Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências Sociais]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-690920100003&lang=en vol. 25 num. 74 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Lusotopy as Ecumene</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O mundo contemporâneo tornou-se global no sentido em que constitui um espaço indiviso de intercomunicação humana - isto é, uma ecumene. Este ensaio sustenta que a partilha de uma história comum funciona como um catalisador para um sentimento de destino comum e que, por isso, o tempo/espaço que se origina na expansão histórica dos portugueses (a lusotopia) pode ser visto como uma espécie de ecumene no interior do atual mundo globalizado, uma "terra do meio". Proponho "ecumene" como um conceito alternativo às limitações que têm sido identificadas com os termos sociocêntricos que demarcaram as ciências sociais do século XX, tais como "sociedade" ou "cultura".<hr/>Our contemporary world has become global in the sense that it is an undivided space of human intercommunication - an ecumene, a network of networks. I suggest that the concept of ecumene may obviate some of the limitations that have been identified in the sociocentric notions that marked the social sciences during the twentieth century, such as "society" or "culture."<hr/>Le monde contemporain est devenu globalisé en ce sens qu'il constitue un espace indivis d'intercommunication humaine - c'est-à-dire, un oecumène. Cet article démontre que le partage d'une histoire commune sert de catalyseur à un sentiment de destin commun, et que, par conséquent, le temps/espace qui provient d'une expansion historique des Portugais (lusotopie) peut être considéré comme une sorte d'oecoumène à l'intérieur de la mondialisation actuelle, une "terre du milieu". Je propose "oecoumène" comme un concept alternatif aux limitations qui ont été identifiés avec les termes sociocentriques qui ont délimité les sciences sociales du XXe siècle, tels que "société" ou "culture". <![CDATA[<b>Economic globalization from below the nonhegemonic world system</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Existe uma globalização econômica não-hegemônica formada por mercados populares e fluxos de comércio animados, em grande medida, por gente do povo e não por representantes das elites. Essas atividades são consideradas ilegais, "contrabando", e as mercadorias, produtos piratas. Tais redes comerciais são ilegítimas do ponto de vista dos poderosos, que as combatem em nome da legalidade. Este artigo discute o que é legal/ilegal, lícito/ ilícito, lançando mão da noção de (i)lícito para dar conta das ambivalências e das contradições neste domínio. Cunho a noção de sistema mundial não-hegemônico, analiticamente dividido em duas esferas interconectadas: o "crime organizado global" e a "globalização popular". Por fim, faço considerações sobre as razões da existência da globalização popular e a formação do preço de suas mercadorias.<hr/>There is an economic non-hegemonic globalization made up of street markets and trading flows that are animated by actors of the lower classes and not by the elites. These activities are considered as illegal, as "smuggling." The commodities traded are often classified as piracy. In consequence, the trading networks are seen by the powerful as illegitimate and are confronted with repression in the name of legality. I thus debate what is legal/illegal, licit/illicit and make use of the notion of the (il)licit to tackle with the ambivalences and contradictions of this domain. I offer the notion of some non-hegemonic world system, analytically divided into two interconnected spheres: the "global organized crime" and the economic globalization from below. Lastly, I make some considerations on why economic globalization from below exists and how the price of its commodities is made up.<hr/>Il existe une mondialisation économique non hégémonique formée par les marchés populaires et les échanges commerciaux animés, en grande partie, par des personnes ordinaires et non par des représentants des élites. Ces activités sont considérées illégales, de la «contrebande», et les marchandises, des contrefaçons. De tels réseaux commerciaux sont illégitimes du point de vue des de ceux qui détiennent le pouvoir, qui les combatent au nom de la légalité. Cet article aborde la question de ce qui est légal/illégal, licite/ illicite, sans considérer la notion de (il) licite pour comprendre les ambivalences et les contradictions dans ce domaine. Je propose la notion de système mondial non hégémonique, analytiquement divisé en deux sphères interconnectés: le "crime mondial organisé" et la "mondialisation populaire". En conclusion, je présente mes considérations sur les raisons de l'existence de la mondialisation populaire et le prix de ses marchandises. <![CDATA[<b>The basis of Lulismo</b>: <b>the return of personalism, ideological realignment or non-alignment?