Scielo RSS <![CDATA[Sociedade e Estado]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-699220020002&lang=en vol. 17 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Pluralidade e Diversidade das Ciências Sociais</b>: <b>uma contribuição para a epistemologia da ciência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>A hermenêutica de Wilheim Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo ressalta a contribuição de Wilheim Dilthey, dentro da chamada "hermenêutica romântica" alemã, para as ciências humanas contemporâneas, sobretudo quanto à sua busca dos fundamentos filosóficos e epistemológicos de uma forma de conhecimento científico alternativo ao conhecimento "positivista" e "naturalista". Parte-se de três pontos principais: o primeiro é o significado dos termos "Verstehen" e "Hermenêutica" dentro da perspectiva de Dilthey; o segundo refere-se aos principais conceitos de sua teorização como, por exemplo, "experiência interna e externa", "causalidade" e "compreensão", identificando duas fases na sua compreensão da ação humana, onde ele passa de uma etapa marcada pela compreensão psicológica, à outra, mais centrada na compreensão hermenêutica. E, para finalizar, tecem-se algumas considerações sobre a contribuição de Dilthey para as ciências sociais e sobre a crítica central de Gadamer à forma como ele buscou uma objetividade para as ciências humanas. Considera-se que o conceito de experiência, a concepção de causalidade e a busca de uma objetividade para as ciências humanas, nos termos colocados por Dilthey, sugeriram várias perspectivas ao debate filosófico desde a segunda metade do século XX, como, por exemplo, Gadamer e sua hermenêutica filosófica, ou, ainda, autores mais recentes como Giddens (1977) e Souza Santos (1989), preocupados em desenvolver esta abordagem metodológica para as ciências humanas, sobretudo, na direção do surgimento das condições fundamentais para uma mudança de paradigmas.<hr/>This article highlights the contribution of Wilheim Dilthey, part of the so-called German "romantic hermeneutics" movement, to contemporary human sciences, specially in relation to the search of the philosophical and epistemological foundations as a form of alternative scientific knowledge to ' positivist' and ' naturalist' knowledge. There are three main points. The first is the meaning of the terms ' Verstehen' (understanding) and ' Hermeneutics' from Dilthey's perspective. The second refers to the main concepts of his theory such as, for example, ' internal and external experience', ' causality' and ' understanding', identifying two phases in its comprehension of human action in which he passes from a stage marked by psychological comprehension to another, centred on a hermeneutic comprehension. In conclusion, we present some considerations on Dilthey's contribution to the social sciences and on Gadamer's central criticism of the way in which he sought objectivity for the human sciences. It is considered that the concept of experience, the concept of causality and the search of objectivity in the human sciences, in the terms expressed by Dilthey, posited various perspectives which have nourished the philosophical debate since the second half of the twentieth century, such as for example Gadamer and his philosophical hermeneutics, or more recent authors like Giddens (1977) and Souza Santos (1989), concerned with developing this methodological approach for the human sciences, specially in the sense of fostering the appearance of the fundamental conditions for a change in paradigms.<hr/>Cet article rejaillit la contribution de Wilheim Dilthey dans l'herméneutique romantique alemande pour les sciences modernes, sourtout sa recherche des principes philosophiques e herméneutiques d'une sorte de conaissance scientifique alternatif à la conaissance "positiviste" et "naturaliste". Le départ s'appui sur trois point: le premier c'est la signification du terme "Verstehen" et "l'herméneutique" dans la perspective de Dilthey; le deuxième c'est les principaux concepts de sa théorie, par exemple: "expérience externe et interne" "causalitée" et "compréhension" en identifiant deux phases dans sa compréhension humaine, où il passe par une étape soulignée par la compréhénsion psicologique, l'autre centrée dans la compréhension herméneutique. Et pour finalisé sont tissée quelques considération sur la contribution de Dilthey pour les sciences sociales et sur la critique central de Gadamer et la façon comme il a cherché l'objetivitée pour les sciences humaines. C'est important considerer qui le concept de l'experiénce, la conception de causalitée et la recherche d'une objetivitée pour les sciences humaines de la façon que fait Dilthey ont suggeré plusieurs perspectives au débat philosophique depuis le moitié du XXe siécle, par exemple, Gadamer et sa herméneutique philoshopique, où encore des auteur plus récént comme Giddens (1977) et Souza Santos (1989), qui ont pour souci dévélopper cet abordage metodologique pour les sciences humaines, sourtout dans la diretion de l'aparition des conditions fundamentalles pour des changements paradigmatiques. <![CDATA[<b>A descoberta da contingência pela teoria social</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Historicamente, a contingência é pensada por Aristóteles, pela primeira vez, no seu texto peri hermeneias onde o filósofo introduz o