Scielo RSS <![CDATA[Psicologia & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-718220170001&lang=pt vol. 29 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A PSICOLOGIA NO CRAS: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, parte de uma pesquisa de dissertação, objetiva compreender as representações sociais construídas sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social. O estudo do qual este trabalho faz parte procurou investigar e analisar as representações sociais de profissionais da psicologia que atuavam em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre os usuários desse serviço, considerado a “porta de entrada” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entrevistaram-se 21 psicólogas. Entre os resultados, observou-se a existência de uma culpabilização das famílias pela situação de vulnerabilidade social em que vivem, evidenciando assim uma representação social individualista e familiarista, capaz de produzir a psicologização e familiarização dos problemas sociais e a responsabilização das famílias por questões que têm origem, na verdade, em dinâmicas sociais, políticas e econômicas complexas.<hr/>Resumen Este artículo, parte de una búsqueda de disertación, con el objetivo de comprensión de las representaciones sociales construidas sobre las familias en situación de vulnerabilidad social. El estudio del cual este trabajo es parte busco investigar y analizar las representaciones sociales de profesionales de psicología que actuaban en Centros de Referencia de Asistencia Social (CRAS) sobre los usuarios de este servicio, considerado la “puerta de entrada” del Sistema Único de Asistencia Social (SUAS). Se Entrevistó 21 psicólogas. Entre los resultados, se observó la existencia de una culpabilidad de las familias por la situación de vulnerabilidad social en que viven, evidenciando así una representación social individualista y familiarizada, capaz de producir psicologización y familiarización de los problemas sociales que responsabilizarían a las familias por cuestiones que tienen origen, en la verdad, en dinámicas sociales, políticas y económicas complejas.<hr/>Abstract This article, part of a masters’ research, aims at problematizing some of the social representations constructed on families in situation of social vulnerability. The study seeks to investigate the social representations of psychologists working at CRAS (Centro de Referência de Assistência Social / Reference Center for Social Assistance) towards users of that service since CRAS is considered the doorway to SUAS (Sistema Único de Assistência Social/ Social Assistance Universal System). Twenty-one psychologists have been interviewed. Results points to the culpabilization of families for their situation of social vulnerability. It reveals an individualistic approach to a representation that is social and family-focused which leads to the psychologization of social problems and the misattribution of blame and responsibility to families for issues that emerge from complex social, political and economic dynamics. <![CDATA[RISCO INVISÍVEL: TRABALHO E SUBJETIVIDADE NO SETOR ELÉTRICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo se origina de uma pesquisa que abordou a noção de risco no trabalho no setor elétrico. O termo “risco invisível” surgiu do discurso dos trabalhadores do setor, referindo-se à eletricidade que não pode ser vista, mas oferece riscos específicos. Dá-se ênfase a uma análise da noção de risco, enquanto fenômeno da modernidade, mas passando também pela discussão da confiança básica e da segurança ontológica. Ao relacionar esse marco teórico com a realidade do trabalho no setor elétrico, entra em cena o articulador teórico dos mecanismos de defesa, através da psicodinâmica do trabalho. Do ponto de vista político, é importante refletir sobre a realidade da segurança no âmbito das relações de trabalho, já que os trabalhadores são expostos a riscos específicos em cada atividade. A reflexão teórica e observação empírica constante são um caminho para pensar intervenções no âmbito da dimensão sociopsicológica do risco no trabalho.<hr/>Resumen Este estudio se deriva de la investigación que se dirigió a la noción de riesgo en el trabajo en el sector eléctrico. El término "riesgo invisible" surgió de la voz de los trabajadores del sector, haciendo referencia a la electricidad, que no puede ser vista, pero, plantea riesgos específicos. Se hace necesario el análisis del concepto de riesgo como un fenómeno de la modernidad, pero también a través de la discusión de la confianza básica y la seguridad ontológica. Para relacionar este marco teórico con la realidad del trabajo en el sector eléctrico, entra en escena la articulación teórica de los mecanismos de defensa a través de la psicodinámica del trabajo. Desde el punto de vista político, es importante reflexionar a respecto de la realidad de la seguridad en el contexto de las relaciones laborales , ya que los trabajadores están expuestos a riesgos específicos de cada actividad. La reflexión teórica y la observación empírica consistente es una manera de pensar acerca de las intervenciones para la dimensión socio - psicológico de riesgo en el trabajo.