Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências Sociais]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-690920090001&lang=en vol. 24 num. 69 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The totemic fetish of male sexuality</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The growth of precarious work</b>: <b>a global challenge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Social economics and collective work</b>: <b>theories and realities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto consiste em um balanço sobre estudos relacionados com a economia solidária a partir de três objetivos. Em primeiro lugar, busca delimitar a discussão teórica sobre o tema, abarcando tanto os que a entendem como o prenúncio de um processo de transformação social, como aqueles que têm uma visão mais crítica do fenômeno, enfatizando seu caráter efêmero. Em segundo lugar, a autora debruça-se sobre o exemplo argentino, uma das experiências mais interessantes de difusão do cooperativismo como fenômeno social expressivo nos primeiros anos da presente década. Por fim, propõe-se uma análise da experiência brasileira com base em alguns balanços nacionais. As considerações finais sublinham a complexidade do fenômeno e a impropriedade de se pensar em termos dualistas, seja no sentido de suas potencialidades, seja no de seus limites.<hr/>This text is a balance of current studies on Social Economy, with three goals in mind: Firstly, it seeks to set out a profile of theoretical discussions, examining those authors who consider Social Economy a process of social transformation or those who emphasize the ephemeral character of economic units inside this sector; secondly, it analyses the Argentinean experience, one of the most important social phenomenon in the first years of the current decade; finally, based on some balances on the national level, it looks at the Brazilian experience. The final considerations underline the complexity of the Social economy phenomenon, criticizing dualistic analyses, which emphasize either its potentialities or its limits.<hr/>Ce texte est un bilan des études liées à l'économie solidaire. Il a été conçu à partir de trois objectifs. Le premier consiste à délimiter la discussion théorique sur le thème, en y incluant aussi bien ceux qui la comprennent comme l'annonce d'un processus de transformation sociale, ainsi que ceux qui ont une approche plus critique du phénomène, en mettant l'accent sur son caractère éphémère. L'auteur se penche ensuite sur l'exemple argentin, une des expériences les plus intéressantes de diffusion du coopératisme en tant que phénomène social expressif des premières années de la décennie actuelle. Finalement, une analyse de l'expérience brésilienne est proposée, sur la base de quelques bilans nationaux. Les considérations finales mettent l'accent sur la complexité du phénomène et l'impropriété de penser en termes dualistes, soit dans le sens de ses potentialités, soit de ses limites. <![CDATA[<b>Social networks of the organized crime</b>: <b>a perspective of the new economic sociology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda as redes sociais relacionadas com o crime organizado no Brasil. A análise apóia-se nos aportes teóricos e metodológicos de dois dos mais importantes movimentos teóricos da sociologia contemporânea: a análise de redes e a nova sociologia econômica. A empreitada analítica guia-se pela hipótese de que a melhor apreensão do crime organizado é aquela que o tome como um processo situado em um continuum que vai da atividade legal até o evento delituoso. Assenta-se sobre a base empírica da narrativa sociológica, fornecida pelos relatórios de operações desenvolvidas pela Polícia Federal nos últimos três anos e por uma pesquisa já concluída sobre as quadrilhas especializadas no roubo a bancos no interior do Nordeste.<hr/>This article deals with social networks, directly or indirectly, linked to the organized crime in Brazil today. The analysis is based on the theoretical and methodological contributions of two of the most important theories in contemporary sociology: the analysis of networks and the new economic sociology. This analytic task is guided by the hypothesis that the best way to understand organized crime is one that takes it as a process situated on a continuum that goes from lawful activity to the criminal act. The empiric basis on which this sociological narrative is founded is supplied by the written reports of operations carried out by the Federal Police in the last three years and by a research already concluded on gangs specialized in robbing banks in the countryside of the Brazilian Northeast.