Scielo RSS <![CDATA[Sociedade e Estado]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-699220140003&lang=en vol. 29 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Podemos ser o (novo) Terceiro Mundo?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Fundamentos da performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, esboço as principais concepções de performance que têm norteado trabalhos linguisticamente orientados acerca do tema, suas origens e como se relacionam ou divergem. Considero primeiramente o potencial pouco desenvolvido do trabalho orientado para a performance na sociolinguística variacionista, para depois examinar a performance enquanto exibição virtuosística, conforme tem se desenvolvido sobretudo na antropologia linguística. Em seguida, foco a performance enquanto teatralidade, com atenção especial para a análise da ordem da interação, bem como a performance cultural como evento destacado e relevado que fornece uma perspectiva ricamente reflexiva sobre a cultura. Concluo com uma discussão sobre a performance mediatizada e a produtividade do conceito de remediatização na redução da distância entre a performance copresente e a performance mediatizada.<hr/>In this article, I outline the principal conceptions of performance that have guided language-oriented work on performance, where they come from, and how they relate to or diverge from one another. I consider first the underdeveloped potential for performance-oriented work in variationist sociolinguistics, and than turn to performance as virtuosic display, as developed principally in linguistic anthropology, performance as theatricality, with special attention to the analysis of the interaction order, and cultural performance as a marked, heightened event that affords a richly reflexive vantage point on culture. I conclude with a discussion of mediated performance and the productiveness of the concept of remediation in bridging the gap between co-present performance and mediated performance. <![CDATA[<b>As <i>hiper mulheres </i>kuikuro</b>: <b>apontamentos sobre cinema, corpo e performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto são trazidas à pauta algumas questões situadas no entrecruzamento de campos teórico-conceituais que incluem algumas discussões caras à cultura contemporânea. As relações entre corpo, memória e devir são abordadas a partir dos conceitos de performance, ritual e jogo. As análises são ancoradas no filme Itão kuegü: as hiper mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette, consideradas as circunstâncias de sua realização e veiculação, a narrativa fílmica e a presença das mulheres, que protagonizam o trabalho.<hr/>In this text, I present some points situated in the crossing between theoretical and conceptual fields that include some relevant discussions on contemporary culture. Relations between body, memory and future are addressed from the concepts of performance, ritual and play. The analyses refer to the movie Itão kuegü: as hiper mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto and Leonardo Sette, and consider the circumstances in wich it has been made, the filmic narrative and the presence of women, who are the protagonists of the film. <![CDATA[<b>"Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história."</b> <b>Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, trato da constituição do sujeito-narrador na região da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, onde venho realizando pesquisa etnográfica desde 1997. Inicialmente, dedico-me à análise do papel que as performances narrativas ocupam na construção da subjetividade, partindo da constatação de que grande parte dos eventos narrados pelos contadores de "causos" da região são relativos a ocasiões de ruptura ou quebra da normalidade cotidiana. Neste sentido, a noção de "conflito" é adotada aqui como elemento-chave para refletir sobre as trajetórias de vida destes narradores. Num segundo momento, faço um levantamento da presença de situações de conflito, sob diferentes contextos, nas narrativas pessoais dos contadores. Considero, finalmente, a importância das performances narrativas na organização da experiência de tornar-se pessoa nesta zona de fronteira.<hr/>In this article I discuss the subjectivity of the storytellers from the Argentina, Brazil and Uruguay border , where I do ethnographic research since 1997. Initially I dedicate to analyzing the role that narrative performances have in the construction of subjectivity, based on the observation that most of the storytellers narrated events are about rupture or breakage of everyday normality. In this sense, the "conflict" concept is adopted as a key element to reflect about the storytellers´s life trajectories. Secondly, I do a survey of the conflict situations, under different contexts, presents in the personal narratives of the storytellers. Finally, I consider the importance of narrative performances in organizing the experience of becoming a person in this border zone. <![CDATA[<b>Cultura popular</b>: <b>práticas e representações</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de referências teóricas dos estudos de performances culturais, este artigo interpreta a letra de alguns cantos de Bule-Bule - repentista, cantador, violeiro, tocador de prato e faca, e poeta sambador do Recôncavo baiano -, focando algumas relações possíveis entre as práticas da cultura popular tradicional e sua representação por intelectuais, notadamente folcloristas, sociólogos e antropólogos.