Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220150002&lang=en vol. 28 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Domestic violence and risk for mental health in childhood and adolescence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200213&lng=en&nrm=iso&tlng=en A literatura demonstra que sofrer violência doméstica na infância e juventude é um risco para o desenvolvimento das psicopatologias. Este estudo utilizou o Strenghts and Difficulties Questionnarie (SDQ) e encontrou prevalência de 65,5% de possibilidades de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes (4-16 anos), vítimas de violência doméstica, acompanhados em Serviços de Referência, todos residentes em um município brasileiro. O resultado encontrado foi considerado elevado, se comparado à população geral. A violência doméstica foi observada como fator de risco para problemas de saúde mental nas crianças e adolescentes estudados, agravada pelo uso preocupante de bebida alcoólica pelo responsável, ou este estar fora do processo produtivo. Não foram encontrados fatores de proteção efetivos, principalmente em relação à rede de proteção. Esses resultados sinalizam a necessidade de implementação de mecanismos que avaliem a efetividade de programas específicos nas áreas de saúde mental e violência doméstica.<hr/>Literature shows that experiencing domestic violence in childhood and young adulthood is a risk for the development of psychopathology. This study used the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and found a prevalence of 65.5% of possibility of mental health problems in children and adolescents (4-16 years old) who were victims of domestic violence followed in Referral Services in a Brazilian city. The result found was considered high when compared to the general population. Domestic violence was observed as a risk factor for mental health problems among the studied children and adolescents, aggravated by caregivers' alcoholism or unemployment. No effective protective factors were found, mainly regarding the protection network. These results indicate the need for reassessing the effectiveness of specific programs in the areas of mental health and domestic violence. <![CDATA[Motivational profiles in physical education. Differences according to teachers strategies to maintain discipline]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200222&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo del estudio fue analizar las diferencias motivacionales del alumnado en las clases de Educación Física, según las estrategias de disciplina del profesor y analizar las relaciones de los conglomerados con el clima motivacional, orientaciones de meta y satisfacción. Participaron 2002 alumnos (970 varones y 1032 mujeres) de educación secundaria de entre 12-19 años. Como instrumentos se utilizaron la versión española de: Strategies to Sustain Discipline Scale, Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire, Perception of Success Questionnaire y Sport Satisfaction Instrument. Se realizó un análisis de conglomerados que reveló tres perfiles de disciplina: uno con énfasis en estrategias autodeterminadas para mantener la disciplina en clase y dos con énfasis en estrategias no autodeterminadas Se hallaron el nº de horas semanales que practican ejercicio físico en su tiempo libre en función del perfil. El conglomerado de estrategias autodeterminadas está compuesto fundamentalmente por mujeres y los no autodeterminados por varones. En el de estrategias autodeterminadas se ubica el mayor número de estudiantes que practican dos o más horas semanales de ejercicio físico. Para mejorar el ambiente de clase y reducir las conductas de indisciplina, se deberían utilizar estrategias de disciplina fundamentadas en razones intrínsecas, de preocupación y responsabilidad.<hr/>The aim of the study was to detect the motivational profiles of high school students of Physical Education (PE) according to the teacher's discipline strategies and to analyze the relationships between the clusters and the motivational atmosphere, goal guidelines and satisfaction with lessons. A sample of 2002 students (970 male students and 1032 female students) was used. The instruments used were the Spanish versions of the scales: Strategies to Sustain Discipline Scale, Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire, Perception of Success Questionnaire and Sport Satisfaction Instrument. A cluster analysis was applied revealing three motivational profiles, one of them with emphasis on self-determined strategies to maintain discipline in class and the other two profiles with emphasis on non-self- determined-strategies. Profiles were determined according to the number of hours of exercise practiced in a week. The self-determined strategies cluster consists mainly of women, and the non- self-determined clusters were composed of men. In the self-determined strategies cluster, we can find the largest number of students who practice two or more hours of physical exercise per week in their free time. To improve the classroom environment and reduce indiscipline behaviors, the teacher should use discipline strategies founded on intrinsic reasons for concern and responsibility. <![CDATA[Metric evidences of the adaptation of the cultural intelligence scale in a portuguese sample]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200232&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como principal objetivo a validação da Cultural Intelligence Scale (CQS) para a população portuguesa. A inteligência cultural é uma competência crucial na adaptação a ambientes multiculturais. A escala multidimensional de inteligência cultural é composta por 20 itens agrupados em quatro dimensões e permite avaliar as características individuais que predispõem um melhor desempenho em ambientes culturais não familiares. Com uma amostra total de 275 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos (M = 29,3; DP = 12,9), os resultados obtidos através da realização da análise de componentes principais replicaram os resultados originais, apresentando bons valores de validade e consistência interna (alfa de Cronbach de 0,93), revelando a multidimensionalidade do construto avaliado. A análise exploratória replicou o modelo testado pela análise confirmatória. Assim, a aplicação deste instrumento em contexto organizacional multicultural poderá ser uma ferramenta fundamental para identificar competências cruciais ao desempenho dos recursos humanos, equipas ou organizações, em ambientes caracterizados pela diversidade cultural, assim como, garantir o sucesso dos processos de integração de expatriados e de imigrantes.