Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220130004&lang=pt vol. 26 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Escalas de Estilos Interpessoais (ESEI)</b>: <b>construção, validade fatorial e consistência interna</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve a construção e validação inicial do Inventário de Estilos Interpessoais (ESEI). O estilo interpessoal é um construto multidimensional definido como a maneira que o indivíduo busca por aceitação e status social. Uma amostra de 984 sujeitos com idades entre 18 e 63 anos, 395 homens e 589 mulheres, responderam ao ESEI. A análise fatorial exploratória revelou uma estrutura de oito fatores consistente com as categorias teóricas de estilo interpessoal descritas na literatura. Os oito fatores explicaram 46,24% da variância total e os índices de consistência interna das subescalas variaram entre bons e excelentes. Os resultados sugerem que o ESEI é um instrumento promissor para uso em pesquisa e contextos aplicados, embora sejam necessárias mais evidências de validade.<hr/>This paper describes the construction and initial validation of the Interpersonal Style Inventory (ISI). Interpersonal style is a multidimensional construct defined as the way an individual look for acceptance and social status. A sample of 984 subjects with ages ranging from 18 to 63 years, 395 men and 589 women, answered the ISI. Exploratory factorial analysis revealed an eight factor structure consistent with theoretical categories of interpersonal style described in the literature. The eight factors explained 46.2% of total variance, and internal consistency indexes for the subscales ranged from good to excellent. Results suggest that ISI is a promising tool for using in research and applied settings, though, further evidence of its validity is still necessary. <![CDATA[<b>Prevalência da Síndrome de<i> Burnout</i> em uma amostra de professores universitários brasileiros</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O docente integra um grupo de risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB). Este estudo investigou a prevalência da SB em 169 professores universitários da cidade de Piracicaba-SP, por meio do Questionário de Avaliação para a Síndrome de Burnout (CESQT versão brasileira). O valor de consistência interna alfa de Cronbach foi satisfatório para todas as dimensões do questionário. Os resultados mostraram que 11,2% dos professores apresentaram Perfil 1 e 3% Perfil 2 da SB. A prevalência encontrada é motivo de preocupação e merece atenção, não só pelos danos que a SB provoca na saúde física, mental e social do profissional, mas também pela influência na qualidade de ensino praticado nas escolas.<hr/>Professors are part of a risk group for the development of Burnout Syndrome. This study investigated the prevalence of burnout in 169 university professors in Piracicaba-SP through the Burnout Inventory (Brazilian version). The value of Cronbach's alpha was satisfactory for all dimensions of the questionnaire. The results showed that 11.2% of the professors showed Profile 1 and 3% Profile 2 of burnout. This prevalence of burnout is cause for concern and deserves attention, not only for the damage it causes at physical, mental and social training, but also for the influence on the quality of education offered. <![CDATA[<b>Inteligência e criatividade na maturidade e velhice</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propôs a comparar as habilidades intelectuais e criativas entre pessoas na meia idade e idosos. Participaram 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados a Bateria de Habilidades Intelectuais de Adultos e os testes Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, que foram aplicados individualmente. Os resultados demonstraram que os testes verbais, de processamento visual e criatividade foram influenciados significativamente pelo nível educacional. Os testes de memória sofreram influência significativa de escolaridade, com quedas na faixa etária maior. Inteligência demonstrou estar correlacionada significativamente com criatividade. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo tanto na meia idade quanto na velhice.<hr/>This study aimed to compare intellectual and creative skills of middle-aged and elderly individuals. Eighty one people (61.73% from 45 to 59 years old and 38.27% over 60) participated in the survey. The tests "Intellectual Abilities for Adults" and "Thinking Creatively with Words and Pictures" were used for data collection and were individually administered. The results demonstrated that verbal, visual processing and creativity tests were significantly influenced by the educational level. Memory tests were also under significant influence of schooling and showed greater decrease at older ages. Intelligence and creativity were significantly correlated. In conclusion, schooling is a significant factor affecting cognitive and creative performance in the middle and old age stages. <![CDATA[<b>Um modelo explicativo para o bem-estar subjetivo</b>: <b>estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como principal intuito mapear as relações entre estressores, estresse, enfrentamento e bem-estar subjetivo em mestrandos e doutorandos no Brasil, tendo sido elaborado um modelo explicativo da determinação do bem-estar subjetivo nessa população. Para tanto, participaram 2150 pós-graduandos no Brasil, entre mestrandos e doutorandos, oriundos das cinco regiões do país e de todas as grandes áreas do conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre estressores na pós-graduação, a Escala de Estresse Percebido, a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas e a Escala de Bem-Estar Subjetivo. Ao final, constatou-se que o modelo do bem-estar subjetivo, testado através de path analysis, denotou satisfatório ajuste e corroborou o pressuposto teórico.<hr/>The main objective of the current study is to map the relationships among stressors, stress, coping, and subjective well-being in Master's and PhD students in Brazil. It has also been drawn up an explanatory model of the determination of subjective well-being in the mentioned population. Participants were 2150 Master's and PhD students in Brazil, from the five regions of the country and from all major knowledge areas of CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). The instruments used were a questionnaire about stressors in post-graduate programs, the Perceived Stress Scale, the Ways of Coping Scale, and the Scale of Subjective Well-Being. Finally, it was found that the model of subjective well-being, tested by path analysis, denoted satisfactory goodness-of-fit indices and corroborated the theoretical assumption. <![CDATA[<b>Da felicidade autêntica ao bem-estar</b>: <b>a Psicologia Positiva em florescimento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present study aims to present paradigm shifts from the authentic happiness theory (2002) to the well-being theory (2011), both developed in Positive Psychology by Martin Seligman. The well-being theory adds fulfillment and interpersonal relationships to the elements already included in the first theory (positive emotions, engagement and meaning), highlighting that well-being does not depend only on individual aspects but on issues related to context and interpersonal relationships. Whereas authentic happiness seeks life satisfaction, well-being aspires to flourishing - a more complex and dynamic construct. Well-being theory opens the possibility of developing public policies related to promotion of quality of life without ruling out the need for constant review of such approach.<hr/>O objetivo do presente estudo é apresentar as mudanças paradigmáticas da teoria da felicidade autêntica (2002) para a teoria do bem-estar (2011), ambas desenvolvidas na Psicologia Positiva por Martin Seligman. A teoria do bem-estar acrescenta a realização e os relacionamentos interpessoais aos elementos já incluídos na primeira teoria (emoções positivas, engajamento, sentido), destacando que o bem-estar não dependeria apenas de aspectos individuais, mas de questões ligadas ao contexto e relacionamentos interpessoais. Enquanto a felicidade autêntica buscava a satisfação com a vida, o bem-estar almeja o florescimento, construto mais complexo e dinâmico. A teoria do bem-estar abre possibilidade de que se desenvolvam políticas públicas relacionadas à promoção da qualidade de vida, sem excluir a necessidade de constante revisão dessa abordagem. <![CDATA[<b>Análise fatorial confirmatória e invariância temporal da Positive and Negative Affect Schedule (PANAS)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper analyzes the structure and the temporal invariance of the Portuguese version of the Positive and Negative Affect Schedule. Previous studies are not consensual whether PANAS measures two or three affect factors and whether such factors are independent or correlated. In order to fill in this gap, we compared the original PANAS, as an independent bi-dimensional structure, with several other alternative structures. Two hundred forty five university students and professional trainees answered the questionnaire in two distinct moments with a two month interval. The model of PANAS with a structure of two independent factors, Positive Affect (PA) and Negative Affect (NA), as proposed by the authors of the scale, was tested. However, the best model consisted of two independent factors, PA and NA, with the cross-loading of the item "excited" between PA and NA, and specified error correlations between the same categories of emotions. Another gap in the literature is the temporal invariance analysis of the PANAS. This paper assesses the temporal invariance of the scale, using the structural equation modeling analysis. Although it was used in its state form version, the PANAS scale showed temporal stability in a two month interval.