Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências Sociais]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-690920120003&lang=en vol. 27 num. 80 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>A iminente revolução na teoria social</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Antropologia e psicologia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Boundaries of gender and sexuality in old age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é descrever as características do processo que denominaremos "erotização da velhice", discutindo alguns de seus possíveis significados no marco das formas contemporâneas de gestão do envelhecimento e analisando as diferenciações de gênero que aí se ope-ram, bem como certas fusões. Tomamos como base para nossa reflexão algumas publicações nacionais e internacionais sobre sexualidade na velhice, bem como dados etnográficos extraídos de pesquisas brasileiras realizadas em espaços de sociabilidade de velhos. Estes dados exemplificam o ponto de vista de mulheres participantes de grupos de terceira idade e de homens integrantes de associações de aposentados ou de redes de sociabilidade masculina a respeito do tema e servem de excelente contraponto para pensar os parâmetros estabelecidos pelos especialistas que se empenham em incluir a velhice no curso da vida sexual, propondo que o declínio da frequência de atividade sexual com o avanço da idade é compensado por uma intensidade ampliada do prazer.<hr/>Drawing on the interplay of gender, ageing, and sexuality, the aim of this essay is twofold. On the one hand, to describe what we are calling the process of "eroticization of old age" and to explore through content analysis of the gerontological discourse how gender differences are dissolved in the attempt to demonstrate that the decrease in sexual activity in old age is replaced by a unique and intense sexual pleasure. On the other hand, to analyze, based on ethnographical accounts on elderly groups and associations, as senior citizen clubs and retirees organizations, the way in which these discourses on the ageing body and sexuality are differently perceived and evaluated by older men and women. The essay is therefore an attempt to present the difficulties faced by contemporary gerontology in order to promote eroticism in old age as well as an inseparable relationship between sexual pleasure and health.<hr/>L'objectif de cet article est de décrire les caractéristiques du processus que nous dénommons «érotisation de la vieillesse». Nous aborderons certaines de ses possibles significations dans le cadre des formes contemporaines de gestion du vieillissement et analyserons les différences de genre qui y ont lieu ainsi que certaines fusions. Notre réflexion s'est fondée sur des publications nationales et internationales à propos de la sexualité dans la vieillesse ainsi que sur des données ethnographiques extraites de recherches brésiliennes réalisées dans des maisons de retraite. Ces données représentent l'exemple du point de vue des femmes issues de groupes du troisième âge et d'hommes qui font partie d'associations de retraités ou de réseaux de sociabilité masculine sur ce thème. Ils servent d'excellent contrepoint pour analyser les paramètres établis par les spécialistes qui s'efforcent à inclure la vieillesse dans le cours de la vie sexuelle. Ces spécialistes suggèrent que la diminution de la fréquence de l'activité sexuelle due à l'avance de l'âge est compensée par un plaisir d'intensité accrue. <![CDATA[<b>The violence of the just</b>: <b>evangelicals, media and the peripheries of the metropolis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias ex-bandidos, agora missionários, são personagens centrais na constituição de circuitos simbólicos e territoriais em que criminalidade e religião se entrelaçam. Em espaços periféricos, reconfigurados por esse imaginário evangélico, os mediadores político-religiosos desta igreja buscam uma transformação redentora dos "bandidos" e dos territórios do crime. Por meio de rituais, o pastor Marcos forja uma comunidade imaginada fortemente calcada nas experiências de vida dos moradores de periferias diversas. Neste artigo, discutimos como a constituição físico-moral da pessoa resgatada por esta igreja atua sobre o sofrimento não apenas de ex-bandidos, mas de todos aqueles que se identificam com um cenário mais amplo do crime, da violência.<hr/>In the Assembly of God of the Last Days, former bandits, now missionaries, are central personages in the constitution of symbolic and territorial circuits in which criminality and religion are intertwined. In peripheral spaces, reconfigured by such evangelical imaginary, the politico-religious mediators of that church seek a redeeming transformation of the "bandits" and the crime territories. By means of rituals, Pastor Marcos forges an imaginary community strongly modeled on the life experiences of the dwellers of different peripheries. In this article, we discuss how the physic-moral constitution of the person redeemed by this church acts upon the sufferings not only of the former bandits, but of those identified with the larger scenario of crime and violence.