Scielo RSS <![CDATA[Lua Nova: Revista de Cultura e Política]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-644520180001&lang=pt vol. num. 103 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<strong>CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DO NACIONALISMO JAPONÊS RECENTE</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa o fortalecimento de discursos nacionalistas no Japão a partir da década de 1990, bem como suas repercussões internas e externas. Embora seja comum interpretar esse nacionalismo como um mecanismo psicológico de compensação para lidar com a “ansiedade” deflagrada pela crise econômica que passou a afetar a sociedade japonesa na época, este trabalho argumenta que podemos compreender melhor o fenômeno como o resultado de mudanças recentes nas condições estruturais mais amplas da sociedade japonesa. Serão discutidos dois fatores estruturais em particular: no âmbito interno, o cenário político-partidário japonês, e, no âmbito externo, a posição do Japão no contexto do leste asiático, tendo em vista especialmente sua interação com a China e com a Coreia do Sul.<hr/>Abstract This article examines the intensification of nationalist discourses in Japan since the 1990s and their effects at both the domestic and the international level. Although this trend is often interpreted as a psychological mechanism to compensate for the “anxiety” provoked by the economic crisis that started in Japan during this period, it is argued that this process is better understood as the result of recent changes in the more encompassing structural conditions pervading Japanese society. Two of these conditions merit special attention: at the domestic level, Japanese party politics, and at the international level, Japan’s position in the East Asian regional context, particularly in regard to China and South Korea. <![CDATA[LA VIDA DE DOMINGUITO: CIDADANIA, PATERNIDADE E GUERRA EM DOMINGO FAUSTINO SARMIENTO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo analiza La vida de Dominguito (1886) de Domingo Faustino Sarmiento, biografía del hijo adoptivo, Domingo Fidel Sarmiento, muerto en la Guerra del Paraguay. La vida de Dominguito está ligada a la última etapa de la trayectoria intelectual y política de Sarmiento y escenifica el lugar central de la Guerra del Paraguay en el proceso de consolidación del Estado nacional argentino. La vida de Dominguito es examinada en relación con los textos biográficos, autobiográficos y pedagógicos de Sarmiento. La biografía del hijo revela los desafíos en el proceso de consolidación nacional, el papel central que Sarmiento adjudica a las élites militares e ilustradas y las tensiones de su ideal democrático de educación. El foco del análisis es la representación del acceso precoz del hijo a la ciudadanía, a partir de tres modalidades fundamentales: el sufragio, las armas y las letras. En la conclusión, se reflexiona sobre el sentido histórico-político de la paternidad, la infancia y la filiación.<hr/>Resumo Este artigo analisa La vida de Dominguito (1886), de Domingo Faustino Sarmiento, biografia de seu filho adotivo, Domingo Fidel Sarmiento, morto na Guerra do Paraguai. La vida de Dominguito está ligada à última etapa da trajetória intelectual e política de Sarmiento e revela o lugar central da Guerra do Paraguai no processo de consolidação do Estado nacional argentino. La vida de Dominguito é examinada em relação aos textos biográficos, autobiográficos e pedagógicos de Sarmiento. A biografia do filho revela os desafios no processo de consolidação nacional, o papel central que Sarmiento adjudica às elites militares e letradas, e as tensões de seu ideal democrático de educação. O foco da análise é a representação do acesso precoce do filho à cidadania a partir de três modalidades fundamentais: o sufrágio, a iniciação às armas e às letras. A conclusão, inclui uma reflexão sobre o sentido histórico-político da paternidade, a infância e a filiação.<hr/>Abstract This article examines La vida de Dominguito (1886), by Domingo Faustino Sarmiento, the biography of his adopted son, Domingo Fidel Sarmiento, who died in the Paraguayan War. La vida de Dominguito is linked to the last period of Sarmiento’s intellectual and political life, and reveals the centrality of the Paraguayan War in the Argentinian process of national consolidation. This article considers La vida de Dominguito in relation to Sarmiento’s biographies, autobiographies and pedagogical texts. His son’s biography reveals the challenges in the process of national consolidation, the central role he adjudicates to the military and lettered elites and the tensions of his democratic ideal