<hr/>O artigo analisa a estrutura e a invariância temporal da versão portuguesa da Positive and Negative Affect Schedule. A investigação científica anterior não é consensual acerca da estrutura da PANAS, se é constituída por dois ou três fatores e se esses fatores são independentes ou correlacionados. De forma a colmatar esta lacuna, procedemos à comparação da estrutura da PANAS como tendo duas dimensões independentes com várias outras estruturas alternativas. Duzentos e quarenta e cinco estudantes universitários e de cursos de formação profissional responderam ao questionário em dois momentos, com dois meses de intervalo. Foi testado o modelo da PANAS que representa uma estrutura de dois fatores independentes, Afeto Positivo (AP) e Afeto Negativo (AN), tal como definida pelos autores da escala. Contudo, o melhor modelo foi o que representa uma estrutura de dois fatores independentes, com a ponderação dupla do item "excitado" entre o AP e o AN e especificando correlações entre os erros dos itens que pertencem às mesmas categorias de emoções. Outra lacuna na investigação é a análise da invariância temporal da PANAS. Este artigo analisa a invariância temporal da escala, utilizando a análise de modelos de equações estruturais. Embora a escala tenha sido aplicada na sua versão afeto estado, a PANAS revelou invariância temporal num intervalo de dois meses. <![CDATA[<b>Efeito da idade, escolaridade, hábitos de leitura e escrita, processamento semântico e sintomas de depressão na fluência verbal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Verbal fluency tasks are widely used in (clinical) neuropsychology to evaluate components of executive functioning and lexical-semantic processing (linguistic and semantic memory). Performance in those tasks may be affected by several variables, such as age, education and diseases. This study investigated whether aging, education, reading and writing frequency, performance in semantic judgment tasks and depression symptoms predict the performance in unconstrained, phonemic and semantic fluency tasks. This study sample comprised 260 healthy adults aged 19 to 75 years old. The Pearson correlation coefficient and multiple regression models were used for data analysis. The variables under analysis were associated in different ways and had different levels of contribution according to the type of verbal fluency task. Education had the greatest effect on verbal fluency tasks. There was a greater effect of age on semantic fluency than on phonemic tasks. The semantic judgment tasks predicted the verbal fluency performance alone or in combination with other variables. These findings corroborate the importance of education in cognition supporting the hypothesis of a cognitive reserve and confirming the contribution of lexical-semantic processing to verbal fluency.<hr/>As tarefas de fluência verbal são amplamente empregadas na clínica neuropsicológica para avaliar os componentes de funções executivas e processamento léxico-semântico (linguagem e memória semântica). O desempenho nessas tarefas pode ser influenciado por diferentes variáveis, como idade, escolaridade e diferentes patologias. Este estudo investigou se a idade, escolaridade, frequência dos hábitos de leitura e escrita, o desempenho em tarefas de julgamento semântico e sintomas de depressão predizem os desempenhos em tarefas de fluência verbal de critério livre, fonêmico-ortográfico e semântico. Participaram desse estudo 260 adultos saudáveis entre 19 e 75 anos. Foi utilizada a correlação de Pearson e da análise de regressão múltipla. As variáveis analisadas foram associadas em diferentes modelos combinatórios e apresentaram distintos níveis de explicação de acordo com o tipo de fluência verbal. A escolaridade foi a variáveis que melhor contribuiu para a explicação do desempenho nas tarefas de fluência verbal, seguida pela idade, principalmente na tarefa fonêmico-ortográfica. O desempenho nas tarefas de julgamento semântico predisse a performance da fluência verbal isoladamente ou em combinação com as demais variáveis. Esses resultados corroboram a importância da escolaridade na cognição, sustentando a hipótese da reserva cognitiva e confirmam a implicação do processamento léxico-semântico na fluência verbal. <![CDATA[<b>Processo de validação da <i>Global Measure of Sexual Satisfaction</i> em três amostras da população portuguesa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A satisfação sexual é um indicador importante da saúde sexual, contudo, a sua definição não é consensual. A Global Measure of Sexual Satisfaction (GMSEX) é um instrumento que avalia a satisfação sexual global no contexto de uma relação íntima. Pretendeu-se avaliar o comportamento psicométrico deste instrumento em três amostras distintas da população portuguesa, constituídas por participantes comprometidos em relações de coabitação: duas amostras presenciais designadas por "grupo normativo" sem diagnóstico e percepção de problemas sexuais (n = 291), "grupo clínico" com problemas sexuais (n =84), e uma amostra online (n = 760). Confirmou-se a estrutura unifactorial da escala, verificando-se uma adequada fiabilidade e validade do instrumento.