<hr/>Dans l'église de l'Assemblée de Dieux des Derniers Jours, des ex-bandits, convertis en missionnaires, sont les personnages centraux de la constitution de circuits symboliques et territoriaux dans lesquels la criminalité et la religion s'entrelacent. Dans des espaces périphériques, reconfigurés par cet imaginaire évangélique, les médiateurs politico-religieux de cette église cherchent une transformation rédemptrice des "bandits" et des territoires du crime. Grâce à des rituels, le pasteur Marcos forge une communauté imaginaire fortement ancrée sur les expériences de vie des habitants des diverses périphéries. Dans cet article nous discutons de quelle façon la constitution physique et morale de la personne récupérée par cette église agit sur la souffrance d'anciens bandits et de tous ceux qui s'identifient au scénario plus ample du crime et de la violence. <![CDATA[<b>Criminal activities structuration</b>: <b>a case study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo como pano de fundo o problema da atuação de grupos armados ilegais em favelas e bairros pobres das periferias urbanas brasileiras, o presente artigo tem como objetivo esboçar um modelo dinâmico de estruturação de atividades criminosas, na expectativa de fornecer subsídios para uma compreensão mais abrangente e sistêmica de como o fenômeno vem se desenvolvendo no país ao longo das últimas décadas. Trabalhando sob a perspectiva de um modelo evolutivo complexo, propomos a ideia de que, a despeito de suas muitas formas de manifestação, é possível identificar, no fenômeno das gangues e dos grupos armados ilegais que atuam em favelas brasileiras, estágios comuns de estruturação de atividades criminosas. Argumentamos que, em seus estágios iniciais, as dinâmicas criminais de gangues se pautam por uma lógica majoritariamente societária/ comunitária, passando gradativamente a se orientar para fins mais econômicos/racionais na medida em que aderem a atividades criminosas mais complexas.<hr/>Dealing with the problem of the actions carried out by illegal armed groups in shantytowns and poor neighborhoods of Brazilian urban peripheries, this article aims at outlining a dynamic model of criminal activities structuration, expecting to provide subsidies for a more comprehensive and systemic understanding of the development of such phenomenon in the country along the last decades. Working on the perspective of a complex evolutionary model, we propose the idea that, despite their many forms of manifestation, it is possible to identify common stages of criminal activities structuration in the phenomenon of gangs and illegal armed groups active in Brazilian shantytowns. We argue that, in their initial stages, the criminal dynamics of gangs are characterized mainly by a societarian/communitarian logic, which gradually turns to be oriented towards more economic/rational ends as they adhere to more complex criminal activities.<hr/>Ayant pour toile de fond le problème de l'activité de groupes armés illégaux dans des favelas et des quartiers pauvres des périphéries urbaines brésiliennes, cet article a pour objectif d'ébaucher un modèle dynamique de structuration d'activités criminelles dans le but de fournir des subsides pour une compréhension plus vaste et systémique de la façon par laquelle ce phénomène s'est développé au Brésil tout au long des dernières décennies. Travaillant sous la perspective d'un modèle évolutif complexe, nous proposons l'idée qu'en dépit de ses plusieurs formes de manifestation, il est possible d'identifier, dans le phénomène des gangs et des groupes armés illégaux qui agissent dans les favelas brésiliennes, des stages communs de structuration d'activités criminelles. Nous soutenons que, dans ses stages initiaux, les dynamiques criminelles des gangs se guident par une logique majoritairement sociétaire / communautaire, et passent graduellement à s'orienter vers des objectifs davantage économiques et rationnels dans la me-sure où elles adhèrent à des activités criminelles plus complexes. <![CDATA[<b>Supreme rapporteur</b>: <b>decision making and changes in the supreme court composition during FHC and Lula governments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica interna do processo decisório no Supremo Tribunal Federal (STF), com foco nas respostas que o tribunal dá às demandas que chegam via controle direto de constitucionalidade. Nossa hipótese é de que as respostas diferem dependendo do perfil dos ministros. Nosso interesse se dirige ao conjunto do tribunal, e não na individualidade dos ministros. Argumentamos que mudanças na composição da corte se refletem em mudanças no padrão de decisão. Elegemos para a análise um período de grande renovação na composição do STF, entre o segundo governo FHC (1999-2002) e o primeiro governo Lula (2003-2006). Mapeamos os padrões de decisão do tribunal nos casos de Ações Diretas de Inconstitucionalidade e os fatores que influenciariam essas decisões. A conclusão da pesquisa é de que a composição da Corte e o perfil dos ministros importam, mas a variável determinante no resultado da decisão é o voto do relator. Além disso, os dados permitem afirmar que, ao contrário do que aponta grande parte da literatura, o STF não é tão parcimonioso em sua atuação.