conceito endechómenon, traduzido mais tarde como contingência. A descoberta da contingência reflete um novo estado de espírito nas obras de Weber, Parsons e Luhmann como na filosofia ocidental em Husserl, Heidegger, Camus, Sartre e outros, que se dão conta da dramaticidade das relações e fenômenos contingentes. Apesar da longa tradição da consciência da contingência no pensamento ocidental, é o advento do "pós-modernismo", relativamente tarde, que marca sua saída da latência. Autores como Lyotard, Maffesoli e Bauman exploram a descoberta da contingência no campo da teoria social e mostram que o mundo é necessariamente como é mas, também, poderia ser diferente. Nossa hipótese é que o caráter altamente contingente da técnica moderna, na medida em que esta penetra cada vez mais a sociedade contemporânea, afeta decisivamente o homem e seu modo de viver no mundo; desta maneira o problema da contingência ganha relevância sociológica.<hr/>Historically, the contingency is thought by Aristotle, for the first time, in his text peri hermeneias where the philosopher introduces the concept endechómenon, translated later as contingency. The discovery of the contingency reflects a new spirit in the works of Weber, Parsons and Luhmann as in the Western philosophy in Husserl, Heidegger, Camus, Sartre and other, that notice the dramatic tension of the relationships and contingent phenomena. In spite of the long tradition of the conscience of the contingency in the western thought, it is the coming of the "postmodernity", relatively late, that brings its meaning to the light of day. Authors as Lyotard, Maffesoli and Bauman explore the discovery of the contingency in the field of the social theory and they show that the world is necessarily as it is but, also, it could be different. Our hypothesis is that the highly contingent character of the modern technique, as long as it penetrates the contemporary society more and more it affects decisively the man and its way of living in the world; in this way the problem of the contingency wins sociological relevance.<hr/>Le concept de contingence a été pensé, pour la première fois, par Aristote dans son texte peri hermeneias, où le philosophe introduit le concept de endechómenon, traduit plus tard comme contingence. La découverte de la contingence aporte un nouveau état d'esprit aux oeuvres de Weber, Parsons et Luhmann, ainsi qu'à celles de Husserl, Heidegger, Camus, Sartre, parmi d'autres qui se rendent compte de la dramaticité des rapports et des phénomènes contingents. Malgré la longue tradition de la conscience de la contingence dans la pensée occidentale, c'est l'événement tardif du post-modernisme qui a permis que ce concept sorte de son état de latence.Des auteurs comme Lyotard, Maffesoli et Bauman explorent la découverte de la contingence dans le champs de la théorie sociale, et montrent que le monde est, nécessairement, tel qu'il est mais qu'il pourrai être autrement. Notre hypothèse c'est que le caractère contingent de la technique moderne, dans la mésure où celle-ci penètre chaque fois plus à fond la société contemporaine, affect, de forme décisive, l'homme et sa façon de vivre dans le monde. Ainsi, le problème de la contingence acquiert relévance sociologique. <![CDATA[<b>A críticada razão utilitária e a fundamentação ontológica das escolhas metodológicas no paradigma da dádiva</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, procura-se demonstrar que a crítica da razão utilitária, processada pelo paradigma da dádiva contribui para uma reflexão radical das escolhas metodológicas no âmbito das ciências sociais. Ao buscar interrogar o vínculo social, o paradigma da dádiva aciona um terceiro nível de análise da ação social: o nível das redes e das relações. No âmbito ontológico, isso permite que as teorias sociológicas transcendam, simultaneamente, as aporias do holismo e do individualismo metodológico, abrindo novas vias de descrição, explicação, interpretação e avaliação do funcionamento das regras do social.<hr/>In this article, it tries to demonstrate that the critic of the utilitarian reason, processed by the paradigm of the gift contributes for a radical reflection of the methodological choices in the extent of the social sciences. When one inteds to interrogate the social bond, the gift paradigm sets a third level of analysis of the social action in motion: the level of the nets and of the relationships. In the extent ontologic, that allows the sociological theories to transcend, simultaneously, the dilemm as of the holism and of the methodological individualism, opening new description ways, explanation, interpretation and evaluation of the operation of the rules of the social.