<hr/>L'article propose une approche des réseaux sociaux liés au crime organisé au Brésil. L'analyse s'appuie sur les apports théoriques et méthodologiques de deux des plus importants mouvements théoriques de la sociologie contemporaine: l'analyse des réseaux et la nouvelle sociologie économique. Cette tâche analytique est guidée par l'hypothèse selon laquelle la meilleure compréhension du crime organisé est celle qui le considère en tant que processus situé dans un continuum qui s'étend de l'activité légale à l'évènement délictueux. Ce travail s'appuie sur la base empirique de la narrative sociologique, fournie par les rapports des enquêtes effectuées par la Police Fédérale au cours des trois dernières années, ainsi que sur les résultats d'une recherche que nous avons développé sur les groupes de braquage de banques à l'intérieur du Nordeste brésilien. <![CDATA[<b>From a shack to a house</b>: <b>time, space, and value(s) in a consolidated family</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma análise etnográfica do fenômeno da consolidação de favelas no Rio de Janeiro contemporâneo, concebido aqui como resultado da justaposição de dois processos sócio-históricos aparentemente contraditórios: (1) a substituição, pelo Estado, de programas de remoção por programas de urbanização, que deu origem um boom na construção civil, e à mercantilização sem precedentes do espaço das favelas; (2) a apropriação do espaço da favela pelo tráfico de drogas, que (re)produz e reforça as fronteiras físicas, sociais e simbólicas entre a favela e o dito "asfalto". Esse contexto é aqui explorado a partir de uma concepção da casa como fato social total: a passagem do barraco de estuque à casa de alvenaria (convertida cada vez mais em "fortaleza") torna legível a maneira pela qual o espaço da favela, e sobretudo da casa, constitui-se como processo, projeto de futuro e instância produtora de valores - tanto monetários como subjetivos.<hr/>The article consists of an ethnographic analysis of the favela consolidation in contemporary Rio de Janeiro, understood here as a result of the juxtaposition of two seemingly contradictory socio-historical processes: (1) the replacement of favela removal programs by urbanization programs and projects, giving rise to a recent construction boom in the favelas and to an unprecedented commoditization of their space; (2) the appropriation of the space of the favelas by the drug trade, which (re)produces and reinforces the physical, social, and symbolic boundaries between the favela and the so-called "asphalt." This context is explored through a conception of the house as a total social fact: the transition from the stucco shack to the masonry house (increasingly converted into a "fortress") renders the space of the favela and particularly of the house as process, future project, and a source of value, both economic and subjective.<hr/>Cet article propose une analyse ethnographique du phénomène de la consolidation de favelas dans la ville de Rio de Janeiro contemporaine, conçue, dans ce cas, comme le résultat de la juxtaposition de deux processus socio-historiques apparemment contradictoires: (1) la substitution par l'État de programmes de suppression par des programmes d'urbanisation, qui a été à l'origine du boom dans la construction civile, et de la mercantilisation sans précédents de l'espace des favelas; (2) l'appropriation de l'espace de la favela par le trafic de drogues, qui (re)produit et renforce les frontières physiques, sociales et symboliques entre la favela et le soi-disant "asphalte". Ce contexte est exploré dans cet article à partir d'une conception de la maison en tant que fait social total: le passage de la baraque en pisé à la maison en briques (convertie, de plus en plus, en "forteresse") rend lisible la manière par laquelle l'espace de la favela et, surtout, de la maison, se constitue en tant que processus, projet de futur et instance productrice de valeurs - aussi bien monétaires que subjectives. <![CDATA[<b>Notes on the executive unemployment</b>: <b>the critique of the third spirit of capitalism in the contemporary cinema</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa alguns filmes que apresentam a mesma temática - o fenômeno do "desemprego executivo" - dialogando com textos que lançam luz sobre a ampliação da insegurança salarial e um ethos particular no universo corporativo. Em especial, parto da idéia de "espírito do capitalismo", tal como formulada por Boltanski e Chiapello, que inclui as crenças que justificam a ordem capitalista e legitimam os modos de ação coerentes com tal ordem, mas também as críticas ao sistema em determinado período. Uma safra recente de filmes engrossa a crítica ao terceiro espírito do capitalismo, denunciando os constrangimentos impostos aos trabalhadores, mas com um novo enfoque: a ansiedade dos escalões executivos, cuja segurança e possibilidade de reprodução se vêem abaladas no contexto de um capitalismo flexível e globalizado.