<hr/>The purpose of this paper is to investigate the internal dynamics of decision-making in the Supreme Court (STF), focusing on the answers that the Court gives to the demands brought to it via direct control of constitutionality and the factors that influence these responses. Our hypothesis is that depending on the profile of the justices sitting in the Court the answer given will be different. The argument is that changes in the composition of the Court are reflected in changes in the decision-making pattern. To test this hypothesis, we have chosen a period of great renewal in the composition of the Court, between the second Cardoso government (1999-2002) and the first Lula government (2003-2006). We have mapped out the patterns of decisions in cases Direct Actions of Unconstitutionality during that period and the factors that influenced these decisions. The conclusion of this research is that the composition of court and the justices profile matter, but the most determinant variable to the outcome of the decision is the vote of the rapporteur. The data analyzed also allows to state that that unlike most studies indicate, the Supreme Court is not too parsimonious in its action.<hr/>L'objectif de cet article est de rechercher la dynamique interne du processus décisoire au sein de la cour suprême brésilienne, le Suprême Tribunal Fédéral (STF), en ayant pour cible les réponses que le tribunal attribue aux demandes qui arrivent par la voie du contrôle direct de la constitutionalité. Notre hypothèse est que les réponses diffèrent selon le profil des juges. Notre intérêt se dirige à l'ensemble du tribunal et non pas à chaque juge individuellement. Nous soutenons que les changements dans la composition de la Cour se reflètent sur les modèles de décision. Nous avons élu pour notre analyse une période de grande rénovation dans la composition de la Cour, comprise entre le second mandat de Fernando henrique Cardoso (1999-2002) et le premier mandat de Lula (2003-2006). Nous avons établi une carte des modèles de décision de la Cour dans les cas d'Actions Directes d'Inconstitutionnalité et les facteurs qui ont influencé ces décisions. La conclusion de la recherche est que la composition de la Cour et le profil de ses juges importe mais la variable déterminante du résultat de la décision est le vote du rapporteur. Par ailleurs, les données permettent d'affirmer qu'au contraire de ce qu'indique une grande partie de la littérature, le stf n'est pas si parcimonieux dans ses jugements. <![CDATA[<b>The paradox of mixing</b>: <b>identities, inequalities and perceptions of discrimination among Brazilian browns</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um elemento central, mas pouco discutido, no debate sobre relações raciais no país é a perspectiva dos brasileiros pardos - a identificação etno-racial que mais cresceu nos últimos censos. historicamente os pardos compartilham uma situação socioeconômica parecida com a dos pretos, mas identificam de maneira sistemática menos discriminação racial do que esse grupo. O foco sobre as percepções dos pardos permite explorar duas questões centrais das relações raciais brasileiras, a identificação racial e a mensuração da discriminação, a partir de uma perspectiva pouco explorada. Para isso, utilizamos dados de survey e analisamos entrevistas semiestruturadas com entrevistados que se identificam como pardos - método que permite priorizar suas percepções, estratégias e definições de fronteiras raciais e simbólicas.<hr/>A key but understudied element of Brazilian race relations is the perspective of those who are identified as brown, the ethno-racial identification that has increased the most in the last Censuses. historically, Brazilian browns share with blacks a lower socioeconomic status, but systematically perceive less racial discrimination when compared to them. The focus on the perceptions showed by the browns allow us to analyze two key issues of Brazilian race relations, racial identification and the measurement of discrimination, from an original perspective. In order to follow this path, we rely on survey data as well as on in-depth interviews with people who are identified as brown according to Brazilian census categories, exploring their perceptions, strategies and definitions of racial and symbolic boundaries.