Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220150001&lang=es vol. 28 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Implementation strategies for learning : An Item Response Theory (IRT)-Based Analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo analisar as características psicométricas da escala "Estratégias para Aplicação no Trabalho do Aprendido em Treinamento" por meio da teoria de resposta ao item. Com um banco de dados secundário composto por 1241 participantes, foram calibrados dezoito itens, por meio do uso do modelo de resposta gradual. Dez itens pertencem à subescala Estratégias Comportamentais e oito à subescala Estratégias Cognitivo-afetivas. Os resultados sugerem que ambas as subescalas apresentaram boa acuracidade nos seus intervalos especialmente válidos, com nível de informação de moderado a alto. O instrumento apresenta evidências de validade de construto adequadas. Pode ser utilizado em pesquisas futuras, notadamente no campo da psicologia organizacional e do trabalho.<hr/>This study aimed to analyze the psychometric features of the "Strategies for Implementation at Work of Learning at Training" scale through the Item Response Theory. With a secondary database composed of 1,241 participants, eighteen items were calibrated by using the gradual response model. Ten items belong to the Behavioral Strategies subscale and eight to the Cognitive-affective Strategies subscale. The results suggest good accuracy for both subscales, especially in their valid ranges, with an informational level from moderate to high. The instrument shows appropriate evidence of construct validity. It may be used in future research, especially in the field of organizational and work psychology. <![CDATA[Fear survey schedule -III: Evaluation of the psychometric properties in a Portuguese sample]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo avaliar as qualidades psicométricas do Fear Survey Schedule-III, em uma amostra portuguesa. Participaram 1.980 sujeitos selecionados por conveniência a partir de uma população adulta normativa. As idades dos participantes estavam compreendidas entre os 18 e os 80 anos (M = 39,5, DP = 8,5), sendo 59% do sexo feminino. As qualidades psicométricas da escala foram avaliadas em suas facetas de sensibilidade psicométrica, validade de construto e confiabilidade. A validade externa de construto foi avaliada com análise multigrupos em amostra aleatória e independente da amostra de validação inicial. O modelo fatorial original proposto apresentou um ajustamento inaceitável à amostra de validação. Procedeu-se ao refinamento do modelo de medida em uma parte da amostra, selecionada aleatoriamente. Em conclusão, o modelo de medida simplificado apresentou uma boa qualidade de ajustamento fatorial e foi invariante em uma segunda amostra independente da primeira. Propôs-se uma nova estrutura hierárquica, com fator de 2ª ordem designado por "Medos", que revelou boas qualidades psicométricas (sensibilidade, validade de construto e confiabilidade).<hr/>This study aimed at evaluating the psychometric properties of the Fear Survey Schedule-III in a Portuguese sample. A total 1,980 subjects, selected by convenience sampling from a normative adult population, participated in this study. The participants are aged between 18 and 80 years (M = 39.5, SD = 8.5) and 59% of them are female. The psychometric properties of the scale were evaluated regarding psychometric sensitivity, construct validity, and reliability. The external construct validity was evaluated with multigroup analysis in a random sample, independent from the initial validation sample. The originally proposed factor model presented an unacceptable adjustment to the validation sample. Thus, it was proceeded the refinement of the model with a part of the sample which was randomly selected. In conclusion, the simplified model presented as a good factorial goodness of fit, and was invariant in a second sample, independent from the first. A new hierarchical structure was proposed with a 2nd order factor called "Fears" which showed good psychometric properties (sensitivity, construct validity and reliability). <![CDATA[Confirmatory factor analysis of three versions of the Perceived Stress Scale (PSS): a population-based study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivos realizar a análise fatorial confirmatória da Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS), nas versões traduzidas de 14, 10 e 4 itens; analisar sua validade concorrente com o Questionário de Saúde Geral (QSG-12); mapear o perfil do estresse em uma amostra representativa da população; e estabelecer parâmetros de avaliação do estresse por meio da normatização dos escores da população total. A amostragem foi de base populacional, em formato de conglomerado por setores censitários. Participaram 1.154 habitantes de uma capital do Nordeste brasileiro, sendo a maioria do sexo feminino (55,6%), com nível de escolaridade em ensino médio (51,7%), empregados (72,7%) e não tabagistas (90,6%). As medianas de renda e idade ficaram em R$ 1.200,00 e 29 anos. Ao final, constatou-se que houve ajustes satisfatórios para as três versões da PSS apenas em seu modelo bifatorial e a escala com 10 itens se mostrou uma solução harmônica entre as versões completa e mais reduzida, considerando-se a relação entre a parcimônia na quantidade de itens e a robustez estatística deste instrumento. Ademais, a PSS ratificou sua validade concorrente com o QSG-12 e foi feita a normatização dos escores da PSS, estabelecendo-se parâmetros para comparação em futuros estudos.