<hr/>Abstract This study is part of a research work that approach aspects related to the work risk in the electricity sector. The term "invisible risk" came from the speech of the workers, referring to electricity, which can not be seen, but offers specific risks. We emphasize an analysis of the concept of risk as a phenomenon of modernity, but also through the discussion of basic trust and ontological security. By relating this theoretical framework with the reality of working in the electricity sector, enters the scene the theoretical articulation of defense mechanisms, through psychodynamics of work. From a political standpoint, it is important to reflect on the reality of security in the context of labor relations, as workers are exposed to specific risks in each activity. The theoretical reflection and empirical constant observation are one way to think about interventions within the socio-psychological dimension of risk at work. <![CDATA[DISPOSITIVO DAS DROGAS E GOVERNO DA VIDA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na perspectiva da Psicologia Social em diálogo com as teorizações de Michel Foucault e Giorgio Agamben, o objetivo deste artigo é problematizar de que maneira as drogas são constituídas como explicação para assassinatos de moradores de rua, construindo práticas e discursos relacionados ao governo da vida e da morte nas cidades. O material que apresentamos consiste em textos midiáticos e documentos públicos elaborados entre julho de 2010 e novembro de 2012 abordando tais assassinatos. Analisamos como o dispositivo das drogas formula uma ambiguidade e uma complexidade importantes para o governo dos moradores de rua a partir da construção de oposições: criminoso ou em situação de vulnerabilidade social. Procuramos contribuir criticamente com políticas públicas que visem os diversos modos de existir na cidade, pensar os espaços urbanos, os modos de governo e os processos de subjetivação, considerando a análise da ambiguidade e da complexidade produzidas em torno do dispositivo das drogas.<hr/>Resumen Desde el punto de vista de la psicología social, en el diálogo con Michel Foucault y Giorgio Agamben, el propósito de este artículo es discutir cómo las drogas son reconocidas como una explicación de los asesinatos de personas sin hogar, construyendo prácticas y discursos relacionados con el gobierno de la vida y la muerte en las ciudades. El material analizado se compone de documentos públicos producidos entre julio de 2010 y noviembre de 2012. Analizamos cómo el dispositivo de las drogas produce una ambigüedad y una complejidad importantes para el gobierno de las personas sin hogar, desde la construcción de oposiciones: criminoso o en situación de vulnerabilidad social. Buscamos contribuir críticamente con las políticas públicas relacionadas a los diferentes modos de existir en la ciudad, pensando en los espacios urbanos y las formas de gobierno y los procesos de subjetivación, teniendo en cuenta el análisis la complejidad producida alrededor del tema.<hr/>Abstract From a Social Psychology perspective in dialogue with the theories of Michel Foucault and Giorgio Agamben, the purpose of this paper is to address how drugs are constituted as an explanation for the murders of homeless people, building practices and discourses related to government of life and death in the cities. The material analyzed consists of media texts and public documents produced between July 2010 and August 2012 that address such murders. We analyze how the dispositive of drugs formulates an ambiguity and complexity important for the government of the homeless from the construction of those oppositions: criminal or social vulnerability. From this analysis we seek to contribute critically to public policies that aim the various modes of existing in the city, thinking urban spaces, modes of government and the processes of subjectivity, from the analysis of the ambiguity and complexity produced around the dispositive of drugs. <![CDATA[IMAGENS SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS E SUAS FAMÍLIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca das imagens sociais de crianças e adolescentes institucionalizados e suas famílias. Parte-se de uma perspectiva histórica acerca das instituições no Brasil até os dias atuais, em que a política de atendimento é regida pela Doutrina da Proteção Integral, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando-se os prejuízos das imagens sociais negativas relativas a crianças e adolescentes em acolhimento e suas famílias. São discutidos alguns trabalhos que enfocam as imagens construídas acerca dessa população e suas consequências, tanto para os sujeitos em situação de institucionalização quanto para os profissionais que com eles trabalham. Conclui-se destacando a importância de trabalhos de sensibilização junto a profissionais que atuam na área da proteção, saúde e educação.<hr/>Resumen Este trabajo presenta una reflexión teórica sobre las imágenes sociales de los niños y adolescentes institucionalizados y sus familias. Inicia con una perspectiva histórica sobre las instituciones de protección en Brasil hasta en la actualidad, cuando la política de asistencia se rige por la Doctrina de Protección Integral prevista por el Estatuto del Niño y del Adolescente, haciendo énfasis en las imágenes sociales negativas acerca de los niños y adolescentes institucionalizados y sus familias. Se presentan algunos trabajos que se centran en las imágenes construidas sobre esta población y sus consecuencias, tanto para los sujetos institucionalizados como para los profesionales que trabajan con ellos. Se concluye resaltando la importancia del trabajo de difusión con los profesionales que actúan en el ámbito de la protección, salud y educación.