<hr/>Validating the Cultural Intelligence Scale (CQS) for the Portuguese population was the main objective of this study. Cultural Intelligence is recognized as a crucial competence in multicultural situations. The multidimensional cultural intelligence scale is composed of 20 items arranged into four dimensions and is used to evaluate the individual characteristics that predispose to better performance in unfamiliar cultural environments. The results from the analysis of main components in a total sample of 275 participants, aged between 18 and 72 (M = 29.3; SD = 12.9), replicated the original ones, therefore showing good validity values and internal consistency (Cronbach alpha .93), revealing the multidimension of the evaluated construct. Once the exploratory analysis replicated the model tested by the confirmatory analysis, the application of this instrument in multicultural organizational contexts can be considered an essential tool, not only to identify crucial capacities for the functioning of the human resources, teams or organizations in environments characterized by cultural diversity, but also to ensure the success in the integration processes of immigrants and expatriates. <![CDATA[Adaptation of Collins' revised adult attachment dimensional scale to the Chilean context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200242&lng=en&nrm=iso&tlng=en The Adult Attachment Revised Scale is a measure of relationship attachment that contains three dimensions: closeness, dependence and anxiety. In Study 1, the scale was translated and applied to a sample of 420 university students in order to assess reliability. In addition, the scale criterion validity was estimated through measures of self-perception and affectivity. The results of Study 1 supported the internal consistency of two dimensions of attachment, but dependence was lower than expected (α = .62). A confirmatory factor analysis was conducted and failed to reach a convergent fit, thus demonstrating that two of the items in dependence were considered problematic. In Study 2, difficult items in Study 1 were reworded and the new version of the scale was applied to 81 participants. The results of two subsequent CFAs showed adequate fit of the scale and increased internal consistency with this new wording (α &gt; .73), which replaced the expression "depend on others" by "getting help from others", which is a better construct representation of the meaning of dependence in the context of attachment closeness. Therefore, not only did we adapt the three dimensions of the attachment scale, but also provided evidence of its validity related to locally adapted instruments.<hr/>A Escala Revisada de Apego Adulto é uma medida de apego relacional com três dimensões: proximidade, dependência e ansiedade. No Estudo 1, traduzimos a escala e a aplicamos em uma amostra de 420 universitários, visando avaliar sua confiabilidade. Estimamos ainda o critério de validade da escala mediante comparação com medidas de auto-percepção e afetividade. Os resultados do Estudo 1 apoiam a consistência interna inicial de duas das dimensões do apego, porém a da dependência foi mais baixa do que o esperado (α = 0,62). Realizamos uma análise fatorial confirmatória que não atingiu um ajuste convergente, indicando dois itens da dimensão de dependência como problemáticos. No Estudo 2, reformulamos os itens problemáticos do Estudo 1, e aplicamos a nova versão da escala em 81 participantes. Os resultados das duas AFC subsequentes mostraram um ajuste adequado da escala e um incremento da consistência interna com a nova redação (α &gt; 0,73), a qual substituiu a expressão "depender dos demais" por "conseguir ajuda dos demais". Dessa forma, conseguimos não só efetuar uma adaptação dos três construtos da escala, como também encontramos evidências da sua validação por meio da comparação com as outras escalas. <![CDATA[Psychometric properties of the portuguese version of the Parental Socialization Scale in Adolescence (ESPA-29)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200253&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi validar a versão portuguesa da Escala de Estilos de Socialização Parental na Adolescência (ESPA-29) de Musitu e García (2001, 2004). Participaram 849 adolescentes de ambos os sexos (57,2% raparigas e 42,8% rapazes), com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M = 14,57, DP = 2,43) e residentes no sul de Portugal. A validade de constructo foi estudada através da análise fatorial exploratória e a fidelidade do instrumento através da análise da consistência interna e da estabilidade temporal (pelo método de teste-reteste). Os resultados obtidos foram consistentes com os da versão original e reproduziram a estrutura bidimensional da escala. A versão portuguesa da ESPA-29 apresentou boas características psicométricas, com níveis de consistência interna e de estabilidade temporal bastante satisfatórias. Estes resultados sugerem que a versão portuguesa da ESPA-29 é fiável para o estudo dos estilos de socialização parental em adolescentes portugueses.<hr/>The aim of this study was to validate the Portuguese version of the Parental Socialization Scale in Adolescence (ESPA-29) by Musitu and García (2001, 2004). A sample of 849 adolescents (57.2% girls and 42.8% boys), aged 10 to 18 years (M = 14.57, SD = 2.43), from the southern region of Portugal, participated in the study. Construct validity was studied using exploratory factor analysis, and the reliability study was conducted through the analysis of internal consistency and temporal stability (through the test-retest method). Results were consistent with those obtained in the original version of the instrument and reproduced the bi-dimensional structure of the scale. Furthermore, the Portuguese version of ESPA-29 showed good psychometric characteristics, with satisfactory levels of internal consistency and temporal stability. These results suggest that this is a reliable instrument for studying parental socialization styles in Portuguese adolescents. <![CDATA[Development and validation of the measure of initial attraction- Short Interest Scale (MIA-I)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Unilateral initial attraction (UIA) is a positive affective reaction following a unilateral perception of an unknown target, defining the first stage in developing a new interpersonal relationship. Although little attention is given to this construct, literature suggests it has a physiological activation component as well as an interpersonal interest component. However, this interest component emerges as necessary to willingly approach another person and eventually initiate interaction. Based on these evidences, we developed and validated the Measure of Initial Attraction - Interest Short Scale (MIA-I) in a sample of Portuguese-speaking individuals (Study 1, N = 544). Results suggest the MIA-I is a valid and reliable instrument (Study 1; Study 2a), and show its capacity to discriminate UIA across different relationships (Study 1) and to differentiate UIA from passion and love (Study 1). Towards an unknown target, the MIA-I also distinguished UIA from liking (Study 2b). These results show that the MIA-I assesses a specific construct, differentiated from liking, passion and love, and suggest its importance to understand the UIA phenomenon.