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo busca caracterizar o eleitor de Lula em 2006. O objetivo é analisar os fatores que diferenciam o voto em Lula do voto no PT, de modo a esclarecer quem são os eleitores que compõem a maioria que Lula construiu ao longo de seu governo e que não demonstra preferência por seu partido. Conclui-se que o lulista se assemelha ao eleitor não-alinhado que não demonstra preferências políticas ou ideológicas fortes e que vota, até certo ponto, baseado na sua avaliação retrospectiva do desempenho do governo.<hr/>This paper explores the determinants of the vote for Lula in 2006. The purpose is to differentiate vote for Lula from vote for the Worker's Party (PT), focusing on the voters that have supported Lula without declaring any identification with PT. We conclude that the "lulista" is similar to the independent voter who does not show strong political or ideological preferences and votes somewhat influenced by retrospective evaluations of the government's performance.<hr/>Cet article tente de caractériser l'électeur de Lula en 2006. L'objectif est d'analyser les facteurs qui différencient le vote pour Lula du vote pour le Parti des Travailleurs (le PT), de façon à clarifier qui sont les électeurs qui composent la majorité que Lula a construit tout au long de son gouvernement et qui ne démontre pas de préférence pour son parti. Nous concluons que l'électeur "luliste" ressemble à l'électeur non aligné qui ne démontre pas de préférences politiques ou idéologiques marquées et qui vote, dans une certaine mesure, basé sur son évaluation rétrospective de la performance du gouvernement. <![CDATA[<b>Lawful family and family in the law</b>: <b>legitimacy in the social relation between law and justice</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en No direito de família brasileiro, a legitimidade de certos aspectos das relações de família deslocou-se da norma para o âmbito das decisões judiciais. Atualmente, as questões que cercam o casamento, a separação, o divórcio, a guarda dos filhos, entre tantas outras, antes prescritas pelo Código Civil, encontraram no Judiciário um espaço institucionalizado de definição do que é a família. Tal fato fez com que a questão social, antes enraizada nos textos legais referentes à família, ganhasse novos contornos em face da procura e da oferta de serviços na Justiça. Neste artigo, as consequências dessa transformação do direito de família serão analisadas sob dois ângulos. O primeiro diz respeito à estrutura de nosso direito civil no que concerne às normas que regem as relações de família. O segundo está relacionado com a organização social da justiça, ou seja, a configuração da demanda judicial no município de São Paulo, em função das características socioeconômicas do público que procura os tribunais para a resolução de conflitos familiares de natureza civil.<hr/>In the Brazilian family law, the legitimacy of certain aspects on family relations has shifted towards the scope of judicial decisions. Currently, matters surrounding marriage, separation, divorce, child custody, among other issues previously prescribed by the Civil Code, have found in the judiciary an institutionalized space of what in fact is the definition of family. This fact has made the so-called social issue, which had before been engrained in legal texts referring to the family, to be given a new framing in face of the demand and supply of court services. In this article, the consequences of such transformation of the family law will be analyzed from two standpoints. The first one is about our civil law structure regarding the rules governing family relations. The second one is related to the social organization of justice, i.e., the configuration of lawsuit demand in the city of Sao Paulo according to the socioeconomic characteristics of the public seeking the courts to resolve family conflicts of a civil nature<hr/>Dans le droit brésilien de la famille, la légitimité de certains aspects des relations familiales s'est déplacé de la norme vers le cadre des décisions judiciaires. Actuellement, les questions à propos du mariage, de la séparation, du divorce, de la garde des enfants, parmi tant d'autres, antérieurement prescrites par le Code Civil, ont trouvé, dans le pouvoir Judiciaire, un espace institutionnalisé de définition de ce qu'est la famille. C'est pourquoi la question sociale, antérieurement enracinée dans les textes légaux relatifs à la famille, se bénéficie de nouveaux contours face à la demande et à l'offre de services au sein de la Justice. Dans cet article, les conséquences de cette transformation du droit de la famille seront analysés sous