<hr/>Un élément central mais peu discuté dans le débat sur les relations raciales brésiliennes est la perspective de mulâtres, groupe ethnique et racial qui a le plus augmenté lors des derniers recensements. historiquement, les mulâtres partagent un statut socio-économique similaire à celui des Noirs, mais ils identifient systématiquement souffrir moins de discrimination raciale que cet autre groupe. L'accent mis sur les perceptions des mulâtres nous per-met d'explorer deux questions centrales des relations raciales au Brésil: l'identification raciale et la mesure de la discrimination, à partir d'un point de vue rarement exploité. Nous utilisons pour cela des données provenant d'enquêtes nationales et nous analysons des entretiens semistructurés avec des personnes qui s'identifient en tant que mulâtres - une méthode qui permet de prioriser leurs perceptions, leurs stratégies et leurs définitions des frontières raciales et symboliques. <![CDATA[<b>Change in ethnic boundaries and political participation of immigrant descendants in Sao Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse trabalho vincula-se à tradição de estudos interessados em investigar padrões de mobilidade política de uma camada social específica - imigrantes e seus descendentes - no interior de uma determinada estrutura social - o Oeste paulista, cujo desenvolvimento foi largamente tributário da economia cafeeira ali instalada desde o último quartel do século XIX. Para tanto, investigam-se, em um con-junto de sete municípios, os desdobramentos e principais agentes da política local: predomínio das oligarquias agrárias tradicionais ao longo de toda a República Velha, alterações ocorridas a partir da década de 1930 e que depois culminaram com o processo de redemocratização do pós-guerra, no qual se assiste a uma recomposição das elites políticas locais.<hr/>This paper analyzes patterns of political mobility of a specific social stratum - immigrants and their descendants - in the western region of São Paulo, where coffee economy prevailed since the last quarter of the XIXth century. We investigate the main agents of local politics in seven cities: from the traditional oligarchic regime characteristic of the "Old Republic" to the processes of political transformation in the thirties that resulted in the post-war re-democratization, when a recomposition of local political elites takes place.<hr/>Cet article s'inscrit dans la tradition d'études qui ont pour but l'analyse de modèles de mobilité politique d'une couche sociale spécifique - les immigrants et leurs descendants - à l'intérieur d'une structure sociale déterminée - l´Ouest de l'État de São Paulo, dont le développement a été largement tributaire de l'économie du café qui s'y est développée à partir de la fin du XIXe siècle. Nous avons analysé, dans un ensemble de sept communes, les dédoublements et les principaux agents de la politique locale: la prépondérance des oligarchies agraires traditionnelles tout au long de la période de la "Vieille République" jusqu'aux processus de transformation politique qui ont eu lieu au cours des années 1930 et ont abouti sur le processus de retour à la démocratie de l'aprèsguerre, quand a eu lieu une recomposition des élites politiques locales. <![CDATA[<b>The fantastic landscapes in an amazon town through the taxi-driver's perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar as impressões e as interpretações de antigos taxistas a respeito das mudanças ocorridas na cidade de Belém no decorrer do século XX. Nesse contexto, os motoristas autônomos de Belém figuram como portadores de um conhecimento sobre a cidade baseado na prática do deslocamento, revelando uma memória coletiva ligada aos processos de urbanização e transformação do viver na capital paraense. Emerge, então, um imaginário construído a respeito da cidade de Belém no interior de uma categoria profissional específica, bem como representações, aspirações, devaneios e queixas comuns sobre o viver na cidade. Assim, os pontos de vista desses profissionais sobre Belém aparecem expressos em narrativas fantásticas em que os taxistas encontram visagens e assombrações durante sua jornada de trabalho.<hr/>This article intends to analyze the taxidriver's impressions and interpretations about the changes that have been taken place in the city of Belém throughout the XXth century. hence, the taxi-drivers of Belém appear as owners of a knowledge concerning the town based in the practice of getting around an urban area, revealing a collective memory connected to the process of changing of the town's landscape. So, an imaginary emerges built inside a professional category in relation to the city of Belém, as well as representations, ideas, imaginings and complaints involving the life in town. Therefore, the taxi-driver's points of view about Belém are exposed when they tell their narratives of supernatural meetings with ghosts and haunting.<hr/>Cet article a pour objectif d'analyser les impressions et les interprétations d'anciens chauffeurs de taxi à propos des changements qui ont eu lieu dans la ville de Belém au cours du XXe siècle. Dans ce contexte, ces chauffeurs autonomes de Belém possèdent une connaissance de la ville qui a pour base la pratique du déplacement et révèle une mémoire collective liée aux processus d'urbanisation et de transformation de la vie quotidienne dans la capitale du Pará. C'est ainsi qu'émerge, à l'intérieur d'une catégorie professionnelle spécifique, un imaginaire construit à propos de la ville de Belém et des représentations, des aspirations, des rêveries et des mécontentements communs sur la vie au quotidien dans la ville. Les points de vue de ces professionnels sur Belém s'expriment dans les récits fantastiques où les chauffeurs de taxi se retrouvent face à des fantômes et des apparitions pendant leurs journées de travail. <![CDATA[<b>The federal senate and the deliberation on international acts in