<hr/>The paper addresses some thematically-related films on "executive unemployment," and dialogues with assessments of today's broadening of income insecurity and a particular ethos within the corporate universe. I particularly draw on the idea of the "spirit of capitalism," as formulated by Boltanski and Chiapello (1999), which includes the beliefs justifying the capitalist order and legitimating ways of action in accordance with it, but also the critiques addressed to the system in a certain period. A recent crop of films joins the critiques on the third spirit of capitalism, denouncing the constraints imposed on workers, but with a new approach: the anxiety of the executive echelons, whose security and possibility of reproduction is affected in the context of a flexible and globalized capitalism.<hr/>Cet article analyse un certain nombre de films qui présentent le même thème, à savoir, le phénomène du «chômage exécutif», et propose un dialogue avec des textes qui apportent une lumière à propos de l'augmentation de l'insécurité salariale et un ethos particulier dans l'univers corporatif. L'auteur fait, en particulier, usage de l'idée d'»esprit du capitalisme», telle que formulée par Boltanski et Chiapello (1999), qui inclue les croyances qui justifient l'ordre capitaliste et légitiment les moyens d'action cohérents avec un tel ordre, mais aussi les critiques au système dans une période déterminée. Une série récente de films se joint à la critique au troisième esprit du capitalisme, en dénonçant les contraintes imposées aux travailleurs, mais suivant une nouvelle approche: l'angoisse des cadres exécutifs, dont la sécurité et la possibilité de reproduction sont secouées dans le contexte d'un capitalisme flexible et mondialisé. <![CDATA[<b>Social capital and democratic development</b>: <b>Porto Alegre (Brazil) and Santiago (Chile)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da análise de dois casos sul-americanos (Brasil e Chile), este estudo apresenta novas possibilidades de utilização da teoria do capital social, um método rigoroso para investigar relações e, portanto, para fazer aportes à investigação internacional sobre política comparada. Com uma base de dados gerada autonomamente e levando em consideração a produção científica sobre o tema, este estudo trata, primeiramente, da apresentação de alguns conceitos centrais e de sua operacionalização, passando-se à observação de tendências e correlações e, posteriormente, à constatação de relações causais mediante análise de regressão. Submete-se a um exame critico as generalizações sobre o capital social.<hr/>From the analysis of two South American cases, Brazil, and Chile, the study puts forward new observations about the Social Capital, exhibits a rigorous methodology to propose relations and, for instance, to make contributions for the international research. With an autonomously generated database and through the contributions of the literature on the issue, this study commences with the explanation of some central concepts involved and its operationalization, then moving to the observation of tendencies, in addition to their correlations, and ends with casual relations through regression analysis and examining generalizations about Social Capital.<hr/>A partir de l'analyse de deux cas sud-américains (le Brésil et le Chili) l'étude présente des nouvelles possibilités d'emploi de la théorie du capital social, une méthode rigoureuse d'investigation de ces relations et qui, par conséquent, permet d'aider la recherche internationale en ce qui concerne la politique comparée. Avec une base de données gérée de façon autonome et prenant en considération la production scientifique sur ce thème, cette étude aborde, en premier lieu, la présentation de quelques concepts centraux et leur opérationnalisation, en passant par l'observation des tendances et ses corrélations et, postérieurement, à la constatation de relations causales grâce à l'analyse de régression. L'étude soumet à un examen critique les généralités liées au capital social. <![CDATA[<b>Political representation</b>: <b>newinstitutionalism in a compared perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre os avanços e os limites do neoinstitucionalismo para a interpretação dos sistemas de comissões parlamentares, bem como as possibilidades analíticas oferecidas pelos conceitos de múltiplas arenas e veto players. Para tanto, é realizado um exercício comparativo entre as experiências norte-americana e européia, e uma aproximação com as experiências latino-americanas e do Leste europeu.