Scielo RSS <![CDATA[Psicologia & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-718220160002&lang=pt vol. 28 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O QUE ESCREVER NESSES TEMPOS?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A SUBJETIVIDADE NO CONSUMISMO: A TOTALIZAÇÃO DO SUJEITO COMO MERCADORIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This theoretical work discusses consumerism's processes of subjectivation and their psychological consequences. Its regime is studied through its social imaginary and its totalitarian character: the discourse of advertising, as a global hegemon, absorbs all forms of discourse and signification, thereby actualizing capitalism's telos - the colonization of the Lebenswelt under a great imperative: everything must become a commodity, especially the subject. A process of totalization of subjectivity occurs under a commodification logic centered on the representation: every image must be transformed into commodity-signs. Thus the consumption imaginary appears as a totalizing ideology, functioning as archaic représentations collectives (Durkheim) and simulating a religious imaginary. It mass-produces subjectivity through participation mystique (Lévy-Bruhl) with its commodity-signs (and their fetish) and the whole imaginary. Its subject is defined as a bricolage of consumable commodity-signs, being therefore eternally fluid, performative, and ethereal. Thus it produces an anthropological mutation, the commodity-subject: a disposable, empty, thoroughly commodified self.<hr/>Resumen Este trabajo teórico discute los procesos de subjetivación del consumismo y sus consecuencias psicológicas. Su régimen es estudiado a través de su imaginario social y su carácter totalitario: el discurso hegemónico de la publicidad absorbe todas las formas de discurso y significación, así realizando el telos del capitalismo - la colonización del Lebenswelt bajo un imperativo: todo debe convertirse en mercancía, en especial el sujeto. Un proceso de totalización ocurre bajo una lógica de mercantilización centrada en la representación: toda imagen debe ser transformada en signo-mercancía. El imaginario de consumo aparece como una ideología totalizante, funcionando como représentations collectives (Durkheim) arcaicas y simulando un imaginario religioso, produciendo subjetividad en masa por medio de participation mystique (Lévy-Bruhl) con sus signos-mercancía (fetiche) y con el propio imaginario. Su sujeto es definido como un bricolaje de signos-mercancía consumibles, siendo por tanto eternamente fluido, performativo y etéreo. Produce de esta manera una mutación antropológica, el sujeto-mercancía: un self desechable, vacío y totalmente mercantilizado.<hr/>Resumo Este trabalho teórico discute os processos de subjetivação do consumismo e suas consequências psicológicas. Seu regime é estudado através de seu imaginário social e seu caráter totalitário: o discurso hegemônico da publicidade absorve todas as formas de discurso e significação, assim realizando o telos do capitalismo - a colonização do Lebenswelt sob um imperativo: tudo deve tornar-se mercadoria, especialmente o sujeito. Um processo de totalização ocorre sob uma lógica de mercantilização centrada na representação: toda imagem deve ser transformada em signo-mercadoria. O imaginário de consumo aparece como uma ideologia totalizante, funcionando como représentations collectives (Durkheim) arcaicas e simulando um imaginário religioso, produzindo subjetividade em massa por meio de participation mystique (Lévy-Bruhl) com seus signos-mercadoria (fetiche) e com o próprio imaginário. Seu sujeito é definido como uma bricolagem de signos-mercadoria consumíveis, sendo portanto eternamente fluído, performativo e etéreo. Produz assim uma mutação antropológica, o sujeito-mercadoria: um self descartável, vazio e totalmente mercantilizado. <![CDATA[DE UM DIREITO DO CONSUMIDOR: SOBRE A DESRESPONSABILIZAÇÃO DO SUJEITO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo constata que, na contemporaneidade, o recurso às instâncias jurídicas é forma do sujeito furtar-se ao mal-estar em suas relações sociais. Questões banais que encontravam encaminhamento independente das intervenções jurídicas se impõem agora a este campo. Em seguida, demonstra que tal relação com o Direito permite ao sujeito elidir a dimensão de perda inevitável em sua própria constituição. Respondendo a qualquer reivindicação, o Direito passa a ratificar condutas que são contrárias ao laço social. Sustenta, então, que esse processo é ditado pela mudança nas relações contratuais a partir da Modernidade, a qual culmina no esvaziamento da dimensão de pacto social, que lhe era subjacente, em prol do simples acordo. Conclui que o Direito, nos dias de hoje, toma feições próximas às de um direito do consumidor, do qual o sujeito se serve de forma a garantir o seu bem-estar, tratando-o como mais um dos objetos disponíveis no mercado.<hr/>El artículo parte de la constatación de que, en la contemporaneidad, recurrir a instancias jurídicas es un intento del sujeto de huir del malestar, señalado por Freud, en relación con la cultura. Cuestiones banales que encontraban un cauce propio, independiente de intervenciones jurídicas, se imponen a este campo; ello sucede, principalmente, a través de demandas de reparación -ya sean de indemnización, o no. Enseguida, muestra que, mediante la relación establecida con el Derecho, el sujeto contemporáneo intenta evadir la dimensión de pérdida inevitable, presente en su constitución -pues al constituirse en el lazo social, debe renunciar a la satisfacción de sus pulsiones. Respondiendo a cualquier reivindicación proveniente del sujeto, el Derecho no entraría en el campo de la economía psíquica y del lazo social como instancia reguladora del deseo a la ley; por el contrario, rectificaría conductas que van contra el lazo social a partir del momento en que no imponen límites al sujeto. Sostiene, así, que la condición de factibilidad de ese proceso es determinada por el cambio en las relaciones contractuales a partir de la modernidad, que termina en el vaciamiento de la dimensión de pacto social que en ella subyacía, terminando en acuerdo simple. Concluye afirmando que la configuración del Derecho contemporáneo gana trazos cada vez más cercanos a los del derecho de consumidor que el sujeto usa para garantizar su bienestar de la misma manera en que pretende mantener su satisfacción al recurrir a objetos disponibles en el mercado.<hr/>Abstract The article observes that the appeal to legal instances is the subject's attempt to evade the dissatisfaction with social life. Trivial issues which used to follow their own way apart from legal interventions, are present in the legal area now. Next, the relationship now settled with Law is the cause for contemporary subjects to suppress the dimension of loss present in their own constitution. Responding to any claim, Law starts to ratify conducts that go against the social bond. It then supports that this process is given by the change in contractual relations since Modernity, which culminates in the emptying of the dimension of the social pact, heading toward the simple agreement. It concludes that nowadays Law takes some features which are closer to those of a consumer rights, which the subject uses to ensure one well-being, in the same way as one does with objects available in the market. <![CDATA[AQUI SE JAZ, AQUI SE PAGA: A MERCANTILIZAÇÃO DA MORTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca compreender o que os rituais funerários contemporâneos revelam sobre as maneiras com as quais as pessoas têm lidado com a morte e o morrer na atualidade. Desse eixo surgem reflexões sobre a relação dos homens com a finitude, evidenciando que os modos atuais de lidar com a morte e o morrer envolvem processos de mercantilização, patologização, medicalização e espetacularização. Esta publicação é oriunda de pesquisa de doutorado em psicologia social e apoiada metodologicamente em uma das vertentes da etnografia: a etnografia crítica. Foi realizada entre os anos de 2010 e 2014 no Brasil e em Portugal. O crescente uso de serviços funerários de "tanatoestética" aponta não somente técnicas de maquiagem dos mortos, mas também estratégias de maquiagem da morte. Essa dissimulação é sinalizada pela redução progressiva do espaço que a sociedade contemporânea destina ao luto e ao sofrimento, categorias cada vez mais equiparadas a condições patológicas.