of education. The analysis focuses on the representation of his son’s precocious access to citizenship through three different channels: the vote, the military and education. Finally, it reflects on the historical and political signification of paternity, childhood and filiation. <![CDATA[<strong>RAYMUNDO FAORO E AS LINHAGENS DO PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo parte da hipótese formulada por Gildo Marçal Brandão sobre a existência de “linhagens do pen samento político brasileiro”, em especial a que denominou “idealismo constitucional”, composta por autores que iden tificariam na suposta centralização política e administrativa do Estado luso-brasileiro o cerne explicativo da má forma ção social brasileira; em consequência, proporiam medidas políticas descentralizadoras e economicamente liberalizan tes. Segundo Brandão, Raymundo Faoro seria um dos maio res exemplos desta linha de reflexão sobre o Brasil. Visando discutir essa tese, em termos sucintos argumentamos que há elementos na obra de Faoro que o aproximam desta linha de argumentação, mas há outros que dela o afastam, permi tindo reinterpretar o sentido da sua contribuição ao pensa mento político social e brasileiro e, por consequência, seu lugar nele.<hr/>Abstract The article starts with the hypothesis formulated by Gildo Marçal Brandão on the existence of “lineages of Brazilian political thought”, in particular the one he called “constitutional idealism”, which is composed of authors who would find in the supposed polit ical and administrative centralization of the Portuguese-Brazilian State the main explanatory point of Brazilian social malformation and, consequently, would propose decentralization and economically liberal political measures. According to Brandão, Raymundo Faoro would be one of the main examples of this line of thought on Brazil. In brief terms, we argue that there are elements in Faoro’s work that approximate his ideas to this line of argumentation, but also ele ments that differ from it, allowing for reinterpreting the meaning of his contribution to Brazilian social and political thought and, consequently, its place in it. <![CDATA[A LINHAGEM CULTURALISTA DA SOCIOLOGIA DO FUTEBOL BRASILEIRO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto procuramos apresentar a linhagem culturalista da sociologia do futebol brasileiro e demonstrar a durabilidade histórica das ideias-força caras a essa “família intelectual”. Também temos por objetivo restituir algumas das relativas particularidades analíticas inerentes a essa linhagem, bem como apontar alguns efeitos sociais da circulação dessas ideias na lógica de reiteração da identidade nacional. O texto foi dividido em três atos: no primeiro, revisitamos, em linhas gerais, o empreendimento fundador de Gilberto Freyre e Mário Filho no tocante à intepretação culturalista do futebol brasileiro; no segundo, recuperamos o modelo teórico de DaMatta e defendemos o caráter sistematizador de suas análises no âmago dessa “família intelectual”; e, no terceiro, fornecemos algumas pistas acerca da rotinização dessa leitura culturalista do futebol no Brasil e de sua repercussão naturalizada nesta sociedade.<hr/>Abstract In this paper, we seek to present the culturalist lineage of the Brazilian Soccer Sociology and demonstrate the historical endurance of force-ideas crucial to this “intellectual family”. We also aim to restore some of the relative analytical peculiarities inherent to this lineage, as well as to point out some social effects of the circulation of these ideas in the logic of national identity reiteration. The text is divided into three acts. In the first, we revisited in general lines the founding enterprise of Gilberto Freyre and Mário Filho regarding the culturalist interpretation of Brazilian football; in the second, we recover the theoretical model of DaMatta and defend the systematizing character of its analysis at the heart of this “intellectual family”; and, in the third, we provide some clues on the routinization of this culturalist reading of football in Brazil and its naturalized repercussion in this society. <![CDATA[<strong>O CONCEITO DE ESFERA PÚBLICA JURÍDICA E A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COTAS RACIAIS NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de esfera pública jurídica nas produções de Jürgen Habermas e exemplificá-lo através do mecanismo institucional das audiências públicas do Supremo Tribunal Federal, tratando, ao final, da audiência sobre a constitucionalidade das cotas raciais para ingresso no ensino superior. Apresentamos o conceito habermasiano buscando explicar uma arena institucional com um diferente potencial democrático deliberativo no interior do Judiciário, bem como melhor compreender as trocas de energia social que podem influenciar posicionamentos nos centros decisórios jurisdicionais.