Scielo RSS <![CDATA[Sociedade e Estado]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-699220190002&lang=en vol. 34 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The influence of social origin on the probability of obtaining a college degree]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.<hr/>Abstract The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree. <![CDATA[Social protection in the New World Economic Order]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200381&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as transformações na natureza dos sistemas de proteção social que produziram mudanças significativas na lógica das políticas sociais. A partir da utilização dos conceitos de Paradigma, Regime e Modos de Regulação, pretende-se mostrar que os sistemas de proteção social, embora continuem centrais ao funcionamento do capitalismo, adquiriram características que os diferenciam daqueles surgidos no pós-Segunda Guerra Mundial. Conclui-se que este novo paradigma de políticas impôs um novo olhar sobre as políticas sociais que se encontram cada vez mais associadas à estratégia do capital de promover a mercantilização da reprodução das condições de vida dos indivíduos. Revestidas por um discurso focado na promoção do bem-estar social, estas políticas se articulam às políticas econômicas na busca da promoção da expansão do processo de valorização do capital através da incorporação de segmentos vulneráveis da população ao mercado de consumo.<hr/>Abstract The present work aims to analyze the transformations in the nature of social protection systems that represented significant changes in the logic of social policies. Using the concepts of Paradigm, Accumulation Regimes and Modes of Regulation, it is intended to show that social protection systems, although remain central to the functioning of capitalism, have acquired characteristics that differentiate them from those that emerged in the Second World War. It is concluded that this new paradigm of policies imposed a new look on the social policies that are increasingly associated with the strategy of capital to promote the commodification of reproduction of individuals life conditions. Coherent in a discourse focused on the promotion of social welfare, these policies are articulated with economic policies in the pursuit of the expansion of the capital appreciation process through the incorporation of vulnerable segments of society into the consumer market. <![CDATA[Conflicts in the border, the rights and policies of a social pact]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200403&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Los conflictos de las fronteras entre naciones y los pactos sociales establecen interacciones entre agentes sociales, derechos y el Estado democrático. El objetivo del artículo es analizar desde el enfoque sociológico, la relación entre la percepción de existencia de pactos sociales y los múltiples conflictos. Investigamos la frontera Norte de Santander (Colombia) y Táchira (Venezuela). El recurso teórico se alía con el punto de vista operativo de la investigación sobre prácticas sociales, con observación de campo y aplicaciones de encuestas. Entre los hallazgos destacamos las múltiples interacciones entre Estado y los ciudadanos, pero sin la existencia de un canal de resolución de cuestiones fundamentales en el espacio territorial y por lo tanto persisten las inconsistentes posibilidades de un pacto social ante los conflictos en el referido contexto fronterizo.<hr/>Abstract The conflicts of the borders between nations and the social pacts establish interactions between social agents, rights and the democratic State. The objective of the article is to analyze, from the sociological point of view, the relationship between the perception of the existence of social pacts and the multiple conflicts. We investigated the northern border of Santander (Colombia) and Táchira (Venezuela). The theoretical resource is combined with the operational point of view of research on social practices, with field observation and survey applications. Among the findings we highlight the multiple interactions between the State and the citizens, but without the existence of a channel for resolving fundamental issues in the territorial space and therefore the inconsistent possibilities of a social pact with respect to conflicts in the aforementioned border context persist. <![CDATA[Municipal elections and national crisis: electoral disputes in Brazil in 2016]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ano de 2016 foi marcado por uma eleição municipal em meio a uma das maiores crises política e econômica desde a redemocratização brasileira, no início dos anos 1980. Um dos partidos mais afetados pela crise nacional foi o Partido dos Trabalhadores, que estava no poder. Resta saber o quanto a visibilidade negativa do partido na arena nacional impactou nas disputas locais. O artigo pretende analisar os resultados das eleições de 2016 a partir de variáveis agregadas. Utiliza-se o índice de democratização para identificar padrões de democracia local e para associar o desempenho dos principais partidos a esses padrões. O objetivo é verificar que partidos conseguiram melhores resultados na atual conjuntura política. São analisados os desempenhos dos candidatos a vereador e a prefeito, nos 5.600 municípios do país.