deux angles. Le premier concerne la structure de notre droit civil par rapport aux règles qui régissent les relations familiales. Le second est lié à l'organisation sociale de la justice, c'est-à-dire, à la configuration de la demande judiciaire dans la commune de São Paulo, suivant les caractéristiques socio-économiques du public qui saisit les tribunaux pour la résolution des conflits familiaux de nature civile. <![CDATA[<b>Body and illness in the transit of knowledges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio discute os estudos antropológicos sobre corpo e doença, a partir da forma como se relacionam com os saberes biológicos no campo científico da Saúde. A pesquisa antropológica implica uma atitude ante esses saberes de tal ordem que a forma como ela se situa em relação a eles se converte em problema epistemológico, definindo o estatuto do saber antropológico nesse campo marcado pela hegemonia das ciências biomédicas. Sob esse prisma, diferenciam-se duas vertentes: a antropologia médica, subsumida na lógica do saber biomédico, e a antropologia da saúde, cuja forma de operar a noção de cultura configura outra referência epistemológica, apontando para a efetiva contribuição da antropologia para esse campo, que supõe, em si, o distanciamento das referências de sentido que sustentam a biomedicina.<hr/>This essay discusses the anthropological studies on body and illness from the way they relate to biological knowledges in the scientific field of Health. Anthropological research implies an attitude towards these knowledges of such an order that the way it places itself before them turns to be an epistemological problem, defining the status of the anthropological knowledge in this field marked by the hegemony of the biological sciences. From this point of view, two trends are distinguished: Medical Anthropology, imbedded in the logic of biomedical knowledge, and Anthropology of Health, whose way of using the notion of culture aims at another epistemological reference, pointing out the effective anthropological contribution to this field, which supposes, in itself, being apart from the significant references that support the bio-medicine.<hr/>Cet essai discute les études anthropologiques sur le corps et la maladie à partir de la façon dont elles se lient aux savoirs biologiques dans le domaine scientifique de la Santé. La recherche anthropologique implique une attitude telle faceà ces savoirs que la façon dont elle se situe par rapport à eux se convertit en un problème épistémologique, qui définit le statut du savoir anthropologique dans ce domaine marqué par l'hégémonie des sciences biomédicales. Sous ce point de vue, deux courants s'opposent : l'anthropologie médicale, qui s'insère dans la logique du savoir biomédical, et l'anthropologie de la santé, dont la façon d'opérer la notion de culture configure une autre référence épistémologique, qui indique vers la contribution effective de l'anthropologie à ce domaine qui suppose, en soi, l'éloignement des références de sens qui soutiennent la biomédecine. <![CDATA[<b>Abortion and embryonic stem cells in the fraternity campaign</b>: <b>science and ethics in the teachings of the catholic church</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisa-se o manual da Campanha da Fraternidade da CNBB de 2008, contextualizando a atuação da Igreja Católica na esfera pública. O tema "Fraternidade e defesa da vida" foi criado como reação não só ao esforço do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres para recolocar o aborto como problema de saúde pública, e alterar a legislação, como também à geração de embriões na reprodução assistida e uso de excedentes para produzir célulastronco. A pesquisa com células-tronco e o debate sobre a legalização do aborto são processos independentes liderados por atores sociais distintos (comunidade científica e movimento de mulheres). A Igreja é ator fundamental, aglutinando as controvérsias. O conceito de "vida"é chave na retórica que desliza entre o discurso científico e o religioso.<hr/>The paper analyzes the handbook of the 2008 Fraternity Campaign, promoted by the National Conference of Brazilian Bishops (CNBB), and contextualizes the Catholic Church's action in the public sphere. The theme "Fraternity and defense of life" has emerged as a reaction to not only the effort by the Health Ministry and the Special Office of Women Policy to redefine abortion as a public health problem, and change legislation accordingly, but also to in vitro fertilization and the use of supernumerary embryos for stem cell generation. Stem cell research and the debate on abortion legalization are independent processes led by different social actors (the scientific community and women's movement). The Church is a leading and aggregating actor in this controversy. The concept of "life" is key to this debate, sliding between religious and scientific discourses.