<hr/>Resumen Este artículo busca comprender lo que revelan los ritos funerarios contemporáneos acerca de las maneras conque la gente ha tratado la muerte y el morir. De este eje surjen reflecciones sobre la relacción del humano con la finitud. Evidenciando que los modos actuales de lidear con la muerte involucran procesos de mercantilización, patologización, medicalización y espetacularización. Esta publicación se origina de una investigación de doctorado en psicologia social y se enbasa metodologicamente en la etnografia crítica. Se realizó entre los años de 2010 y 2014 en Brasil y en Portugal. El cresciente uso de servicios funerarios de "tanatoestética" apunta no solo a la utilización de maquillage de los muertos, como tanbién a estratégias de maquillage de la propia muerte. Esta disimulación és remarcada por la reducción progresiva del espacio que la sociedad contemporánea destina al luto y al sufrimiento, categorias cada vez mas asociadas a condiciones patológicas.<hr/>Abstract This paper aims to understand what the contemporary funeral rituals reveal about the ways used by people to deal with death and dying nowadays. From that central concept, new reflections ramify about the relation-ship between men and time and being finite. It's made evident that the modern ways of dealing with death and dying involve flagrant marketing, pathological, medical and speculative processes. The fast growing presence of tanatoaesthetics in funerary services points out not only some make-up techniques of the dead, but also the existence of make-up strategies of death. That conceal is marked by the progressive reduction of the space that our modern society assign to the mourning and the suffering, categories that each day are more often compared to pathologies. <![CDATA[A SOLIDÃO EM UTILIZADORES PORTUGUESES DO <strong><em>FACEBOOK</em></strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Sendo o Facebook a rede social mais utilizada no nosso país, a pretensão deste estudo é compreender se esta atividade interfere nas amizades pessoais dos seus utilizadores, contribuindo para que os indivíduos se distanciem uns dos outros, conduzindo ao isolamento e, consequentemente, à solidão. Assim, torna-se pertinente avaliar se os indivíduos que passam mais tempo nas redes sociais percecionam níveis mais elevados de solidão, comparativamente aos que despendem menos tempo. A população deste estudo é constituída por utilizadores do Facebook, de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, sendo a amostra aleatória simples e constituída por 201 elementos de ambos os sexos. Foram aplicados um questionário sociodemográfico, um questionário relacionado com a utilização do Facebook e a Escala de Solidão da UCLA- Revised UCLA Loneliness Scale. Os dados mais significativos deste estudo prendem-se com um perfil de utilizador encontrado, bem como a constatação de maiores níveis de solidão em utilizadores que despendem mais tempo no Facebook.<hr/>Resumen La red social Facebook es la más utilizada en nuestro país, por eso la intención de este estudio es conocer si esta actividad interfiere con las amistades personales de sus usuarios, ayudando a las personas a tomar distancia unos de otros, en consecuencia, a la soledad. Por lo tanto, es apropiado evaluar si las personas que pasan más tiempo en las redes sociales percecionam mayores niveles de soledad. La población de estudio consta de los usuarios de Facebook, de nacionalidad portuguesa, más de 18 años, con una muestra aleatoria simple de 201 miembros de ambos sexos. Un cuestionario sociodemográfico, un cuestionario relacionado con el uso de Facebook y UCLA- Escala de Soledad Revisada de la UCLA Escala de Soledad se aplicaron. Los datos más significativos de este estudio están relacionados con un perfil de usuario y se encuentra mayores niveles de soledad en los usuarios que pasan más tiempo en Facebook.<hr/>Abstract Being that Facebook is the most frequently used social network in our country, the aim of this study is to understand whether this activity interferes with friendships of its users, helping individuals to distance themselves from each other, leading to isolation and, consequently, to loneliness. Thus, it is pertinent to evaluate whether individuals who spend more time on social networks feel higher levels of loneliness, compared to those who spend less time. The study population comprises Facebook users from Portugal that are over eighteen, and it consists on a simple random sample made up of 201 members of both genders. A sociodemographic questionnaire, a questionnaire related to the use of Facebook and the UCLA- Loneliness Scale Revised were applied. The most significant data of this study relates to the identification of a user profile, and the finding of greater loneliness levels in users who spend more time on Facebook. <![CDATA[PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: IMPASSES E REINVENÇÕES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Demarcada por diferentes enfoques epistemológicos e ontológicos, a Psicologia se apresenta como um campo marcado por múltiplas produções teóricas e práticas que transitam entre vieses normalizadores e/ou resistentes. Os reflexos destas construções, no Brasil, implicam impasses e possibilidades na atuação de psicólogas(os) nos campos articulados às políticas públicas, o que alude à importância de empreender reflexões críticas sobre estas interlocuções e seus efeitos. O objetivo desse artigo é problematizar essa questão. Inicialmente, são discutidos dois paradigmas psicológicos e suas relações com as políticas de intervenção no contexto social. Em um segundo momento, é analisada a posição da Psicologia frente às singularidades próprias aos contextos de intervenção e, para além desse ponto, indica-se a necessária problematização da formação inicial das(os) psicólogas(os) frente às demandas contemporâneas.<hr/>Resumen Demarcada por diferentes enfoques epistemológicos y ontológicos, la psicología se presenta como un campo marcado por múltiples producciones teóricas y prácticas que se mueven entre el establecimiento de normas y /o resistencias. El reflejo de estas construcciones en Brasil implican impasses y posibilidades para los psicólogos que actúan en los campos articulado las políticas públicas, que alude a la importancia de realizar reflexiones críticas sobre estos diálogos y sus efectos. El propósito de este artículo es discutir esta cuestión. Inicialmente se discuten dos paradigmas psicológicos y su relación con las políticas de intervención en el contexto social. En una segunda etapa, se analizan la posición de la psicología en frente las singularidades de los contextos de intervención y, más allá de ese punto, indica el cuestionamiento necesario de la formación inicial de los psicólogos frente las demandas contemporáneas.