<hr/>Atração inicial unilateral (UIA) é uma reação afetiva positiva após a percepção unilateral de um alvo desconhecido, definindo o primeiro estádio no desenvolvimento de um novo relacionamento interpessoal. Apesar de pouco estudado, a literatura sugere este constructo como tendo uma componente de ativação fisiológica e outra de interesse interpessoal. Contudo, a componente de interesse emerge como necessária para uma aproximação voluntária a outra pessoa e eventual iniciação de uma interação. Com base nestas evidências, desenvolvemos e validámos a Medida de Atração Inicial - Escala Breve de Interesse (MIA-I) numa amostra de indivíduos de língua Portuguesa (Estudo 1, N = 544). Os resultados sugerem o MIA-I como um instrumento válido e com níveis adequados de consistência interna (Estudo 1; Estudo 2a) e mostram a sua capacidade para discriminar UIA entre diferentes relacionamentos (Estudo 1) e para distinguir UIA de paixão e amor (Estudo 1). Para um alvo desconhecido, o MIA-I permitiu ainda distinguir UIA de gostar (Estudo 2b). Estes resultados mostram que o MIA-I acede a um constructo específico e diferenciado de gostar, paixão e amor, sugerindo a sua importância para a compreensão do fenómeno de atração inicial unilateral. <![CDATA[Development and evaluation of the psychometric properties of the Self-Perception of Emotional Intelligence Questionnaire (EIQ-SP)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200270&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretendeu desenvolver e avaliar as características psicométricas de um novo instrumento para avaliar a autopercepção de capacidades de inteligência emocional (IE) baseado no modelo de IE de Mayer e Salovey (1997): o Questionário de Auto-Percepção de Inteligência Emocional (QIE-AP). Foram desenvolvidos dois estudos transversais. A amostra inclui 401 participantes (n1=191; n2=210) com idades entre 16 e 75 anos. Os dados foram analisados considerando uma análise fatorial exploratória (AFE), análise fatorial confirmatória (AFC), análise multigrupos, confiabilidade, e análises de correlação. Os resultados da análise fatorial exploratória suportam a retenção de quatro fatores do modelo teórico original: percepção, avaliação e expressão emocional, facilitação emocional do pensamento, compreensão e análise emocional, e regulação emocional. A análise fatorial confirmatória demonstrou um bom ajustamento dos dados à estrutura original de quatro fatores, e os fatores revelaram confiabilidade, validade convergente e discriminante. Adicionalmente, as duas análises multigrupos demonstraram que o modelo final é totalmente invariante entre as duas amostras independentes e parcialmente invariantes entre gêneros. O estudo suporta a validade e confiabilidade inicial do QIE-AP, tornando-o num instrumento útil na área da IE.<hr/>The purpose of this study was to develop and psychometrically evaluate a new measure of self-perception of emotional intelligence (EI) grounded on the Mayer and Salovey framework (1997): the Emotional Intelligence Self-Perception Questionnaire (EIQ-SP). Two cross-sectional studies with self-reported questionnaires were conducted. The total sample included 401 participants (n1 = 191; n2 = 210) between 16 to 75 years old. Data were analyzed through exploratory factor analyses (EFA), confirmatory factor analyses (CFA), multi-group CFAs as well as reliability and correlational analyses. The results of an exploratory factor analysis supported the retention of 4 factors in the original measurement model: perceiving and expressing emotion, assimilating emotion in thought, understanding emotions, and reflectively regulating emotions. Confirmatory factor analyses supported the tenability of the 4-factor measurement model. All factors also show reliability, as well as convergent and discriminant validity. Additionally, two multiple-group CFAs showed that the final model was totally invariant between the two independent samples and partially invariant across gender samples. This study provided support for the initial reliability and validity of the EIQ-S and showed it as a useful instrument for research on emotional intelligence. <![CDATA[Creative performance and their relationship with different measures of intelligence in children with developmental dyslexia: an exploratory study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200280&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o objetivo de verificar o desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em uma população de crianças com Dislexia do Desenvolvimento, 13 participantes com esse diagnóstico foram avaliados, 61% (n=8) do sexo masculino e 39% (n=5) do sexo feminino, com idades entre nove e 11 anos (M=10,92+1,03). Utilizaram-se os seguintes testes psicológicos: Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC-III), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e o Desenho da Figura Humana (DFH-III). Os resultados mostraram, tanto em relação à criatividade quanto à inteligência, maior concentração da classificação "média", havendo, no instrumento de criatividade, melhor desempenho no fator emotividade. Quatro participantes apresentaram desempenho acima da média, podendo ser enquadrados no diagnóstico denominado de dupla excepcionalidade, o qual merece ser aprofundado. Na investigação das correlações entre inteligência e criatividade não foi verificado um padrão de achados (correlação alta e significativa entre o MPCR e o TCFI, r=0,80; não significativa para o DFH e o WISC-III com TCFI). Considerando-se a multidimensionalidade dos construtos envolvidos, novas investigações que envolvam o grupo investigado fazem-se necessárias, a fim de confirmar ou não os resultados aqui encontrados.