<hr/>Cet article propose une analyse du manuel de la Campagne de la Fraternité de la CNBB (Conférence Nationale des Archevêques du Brésil) 2008, en contextualisant l'action de l'Église Catholique dans la sphère publique. Le thème "Fraternité et défense de la vie" a été créé comme une réaction non seulement à l'effort du Ministère de la Santé et du Secrétariat Spécial de Politiques pour les Femmes, pour remettre l'avortement comme un problème de santé publique et modifier la législation, ainsi que la génération des embryons dans la reproduction assistée et l'utilisation des excédents pour produire des cellules souches. La recherche avec des cellules souches et le débat sur la légalisation de l'avortement sont des processus indépendants menés par des acteurs sociaux distincts (la communauté scientifique et le mouvement de femmes). L'église est l'acteur fondamental, agglutinant les controverses. Le concept de «vie» est fondamental dans la rhétorique qui existe entre le discours scientifique et le discours religieux. <![CDATA[<b>Social experience and critique in André Gorz and Axel Honneth</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo debatemos a centralidade do conceito de experiência em Axel Honneth e André Gorz. Tal centralidade nem sempre é explicitada, mas subjaz às suas formulações teóricas. Em seu livro Reification, Honneth parte de sua teoria do reconhecimento para propor uma elaboração contemporânea do conceito de reificação na forma de esquecimento do reconhecimento. André Gorz, em Metamorfoses do trabalho e O imaterial, adota como ponto de partida as ideias de racionalidade não econômica e intelecto geral, respectivamente, para postular a existência de experiências de um potencial utópico. Em ambos há elementos da categoria adorniana do não idêntico, bem como entrecruzamentos com a fenomenologia de Heidegger e Sartre. Em ambos é recuperado o problema da "experiência" para os debates em teoria crítica.<hr/>In this article we discuss the centrality of the concept of experience in Axel Honneth and André Gorz. Such centrality is not always explicit, but underlies within its theoretical formulations. In his recent book, "Reification", Honneth starts off from his theory of recognition to propose a contemporary elaboration of the reification concept in the form of the oblivion of recognition. In Metamorphoses of work and The immaterial, André Gorz adopts as his starting-point the ideas of non-economic rationality and general intellect, respectively, to postulate the existence of experiences of a utopian potential. In both thinkers, elements of Adorno's category of "not identical" are present, as well as intertwinements with the phenomenology of Heidegger and Sartre. Both authors postulate the problem of "experience" in critical theory debates.<hr/>Dans cet article, nous abordons la centralité du concept d'expérience dans Axel Honneth et André Gorz. Une telle centralité n'est pas toujours explicite, mais sous-tend ses formulations théoriques. Dans son livre Réification, Honneth part de sa théorie de la reconnaissance pour proposer une élaboration contemporaine du concept de réification sous la forme de l'oubli de la reconnaissance. André Gorz dans Métamorphoses du travail et L'immatériel adopte comme point de départ les idées, respectivement, de rationalité non économique et d'intellect général, pour postuler l'existence d'expériences d'un potentiel utopique. Dans ces deux idées nous retrouvons des éléments de la catégorie de Adorno de "non identique" ainsi que des intersections avec la phénoménologie de Heidegger et de Sartre. Dans les deux cas les auteurs récupèrent le problème de "l'expérience" pour les débats dans la théorique critique. <![CDATA[<b>Representation, deliberation, and legislative studies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo aborda a relação entre representação e deliberação e problematiza a forma como estes temas vem sendo tratados no campo dos estudos legislativos. Apesar do tema da deliberação vir recebendo grande atenção na teoria democrática contemporânea, ele tem sido negligenciado pelos estudiosos do Poder Legislativo. Neste artigo discutem-se as relações entre deliberação e representação na teoria e na prática da democracia representativa. Busca-se desenvolver o argumento de que o modelo informacional de organização legislativa apresenta importantes nexos com o tema da deliberação podendo se converter em uma alternativa viável para compreender como o debate toma parte do processo decisório no âmbito do parlamento e quais são as condições que favorecem uma deliberação informada.