<hr/>Abstract Demarcated by different epistemological and ontological approaches, Psychology presents itself as a field characterized by multiple theoretical productions and practices that move between normalizing and/or resistant biases. The reflections of these constructions in Brazil imply impasses and possibilities in the work of psychologists in public policies, which alludes to the importance of waging critical comments about these interlocutions and their effects. The purpose of this article is to problematize such issue. Initially two psychological paradigms and their relations to the policy interventions in the social context are discussed. In a second step, we analyze the position of Psychology as to its singularities, which are present in contexts of intervention; and beyond that point, we indicate the required problematization of the initial training of psychologists in face of contemporary demands. <![CDATA[SOBRE IDEOLOGIAS E PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com este trabalho procuramos demonstrar que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, vêm se configurando, no atual cenário político, como palco de ideologias capazes de contribuir para obstaculizar processos de tomada de consciência de classe, principalmente para aqueles que são incluídos nesses programas. Não negamos que os programas melhoraram a condição de vida imediata do pobre, mas não sem importantes efeitos colaterais que queremos debater neste texto, a saber: do ponto de vista econômico, uma crescente dependência financeira em relação aos programas. Do ponto de vista social, uma dependência política que se reflete, no mínimo, em um processo de despolitização da questão social. Analisaremos a natureza dessas dependências com apoio das categorias marxistas, como ideologia e consciência de classe. Concluímos que os programas têm sido absorvidos pelo neoliberalismo ao mesmo tempo em que ajudam a obscurecer os conflitos de classe no país.<hr/>Resumen Este estudio trata de demostrar que los programas de transferencia de renta, como la Bolsa Familia, ha estado desarrollando en el escenario político actual, como tabla de las ideologías que contribuyen para obstaculizar los procesos de toma de conciencia de clase, especialmente para aquellos que están incluidos en estos programas. No negamos que los programas han mejorado las condiciones de vida inmediata de los pobres, pero no sin efectos secundarios significativos que queremos discutir en este trabajo, a saber: del punto de vista económico, una dependencia financiera en relación con los programas. Desde el punto de vista social, la dependencia política que se refleja, al menos en un proceso de despolitización de la cuestión social. Se analiza la naturaleza de estas dependencias con el apoyo de las categorías marxistas como ideología y la conciencia de clase. Llegamos a la conclusión de que los programas han sido absorbidos por el neoliberalismo, al mismo tiempo que ayudan a ocultar el conflicto de clases en el país.<hr/>Abstract With this work we aim to show that income transfer programs, such as Bolsa Familia, is are in an ideological stage in the current political scene and contributing to hinder class consciousness processes, especially for those who are included in these programs. We do not deny that these programs have improved the condition of immediate life for poor people, but not without significant collateral effects that we want to discuss in this paper: on the economic point of view, an increasing financial dependence of the population in relation to programs. From the social point of view, there is a political dependence that at least reflects in a depoliticization of the social issue. We will analyze the nature of these dependencies with support of marxist categories such as ideology and class consciousness. We concluded that the programs have been absorbed by neoliberalism while helping to obscure the class conflict in the country. <![CDATA[REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.<hr/>Resumen Este trabajo analiza los procesos y contenidos de representación de los estudiantes de formación docente en una institución pública del Estado de Pará, Brasil, sobre la Educación Rural. Para ello, llevamos a cabo 19 entrevistas con estudiantes de diversos planteles de dicha formación. Un análisis de contenido informático de estas entrevistas con software ALCESTE(r) reveló cuatro clases de discursos, vinculadas a los temas: Contexto; Educación Rural; Aprendizaje; y Experiencia. La representación social de la Educación Rural para este grupo de graduados se organiza en torno a la dicotomía rural-urbana. Esta dicotomía se extiende a todos los aspectos de la formación, tanto en contenido como en cuanto a la enseñanza. También fue posible identificar los procesos de objetivación y de anclaje que son la génesis de la representación social de la educación rural.<hr/>Abstract This paper analyzes the representational processes and contents of students enrolled in a teacher education course in a public institution in Pará State, Brazil, regarding Rural Education. A set of 19 interviews were carried out with students from various campuses offering this course. A computerized content analysis of interviews made with the software ALCESTE(c) revealed four classes of discourse, one of them specifically linked to the theme "Rural Education". The social representation of Rural Education for this group of students is organized around the rural-urban dichotomy. This dichotomy extends to all aspects of training, both in terms of content and in terms of teaching. It was also possible to identify the processes of objectification and anchoring which are in the genesis of social representation of Rural Education. <![CDATA[CONFIGURAÇÕES SUBJETIVAS DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE DIRIGENTES DO PSDB/ES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200278&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo compreender as configurações subjetivas da participação política de dirigentes partidários do Partido da Social Democracia Brasileira no Espírito Santo - PSDB/ES. Adota-se uma abordagem histórico-cultural, associada à discussão sobre participação política em partidos políticos. Trata-se de um estudo de caso baseado na epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey (2003a). Os dados foram obtidos entre abril/2011 e março/2013, por meio de questionário, redação, observação participante, conversações grupais e individuais com dirigentes do PSDB/ES. Os resultados revelam configurações subjetivas da participação política singulares, construídas em torno de aspectos como: o constrangimento em assumir a participação política; sentir-se e não sentir-se dirigente; admirar ou criticar os quadros do partido; decepções com o sistema partidário brasileiro; desejo de adequações na gestão do partido e da política no Brasil. Conclui-se que motivações, barreiras e constrangimentos dos dirigentes geram ambiguidades, levando-os ao dilema entre participar (de maneiras distintas) ou não da política.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender las relaciones entre las manifestaciones de configuraciones subjetivas y la participación política de los líderes del Partido da Social Democracia Brasileira en el Espirito Santo - PSDB/ES. Articula la teoría de la subjetividad y de la Epistemología y Metodología Cualitativa de González Rey (1999; 2003b; 2004; 2005), con aportaciones teóricas sobre la participación política en los partidos políticos. Los sujetos de la investigación son los líderes del PSDB/ES. Los datos se produjeron alrededor de ellos en el contexto investigado a través de conversaciones individuales y de grupo, un ensayo producido por los sujetos de investigación, cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y observación participante. El análisis de datos se basa en identificación de los indicadores de sentidos agrupados que originó significado central. Se concluye que las manifestaciones de las configuraciones subjetivas relacionadas con la participación política revelan motivaciones, obstáculos y las limitaciones de los líderes de insertarlos en la ambigüedad que rodea el dilema entre participantes o no de la política.