<hr/>Abstract This study presents a theoretical reflection about the social images of institutionalized children and adolescents and their families. It introduces a historical perspective about these institutions in Brazil until nowadays, in which the attendance policy is governed by the Doctrine of Integral Protection, provided by the Statute for Children and Adolescents. We highlight the prejudice of negative social images related to children and adolescents in social care and their families. Some papers that focus on the constructed images of this population and their consequences, both for the individuals in situation of institutionalization as for professionals who work with them, are discussed. In conclusion, it is highlighted the importance of awareness-raising activities with professionals working in the area of protection, health and education. <![CDATA[LEVEL UP! DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, APRENDIZAGEM ENATIVA E VIDEOGAMES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os videogames são frequentemente acusados de serem prejudiciais à saúde. Sua operatividade colocaria o jogador em uma série de rotinas irracionais, muito próximas a uma relação estímulo-resposta. Sugerimos que tal posição limita as possibilidades de relação entre o videogame e a aprendizagem e está baseada em uma imagem teleológica do desenvolvimento da cognição que toma o aprender como uma caminhada em direção à racionalidade lógica. O presente artigo parte da descrição do aprendizado de um dos autores analisada a partir da retórica procedural com um jogo eletrônico para propor um modo de compreender a ação com o videogame, que convoca a uma constante recomposição do sujeito que joga e do jogo. A teoria da enação, por sua vez, apresenta proposições que sustentam uma modalidade de conhecimento operativo e incorporado, mais próximo da experiência com os videogames.<hr/>Resumen Los videojuegos son a menudo acusados de ser perjudicial para la salud. Su operatividad poner al jugador en una serie de rutinas irracionales, muy cerca de una relación estímulo-respuesta. Sugerimos que tal posición limita las posibilidades de relación entre el juego y el aprendizaje y se basa en una imagen teleológica del desarrollo de la cognición que se necesita para aprender a caminar hacia la racionalidad lógica. Este artículo es parte de la descripción de aprendizaje de uno de los autores analizados de la retórica procedimental con un juego electrónico para proponer una forma de entender la acción con el juego, lo que exige una constante recomposición del sujeto y jugar el juego. La teoría de la promulgación, a su vez, presenta proposiciones que soportan un modo de funcionamiento y el conocimiento corporativo, más cerca de la experiencia con los videojuegos.<hr/>Abstract Video games are often accused of being harmful to health. Its operability would place the player in a series of mindless routines, very close to a stimulus-response relationship. We suggest that such position limits the possibilities of relationship between videogames and learning and is based on a teleological picture of cognition that takes the learning as a walk toward the logical rationality. This article begins with the description of the learning of one of the authors with an electronic game analyzed from the procedural rhetoric perspective. We propose a way of understanding the action with the videogames that demands a constant rearrangement of the subject playing and the game. The theory of enaction, in turn, presents propositions that support a modality of knowledge operational embodied nearer from experience with videogames. <![CDATA[A ATENÇÃO, A INFÂNCIA E OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investe-se na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.<hr/>Resumen Este artículo tiene el objetivo de analizar el concepto de atención y sus conexiones con el ámbito educativo. En la comprensión de este concepto, se busca identificar tendencias en la simplificación encontrada en el discurso que enuncia la desatención como referencia para pensarse al niño y los procesos escolares. Se toma como dispositivo fundamental para esta construcción argumentativa, el campo histórico, pues son múltiples las posibilidades de significados dados a las palabras evidenciadas en las experiencias cotidianas, las relaciones establecidas en los discursos y en la existencia manifiesta de las mismas. A partir del pensamiento de Foucault, el texto presenta la síntesis de un proceso de investigación sobre el tema y procura visibilizar los procesos de resignificación de la atención. Aun se busca problematizar el énfasis otorgado a la desatención y los procesos de medicación de las experiencias cotidianas.<hr/>Abstract This article is aimed at analyzing the concept of attention and its connections to the educational field. We invest on the understanding of this concept, seeking to identify the simplification trend that is present in the discourse regarding lack of attention as a reference to reflect on children and school processes. The historical field was chosen as the fundamental device for this argumentative framework because there are several possibilities of meanings given to the words that are emphasized in everyday life, in the relations established in the discourses and in its manifested existence. From Foucault's thought, the text presents a synthesis of a research process on the theme and highlights an investment in the process of redefining the meaning of attention. We also seek to problematize the emphasis on lack of attention and the medicalization of daily living. <![CDATA[VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: AS POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo reflete sobre a violência no contexto da escola pública brasileira