<hr/>Sexual satisfaction is an important indicator of sexual health, however, its definition is not consensual. Lawrence and Byers (1995) developed a conceptual model of sexual satisfaction for people in committed relationships and, within this model, the authors developed the Global Measure of Sexual Satisfaction (GMSEX) which assesses global sexual satisfaction in the context of an intimate relationship. In the present study we aimed to adapt and assess the psychometric properties of this scale with three distinct samples from the Portuguese population in cohabitation relationships. One was designated as "normative group" with no diagnosis and perception of sexual problems (n = 291), another called "clinical group", whose participants presented sexual problems (n = 84), and an "online" sample of participants with and without perception of sexual problems (n = 760). The scale proved to have a single factor structure as well as good reliability and validity. <![CDATA[<b>Efeitos de um programa de ensino de discriminação de categorias estruturais implícitas de histórias em crianças</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas mostram a importância de se identificar categorias estruturais na formação de um repertório efetivo de contação de histórias. Consequentemente, procedimentos de ensino de identificação destas categorias vêm sendo desenvolvidos. O objetivo do presente manuscrito, o qual consiste em dois estudos, foi investigar os efeitos de um procedimento de ensino de identificação de categorias de histórias em 12 crianças (seis em cada estudo), com idades entre oito e 12 anos. Foi empregado um delineamento de sondas múltiplas, caracterizado pela avaliação do desempenho de cada participante antes e após o ensino de cada categoria. O ensino foi dividido em duas etapas, descrição e identificação de cada categoria, nas quais foram apresentadas instruções orais e escritas, assim como diferentes histórias. Em ambos os estudos, o procedimento resultou na aprendizagem de todas as categorias pelos participantes. Os estudos contribuem com a literatura acerca do ensino da discriminação de categorias estruturais de histórias.<hr/>Research has shown the importance of identifying story structure categories in the development of an effective storytelling repertoire. Consequently, procedures that aim at teaching the identification of those categories have been developed and tested. The purpose of the present manuscript, which encompasses two studies, was to assess the effects of a teaching procedure for story category identification in 12 children (six in each study), ages ranging from eight to 12 years. A multiple probe design, which is comprised by probes of participants' performance before and after each category teaching, was used. Teaching sessions were divided in two phases - description and identification of each category - which consisted in the presentation of oral and written instructions and different stories. In both studies, the procedure yielded the learning of all categories by every participant. The studies contribute to the literature on teaching story structure category discrimination. <![CDATA[<b>Leitura compartilhada em um hospital pediátrico</b>: <b>análise do comportamento verbal dos contadores</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisou as ações verbais de doze voluntários leitores de histórias (contadores) em um hospital pediátrico. A observação e análise funcional de 72 episódios de leitura compartilhada resultaram em 30 categorias. O índice de concordância na categorização de três avaliadores foi de 84,2%. As categorias que descrevem o comportamento verbal específico ao momento da leitura compartilhada foram agrupadas em quatro eixos: (a) Tatos, textuais e/ou intraverbais acerca do texto e/ou das ilustrações; (b) Prompts para comportamento verbal; (c) Consequências para tatos, textuais ou intraverbais; (d) Consequências ou prompts para comportamento não verbal. Os resultados foram discutidos à luz das contingências específicas ao trabalho do contador no contexto hospitalar e do potencial de suas intervenções para a aprendizagem verbal do ouvinte.<hr/>Verbal actions of twelve volunteer storytellers at a children's hospital were observed during 72 episodes of interaction and shared reading with patients. Functional analyses yielded 30 behavioral categories. Inter-rater agreement for three raters was 84.2%. Categories which describe specific verbal behavior in situations of shared reading were grouped into four areas: (a) Tact, textual and intraverbal behavior related to the storybook and/or illustrations; (b) Prompts for verbal behavior; (c) Presentation of consequences for the child's behavior; and (d) Prompts for nonverbal behavior. Results were discussed in light of contingencies related to the storyteller's actions in the hospital environment and the potential effects of their interventions on the listener's verbal behavior. <![CDATA[<b>Explorando a trajetória espácio-temporal da representação dinâmica de projéteis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando é mostrado a observadores humanos um objeto em movimento