<hr/>In order to verify the creative performance and its relationship with different measures of intelligence in a population of children with Developmental Dyslexia, 13 participants diagnosed with this framework were evaluated, 61% (n=8) were male and 39% (n=5) female, aged between nine and 11 years (M=10.92+1.03 ), using the following psychological tests: Test of Children's Figural Creativity (TCFI), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III), Raven Colored Progressive Matrices (RCPM) and the Human Figure Drawing (HFD-III). Results showed that there was higher concentration of "average" ratings regarding creativity as well as intelligence. Also, the creativity instrument had better performance in the emotionality factor. Four participants had above average performance and can be classified into the so-called dual exceptionality diagnosis, which should be further investigated. Regarding correlations between intelligence and creativity, there was no pattern in the findings (high and significant correlation between RCPM and TCFI, r=.80, not significant for the HFD and the WISC-III with TCFI). Considering the multidimensionality of the constructs involved, further studies involving the investigated group are necessary in order to confirm or refute the results found here. <![CDATA[Basic values survey - Diagnosis (BVS-D): evidence of construct validity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200292&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo construir o Questionário dos Valores Básicos, versão diagnóstico (QVB-D), reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). No caso, teve-se em conta a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções e três valores para representar cada uma. Participaram 210 estudantes do ensino médio e universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 18,3 anos (DP = 2,94), a maioria do sexo feminino (61,4%). Estes responderam o QVB-D e perguntas demográficas. Para conhecer evidências de validade fatorial do instrumento, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, ademais para avaliar a consistência interna três indicadores foram utilizados. Os resultados apoiaram a adequação de sua versão com 54 itens, mostrando evidências de validade de construto. Conclui-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e na prática profissional do psicólogo.<hr/>This study aimed to develop the Basic Values Survey, diagnosis version (BVS-D), gathering evidence of its construct validity (factorial and convergent validities and reliability). The functional theory of human values was taken into account, identifying its subfunctions and three values to represent each one. Participants were 210 school and university students in João Pessoa (PB), at a mean age of 18.3 years (SD = 2.94), mostly female (61.4%). They answered the BVS-D and demographic questions. In order to know factorial validity evidence of the instrument, confirmatory factor analyses were performed, and to assess the internal consistency, three indicators were used. Results supported the appropriateness of its version with 54 items, showing evidence of construct validity. In conclusion, this instrument showed appropriate psychometric parameters, which justifies its use in further studies and professional practice of psychologists. <![CDATA[Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - the portuguese self-report version]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200302&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estilos parentais educativos constituem um conceito central na área de estudos da parentalidade e do desenvolvimento infantil. Neste sentido, décadas de investigação demonstram o impacto dos estilos parentais em vários aspectos do ajustamento socioemocional da criança e do adolescente. Este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas e a validade fatorial da versão portuguesa de autorrelato do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire. A amostra foi constituída por 2081 indivíduos portugueses (1085 mães; 996 pais) com filhos dos 3 aos 15 anos. Os resultados da análise fatorial confirmatória replicaram a estrutura original de três fatores: autoritativo, autoritário e permissivo. Os índices de ajustamento revelaram uma boa adequação do modelo aos dados. Os níveis de consistência interna dos fatores autoritativo e autoritário revelaram-se adequados, mas o fator permissivo apresentou valores ligeiramente abaixo dos aceitáveis. Os valores de validade convergente e discriminante também se revelaram adequados. Apesar dos níveis menos aceitáveis de consistência interna do factor permissivo, o QDEP revelou, em geral, qualidades psicométricas adequadas para fins de investigação e clínicos, permitindo não só a avaliação de estilos parentais como também de diferentes dimensões e comportamentos parentais com impacto relevante no ajustamento socioemocional da criança e do adolescente.<hr/>Parenting styles have been a central construct in the field of parenting and child development studies. Many decades of research have supported the impact of parenting styles on several aspects of the social and emotional adjustment of children and adolescents. The purpose of this study was to examine the psychometric properties and the factorial validity of the Portuguese version of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire, through confirmatory factor analysis. Data were collected from 2081 participants (1085 mothers; 996 fathers) with children between 3 and 15 years old. Results replicated the original three-factor structure: authoritative, authoritarian and permissive. The results of confirmatory analysis indicated a good fit of the model. Authoritative and authoritarian factors showed good internal reliability coefficients, but the permissive factor presented values slightly below acceptable levels. Convergent and discriminant validity also showed appropriate values. In general, and despite the less acceptable levels of internal reliability demonstrated by the permissive factor, PSDQ revealed psychometric properties appropriate for research and clinical purposes. This instrument not only allows for the assessment of parenting styles, but also enables the measurement of parental dimensions and behaviors with a significant impact on child and adolescent well-being. <![CDATA[Contribution to the validation of the Kutcher Adolescent Depression Scale (KADS-6) in a Portuguese population]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200313&lng=en&nrm=iso&tlng=en The KADS-6 is a self-report assessment instrument known for its ease application in assessing depression in young people. This study aimed to contribute to the validation of the Portuguese version of this tool and analyze its psychometric characteristics in comparison with other self-report instruments for depression in adolescents, in Portugal. Two samples were collected, a non-clinical group of in school youth (n=773; 52.4% male) and a clinical sample (n=134 youth; 44% male). Comparisons also used the Beck Depression Inventory (BDI-II) and the Children's Depression Inventory (CDI). Results: The factor analysis revealed the unidimensionality of the measure. The KADS-6 demonstrated good internal consistency (Cronbach's alpha) in both clinical (.74) and school (.80) samples. Its convergent validity with the BDI-II and CDI was r=.44; r=.61, respectively in the clinical sample and r=.60; r=.57 in the school sample. The KADS-6, a short and time efficient instrument, showed good psychometric characteristics in terms of internal consistency and convergent validity in comparison with the BDI-II and the CDI. Given its ease of use and scoring, the KADS-6 could be considered for use in both school and clinical settings when addressing adolescent depression.