Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220140004&lang=en vol. 27 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Capacidade discriminante do inventário de potencial de abuso na infância: dados numa amostra de progenitores portugueses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400607&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study aims to test discriminant ability of the Child Abuse Potential Inventory (CAP) in a sample of 641 Portuguese parents. Thirty-seven percent of the sample is composed by abusive parents reported to the Comissions for the Protection of Children and Young People and evaluated by an assessment questionnaire of maltreatment, neglect and sexual abuse. Abusive parents showed significantly higher scores on the Abuse Scale and in all of its dimensions. Considering the discriminant analysis, the Abuse Scale correctly classified 79.9% of the cases and the function of sub dimensions correctly classified 83.3% of the cases. These results reveal the capacity of CAP in identifying cases of potential child abuse in the Portuguese context.<hr/>Este estudo tem como objetivo testar a capacidade discriminante do Inventário de Potencial de Abuso na Infância (CAP), numa amostra de 641 progenitores portugueses. Trinta e sete por cento da amostra é constituída por progenitores maltratantes sinalizados às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e avaliados através do Questionário de Avaliação do Mau Trato, Negligência e Abuso Sexual. Os resultados indicaram que os progenitores maltratantes reportam valores significativamente superiores na Escala de Abuso e em todas as suas dimensões. Do ponto de vista da capacidade discriminante, a função da Escala de Abuso Global classificou corretamente 79,9% e a função das subdimensões da Escala classificou corretamente 83,3% dos casos. Estes resultados revelam a potencialidade do instrumento na identificação de situações de potencial abuso na infância no contexto português. <![CDATA[Validation of the basic psychological needs questionnaire in Portugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400615&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo analisar as propriedades psicométricas do Questionário de Apoio às Necessidades Psicológicas Básicas (QANPB) com estudantes portugueses. A amostra foi constituída por 445 estudantes do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Inicialmente, a escala foi traduzida para o português, para posteriormente se realizar uma análise das propriedades psicométricas. Os resultados comprovaram que o QANPB se apresentava como um instrumento com evidências de validade (fatorial e nomológica) e confiabilidade, que permite analisar a percepção dos alunos sobre o apoio do professor à autonomia, competência e relações sociais nas aulas de Educação Física.<hr/>The purpose of this study was to analyze the psychometric properties of the Basic Psychological Needs Questionnaire (BPNQ) with Portuguese students. The sample was composed of 445 male and female students, ranging in age from 12 to 16 years. Initially, the scale was translated into Portuguese, and later, an analysis of the psychometric properties was done. Results emphasized that the BPNQ is a valid (factorial and nomological) and reliable instrument to measure students' perception of autonomy, competence and relatedness support in Physical Education classes. <![CDATA[Spanish version of the learning climate questionnaire adapted to Physical Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400625&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de esta investigación fue analizar las propiedades psicométricas del Learning Climate Questionnaire (LCQ) adaptado a la Educación Física (EF) en una muestra española. Se pretende determinar si es un instrumento válido y fiable para su utilización en futuras investigaciones. Se administró a un total de 758 estudiantes de secundaria de 12 a 18 años, analizándose la estructura del instrumento mediante procedimientos confirmatorios. Los análisis apoyan el modelo teórico hipotetizado de un factor (apoyo a la autonomía). La versión española del instrumento para EF mostró niveles aceptables de consistencia interna y estabilidad temporal. La validez concurrente se exploró examinando la relación de la escala estudiada con los distintos tipos de motivación autodeterminada, mediante modelos de ecuaciones estructurales.<hr/>The objective of this research was to analyze the psychometric properties of the Learning Climate Questionnaire (LCQ) adapted to Physical Education (PE) in a Spanish sample. The purpose is to determine whether it is a valid and reliable tool to be used in future research. It was administered to a total of 758 high school students from 12 to 18 years old, analyzing the structure of the instrument using confirmatory procedures. Analyses support the hypothesized theoretical model of a specific factor, the autonomy support. The Spanish version of the instrument for PE showed acceptable levels of internal consistency and temporal stability. Concurrent validity was explored by examining the relationship of the dimension studied with different types of self-determined motivation, using structural equation modeling. <![CDATA[Long-term impact of the promotion of social and emotional skills]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400634&lng=en&nrm=iso&tlng=en Social and emotional skills are protective factors against several negative functioning indicators. A current challenge on social and emotional skills research is to descrive of the long-term impact of social and emotional development programs. The objective of this follow-up study was to evaluate the long-term impact of a program for the development of social and emotional skills - "Crescer a Brincar" (Growing up Playing) - on disruptive behaviors and on students' engagement with school eight years after the beginning and four years after the end of the intervention. Results revealed that the experimental group registered lower disruptive behaviors and higher intrinsic motivation. These results have important implications for the promotion of positive youth development, especially for the promotion of health in school-based interventions.