<hr/>The present article aims at approaching the relationship between representation and deliberation and discusses the way these themes have been dealt with in the field of legislative studies. Despite the attention placed on the theme of deliberation by the contemporary democratic theory, it has been neglected by scholars of Legislature. This article discusses the relationship between deliberation and representation in the theory and practice of representative democracy. We seek to develop the argument that the informational model of legislative organization has important linkages with the theme of deliberation, being able to turn into a feasible alternative to understand how the debate takes part in the decision-making process within the parliament and what conditions will foster an informed deliberation.<hr/>Cet article aborde la relation entre représentation et délibération et discute la façon dont ces questions sont traitées dans le domaine des études législatives. Malgré le fait que le thème de la délibération soit traité avec priorité par la théorie démocratique contemporaine, il a été négligé par les chercheurs du Pouvoir Législatif. L'article discute les rapports entre délibération et représentation, en théorie et dans la pratique de la démocratie représentative. Il cherche à développer l'argument selon lequel le modèle informationnel d'organisation législative présente des liens importants avec le thème de la délibération et peut devenir une alternative viable pour comprendre de quelle façon le débat participe du processus décisionnel au sein du Parlement, et quelles sont les conditions qui favorisent une délibération informée. <![CDATA[<b>Governmentality and Anarchaeology in Michel Foucault</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda as noções foucaultianas de governamentalidade e anarqueologia, enfatizando os impactos que provocaram nas reflexões do "último Foucault". Em um primeiro momento, aborda-se o deslocamento da analítica do poder de Foucault, situando sua importância nos estudos em governamentalidade e sugerindo implicações possíveis que a anarqueologia estabelece com o pensamento de Proudhon. Em seguida, discute-se a maneira pela qual a anarqueologia descreve uma genealogia das formas modernas da obediência ao problematizar a experiência da sexualidade.<hr/>This article discusses the Foucauldian notions of governmentality and anarchaeology emphasizing the impacts they cause in the reflections of the "final Foucault." At first, it approaches the displacement of the analytical power of Foucault, situating its importance in studies in governmentality and suggesting possible implications that anarchaeology down with the thought of Proudhon. Then it discusses the way anarchaeology describes a genealogy of modern forms of obedience by problematizing the experience of sexuality.<hr/>Cet article décrit les notions foucaldiennes de gouvernementalité et anarchéologie en mettant l'accent sur leurs impacts dans la réflexion du "dernier Foucault". Initialement, nous abordons le déplacement de l'analytique du pouvoir de Foucault, en situant son importance dans les études de la gouvernementalité et en suggérant des implications possibles que l'anarchéologie établit avec la pensée de Proudhon. Ensuite, nous discutons la façon dont l'anarchéologie décrit une généalogie des formes modernes de l'obéissance à partir de la problématisation de l'expérience de la sexualité. <![CDATA[<b>The society and economy of agribusiness in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho problematiza a concepção de agronegócio, em voga no meio rural brasileiro, tratando de compreender as relações sociais subjacentes a esse universo. Ao questionar a abordagem essencialmente produtivista aplicada para o registro das transformações operadas nas regiões entendidas como "modernas" ou, ainda, como "novas fronteiras agrícolas" do país, buscamos apreender com mais detalhes as relações que se estabelecem entre os que administram a produção agrícola e industrial e seus subordinados, mapeando a teia de relações sociais que atravessa o setor. No entanto, nossa preocupação foi mais ampla que a unidade agrícola ou a planta industrial: tratou-se de identificar/estudar o(s) conjunto(s) de posições e de oposições sociais que permitem ao chamado agronegócio existir como tal. Adicionalmente, interessounos, ainda, observar como tais posições se consolidaram (ou se opuseram) em relação a um conjunto de políticas públicas, setoriais ou não, que marcaram e continuam a definir a forma de intervenção do Estado nessas áreas, ainda que tais mecanismos de política tenham sido percebidos de forma diferenciada pelos diferentes grupos sociais e implementados a partir de estratégias governamentais não necessariamente sinérgicas.