<hr/>Dans cet article, il essaie de démontrer que la critique de la raison utilitaire, a traité par le paradigme du don contribue pour une réflexion radicale des choix méthodologiques dans l'ampleur des sciences humaines. Quand chercher pour interroger l'attache sociale, le paradigme du don il travaille un troisième niveau d'analyse de l'action sociale, le niveau des réseau et des rapports. Dans l'ampleur ontologique, cela permet aux théories sociologiques de transcender, simultanément, les dilemmes de l'holi sme et de l'individualisme méthodologique, ouvrir nouvelles routes de la description, explication, interprétation et évaluation de l'opération des règles du social. <![CDATA[<b>Réconcilier activité de penser et activité de connaître</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Cet article se propose d'interroger la posture du scientifique replié dans sa tour d'ivoire et indifférent aux choses du monde. Il repart du lourd constat du XXème siècle de la participation (quelquefois collusion) de nombreux hommes de science aux différentes entreprises génodicaires pour se faire tentative d'interrogation de la disjonction entre activité de connaître et activité de penser, et ce notamment en raison du fondement commun à ces deux activités, à savoir l'examen distancié, la "rupture épistémologique"… L'homme de science ne devrait-il pas, dès lors, se faire éclaireur du monde, sans pour autant devenir pourvoyeur des consciences, en intégrant à la posture scientifique la capacité critique, comme principe d'énonciation des possibles? Ce ne serait pas dénier l'idéal scientifique (qu'est cette compétence critique, point d'orgue de la démarche de l'homme de science) mais au contraire lui rendre ses lettres de noblesse que de ne pas le confiner aux portes des laboratoires.<hr/>Este artigo se propõe analisar a postura do cientista retirado na sua "Torre de Marfim" e indiferente às coisas do mundo. Baseado na observação da participação de cientistas (freqüentemente cúmplices) em diferentes processos de genocídios, o artigo tenta questionar a disjunção entre a atividade de conhecimento e a atividade de pensamento em função das fundamentações comuns de ambas atividades: observação distanciada e ruptura epistemológica. Deveria o cientista não se tornar o "guia" do mundo sem tornar-se a sua consciência, integrando na postura científica habilidades críticas como o principio da enunciação de possibilidades? Isso não deveria negar o ideal científico, mas ao contrário, deveria provar seu mérito nos laboratórios.<hr/>This article proposes to question the scientist's posture regarding his/her ivory tower and indifferent to things of the world. Based on the observation during the twentieth century of the participation (often accomplice) of the scientists to the different undertaking of genocide, it tries to question the disjunction between activity of knowledge and activity of thinking, because of the common foundation to these both activities : the distantiated examination, the epistemological break… Should the scientist not, also, become a "guide" of the world, without becoming supplier of conscience, in integrating into the scientific posture the critical abilities, as the principle of statement of possibilities? It shouldn't deny the scientific ideal (like the critical ability, organ-point of the thinking process), but, at the opposite, it should prove its worth again if we do not shut ourselves into laboratories. <![CDATA[<b>Cuidado metodológico</b>: <b>signo crucial da qualidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto realça a relevância da metodologia científica, tanto no processo de produção, quanto no processo de formação do conhecimento. No que concerne à produção do conhecimento, sua importância aponta para a qualidade científica, que facilmente pode ser mostrada nos grandes clássicos: todos se preocuparam com a questão da cientificidade. No que concerne à formação, saber construir conhecimento como qualidade formal e política redunda em aprimoramento visível da autonomia, um dos horizontes mais importantes do conhecimento da história humana. Assim, para construir conhecimento com qualidade, é crucial preocupar-se com a sua cientificidade, no sentido da capacidade de questionar, mas principalmente de se auto-questionar.<hr/>This article focus on the importance of scientific methodology in the process of production and formation of knowledge. Concerning this process, the importance of scientific methodology is related to scientifity that can be easily observed in the classics: all of them were worried with issues of scientificity. Concerning the process of knowledge formation, one may conclude that knowing how to develop knowledge with formal and political quality results in a visibility growing autonomy, which represents one of the most important horizons of knowledge in human history. Therefore, it is crucial to consider scientificity in order to develop knowledge with quality. In doing so, one improves the capacity of questioning the world and mainly oneself.<hr/>Le sujet de cet article est l'importance de la méthodologie scientifique, tant du processus de production que de celui de formation de la connaissance. En ce qui concerne la production des connaissances, l'importance est mise sur la qualité scientifique qui peut être répérée dans les grands classiques puisque tous ont traité la question de la scientificité. En ce qui concerne la formation apprendre à élaborer des connaissances en tant que qualité formelle et politique -, l'importance se manifeste dans l'accomplissement de l'autonomie. Ainsi, pour produire de connaissances de qualité il faut tenir compte de la scientificité, dans da capacité de mettre en question la realité et soi-même. <![CDATA[<b>Karl Mannheim e o método documentário de interpretação</b>: <b>uma forma de análise das visões de mundo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo retoma a contribuição de Mannheim na construção de um método interpretativo de pesquisa, com base no trabalho escrito originalmente em 1921/22 