<hr/>As competências sociais e emocionais são fatores de proteção contra vários indicadores de funcionamento negativo. Um dos desafios atuais na investigação ao nível da promoção de competências sociais e emocionais é o seu impacto a longo-prazo. O objetivo deste estudo de follow-up foi avaliar o impacto do programa de promoção de competências sociais e emocionais "Crescer a Brincar" nos comportamentos disruptivos e no envolvimento dos alunos com a escola, oito anos depois do início do programa e quatro anos depois do final da intervenção. Os resultados demonstraram que o grupo experimental registrou menos comportamentos disruptivos e maior motivação intrínseca. Estes resultados têm implicações importantes para a promoção de desenvolvimento positivo entre crianças e jovens em contexto escolar. <![CDATA[NEO-FFI: Psychometric properties of a short personality inventory in Portuguese context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400642&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of this study was to assess the psychometric properties (validity and reliability) of the Portuguese adaptation of the NEO Five-Factor Inventory (NEO-FFI) and to compare the obtained structure to the original North American version. The methods of analysis used for cross-validation of the factorial structure were the Principal Axis Factoring (PAF) and the Confirmatory Factor Analysis (CFA). PAF reproduced the original structure of NEO-FFI and CFA revealed a satisfactory fit of single-factor models for the five dimensions. The reliability analysis showed high values of internal consistency which are congruent with previous international adaptations of the NEO-FFI. Multidimensional analysis showed significant main effects of gender and academic qualifications on personality using age as covariant. The findings suggest that the Portuguese version of the NEO-FFI is a reliable instrument to measure the five dimensions of personality.<hr/>O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas (validade e fidelidade) da adaptação portuguesa do NEO-FFI e comparar a estrutura obtida com a versão original americana. Como métodos para a validação cruzada da estrutura fatorial foram usados a Análise Fatorial de Eixos Principais (PAF) e uma Análise Fatorial Confirmatória (CFA). A PAF reproduziu a estrutura original do NEO-FFI e a CFA revelou modelos uni-factoriais de ajustamento satisfatório para cada uma das cinco dimensões. A análise de fidelidade revelou elevados valores de consistência interna, congruentes com as adaptações prévias internacionais do NEO-FFI. A análise multidimensional revelou efeitos principais significativos do género e das qualificações académicas na personalidade, usando a idade como co-variante. Os resultados sugerem que a versão portuguesa do NEO-FFI é um instrumento fiável para medir as cinco dimensões da personalidade. <![CDATA[Categories of special educational needs as predictors of social skills deficits in childhood]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400658&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa verificou a força preditiva de 12 categorias de necessidades educacionais especiais sobre o repertório de habilidades sociais de crianças: Autismo, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual Leve, Deficiência Intelectual Moderada, Deficiência Visual, Desvio Fonológico, Dificuldades de Aprendizagem, Dotação e Talento, Problemas de Comportamento Externalizantes, Problemas de Comportamento Internalizantes, Problemas de Comportamento Internalizantes e Externalizantes e TDAH. Cento e vinte estudantes de escolas regulares e especiais, com idades entre seis e 15 anos, foram avaliados por seus professores por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). As necessidades especiais mais fortemente preditoras para déficits de habilidades sociais foram: TDAH, Problemas de Comportamento Misto, Autismo, Problemas Externalizantes, Problemas Internalizantes e Dificuldades de Aprendizagem. Discutem-se as características específicas dessas categorias e as necessidades de aprimoramento de seu repertório de habilidades sociais.<hr/>This study verified the predictive force of 12 categories of special educational needs on the social skills repertoire of children: Autism, Hearing Impairment, Mild Intellectual Disabilities, Moderate Intellectual Disabilities, Visual Impairment, Phonological Disorder, Learning Disabilities, Giftedness and Talent, Externalizing Behavior Problems, Internalizing Behavior Problems, Internalizing and Externalizing Behavior Problems and Attention Deficit Hyperactivity Disorder. One hundred and twenty students from regular and special schools, aged between six and 15 years, were assessed by their teachers using the Social Skills Rating System. The special needs which strongly predicted social skills deficits were: Attention Deficit Hyperactivity Disorder, Internalizing and Externalizing Behavior Problems, Autism, Externalizing Behavior Problems, Internalizing Behavior Problems and Learning Disabilities. Specific characteristics of these categories and the needs to improve their social skills repertoire are discussed. <![CDATA[Effects of statistical models and items difficulties on making trait-level inferences: A simulation study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400670&lng=en&nrm=iso&tlng=en Researchers dealing with the task of estimating locations of individuals on continuous latent variables may rely on several statistical models described in the