<hr/>This essay discuss the meaning of some Bule-Bule's chants. Bule-Bule is an improvisator Poet from Reconcavo baiano who belongs also to the Samba de Roda tradition. Written under the perspective of the cultural performances, this essay elucidates some possible relations between traditional popular culture practice and its representation in academic works by folklorists, sociologists and anthropologists. <![CDATA[<b>O Brasil de Sérgio Buarque de Holanda</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de referências teóricas dos estudos de performances culturais, este artigo interpreta a letra de alguns cantos de Bule-Bule - repentista, cantador, violeiro, tocador de prato e faca, e poeta sambador do Recôncavo baiano -, focando algumas relações possíveis entre as práticas da cultura popular tradicional e sua representação por intelectuais, notadamente folcloristas, sociólogos e antropólogos.<hr/>This essay discuss the meaning of some Bule-Bule's chants. Bule-Bule is an improvisator Poet from Reconcavo baiano who belongs also to the Samba de Roda tradition. Written under the perspective of the cultural performances, this essay elucidates some possible relations between traditional popular culture practice and its representation in academic works by folklorists, sociologists and anthropologists. <![CDATA[<b>Pela consolidação da sociologia e da antropologia das emoções no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo realizar uma breve panorâmica da situação da sociologia e da antropologia das emoções no Brasil, desde o seu surgimento, no final da primeira metade da década de 1990, até o presente. Baseia-se, entre outras fontes, em dados recolhidos em congressos e encontros realizados no Brasil e na América Latina, que tiveram grupos de trabalho em antropologia e sociologia das emoções, ou temas a elas correlatos.<hr/>This paper aims to conduct a brief overview of the situation of sociology and anthropology of emotions in Brazil, since its inception at the end of the first half of the 1990s to the present. It is based on, among other sources, in data collected at conferences and meetings in Brazil and Latin America, which had working groups in anthropology and sociology of emotions, or issues related to them. <![CDATA[<b>Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos</b>: <b>estudo sobre o projeto <i>Baixe e Use</i> da TV Câmara</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa o projeto Baixe e Use, da TV Câmara, com o objetivo de avaliar como se dá a produção, o uso, a disseminação e a retroalimentação de conteúdos audiovisuais culturais e educativos, envolvendo uma emissora pública legislativa e um segmento da sociedade, a comunidade escolar e acadêmica. A apropriação de produtos televisivos pode conferir um novo lugar ao público, para além do conceito convencional de audiência? Como uma iniciativa dessa natureza pode possibilitar a inserção social de conteúdos culturais e educativos? Como uma emissora pública com foco em conteúdos políticos e legislativos pode contribuir para a oferta de conteúdos de natureza cultural e cívica? Essas são as questões principais discutidas a partir dos dados coletados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os dados foram compilados com base nas ferramentas do Google Analytics e do sistema Fale Conosco do site da TV Câmara. As principais conclusões apontam as interfaces possíveis entre TV e escola, política e educação, narrativa e tecnologia. Além disso, destaca-se o lugar periférico que o banco de conteúdos do Baixe e Use ocupa no cenário geral da programação da emissora, cujo escopo privilegia a divulgação institucional sobre as atividades legislativas.<hr/>Study about the Baixe e Use project, from TV Câmara, which intends to analyze how the production, use, dissemination and feedback of cultural and educational audiovisual contents occur between a legislative public broadcaster and a segment of society, the school and academic community. Can the appropriation of television products give rise to a new public, beyond the conventional concept of audience? How can this kind of initiative enable the social inclusion of cultural and educational content? How can a public broadcaster with focus on political and legislative content contribute to offer cultural contents to civic life? Those are the main issues discussed from the data collected. The methodology includes bibliographic and documental research and content analysis. Data are compiled using Google Analytics tools and the "Fale Conosco" system ("Contact us") from the TV Câmara website. The conclusion points to the possible interfaces between TV and school, politics and education, storytelling and technology. Moreover, we highlight the peripheral place that the bank contents of Baixe e Use occupies in the general scenario of the station's TV programming, which focuses on institutional promotion scope on legislative and parliamentary activities. <![CDATA[<b>Ação empresarial em escala regional: um estudo da permeabilidade do Legislativo do Paraná à ação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na 16ª legislatura (2007-2011)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste texto é fazer um estudo do grau de sucesso e fracasso da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) diante das propostas apresentadas na Assembleia Legislativa do Paraná na 16ª legislatura (2007-2011). Para tanto, analisaremos o índice de convergência entre posicionamento da associação industrial paranaense e as proposições que tramitaram no Legislativo estadual, apoiando-nos na metodologia desenvolvida por Mancuso (2007) para a análise da ação parlamentar do empresariado em escala nacional. Procuraremos demonstrar duas proposições básicas: i. o grau de sucesso do empresariado paranaense é menor do que aquele observado por outros atores do Legislativo federal; ii. o empresariado paranaense pode ser caracterizado como ator político com baixo grau de capacidade propositiva, mas com elevado poder de veto sobre as propostas que contrariam seus interesses. Dessa forma, buscaremos inserir-nos no debate a respeito da ação política da ação empresarial no período pós-1988, evidenciando algumas de suas singularidades e formas inovadoras de ação coletiva em escala regional.