a partir da concepção construída por Ignacio Martín-Baró. Tomamos o conceito de situação-limite, construído pelo autor com o objetivo de investigar qual a compreensão que professoras da educação básica têm a respeito do que sejam situações-limite para o desenvolvimento de seus alunos. Para tanto, construímos um questionário, composto por perguntas norteadoras que foram respondidas por duas professoras de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. O método está fundamentado no Materialismo Histórico Dialético e busca evidenciar, por meio das respostas ao questionário, o confronto entre um conceito teoricamente sistematizado e os sentidos que ele pode assumir na prática. A promoção da consciência sobre esses sentidos, bem como o papel do psicólogo escolar na escola e na comunidade, são necessidades apontadas pelos resultados, cujas implicações devem sustentar pesquisas futuras.<hr/>Resumen El artículo reflexiona sobre la violencia en el contexto de la escuela pública brasileña desde el diseño construido por Ignacio Martín-Baró. Tomamos el concepto de situación extrema, construido por el autor con el fin de investigar el entendimiento de que los maestros de educación básica tienen acerca de cuáles son las situaciones extremas para el desarrollo de sus estudiantes. Por lo tanto, se construyó un cuestionario compuesto de preguntas guía que fueron contestadas por dos profesores de una escuela pública primaria en una ciudad en el estado de Sao Paulo. El método se basa en ló Materialismo Historico Dialectico y pretende mostrar, através de las respuestas al cuestionario, el enfrentamiento entre un concepto teóricamente sistematizado y los sentidos que puede tener en la práctica. Promover el conocimiento de estos sentidos, así como el papel del psicólogo escolar en las necesidades de la escuela y la comunidad están identificados por los resultados, las implicaciones de los que se basará la investigación futura.<hr/>Abstract It reflects about the issue of violence in the context of a Brazilian public school. Reviewing the literature on this topic we highlighted the design constructed by Ignacio Martín - Baró. We took the concept of limit-situation constructed by the author with the goal of investigate which are the teacher’s conception about limit-situations. A questionnaire was constructed consisting of guiding questions that were answered by two teachers of a public elementary school in a city in the state of São Paulo. The method is based on Historical Dialectical Materialism and seeks to show, through the responses to the questionnaire, the confrontation between a concept theoretically systematized and senses that it can take in practice. Promoting awareness of these senses and the role of the school psychologist in school and comunity are needs identified by the results whose implications should sustain future research. <![CDATA[REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA APOSENTADORIA E INTENÇÃO DE CONTINUAR TRABALHANDO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi analisar representações sociais atribuídas à aposentadoria por servidores públicos federais, identificando os aspectos mais enfatizados e suas implicações no processo de decisão trabalho-aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada com 283 servidores que já faziam jus à aposentadoria ou se encontravam próximos (menos de 05 anos). Os dados coletados foram distribuídos em dois corpora: aposentadoria e expectativas. A análise lexicográfica foi realizada pela técnica de classificação hierárquica descendente, com o auxílio de um software de análise textual. Os resultados indicam a existência de padrões de significados de aposentadoria entre os sujeitos, estando a intenção de aposentar-se vinculada à ideia de usufruir o tempo e viver com mais qualidade, e o adiamento em resposta ao sentir-se atuante no trabalho, não ter atividades substitutivas, e enquanto estratégia contra a ociosidade.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio es analizar las representaciones sociales atribuidas a la jubilación por parte de los servidores públicos, identificando los aspectos mas destacados y sus implicaciones en el proceso de toma de decisión trabajo-jubilación. Esta es una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva, realizada con 283 servidores que ya tiene derecho a la jubilación o están cerca (menos de 05 años). Los datos colectados se distribuyeron en dos corpus: jubilación y expectativas. El análisis lexicográfico se realizó usando la técnica de clasificación jerárquica descendiente, con la ayuda de software de análisis textual. Los resultados indican la existencia de estándares de significados de jubilación entre los individuos, siendo la intención de jubilarse vinculada a la idea de disfrutar del tiempo y vivir con más calidad, y el aplazamiento en respuesta a la sensación de actividad en el trabajo, no tener actividades sustitutas, y como estrategia contra la ociosidad.