Beiträge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation (Contribuições para a teoria da interpretação das visões de mundo). O texto discute as reflexões metodológicas e o desenvolvimento de um método de análise das visões de mundo para as ciências sociais, denominado método documentário de interpretação. Ao trazer como proposta metodológica a análise documentária das experiências ateóricas, o autor instiga-nos a repensar o processo e o tratamento dado à interpretação dos objetos culturais. Num momento atual, em que presenciamos a ação e o discurso da velocidade da difusão de informações, no qual a instantaneidade do tempo aniquilaria o espaço e homogeneizaria as culturas, o artigo de Mannheim é propositivo: nos convida a repensar a construção de instrumentos analíticos capazes de mapear e dar forma à singularidade de experiências concretas, que carecem de uma análise teórica.<hr/>This article resumes Mannheim's contribution in the construction of interpretative research methods based in the work originally written in 1921/1922 "Beiträge zur Theorie der Weltanschungsinterpretation" (Contributions for the interpretation of world view theory). The text discusses about the methodological reflections and development of a method of analysis of world views for the social sciences, called documentary method of interpretation. By bringing a methodological proposal a documentary analysis of atheorical experience, the author instigate us to rethink the process and the given treatment on the interpretation of cultural objects. In a moment in which we present the action and discourse of informations diffusion, in which the instantanity of time would annihilate the space and homogenize the culture, Mannheims's article is propositive and invite us to rethink the building of analytical instruments which can give shape and map the singularity of concrete experiences, that need a theorical analysis.<hr/>Cet article reprend la contribution de Mannheim dans la construction d'une méthode interprétative de recherche, avec de la base dans le travail écrit originellement en 1921/22 "Beiträge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation" (Les contributions pour la théorie de l'interprétation des visions du monde). Le text discute les réflexions méthodologiques et le développement d'une méthode d'analyse des visions du monde pour les sciences sociales nommé La méthode documentaire d'interpretation. Apportant comme proposition méthodologique l'analyse documentaire des expériences pas theoriques, l' auteur nous motive à repenser le proccès et le traitement conferé sur l'interpretation des objets culturels. À ce moment, dans lequel on voit l'acte et le discours de la vitesse de difusion des informations, dans laquelle la instantanéité du temps annhilerait l'espace et homogénéiserait les cultures, l'article de Mannheim nous donne la proposition: invite à repenser à la construction des instruments analytiques capables de cartographier et donner la forme la singularité d'expériences concrets, qui demandent une analyse theórique. <![CDATA[<b>Do espaço do sujeito ao espaço mundial</b>: <b>uma nova maneira de aprender a realidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho procura dialogar com a obra de Boaventura de Souza Santos, mais exatamente sua contribuição contida em "A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência". O que se propõe, principalmente com base em Norbert Elias, é a inclusão no Mapa da Estrutura-Ação das sociedades capitalistas no espaço mundial de outros dois espaços estruturais nele não contemplados: o espaço do sujeito e o espaço grupal. Argumentaremos que o indivíduo, tal como o conhecemos hoje, constitui-se numa instituição que nasceu com a modernidade. Esse, em função da possibilidade de diálogo que mantém consigo mesmo, enquanto sujeito, pode também ser percebido como um espaço estrutural, passivo da ação de forças de regulação e de emancipação social, discutidas por Boaventura. O grupo social, por sua vez, possui uma dinâmica própria, que não pode ser totalmente apreendida nem pelo espaço doméstico, nem pelo espaço da comunidade. Nesse sentido, a partir do que o autor chama de transição paradigmática, o trabalho analisa e expõe os traços principais de sua contribuição, para depois realizar uma breve incursão na Sociologia de Norbert Elias e propor a inclusão dos espaços do sujeito e do grupo como instâncias relevantes para a apreensão da realidade em movimento. Na conclusão, retomar-se-á discussão inicial, procurando pôr em evidência não apenas o papel desses dois espaços estruturais propostos, bem como de todo o Mapa para a compreensão dos processos em curso e da construção de estratégias de transformação social.