<hr/>A Kutcher Adolescent Depression Scale (KADS-6) é uma medida de autorrelato, conhecida pela sua facilidade de aplicação na avaliação da depressão em jovens. Este estudo teve como objetivos contribuir para a validação da versão portuguesa desta ferramenta e analisar as suas características psicométricas em comparação com outros instrumentos de autorrelato para a avaliação da depressão em adolescentes, em Portugal. Foram recolhidas duas amostras, uma não clínica, formada por jovens em contexto escolar (n=773; 52,4% rapazes) e outra amostra clínica (n=134; 44% rapazes). Foram também utilizados o Beck Depression Inventory (BDI-II) e o Children's Depression Inventory (CDI). A análise fatorial revelou a unidimensionalidade da medida. A KADS-6 demonstrou boa consistência interna (alfa de Cronbach) nas amostras não clínica (.74) e clínica (.80). A validade convergente com a BDI-II e CDI foi, respetivamente, r = .44; r = .61 na amostra clínica e r = .60; r = .57 na amostra não clínica. Conclui-se que a KADS-6 mostrou boas características psicométricas em termos de consistência interna e validade convergente em comparação com o BDI-II e o CDI. Dada a sua facilidade de uso e interpretação, a KADS-6 pode ser considerada para uso em contexto escolar e em ambientes clínicos, para avaliar a depressão adolescente. <![CDATA[Development and internal structure investigation of the Dimensional Clinical Personality Inventory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200322&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study aimed to develop a dimensional instrument to assess personality disorders based on Millon's theoretical perspective and on DSM-IV-TR diagnoses criteria, and seek validity evidence based on internal structure and reliability indexes of the factors. In order to do that, a self-report test composed of 215 items, the Dimensional Clinical Personality Inventory (DCPI) was developed and applied to 561 respondents aged between 18 and 90 years (M = 28,8; SD = 11.4), with 51.8% females. Exploratory factor analysis and verification of reliability were performed using Cronbach's alpha. Data provided validity evidence based on internal structure of the instrument according to the theory of Millon and DSM-IV-TR.<hr/>Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento de caráter dimensional para avaliação dos transtornos da personalidade baseado na teoria de Millon e nos critérios diagnósticos do DSM-IV-TR, e buscar evidências de validade com base na estrutura interna e índices de fidedignidade dos fatores. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um teste de autorrelato composto por 215 itens, o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), em 561 pessoas com idade variando entre 18 e 90 anos (M=28,8; DP=11,4), sendo 51,8% do sexo feminino. Procedeu-se a análises fatoriais exploratórias e verificação da fidedignidade por meio do alfa de Cronbach. Os dados encontrados favorecem as evidências de validade do instrumento de acordo com a teoria de Millon e o DSM-IV-TR. <![CDATA[Application of the Future Expectation Scale for Adolescents (FESA) in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200331&lng=en&nrm=iso&tlng=en This exploratory study analyzed the factor structure of the Future Expectation Scale for Adolescents (FESA) in a Brazilian sample of emerging and young adults to determine its utility for research and clinical use in Brazil. The sample included 547 young adults, ranging from 18-29 years old (M = 22; SD = 3.9), from different socioeconomic status and 351 (64.2%) females. Results of Confirmatory Factor Analysis revealed that the original model found for the FESA did not fit the Brazilian sample well. Therefore, a subsequent Exploratory Factor Analysis was performed with the 24 self-reported FESA items. Results demonstrated a cohesive factor structure for the FESA, but the factor structure was different from the original. For instance, items belonging to the original factor 'Marriage and Family' loaded better with the original factor 'Children's Future,' which was renamed 'Children and Family.' The original factor 'Church and Community' was slightly different and was renamed 'Church' to be consistent with the Brazilian context. The factor structure of the FESA was consistent and the measure was found to be useful for further studies in this area.<hr/>Este estudo exploratório analisou a estrutura fatorial da Escala de Expectativas Futuras de Adolescentes (FESA) em uma amostra brasileira de jovens adultos (n= 547), 64,1% do sexo feminino, com idades entre 18 e 29 anos (M = 22; DP = 3,9), de diferentes níveis socioeconômicos, a fim de determinar a utilidade da escala para fins de pesquisa e aplicação clínica no Brasil. Resultados da Análise Fatorial Confirmatória revelaram que o modelo original do FESA não se adequou bem à amostra brasileira. Posteriormente, uma Análise Fatorial Exploratória foi realizada com os 24 itens do FESA. Os resultados mostraram que o FESA apresentou uma estrutura fatorial coesa, mas diferente da original. Por exemplo, itens que pertenciam originalmente ao fator 'Casamento e Família' carregaram mais satisfatoriamente no fator 'Futuro das crianças' que foi, então, renomeado como 'Crianças e Família'. O fator original 'Igreja e Comunidade' apresentou breves mudanças e foi renomeado como 'Igreja', a fim de harmonizar com o contexto brasileiro. A estrutura fatorial do FESA mostrou-se consistente e a medida foi considerada útil para futuras pesquisas nesta área. <![CDATA[Evaluation of psychosocial stressors in the labor context scale: development and psychometric evidence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200340&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo desenvolver e verificar as evidências iniciais de validade e a consistência interna de uma Escala de Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral. Participaram do primeiro estudo 630 trabalhadores (mulheres = 51,5%, média de idade = 32,77; DP = 10,33) e, do segundo, 305 trabalhadores (mulheres = 44,3%; média de idade = 34,62; DP = 12,36). As análises fatoriais exploratórias indicaram uma estrutura fatorial latente de sete fatores, com índices de consistência interna aceitáveis. Tal estrutura foi replicada na análise fatorial confirmatória. As correlações dos fatores com os afetos negativos dirigidos ao trabalho e a satisfação no trabalho foram, em geral, nas direções esperadas. Concluiu-se que a escala apresentou evidências iniciais de validade e consistência interna, o que recomenda seu uso futuro para fins de diagnóstico e pesquisa.