<hr/>Abstract This article aims to understand the relationships between manifestations of subjective configurations and the political participation of party leaders of the Partido da Social Democracia Brasileira in Espirito Santo - PSDB/ES. A historical-cultural approach was adopted for this article, combined with discussion of political participation in political parties. It is a qualitative case study based on qualitative epistemology of Gonzalez Rey (2003a). The data was collected between April/2011 and March/2013 by means of questionnaire, writing, participant observation and group and individual conversations with leaders of the PSDB/ES. The results revealed subjective configurations of individual political participation, built around issues such as: the embarrassment of assuming political participation; to feel and to not feel ruling; to admire or criticize the party leaders; disappointments with the Brazilian party system; to wish for adjustments in the management of the party and politics in Brazil. In conclusion, motivations, barriers and constraints of leaders drive them to the dilemma of participate (in different ways) or not participating of politics. <![CDATA[JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: COMPREENSÃO DE POLÍTICA, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200288&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho diz respeito aos resultados finais do estudo sobre a temática da juventude e sua relação com a temática da participação política, onde buscou-se compreender as diferentes formas de inserção e atuação de jovens em diferentes grupos e movimentos, levando em conta, principalmente, suas compreensões de política e os valores e concepções que norteiam suas práticas. Para tanto, foram entrevistados 13 jovens com idades compreendidas entre 18 e 29 anos, integrantes de grupos e movimentos de diferentes espaços: político, religioso e cultural. Concluímos que a política vem sendo percebida a partir de uma visão heterogênea que expressa a diversidade de possibilidades de ser e vivenciar a juventude e que a inserção dos jovens nos distintos grupos diz muito sobre suas compreensões de política e seus ideais de participação.<hr/>Resumen Este trabajo se refiere a los resultados finales del estudio sobre el tema de la juventud y su relación con la participación política, que trataran de comprender las diferentes formas de inserción y acción de los jóvenes en los diferentes grupos y movimientos, teniendo en cuenta, principalmente, sus comprensiones sobre la política, los valores y concepciones que orientan sus prácticas. Para este propósito, entrevistamos 13 jóvenes con edad entre 18 y 29 años, todos ellos miembros de grupos y movimientos de diferentes tipos de activismo: política, religiosa y cultural. Llegamos a la conclusión de que la política se ha percibido desde una visión heterogénea que expresa la diversidad de posibilidades de ser y de vivir la juventud, y la inserción de estos jóvenes en grupos distintos dice mucho sobre sus comprensiones acerca de la política y sus ideales de participación.<hr/>Abstract This paper refers to the final results of the study about youth and its relation with political participation, from which we sought to understand the different forms of insertion and action of young people in different groups and movements, taking into account, mainly, their understanding of politics and the values and conceptions which guide their practices. For this purpose, 13 youths aged between 18 and 29 were interviewed, being that all of them were members of groups and movements from different kinds of activism: political, religious and cultural. We have concluded that politics have been perceived from a heterogeneous standpoint which expresses the diversity of possibilities of being and living the youth, and the insertion of these youths in distinct groups says much about their understanding of politics and their ideals of participation. <![CDATA[EXPERIÊNCIAS DE JOVENS POBRES PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200298&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo visa discutir as experiências, nos âmbitos individual/subjetivo, coletivo/social, profissional, geracional e de classe social, vivenciadas por jovens pobres que participam de programas de aprendizagem profissional. Apontamos como as hierarquias geracional e de classe social tornam estes jovens alvo de diversas ações que visam integrá-los e adaptá-los a um modelo específico de sociedade, tornando-os um campo de intervenção social, sobre o qual vários atores da sociedade atuam no sentido regular e conformar as experiências juvenis. As análises apontam como estas hierarquias constroem lugares de subordinação para os jovens dentro das instituições de formação, nos locais de trabalho e na sociedade. O direito ao trabalho é tomado como trabalho da carência do jovem pobre dentro dos programas de aprendizagem profissional, numa perspectiva de salvação deste jovem, gerando para ele maiores contribuições presentes do que futuras em suas vidas, dentro de um horizonte de instauração de novas trajetórias de vida.<hr/>RESUMEN Este artículo objetiva discutir las experiencias, en el ámbito individual/subjetivo, colectivo/social, profesional, generacional y de clase social, vivenciadas por jóvenes pobres que participan en programas de aprendizaje profesional. Indicamos cómo las jerarquías generacionales y de clase social hacende estos jóvenes el blanco de diversas acciones que buscan integrarlos y adaptarlos a un modelo específico de sociedad, transformándolos en campo de intervención social, sobre el que varios personajes de la sociedad actúan, de modo a regular y conformar las experiencias juveniles. Los análisis apuntan cómo esas jerarquías construyen lugares de subordinación para los jóvenes dentro de las instituciones de formación, en locales de trabajo y en la sociedad. El derecho al trabajo se toma como trabajo de la necesidad del joven pobre dentro de los programas de aprendizaje profesional, siguiendo la perspectiva de salvar al propio joven, generándole en sus vidas mayores contribuciones presentes que futuras, dentro de un horizonte de instauración de nuevas trayectorias de vida.<hr/>ABSTRACT This paper discusses the experiences, the individual/subjective spheres, collective/social, professional, generational and social class experienced by poor young people that participate in programs of professional learning. We point out how the generational and social class hierarchies make poor youth become target of several aimed at integrating them and adapt them to a specific model of society, making them a field of social intervention, on which various social actors operating in regular direction and to conform juvenile experiments. The analyzes show how these hierarchies of subordination build places for young people within the training institutions, the workplace and society. The right to work is taken as the lack of working poor youth within programs of professional learning with a view to the salvation of the poor youth, creating for them the greatest contributions that future gifts in their lives, within a horizon towards new life trajectories. <![CDATA[PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta a análise dos projetos profissionais de jovens estudantes de um curso técnico em agropecuária na interface com a produção de subjetividades, relações de gênero e reprodução da agricultura familiar. A pesquisa foi realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014, em um campus do Instituto Federal Catarinense. Os procedimentos analíticos foram quantitativos e qualitativos. As informações foram obtidas por meio de um questionário e os sujeitos foram jovens estudantes de um curso técnico em agropecuária. Na escolha pelo curso técnico, destacam-se a identificação com o rural e atividades agropecuárias, a qualidade da formação técnica oferecida pela escola e demandas socioeconômicas rurais.