, the 1842 Decree, and the 1846 Law over the use of manipulation, fraud and violence on elections. I show how the combination among these three resources varies as a function of the legislation. The main problem, the partisan manipulation of the composition of the constituency, has no easy institutional solution. The model tried by the 1846 Law is sophisticated and advanced. Its failure shows the limits of institutional solutions to deal with party competition. <![CDATA[<b>Friendship and memory</b>: <b>Maria Isaura Pereira de Queiroz and Roger Bastide</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina os motivos que levaram Maria Isaura Pereira de Queiroz a envolver-se com um projeto de memória, voltado para a preservação e publicação das obras completas de seu mestre e amigo Roger Bastide, professor da Universidade de São Paulo entre 1938 e 1954, morto em 1974. A correspondência de Maria Isaura à viúva e à filha de Bastide, datada de 1975 a 1989, evidencia os esforços empreendidos pela socióloga, assim como as adversidades políticas e financeiras que enfrentou para a realização do projeto que não logrou concluir.<hr/>The article examines the reasons that motivated Maria Isaura Pereira de Queiroz to become involved with the memory project aimed at the preservation and publication of the complete works of her master and friend Roger Bastide, professor at the University of São Paulo from 1938 to 1954, who died in 1974. Maria Isaura's letters to Bastide's widow and daughter written from 1975 to 1989 reveal the efforts undertaken by her as well as the difficulties she faced carrying out a project that remained unfinished. <![CDATA[<b>On Iris Young's concept of responsibility</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Iris Young, em trabalho publicado postumamente, trouxe importante contribuição para a teoria da justiça social a partir do conceito de responsabilidade e do que chamou de "modelo de conexão social", onde recupera o indivíduo e sua responsabilidade diante da injustiça ao analisar as diversas formas de relação do indivíduo com a estrutura social. O artigo em questão examinará os principais construtos teóricos de Iris Young, analisará as relações que a autora propõe entre sujeito e estrutura, o valor heurístico de suas teses e os limites por ela apresentados. Em seu decorrer, o artigo mostrará a distinção entre culpa e responsabilidade, discutirá a noção de responsabilidade vis-à-vis a estrutura social e descreverá o modelo de conexão social proposto por Iris Young.<hr/>Iris Young, in a work published posthumously gave an important contribution to the theory of social justice based on the concept of responsibility and of what she called "model of social connection", which retrieves the individual and their responsibility as far as injustice is concerned, in order to analyze the various forms of the individual relationship to the social structure. The article in question will examine the main theoretical constructs of Iris Young, it will analyze the relationships that the author proposes between subject and structure, the heuristic value of their theses and their limits. The article initially show the distinction between guilt and responsibility, will pass to the discussion of the concept of responsibility vis-à-vis the social structure, and describe the social connection model proposed by Iris Young. <![CDATA[<b>The first years of the Frankfurt School in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nosso objetivo neste artigo é mostrar o que consideramos ser a primeira fase do processo de recepção da Escola de Frankfurt no Brasil, com ênfase na produção de alguns intelectuais brasileiros, pioneiros nesse processo não apenas como tradutores e divulgadores da teoria crítica, mas também como intérpretes da realidade nacional. Esse período histórico foi marcado ao mesmo tempo pela repressão do regime militar, pela consolidação da indústria cultural e pelo crescimento das ciências sociais no país. Apontamos para a importância de intelectuais como José G. Merquior, Roberto Schwarz, Gabriel Cohn e Flávio Kothe, que, em diferenciadas nuances teóricas, iniciaram a recepção das ideias frankfurtianas no Brasil e sua imersão em nosso contexto intelectual. Apontamos ainda as dificuldades de compreensão de um modelo de pensamento bastante complexo.<hr/>Our purpose in this article is to show what we consider to be the first phase of the reception of the Frankfurt School in Brazil with emphasis on the production of some Brazilian scholars who were the pioneers in this process, not only as translators and publishers of the critical theory, but also as interpreters of the national reality. This period of history, was marked by the repression of the military regime, by the consolidation of the culture industry and at the same time the increase of the Social Sciences in the country. We point out the importance of scholars such as José Guilherme Merquior, Roberto Schwarz, Gabriel Cohn and Flávio Kothe, who in different theoretical nuances began to receive frankfurter ideas in Brazil and began its immersion in our intellectual context. We also point out yet the difficulties in understanding a very complex thought model. <![CDATA[<b>The limit of normativity in Ernesto Laclau's political theory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho consiste num esforço analítico que pretende refletir sobre o terreno da normatividade em teoria política baseada na ontologia política presente na teoria do discurso de Ernesto Laclau. Nesse sentido, nosso objetivo principal é discutir criticamente as possibilidades normativas para a teoria política em geral a partir de uma teoria política pós-fundacional específica. Partimos da discussão que estabelece que o pensamento político de Laclau deve ser tomado de um ponto de vista teórico e não como uma abordagem de filosofia política. Isso supõe uma aplicabilidade analítica, baseada em práticas políticas reais, que pode ser útil (com todas as limitações existentes como iremos explorar neste texto) para pensar sobre normatividade na política. Exploramos, a seguir, as noções de Laclau de ideologia e discurso, antagonismo e deslocamento. A partir da análise desses conceitos, estabelecemos os limites para se pensar a normatividade na teoria política de acordo com a teoria do autor.