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to present the concept of legal public sphere in Jürgen Habermas’ work, exemplifying it through the institutional mechanism of public hearings that occur within the Brazilian Supreme Court, ultimately discussing the public hearing on the constitutionality of racial quotas for admission to higher education. We present this Habermasian concept seeking to explain an institutional arena with a different deliberative democratic potential within the Judiciary, as well as to better understand the social energy exchanges that can influence positionings in judicial decision-making centers. <![CDATA[<strong>CONSUMINDO COMO UMA GAROTA: SUBJETIVAÇÃO E EMPODERAMENTO NA PUBLICIDADE VOLTADA PARA MULHERES</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo explora o uso de temas feministas na publicidade contemporânea, com ênfase na apropriação publicitária da noção de “empoderamento”. A análise desse “feminismo da mercadoria” demonstra que, a despeito de potenciais aspectos emancipatórios, os usos publicitários do conceito de empoderamento revelam um sentido individualizante que se afina ideologicamente com o ethos do capitalismo tardio e com formas de subjetivação que enfatizam a autoconsciência, o autogoverno, a independência, o sucesso individual e a liberdade para fazer escolhas. Tal inflexão destoa dos compromissos coletivistas com transformações estruturais antes atrelados ao conceito pelo feminismo de segunda onda. Se o slogan feminista de que “o pessoal é político” vinculava a autotransformação individual à transformação social, a proposta de empoderamento veiculada no femvertising esvazia aqueles compromissos através da sugestão implícita de que “o político é pessoal”. O artigo ilustra tais argumentos com o exame de uma campanha publicitária promovida pela marca de absorventes Always, enfatizando como a dimensão política do feminismo de segunda onda, presente em reflexões como as de Carol Gilligan e de Iris M. Young, pode ser apropriada de forma a compatibilizá-la ao ethos neoliberal e suas formas específicas de subjetivação.<hr/>Abstract In this paper we explore the use of feminist themes in contemporary advertisement campaigns, emphasizing their appropriation of the notion of empowerment. The analysis of this “commodity feminism” shows that, despite its potential emancipatory aspects, the uses of the notion in advertisement reveal an individualizing meaning that is ideologically compatible with the ethos of late capitalism and with forms of subjectivation that emphasize self-consciousness, self-government, independence, individual success, and freedom to choose. Such conception is at odds with the collective commitment to structural changes that characterized the notion of empowerment developed by second wave feminists. If the feminist slogan according to which “the personal is political” linked individual self-transformation to social transformation, the idea of empowerment advanced in femvertising negates that commitment to structural changes by implying that “the political is personal”. We illustrate these arguments with the analysis of an advertising campaign developed by the brand Always. Here we show how the political dimension in theories of second wave feminists such as Carol Gilligan and Iris M. Young can be appropriated in a way that make their ideas compatible with a neoliberal ethos and their specific forms of subjectivation. <![CDATA[<strong>A CONCEPÇÃO HOLÍSTICA E PROCESSUAL DE TEMPO DE NORBERT ELIAS</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990), em suas reflexões sobre o tempo, definiu-o como um símbolo social e relacional, integrante de uma quinta dimensão simbólica, a da experiência, ou consciência humana. Tal imagem eliasiana de um universo pentadimensional se apoiou no reconhecimento da interdependência e imbricação mútua entre os níveis físico, biológico, social e individual, sem o qual - para esse autor - o enigma que envolve o conceito de tempo continuaria sem solução. Assim, Elias propôs uma síntese, de caráter processual, que conectasse numa unidade os pares dicotômicos que tradicionalmente tinham - e ainda têm - permeado as abordagens filosóficas sobre o tempo: tempo objetivo e subjetivo, tempo da natureza e da consciência, tempo físico e social, tempo cosmológico e fenomenológico etc. Este texto explora criticamente os fundamentos da concepção eliasiana do tempo, em sua abordagem holística e processual, bem como alguns de seus possíveis desdobramentos na compreensão desse conceito pelas diversas áreas do conhecimento.