literature. However, weighting costs and benefits of using one specific model over alternative models depends on empirical information that is not always clearly available. Therefore, the aim of this simulation study was to compare the performance of seven popular statistical models in providing adequate latent trait estimates in conditions of items difficulties targeted at the sample mean or at the tails of the latent trait distribution. Results suggested an overall tendency of models to provide more accurate estimates of true latent scores when using items targeted at the sample mean of the latent trait distribution. Rating Scale Model, Graded Response Model, and Weighted Least Squares Mean- and Variance-adjusted Confirmatory Factor Analysis yielded the most reliable latent trait estimates, even when applied to inadequate items for the sample distribution of the latent variable. These findings have important implications concerning some popular methodological practices in Psychology and related areas.<hr/>Pesquisadores interessados em estimar a localização de indivíduos em variáveis latentes contínuas podem se beneficiar de diversos modelos estatísticos disponíveis na literatura. Entretanto, ponderar os custos e os benefícios de usar um modelo em detrimento de outros depende de informações empíricas que nem sempre estão diretamente disponíveis. Em virtude disso, o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de sete modelos estatísticos populares quanto a proporcionar adequadas estimativas de traço latente em condições de itens com dificuldades condizentes com a distribuição latente amostral versus apenas condizentes com as caudas dessa distribuição. Os resultados sugeriram uma tendência de todos os modelos de proporcionar estimativas mais precisas ao serem usados itens adequados para o nível de traço latente da amostra. Os modelos da Teoria de Resposta ao Item Rating Scale e Graded Response e a análise fatorial confirmatória com estimação Weighted Least Squares Mean- and Variance-adjusted forneceram as estimativas mais fidedignas de traço latente, mesmo quando os itens utilizados, de fato, correspondiam ao nível latente de poucos casos da amostra. Os resultados possuem importantes implicações no que diz respeito a algumas práticas metodológicas populares na Psicologia e em áreas próximas. <![CDATA[Measuring implicit association with the freeIAT in Portuguese: an example with implicit attitudes toward polyamory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400679&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Teste de Associação Implícita (TAI) tem se mostrado relevante na medição de diversos construtos psicológicos. Entretanto, são escassos os estudos que o consideram no Brasil. Este artigo objetivou introduzir um programa gratuito (FreeIAT) para sua realização, exemplificando com uma medida de atitudes frente ao poliamor. Participaram da pesquisa 50 estudantes universitários com idade média de 22 anos (62% mulheres), que responderam a uma escala de atitudes explícitas frente ao poliamor e ao TAI Monogamia-Poliamor. Os resultados mostraram correlação negativa entre a medida implícita (bloco de latência incongruente) e a explícita de atitudes frente ao poliamor, indicando que quanto maior a aceitação do poliamor, menor o tempo de associação entre os estímulos (palavras positivas e poliamor). Não se observou correlação entre o Escore D e as atitudes explícitas frente ao poliamor, sugerindo que pessoas favoráveis ao poliamor não necessariamente são contrárias à monogamia. Concluiu-se que o FreeIAT possui uma interface simplificada, atendendo às variações do TAI clássico e permitindo aplicação coletiva. Além disso, o fato de ser um programa com código aberto e gratuito tem o potencial de incentivar pesquisas com medidas implícitas em culturas lusófonas.<hr/>Even the Implicit Association Test (IAT) has been shown to be relevant in measuring various psychological constructs there are few studies considering it in Brazil. This paper aims to introduce a free program (FreeIAT) to perform IAT, illustrating it with a measure of attitudes toward polyamory. Participants were 50 undergraduate students with mean age of 22 years (62% women) who answered an explicit scale attitude toward polyamory and the Monogamy-Polyamory IAT. Results showed a negative correlation between implicit (latency of incongruent block) and explicit attitudes measures toward polyamory, indicating that the greater the acceptance of polyamory, the lesser time to association between the stimuli (positive words and polyamory). There was no correlation between the D Score and the explicit attitudes toward polyamory, suggesting that people in favor of polyamory are not necessarily opposed to monogamy. In conclusion, the FreeIAT shows a streamlined interface, following the variations of the classic IAT and allowing collective application. Moreover, the fact of being a free program with open source it has the potential to encourage research on implicit measures in Lusophone cultures. <![CDATA[Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptation and psychometric studies of the Portuguese version]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400689&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de tradução, adaptação e alguns estudos psicométricos da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), uma escala de avaliação com 76 itens na sua versão original, especificamente desenvolvida para avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares. A amostra normativa é composta por 1000 crianças pré-escolares avaliadas por pais e educadores/professores. Foram efetuados estudos de tradução/adaptação e inclusão de outros itens relevantes que, após análises de itens, análise fatorial exploratória e de consistência interna, resultaram numa versão portuguesa com 80 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória permitiram identificar três subescalas para a escala de Aptidões Sociais e duas subescalas para a de Problemas de Comportamento. As escalas apresentaram uma boa consistência interna e foram observadas intercorrelações moderadas a elevadas entre as subescalas e o resultado total. Para a estabilidade temporal, os resultados são congruentes com os da versão original, com valores moderados a elevados (r = 0,65 a 0,90). Apesar de algumas limitações apresentadas, fica disponível uma ferramenta útil e válida na avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças portuguesas pré-escolares.