<hr/>The present work consists in an analytical effort in order to reflect on the normativity terrain in political theory from the political ontology presents in Ernesto Laclau's discourse theory. In this sense, our main purpose is to critically discuss the normative possibilities for the political theory in general from a specific post-foundational political theory. We depart from a discussion, which establishes that Laclau's political thought should be seen from a theoretical point of view and not as political philosophy enterprise. This supposes an analytical applicability based on actual political practices that can be useful (with all limitations as we shall explore in this text) to think about normativity in politics. The next steps toward our main purpose are to explore Laclau's notions of ideology and discourse, antagonism and dislocation. Thereafter exploring these concepts we are able to establish the limits to think normativity in political theory according to the author's theory. <![CDATA[<b>Meanings of the crisis</b>: <b>literature and social process in two brazilians novels, Fogo morto and Cidade de Deus</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aproxima os romances Fogo morto (de 1943), de José Lins do Rego, e Cidade de Deus (de 1997), de Paulo Lins, explorando a hipótese de que, ao figurarem aspectos de processos de crise social, as narrativas acionem a violência como mediação privilegiada das relações entre os indivíduos e destes com o Estado. Nesses termos, os conflitos em torno da autoridade e do poder estabelecem os nexos entre forma literária e processo social, possibilitando uma análise dos limites à efetivação dos direitos sociais e, consequentemente, da afirmação da igualdade como princípio regulador da vida republicana brasileira.<hr/>This paper approaches the novels Fogo morto (1943) by José Lins do Rego and Cidade de Deus (1997): a novel by Paulo Lins to explore the hypothesis that the narratives deals with aspects of processes of social crisis and, by doing so, trigger violence as privileged mediation of relations between these individuals and the state. Accordingly, the conflicts over authority and power establish the connections between literary form and social process, enabling to analyze the boundaries to the effectiveness of social rights and, consequently, the statement of equality as a regulatory principle of the Brazilian republican life. <![CDATA[<b>Marx and the others</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como Marx e Engels apreendem as outras formas de organização política e social? Eram os autores eurocêntricos? Para abordar tais críticas e eventuais insuficiências, faz-se necessário um estudo dos textos de Marx e Engels, cujos temas vão além da Europa Ocidental. Escritos bastante numerosos e diversos, tendo sido questões pensadas ao longo de suas vidas, desde a investigação sobre as formas sociais pré-capitalistas e os fatores da evolução social já em A ideologia alemã, em 1845-1846, aos Cadernos etnológicos de Marx, de 1880-1882, passando pelos inúmeros artigos, cartas e comentários, nos quais Marx e Engels analisam situações concretas acerca da Índia, Irlanda, China, Estados Unidos, América Latina, entre outras.<hr/>How did Marx and Engels apprehend others forms of social and political organization? Were the authors Eurocentric? To work those critics and eventual insufficiencies, a study of the Marx and Engels' texts about non-European themes is made necessary. Varied and numerous writings, those questions being thought during all life, from the investigation about the pre-capitalists social forms and the factors of the social evolution in The German ideology in 1845-1846 to the Ethnological notebooks of Marx in 1880-1882, passing by the in-countless letters, commentaries and articles on which Marx and Engels analyze concrete situations about India, Ireland, China, United States, among others. <![CDATA[<b>"The jaguar ate the suspect"</b>: <b>on the rule of law in the brazilian state of Acre (1980s-2000s)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo propõe uma reflexão sobre uma característica central do Estado moderno e da democracia contemporânea: o Estado de Direito - ou rule of law -, considerando elementos empíricos do contexto social e político do estado do Acre. De modo mais específico, indicamos e analisamos situações ocorridas nesse estado, durante as décadas de 1980, 1990 e 2000, para compreender como dimensões do rule of law podem ser descritas e observadas na realidade empírica. A hipótese com a qual trabalhamos neste artigo é a de que apenas a partir do final da década de 1990 surge no Acre a "pretensão ao rule of law", que indica uma disposição geral para implantar a "regra do direito" como regra política universal.<hr/>This paper proposes a reflection on a central characteristic of modern State and modern democracy: the Estado de Direito - or rule of law - considering empirical elements of the social and political context of the state of Acre. More specifically, we indicate and analyze several situations that occurred in this state, during the 1980s, 1990s and 2000s, in order to understand how dimensions of the rule of law could be described and observed in the empirical reality. The hypothesis which we work with is that only at the end of the 1990's a "pretension to the rule of law" emerges in Acre, what indicates a general disposition to implement the "rule of law" as a universal political rule. <![CDATA[<b>San Francisco and the new economy of desire</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa desenvolvida durante sete meses em San Francisco, Estados Unidos, a qual se associa a outra em andamento na capital paulista desde 2007. Busca sintetizar como o uso de sites e aplicativos em busca de parceiros amorosos e sexuais constitui um fenômeno de transformação tecnológica e comportamental que se relaciona com profundas transformações econômicas no trabalho e na organização do espaço urbano. Assim reconstitui historicamente e analisa em termos sociológicos essas conexões em uma das cidades em que elas são mais visíveis. O objetivo é trazer elementos históricos, etnográficos, teóricos e conceituais para compreender a nova realidade sociotecnológica em que vivemos, que tem transformado o erotismo, a sexualidade e a moral a ela relacionada.<hr/>This paper presents preliminary reflections about a research conduced during seven months in San Francisco, USA, which is also associated to one developed in São Paulo, Brazil, since 2007. It aims to synthetize how the use of sites and apps in the search for love and sexual partners constitutes a technological and comportamental phenomenon associated with deep economic, work and urban transformations. Therefore, it reconstitutes historically these connections and analyses them sociologically in one of the cities where they are more visible. The objective is to bring historical, ethnographic, theoretical and conceptual elements to understand the new socio-technical reality, in which we live, the same that has transformed the sphere of eroticism, of sexuality and of the morality related to them.