<hr/>Abstract The German sociologist Norbert Elias (1897-1990) defined time as a social and relational symbol, belonging to a fifth symbolic dimension, the human experience or consciousness. This eliasian image of a five-dimensional Universe is based on the understanding of the interdependency and mutual overlap among the physical, biological, social, and individual levels of integration, without which, the enigma surrounding the concept of time would remain without a solution for this author. Thus, Elias proposed a procedural synthesis that connects as a unit the dichotomous pairs that traditionally - and still - permeate the philosophical approaches about time: subjective and objective time, time of nature and time of consciousness, physical and social time, phenomenological and cosmological time, etc. This article critically examines the foundations of the eliasian idea of time in its holistic and procedural approach, as well as some of the possible outcomes in the understanding of this concept by different areas of knowledge. <![CDATA[<strong>O MARCO INSTITUCIONAL DA POLÍTICA URBANA NA ESPANHA E APONTAMENTOS COMPARATIVOS COM O BRASIL</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O marco institucional da política urbana compreende normas que regulam o uso do solo, o ordenamento territorial e as competências dos diferentes níveis de governo. Na Espanha temos o governo central, as comunidades autônomas (comparáveis aos estados no Brasil) e os ayuntamientos (correspondentes às prefeituras). Esta análise ainda inclui a Ley de Suelo e os Planes de Ordenación Urbana, tomados como referência privilegiada para que o estudo não se limite aos aspectos normativos do arranjo institucional. Apesar das diferenças e aspectos particulares, a análise comparada do cenário espanhol com o arranjo institucional da política urbana no Brasil permite identificar impasses comuns, como a presença hegemônica de um ideário mercantil da cidade e concepções de gestão urbana que disseminam as teses do empresariamento urbano.<hr/>Abstract The institutional framework of urban policy includes norms that regulate the actions of the State regarding land use, territorial planning and the competences of varying levels of government. In Spain, we have the central government, the comunidades autônomas (like the states in Brazil) and the ayuntamientos (local government). This analysis also includes the Ley de Suelo and Master Plans, taken as a privileged reference so that the study is not limited to the normative aspects of the institutional framework. Despite the differences and distinct aspects, this comparative analysis between Spain and the Urban Policy in Brazil allows us to identify common impasses, such as the hegemonic presence of a mercantile ideology of the city and urban management concepts that have spread the theses of urban entrepreneurship. <![CDATA[IMPACTOS DA JUSTIÇA TRANSICIONAL SUL-AMERICANA NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452018000100261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo consiste em examinar como o envolvimento gradual do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) nas questões de justiça transicional sul-americanas contribuiu para moldar parâmetros institucionais e normativos do sistema regional de direitos humanos. Serão analisados os principais movimentos da trajetória institucional dos órgãos interamericanos e os casos considerados paradigmáticos. Os resultados indicam que, na temática da justiça transicional, a atuação interamericana revela uma abordagem mais inovadora da proteção dos direitos humanos ao suscitar interpretações expansivas da Convenção Americana de Direitos Humanos, norma da qual se derivam poderes e competências conferidos pelos Estados-partes do SIDH.<hr/>Abstract The aim of this article is to examine how the gradual involvement of the Inter-American Human Rights System (IAHRS) in South American transitional justice issues has contributed to shape institutional and normative parameters of the regional human rights system. It analyzes the main movements of the institutional trajectory of Inter-American bodies and the cases considered paradigmatic. The results indicate that, in the area of transitional justice, the Inter-American role presents a more innovative approach to the protection of human rights by raising expansive interpretations of the American Convention on Human Rights, a norm from which powers and competences originate, being conferred by the States members of the IAHRS.