<hr/>The purpose of this paper is to study the degree of success and failure of Federation of Parana State Industry (Fiep) on the proposals submitted at the 16th Legislature (2007-2011) of the Legislative Assembly of Parana. To materialize this purpose, we analyze the convergence rate between the suggestions of Industry Federation of Paraná and the propositions that were processed during the legislature, drawing on the methodology developed by Mancuso (2007) for the analysis of parliamentary action of entrepreneurs. We seek to demonstrate two basis hypothesis: (i) the degree of success of the entrepreneurs of Parana State is smaller than that observed by other authors in Federal Legislature, (ii) the businessmen of Parana State are characterized as a political actor with a low degree of purposeful but with high power veto over the propositions that contradict their interests. Thus, we seek to enter into the debate about the political entrepreneurial action in the post-1988 brazilian political system, highlighting some of its uniqueness and innovative ways of collective action at regional scale. <![CDATA[<b>Morais do drama urbano</b>: <b>violência policial, discurso midiático e produção de contos morais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa a cobertura midiática do assassinato de Evandro João da Silva, um dos "líderes" do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), ocorrido no Centro do Rio de Janeiro, em outubro de 2009, em consequência de reação a um assalto. A análise baseia-se na interpretação de que as propostas de intervenção social do GCAR constituem um "projeto moral" ancorado na noção de responsabilidade para com o outro. Este projeto seria desenvolvido, no plano discursivo, através de pequenos "contos morais", que têm como protagonista o sobrevivente, cuja marca emocional é a esperança. Porém, a morte de Evandro insere um dado novo nestes contos: seu protagonista é um mártir, associado não à esperança, mas à utopia. Tomamos este escândalo de opinião pública como um drama social, um momento em que a "sociedade" (neste caso a carioca) discute a si mesma, ou, dito de outro modo, como um ritual, nos termos de Geertz (1978), uma "história que a sociedade conta sobre ela mesma para si mesma". Qual seria então a "moral" desta história que coloca o GCAR diante de um desafio: lidar com a emergência de um mártir em suas fileiras de sobreviventes? O material analisado é a cobertura do evento no jornal O Globo, no período de 19 a 24 de outubro de 2009. O foco da análise está nas representações da instituição policial presentes nas falas dos diversos atores sociais participantes do debate: autoridades, especialistas, membros do grupo e leitores do jornal.<hr/>This paper analyzes media discourses on the killing of Evandro João da Silva. Evandro was a leader of Cultural Group AfroReggae and was killed due to reacting to a robbery in Rio de Janeiro, October 2009. The analysis is based upon the interpretation of the Groups' set of strategies for social intervention as a "moral project". This project would have as its main focus the notion of responsibility towards the other. Its discursive development would be done through "moral tales", which would have as its protagonist the survivor, whose emotional mark would be hope. The death of Evandro, however, adds a new character to these tales: the martyr, who would be associated to utopia, rather than to hope. We examine this public opinion scandal as a social drama, a moment in which "society" (in this case Rio de Janeiros' society) discusses itself, or, referring to Geertz (1978), as a ritual, "a story a society tells to itself about itself". This story poses a challenge to GCAR: how to deal with the emergence of a "martyr" in the middle of their "survivors"? Data analyzed is the media coverage of this event in the newspaper O Globo, from October 19th to October 24th, 2009. The analysis focus on the representations of police institutions to be found in the interventions made by social actors who take part in this debate: public authorities, specialists, members of the Group and the newspaper' readers. <![CDATA[<b>Brasília na rede das cidades globais</b>: <b>apontando uma tendência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o potencial de Brasília se inserir na rede mundial de cidades, considerando sua peculiar dinâmica socioeconômica. Consolida-se aqui, 54 anos após sua inauguração, uma cidade que vive constantes processos de mudança, mas que ainda se acha atrelada ao setor público, esfera que lhe dá sua identidade. A assimetria que se observa entre, de um lado, uma cidade racional que se rebate num desenho modernista e, de outro, uma cidade que cresce nas suas periferias de forma anárquica, reproduzindo modelos das demais cidades brasileiras, evidenciam uma estrutura social com enormes graus de desigualdade e de diferenciação. A dinâmica populacional do Distrito Federal e entorno ultrapassa cada vez mais as determinações e os estímulos oriundos do setor público, concentrados no seu Plano Piloto. Ao contextualizá-la na lógica contemporânea das cidades "globais", na tentativa de diversificar a fonte de investimentos, Brasília procura oferecer vantagens comparativas frente a outras metrópoles que com ela concorrem. Nesse sentido, o artigo defende que a capital vive hoje uma etapa original na sua evolução, mesmo se a incompatibilidade aparente entre sua função política, que de certa forma restringe suas potencialidades, e as forças de mercado, a levam a modificar sua natureza original.