<hr/>The present study reports the development and psychometric parameters of the Evaluation of Psychosocial Stressors in the Labour Context Scale. Exploratory factor analysis conducted in Study 1 with data from 630 employees (females = 51.5%; mean age = 32.77; SD = 10.33) suggested a seven-factor structure for the 35 items, with good internal consistency indicators for all subscales. The seven-factor structure was supported with confirmatory factor analysis in another sample of 305 employees (44.3% females, mean age = 43.62; SD = 12.36) in Study 2. The correlations between the seven factors and both negative affects towards work and job satisfaction were overall consistent with predictions. This study provides initial evidence of validity and internal consistency for the new scale. The study concludes by recommending further psychometric tests of the scale as well as its future use for diagnosis and research. <![CDATA[Phonemic and semantic verbal fluency tasks: normative data for elderly Brazilians]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200350&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study aims to investigate the influence of sociodemographic characteristics on the performance of older people on two tasks of verbal fluency and provide normative data for a Brazilian population of healthy elderly individuals with different educational levels. The initial sample included 521 individuals aged from 60 years, participating in the Program Family Health Strategy. Participants who had scores suggestive of cognitive decline on the Mini-Mental State Examination, depressive symptoms in Geriatric Depression Scale and self-reported neurological or psychiatric disorders were excluded. The final sample consisted of 218 participants in phonemic verbal fluency task (letters F, A and S) and 265 participants for semantic verbal fluency task (animals). The performance in both tests was associated with age and education, but not with sex. Still, the education variable was shown to have a greater impact on scores in phonemic and semantic tests than age in both forms of evocation. The results of this study suggest the importance of providing normative data for elderly Brazilians appropriate to age and education on verbal fluency tasks.<hr/>Este estudo buscou investigar a influência de características sociodemográficas no desempenho de idosos em duas tarefas de fluência verbal, além de fornecer dados normativos de referência nessas tarefas, conforme níveis de educação, para a população brasileira de idosos saudáveis​​. A amostra inicial incluiu 521 idosos com idade a partir 60 anos, participantes do Programa Estratégia Saúde na Família. Foram excluídos os participantes que tinham pontuações sugestivas de declínio cognitivo no Mini Exame do Estado Mental, de sintomas depressivos na Escala de Depressão Geriátrica e com autorrelato de doenças neurológicas ou de distúrbios psiquiátricos. A amostra final foi composta por 218 participantes que responderam à tarefa de fluência verbal fonêmica (letras F, A e S) e 265 que responderam à tarefa semântica (animais). O desempenho em ambas as tarefas foi associado à idade e aos anos de ensino formal, mas não ao sexo. Ainda, a variável escolaridade mostrou ter um impacto maior no desempenho de fluência verbal do que a idade em ambas as modalidades de evocação. Os resultados desse estudo sugerem a importância de oferecer dados normativos de idosos brasileiros, adequados à idade e à escolaridade, em tarefas de fluência verbal. <![CDATA[Influence of age, social desirability and memory in children's suggestibility]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200356&lng=en&nrm=iso&tlng=en A sugestionabilidade infantil é influenciada pela capacidade de memória, idade ou desejabilidade social. Este estudo teve como objetivo estudar estes fatores em três grupos de crianças com idades de 5/6 anos, 8/9 anos e 10/11 anos. Para tanto procedemos à construção de uma escala de avaliação da sugestionabilidade infantil baseada na Escala de Sugestionabilidade de Gudjonsson (GSS; Gudjonsson, 1997). Os resultados obtidos revelaram que as crianças mais novas foram as mais sugestionáveis, fenômeno que parece estar associado ao elevado grau de desejabilidade social das suas respostas. Relativamente à memória fonológica, verificamos que a sua menor amplitude esteve também relacionada com maior sugestionabilidade infantil. Sugere-se que as variáveis memória e desejabilidade social sejam cuidadosamente consideradas no momento de obtenção do testemunho de crianças.<hr/>Children's suggestibility is influenced by several factors such as memory, age or social desirability. The main objective of this study was to analyze how these factors are associated with the degree of suggestibility in 5/6 year-old, 8/9 year-old and 10/11 year-old children. For a suggestibility measure, a new scale based on the Gudjonsson Suggestibility Scale was developed (GSS; Gudjonsson, 1997). Results showed that: younger children are more suggestible than older children; a higher degree of social desirability is associated with stronger suggestibility responses; and a smaller memory span is related to greater children's suggestibility. Conclusions highlight that memory and social desirability should be analyzed carefully when eyewitness accounts of children are considered. <![CDATA[Using the equivalence paradigm to increase the correspondence of vocalizations by children with cochlear implant in picture naming and reading]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200365&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investigou os efeitos da formação de relações de equivalência entre palavras faladas, palavras impressas e figuras sobre a correspondência na fala de crianças com implante coclear em tarefas de nomeação de figuras e de leitura oral. Antes do estudo as crianças pronunciavam melhor as palavras quando liam do que quando nomeavam as figuras. Foram ensinados dois conjuntos de três relações entre palavras ditadas e as figuras correspondentes, entre as mesmas palavras ditadas e palavras impressas e entre sílabas ditadas e impressas. Sondas periódicas de nomeação das seis figuras e de leitura das palavras impressas, planejadas de acordo com um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos, eram realizadas antes e depois do ensino de cada tipo de relação condicional e do teste de formação de classes de equivalência de cada conjunto. As vocalizações na nomeação de figuras melhoraram progressivamente para cinco dos seis participantes ao longo do ensino do Conjunto 1 e para todos os participantes depois do ensino do Conjunto 2. Na leitura, as vocalizações também ficaram mais precisas. Os resultados estendem descobertas prévias sobre o potencial de procedimentos baseados no paradigma de equivalência de estímulos para a reabilitação da fala e da compreensão auditiva de indivíduos com implante coclear.