<hr/>This study aimed to perform a confirmatory factor analysis of the Perceived Stress Scale (PSS) in the Brazilian versions of 14, 10, 4 items; to analyze their concurrent validity with the General Health Questionnaire (GHQ-12); to map the profile of the stress in a representative sampling; and to establish stress assessment parameters by the standardization of the scores from overall population. The sample was population-based by conglomerate designs and clusters tracts. Thus, 1,154 inhabitants from a capital city of a northeastern state of Brazil participated in the study, mostly female (55.6%), with high school degree (51.7%), employed (72.7%), and nonsmokers (90.6%). The average income and age were BRL 1,200.00 and 29 years old, respectively. By the end, it was found satisfactory adjustments for the three PSS versions but just in its two-factor model; the PSS with 10 items was shown as a harmonious solution between the full and reduced scales considering the relationship between parsimony and statistical robustness of the scale. Furthermore, the PSS ratified its concurrent validity with the GHQ-12. It was also made the scores normalization of the PSS setting up parameters for future comparisons. <![CDATA[Adaptation of the word subtest of the Reading Decision Test (RDT) for Brazilian Portuguese]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Screening tests for reading skills are essential instruments for teachers and professionals in educational settings. This study examines an adaptation of the lexical decision subtest of the Reading Decision Test (RDT), which has two equally weighted forms, each containing words and pseudo-words, to Brazilian Portuguese. The adaptation followed standards recommended by the international literature and was applied to a sample of 230 schoolchildren from 1st to 5th grades in order to analyze its initial psychometric properties. Item analysis and reading speed showed significant school-year effect (p &lt; .05). Scores on the two forms of the subtest were closely correlated. In conclusion, the RDT word decision subtest showed appropriate initial psychometric properties.<hr/>Testes rápidos (screenings) de avaliação de leitura são instrumentos essenciais para professores e profissionais no âmbito educacional. Este estudo adaptou para o português o subteste de leitura de palavras do Reading Decision Test (RDT), o qual tem duas formas equivalentes, compostas por palavras e pseudopalavras. O processo de adaptação seguiu as regras recomendadas pela literatura internacional e foi aplicado em uma amostra de 230 escolares, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para analisar as propriedades psicométricas iniciais. Observou-se que as análises de itens e da velocidade de leitura mostraram efeito significativo do ano escolar (p &lt; 0,05). Verificou-se também forte correlação entre as duas formas do subteste. Conclui-se que o subteste de palavras do RDT apresenta propriedades psicométricas iniciais adequadas. <![CDATA[Evidence for the validity of the Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) in three Portuguese samples]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100041&lng=es&nrm=iso&tlng=es A satisfação relacional representa um construto de pertinência reconhecida para a avaliação rela-cional e em estreita conexão com diversas valências da saúde. A Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) é formada por cinco itens e pretende avaliar a satisfação global com o companheiro/a no contexto de uma relação íntima. Foram estudadas as evidências de validade de construto e precisão dos escores desta escala em três amostras da população portuguesa, nomeadamente uma amostra clínica de pessoas com problemas relacionais (N = 56), uma amostra comunitária de pessoas sem estes problemas (N = 95) e uma amostra da comunidade de ambos os géneros (N= 669). A Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal foi empregue para investigar a validade convergente do instrumento, a Body Appearance Cognitive Distraction Scale para a validade divergente e, por fim, o estudo da Roc Curve com a amostra clínica e da comunidade para a validade discriminante. Os resultados indicam que a escala apresenta boas qualidades psicométricas para utilização em contexto clínico e de investigação.<hr/>Relationship satisfaction represents a well-known, pertinent construct for relationship assessment with strong connection to several health ranges. The Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) is composed of five items and aims to evaluate the global satisfaction with the partner in an intimate relationship context. The purpose of this study was to observe the psychometric qualities of this scale in three Portuguese samples, namely a clinical sample of individuals with marital problems (N = 56), a normative sample of individuals without these problems (N = 95) and a community sample of both genders (N = 669). The Marital Life Areas Satisfaction Evaluation Scale was used to investigate the instrument's convergent validity; the Body Appearance Cognitive Distraction Scale for the divergent validity, and the Roc Curve study of clinical and community samples was used to assess the discriminant validity. The results show that the instrument presents good psychometric qualities for clinical and investigation purposes. <![CDATA[Construction and analysis by the Rasch model of two computerized recognition memory tests]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100049&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os objetivos deste estudo foram desenvolver uma versão computadorizada para um teste de reconhecimento associativo, desenvolver itens para a construção e informatização de um teste de reconhecimento de itens, utilizando o modelo de Rasch. Também foi objetivo deste estudo testar as hipóteses dos níveis de dificuldade dos itens e buscar evidência de validade para os instrumentos, averiguando se as mulheres obtêm desempenho superior ao dos homens. Participaram 217 estudantes universitários, homens e mulheres, com idade média de 25 anos. Os resultados indicaram que os testes se ajustaram ao modelo de Rasch, apresentaram índices de fidedignidade adequados e não apresentaram funcionamento diferencial dos itens (DIF). Obteve-se empiricamente a ordem esperada de dificuldade das categorias de itens do teste individual e uma alta correlação entre a ordem de dificuldade esperada dos pares e a ordem obtida dos pares. As mulheres apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos homens, que não se deve ao DIF.