horizontal que desaparece subitamente, e se instruídos a indicar o local de desaparecimento, emerge sistematicamente um erro para diante na direção do movimento (Desfasamento M) e para baixo na direção da gravidade (Desfasamento O). Ainda que diversos determinantes do fenómeno estejam bem documentados, pouco é ainda sabido acerca do seu curso temporal. O presente estudo procura preencher esta lacuna. Objetos descrevendo movimentos horizontais foram mostrados a participantes instruídos a indicarem o seu local de desaparecimento, usando ou um mouse ou um ponteiro (num ecrã táctil), após um intervalo de retenção variado. Os resultados revelaram uma trajetória ordenada para os erros de localização em função do tempo, passível de ser descrita em duas fases - numa primeira, até cerca de 300ms, os erros progrediram para diante sem qualquer desfasamento vertical; após os 300ms o erro tende a aumentar na direção descendente sem qualquer incremento horizontal. Paralelos deste padrão com tarefas de física intuitiva (Física de Road Runner) e antecedentes na História Pré-Galilaica da Física são referidos e os resultados discutidos no âmbito de uma representação implícita de invariantes físicos na perceção de eventos dinâmicos.<hr/>When human observers are shown a horizontally moving target which suddenly disappears and they are further instructed to locate its vanishing position, both forward in the direction of motion (M Displacement) and downward in the direction of gravity (O Displacement), errors of localization typically occur. Though several determinants of those errors have been ascertained, little is known regarding their time course. The present study attempts to fill this gap. Horizontally moving targets were presented and participants instructed to locate their vanishing position, either via a mouse or a pointer (on a touch screen) after a variable time delay. Outcomes revealed an orderly time-dependent trajectory of errors being describable in two stages - during the first 300ms, the errors increased in the direction of motion with a constant vertical error; after 300ms the downward error increased with no further horizontal displacement. Similarities between this pattern and reported results from the Intuitive Physics (Road Runner Physics) and the History of Ancient Physics are noticed and discussed under the notion of an implicit representation of physical invariants in the perception of dynamic events. <![CDATA[<b>Diferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vários estudos têm demonstrado que a consciência morfológica está associada à aquisição da leitura e a escrita. Porém, há diferentes tipos de morfemas. O presente estudo explora diferenças no desenvolvimento da consciência morfológica derivacional e flexional no português do Brasil. A amostra do estudo foi constituída por 134 crianças de primeiro ao quarto ano do Ensino fundamental. As crianças realizaram tarefas que acessavam seu conhecimento da morfologia derivacional e flexional. Os resultados mostraram que para todos os anos as tarefas de morfologia flexional foram mais fáceis do que as de derivação. Houve uma melhora no desempenho do segundo para o terceiro ano, mas não do terceiro para o quarto ano. De um modo geral, os resultados corroboram os já encontrados no inglês e no francês.<hr/>Several studies have demonstrated that morphological awareness is related to reading and writing acquisition. However, there are different types of morphemes. The present study explores differences in derivational and flexional awareness development in Brazilian Portuguese. The sample in this study was constituted of 134 children from 1st to 4th grades of primary education who accomplished tasks which assessed their knowledge of derivational and flexional morphology. The results show that for all grades flexional morphology tasks were easier than derivational morphology ones. Performance improved from second to third grade but not from third to fourth grade. In general, results corroborate those already found in English and French languages. <![CDATA[<b>Interferência do Ruído Visual Dinâmico na codificação da informação visual na memória de trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt We aimed to compare the effects of the Dynamic Visual Noise (DVN) on visual memory when presented at different times in an item recognition task either during information encoding, retention interval or throughout the trial. Noise had general effect on participants' performance with stronger impairment on stimuli encoding. The data suggest that visual memory is accessed through perception and, therefore, it suffers external interference, as the one caused by the DVN. We consider that the effect occurred while the information was being kept in consciousness by a specific short-term storage subsystem. These results contribute to the understanding of the architecture used by the visual working memory and show that the DVN is an appropriate technique to study the visual memory.