<hr/>Abstract The aim of this study was to analyze the social representation of public workers' retirement and identify the most emphasized aspects, as well as its implications, for the retirement decision process. This study is a qualitative, exploratory and descriptive research, with 283 already retired public workers, or close to retirement (less than 05 years). Collected data were divided into two corpora: retirement and expectations. The lexical analysis was carried out according to descending hierarchical classification technique, with the aid of a textual analysis software. The results have shown that there were patterns of meaning of retirement among the participants, where retirement intention is linked to the idea of enjoying free time and better quality of life, while postponing of retirement is associated with being active at work and lacking replacement activities, as well as a strategy against idleness. <![CDATA[SUINOCULTOR: VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO PRECÁRIO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve o objetivo de analisar as vivências de prazer e de sofrimento no trabalho de suinocultores, além de caracterizar a organização do trabalho e de compreender as estratégias defensivas utilizadas. O estudo teve um delineamento qualitativo e contou com a participação de 16 suinocultores. A coleta foi realizada através de grupos focais e de observação participante. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. O prazer no trabalhado estava associado à manutenção da tradição familiar e ao cuidado dos animais. Nas vivências de sofrimento, destacaram-se a sobrecarga de trabalho e o desgaste consequente. As estratégias defensivas identificadas foram a negação da dor e a racionalização. Como consequências foram identificados diversos danos à saúde física e mental dos trabalhadores.<hr/>Resumen Este estudio tuvo el objetivo de analizar las vivencias de placer y de sufrimiento en el trabajo de porcinocultores, además de caracterizar la organización del trabajo y de comprender las estrategias defensivas utilizadas. El estudio tuvo un abordaje cualitativo en el que participaron 16 porcinocultores. La recolección de datos fue realizada por medio de grupos focales y de observación participante. Esos datos fueron sometidos al análisis de contenido. El placer en el trabajo estaba relacionado al mantenimiento de la tradición familiar y al cuidado de los animales. En las vivencias de sufrimiento, se destacaron la sobrecarga de trabajo y su consecuente desgaste. Las estrategias defensivas identificadas fueron la negación del dolor y la racionalización. Como consecuencia fueron observados diversos daños a la salud física y mental de los trabajadores.<hr/>Abstract This study aimed to analyze the experiences of pleasure and suffering of pig farmers and to characterize the organization of work and to understand the defensive strategies. The study had a qualitative research design that was done with 16 pig farmers. The data came from two focus groups as well as observations. The data obtained was subjected to content analysis. The pleasure is related to maintaining the family tradition and care of the animals. In contrast and most notably what stood out regarding the suffering experiences was the overload of work, which resulted in complete fatigue. The defensive strategies guided by the denial of pain and rationalization. Consequently was concluded that their lifestyle is damaging their physical and mental health. <![CDATA[INTERATIVIDADE ENTRE CORPOS E MEIOS EM OBJETOS TECNO-ESTÉTICOS DE ARTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Relations consist of processual interactivity between bodies and milieus which do not differentiate between the natural and the artificial, human and non-human. Our paper seeks to problematize the experience of the encounter with an artwork seen as a techno-aesthetic object constitutive of interactivity and addresses the idea of degrees of interactivity as produced with and within an artwork as an associated milieu. In this sense, we posit various degrees of interactivity in a relational experience: mixtures, attractions, embodiments and perceptions. Thus, interactive processes are driven by an ethics of the potential of bodies to act by what a body can do in its intensity, in the dynamics of degrees of interactivity in the experience. These ideas emerge from the philosophical writings of Baruch Spinoza, Gilbert Simondon and Gilles Deleuze and are applied to the field of art in order to allow an understanding of the relations between bodies and associated milieus.<hr/>Resumo Entendemos que as relações são compostas por processos de interatividade entre corpos e meios, os quais não separam natural e artificial, humano e não-humano. Direcionamos tal abordagem a fim de problematizar como ocorrem as experiências no encontro com a obra de arte, esta entendida como um objeto tecno-estético, bem como o que constitui interatividade e seus graus produzidos entre obra e meio. Aponta-se que existem vários graus de interatividade em uma experiência: misturas, atrações, incorporações e percepções. Os processos interativos são movidos por uma Ética do potencial dos corpos para agir e o que pode um corpo em sua intensidade, na dinâmica com os graus de interatividade em uma experiência. Estas ideias surgem a partir dos escritos filosóficos de Spinoza, Simondon e Deleuze e são aplicadas à arte, a fim de compreender as relações entre corpos e meios.