<hr/>The objectives of this study were to develop items for a computerized version of an associative recognition memory test and to develop items for the construction and computerization of an individual recognition memory test, using the Rasch model. This study also aimed to test the hypothesis related to the item difficulty levels and to search for validity evidences for the instruments investigating if there are differences between male and female performance. Two hundred and seventeen college students, male and female, with average age of 25 years, participated in the study. Results indicated that the tests fit the Rasch model, presented adequate reliability index and did not present differential item functioning (DIF). The expected difficulty order of item categories from the individual subtest as well as a large correlation between the pairs expected difficulty order and the pairs obtained order were found. Women presented significantly higher performance than men and it is not due to DIF. <![CDATA[Psychometric properties of the positivity scale - Brazilian version]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es This study presents the psychometric properties of the Brazilian version of the Positivity Scale (P-Scale). Participants were 730 subjects (65% women), aged from 17 to 70 years old (M = 31.0 years; SD = 11.43), from 21 Brazilian states. The sample was randomly split in two halves to cross-validate the results. With the first half of the sample (n 1 = 365), an exploratory factor analysis (EFA) was conducted. With the second half of the sample (n 2 = 365), a confirmatory factor analysis (CFA) assessed the fit of the exploratory model. Convergent validity and group differences were also evaluated. The EFA and CFA presented a one-dimensional structure for the P-Scale. Moderate correlations were found between the P-Scale and mental-health, subjective happiness and life-satisfaction. The levels of positivity presented a low positive correlation with age, educational level and financial income. Slightly significant effects were found for occupational status and marital status. Positivity appears to be more closely related to personal dispositions than to sociodemographic aspects. Our results suggest that the P-Scale is a reliable measure with which to evaluate the levels of positivity in Brazil.<hr/>Este estudo apresenta as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Positividade (EP). Participaram 730 sujeitos (65,0% mulheres), com idades entre 17 e 70 anos (M = 31,0; DP = 11,43) de 21 estados brasileiros. A amostra foi dividida em duas metades para a validação cruzada dos resultados. Com a primeira metade da amostra (n 1 = 365), foi conduzida uma análise fatorial exploratória (AFE). Com a segunda metade da amostra (n 2 = 365), foi conduzida uma análise fatorial confirmatória (AFC) para avaliar a adequação do modelo exploratório. Validade convergente e diferenças entre grupos também foram avaliadas. A AFE e a AFC indicaram o modelo unidimensional para a EP. Correlações moderadas foram encontradas entre a EP e medidas de saúde mental, felicidade subjetiva e satisfação com a vida. Os níveis de positividade apresentaram correlações positivas fracas com as variáveis idade, nível educacional e renda. Resultados significativos, com baixo tamanho de efeito, foram encontrados nos níveis de positividade em relação a status ocupacional e estado civil. A positividade parece estar mais relacionada a disposições pessoais do que com características sociodemográficas. Os resultados sugerem que a EP pode ser uma medida confiável para avaliar os níveis de positividade no Brasil. <![CDATA[Reading motivation scale for Elementary Education students: construction and validation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.<hr/>The purpose of this study was to describe the steps of constructing and validating a reading motivation scale for elementary education students as well as to present a preliminary analysis of its psychometric properties. The sample was composed of 253 Brazilian students, from 3rd to 5th grades, of Primary Education Public Schools. The exploratory factorial analyses identified four factors: Extrinsic Autonomous Motivation for Reading, Demotivation for Reading, Extrinsic Controlled Motivation for Reading and Intrinsic Motivation for Reading which explained 42.71% of the total variance. The internal consistency of the scale, estimated by Cronbach alpha, was .83 and ranged from .80 to .87 for the four factors. The scale has evidence of validity and reliability for its use in school context. <![CDATA[EACOL - Scale of evaluation of reading competence by the teacher: development through criteria and agreement among judges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100077&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi descrever a construção da Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor (EACOL), para crianças do Ensino Fundamental, e apresentar os achados preliminares de sua validação e consistência interna. Procedimentos: (a) elaboração dos itens e critérios; (b) validação por consulta a especialistas; e (c) definição do formato final do instrumento e dos crivos. Resultados: os itens das formas A (para alunos do 2º. ano, n = 23) e B (para alunos do 3º. ao 5º. ano, n = 27) da EACOL se dividem em leitura "em voz alta" e "silenciosa". Em cada forma, as crianças são classificadas em uma das três categorias: "Lê bem", "Lê razoavelmente", "Lê mal". Pode-se concluir que após os aprimoramentos sugeridos, a EACOL será um instrumento válido e fidedigno.