<hr/>Abstract The 2016 marked the impeachment of President Dilma Rousseff (PT) and one of the hardest political crises since the Brazilian redemocratization in the early 1980s. One of the parties most affected by the national crisis was the “Partido dos Trabalhadores”. It remains to be seen how much the negative visibility of the party in the national arena has impacted local disputes. The article intends to analyze the results of the 2016 elections from aggregated variables. The democratization index is used to identify patterns of local democracy and to associate the performance of the major parties with these standards. The objective is to verify which parties have achieved better results in the current political conjuncture. The performance of candidates for councillor and mayor in the 5,600 municipalities in 2016 elections is analyzed. <![CDATA[Conflicts and decision-making arenas of infrastructure megaprojects: a discussion about the Port of São Sebastião - São Paulo/Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200455&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A aprovação de megaprojetos envolve arenas de negociação/decisão em diversos níveis, com atores diversos em termos de interesses e recursos sociais. Essa pesquisa analisou a arena decisória referente à expansão do Porto de São Sebastião (SP) - porto inserido em área ambientalmente peculiar, com relevância histórica, econômica e estratégica para o desenvolvimento regional/nacional. Assim, foram analisadas as implicações de uma tendência de burocratização da arena ambiental para os conflitos associados a megaprojetos. Para isso, foram adaptadas teorias sobre racionalização, conflitos e arena social. Os dados empíricos incluíram materiais de audiências públicas, mídia e relatórios técnicos, entrevistas com atores-chave. O trabalho discutiu as implicações das interações no âmbito de cada nível no planejamento e no processo de licenciamento ambiental no Brasil, demonstrando que os atores com interesses divergentes adotaram estratégias de ação diferentes para influenciar as decisões. Além disso, elementos organizacionais do processo decisório contribuíram para um diálogo desigual, menos aberto e transparente.<hr/>Abstract Megaproject approval involves negotiation/decision arenas at different levels, with diverse actors in terms of interests and social resources. This research analyzed the decision-making arena related to the expansion of the Port of São Sebastião (SP) - port, located in an environmentally peculiar area, with historical, economic and strategic relevance for regional/national development. Thus, the implications of a tendency of bureaucratization of the environmental arena to the conflicts associated to megaprojects were analyzed. For this, theories on rationalization, conflicts and social arena were adapted. Data included materials from public hearings, media and technical reports, interviews with key actors. The paper discussed the implications of the interactions within each level in the planning and the environmental licensing process in Brazil, demonstrating that the actors with divergent interests adopted different strategies of action to influence the decisions. In addition, organizational elements of the decision-making process have contributed to an unequal, less open and transparent dialogue. <![CDATA[Insurrection days looking for the sublime: the punk scenes of Portugal and Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200485&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo centra-se na explicação e compreensão das representações acerca da autenticidade estética, artística e vivencial por parte de atores das cenas punk portuguesas e brasileiras num arco temporal que se situa entre 1977 e 2016. Baseia-se no princípio sociológico de que o conhecimento reflexivo dos atores sociais é matéria-prima de base para a reconstrução científica e, por tal, para o avanço na teoria social. Com base numa metodologia reflexiva, são três os objetivos específicos que perscrutamos: problematizar as complexas relações entre o ethos, a estética e a praxis do-it-yourself (DIY)1 e o estabelecimento do punk e de suas (sub)cenas em sociedades fora do eixo gravitacional da hegemonia anglo-saxônica; identificar o conjunto de atividades no espectro punk que configurem um ethos e uma praxis de autenticidade e, por último, elucidar, em termos weberianos, os diversos sentidos/significados contraditórios que os atores atribuem ao punk e suas respetivas vivências em termos de estilo e ideologia.<hr/>Abstract This article focuses on the presentation, explanation and understanding of representations about aesthetic, artistic and experiential authenticity, by actors of Portuguese and Brazilian punk scenes, between the years of 1977 and 2016. It is based on the sociological principle that the reflective knowledge of social actors is essential for scientific reconstruction and, as such, for advancement in social theory. Based on a reflexive methodology, three specific objectives are examined: to problematize the complex relations between ethos, aesthetics and do-it-yourself (DIY)praxis and the establishment of punk and its (sub)scenes in societies outside the gravitational axis of Anglo-Saxon hegemony ; identify the set of activities, skills and abilities in the punk spectrum which constitute an ethos and a praxis of authenticity and, finally, elucidate, in Weberian terms, the many contradictory meanings that the actors attribute to punk and their respective experiences of style and ideology. <![CDATA[Controversy surrounding the involuntary commitment of crack cocaine users]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200513&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é mapear a controvérsia em torno da internação involuntária de usuários de drogas, particularmente do crack, no Brasil. Para tal, apoiamo-nos em notícias fornecidas pela mídia, na legislação e nos regulamentos e normas editadas por órgãos públicos no período de 1998 a 2012. Isso nos proporcionou uma visão geral das vozes presentes no debate público que evidenciavam, através de seus diversos atores, o processo de funcionamento da controvérsia, a crise a ser debelada e as situações consideradas de risco. Afloram dessa controvérsia um Programa e um Antiprograma, que são, respectivamente, a internação maciça de usuários de crack ou, seu oposto, as medidas de redução de danos que reservam à internação um papel muito restrito. Concluímos que a ideia disseminada da epidemia do consumo de crack ensejou no país a consciência de estarmos todos em risco; e uma prática política de governar fora das regras.