brazilian presidentialism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa a ação dos senadores brasileiros na deliberação dos atos internacionais negociados pelo poder Executivo. Um ponto central defendido é que os parlamentares são atores interessados em discutir e analisar questões de política externa. Os preceitos constitucionais impõem limites significativos à ação congressual ao impedir a apresentação de emendas aos atos internacionais ou impossibilitar o controle ex ante, razão pela qual se faz necessária uma busca por outros mecanismos de aferição da atuação parlamentar. Há ocorrências de outras formas de participação dos parlamentares no processo deliberativo, assim como situações de acirrada divergência quanto ao conteúdo substantivo de certos atos internacionais. Parlamentares desinteressados não desperdiçariam tempo e energia debatendo questões que não lhes interessam.<hr/>This article analyses the action of Brazilian Senators in the deliberation of international acts negotiated by the executive branch. A central point here argued is that lawmakers are interested actors in discussing and analyzing matters of Foreign Policy. Constitutional precepts put significant limits on congressional action, when prevent the submission of amendments to international acts or the impossibility to exercise control ex ante, which is the reason that makes it necessary to look for other mechanisms in order to measure the parliamentary action. The work demonstrates not only occurrences of different forms of participation of parliamentarians in the deliberative process, but also exemplify heated disagreement situations among them, when it comes to the substantive content of certain international acts. Uninterested lawmakers do not waste time and energy debating questions that do not interest them.<hr/>L'article analyse l'action des sénateurs brésiliens dans la délibération des actes internationaux négociés par le pouvoir Exécutif. Il défend surtout que les parlementaires sont des acteurs intéressés dans la discussion et l'analyse de questions de politique externe. Les préceptes constitutionnels imposent des limites significatives à l'action parlementaire en empêchant la proposition d'amendements aux actes internationaux ou en empêchant le contrôle ex ante, raison par laquelle il est nécessaire de chercher d'autres mécanismes d'évaluation de l'action parlementaire. Il existe d'autres moyens de participation des parlementaires dans le processus délibératif ainsi que des situations de profonde divergence quant au contenu substantif de certains actes internationaux. Des parlementaires désintéressés ne gaspillent pas leur temps et leur énergie à débattre des questions qui ne les intéressent pas. <![CDATA[<b>Democratic foreign policy</b>: <b>oxymoron, chimera, or trend?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Fórmulas diversas têm sido experimentadas para a adequação entre a política externa e a condição democrática das sociedades nacionais, mas as dificuldades para acomodar os conceitos de forma harmoniosa permanecem consideráveis. Este artigo investiga, da dupla perspectiva ontológica e histórica, a plausibilidade de uma política externa democrática ser levada a cabo nos dias de hoje. Para tan-to, busca-se subsídio empírico nos países que associaram política externa com democracia, seja no hemisfério Norte, seja no Sul. Demonstra-se que a proposta da "política externa democrática" não mais representa uma contradição lógica insanável ou uma impossibilidade fática - como aparentava ser o caso em meados do século XX. Isso não impediu, todavia, a identificação de obstáculos de monta para a plena compatibilização entre as duas categorias em voga: política externa e regime democrático.<hr/>Many different formulas have been attempted in order to promote smoother connections between foreign policy and democracy within contemporary national societies, but difficulties to accommodate them remain paramount. This article investigates, both from ontological and historical perspectives, how plausible it is nowadays to conduct a 'democratic foreign policy'. The argument relies on empirical data from countries that have actually associated in some way foreign policy with democracy, be they in Northern or Southern hemisphere. The author intends to demonstrate that the 'democratic foreign policy'proposal is no longer to be seen as a logical contradiction (an oxymoron) nor as an impossible political arrangement (a chimera), as it seemed to be the case in the 20th century. Nonetheless, one can still identify a myriad of practical obstacles when trying to make the two categories - democracy and foreign policy - work in tandem.