<hr/>The purpose of this study was to describe the development of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher (EACOL) for elementary school children and present the preliminary findings of its validity and reliability. Procedures: (a) elaboration of items and criteria; (b) validation by judgment of specialists; and (c) definition of the final shape of the instrument and its scoring. Results: the items of forms A (for pupils of the 2nd year, n = 23) and B (for pupils from the 3rd to the 5th year, n = 27) of the EACOL are divided into "reading aloud" and "silent reading". In both forms, each child was classified in one of the three categories: "Reads well", "Reads reasonably" and "Reads poorly". Conclusion: after the suggested improvements, the EACOL will be a valid and reliable instrument. <![CDATA[Validity evidence of the brazilian version of the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100087&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mindfulness is a skill that allows the practitioner to expand an existing space between stimulus and response, so he/she may make more conscious choices which in turn prevents the perpetuation of dysfunctional patterns of behaviors, contributing to the improvement of his/her well-being. The goal of this study was to evaluate the psychometric properties of the Brazilian version of the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) in a sample with 395 participants divided into smokers, people from the general population, college students and meditators. They answered the MAAS and the Psychological Well-Being Scale (PWBS). An exploratory factor analysis was conducted to test the factor structure of the MAAS. Internal consistency, test-retest reliability and split half were respectively assessed with Cronbach's α and correlation coefficients. Construct validity was examined by correlating the MAAS with psychological well-being. Criterion validity was assessed by comparing the meditators' scores on the MAAS with the scores of other participants. After the exploratory factor analysis, the Brazilian MAAS remained a unidimensional scale. Reliability [α = .83; split half = .67 and test-retest = .80 (p &lt; .001)] and validity measures were adequate, except the criterion validity which was not confirmed in the mentioned sample.<hr/> Mindfulness é uma habilidade que permite ao praticante a ampliação de um espaço existente entre um estímulo e a resposta, podendo o mesmo fazer escolhas mais conscientes e impedindo a perpetuação de padrões de comportamentos disfuncionais, contribuindo para a melhora de seu bem estar. Este estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Mindful Attention Awareness Scale (MAAS). Participaram deste estudo 395 pessoas, divididos entre fumantes, comunidade geral, universitários e meditadores. Foi realizada análise fatorial exploratória para testar a estrutura fatorial da MAAS. A consistência interna foi testada através do alfa de Cronbach, além do teste-reteste e do método das metades, avaliados através de correlação. A validade de construto foi avaliada através da correlação entre a Escala de Bem Estar Subjetivo (EBES) e a MAAS. A validade de critério foi avaliada através da comparação dos escores dos meditadores e dos demais participantes na MAAS. Após a análise fatorial exploratória, a MAAS manteve-se uma escala unidimensional. As medidas de confiabilidade [α = 0,83; split half = 0,67 e teste reteste = 0,80 (p &lt; 0,001)] e validade foram satisfatórias, exceto a validade de critério, não confirmada nesta amostra. <![CDATA[Impulsivity components measured by the Brazilian version of the Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100096&lng=es&nrm=iso&tlng=es The main purpose of this study was to investigate the psychometric properties of the Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11). Content item analysis was conducted by seven doctoral students. A convenience sample of 897 students was submitted to BIS-11 and they also filled self-reports about Minor Mental Disorder and ADHD symptoms, alcohol use and cigarette smoking. Mean age was 27.32 (SD=8.69) years, 56% were female and 52% had incomplete college degree. Content and factorial analyses revealed that impulsivity was best represented by two latent factors labeled non-planning and inhibition behaviors. Test retest agreement tended to produce similar score patterns seven months after the first evaluation. Additionally, BIS-11 scores discriminated subjects in terms of cigarette smoking and psychopathological symptoms, which indicated evidences regarding criterion-related validity. The theoretical discussion was present based on the neuropsychological model of hot and cool aspects of executive function.<hr/>O objetivo principal desse estudo foi investigar as características psicométricas da Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11). A análise do conteúdo dos itens foi realizada por sete doutorandos. A amostra foi composta por 897 estudantes submetidos a BIS-11 e a medidas de autorrelato sobre a presença de sintomas de Transtorno Mental Comum e TDAH, uso de álcool e tabagismo. A idade média foi de 27,32 (DP=8,69) anos, 56% eram mulheres e 52% tinham educação superior incompleta. Análises de conteúdo e fatorial indicaram que a impulsividade é representada mais adequadamente por dois fatores denominados dificuldade de planejamento e controle inibitório. Concordância teste-reteste indicou que os escores se mantiveram estáveis após sete meses. Adicionalmente, os escores da BIS-11 discriminaram os indivíduos em termos de tabagismo e sintomas psicopatológicos, indicando evidências de validade de critério. A discussão dos resultados foi baseada no modelo neuropsicológico dos componentes quentes e frios das funções executivas. <![CDATA[Child neglect based on the use of the Child Neglect Index applied in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objetivou descrever a utilização do Child Neglect Index para identificar casos de crianças negligenciadas por seus pais/cuidadores no contexto brasileiro. Após adaptação inicial à realidade sociocultural brasileira, o instrumento foi aplicado em três grupos de indivíduos, cada qual com 30 díades de crianças/pais, totalizando 90 díades (n=180), assim compostos: G1 (primeiro grupo) = casos oficialmente notificados por negligência infantil; G2 (segundo grupo) = casos suspeitos de negligência não notificados; G3 (terceiro grupo) = casos sem suspeita de negligência ou outra forma de maus-tratos (grupo de comparação); além de um quarto grupo de professoras dessas crianças (n=11). Os resultados apontaram altos escores no índice de negligência em G1 e G2, e baixos escores em G3, sugerindo presença de indicadores de falta de supervisão parental referentes a cuidados com alimentação, vestimenta, higiene, saúde física, saúde mental e educação nos dois primeiros grupos avaliados, comparativamente às crianças sem suspeita de maus-tratos. Os atuais achados empíricos, embora preliminares em termos de adaptação do Child Neglect Index ao contexto do Brasil, foram promissores ao sinalizar potencial do instrumento como recurso para detecção/confirmação da negligência infantil, estimulando novas investigações e aprimoramento desse recurso técnico para favorecer adequada identificação e intervenção nesses casos.