<hr/>Resumen Entendemos que las relaciones se componen de procesos interactivos entre los organismos y medios de comunicación que no distinguen entre lo natural y lo artificial, lo humano y lo no humano. Problematizamos como acontece el encuentro del espectador con una obra de arte-ésta entendida como un objeto técnico-estético-así como la constitución de la interactividad entre la obra y lo que aquí llamamos medio asociado: señalamos que se producen varios tipos y diferentes gradaciones de interactividad. Así, los procesos interactivos son guiados por lo que puede hacer un cuerpo con sus intensidades y por una ética de potenciales propia a los cuerpos en la dinámica de grados de interactividad en la experiencia. Os processos interativos são movidos por uma Ética do potencial dos corpos para agir e o que pode um corpo em sua intensidade, na dinâmica com os graus de interatividade em uma experiência. Estas ideas provienen de los escritos filosóficos de Spinoza, Simondon y Deleuze y las aplicamos al arte para mejor comprender la relación entre los cuerpos y los medios asociados. <![CDATA[BIOTECNOLOGIAS, SUBJETIVAÇÃO E PSICOLOGIAS: MERCADO DE CÉLULAS-TRONCO DO CORDÃO UMBILICAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo visa a analisar as práticas de produção da subjetividade engendradas pelo mercado de células-tronco do cordão umbilical, que se constitui por meio da gestão de riscos e precauções do futuro biopolítico, no âmbito da família e da relação pais e filhos. O interesse da psicologia pela inovação biotecnológica pode ser visualizado tanto na problematização crítica realizada pelo campo científico sobre os modos de subjetivações que emergem do acoplamento entre biotécnicas e corpo quanto em seu campo de atuação profissional, por meio de psicoterapias de aconselhamento genético. Nas estratégias biopolíticas de controle e de manipulação das células-tronco do cordão umbilical, evidenciam-se subjetivações que emergem em uma rede complexa de produção tecnobiológica.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las prácticas de producción de bio-social subjetividad a través del mercado de células madre realizado a través de medidas de gestión de riesgos y la biopolítica futuras, dentro de la familia y la relación padre-hijo. El interés de la psicología de la innovación biotecnológica se puede ver tanto en cuestionamiento crítico efectuado por campo científico sobre las formas de subjetividades que emergen del acoplamiento entre la biotecnología y el cuerpo, y en su campo profesional, a través de la psicoterapia asesoramiento genético. En las estrategias biopolíticas de control y la manipulación de las células madre del cordón umbilical, mostrará subjetividades que emergen en una compleja red de tecnobiológica producción.<hr/>Abstract This article aims to analyze production practices of bio-social subjectivity through the stem cell market made through risk management and biopolitics future precautions, within the family and the parent-child relationship. The interest of psychology from biotechnological innovation can be viewed both in critical questioning conducted by scientific field on ways of subjectivities that emerge from the coupling between biotech and body, and in your professional field, through genetic counseling psychotherapy. In biopolitical strategies of control and manipulation of umbilical cord stem cells show up subjectivities that emerge in a complex network of tecnobiológica production. <![CDATA[REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO: UMA APOSTA DE INTERVENÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Muitas são as dificuldades dos trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais para retornar ao trabalho. Esta pesquisa-intervenção teve como objetivo conhecer e se aproximar das experiências do retorno ao trabalho e as implicações na produção de subjetividade em trabalhadores da área hospitalar. Ela foi realizada com grupos de trabalhadores reabilitados de um hospital universitário geral de grande porte, em Porto Alegre, RS. Os encontros (n=8) foram compostos por trabalhadores (n=20) de diversas funções e áreas de trabalho no hospital, que tenham participado de programa de reabilitação profissional e estejam desenvolvendo suas atividades em sua área de origem, ou em novo posto de trabalho. Os resultados apontam para as dificuldades, limitações e para a problematização dos modelos de gestão no trabalho vigentes. Por outro lado, também apontam para a criação de novos modos de trabalhar e viver e para a construção coletiva de estratégias de inventividade.<hr/>Resumen Muchas son las dificultades de los trabajadores afectados por enfermedades profesionales para regresar al trabajo. Esta investigación tuvo como objetivo conocer y acercarse de las experiencias de retorno al trabajo y sus implicaciones en la producción de subjetividad en los trabajadores hospitalarios. Se llevó a cabo con grupos de trabajadores rehabilitados en un hospital general universitario de grande en Porto Alegre, RS. Las reuniones (n = 8) fueron compuestas por trabajadores (n = 20) de distintas funciones y áreas de trabajo en el hospital, que participaron del programa de rehabilitación profesional y ya están desarrollando sus actividades en su lugar de origen, o nuevo puesto trabajo. Los resultados apuntan a las dificultades, limitaciones y a la problematización de los modelos de gestión en el trabajo actual. Por otro lado, también apuntan a la creación de nuevas formas de trabajar y vivir y para la construcción colectiva de estrategias de inventividad.