<hr/>This paper is an attempt to reflect upon Boaventura de Sousa Santos' ideas, especially the ones which shaped his work "A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência", having, as a theoretical support, Norbert Elias' sociological construct. In doing so, we mainly argue for the inclusion of two structural spaces, namely Espaço do Sujeito and Espaço Grupal (individual space and group space, respectively ) in a social "map" devised by Santos, who named it as Mapa da Estrutura-Ação das sociedades capitalistas no espaço mundial (Structure-Action Map of the capitalist societies in the world context). The need for the inclusion of these new "spaces" is justified by the argument that the individual, as we know him, was born together with modern times. Due to the possibilities of keeping a dialogue with himself as a subject, the individual can also be perceived as a structural space, controlled by both regulation and social emancipation forces developed by Santos. The social group, on the other hand, has its own dynamics, which cannot be totally apprehended neither by the domestic space nor by the community space. Having these considerations in mind, the author develops his contribution, from what he calls paradigmatic transition,achieving three aims: first, he analyses and brings about the main features of Norbert Elias' work; second, he carries out a brief incursion into Elias' sociology, and finally, he proposes the inclusion of the subject and group spaces as relevant categories that will help to grasp the reality in movement. The conclusion does not only recall the first discussion, but it also points out the role of the two structural spaces proposed and the whole map organization as well, so that one can have a better understanding of the current processes and the construction of strategies, which lead to social transformation.<hr/>Ce travail cherche un dialogue avec l'oeuvre de Boaventura de Souza Santos, notamment en ce qui concerne son apport inclus dans "A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência". Ce que l'on propose, surtout en se fondant sur Norbert Elias, c'est l'inclusion, dans le Tableau de la Structure-Action des sociétés capitalistes dans le domaine mondial, des deux autres espaces structurels qui n'y sont pas: l'espace de l'individu et l'espace groupal. Notre argument repose sur le fait que, l'individu tel qu'il est connu aujourd'hui, s'établit dans une institution qui est née avec la modernité. Celui-là, en raison de la possibilité du dialogue qu'il a avec soi-même, en tant qu'individu, peut aussi être vu comme un espace structurel sujet à l'action des forces de réglementation et d'émancipation socilale évoquées par Santos. Le groupe social, à son tour, a sa propre dynamique qui ne peut être tout à fait saisie ni par l'espace domestique ni par l'espace communautaire. Dans ce sens, à partir de ce que l'auteur nomme transition paradigmatique, ce travail fait une analyse et un exposé des lignes principales de sa contribution, pour faire, ensuite, une breve incursion dans la sociologie de Norbert Elias et proposer l'inclusion de l'espace de l'individu et de l'espace du groupe en tant que des domaines relevables pour l'appréhension de la réalité en mouvement. À la conclusion, l'on reprendra la discussion initiale en soulignat le rôle de ces deux espaces structurels proposés ainsi que le Tableau de la Structure-Action des Sociétés Capitalistes en vue de la compréhension des processus en cours et de la constitution des stratégies pour le changement social. <![CDATA[<b>Mediações institucionais e inovações metodológicas</b>: <b>a teoria da regulação e a formalização da dinâmica econômica histórica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo consiste em analisar as relações entre inovações metodológicas e crise do fordismo conforme a Escola, dita "Parisiense", da Regulação. Procuramos descrever as mudanças progressivas ocorridas em relação ao projeto de pesquisas original, salientando o sentido metodológico reivindicado pelos regulacionistas: o desenvolvimento de uma teoria investigativa heterodoxa centrada na análise das mediações sociais e baseada em uma metodologia anti-reducionista das instituições sociais.<hr/>The aim of this article is to analyze the relationships between methodological innovations and fordism in the so called "Parisian" Regulation School. Therefore we describe the progressive changes that took place on its original research project, underlining the regulationist's methodological sense: the heterodox research theory development focused on social mediations analysis and based in an anti-reductionist methodology of social institutions.<hr/>Le but de cette article est d'analiser le lien entre innovations méthodologiques et crise du fordisme selon l'École, dite "Parisienne", de la Régulation. En ce sens il faut décrire les changements progressifs éxecutés en rapport au projet de recherches originel et montrer le sens méthodologique revendiqué par les régulationnistes: le développement d'une théorie hétérodoxe qui se organise a travers l'analyse des médiations sociales et qui se fonde sur une méthodologie non-reductioniste des institutions sociales. <![CDATA[<b>Pratique de la science sociale au maghreb</b>: <b>l'approche intercontextuelle de la modernité</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en L'étude pose le problème du statut scientifique de la pratique du chercheur en science sociale dans les contextes non producteurs de savoir. Comment opérer avec des formes de savoir produites ailleurs? Telle est la question que nous avons essayé de décrypter à travers les débats développés, d'une part par les sociologues arabes et, d'autre part l'approche mise en œuvre par Arkoun, Djaït et El Jabri dans leur analyse des réalités arabo-musulmanes. Le traitement de la raison tel qu'il se donne à voir à travers les démarches examinées met au jour la pertinence de la médiation contextuelle qui ne peut se réduire à un simple transfert des outils d'analyse. L'intercontextualité comme pratique est de la sorte induite par le travers de décontextualisation-recontextualisation opéré à l'intérieur du champ de la recherche. Elle est inscrite en creux dans l'exercice d'analyse et se présente à la fois comme dimension épistémologique et herméneutique.