<hr/>This study aims to document the process of translation, adaptation and some psychometric studies of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), a behavior rating scale with 76 items on the original version, specifically developed to assess social skills and problem behaviors in preschool children. The normative sample comprises 1000 preschoolers rated by their parents and teachers. Studies of translation/adaptation and inclusion of other relevant items were done. After item analyses, exploratory factor analysis and internal consistency studies the Portuguese version with 80 items was developed. Exploratory factor analysis studies identified three subscales for the Social Skills Scale and two subscales for the Problem Behaviors Scale. The scales showed good internal consistency, and moderate to high correlations between subscales and the total score were observed. Results from the test-retest study are congruent with results from the original version, with moderate to high values (r = .65 to .90). In spite of the presented limitations, it is made available a useful and valid tool for the assessment of social skills and problem behaviors of preschool Portuguese children. <![CDATA[Psychometric assessment of the Male Body Checking Questionnaire (MBCQ)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400700&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas do Male Body Checking Questionnaire (MBCQ), com recurso à análise fatorial exploratória e confirmatória, validade convergente e discriminante, e reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse e α-Cronbach), realizadas com 287 universitários brasileiros entre 18 e 30 anos de idade. O MBCQ obteve estrutura fatorial adequada, com quatro fatores que explicam 64,32% da variância dos resultados, validade convergente - associação significativa (p &lt; 0,01) com a insatisfação e checagem corporal (r igual a 0,51 e 0,35, respectivamente), e discriminante. Obteve satisfatória consistência interna (α-Cronbach variando de 0,89 a 0,94) e coeficiente de correlação intraclasse de 0,87. O MBCQ comprovou ser um instrumento válido e confiável para avaliação da checagem corporal para indivíduos do sexo masculino do Brasil.<hr/>This study aimed to analyze the psychometric properties of the Male Body Checking Questionnaire (MBCQ) applying exploratory and confirmatory factor analysis, concurrent and discriminant validity, and reliability (intra-class coefficient correlation and Cronbach's alpha). Two hundred and eighty seven Brazilian undergraduate students between 18 and 30 years old were evaluated. The MBCQ showed adequate factor structure with four factors that explain 64.32% of total variance, concurrent validity - significant association with body dissatisfaction (p &lt; .01) and body-checking (r = .51 and .35, respectively), and discriminant validity. The MBCQ also showed good internal consistence (Cronbach's α between .89 and .94) and intra-class correlation coefficient (.87). In conclusion, it is a valid and reliable instrument to evaluate body-checking behaviors of Brazilian males. <![CDATA[Psychometric properties of the personal wellbeing index in Brazilian and Chilean adolescents including spirituality and religion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400710&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study compared the 7-item Personal Wellbeing Index (PWI) with two other versions which include the domains "Spirituality" and "Religion", separately, in a sample of Brazilian (n = 1.047) and Chilean (n = 1.053) adolescents. A comparison of psychometric properties between the PWI versions was carried out through multigroup confirmatory factor analysis showing adequate adjustments (CFI &gt; .95, RMSEA &lt; .08), whereas the item spirituality presented better performance. For the analysis of the differential contribution of each domain to the notion of global satisfaction, a regression on the item Overall Life Satisfaction (OLS) was applied using structural equations. It is recommended the inclusion of the item spirituality in the original scale, considering the importance of such domain in both cultures.<hr/>Este estudo comparou o Índice de Bem-estar Pessoal (PWI) de sete itens, com duas versões que incluem os domínios "espiritualidade" e "religião" separadamente em uma amostra de adolescentes brasileiros (n = 1,047) e chilenos (n = 1,053). A comparação das propriedades psicométricas entre as versões do PWI foi realizada através de análise fatorial confirmatória multigrupo mostrando ajustes adequados (CFI &gt; 0,95, RMSEA &lt;0,08), sendo que o item espiritualidade apresentou melhor desempenho. Para a análise da contribuição de cada domínio para a satisfação global, foram realizadas regressões com o PWI e o item de Satisfação Global com a Vida por meio de equações estruturais. Recomenda-se a inclusão do item espiritualidade na escala, considerando a importância deste domínio em ambas as culturas. <![CDATA[Factor structure of the inventory of adult temperament styles]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400720&lng=en&nrm=iso&tlng=en Temperament refers to stylistic and relatively stable traits that subsume intrinsic tendencies to act and react in somewhat predictable ways to people, events, and stimuli. Temperament can be defined by four bipolar styles: extroversion-introversion, practical-imaginative, thinking-feeling, and organized-flexible. These four styles provide the theoretical structure for the group administered Inventory of Adult Temperament Styles (IATS).Validity evidences are reported on 853 middle class adults (43% female), ages 15 through 54 (M = 26.5, SD = 8.6), who were studying at universities or working in Sao Paulo state (Brazil). The degree items are consistent with the four temperament styles was examined through item response theory and confirmatory factor analysis. Results confirm the proposed theoretical structure. Invariance testing suggests that scores reflecting temperament styles have similar meanings for men and women. Implications as well as future directions for research are discussed.