<hr/>Plusieurs formules ont été tentées dans le but de promouvoir une adéquation entre la politique extérieure et la condition démocratique des sociétés nationales, mais les difficultés pour accepter ces concepts de façon harmonieuse restent considérables. Cet article examine, à partir de la double perspective ontologique et historique, la plausibilité de mener une politique extérieure démocratique dans les jours actuels. Il faut, pour cela, rechercher un subside empirique dans les pays qui ont associé leur politique extérieure à la démocratie, soit dans l'hémisphère Nord, soit au Sud. L'article démontre que la proposition d'une «politique extérieure démocratique» ne représente plus une contradiction logique incorrigible ou une impossibilité de fait - comme il semblait être le cas dans les années 1950. Cela n'a, néanmoins, pas empêché l'identification d'importants obstacles pour la pleine compatibilité entre les deux catégories en vogue: la politique extérieure et le régime démocratique. <![CDATA[<b>When comparing to explain</b>: <b>designs of research and temporal sequences in the investigation on political institutions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende mostrar que estudos comparados devem ser orientados para a construção de inferências causais generalizantes, aptas a explicar formação, estabilidade e mudança em instituições políticas. Partindo de uma identificação de impasses na teoria institucional, o texto procura mostrar a maneira pela qual a noção de comparação como estratégia investigativa baseada em poucos casos, muitas variáveis, terminou por reduzir seu potencial para a construção de explicações generalizantes, limitando-a a um escopo de controle de hipóteses. Por fim, procuramos reforçar argumentos em favor da incorporação de intervalos e sequências temporais à análise comparada.<hr/>The argument of this paper is that the vocation of comparative studies is the search for generalizing causal inferences able to explain the formation, stability and change in political institutions. Initially, we tried to identify dilemmas in the institutional theory, located in the fragility of interpretations on institutions formation, as well as for the understanding of the conditions under which institutions appear to be able to cause the effects attributed to them; in the second section, we seek to show how the notion of comparison as a research strategy based on few cases, many variables, eventually reduces the potential for the construction of generalizing explanations. Finally, we sought to strengthen arguments for the incorporation of temporal intervals and sequences for comparative analysis.<hr/>Cet article a pour but de montrer que les études comparées doivent être orientées vers la construction d'inférences causales de généralisation, capables d'expliquer la formation, la stabilité et le changement dans les institutions politiques. En partant d'une identification d'impasses dans la théorie institutionnelle, le texte tente de démontrer la façon par laquelle la notion de comparaison en tant que stratégie investigatrice basée sur peu de cas, plusieurs variables réduit son potentiel de construction d'une explication de généralisation, en la limitant à un but de contrôle d'hypothèses. Pour conclure, nous tentons de renforcer les arguments en faveur de l'incorporation d'intervalles et de séquences temporelles à l'analyse comparée. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende mostrar que estudos comparados devem ser orientados para a construção de inferências causais generalizantes, aptas a explicar formação, estabilidade e mudança em instituições políticas. Partindo de uma identificação de impasses na teoria institucional, o texto procura mostrar a maneira pela qual a noção de comparação como estratégia investigativa baseada em poucos casos, muitas variáveis, terminou por reduzir seu potencial para a construção de explicações generalizantes, limitando-a a um escopo de controle de hipóteses. Por fim, procuramos reforçar argumentos em favor da incorporação de intervalos e sequências temporais à análise comparada.<hr/>The argument of this paper is that the vocation of comparative studies is the search for generalizing causal inferences able to explain the formation, stability and change in political institutions. Initially, we tried to identify dilemmas in the institutional theory, located in the fragility of interpretations on institutions formation, as well as for the understanding of the conditions under which institutions appear to be able to cause the effects attributed to them; in the second section, we seek to show how the notion of comparison as a research strategy based on few cases, many variables, eventually reduces the potential for the construction of generalizing explanations. Finally, we sought to strengthen arguments for the incorporation of temporal intervals and sequences for comparative analysis.<hr/>Cet article a pour but de montrer que les études comparées doivent être orientées vers la construction d'inférences causales de généralisation, capables d'expliquer la formation, la stabilité et le changement dans les institutions politiques. En partant d'une identification d'impasses dans la théorie institutionnelle, le texte tente de démontrer la façon par laquelle la notion de comparaison en tant que stratégie investigatrice basée sur peu de cas, plusieurs variables réduit son potentiel de construction d'une explication de généralisation, en la limitant à un but de contrôle d'hypothèses. Pour conclure, nous tentons de renforcer les arguments en faveur de l'incorporation d'intervalles et de séquences temporelles à l'analyse comparée.