<hr/>O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do Ruído Visual Dinâmico (RVD) na memória visual quando apresentado em uma tarefa de reconhecimento de item durante a codificação da informação, no intervalo de retenção ou durante toda a prova. O ruído ocasionou maior interferência na memória quando apresentado durante a codificação do estímulo. Os dados sugerem que a memória visual é acessada via percepção, por isto, sofre interferência externa como a causada pelo RVD. Sugere-se que o efeito ocorreu enquanto a informação era mantida na consciência por um subsistema de armazenamento de curto prazo. Estes resultados contribuem para a compreensão da arquitetura da memória de trabalho e mostram que o RVD é uma técnica apropriada para estudar a memória visual. <![CDATA[<b>O uso do computador como estratégia educacional</b>: <b>relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foram analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Escala de avaliação da motivação de alunos do ensino fundamental. Na intervenção, o grupo experimental projetou e construiu jogos empregando o computador; o grupo controle 1 fez somente exercícios com lápis e papel (ambos com acesso aos tutoriais); e o grupo de controle 2 assistiu às aulas habituais. Ao final todos os participantes foram avaliados pela segunda vez acerca do conteúdo e da motivação, com os mesmos instrumentos utilizados no pré-teste. Passados 30 dias, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental fizeram nova prova dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção. Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, indicando que o uso do computador tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicas.<hr/>Relations between the use of computers, motivation and performance of elementary school students in mathematics contents had been analyzed. It was used a quasi-experimental design with an experimental group and two control groups. In the daily pre-test, the knowledge of mathematics contents and the motivation to go to school were evaluated. The experimental group (EG) projected and constructed games using the computer; the control group (CG 1) only worked with pencil and paper (both with access to tutorials); and the control group (CG 2) attended regular classes. In the ending of the study every participant was evaluated for a second time regarding the content and the motivation, with the same instruments used in the daily pre-test. Thirty days later, the participants of CG 1 and EG were once again evaluated regarding mathematics contents which had been worked during the intervention. The results showed that the pupils of the EG were better motivated than the ones of the CG 2, indicating that the use of the computer has important implications for the engagement and persistence of students in academic tasks. <![CDATA[<b>Rede social de apoio de mães com deficiência intelectual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo caracterizou a rede de apoio de mães com deficiência intelectual e analisou a opinião das pessoas que lhes fornecem apoio. Participaram do estudo cinco mães com deficiência intelectual e oito fontes de apoio. Foram realizadas entrevistas de levantamento de dados, entrevista com as mães sobre apoio social e entrevista com as fontes de apoio acerca do apoio fornecido. Os resultados demonstraram restrita rede social, constituída majoritariamente por familiares e por apoio prático, além de histórias de vida difíceis. Tais dados apontam a necessidade de serviços que favoreçam o aumento da rede social dessas mães e o tipo de apoio, e a importância de futuros estudos que investiguem os aspectos envolvidos no isolamento social e na maternidade dessas mulheres.<hr/>This study characterized the support network offered to mothers with intellectual disability and analyzed the views of people who provide them support. Five mothers with intellectual disability and eight sources of support participated in the study. An interview about social support was conducted with the mothers and another interview about the support provided was conducted with the sources of support for data collection. The results showed limited social network, mainly consisted by family members and practical support, and difficult life histories as well. These data indicate the need for services that increase the social network of those mothers and the types of support, and that favor the importance of future studies to investigate the issues involved in social isolation and maternity of such women. <![CDATA[<b>Apego aos pais, relações românticas, estilo de vida, saúde física e mental em universitários</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretendeu-se conhecer a relação entre apego aos pais, características das relações românticas, sintomatologia física, estilo de vida e morbilidade psicológica em 250 estudantes universitários, entre os 17 e 29 anos, que responderam a instrumentos de auto relato. Concluiu-se que o apego aos pais nos jovens adultos se relaciona com a sintomatologia física, a morbilidade psicológica e características das relações amorosas. O envolvimento numa relação romântica reflecte-se na saúde, estando associado ao estilo de vida saudável e menos sintomas físicos. Exploraram-se os preditores da sintomatologia física e estilo de vida, e analisou-se a influência do sexo, tipo de família e nível socioeconómico nas variáveis em estudo. Assim, podem retirar-se implicações para o desenvolvimento de intervenções com jovens e pais.