<hr/>Abstract This article’s objective is to map the controversy surrounding the involuntary commitment of drug users in Brazil, especially among crack cocaine users. The research is based on media reports, legislation, and on the regulation and norms created by public agencies between 1998 and 2012. Because of its scope, the research presents a general vision of the diverse actors participating in public debate regarding drug use and commitment, in addition to the processes through which this controversy takes hold, the crisis that these processes aim to suppress, and the situations that considered to present considerable risk. As a result of this controversy, both a Program and an Anti-Program have taken root: respectively, these refer to the large-scale commitment of crack users; or, on the contrary, harm-reduction measures that limit commitment to a significantly reduced role. We conclude that the widespread idea of the crack cocaine epidemic has made the country aware that we are all at risk; and political practice of ruling out of the rules. <![CDATA[Violence and negotiation in the construction of order in prisons: the São Paulo’s experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200539&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute a construção da ordem nas prisões a partir do referencial teórico da sociologia das prisões e de um contexto empírico muito específico: o cenário paulista, marcado pela hegemonia do grupo Primeiro Comando da Capital (PCC). Nosso argumento é que esse grupo reconfigurou a dimensão da ordem nas prisões; enquanto organização, estabeleceu um novo padrão de relações com a administração prisional; redesenhou as formas de exercício do poder no interior da massa carcerária, tanto em termos dos elementos constitutivos das hierarquizações entre os presos, como dos controles sociais e, ainda, do uso da violência. Além de um diálogo com a literatura voltada para o tema, foram tomados como objeto de análise dois documentos produzidos pelo PCC (estatutos) que refletem dois momentos distintos da trajetória do grupo, cada um deles engendrando elementos e mecanismos que alteraram as dinâmicas na construção da ordem prisional.<hr/>Abstract The article discusses the prison order from the sociology of the prisons theoretical reference and also from a very specific empirical context: the São Paulo scenario, marked by the hegemony of the Primeiro Comando da Capital (PCC) group. Our argument is that this group reconfigured the prison order; as an organization, established a new pattern of relations with the prison administration; it designed new forms of power exercise within the prison population, in terms of both the elements of prisoners’ hierarchies, as well as social controls and use of violence. In addition to the literature focused on the theme, two documents produced by the PCC (statutes) were taken as object of analysis that reflect two distinct moments of the group's trajectory; each one engendering elements and mechanisms that changed the dynamics while producing prison order. <![CDATA[Technologies of humility: citizen participation in governing science]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200565&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de teorias recentes sobre a ciência na sociedade, tal como a abordagem do “Modo 2”, este artigo argumenta que os governos devem reconsiderar as relações existentes entre tomadores de decisões, experts e cidadãos na gestão da tecnologia. Formuladores de políticas precisam de uma série de “tecnologias da humildade” para avaliar sistematicamente o desconhecido e o incerto. Pontos focais apropriados para essas avaliações modestas são o enquadramento, a vulnerabilidade, a distribuição e o aprendizado.<hr/>Abstract Building on recent theories of science in society, such as that provided by the the “Mode 2” framework, this paper argues that governments should reconsider existing relations among decision-makers, experts, and citizens in the management of technology. Policy-makers need a set of ‘technologies of humility’ for systematically assessing the unknown and the uncertain. Appropriate focal points for such modest assessments are framing, vulnerability, distribution, and learning. <![CDATA[A lei como arma na vida e morte das democracias]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200593&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de teorias recentes sobre a ciência na sociedade, tal como a abordagem do “Modo 2”, este artigo argumenta que os governos devem reconsiderar as relações existentes entre tomadores de decisões, experts e cidadãos na gestão da tecnologia. Formuladores de políticas precisam de uma série de “tecnologias da humildade” para avaliar sistematicamente o desconhecido e o incerto. Pontos focais apropriados para essas avaliações modestas são o enquadramento, a vulnerabilidade, a distribuição e o aprendizado.<hr/>Abstract Building on recent theories of science in society, such as that provided by the the “Mode 2” framework, this paper argues that governments should reconsider existing relations among decision-makers, experts, and citizens in the management of technology. Policy-makers need a set of ‘technologies of humility’ for systematically assessing the unknown and the uncertain. Appropriate focal points for such modest assessments are framing, vulnerability, distribution, and learning. <![CDATA[Dilemas da política ambiental no governo Lula]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de teorias recentes sobre a ciência na sociedade, tal como a abordagem do “Modo 2”, este artigo argumenta que os governos devem reconsiderar as relações existentes entre tomadores de decisões, experts e cidadãos na gestão da tecnologia. Formuladores de políticas precisam de uma série de “tecnologias da humildade” para avaliar sistematicamente o desconhecido e o incerto. Pontos focais apropriados para essas avaliações modestas são o enquadramento, a vulnerabilidade, a distribuição e o aprendizado.<hr/>Abstract Building on recent theories of science in society, such as that provided by the the “Mode 2” framework, this paper argues that governments should reconsider existing relations among decision-makers, experts, and citizens in the management of technology. Policy-makers need a set of ‘technologies of humility’ for systematically assessing the unknown and the uncertain. Appropriate focal points for such modest assessments are framing, vulnerability, distribution, and learning.