<hr/>O temperamento compreende estilos e traços relativamente estáveis que representam tendências para agir e reagir de formas previsíveis frente aos acontecimentos, pessoas ou estímulos. O temperamento pode ser definido por quatro estilos bipolares: extroversão-introversão, prático-imaginativo, pensamento-sentimento, organizado-flexível. Estes quatro estilos compuseram a estrutura teórica do Inventory of Adult Temperament Styles (IATS). As evidências de validade do IATS foram investigadas em uma amostra de 853 adultos (43% mulheres), idades entre 25-54 (M=26, DP=8,6), estudando ou trabalhando no estado de São Paulo. A adequação dos itens em relação aos quatro estilos de temperamento foi examinada através da teoria de resposta ao item e da análise fatorial confirmatória. Os resultados confirmaram a estrutura teórica proposta. O teste da invariância indicou que os estilos de temperamento observados possuem significados semelhantes para homens e mulheres. Implicações e sugestões para futuras pesquisas são discutidas. <![CDATA[Confronting structures of values: a comparative study between PVQ-40 and PVQ-21]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400728&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esforços têm sido realizados para desenvolver escalas de mensuração capazes de traduzir o constructo e a estrutura de valores. Entre as existentes estão as escalas SVS - Schwartz Value Survey e o Portrait Values Questionnaire com 40 e 21 itens (respectivamente PVQ-40 e PVQ-21). As duas formas desse último questionário apresentam aplicabilidade mais ampla, por possuírem uma menor quantidade de itens e terem os itens redigidos de forma menos abstrata do que a SVS. Não foram encontrados, no entanto, estudos que comparem as duas escalas quanto à estrutura de valores obtida a partir de sua aplicação, objetivo a que este estudo se propôs a alcançar. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 217 estudantes universitários, aos quais foram aplicadas as escalas PVQ-40 e PVQ-21, em dois momentos distintos. Os dados foram tratados mediante Análise de Escalonamento Multidimensional Confirmatória Fraca. Os resultados indicaram que ambas as escalas são equivalentes quanto à estrutura de valores bidimensional e bipolar, porém foram encontradas divergências entre ambas quanto à distribuição no espaço dos valores dos tipos Estimulação, Autodeterminação, Poder e Realização.<hr/>Several measurement scales have been developed in order to translate constructs and their value structure. Among these are the Schwartz's Values Survey (SVS) and the Portrait Values Questionnaire with 40 and 21 items, respectively (PVQ-40 and PVQ-21). The two forms of the questionnaire allow a wider use because they have showed fewer and less abstract items compared to the SVS, however, there have not been found studies that compare both instruments regarding their value structure. Therefore, this is the objective of the present study. A sample of 217 university students answered the PVQ-40 and the PVQ-21 at two different moments in time. The data were analyzed by Confirmatory Multidimensional Scaling. The results indicate that both scales are equivalent in terms of bidimensional and bipolar value structures, however, differences were found with regard to the spatial distribution of values measuring Stimulation, Self-Direction, Power and Achievement. <![CDATA[Effects of motor tasks through photos and videos in patients after stroke]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400740&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of the present study was to examine the effects of motor tasks through photos and videos in post-stroke patients. Participants were 12 patients and 10 control people. Five functional tasks were presented in four different sequences and participants had to indicate the ones which reached the goal correctly. By ANOVA it was found that the response time of the patients was greater than of the control group (photos = patients: 4833 ± 310 ms, control: 1112 ± 76 ms, p = .0001 and videos = patients: 3655 ± 242 ms, control: 2451 ± 270 ms, p = .0001). Patients performed better with videos (p = .001). These results may influence therapeutic strategies and enable a discussion about a possible impairment of the mirror neuron system.