<hr/>This study describes the use of Child Neglect Index to identify cases of children neglected by their parents/caregivers in the Brazilian context. After initial adaptation to the Brazilian sociocultural reality, the instrument was applied in three different groups. Each group is composed of 30 dyads of children/parents, totaling 90 dyads of participants (n=180). They are: G1 (first group) = officially reported cases of child neglect; G2 (second group) = suspected cases of neglect, but not notified; G3 (third group) = unsuspected cases of neglect or otherwise abuse (comparison group). There is also a fourth group composed of the children's teachers (n=11). The results showed high scores on the index of neglect in G1 and G2, but low scores in G3, suggesting the presence of indicators of lack of parental supervision regarding the care of food, clothing, hygiene, physical health, mental health and education in the first two groups evaluated when compared to no suspicion of child maltreatment. The current empirical findings, although preliminary in terms of adaptation of Child Neglect Index to the Brazilian context, were promising to signal the potential of the instrument as a resource for detection/confirmation of child neglect. It stimulates further research and improvements in this technical resource to facilitate proper identification and intervention in these cases. <![CDATA[Portuguese adaptation of the coparenting questionnaire: confirmatory factor analysis, validity and reliability]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100116&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo adaptar e avaliar as propriedades psicométricas, a validade e a fiabilidade da versão portuguesa do Coparenting Questionnaire (Margolin, Gordis, &amp; John, 2001). O Coparenting Questionnaire é composto por 14 itens organizados em três subescalas: Cooperação, Triangulação e Conflito. O estudo foi realizado com uma amostra de 1133 indivíduos (530 pais e 603 mães), com filhos pré-adolescentes. A validade fatorial foi testada através da análise fatorial confirmatória. Os resultados replicam a estrutura da versão original composta por três fatores: Cooperação, Triangulação e Conflito. Os valores dos índices de ajustamento revelam uma boa qualidade de ajustamento do modelo aos dados, para pais (CFI = 0,94, RMSEA = 0,06, SRMR = 0,05) e mães (CFI = 0,96, RMSEA = 0,06, SRMR = 0,05). A escala apresenta coeficientes de consistência interna entre o aceitável e o elevado (0,71 &lt; α &lt; 0,88), bem como valores adequados de validade convergente e discriminante. Os resultados suportam a validade do construto de coparentalidade e sugerem a versão portuguesa do Coparenting Questionnaire como uma medida válida do construto.<hr/>The purpose of this study was to adapt and examine the psychometric properties, validity and reliability of the Portuguese version of the Coparenting Questionnaire (Margolin, Gordis, &amp; John, 2001). The Coparenting Questionnaire includes 14 itens organized in 3 subscales: Cooperation, Triangulation and Conflict. Data were collected from 1,133 participants (530 fathers and 603 mothers) with preadolescent children. Factorial validity was tested through confirmatory factor analysis. The results replicated the original three-factor structure: Cooperation, Triangulation and Conflict. Confirmatory factor analysis indicated a good fit of the model for fathers (CFI = .94, RMSEA = .06, SRMR = .05) and for mothers (CFI = .96, RMSEA = .06, SRMR = .05). The instrument presents Cronbach's alpha coefficients between acceptable and good (.71 &lt; α &lt; .88) as well as adequate values for the convergent and discriminant validity. These results support the validity of the coparenting construct and the Portuguese version of the Coparenting Questionnaire as a valid measure. <![CDATA[Adaptation of the modern sexism inventories to Portugal: the ambivalent sexism inventory and the ambivalence toward men inventory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100126&lng=es&nrm=iso&tlng=es A relação entre homens e mulheres é única e composta por desigualdade e preconceito dirigido aos membros do sexo oposto. Enquanto a forma hostil de sexismo foi já muito estudada, o sexismo moderno é caracterizado pela simultaneidade de formas hostis e benevolentes de preconceito, e por isso conceitualizado como Sexismo Ambivalente. O objetivo deste estudo foi adaptar o Inventário de Sexismo Ambivalente (ASI) e o Inventário de Ambivalência em relação aos Homens (AMI) para a população Portuguesa, e avaliar as suas propriedades psicométricas. Ambos os inventários foram administrados a 258 estudantes universitários (31% homens e 69% mulheres), com uma média de idade de 27 anos. As análises fatoriais confirmatórias revelaram evidência da multidimensionalidade de ambos os inventários, validade fatorial, convergente e discriminante, e fiabilidade interna. Os homens revelaram níveis mais elevados de hostilidade e de benevolência dirigido às mulheres, as mulheres revelaram maiores níveis de hostilidade dirigida aos homens. A hostilidade em relação aos homens aumentou com a idade, enquanto a benevolência diminuiu. O preconceito hostil e benevolente foi maior em pessoas com menos anos de escolaridade. Religiosidade correlacionou significativamente com os índices de sexismo benevolente. Foi assim demonstrada a validade e confiabilidade da adaptação dos Inventários de Sexismo Moderno em Portugal.<hr/>The relationship between men and women is rather unique and composed by inequality and prejudice towards members of the opposite sex. Whilst hostile sexism has been well studied, modern sexism is characterized by the simultaneity of hostile and benevolent forms of prejudice, therefore conceptualized as Ambivalent Sexism. The purpose of this study was to adapt the Ambivalent Sexism Inventory (ASI) and the Ambivalence toward Men Inventory (AMI) to the Portuguese population and evaluate their psychometric properties. Both inventories were administrated to 258 university students (31% male and 69% female) with a mean age of 27 years. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of both inventories and provided evidence of factorial, convergent, and discriminant validity, and internal reliability. Men revealed higher levels of hostility and benevolence toward women, whereas women revealed higher levels of hostility toward men. Hostility toward men increased with age whereas benevolence decreased. Hostile and benevolent prejudice was higher in participants with less education. Religiosity was correlated with benevolent sexism. This study showed the validity and reliability of Modern Sexism Inventories in Portugal. <![CDATA[Translation, cultural adaptation and psychometric properties of the Brazilian Version of the Test of Performance Strategies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100136&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo tem como objetivos proceder à tradução e adaptação transcultural (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) do Test of Performance Strategies (TOPS), assim como, verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial) em atletas brasileiros. A amostra foi constituída por 413 atletas (295 homens e 118 mulheres) com idades compreendidas entre os 16 e 69 anos (M = 25,87, DP = 7,82). As propriedades psicométricas foram avaliadas através do alpha de Cronbach e da análise factorial confirmatória (AFC). Na análise da confiabilidade dos fatores, foram obtidos valores entre 0,41 e 0,82. Os resultados das AFC dos modelos multidimensionais revelaram índices de adequação insatisfatórios tanto para a situação de treino (GFI = 0,832; CFI = 0,761 e RMSEA = 0,058), como de competição (GFI = 0,855; CFI = 0,843 e RMSEA = 0,054). Quando analisadas as dimensões individualmente, verificaram-se problemas de validade fatorial (GFI e CFI &lt; 0,90; RMSEA &gt; 0,06) em quatro dos dezesseis fatores (ativação em situação de treino e ativação, controle emocional e pensamentos negativos em situação de competição). Em conclusão, os resultados providenciam evidências relativamente às propriedades psicométricas do TOPS em atletas brasileiros, sugerindo-se, contudo, precaução na interpretação dos escores de certas dimensões.<hr/>This study aimed to provide the translation and cultural adaptation (semantic/conceptual equivalence and content validity) of the Test of Performance Strategies (TOPS) as well as to investigate its psychometric properties (reliability and factorial validity) in Brazilian athletes. The sample consisted of 413 athletes (295 men and 118 women) aged between 16 and 69 years (M = 25.87, SD = 7.82). The psychometric properties were assessed by means of reliability (Cronbach's alpha) and confirmatory factor analysis (CFA). The internal consistency of the factors ranged between .41 and .82. The results of the CFA of the multidimensional models showed unsatisfactory levels of adequacy for both training (GFI = .832, CFI = .761 and RMSEA = .058) and competition situations (GFI = .855, CFI = .843 and RMSEA = .054). At the individual level subscale, four of the sixteen subscales showed unacceptable fit (GFI and CFI &lt; .90; RMSEA &gt; .06) (training activation and activation, emotional control and negative thinking in competition situations). In conclusion, the results provide evidence of support for the psychometric properties of the TOPS in Brazilian athletes, although some caution is warranted particularly regarding the interpretation of some scales' scores. <![CDATA[Consequences of moderate intake of ethanol in the perception of musical notes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100147&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi avaliar se existe relação entre a ingestão moderada de etanol e a discriminação das notas musicais RÉ, FÁ, e LÁ, em adultos jovens. Essas notas apresentam frequências fundamentais respectivamente de 293,665 Hz, 349,228 Hz e 440 Hz, de temperamento igual, escolhidas devido estarem em localização central na escala musical ocidental padrão. Participaram do estudo 40 voluntários de 18 a 29 anos, não músicos, saudáveis, não usuários de fármacos ou outras substâncias tóxicas, exceto o etanol de forma moderada e aguda. Por meio do software "Psysounds", criado especificamente para esse estudo, esses voluntários tiveram de escolher, entre duas notas musicais, uma das notas teste apresentada inicialmente. Os dados foram tratados com um teste X2 de aderência para comparar as frequências de acertos das notas musicais de teste nas condições de ingestão e de não ingestão de álcool. As análises mostraram diferenças significantes nas frequências de acertos para todas as notas utilizadas, sugerindo que a ingestão de etanol prejudica a discriminação das notas musicais RÉ, FÁ e LÁ.<hr/>The aim of this study was to evaluate if there is relationship between moderate intake of ethanol and the perception of the musical notes D, F, and A in young adults. These notes have fundamental frequencies of 293.665 Hz, 349.228 Hz, and 440 Hz, respectively, equal temperament and were chosen because they are in the central location in the standard western musical scale. The study included 40 volunteers from 18 to 29 years old, non-musicians, healthy, non-users of drugs or other toxic substances, except moderate and acute intake of ethanol. By the "Psysounds" software, created specifically for this study, the volunteers had to choose between two musical notes one of the test notes initially presented. The data were treated with X2 test of adherence to compare the frequency of correct answers regarding the musical notes in the conditions of intake and non-intake of alcohol. The analysis showed significant differences in the frequencies of correct answers for all the notes used, suggesting that ethanol ingestion impairs the discrimination of musical notes D, F and A. <![CDATA[La previsión episódica en la etapa pre-escolar: equivalencia entre medidas y su relación