<hr/>Abstract Workers affected by occupational illnesses face many difficulties to return to work. This intervention research aimed to approach and understand experiences of return to work and their implications to the subjectivity production of hospital workers who returned to work after participating in a rehabilitation program. The research was conducted with groups of rehabilitated workers within a large university hospital in Porto Alegre, RS. The meetings (8) were held with workers (20) of various functions and areas of the hospital, who had participated in a professional rehabilitation program, and were developing their activities either in their original area or in a new work position. The results point to the difficulties, limitations and to the problematization of current work management models. However, they also indicate the creation of new ways of working and living, in affirmative positions as hospital workers and the collective construction of inventiveness strategies. <![CDATA[O RISCO NA CONCEPÇÃO DE INSTRUTORES DE ESPORTE DE AVENTURA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo buscou analisar a concepção de instrutores de esporte de aventura sobre o risco na prática do rapel vinculada a diferentes modalidades terrestres praticadas no estado de Minas Gerais. A partir de um estudo descritivo-exploratório com um grupo amostral composto por 35 instrutores (32 homens e 03 mulheres) verificou-se que os instrutores reconhecem o risco como elemento inerente à prática do rapel. Os sujeitos apontam o domínio da técnica, o estado dos equipamentos específicos, a adoção de tecnologias e a capacidade para decifrar informações referentes ao ambiente natural como forma de controlar e minimizar o risco. Chama atenção a postura dos instrutores participantes dessa investigação que, apesar de buscarem vivenciar fortes emoções, sensação de adrenalina e liberdade, colocam como princípio fundamental a manutenção da vida.<hr/>Resumen Este estudio investiga el concepto de instructores de deporte de aventura sobre el riesgo en la práctica de rapel vinculado a diferentes modalidades terrestres que se practican en el estado de Minas Gerais. A partir de un estudio descriptivo y exploratorio con una muestra de 35 profesores (32 hombres y 03 mujeres) se encontró que los profesores son conscientes del riesgo como un elemento inherente al rapel. Los sujetos indican el dominio técnico, el estado de los equipos especiales, la adopción de las tecnologías y la capacidad de decodificar la información relacionada con el medio natural con el fin de controlar y minimizar los riesgos. Cabe destacar la actitud de los participantes instructores de esta investigación, aunque tratando de experimentar emociones fuertes, sensación de la adrenalina y la libertad, lo que plantea como principio fundamental el mantenimiento de la vida.<hr/>Abstract The presente study analyzed the concept of adventure sports instructors about the risk in the rappel linked to different modalities practiced in the state of Minas Gerais. From the method of descriptive and exploratory study with a sample group composed of 35 instructors (32 men and 03 women) was concluded that the instructors recognize the risk as inherent element in the rappel. In order to control and minimize the risk these subjects indicate the technical field, the status of specific equipment, the adoption of technologies and the ability to decode information relating to the natural environment. Noteworthy is the attitude of the participants instructors of this investigation that, although seeking to experience strong emotions, feeling of adrenaline and freedom, posing as a fundamental principle the maintenance of life. <![CDATA[BARBÁRIE VERSUS CIVILIZAÇÃO: A PROBLEMÁTICA DA BILDUNG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo coteja a premissa freudiana do mal-estar da civilização com a leitura do conceito de semiformação em Adorno. Apresentam-se as ideias principais do ensaio “Teoria de la seudocultura” (Adorno, 1966), em que é proposto que a formação cultural (Bildung) afasta o homem da natureza e do corpo. A noção de semiformação pressupõe que a civilização teria, já em sua origem, o germe de seu colapso, pelo fato de buscar a dominação da natureza e do corpo. Desse modo, observamos que Adorno não é estranho a Freud quando concebe a violência instalada no cerne mesmo da civilização. Em 1930, Freud constata que não é mais possível partilhar do entusiasmo pela civilização como um bem precioso que conduziria todos os homens à mais elevada perfeição. Há um antagonismo entre as exigências da pulsão e as restrições da civilização que faz com que o conflito seja insolúvel e o desamparo, irremediável.<hr/>Resumen El presente artículo coteja la premisa freudiana del malestar en la civilización con la lectura del concepto de la semiformación en Adorno. Presentamos las ideas principales del ensayo "Teoría de la seudocultura" (Adorno, 1966), donde se propone que la formación cultural (Bildung) alejó el hombre de la naturaleza y del cuerpo. La noción de semiformación presupone que la civilización hubiera tenido ya en su origen, el germen de su colapso, debido a la búsqueda de la dominación de la naturaleza y del cuerpo. De esa manera, vemos que Adorno no es ajeno a Freud, cuando concibe la violencia instalada en el corazón mismo de la civilización. En 1930, Freud señala que ya no es posible más compartir el entusiasmo por la civilización como un activo valioso, que conduciría a todos los hombres a la más alta perfección. Existe un antagonismo entre las exigencias de la pulsión y las restricciones de la civilización, lo que hace que el conflicto sea insoluble y el desamparo, irremediable.