<hr/>O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da demonstração de tarefas motoras através de fotos e vídeos em pacientes pós-AVE (acidente vascular encefálico). Participaram 12 pacientes e 10 controles. Cinco tarefas funcionais foram apresentadas em quatro sequências diferentes e os participantes indicavam aquela que alcançava o objetivo corretamente. Pela ANOVA verificou-se que o tempo de resposta dos pacientes foi maior (fotos = pacientes: 4833 ± 310 ms, controle: 1112 ± 76 ms, p = 0,0001 e vídeos = pacientes: 3655 ± 242 ms; controle: 2451 ± 270 ms, p= 0,0001). Os pacientes apresentaram melhor desempenho com os vídeos (p= 0,001). Estes resultados podem influenciar as estratégias terapêuticas e permitir uma discussão a respeito de um possível impedimento do sistema de neurônios-espelho. <![CDATA[Syntactic awareness: correlations on the autism spectrum]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400748&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou a consciência sintática de dez sujeitos no espectro do autismo (com idades entre 5 anos e 7 meses e 14 anos e 8 meses) e investigou o papel que a consciência sintática desempenha nos padrões de linguagem desses sujeitos. Constatou-se a existência de diferentes perfis linguísticos por meio da Prova de Consciência Sintática (Adaptada). Foram detectados quatro subgrupos com: (a) desempenho inferior em correção de frases agramaticais e frases agramaticais e assemânticas; (b) desempenho inferior em correção de frases agramaticais e assemânticas; (c) desempenho mediano em todos os subtestes e acima da média em julgamento gramatical; e (d) desempenho superior nos quatro subtestes. Esses resultados não são generalizáveis para a população de sujeitos com autismo, mas revelaram evidências da interferência das falhas de habilidades presentes no espectro do autismo nas habilidades envolvidas na realização das tarefas.<hr/>Ten subjects on the autism spectrum (ages ranging from 5 years and 7 months and 14 years and 8 months) were evaluated with the aim of detecting the existence of syntactic awareness and the role it plays in the patterns of language of these subjects. The existence of different language profiles was found through the Syntactic Awareness Test (adapted version). Four subgroups were detected: (a) inferior performance in the correction of ungrammatical sentences and of ungrammatical and non-semantic sentences; (b) inferior performance in the correction of ungrammatical and non-semantic sentences; (c) average performance in all subtests and above average in grammatical judgment; and (d) superior performance in all four subtests. These results are not generalizable for subjects with autism, but reveal evidence of failures in abilities that are present on the autism spectrum with the abilities required for the accomplishment of the tasks. <![CDATA[The impact of DSM-5 on the diagnosis of learningdisorder in ADHD children and adolescents: a prevalence study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400759&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos de prevalência de Transtornos de Aprendizagem (TA) em crianças e adolescentes com TDAH apresentam resultados não conclusivos, apesar da frequente comorbidade entre as síndromes. Esse artigo descreve e analisa a prevalência de TA em uma amostra referida de 270 crianças e adolescentes com TDAH atendidas no Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade/Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ProDAH/HCPA-UFRGS), de acordo com os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV - versão revisada (DSM-IV-TR). Verificou-se que 46,7% dos estudantes apresentam, pelo menos, um TA, sendo o Transtorno da Expressão Escrita o mais frequente (32,6%). Discutiu-se o potencial impacto das mudanças nos critérios diagnósticos para os TA, propostas pelo DSM-5 na prevalência desses transtornos. Embora seja possível afirmar que ocorrerão alterações nas taxas de prevalência de TA, o impacto do DSM-5 sobre a prevalência, especificidade e comorbidade do TA permanece incerto, já que há mudanças que ampliarão a abrangência dos critérios de inclusão e outras que a reduzirão.<hr/>Prevalence studies on learning disabilities (LD) in children and adolescents with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) show inconclusive results, despite the frequent comorbidity between these syndromes. This article describes and analyzes the prevalence of LD in a referred sample of 270 children and adolescents with ADHD treated at Disorders Program of Attention Deficit / Hyperactivity / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Federal University of Rio Grande do Sul (PRODAH/HCPA-UFRGS), according to the diagnostic criteria of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV-TR). The prevalence of LD among the sample was of 46.7%. In that group, the most common LD was the Written Expression Disorder (32.6%). The impact of the changes in the diagnostic criteria for LD proposed by the DSM-5 in the prevalence of these disorders is discussed. Although changes will occur in the rates of LD prevalence, the impact of the DSM-5 on the prevalence, specificity and comorbidity of LD remains uncertain, as there are some proposed changes that will broaden the scope of the criteria and others that will reduce it. <![CDATA[Psychopathic traits in adolescents and recognition of emotion in facial expressions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400768&lng=en&nrm=iso&tlng=en Recent studies have investigated the ability of adult psychopaths and children with psychopathy traits to identify specific facial expressions of emotion. Conclusive results have not yet been found regarding whether psychopathic traits are associated with a specific deficit in the ability of identifying negative emotions such as fear and sadness. This study compared 20 adolescents with psychopathic traits and 21 adolescents without these traits in terms of their ability to recognize facial expressions of emotion using facial stimuli presented during 200 milliseconds, 500 milliseconds, and 1 second expositions. Analyses indicated significant differences between the two groups' performances only for fear and when displayed for 200 ms. This finding is consistent with findings from other studies in the field and suggests that controlling the duration of exposure to affective stimuli in future studies may help to clarify the mechanisms underlying the facial affect recognition deficits of individuals with psychopathic traits.