<hr/>Resumen El artículo presenta un análisis de los proyectos profesionales de jóvenes estudiantes de un curso técnico de agropecuaria en su interfaz con la producción de subjetividades, las relaciones de género y la reproducción de la agricultura familiar. La encuesta se ha realizado entre agosto 2013 y julio 2014, en el campus del Instituto Federal de Santa Catarina. Los procedimientos analíticos han sido cuantitativos y cualitativos. La información se obtuvo a través de un cuestionario y los sujetos eran jóvenes estudiantes de un curso técnico de agropecuaria. En la elección de esta carrera técnica se destacan la identificación con las actividades rurales y agrícolas, la calidad de la formación técnica ofrecida por la escuela y demandas socioeconómicas rurales.<hr/>Abstract This article presents the analysis of professional projects of young students of a technical course in agriculture on the interface with the production of subjectivities, gender relations and reproduction of family farming. The survey was conducted from August 2013 to July 2014, in a campus of the Federal Institute of Santa Catarina. Analytical procedures were quantitative and qualitative. Information was obtained through a questionnaire and the subjects were young students of a technical course in agriculture. In the analysis, when it came to the choosing of the technical course what stood out was the individual's identification with the rural and agricultural activities, the quality of technical formation offered by the school and rural socioeconomic demands. <![CDATA[PRÁTICAS AFETIVO-SEXUAIS JUVENIS: ENTRE A SUPERFICIALIDADE E O APROFUNDAMENTO AMOROSO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200320&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar algumas questões vinculadas às práticas afetivo-sexuais do "ficar", ficar "ficando" e namorar, assinalando diferenças entre elas. Seu referencial teórico são estudos de diferentes autores das ciências humanas e sociais que abordam essa temática. O campo empírico da pesquisa são entrevistas extensas e semiestruturadas realizadas com doze jovens cariocas de 18 a 25 anos de idade. A partir da análise das entrevistas, pode-se dizer que os jovens diferenciam essas práticas em função do compromisso e envolvimento amoroso com o outro; constroem um jogo cambiante entre sensação/superficialidade e sentimento/profundidade; e, muitas vezes, colocam o outro no lugar de meio de acesso à autossatisfação. As formas como os jovens constroem e vivenciam seus relacionamentos amorosos contribuem para o desenvolvimento de um campo amoroso cada vez mais instável e complexo.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar algunas cuestiones vinculadas a las practicas afectivo-sexuales del "quedar", quedar "quedando" y "tener una relación" marcando diferencias entre ellas. Toma como referencia estudios de diferentes autores de las ciencias humanas y sociales que abordan esta temática. El campo empírico de investigación son entrevistas extensas y semi-estructuradas realizadas con doce jóvenes de Rio de Janeiro de 18 a 25 años de edad. Del análisis de las entrevistas podemos decir que los jóvenes diferencian esas prácticas en función del compromiso y relación romántica con el otro; desarrollan un juego cambiante entre sensación/superficialidad y sentimiento/profundidad; y, muchas veces, ponen el otro en el lugar de medio de acceso a la autosatisfacción. Las formas como los jóvenes construyen y experimentan sus relaciones amorosas contribuyen al desarrollo de un campo amoroso cada vez más inestable y complejo.<hr/>Abstract The objective of this article is to analyze questions related to the sexual-affective practices of "hooking up", "seeing each other" and starting relationships, noting its differences. The work draws from various theoretical studies addressing this issue by other authors in human and social sciences. The empirical data are comprised by extensive semi-structured interviews with twelve youths between the ages of 18 and 25 living in Rio de Janeiro. The research shows how young people distinguish these practices in terms of romantic commitment and involvement with others; how they construct a game of variables distinguishing sensation/superficiality and feeling/profundity; and how they often see others as a means of accessing self-satisfaction. The forms by which young people build and live out their romantic relationships contribute to the development of a romantic field that is increasingly unstable and complex. <![CDATA[CORPOS EM ENCONTRO E EFEITOS INCORPORAIS: ARTICULAÇÃO LINGUAGEM/EXTRALINGUÍSTICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200331&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tematiza textos produzidos por ocasião da inauguração de um Restaurante Universitário (bandejão?) em instituição pública do Rio de Janeiro, situação geradora de um embate entre administração central da Universidade e estudantes. Para tal fim, problematiza diferentes modos de conceber a interface dos planos linguístico e extralinguístico, rejeitando qualquer anterioridade deste sobre aquele. Como referencial teórico, toma-se por base a posição assumida por Deleuze acerca da articulação entre corpos e efeitos incorporais, temática que põe em cena uma reflexão sobre o tempo e a dinâmica de coengendramentos entre linguagem e mundo.<hr/>Resumen En este artículo se tematizan textos producidos en ocasión de la inauguración de un restaurante universitario (casino universitário?) en una institución pública en Río de Janeiro, generando una situación de choque entre la administración central de la Universidad y los estudiantes. Con este fin, se analizan diferentes formas de concebir los vínculos entre lo lingüístico y el extralingüístico, rechazando cualquier forma de anterioridad de uno sobre otro. El enfoque teórico se toma en base a la posición adoptada por Deleuze sobre la relación entre los cuerpos y los efectos incorporales , un tema que pone en juego una reflexión sobre el tiempo y la dinámica de coengendramientos entre el lenguaje y el mundo.<hr/>Abstract In this paper we approach texts produced as an effect of the inauguration of a University Restaurant (a canteen?) in a public university of Rio de Janeiro, when there was a clash between central administration and students. To achieve our purpose, we discuss different ways of conceiving the articulation between linguistic and non-linguistic domains, refusing the point of view that presupposes the anteriority of the latter over the former. Our theoretical framework draws from Deleuze's position on the relationship between corporeal and incorporeal events, an issue that highlights a reflection on time and on the dynamic coengenderings between language and world. <![CDATA[O DISCURSO SOBRE A VADIAGEM NA PRAÇA DA SÉ (SP)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado que buscou investigar se o discurso acerca da vadiagem está presente entre os frequentadores da Praça da Sé (SP), em relação àqueles que se "deixam ficar" nas imediações do logradouro em período comercial dos dias úteis. A realização de um trabalho de campo, de cunho etnográfico, na praça entre 2012 e 2013, aliado a uma análise documental de jornais sobre a temática, permitiu verificar a estigmatização de certa plêiade de pedestres que têm em comum o fato de sentar-se/deitar-se nas muretas ou no chão da praça. Neste cenário, a rua torna-se um espaço onde é preciso seguir certas regras de apresentação pública a fim de se discriminar daqueles que são vistos como "acomodados" que "não querem saber de trabalhar". Conclui-se ainda a presença da norma salarial identificada na figura do trabalhador, em oposição à "viração" das classes pobres associada às representações de vadiagem.