<hr/>Abstract This article correlates the Freudian premise of the malaise in civilization with Adorno’s concept of semi-formation. The main concepts in the essay “Theory of Pseudo-culture” (Adorno, 1966) are presented. In it, Adorno proposed that cultural formation (Bildung) shifts man away from nature and the body. The notion of semi-formation assumes that civilization would have, in its origin, the seeds of its collapse, by way of its quest for domination of nature and the body. Thus, Adorno is seen as no stranger to Freud, when he conceives violence as installed in the very core of civilization. In 1930, Freud realizes it is no longer possible to share the enthusiasm for civilization as a valuable asset that would lead all men to the highest perfection. There is an antagonism between the demands of drive and the restraints of civilization that makes conflict insoluble and helplessness unavoidable. <![CDATA[CONVIVÊNCIA SOCIAL COM MORADORES DE RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As Residências Terapêuticas (RTs) constituem moradia para egressos de internações psiquiátricas. Neste estudo, será abordada a pesquisa desenvolvida em um bairro onde se localizam cinco RTs, objetivando problematizar a convivência social estabelecida com moradores das RTs. Serão debatidos os registros em diários de campo decorrentes da observação participante, interpretados mediante análise de conteúdo temática e discutidos com auxílio da Teoria da Identidade Social. A observação participante possibilitou o registro de informações em situações que não estavam anteriormente previstas, como o encontro com um cuidador e com moradores das RTs. Além disso, permitiu afirmar que parte das relações sociais estabelecidas no contexto das RTs se insere no campo das relações intergrupais, relacionadas aos processos de constituição de identidade social. Tais relações se efetivam a partir de discursos de diferenciação intergrupal e conduzem a comportamentos de controle sobre os moradores das RTs.<hr/>Resumen Las residencias terapéuticas (RTs) son la vivienda para los ex pacientes de hospitalizaciones psiquiátricas. Este estudio se dirigirá a la investigación llevada a cabo en un barrio donde hay cinco RTs, y discute la convivencia con los habitantes de RTs a través de diarios de campo resultante de la observación participante, los cuales fueron analizados mediante análisis de contenido temático y discutido por la teoría de la identidad social. La pesquisa habilitado el registro de la información en situaciones que no se habían previsto anteriormente, como el encuentro con un cuidador y los residentes de las RTs. Las relaciones sociales en el contexto de RTs están dentro del campo de las relaciones entre grupos, relacionados con los procesos de constitución de la identidad social. Estas relaciones se hacen efectivas a partir de los discursos de la diferenciación intergrupal y llevar a un control contra los residentes de las RTs.<hr/>Abstract The Therapeutic Residences (TRs) are housing for the former patients of psychiatric hospitalizations. This study will address the research carried out in a neighborhood where there are five TRs, in order to discuss the living together with TRs dwellers. Will examine the field diaries resulting of the participant observation, which were analyzed through thematic content analysis and discussed by Identity Social Theory. The participant observation enabled the record of informations in situations that were not foreseen earlier, like the meeting with a caregiver and residents of TRs. Also allowed to affirm that part of social relations in the context of TRs is within the field of intergroup relations, related to the processes of constitution of social identity. These relationships become effective from speeches of intergroup differentiation and lead to control against the residents of TRs. <![CDATA[ARTIMANHAS DA HEGEMONIA: OBSTÁCULOS À RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta como foco o debate sobre dificuldades na construção da luta política na contemporaneidade brasileira, mais especificamente nos últimos anos do governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Objetiva-se, a partir do diálogo entre a Teoria Democrática Radical e Plural - desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe - e posicionamentos de representantes de diferentes grupos de movimentos sociais brasileiros, discutir dois modos de resistência da hegemonia a alternativas de democratização da sociedade. Esses modos, concebidos como artimanhas da hegemonia, são denominados expansão hegemônica e expurgo à diferença. O debate contribui para a análise sobre estratégias políticas no campo da psicologia social.<hr/>Resumen En este artículo se ha centrado en el a debate acerca de las dificultades en la construcción de la lucha política en la contemporaneidad brasileña, más concretamente, en los últimos años del gobierno del presidente de la Republica Luiz Inácio Lula da Silva. El objetivo es, a partir del diálogo entre la teoría radical democrática y plural - desarrollado por Ernesto Laclau y Chantal Mouffe - y las posiciones de los representantes de los diferentes grupos de movimientos sociales en Brasil, debater los dos modos de resistencia de la hegemonia face las alternativas de la democratización de la sociedad. Estos dos modos diseñados como trampas de la hegemonía, son denominados acá como la expansión hegemónica y el expurgo de la diferencia. El debate contribuye para el análisis de las estrategias políticas en el campo de la psicología social.<hr/>Abstract This article focuses on the debate about the difficulties in building the political struggle in contemporary Brazil, more specifically in the last years of President Luiz Inácio Lula da Silva government. From the dialogue between radical and plural democratic theory - developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe - and the stances of representatives of different Brazilian groups of social movements, we seek to discuss two ways of resistance of the hegemony to other possibilities of social objectivity, which we call hegemonic expansion and “purging differences”. The discussion contributes to the analysis about political strategy in social psychology.