<hr/>The objective of this article is to contribute for the debate on the progresses and limits of the newinstitutionalism for the interpretation of the systems of parliamentary committees, as well as the analytical possibilities offered by the concepts of multiple arenas and veto players. For so much, a comparative exercise is accomplished among North American and European experiences, as well as an approach with both Latin-American Eastern European experiences.<hr/>L'objectif de cet article est de contribuer à un débat sur les avancées et les limites du néoinstitutionnalisme pour l'interprétation des systèmes de commissions parlementaires, ainsi que les possibilités analytiques offertes par les concepts de multiples arènes et veto players. Pour cela, nous avons réalisé un exercice comparatif entre les expériences nord-américaine et européenne, et un rapprochement avec les expériences latino-américaines et de l'Est européen. <![CDATA[<b>Recognition and normativity</b>: <b>hermeneutical transformation of the critical theory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Élide, Gilberto, imagismo e língua de universidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Comentário a Roberto Motta</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Estado e política</b>: <b>réplica a Cícero Araújo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Tempos modernos do direito medieval</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>A construção política da ordem financeira</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Neoliberalismo como exceção ou exceções ao neoliberalismo?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Construindo a (Tríplice) Fronteira</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>A Lei de Anistia e o Estado democrático de direito no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies. <![CDATA[<b>Errata</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das divergências centrais entre a teoria do discurso de Habermas e a teoria do reconhecimento de Honneth com especial atenção para a dimensão jurídica de integração social em sociedades modernas. A crítica "comunitarista" realizada por Honneth a Habermas constrói uma teoria cultural da modernidade de acordo com a qual as transformações sociais que levaram à institucionalização do princípio jurídico da igualdade ocorreram mediante lutas moralmente motivadas e fundadas em semânticas coletivas. A hipótese central é a de que, apesar de um tal giro "comunitarista", a teoria crítica do reconhecimento em Axel Honneth não necessita abrir mão de seu conteúdo crítico-normativo, o que só pode ser verdade, no entanto, se forem cumpridas algumas condições.<hr/>This article attempts to analyze, with a special focus on the modern society's legal dimension of social integration, the central points of disagreement between the Jürgen Habermas's theory of discourse and the Axel Honneth's theory of recognition. The "communitarianist" critic raised by Honneth against Habermas forces a reformulation of the traditional theory of modernization in the sense of a cultural theory of modernity. Within this framework, we have to face the fact that the social changes, which led our societies to the institutionalization of the legal principle of equality, ought to be seen as the result of processes of social struggle founded on moral interpretations. Although this new approach tends to change many suppositions of a critical theory itself, we try to defend that Honneth's theory of recognition keeps a normative core that can still furnish a critical theory of society.<hr/>Cet article traite des divergences centrales entre la théorie du discours de Habermas et la théorie de la reconnaissance de Honneth. Une attention spéciale est accordée à la dimension juridique de l'intégration sociale dans des sociétés modernes. La critique "communautariste" réalisée par Honneth à Habermas construit une théorie culturelle de la modernité suivant laquelle les transformations sociales qui ont mené à l'institutionnalisation du principe juridique de l'égalité ont eu lieu en conséquence de luttes moralement motivées et fondées en des sémantiques collectives. L'hypothèse centrale est que, malgré un tel tour "communautariste", la théorie critique de reconnaissance dans Axel Honneth n'a pas besoin d'abandonner son contenu critique et normatif, ce qui, cependant, ne peut être vrai que si certaines conditions sont accomplies.