<hr/>This study focused on the understanding of the relationship among attachment to parents, characteristics of romantic relationships, physical symptoms, lifestyle and psychological morbidity in 250 university students, aged between 17 and 29 years (M=20.88; SD=2.03), who answered self-report questionnaires. We concluded that attachment to parents for young adults is related to physical symptoms, psychological morbidity and characteristics of romantic relationships. Being in a romantic relationship has effects on health, since it is related to a healthier lifestyle and less physical symptoms. We explored the predictors of physical symptoms and lifestyle, and analyzed the influence of sex, type of family and socioeconomic status on the variables studied. As a result, implications can be drawn to develop interventions with youngsters and parents. <![CDATA[<b>Influência da condição de emprego/desemprego dos pais na exploração e indecisão vocacional dos adolescentes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo centra-se no impacto da condição de emprego/desemprego dos pais nas crenças, comportamentos e reações de exploração vocacional e na indecisão de carreira dos adolescentes. Foram administradas o Career Exploration Survey e o Career Decision Scale a uma amostra de 321 adolescentes Portugueses, de ambos os sexos (190, 59,2% raparigas; 131, 40,8% rapazes), com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. Os resultados indicam que os adolescentes filhos de pais desempregados manifestam, significativamente, crenças mais negativas acerca do mercado de trabalho, menos comportamentos exploratórios, e reações afetivas mais negativas do que os adolescentes filhos de pais empregados e, consequentemente, níveis mais elevados de indecisão vocacional. Os resultados são discutidos, retirando-se implicações para a intervenção psicológica e salientando-se direcções para futuras investigações.<hr/>This study focuses on the impact of parents' employment/unemployment condition on the beliefs, behaviors and reactions of career exploration and indecision of adolescents. Career Exploration Survey and Career Decision Scale were administered to a sample of 321 Portuguese adolescents of both sexes (190 women - 59.2% and 131 men - 40.8%) aged between 13 and 17 years. The results indicate that the adolescents whose parents are unemployed express significantly less positive beliefs about the labor market, less exploratory behaviors, and less positive emotional reactions than the adolescents whose parents are employed and, consequently, higher levels of career indecision. The results are discussed based on the implications of psychological intervention and point out directions for future research. <![CDATA[<b>Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais.<hr/>This study aimed to assess the variables that could affect academic performance by studying correlations between intelligence, social skills, and academic expectations and how such factors affect academic performance of university students in their first year in college. The sample consisted of 196 students (156 women and 40 men) aged from 17 to 59. Abstract Reasoning (BPR-5s) tests, the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette), and the Academic Involvement Questionnaire (AIQ) - Expectations version were used. Results showed there are correlations among social skills, academic expectations, and academic performance. Intelligence, however, was not related to academic performance neither to social skills. <![CDATA[<b>Atitudes da população portuguesa em relação à homoparentalidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar as atitudes da população portuguesa em relação à homoparentalidade. Participaram 993 pessoas com idades entre os 18 e os 69 anos (M=34; DP=11), respondendo a um questionário que incluiu uma vinheta descrevendo um casal heterossexual, um casal de lésbicas ou um casal gay que pretendia adotar. Foi pedido aos participantes que avaliassem os casais enquanto futuros pais, e se antecipavam dificuldades emocionais e sociais no desenvolvimento da criança. Apesar da maioria dos participantes apresentar uma atitude favorável à homoparentalidade, os resultados revelaram uma atitude mais favorável em relação ao casal heterossexual. Os participantes anteciparam mais problemas emocionais e sociais nas crianças adotadas por um casal de duas mulheres, e mais ainda por um casal de dois homens.