<hr/>This paper deals with the problem of the scientific practice of researchers in social science who use forms of knowledge historically produced in other contexts. How to operate with alien forms of knowledge? The paper tries to answer this question through the discussion of sociologists from the Arab world and through the way that Pr. Arkoun, Pr. Djaït, Pr. El Jabri deal with the issue in the analysis of Moslem Arabic realities. The different approaches of the object of this paper shows how the contextual mediation is relevant to social science. The tools of analysis are not automatically transferred but they subjected to the necessity of decontextualization and recontextualization. Thus, intercontextuality as a researcher practice is a process of dealing with the concepts of social science. Intercontextuality operates within the scientific practice and has both an epistemological and an hermeneutical dimension.<hr/>Este artigo trata do problema da prática científica de cientistas sociais que usam formas de conhecimento historicamente produzidas em outros contextos. Como lidar com estas formas de conhecimento? O artigo tenta responder esta questão através da análise das realidades árabe-muçulmanas realizadas, de um lado, por sociólogos árabes e de outro por autores como Arkoun, Djait e El Jabri. As diferentes abordagens do problema mostram que a mediação do contexto é relevante nas Ciências Sociais. Os instrumentos de análise não são transferidos automaticamente, mas estão sujeitos à necessidade de descontextualização e reconstextualização. <![CDATA[<b>Le gringo et l'antropologue</b>: <b>apparence physique, subjectivités et sensualités dans la recherche de terrain</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Cet article examine l' anthropologue et sa subjectivité dans ses activités de recherche sur le terrain des apparences corporelles à Rio de Janeiro. Dans cet article, j' ai considéré les différents rôles que l' apparence physique et la subjectivité jouent dans la production des savoirs et des textes anthropologiques. Il cherche à montrer à quel point l' apparence physique et la subjectivité du chercheur jouent des rôles importants et permettent d' aborder des questions centrales en Anthropologie, comme celle de la nature du terrain, des l' usage des sens, de la constitution de la subjectivité dans la compréhension réflexive et enfin de la validité et de la signification de la dichotomie entre moi et l' Autre. En analysant mes expériences et mes relations sociales alors que je réalisais mon terrain de recherche sur la corpolatrie carioca, mon intention était de montrer à quel point la spécificité de chacun de ses terrains de recherche oblige l' anthropologue, non seulement à s' adapter mais également à repenser l' anthropologie en tant que telle.<hr/>Este artigo examina o(a) antropólogo(a) e sua subjetividade no trabalho de campo sobre as aparências do corpo no Rio de Janeiro. O artigo considera os diferentes papéis que a aparência e a subjetividade desempenham na produção do conhecimento e dos textos antropológicos. A pesquisa busca demonstrar como a subjetividade e a aparência física do pesquisador desempenham papeis importantes e permitem abordar premissas centrais da Antropologia, tais como: a natureza do trabalho de campo, o uso dos sentidos, a constituição da subjetividade na compreensão reflexiva, e a validade e o significado da dicotomia entre o eu e o outro. Através da análise das minhas experiências e relações sociais durante meu trabalho de campo sobre Antropologia da Aparência no Rio de Janeiro, minha intenção era mostrar como a especificidade de cada trabalho de campo obriga o antropólogo não somente a se adaptar mas, também, a repensar a própria antropologia.<hr/>This article examines at the anthropologist and his/her subjectivity in anthropological fieldwork about body appearence in Rio de Janeiro. This paper considers the many roles that the appearance and the subjectivity plays with the production of anthropological knowledge and texts.This paper tries to demonstrate how the subjectivity and the physical appearance of an anthropologist can constitute a powerful vantage point from which to call into question a number of central anthropological premises, such as the nature of fieldwork, the use of the senses, the constitution of subjectivity in reflexive understanding, and the validity and meaning of the self-other dichotomy. By examining my experiences and relationships while I was doing my fieldwork in Anthropology of the Appearance in Rio de Janeiro, my intention was to show how each fieldwork specificity obliges the anthropologist to challege perspectives and offers him the challenge of rethinking Anthropology itself. <![CDATA[<b>Intervention sociale face à la maladie</b>: <b>la place du chercheur</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir d'une recherche sur la socialisation et le lien social en contexte africain autour du phénomène du sida, cet article propose une réflexion sur la place du chercheur face à la maladie. Comment ce dernier définit-il son rapport à l'objet d'étude, aux informateurs et plus largement aux acteurs concernés par la recherche? Comment, face à la maladie, au sida en particulier, le chercheur gère-t-il les principes méthodologiques telle que la neutralité axiologique? Parvient-il à concilier ces derniers avec son engagement moral, social, politique? Ces questions sont traitées à partir des propositions théoriques de Norbert Elias sur l'engagement et la distanciation reprises par Didier Fassin pour analyser les recherches produites en sciences sociales sur le sida en Afrique.