<hr/>Resumen En este articulo se presenta una pesquisa de maestría que se propone a investigar el discurso sobre la vagancia presente entre los frecuentadores de la Plaza de la Sé (SP), en comparación con aquellos que se "dejan quedar" en las inmediaciones de la calles en los periodos comerciales, de lunes a viernes. La realización de un trabajo de campo en la Plaza, etnográfico, entre 2012 y 2013, combinado con una análise documental acerca de la temática, se he demonstrado con la estigmatización de cierta cantidad de de peatones que tienen en común el hecho de estar sentado o tumbado en paredes bajas o en el piso de la plaza. En este escenario, la calle se convierte en un lugar donde es necessário seguir con ciertas reglas de presentación pública con el fin de discriminar a aquellos que son vistos como "acomodados" o a que "no les importa trabajar". La conclusión es todavia la presencia de la norma salario identificada en la figura del trabajador, en contraposición a la informalidad de las clases pobres asociadas con las representaciones de vagabundeo.<hr/>Abstract This study introduces a master's degree inquiry that investigated whether or not the current idea of vagrancy is present among the frequenters of Praça da Sé (SP) when compared with those who "just stay" in the vicinity during commercial time on weekdays. The accomplishment of an ethnographical fieldwork at the place between 2012 and 2013, together with documental analysis of journals about this theme, empowered an examination about the stigmatization of a certain group of pedestrians who share the habit of sitting/lying on low walls or the ground of the square. In this scenario, the street becomes a place where it is necessary to follow certain rules of public presentation in order to become differentiated from those that seem "settled people who do not want to work". We also concluded that the presence of the wage norm is related to the worker's appearance, as opposed to the poor people's occasional work associated with the representations of vagrancy. <![CDATA[HOMOPARENTALIDADE E ADOÇÃO: (RE) AFIRMANDO SEU LUGAR COMO FAMÍLIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200350&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao longo da última década assiste-se no Brasil, bem como em outros países, a crescente demanda por adoção de crianças entre casais de mesmo sexo, fato que tem gerado na academia, mídia e sociedade civil, distintos posicionamentos sobre as especificidades deste vínculo parental e seus impactos psicológicos nas crianças e adolescentes. Nesse contexto apresentamos contribuições de uma pesquisa empírica com 12 casais de mesmo sexo (3 de mulheres e 9 de homens), realizada em São Paulo/Brasil, entre 2011 e 2012, incluindo casais com projeto de adoção e os que já tinham adotado. A análise do material revelou concepções de família e perspectivas de gênero, que subjazem às demandas formuladas pelos casais e os desejos e valores expressos por estes relativamente ao projeto de terem filhos. Na perspectiva desses casais, ter um filho é considerado um passo importante na afirmação de sua capacidade de constituir uma família.<hr/>Resumen Durante la última década estamos presenciando en Brasil y en otros países, la creciente demanda de adopciones entre parejas del mismo sexo, un hecho que ha generado en el mundo académico, medios de comunicación y la sociedad civil posiciones distintas sobre rasgos específicos de esta vínculo parental y su impacto psicológico en los niños y adolescentes. En este contexto se presenta las contribuciones de un estudio empírico de 12 parejas del mismo sexo (3 mujeres y 9 hombres), celebrada en São Paulo / Brasil, entre 2011 y 2012, incluyendo las parejas con proyecto de adopción ya aquellos que ya se habían adoptado. El análisis del material reveló concepciones de familia y perspectivas de género que subyacen a las demandas hechas por parejas y los deseos y los valores expresados por ellos en relación con el proyecto de tener hijos. Desde la perspectiva de estas parejas, tener un hijo se considera un paso importante en la afirmación de su capacidad para formar una familia.<hr/>Abstract Throughout the last decade in Brazil (as well as in other countries) is possible to observe the increasing demand for the adoption of children by same sex couples. This fact has generated distinct views on the specificities of this kind of parental relationship and its psychological impacts in children and teenagers. In this context we present the contributions of an empirical research with 12 same sex couples (3 of women and 9 of men) held in Sao Paulo/Brazil, between 2011 and 2012, including couples with a prospect of adoption and those that already have adopted children. The material analysis revealed conceptions of family and gender perspectives, which underlie the demands formulated by the couples, as well as their wishes and values, expressed by the desire of having children. In these couples' perspective, having a child is considered an important step in the affirmation of their capacity of constitute a family. <![CDATA[REFORMA SANITÁRIA E A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE EM UM CONTEXTO BIOPOLÍTICO DE GARANTIA DE DIREITOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200360&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo reflete sobre os jogos entre garantias de direitos e Reforma Sanitária no contexto da privatização na saúde. Para tanto, empreende-se uma análise das relações que se estabelecem entre Estado, direito e economia para compreender os processos de privatização da saúde experimentados no Brasil nas últimas décadas. As ferramentas conceituais inspiram-se nas discussões foucaultianas sobre formas de governo da vida. Parte-se do entendimento de que o investimento da Reforma Sanitária é voltado para um Estado em que as políticas sociais não subsomem as políticas econômicas. Considera-se, a partir disso, que o direito migra do espaço da política para o espaço do consumo, de modo a tornar alguns dos princípios da Reforma Sanitária, como a universalidade de acesso, em universalidade de acesso ao consumo. A racionalidade da economia política, no neoliberalismo, permite que a política social, tal qual aquela elaborada pela Reforma Sanitária, se torne uma política econômica social.<hr/>Resumen Este artículo reflexiona sobre los juegos entre garantías de derechos y Reforma Sanitaria en el contexto de la privatización de la sanidad. Para ello, se lleva a cabo un análisis de las relaciones que se establecen entre Estado, derecho y economía para comprender los procesos de privatización de la sanidad experimentados en Brasil de las últimas décadas. Las herramientas conceptuales se inspiran en las discusiones foucaltianas sobre formas de gobierno de la vida. Se parte del entendimiento de que la inversión de la Reforma Sanitaria se dirige para un Estado en que las políticas públicas no subsumen las políticas económicas. Se considera, a partir de eso, que el derecho migra del espacio del consumo, de modo a cambiar algunos principios de la Reforma Sanitaria, como la universalidad del acceso, en universalidad de acceso al consumo. La racionalidad de la economía política, en el neoliberalismo, permite que la política social, conforme la desarrollada por la Reforma Sanitaria, cambie en una política económica social.