<hr/>The aim of this study was to explore Portuguese population attitude toward parenting by gay men and lesbians. Nine hundred ninety three participants, aged between 18 and 69 (M=34; SD=11), filled in a questionnaire that included a vignette depicting a heterosexual couple, a lesbian couple or a gay couple wishing to adopt. Participants were asked to rate the couple as prospective parents, and if they anticipated emotional or social problems for the children. Although most participants held a positive attitude toward gay and lesbian parents, the results revealed a more favorable attitude toward heterosexual couples. Participants anticipated more emotional and social problems in children adopted by a lesbian couple, and even more so by a gay couple. <![CDATA[<b>Vinculação no contexto familiar</b>: <b>relações entre cônjuges, entre pais e filhos adolescentes e entre irmãos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em vista a exploração das relações entre estilos de vinculação de membros de famílias e a sua associação com dimensões da vinculação na adolescência foram realizados dois estudos. O primeiro visou à validação psicométrica de uma sub-escala de avaliação da relação com o irmão, acrescentada ao instrumento Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), evidenciando as qualidades psicométricas aceitáveis da mesma (N = 236). No segundo foram avaliados, através de três instrumentos de auto relato (incluindo a sub-escala validada), as relações e estilos de vinculação dos membros das famílias (N = 60). Conclusivamente, realça-se a concordância entre os estilos de vinculação, as correlações significativas entre dimensões de vinculação relativas a diferentes relações e a especificidade da relação entre irmãos neste contexto.<hr/>In order to explore the relationships between attachment styles of family members and the association of those with dimensions of attachment in adolescence, two studies have been made. The first study aimed the psychometric validation of an evaluation sub-scale of siblings relationship added to the Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA) that demonstrated acceptable psychometric qualities (N = 236). The second study aimed, using three self-report instruments (with the validated sub-scale included), the evaluation of relationships and attachment styles of nuclear-family members (N = 60). In conclusion, it is highlighted the balance between family members' attachment styles, significant correlations between attachment dimensions that characterize different dyadic relationships and the specificity of the relationship among siblings in the family context. <![CDATA[<b>Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos</b>: <b>análise da perspectiva de Havighurst</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro.<hr/>In order to analyze the developmental tasks proposed by Havighurst, 12 elderly people were submitted to the life history method. They told their stories in group interviews and reported them in written texts. Early childhood was disregarded because autobiographical memories of that phase are limited. A thematic content analysis of the verbalizations and texts revealed that only four out of the 40 tasks of the remaining life course phases - middle childhood, adolescence, early adulthood, middle age and later maturity - were not mentioned. The results suggest the need of altering five of the six tasks originally proposed by the author. It is also necessary to include new demands for later maturity which denote the contextual and historical character of the process. Havighurst's developmental tasks showed ecological validity evidence for the Brazilian context, though. <![CDATA[<b>Idosos em instituições de longa permanência</b>: <b>desenvolvimento, condições de vida e saúde</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica a respeito dos fatores que levam os idosos a se transferirem de seu ambiente familiar para instituições de longa permanência para idosos (ILPI), assim como suas condições de vida e saúde. Foram recuperados 14 artigos nas bases SciELO e LILACS (2001-2011). As condições de vida e saúde dos idosos residentes variam entre independência, dependência parcial e dependência total para realização das atividades de vida diária. Ressalta-se a necessidade de mudança na orientação da assistência oferecida a esse grupo, além de aprimoramento na qualificação de cuidadores e trabalho em equipe multiprofissional, a fim de favorecer a qualidade de vida dos idosos que vivem nas ILPI.<hr/>The objective of this study was to conduct an integrative review of the scientific literature about the factors that lead elderly people to transfer from their home environment to long-term care institutions for the elderly (ILPI - in Portuguese) as well as their living conditions and health. For that purpose, 14 articles in SciELO and LILACS (2001-2011) were retrieved. The conditions of life and health of the residents vary between independence, partial dependence and total dependence in performing their daily activities. We stress the need of changing the guidance in the assistance offered as well as improvements in the training of caregivers and multiprofessional groups in order to promote quality of life for the elderly who live in ILPIs.