<hr/>This paper problematizes the conception of agribusiness, in vogue amidst Brazilian ruralists, dealing with the understanding of the social relations subjacent to this universe. By questioning the essentially productivist approach applied to register the changes undertaken in areas regarded as "modern" or even as "new agricultural frontier" of the country, we seek to more fully understand the relationships established between those who administer the agricultural and industrial production and their subordinates, mapping out the web of social relations across the sector. However, our concern has been broader than the agricultural unit or the industrial plant: we aim at identifying/studying the setting of social positions and opposition that have allowed the very existence of the so-called agribusiness. Additionally, we have also been interested in observing how these positions have been consolidated (or been opposed) towards a set of public policies, sectoral or not, that have marked and continue to define the shaping of state intervention in these areas, even though such policy mechanisms have been differently perceived by distinct social groups and implemented from not necessarily synergistic government strategies.<hr/>Ce travail problématise la conception de l'agrobusiness, en vogue dans le mileu rural brésilien, en cherchant à comprendre les relations sociales sous-jacentes à cet univers. En questionnant l'approche essentiellement productiviste appliquée au registre des transformations qui ont eu lieu dans les régions tenues comme "modernes" ou encore, comme de "nouvelles frontières agricoles" du pays, nous cherchons à comprendre avec davantage de détails, les rapports qui s'établissent entre ceux qui administrent la production agricole et industrielle et leurs subordonnés, en identifiant le réseau de relations sociales qui traversent ce segment. Néanmois, notre préoccupation a été plus ample que l'unité agricole ou le site industriel : nous avons identifié/étudié l'(es) ensemble(s) de positions et d'oppositions sociales qui permettent à l'agrobusiness d'exister en tant que tel. En outre, nous nous sommes également intéressés à observer comment de telles positions se sont consolidées (ou se sont opposées) par rapport à un ensemble de politiques publiques, sectorielles ou pas, qui ont marqué et continuent à définir la forme d'intervention de l'État dans ces domaines, même si de tels mécanismes de politique aient été perçus de façon distincte par les différents groupes sociaux et mis en place à partir de stratégies gouvernementales non nécessairement synergiques. <![CDATA[<b>Nabuco e o liberalismo</b>: <b>as aventuras de um livro</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho problematiza a concepção de agronegócio, em voga no meio rural brasileiro, tratando de compreender as relações sociais subjacentes a esse universo. Ao questionar a abordagem essencialmente produtivista aplicada para o registro das transformações operadas nas regiões entendidas como "modernas" ou, ainda, como "novas fronteiras agrícolas" do país, buscamos apreender com mais detalhes as relações que se estabelecem entre os que administram a produção agrícola e industrial e seus subordinados, mapeando a teia de relações sociais que atravessa o setor. No entanto, nossa preocupação foi mais ampla que a unidade agrícola ou a planta industrial: tratou-se de identificar/estudar o(s) conjunto(s) de posições e de oposições sociais que permitem ao chamado agronegócio existir como tal. Adicionalmente, interessounos, ainda, observar como tais posições se consolidaram (ou se opuseram) em relação a um conjunto de políticas públicas, setoriais ou não, que marcaram e continuam a definir a forma de intervenção do Estado nessas áreas, ainda que tais mecanismos de política tenham sido percebidos de forma diferenciada pelos diferentes grupos sociais e implementados a partir de estratégias governamentais não necessariamente sinérgicas.<hr/>This paper problematizes the conception of agribusiness, in vogue amidst Brazilian ruralists, dealing with the understanding of the social relations subjacent to this universe. By questioning the essentially productivist approach applied to register the changes undertaken in areas regarded as "modern" or even as "new agricultural frontier" of the country, we seek to more fully understand the relationships established between those who administer the agricultural and industrial production and their subordinates, mapping out the web of social relations across the sector. However, our concern has been broader than the agricultural unit or the industrial plant: we aim at identifying/studying the setting of social positions and opposition that have allowed the very existence of the so-called agribusiness. Additionally, we have also been interested in observing how these positions have been consolidated (or been opposed) towards a set of public policies, sectoral or not, that have marked and continue to define the shaping of state intervention in these areas, even though such policy mechanisms have been differently perceived by distinct social groups and implemented from not necessarily synergistic government strategies.