<hr/>The present study investigated the effects of strengthening equivalence relations between spoken words, printed words, and pictures to improve the correspondence between vocalizations in picture naming and in reading tasks in children with cochlear implant. Before the study, the children pronounced words better while reading than while naming pictures. The procedure taught two sets of three relations between dictated words and pictures, between the same dictated words and printed words, and between dictated and printed syllables. Periodic probes evaluated the experimental effects according to a multiple baseline design between stimulus sets. Picture naming and reading of all six words were probed before and after teaching each type of relationship and testing for class formation for each stimulus set. Picture naming progressively improved for five of six participants across teaching and probes with Stimulus Set 1, and for all participants across Stimulus Set 2. Reading scores, initially high, also reached perfect or near perfect accuracy. The results extend previous findings on the potential of procedures based on the stimulus equivalence paradigm for improving speech and listening comprehension of children with cochlear implant. <![CDATA[Metalinguistic skills evaluation (PROHFON): characterization and comparison of students' performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200378&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivos caracterizar e comparar o desempenho de escolares com bom desempenho acadêmico do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental I e II nas Provas de Habilidades Metafonológicas (PROHFON). Participaram 169 escolares do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre sete e 13 anos de idade, divididos grupos (GI: 52 escolares do 3º ano; GII: 51 escolares do 4º ano; GIII: 42 escolares do 5º ano; GIV: 24 escolares do 6º ano). Os resultados deste estudo demonstraram que os escolares, independente da seriação escolar, apresentaram dificuldades principalmente nas habilidades fonêmicas de contagem, de síntese e análise e na habilidade suprassegmental (rima). Concluímos que o PROHFON possibilitou a caracterização e a comparação dos escolares com bom desempenho acadêmico, sendo que não foram todas as habilidades metafonológicas que os escolares deste estudo apresentaram domínio de acordo com o aumento da escolarização, sugerindo falha no domínio das competências necessárias para a aquisição do principio alfabético da Língua Portuguesa.<hr/>This study aimed to characterize and to compare the performance of students with good academic performance from 3rd to 6th grade of Fundamental Education I and II in Metalinguistic Skills Tests (PROHFON). The study was composed of a total of 169 students from 3rd to 6th grade, of both genders, aged between 7 and 13 years, divided into two groups (GI: 52 students from 3rd grade; GII: 51 students from 4th grade; GIII: 42 students from 5th grade; GIV: 24 students from 6th grade). Results showed that students, regardless of their progress across grades, presented difficulties particularly in phonemic abilities of count, synthesis and analysis and the suprassegmental skills (rhyme). We concluded that PROHFON allowed for the characterization and comparison of students with good academic performance, and the students in this study did not present full domain in all metalinguistic skills as they progressed through grades, suggesting failure in the mastery of skills necessary for the acquisition of the alphabetic principle of the Portuguese language. <![CDATA[The hollow face illusion strength in stereoscopic viewing condition under effects of color, ligthning orientation and rotation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200388&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na ilusão da máscara côncava, o reverso côncavo da máscara é percebido como uma face convexa. Esta pesquisa objetivou investigar a robustez dessa ilusão em fotografias de estereogramas da máscara côncava sob variações de cor, iluminação e rotação. Quarenta observadores julgaram como côncava, plana ou convexa máscaras côncavas cinza e policromada, iluminadas por cima, baixo, direita, esquerda, e invertida iluminada por baixo, apresentadas num monitor. A maioria julgou a máscara côncava como convexa. Eles também reproduziram, em centímetros, a profundidade percebida entre a ponta do nariz da máscara e sua base. Não foi observado efeito para a cor, F(1,39)=0,22; p&gt;0,05, mas ocorreu um efeito principal para a direção da iluminação, F(4,156)=11,35; p&lt;0,05. Observou-se uma diferença significativa entre estimativas da posição da máscara côncava monocromada, t(39)=2,12; p&lt;0,05. Maiores estimativas foram designadas às máscaras côncavas posicionadas verticalmente iluminadas por baixo. Estes resultados indicaram a atuação dos processos top-down sobre os bottom-up.<hr/>The hollow-face illusion is an optical illusion in which the perception of a concave mask appears as a convex face. The goal of this study was to investigate the strength of this illusion under different sources of illumination, face color and positioning into stereographic photos. Forty participants judged, in a computer screen, the hollow-face illuminated from above, below, left, and right, and in the upside-down position illuminated from below, as concave, plain or convex. Most of them judged the reverse mask as convex. They also reproduced, in centimeters, the perceived depth of the mask using a retractable tape measure. No significant difference was observed between the colors, F(1,39)=.22; p&gt;.05. But there was an effect in the illumination directions, F(4,156)=11.35; p&lt;.05. The position affected the depth perception of a monochrome hollow-face, t(39)=2.12; p&lt;.05. Higher estimates were designated to the hollow-face in the upright position. These results indicated top-down overlapped bottom-up processing. <![CDATA[Effects of picture prompts on story retelling performance in typically developing children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200397&lng=en&nrm=iso&tlng=en Telling and retelling stories and facts are behavioral repertoires that are constantly recruited in social situations, no matter if these situations occur at school, with the family, or at leisure times. This study aimed at systematically evaluating if 11 first graders (age range six to seven), would perform better in retelling tasks when pictorial prompts were presented. Dependent variables were (a) number of story categories inserted in the retelling tasks and (b) number of retold words per story. The independent variable was the presentation of visual prompts during story retelling tasks. Results indicated that visual prompts did not result in consistent increase in performance when the number of story categories inserted was analyzed. Additionally, there was no consistent increase in the number of words retold when pictures were presented. Future studies should investigate whether repeated exposure to stories would result in a significant change in performance.