<hr/>Estudos recentes têm investigado a capacidade de psicopatas adultos e crianças com traços de psicopatia identificarem determinadas emoções expressas pela face. Resultados conclusivos quanto ao fato dos traços de psicopatia mostrarem-se associados a deficiências na capacidade de identificar emoções negativas, a exemplo de medo e tristeza, ainda não foram alcançados. O presente estudo comparou 20 adolescentes com traços de psicopatia e 21 adolescentes sem traços de psicopatia no que se refere à capacidade de reconhecer emoções expressas pela face em tempos de exposição de 200 milissegundos, 500 milissegundos e 1 segundo. As análises indicaram diferenças estatísticas significativas entre os dois grupos somente para o reconhecimento de medo em um tempo de exposição de 200 milissegundos. Esses achados são consistentes com outros estudos nesse campo e sugerem que o controle do tempo de exposição dos estímulos afetivos em pesquisas futuras pode ajudar a elucidar mecanismos subjacentes relacionados à deficiência, na esfera afetiva, de reconhecimento das expressões faciais em indivíduos com traços de psicopatia. <![CDATA[Translation and adaptation of Pay Attention- a children's attention process training program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400775&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo descreve o processo de tradução, adaptação e análise de aplicabilidade clínica do Programa Pay Attention! ao português do Brasil. O processo seguiu as etapas recomendadas internacionalmente para adequação de instrumentos a outros idiomas: tradução/adaptação baseado em normas que preservassem características originais bem como as da cultura; análise por juízes especialistas; estudos-piloto; análise de aplicabilidade clínica em um grupo de 10 crianças com TDAH. Os resultados dos estudos-piloto foram analisados qualitativamente na fase de tradução/adaptação. No grupo clínico, o programa foi aplicado em 20 sessões individuais analisando-se a evolução individual, conforme estabelecido no manual. Os resultados demonstraram que a versão em português do Pay Attention! está adequada, tornando-se um importante instrumento de intervenção nos Transtornos de Déficit de Atenção em crianças.<hr/>This research report describes the translation, adaptation and analysis of clinical applicability process related to the Pay Attention! Program to Brazilian Portuguese. The process followed all the steps internationally recommended to adequate instruments to other languages: translation/adaptation based on rules that preserve original features and cultural characteristics; analysis by expert judges; pilot studies, and analysis of clinical applicability in a group of 10 children with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). Results of pilot studies were qualitatively analyzed in the phase of translation/adaptation. In the clinical group, the program was implemented in 20 individual sessions analyzing the individual evolution, as stated in the manual. Results showed that the Portuguese version of the Pay Attention! Program is appropriate, becoming an important tool for the interventions in attention deficits in children. <![CDATA[Effects of acute stress on learning and memory processes of malnourished rats]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400784&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of the study was to investigate the effects of acute stress on the processes of learning and memory in malnourished rats tested in the Morris water maze. The animals were divided into eight groups according to nutritional status (malnourished or well nourished) and stress (stressed or unstressed). In Experiment I the animals were subjected to immobilization stress procedure before the learning session and in Experiment II after the learning sessions. The test consisted of two daily sessions, and a memory test after four weeks. There was loss of learning and memory in malnourished rats. In Experiment I the malnourished group was positively affected by acute stress, with significant improvement of performance. No effects of stress on the animals' performance in Experiment II were observed. In the memory test, the malnourished rats showed deficits in consolidation and recall, regardless of the occurrence of stress. The stress imposed 24 hours before the learning task improved performance of malnourished animals with a protective effect of stress. However there was no improvement in the processes of retention or recall from memory (previously learned information) assessed four weeks later, during the memory retention test.<hr/>O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do estresse agudo sobre os processos de aprendizagem e memória em ratos desnutridos testados no labirinto aquático de Morris. Os animais foram divididos em oito grupos de acordo com a condição nutricional (desnutridos ou bem nutridos) e estresse (não estressados ou estressados). No Experimento I os animais foram submetidos ao procedimento de estresse por imobilização antes da sessão de aprendizagem e no Experimento II após as sessões de aprendizagem. O teste consistiu de duas sessões diárias e um teste de memória após quatro semanas. Houve prejuízos de aprendizagem e memória em ratos desnutridos. No Experimento I o grupo desnutrido foi positivamente afetado pelo estresse agudo, apresentando melhora significativa de desempenho. Não foram observados efeitos do estresse sobre o desempenho dos animais no Experimento II. No teste de memória os ratos desnutridos apresentaram déficits de consolidação e evocação, independentemente da ocorrência de estresse. O estresse imposto 24 horas antes da tarefa de aprendizagem melhorou o desempenho de animais desnutridos com um efeito protetor do estresse. Entretanto não houve melhora nos processos de retenção ou evocação da memória (informações previamente aprendidas), avaliados quatro semanas mais tarde, durante o teste de retenção de memória. <![CDATA[The state of