<hr/>A partir de uma pesquisa sobre socialização e laços sociais a respeito do fenômeno da AIDS, este artigo investiga o papel do pesquisador em relação à doença. Como ele ou ela define sua relação com o objeto de estudo, com os informantes e de forma mais ampla com os atores envolvidos na pesquisa? Como o(a) pesquisador(a) lida com princípios metodológicos como a neutralidade axiológica face à doença, particularmente no caso da AIDS? Como ele ou ela busca conciliar este princípio com seu engajamento moral, social e político. Estas questões são discutidas com base nas proposições teóricas de Norbert Elias sobre engajamento e distanciamento, tal como utilizado por Didier Fassin para analisar a pesquisa das Ciências Sociais sobre AIDS na África.<hr/>Taking as a starting point research in the African context on socialisation and on social links concerning the AIDS phenomenon, this article investigates the role of the researcher in relation to the disease. How does he or she define his or her own relation to the object of study, to the informants and, more widely, to the actors concerned by the research? How does the researcher deal with methodological theories, such as that of moral neutrality towards the disease in particular that of AIDS? Can he or she manage to accommodate the concept of neutrality with his or her own moral, social and political engagement? These questions are discussed on the basis of theoretical propositions of Norbert Elias concerning commitment and the taking of distance as used by Didier Fassin to analyse social science research on AIDS in Africa. <![CDATA[<b>La méthodologie de l'image peut-elle être utile à la recherche en sciences sociales?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Si l'image n'a pas encore toute la place qui devrait lui revenir dans le champ des méthodologies en Sciences Sociales, c'est d'abord parce que son langage utilise un système de signes qui lui est spécifique, distinct de l'oral et de l'écrit. La méthodologie de l'image doit forger ses propres règles de collecte de données audiovisuelles, ses codes d'analyse et d'interprétation, afin de donner un sens sociologique à la " banalité " de ce qui est observé et enregistré. Elle doit aussi se plier aux conditions d'un média audiovisuel pour montrer des résultats de recherche dans un montage cohérent. L'article montre comment la réflexion s'alimente en particulier des apports de la Sémiologie et de ceux de l'Ecole de Palo Alto. Par sa nature épistémologique ce travail pousse la recherche sociologique à interroger ses catégories de collecte de données visuelles, à réajuster ses indicateurs, à préciser les objectifs de ce qu'elle veut transmettre. La méthodologie de l'image est donc utile à la production de connaissances en Sociologie. A partir d'exemples tirés des réalisations de l'auteure, l'article montre comment le corps, l' espace et le temps sont des catégories de la pratique sociale particulièrement adaptées aux approches audiovisuelles. Le corps au "Travail Domestique" ou en "Télétravail", l'espace dans "La gestion ordinaire de la vie en deux", "L'apprentissage du temps", au fondement de la prime socialisation.<hr/>Se a imagem ainda não tem seu devido lugar no campo da metodologia das Ciências Sociais, deve-se ao fato de que sua linguagem utiliza um sistema de signos que lhe é próprio, distinto da oralidade e da escritura. A metodologia da imagem deve criar suas próprias regras de coleta de dados audiovisuais, seus códigos de análise e de interpretação, a fim de dar sentido sociológico à "banalidade" daquilo que é observado e registrado. Ela deve também se render às condições de uma mídia audiovisual para mostrar seus resultados e pesquisa em uma montagem coerente. O artigo mostra como a reflexão se alimenta, em particular, dos aportes da Semiologia e daqueles da Escola de Palo Alto. Por sua natureza epistemológica este trabalho conduz a pesquisa sociológica a interrogar suas categorias de coleta de dados visuais, a reajustar seus indicadores e a precisar os objetivos daquilo que ela pretende transmitir. A metodologia da imagem é, portanto, útil à produção de conhecimentos em Sociologia.