<hr/>Ce travail problématise la conception de l'agrobusiness, en vogue dans le mileu rural brésilien, en cherchant à comprendre les relations sociales sous-jacentes à cet univers. En questionnant l'approche essentiellement productiviste appliquée au registre des transformations qui ont eu lieu dans les régions tenues comme "modernes" ou encore, comme de "nouvelles frontières agricoles" du pays, nous cherchons à comprendre avec davantage de détails, les rapports qui s'établissent entre ceux qui administrent la production agricole et industrielle et leurs subordonnés, en identifiant le réseau de relations sociales qui traversent ce segment. Néanmois, notre préoccupation a été plus ample que l'unité agricole ou le site industriel : nous avons identifié/étudié l'(es) ensemble(s) de positions et d'oppositions sociales qui permettent à l'agrobusiness d'exister en tant que tel. En outre, nous nous sommes également intéressés à observer comment de telles positions se sont consolidées (ou se sont opposées) par rapport à un ensemble de politiques publiques, sectorielles ou pas, qui ont marqué et continuent à définir la forme d'intervention de l'État dans ces domaines, même si de tels mécanismes de politique aient été perçus de façon distincte par les différents groupes sociaux et mis en place à partir de stratégies gouvernementales non nécessairement synergiques. <![CDATA[<b>Ibura</b>: <b>águas férteis de onde nascem cidadania, antropologia e ação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho problematiza a concepção de agronegócio, em voga no meio rural brasileiro, tratando de compreender as relações sociais subjacentes a esse universo. Ao questionar a abordagem essencialmente produtivista aplicada para o registro das transformações operadas nas regiões entendidas como "modernas" ou, ainda, como "novas fronteiras agrícolas" do país, buscamos apreender com mais detalhes as relações que se estabelecem entre os que administram a produção agrícola e industrial e seus subordinados, mapeando a teia de relações sociais que atravessa o setor. No entanto, nossa preocupação foi mais ampla que a unidade agrícola ou a planta industrial: tratou-se de identificar/estudar o(s) conjunto(s) de posições e de oposições sociais que permitem ao chamado agronegócio existir como tal. Adicionalmente, interessounos, ainda, observar como tais posições se consolidaram (ou se opuseram) em relação a um conjunto de políticas públicas, setoriais ou não, que marcaram e continuam a definir a forma de intervenção do Estado nessas áreas, ainda que tais mecanismos de política tenham sido percebidos de forma diferenciada pelos diferentes grupos sociais e implementados a partir de estratégias governamentais não necessariamente sinérgicas.<hr/>This paper problematizes the conception of agribusiness, in vogue amidst Brazilian ruralists, dealing with the understanding of the social relations subjacent to this universe. By questioning the essentially productivist approach applied to register the changes undertaken in areas regarded as "modern" or even as "new agricultural frontier" of the country, we seek to more fully understand the relationships established between those who administer the agricultural and industrial production and their subordinates, mapping out the web of social relations across the sector. However, our concern has been broader than the agricultural unit or the industrial plant: we aim at identifying/studying the setting of social positions and opposition that have allowed the very existence of the so-called agribusiness. Additionally, we have also been interested in observing how these positions have been consolidated (or been opposed) towards a set of public policies, sectoral or not, that have marked and continue to define the shaping of state intervention in these areas, even though such policy mechanisms have been differently perceived by distinct social groups and implemented from not necessarily synergistic government strategies.