art of biological processes in paternal care]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400794&lng=en&nrm=iso&tlng=en This review of the state of art aimed to present the most recent data on neuronal, neurochemical, hormonal and genetic bases of paternal care using MEDLINE and PsycInfo databases (1970-2013). An integrated model of biological substrates that assist men in the transition to fatherhood is presented. Guided by a genetic background, hypothalamic-midbrain-limbic-paralimbic-cortical circuits were found to be activated in fathers when infant stimuli are presented. A set of specific neuropeptides and steroid hormones are produced and seem to be related to brain activation, potentiating the paternal phenotype. Together, genetic, brain and hormonal processes suggest the existence of biological bases of paternal care in humans, activated and enhanced by infant stimuli and responsive to variations in the father-infant relationship.<hr/>A presente revisão teve por objectivo apresentar o estado de arte dos dados mais recentes sobre as bases neuronais, neuroquímicas, hormonais e genéticas da paternidade, com recurso às bases de dados MEDLINE e PsycInfo (1970-2013). É apresentado um modelo de integração conceptual dos substratos biológicos que assistem os homens na transição para a parentalidade. Guiado por um background genético, circuitos neuronais hipotalámicos-mesencefálicos-límbicos-paralímbicos-corticais surgem ativados em pais quando lhes são apresentados estímulos infantís. Um conjunto de neuropéptidos e hormonas esteróides são também produzidos e relacionam-se com a activação neuronal, potenciando o fenótipo paternal. No seu conjunto, processos genéticos, neuronais e hormonais sugerem a existência de uma base biológica do comportamento paternal em humanos, activada e potenciada por estímulos infantís e responsiva a variações na relação pai-filho. <![CDATA[Intergenerational patterns of family violence related to alcohol abuse: a genogram-based study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400806&lng=en&nrm=iso&tlng=en The objective of this study was to analyze intergenerational patterns of alcohol related violence (ARV). An intentional sample comprising 42 family members was selected according to a set of criteria, including history of ARV. A genogram based on anonymous semi-structured taped interviews was created. The Content Analysis pointed to different patterns of repetition of intergenerational ARV. The most recurrent ones were those of lineal consanguinity (father/son) and through marriage. We observed similarities over the generations of each family as regards the pattern of alcohol consumption; the type of violence; the family reaction and the family life cycle in which ARV was intensified. Our results confirm the intergenerational reproduction of ARV. In conclusion, it is important to create intervention strategies to prevent intergenerational repetition of this association of behaviors.<hr/>O objetivo deste estudo foi analisar os padrões intergeracionais de violência familiar associada ao abuso de álcool (VAA). Foi composta uma amostra intencional por critérios, até a saturação teórica, com 42 familiares com histórico intergeracional de VAA, com os quais foi elaborado um genograma por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, individuais e anônimas. A análise de conteúdo indicou diferentes padrões de repetição intergeracional de VAA, sendo mais frequentes as recorrências em linha direta de parentesco (pai/filho) e por meio de casamento. Ao longo das gerações de cada família, foram observadas similaridades em relação ao padrão de consumo de álcool, tipo de violência, reação da família e etapas do ciclo vital familiar de intensificação da VAA. Os resultados confirmam a reprodução intergeracional de VAA. Concluiu-se a importância de estratégias de intervenção para prevenir a repetição intergeracional dessa associação de comportamentos. <![CDATA[Childhood maltreatment and psychological adjustment: a systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400815&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study aimed to investigate the effects of exposure to child maltreatment on self-esteem, social competence, peer relationships and school performance through a systematic literature review. For this purpose, a search of articles indexed in Medline, PsycINFO, Embase and Amed databases between 1984 and 2012 was done. In this review, 19 empirical articles in English were analyzed based on inclusion/exclusion criteria. These studies highlight that, overall, both adults and children/teenagers who were exposed to maltreatment during childhood showed impairments on self-esteem, social competence, peer relationships, and school performance. The analysis of the articles has also allowed the identification of the instruments used to assess the variables of interest and the description of the profile of those who participated of the studies included in this review.<hr/>Este estudo teve por objetivo investigar os efeitos da exposição a maus-tratos sobre a autoestima, a competência social, a relação com pares e o desempenho acadêmico por meio de revisão sistemática da literatura. Para isso foi realizada uma busca de artigos indexados nos bancos de dados Medline, PsycINFO, Embase e Amed, publicados entre 1984 e 2012. Nesta revisão, 19 artigos empíricos e no idioma inglês foram analisados a partir de critérios de inclusão/exclusão. Os estudos destacam que, de maneira geral, adultos ou crianças/adolescentes que sofreram maus tratos na infância apresentaram prejuízos na autoestima, na competência social, na relação com pares e no desempenho acadêmico. A análise dos artigos permitiu, ainda, a identificação dos instrumentos utilizados para a avaliação das variáveis de interesse e a descrição do perfil dos participantes dos estudos incluídos nessa revisão.