<hr/>Video has not already found a good place in the field of methodology of Social Sciences. His language is different both from the oral and of writing form of expression, because it is a specific system of signs. This technique must find its own data rules, its own categories of analysis and meaning. Its must break the evidence of reality. If the sociologist wants to show his research, he must accept the rules of media and produce an adequate video. For that, the knowledge of Semiology and of Palo Alto College is really important to know. For that, the audio-visual methodology is surely useful to bust forward the sociological practice. From his own shots and videos the author indicates how tree categories of social experience are used by audio-visual methodology: the body in "The domestic work", the space in "The ordinary management of life cut in two", and the learning of social time in family life, during the prime socialisation. <![CDATA[<b>Théses de sociologie et romans à thèse</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Les marqueurs rhétoriques de la "scientificité" des discours sociologiques sont-ils spécifiques? Pour aborder cette question sensible, partons d'un tableau des procédés rhétoriques couramment employés en Sociologie. Déduisons-en les caractéristiques génériques du genre «écrit sociologique». Comparons ce genre à un genre littéraire à la fois proche et distinct: le roman à thèse (un genre mineur, très pratiqué en France au début du XXe siècle et illustré notamment par Charles Mauras et Paul Bourget). Les parallèles sont troublants. Mais alors, si la différence entre thèse de sociologie et roman à thèse n'est pas marquée dans le texte, ne faut-il pas chercher ailleurs la "scientificité", dans les fragiles conditions de la production et de la réception savante: débat sur l'interprétation et critique des sources? Encore faut-il que ces conditions se trouvent remplies, ce qui n'est pas si fréquent.<hr/>Serão as marcas retóricas de "cientificidade" do discurso sociológico específicas? Para abordar esta questão sensível, partimos de um quadro de procedimentos retóricos correntemente utilizados em sociologia. Deduzimos as características gerais do gênero "escrito sociológico". Comparamos este gênero com um gênero literário às vezes próximo e às vezes distinto: roman à these (um gênero menor, bastante praticado na França no início do século XX e ilustrado, notadamente, por Charles Mauras e Paul Bourget). Os paralelos são desconcertantes. Além disso, se as diferenças entre a tese sociológica e o roman à these não são marcadas no texto, então o que eventualmente caracteriza sua "natureza científica"? Talvez sejam as frágeis condições de produção e recepção do conhecimento: no debate e crítica das fontes se efetivamente implementado. Mas será sempre o caso?<hr/>Are the rhetorical marks in sociological discourse specific and of a "scientific" nature? To tackle this delicate question, let us start by drawing up the generic characteristics of sociological texts. Let us compare these characteristics with those of a literary genre: the French "roman à these" from the beginning of the XX century. This old-fashioned and decried litterature will serve as a driving bolt in order to demonstrate that a formalism sometimes asserted as scientific, does not guarantee scientificity, but just conformity to editorial requirement. To conclude, if the difference between sociologal theses and novel is not embedded in the text itself then, what eventually makes its "scientific nature"? Maybe just the fragile conditions of its production and reception: debate and criticism of the sources, if effectively implemented. But is this always the case? <![CDATA[<b>Emphaty as the foundation of the social sciences and of social life</b>: <b>a reading of Husserl's phenomenology of transcendental intersubjectivity</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922002000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Starting with an overview of possible solutions to the problem of social order, the author presents a non-acritical reconstruction of Edmund Husserl's transcendental phenomenology of intersubjectivity as a sympathetic alternative to Habermas's theory of communicative action. By means of a detailed analysis of the concept of empathy (Einfühlung), he shows that Husserl's phenomenology of intersubjectivity offers a triple foundation of the sciences. As a warrant of the objectivity of the world, it grounds the natural sciences; as a presupposition of sociality, it founds the social sciences; as mediated by culture, it grounds the social sciences as human sciences.<hr/>Partindo de uma revisão de diversas soluções propostas para o problema da ordem social, o autor apresenta uma reconstrução não crítica da fenomenologia transcendental de Edmund Husserl como alternativa à teoria da ação comunicativa de Habermas. Através da análise detalhada do conceito de empatia (Einfühlung), ele mostra que a fenomenologia da intersubjetividade de Husserl oferece um triplo fundamento às Ciências Sociais. Como garantia de objetividade do mundo, ela a iguala às Ciências Naturais; como uma pressuposição de socialidade, ela as fundamenta Ciências Sociais, e por serem mediadas pela cultura, as converte em Ciências Humanas.<hr/>Passant en revue les diverses solutions proposées pour résoudre le problème de l'ordre social, l'auteur propose une reconstruction non critique de la phénoménologie de l'intersubjectivité transcendentale de Edmund Husserl comme une approche qui permet de corriger la théorie de l'agir communicationnel de Habermas. A partir d'une analyse serrée de l'empathie (Einfühlung), il montre que l'intersubjectivité intervient dans les écrits de Husserl d'abord comme fondement des sciences naturelles, car l'intersubjectivité assure l'objectivité du monde ; ensuite comme fondement des sciences sociales, car la socialité préppose l'intersubjectivité ; et, enfin, comme fondement des sciences humaines, car l'intersubjectivité donne accès au monde de la culture.