<hr/>This article seeks to discuss the Brasilia's potential to be part in the worldwide network of cities, because of its peculiar socioeconomic and cultural dynamics. It consolidates here, after 54 years of its inauguration, a city that lives constant processes of change, but it is still attached to the public sector as the sphere that gives its identity. The asymmetry that is observed between its role as a rational city which repels a modernist design and its role as a city that grows in its peripheries in an anarchical way reproducing models of other Brazilian cities, pushes a social structures with huge degrees of inequality and differentiation. Contextualizing it in the contemporary logic of "global" cities, in which the urbane policy is part of a general movement common to other worldwide metropolises, the city seeks to offer some comparative benefits in order to attract investments. In this sense, this article defends that Brasilia today lives an original stage in its evolution, besides its apparent incompatibility between its function as the political capital that in a certain way restricts its potentialities, and its market forces that leads to modify its original nature. <![CDATA[<b>Do corpo produtivo ao corpo rascunho</b>: <b>aproximações conceituais a partir de relações entre corpo e tecnologia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem o propósito de examinar relações entre "corpo e tecnologia" no contexto do projeto social moderno, tomando como referência as noções de "corpo produtivo" e "corpo rascunho". A análise é desenvolvida por meio de fontes bibliográficas do campo da sociologia do corpo, permeando esse debate com autores da área de educação física. O conceito de corpo rascunho revelou-se heurístico para entendimento de relações do corpo com processos tecnológicos, em nossa época. Concluiu-se, preliminarmente, que a concepção de corpo sofreu mudanças e representações distintas ao longo da história, mas, atualmente, tais modificações acontecem de forma rotineira, produzindo uma noção fluida, segundo a qual poder-se-ia ser, a qualquer momento, o que se desejasse ser.<hr/>This article is intended to assess the relationships between "body and technology" in the context of the modern social project, taking the notions of "productive body" and "draft body" as reference. The analysis is developed through bibliographic sources of the field of sociology and the body, articulating this debate with authors of the physical education field. The concept of draft body proved to be heuristic for understanding the relationships of the body with technological processes in our time. It was preliminarily concluded that the conception of body underwent changes and distinct representations throughout history; however, currently, such modifications happen routinely producing a fluid notion, according to which one could be, at any time, what one wished to be. <![CDATA[<b>A nebulosa terapêutica alternativa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem o propósito de examinar relações entre "corpo e tecnologia" no contexto do projeto social moderno, tomando como referência as noções de "corpo produtivo" e "corpo rascunho". A análise é desenvolvida por meio de fontes bibliográficas do campo da sociologia do corpo, permeando esse debate com autores da área de educação física. O conceito de corpo rascunho revelou-se heurístico para entendimento de relações do corpo com processos tecnológicos, em nossa época. Concluiu-se, preliminarmente, que a concepção de corpo sofreu mudanças e representações distintas ao longo da história, mas, atualmente, tais modificações acontecem de forma rotineira, produzindo uma noção fluida, segundo a qual poder-se-ia ser, a qualquer momento, o que se desejasse ser.<hr/>This article is intended to assess the relationships between "body and technology" in the context of the modern social project, taking the notions of "productive body" and "draft body" as reference. The analysis is developed through bibliographic sources of the field of sociology and the body, articulating this debate with authors of the physical education field. The concept of draft body proved to be heuristic for understanding the relationships of the body with technological processes in our time. It was preliminarily concluded that the conception of body underwent changes and distinct representations throughout history; however, currently, such modifications happen routinely producing a fluid notion, according to which one could be, at any time, what one wished to be. <![CDATA[<b>O baião e outras bossas, são coisas nossas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem o propósito de examinar relações entre "corpo e tecnologia" no contexto do projeto social moderno, tomando como referência as noções de "corpo produtivo" e "corpo rascunho". A análise é desenvolvida por meio de fontes bibliográficas do campo da sociologia do corpo, permeando esse debate com autores da área de educação física. O conceito de corpo rascunho revelou-se heurístico para entendimento de relações do corpo com processos tecnológicos, em nossa época. Concluiu-se, preliminarmente, que a concepção de corpo sofreu mudanças e representações distintas ao longo da história, mas, atualmente, tais modificações acontecem de forma rotineira, produzindo uma noção fluida, segundo a qual poder-se-ia ser, a qualquer momento, o que se desejasse ser.<hr/>This article is intended to assess the relationships between "body and technology" in the context of the modern social project, taking the notions of "productive body" and "draft body" as reference. The analysis is developed through bibliographic sources of the field of sociology and the body, articulating this debate with authors of the physical education field. The concept of draft body proved to be heuristic for understanding the relationships of the body with technological processes in our time. It was preliminarily concluded that the conception of body underwent changes and distinct representations throughout history; however, currently, such modifications happen routinely producing a fluid notion, according to which one could be, at any time, what one wished to be.