<hr/>Abstract This paper reflects on the games between warranties of rights and Sanitary Reform regarding health privatization. We performed an analysis of the relationships established between State, law and economy to understand the processes of health privatization in Brazil over the last decades. The conceptual tools have been inspired by Foucauldian discussions about forms of government of life. We regard the Sanitary Reform as an investment in a State in which social policies do not depend of economic policies. We consider that law has migrated from the politics sphere to the consumption sphere in order to turn some of the principles of the Sanitary Reform, such as the universality of access, into universality of access to consumption. In neoliberalism, political economy rationality has enabled social policy, such as the one designed by the Sanitary Reform, to become a social economic policy. <![CDATA[DESVINCULAR-SE DO MANICÔMIO, APROPRIAR-SE DA VIDA: PERSISTENTES DESAFIOS DA DESINSTITUCIONALIZAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Privilegiando reflexões de usuários de saúde mental, discute-se desafios relacionados à desinstitucionalização e reconstrução da vida daqueles que passaram décadas no manicômio e hoje se encontram na cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas em profundidade com sujeitos que possuem diagnóstico de transtorno mental grave e persistente. A interpretação do material empírico, desenvolvida através da análise temática, aponta vários recursos disponibilizados para o processo de reabilitação psicossocial. Mas, importantes limitações se destacam, como insuficiência de espaços para que os sujeitos elaborem sua desvinculação do hospital e se apropriem dos recursos que lhe foram disponibilizados, rede social restrita e alienação diante do tratamento. Assinala-se que a sociedade contemporânea, marcada pelo esvaecimento dos laços comunitários, impõe árduo trabalho de sustentação psicossocial para que sujeitos, transportados do manicômio para novos ambientes, possam reconhecer nestes um lugar de pertencimento.<hr/>Resumen Favoreciendo reflexiones de los usuarios de salud mental, se discuten los desafíos relacionados con la desinstitucionalización y la reconstrucción de la vida de aquellos que han pasado décadas en el manicomio y ahora se encuentran en la ciudad. Se trata de una investigación cualitativa, realizada a través de entrevistas en profundidad con personas que tienen un diagnóstico de trastorno mental grave y persistente. La interpretación del material empírico, desarrollada a través de la análisis temática, apunta a varios recursos disponibles para el proceso de rehabilitación psicosocial. Pero, limitaciones significativas se destacan, como insuficiencia de espacios para que las personas elaboren su desconexión del hospital y se apropien de los recursos que se les puso a disposición, red social limitada y enajenada delante del tratamiento. Se observa que la sociedad contemporánea, marcada por la evanescencia de los lazos comunitarios, impone arduo trabajo de apoyo psicosocial para que personas transportadas del manicomio a nuevos entornos, puedan reconocer éstos como un lugar de pertenencia.<hr/>Abstract Challenges related to deinstitutionalization and to reconstruction of the life from individuals who lived decades in the insane asylum and are now in the city are discussed in this article, giving priority to the reflections of mental health users. This is a qualitative research carried out through in-depth interviews with individuals who have a diagnosis of severe and persistent mental disorder. The interpretation of the empirical material, developed through thematic analysis, shows several resources that are available for the psychosocial rehabilitation process. However, the lack of spaces for individuals to develop their disassociation from the hospital and to appropriate the resources that are now available to them, the limited social network and the non-participation in treatment are also important limitations highlighted. It is important to note that contemporary society, marked by reduced community ties imposes hard work of psychosocial sustentation to ensure the subjects transported from asylums to new environments can recognize themselves as belonging to such places. <![CDATA[PROMOVER A JUSTIÇA SOCIAL: COMPROMISSO ÉTICO PARA RELAÇÕES COMUNITÁRIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200380&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto aborda o conceito de justiça social em diferentes posições teóricas e sua relevância dentro do âmbito da Psicologia Comunitária (OBJETIVO 1), cuja atenção vem crescendo através da conscientização dos direitos humanos e do resguardo ao empoderamento de indivíduos, grupos e comunidades. Além disso, problematiza-se, de forma crítica, a questão da justiça social enquanto conceito de transformação social, confrontando-a com paradoxos suscitados por vários entraves profissionais e políticos, já que ela afeta o interesse de todos que investem na proteção do status quo, bem como interfere em estruturas de poder resistentes à ideia de mudança social (OBJETIVO 2). Por fim, procura-se indagar sobre a possibilidade da sua efetiva promoção e implementação como um projeto valorativo de relações comunitárias.<hr/>Resumen En este trabajo se aborda el concepto de la justicia social en diferentes posiciones teóricas y su relevancia dentro del ámbito de la Psicología Comunitaria (Meta 1), cuya atención ha ido creciendo a través de la conciencia de los derechos humanos y la protección de la autonomía de los individuos, grupos y comunidades. Además, discute, de manera crítica, el tema de la justicia social como un concepto de transformación social, confrontando com las paradojas planteadas por diversos profesionales y las barreras políticas, ya que afecta a los intereses de todos los que invierten en la protección del status quo e interfiere con las estructuras de poder de resistencia a la idea de cambio social (Meta 2). Por último, se busca indagar sobre la posibilidad de promoción y aplicación efectiva como un proyecto evaluativo de relaciones com la comunidade.<hr/>Abstract This paper addresses the concept of social justice in different theoretical positions and its relevance within the scope of Community Psychology (GOAL 1), whose attention has been growing through awareness of human rights and the preservation of individual, group and community empowerment. Also, this paper problematizes, critically, the issue of social justice as a concept of social transformation, confronting it with the paradoxes raised by various professional and political barriers, as it affects the interests of all who invest in protecting the status quo and it interferes with power structures resistant to the idea of ​​social change (GOAL 2). In addition, we seek to study the possibility of its effective promotion and implementation as an evaluative project of community relations. <![CDATA[ASPECTOS DA PRÁTICA MUSICOTERAPÊUTICA: CONTEXTO SOCIAL E COMUNITÁRIO EM PERSPECTIVA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200387&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe uma discussão sobre os pressupostos que fundamentam a prática da Musicoterapia, especificamente quando esta se identifica como uma ação de base social e comunitária. A partir de uma localização histórica, desenvolvem-se reflexões críticas acerca dos principais conceitos que balizam a práxis musicoterapêutica em contexto social e comunitário. A discussão apresentou o termo musicoterapia social e comunitária como uma tentativa de abranger fundamentos da psicologia, sobretudo em uma vertente crítica e sócio-histórica, que abordam uma prática centrada nas relações humanas, na grupalidade e na ação democrática. Temas como lugar, espaço e ação musicoterapêutica foram discutidos. Concluiu-se que tal prática pretende a modificação da realidade social por meio do convívio mediado da criação de sonoridades, em um processo ativo fundamentado na cultura e em aspectos da vivência cotidiana.