<hr/>Ce travail problématise la conception de l'agrobusiness, en vogue dans le mileu rural brésilien, en cherchant à comprendre les relations sociales sous-jacentes à cet univers. En questionnant l'approche essentiellement productiviste appliquée au registre des transformations qui ont eu lieu dans les régions tenues comme "modernes" ou encore, comme de "nouvelles frontières agricoles" du pays, nous cherchons à comprendre avec davantage de détails, les rapports qui s'établissent entre ceux qui administrent la production agricole et industrielle et leurs subordonnés, en identifiant le réseau de relations sociales qui traversent ce segment. Néanmois, notre préoccupation a été plus ample que l'unité agricole ou le site industriel : nous avons identifié/étudié l'(es) ensemble(s) de positions et d'oppositions sociales qui permettent à l'agrobusiness d'exister en tant que tel. En outre, nous nous sommes également intéressés à observer comment de telles positions se sont consolidées (ou se sont opposées) par rapport à un ensemble de politiques publiques, sectorielles ou pas, qui ont marqué et continuent à définir la forme d'intervention de l'État dans ces domaines, même si de tels mécanismes de politique aient été perçus de façon distincte par les différents groupes sociaux et mis en place à partir de stratégies gouvernementales non nécessairement synergiques. <![CDATA[<b>Democracia</b>: <b>estado idílico da política?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092010000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho problematiza a concepção de agronegócio, em voga no meio rural brasileiro, tratando de compreender as relações sociais subjacentes a esse universo. Ao questionar a abordagem essencialmente produtivista aplicada para o registro das transformações operadas nas regiões entendidas como "modernas" ou, ainda, como "novas fronteiras agrícolas" do país, buscamos apreender com mais detalhes as relações que se estabelecem entre os que administram a produção agrícola e industrial e seus subordinados, mapeando a teia de relações sociais que atravessa o setor. No entanto, nossa preocupação foi mais ampla que a unidade agrícola ou a planta industrial: tratou-se de identificar/estudar o(s) conjunto(s) de posições e de oposições sociais que permitem ao chamado agronegócio existir como tal. Adicionalmente, interessounos, ainda, observar como tais posições se consolidaram (ou se opuseram) em relação a um conjunto de políticas públicas, setoriais ou não, que marcaram e continuam a definir a forma de intervenção do Estado nessas áreas, ainda que tais mecanismos de política tenham sido percebidos de forma diferenciada pelos diferentes grupos sociais e implementados a partir de estratégias governamentais não necessariamente sinérgicas.<hr/>This paper problematizes the conception of agribusiness, in vogue amidst Brazilian ruralists, dealing with the understanding of the social relations subjacent to this universe. By questioning the essentially productivist approach applied to register the changes undertaken in areas regarded as "modern" or even as "new agricultural frontier" of the country, we seek to more fully understand the relationships established between those who administer the agricultural and industrial production and their subordinates, mapping out the web of social relations across the sector. However, our concern has been broader than the agricultural unit or the industrial plant: we aim at identifying/studying the setting of social positions and opposition that have allowed the very existence of the so-called agribusiness. Additionally, we have also been interested in observing how these positions have been consolidated (or been opposed) towards a set of public policies, sectoral or not, that have marked and continue to define the shaping of state intervention in these areas, even though such policy mechanisms have been differently perceived by distinct social groups and implemented from not necessarily synergistic government strategies.<hr/>Ce travail problématise la conception de l'agrobusiness, en vogue dans le mileu rural brésilien, en cherchant à comprendre les relations sociales sous-jacentes à cet univers. En questionnant l'approche essentiellement productiviste appliquée au registre des transformations qui ont eu lieu dans les régions tenues comme "modernes" ou encore, comme de "nouvelles frontières agricoles" du pays, nous cherchons à comprendre avec davantage de détails, les rapports qui s'établissent entre ceux qui administrent la production agricole et industrielle et leurs subordonnés, en identifiant le réseau de relations sociales qui traversent ce segment. Néanmois, notre préoccupation a été plus ample que l'unité agricole ou le site industriel : nous avons identifié/étudié l'(es) ensemble(s) de positions et d'oppositions sociales qui permettent à l'agrobusiness d'exister en tant que tel. En outre, nous nous sommes également intéressés à observer comment de telles positions se sont consolidées (ou se sont opposées) par rapport à un ensemble de politiques publiques, sectorielles ou pas, qui ont marqué et continuent à définir la forme d'intervention de l'État dans ces domaines, même si de tels mécanismes de politique aient été perçus de façon distincte par les différents groupes sociaux et mis en place à partir de stratégies gouvernementales non nécessairement synergiques.