<hr/>Contar e recontar histórias e fatos são repertórios comportamentais constantemente necessários em situações sociais, sejam estas escolares, familiares, ou de lazer. Este estudo buscou avaliar sistematicamente se 11 alunos de primeira série (idades entre seis e sete anos) teriam melhor desempenho em tarefas de recontagem de histórias quando dicas visuais eram apresentadas. As variáveis dependentes foram (a) número de categorias de história inseridas nas tarefas de recontagem e (b) número de palavras recontadas por história. A variável independente foi a apresentação de dicas visuais (figuras) nas tarefas de recontagem. Os resultados indicaram que dicas visuais não resultaram em melhora de desempenho quando o número de categorias de história foi analisado. Também foi verificado que não houve aumento consistente no número de palavras recontadas quando as figuras foram apresentadas. Estudos futuros devem investigar se a reexposição a histórias resultaria em uma mudança significativa no desempenho. <![CDATA[Development and interactions among academic performance, word recognition, listening, and reading comprehension]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200404&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study investigated how the development of word recognition, listening and reading comprehension skills correlates with academic performance over the course of elementary school. The Contrastive Test of Listening and Reading Comprehension and the Words and Non-words Reading Competence Test were used to assess 301 Brazilian students attending the 1st to 4th grades of elementary education, whose academic performance records were provided by the school at the end of the year. Analysis shows a significant effect of grade level on all variables and a pattern of higher scores in items that can be read by logographic strategy and lower scores for items that need orthographic processing. Several significant correlations between measured skills and academic performance were found, though the pattern of these correlations shifted within different grade levels. There were stronger relations between academic performance and more elementary abilities, such as logographic strategy of reading and listening comprehension in the 1st grade, and with more complex skills developing during the next three grades, as shown by the increase of correlations with alphabetic and orthographic strategies and reading comprehension. These data can help guide practices that stimulate relevant skills in each school level.<hr/>Este estudo investigou como o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento de palavras, compreensão auditiva e de leitura relaciona-se ao desempenho escolar ao longo do Ensino Fundamental I. O Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura e o Teste de Reconhecimento de Palavras e Pseudopalavras foram utilizados na avaliação de 301 estudantes brasileiros da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. As notas escolares foram fornecidas pela escola ao término do ano letivo. As análises revelaram efeito significativo da série sobre todas as variáveis e um padrão com escores mais elevados em itens que podem ser lidos pela estratégia logográfica e escores mais baixos para itens que demandam processamento ortográfico. Diversas correlações significativas entre as habilidades mensuradas e o desempenho escolar foram encontradas, porém o padrão destas correlações mudou nas diferentes séries escolares. Houve correlações mais fortes entre desempenho escolar e habilidades mais elementares, como a estratégia logográfica de leitura e a compreensão auditiva, na 1ª série, e com habilidades mais complexas desenvolvendo-se ao longo das três séries sucessivas, como evidente pelo aumento de correlações com as estratégias alfabética e ortográfica e com a compreensão de leitura. Os dados podem auxiliar a orientar práticas para estimular habilidades relevantes em cada nível escolar. <![CDATA[Temperament, prematurity and mother-child interactive behavior]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200416&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo elaborar e testar um modelo combinado de avaliação do temperamento de crianças, diferenciadas pela idade gestacional, e do comportamento em interação com suas mães. A amostra incluiu 10 crianças, sendo cinco nascidas a termo e cinco nascidas pré-termo, com idade entre 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. A coleta de dados foi realizada em seus domicílios, onde foi aplicado com a mãe o The Early Childhood Behavior Questionnaire para avaliação do temperamento das crianças e realizada uma observação sistemática das interações mãe-criança em situação lúdica-livre. A análise de dados da interação focalizou o tipo de inicio dos episódios de contato, dinâmica das atividades, responsividade, sincronia, intrusividade, raiva ou frustração e oposicionismo. Os resultados mostraram que o temperamento das crianças nascidas a termo e pré-termo diferenciou-se quanto à expressão do Controle com Esforço e Extroversão. Os intercâmbios iniciados pela mãe foram os mais frequentes nas interações de ambos os grupos. Houve maior intrusividade materna e raiva e oposicionismo das crianças nascidas prematuras em comparação às nascidas a termo. O modelo de avaliação foi válido para identificar os padrões de comportamento das crianças com desenvolvimento típico e com prematuridade em interação com suas mães.<hr/>The aim of this study was to develop and evaluate a combined model of temperament assessment of children, differentiated by gestational age, and behavior in the interaction with their mothers. The sample included 10 children, five born full term and five born preterm, aged 18 to 36 months, and their mothers. Data collection was performed in their homes, through an interview with mothers in order to assess their children's temperament using The Early Childhood Behavior Questionnaire. The study also carried out a systematic observation of the mother-child interactions in a free-play situation. The data analysis of the interaction focused on the type of beginning of contact episodes, dynamics of activities, responsiveness, synchronicity, intrusiveness, anger/frustration and opposition. Results showed that the temperament of children born full term and preterm differed for the expression of Effort Control and Extroversion. Exchanges started by mothers were the most frequent ones in the interactions of both groups. There were more intrusive mothers and children showed more anger and opposition in dyads of children born preterm compared to dyads of children born full term. The assessment model was useful in order to identify the behavior profiles of children with typical development as well as prematurity in interactions with their mothers.