<hr/>Resumen Este artículo propone una discusión sobre las presuposiciones que fundamentan la práctica en Musicoterapia, especificamente cuando ésta se identifica con una acción de base social y comunitaria. Partiendo de una localización histórica, se desarrollan reflexiones críticas sobre los principales conceptos que guían la praxis musicoterapéutica en el contexto social y comunitario. La discusión presenta el término musicoterapia social y comunitaria como un intento de abarcar fundamentos de psicología, sobre todo en la vertiente crítica y socio-histórica, las que abordan una práctica centrada en las relaciones humanas, en la grupalidad y en la acción democrática. Fueron discutidos temas como lugar, espacio y acción musicoterapéutica. Se concluye que esta práctica pretende modificar la realidad social a través de la convivencia mediada por la creación de sonoridades, en un proceso activo fundamentado en la cultura y en aspectos de las vivencias cotidianas.<hr/>Abstract This article proposes a discussion about the assumptions that are the foundation for the practice of music therapy as a way to make a meaningful impact in our community. Starting with a historic analysis, critical reflections about the main concepts that guide the practice of music therapy in the social context are drawn. The discussion introduces the term social and community music therapy with the intent to encompass fundamentals of psychology, specially the psychology based on a critical and social-historical dimension that considers human relations as a whole in a democratic action. Concepts as place, space and music therapy action are discussed. It is concluded that such practice promotes the change of social reality using sound as the instrument for interpersonal bonding in an active process based in the culture and in aspects of daily life. <![CDATA[CURSOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200396&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivos: (a) identificar marcos históricos e institucionais que norteiam os cursos de Gestão de Recursos Humanos (GRH); (b) analisar Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs); (c) identificar o perfil dos docentes. O referencial teórico é o da perspectiva psicossociológica de vertente institucionalista. Realizou-se pesquisa documental utilizando: (a) deliberações do Conselho Nacional de Educação; (b) leis e decretos federais; (c) PPCs de GRH. Identificaram-se como marcos: (a) caráter assistencialista e moralista; (b) dualidade do sistema educacional; (c) aumento da responsabilização do setor privado; (d) vínculo com desenvolvimento econômico e tecnológico. Conclui-se que o apoio de políticas públicas, a indistinção do perfil profissional e da demanda levam a questionar a fundamentação destes cursos, se advindos das mudanças no mundo do trabalho e/ou da intenção de promover o mercado de ensino superior do país.<hr/>Resumen Objetivos: (a) identificar los marcos históricos e institucionales que guían a los cursos de Gestión de Recursos Humanos (GRH); (b) análisis de los Proyectos Pedagógicos de Curso (PPCs); (c) identificar el perfil de los profesores de GRH. El referencial teórico es la perspectiva psicosociológica con vertiente institucionalista. La investigación documental se realizó con: (a) las resoluciones y dictámenes del Consejo Nacional de Educación; (b) las leyes federales y los decretos; (c) PPCs de GRH. Se identificaron como los marcos institucionales: (a) enfoque paternalista y moralizante; (b) la dualidad del sistema educativo; (c) el aumento de la responsabilidad del sector privado; (d) vinculación con el desarrollo económico y tecnológico. En conclusión, el apoyo de las políticas públicas, la indistinción del perfil profesional y la definición de la demanda llevan a cuestionar el fundamento de los cursos de gestión de recursos humanos, si advenidos de los cambios económicos, tecnológicos en el mundo del trabajo y/o la intención de promover el mercado de la educación superior en el país.<hr/>Abstract The aims of this research were to: (a) identify historical and institutional frameworks that guide the courses of Human Resource Management (HRM); (b) analyze the Pedagogical Course Projects (PCPs); (c) identify the professors' profile. The theoretical framework is the psychosociology perspective with a institutionalist slope. We conducted documentary research from (a) deliberations of the National Council of Education; (b) federal laws; (c) PCPs of HRM. We identified the following as institutional landmarks: (a) assistentialism and moralistic characteristics; (b) duality of the educational system; (c) increasing the responsibility of the private sector; (d) linking with the economic and technological development. The conclusion is that the support of public policies, distinction of the professional profile and demand leads to questioning the existence and maintenance of HRM courses, whether arising from changes in the world of work and/or from the intention to promote the market for undergraduate education in the country. <![CDATA[HISTÓRIA, ABORDAGENS, MÉTODOS E PERSPECTIVAS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivos: (a) identificar marcos históricos e institucionais que norteiam os cursos de Gestão de Recursos Humanos (GRH); (b) analisar Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs); (c) identificar o perfil dos docentes. O referencial teórico é o da perspectiva psicossociológica de vertente institucionalista. Realizou-se pesquisa documental utilizando: (a) deliberações do Conselho Nacional de Educação; (b) leis e decretos federais; (c) PPCs de GRH. Identificaram-se como marcos: (a) caráter assistencialista e moralista; (b) dualidade do sistema educacional; (c) aumento da responsabilização do setor privado; (d) vínculo com desenvolvimento econômico e tecnológico. Conclui-se que o apoio de políticas públicas, a indistinção do perfil profissional e da demanda levam a questionar a fundamentação destes cursos, se advindos das mudanças no mundo do trabalho e/ou da intenção de promover o mercado de ensino superior do país.<hr/>Resumen Objetivos: (a) identificar los marcos históricos e institucionales que guían a los cursos de Gestión de Recursos Humanos (GRH); (b) análisis de los Proyectos Pedagógicos de Curso (PPCs); (c) identificar el perfil de los profesores de GRH. El referencial teórico es la perspectiva psicosociológica con vertiente institucionalista. La investigación documental se realizó con: (a) las resoluciones y dictámenes del Consejo Nacional de Educación; (b) las leyes federales y los decretos; (c) PPCs de GRH. Se identificaron como los marcos institucionales: (a) enfoque paternalista y moralizante; (b) la dualidad del sistema educativo; (c) el aumento de la responsabilidad del sector privado; (d) vinculación con el desarrollo económico y tecnológico. En conclusión, el apoyo de las políticas públicas, la indistinción del perfil profesional y la definición de la demanda llevan a cuestionar el fundamento de los cursos de gestión de recursos humanos, si advenidos de los cambios económicos, tecnológicos en el mundo del trabajo y/o la intención de promover el mercado de la educación superior en el país.<hr/>Abstract The aims of this research were to: (a) identify historical and institutional frameworks that guide the courses of Human Resource Management (HRM); (b) analyze the Pedagogical Course Projects (PCPs); (c) identify the professors' profile. The theoretical framework is the psychosociology perspective with a institutionalist slope. We conducted documentary research from (a) deliberations of the National Council of Education; (b) federal laws; (c) PCPs of HRM. We identified the following as institutional landmarks: (a) assistentialism and moralistic characteristics; (b) duality of the educational system; (c) increasing the responsibility of the private sector; (d) linking with the economic and technological development. The conclusion is that the support of public policies, distinction of the professional profile and demand leads to questioning the existence and maintenance of HRM courses, whether arising from changes in the world of work and/or from the intention to promote the market for undergraduate education in the country.