con los procesos de orientación futura y la teoría de la mente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabajo examina la equivalencia entre diferentes medidas de previsión episódica y su relación con los procesos orientados a futuro, y la teoría de la mente en la edad pre-escolar. Los procesos orientados a futuro y la previsión episódica (PE), han sido señalados como componentes importantes para ciertos logros evolutivos como la planificación, la auto-regulación y adaptación social. También se ha postulado que pensamiento futuro episódico y teoría de la mente están relacionados, en virtud de su sustrato neural compartido. El primer estudio tuvo por objetivo analizar la coherencia de desarrollo entre las medidas de PE, y de estas con la postergación de la gratificación auto-impuesta controlando según la aptitud general de razonamiento, y participaron 15 niños de 3 y 4 años. El segundo, tuvo por objetivo explorar la relación entre PE, los procesos orientados a futuro, la teoría de la mente controlando según lenguaje, participando 78 niños de 4 años. Los resultados muestran que las diferentes medidas para evaluar la PE son equivalentes. También se encontró un alto grado de coherencia comportamental entre las medidas evaluadas. Sin embargo, los datos no aportan evidencia evolutiva que permitan incluir a la PE dentro de los constructos más amplios estudiados.<hr/>This paper explores the equivalence between episodic foresight measures and its relationship with future oriented processes and the theory of mind in preschoolers. Future oriented processes and episodic foresight have been indicated as a grounding basis of important developmental achievements such as planning, self-regulation and social adaptation. Also, it was postulated that the theory of mind and episodic foresight are related due to a shared common neural substrate. The objective of the first study, in which 15 children aged 3 and 4 participated, was to explore the developmental coherence between episodic foresight measures and the self-imposed delay of gratification controlled by the reasoning ability. In Study 2, 78 children were tested in episodic foresight, future oriented processes and theory of mind controlled by the language ability. Results show that the different measures of episodic foresight are highly equivalent. Also, in both studies a high behavioral coherence between all the measures analyzed was found. Nevertheless, data do not support the inclusion of episodic foresight in the broader constructs studied. <![CDATA[Social skills, academic competence and behavior problems in children with different blood lead levels]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100166&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre diferentes níveis de plumbemia e o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças e adolescentes. Participaram 155 crianças e adolescentes, com idade média de 13,10 anos, pertencentes a três grupos: alta plumbemia (superior a 10μg/dl), baixa plumbemia (inferior a 5μg/dl) e que viviam em ambiente similar, mas livre da contaminação por chumbo (grupo de comparação). Foram utilizados os instrumentos SSRS-BR e o IHSA-Del-Prette, respondidos pelos participantes e seus professores. Identificou-se comprometimento no repertório comportamental, acadêmico e social, associado ao nível de plumbemia. Esses resultados evidenciam os riscos associados à exposição ao chumbo. São discutidas explicações para alguns resultados contraditórios, levantando-se hipóteses e questões para novos estudos.<hr/>This study aimed to investigate the relationship between varying levels of lead poisoning and social skills repertoire, frequency of behavior problems and academic competence in children and adolescents. Participants were 155 children and adolescents, with an average age of 13.10 years, who belonged to three groups: high blood lead levels (over 10μg/dl), low blood lead levels (less 5μg/dl) and children who lived in a similar, but lead-free environment (comparison group). We used the Social Skills Rating System - Brazilian version (SSRS-BR) and the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA-Del-Prette) which were answered by the children and their teachers. Impairment in children's behavioral, academic and social repertoire was associated with blood lead levels. These results show the risks associated to lead exposure. Explanations are discussed for some contradictory results, rising hypotheses and questions for further studies. <![CDATA[Social representation of sex in portuguese young adults]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foi nosso objetivo medir a representação social do sexo através das evocações livres de 1138 jovens adultos portugueses, com idades entre os 18 e os 25 anos, explorando uma abordagem explicativa da possível influência desta representação social nos comportamentos sexuais de risco observados nesta faixa etária. As evocações foram recolhidas através de um questionário online, divulgado pelas universidades e escolas profissionais portuguesas. Foi realizada uma análise prototípica de representações sociais. Os resultados sugerem uma representação social do sexo romantizada, com um núcleo central baseado na ideia de amor e prazer, em que aspetos relacionados com o risco, como preservativo ou infeções sexualmente transmissíveis, pertencem apenas ao sistema periférico, considerando-se que aí são integrados como uma forma de preservar o núcleo central, mas sem interferir na forma como os participantes vivem as suas experiências sexuais. A associação entre a ideia de amor e preservativo parece estar mais associada à heurística de quem "ama protege" o que facilita a não utilização do preservativo, em vez de a aumentar. A representação social do sexo, centrada no amor e no prazer, poderá enquadrar as questões cognitivas, afetivas e comportamentais presentes na explicação e predição da utilização do preservativo, complementando os modelos sociocognitivos já conhecidos.<hr/>The objective of this study was to measure the social representation of sex through free evocations of 1,138 young Portuguese adults, aged between 18 and 25 years, with the goal of exploring an explicative approach of a possible influence of this social representation in risky sexual behaviors observed in this age group. Evocations were collected through an online questionnaire made available by Portuguese universities and professional schools. Data were analyzed according to Vergès' prototypical analysis for social representations. The results suggest a romanticized social representation of sex, based on love and pleasure ideas, in which risky aspects such as use of condoms or sexually transmitted infections belong to the peripheral system. These aspects are integrated in order to preserve the central nucleus without interfering in the way participants live their sexual experiences. In addition, the association between love and condom use seems to be associated to the concept of "who loves, protects" which reduces condom use, instead of increasing it. Therefore, social representation of sex, focused on love and pleasure, might include cognitive, affective and behavioral aspects present in the well-known socio-cognitive models used for explaining and predicting condom use behavior. <![CDATA[Low social engagement: implications for children psychosocial adjustment in the preschool context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100186&lng=es&nrm=iso&tlng=es O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, também, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.<hr/>Low social engagement, a central feature of the definition of solitude, was examined in a sample of 337 Portuguese children (171 boys), ages ranging between 3 and 5 years. Based on observation measures, collected in school settings, Low Social Engagement was negatively associated with a broad range of adaptive outcomes, including social competence, ego-resilience as well as higher levels of ego-undercontrol. Negative associations were also found with sociometric measures of peer acceptance, social impact and preference. The results reflect these children's difficulties in the social domain and stress the potential risk factor of social solitude for their healthy development. <![CDATA[Career construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational exploration]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100194&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira.<hr/>This work analyzes the parental educational styles perceived by youth and their level of vocational exploration, considering the career construction theory and previous research on the relationship between parental influence processes and vocational development. Participants were 296 adolescents, 109 (36.82%) girls and 187 (63.18%) boys, with a mean age of 17.03 years (SD = 1.45; Min. = 14; Max. = 23) who fulfilled the Career Exploration Survey and the Parental Educational Styles Questionnaire. Results show differences in the perceived parental educational styles and career exploration according to socio demographic variables, and a significant positive association between requirement and career exploration beliefs and behaviors. Implications about the parental involvement in career construction are discussed. <![CDATA[Mental health of small children for normal gestational age: a cohort study from Southeastern Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this study is to investigate mental health problems in children born small for gestational age (SGA) and those born appropriate for gestational age (AGA) and to assess the association of these problems with child and family characteristics. Six hundred and seventy-seven children, belonging to a birth cohort from 1994 in Ribeirão Preto/SP (southeastern Brazil), were evaluated (140 SGA and 537 AGA). They were later reevaluated at school age (2004/2005) by means of the Strengths and Difficulties Questionnaire for mental health assessment (parent report). Results showed that children born SGA presented greater frequency of behavioral problems and emotional symptoms compared to children born AGA. Variables associated with mental health problems in the univariate model were: male sex, children born SGA, low educational level of parents, socioeconomic disadvantage, and belonging to families with many members. However, in multivariate analysis, two factors - being born SGA and father's low educational level - lost their statistical significance, and the other sociodemographic variables remained significant (male sex, low-level of maternal education, low socioeconomic level, families with many members). It has been concluded that being born SGA was not independently associated with mental health problems, but sociodemographic factors proved to be the predictors of this type of problem in the cohort studied.<hr/>Este estudo objetivou investigar problemas de saúde mental em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) e adequadas para a idade gestacional (AIG), além de verificar também as possíveis associações destes problemas com variáveis biológicas e sociodemográficas. Foram avaliadas 677 crianças (140 PIG e 537 AIG), pertencentes a uma coorte de nascimento do ano de 1994, em Ribeirão Preto/SP (sudeste do Brasil), reavaliadas na idade escolar (2004/2005), por meio do Questionário de Dificuldades e Capacidades (versão dos pais). Os resultados mostraram que as crianças nascidas PIG apresentaram maior frequência de problemas comportamentais e sintomas emocionais, em comparação às crianças nascidas AIG. As variáveis associadas a problemas de saúde mental, no modelo univariado, foram o sexo masculino, crianças nascidas PIG, baixa escolaridade materna e paterna, desvantagem socioeconômica e famílias mais numerosas. Entretanto, na análise multivariada, a condição de nascimento PIG e a escolaridade paterna perderam sua significância estatística, permanecendo somente associadas às demais variáveis sociodemográficas (sexo masculino, baixa escolaridade materna, nível socioeconômico mais baixo e famílias mais numerosas). Conclui-se que a condição de nascimento PIG não foi independentemente associada a problemas de saúde mental, tendo os fatores sociodemográficos se mostrado como melhores preditores deste tipo de problema na coorte estudada.