Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797219970002&lang=en vol. 10 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<strong>Agradecimentos</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<font size="3"><b>Syntactic awareness, phonological awareness and the acquisition of spelling rules</b></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vários estudos têm demonstrado uma estreita conexão entre o desenvolvimento da consciência fonológica e o domínio de escritas alfabéticas. Sabemos, entretanto, que estes sistemas de escrita não são fiéis à sua base fonológica e que para dominar a ortografia é preciso conscientizar-se de outros níveis de estruturação da língua. Estudo recente, com crianças inglesas, sugerem que o desenvolvimento da consciência sintática facilita a aquisição de regras ortográficas que envolvem análises morfo-sintáticas. O presente estudo investigou estas relações em 46 crianças brasileiras de classe-média baixa. As crianças foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da consciência metalingüística no início da primeira série e quanto à aquisição da ortografia no final da primeira e da segunda séries. Os resultados indicaram que a consciência sintática é um facilitador específico da aquisição de regras ortográficas que envolvem análises morfo-sintáticas, enquanto que a consciência fonológica contribui principalmente para a aquisição de regras de contexto grafo-fônico.<hr/>Many studies have shown that phonological awareness is related to the acquisition of alphabetic scripts. However, alphabetic scripts are not faithful to their phonological basis and to acquire orthographic patterns children need to be aware of other levels of language structure. Recently, researchers have turned their attention to the role played by syntactic awareness. A study with British children have shown that syntactic awareness is related to children´s progress in the acquisition of morpho-syntactic rules in spelling. The present study investigated this relationship in a sample of 46 Brazilian lower-middle class children. The children were evaluated in metalinguistic awareness in the beginning of the first grade and for spelling at the end of the first and second grades. The results indicated that syntactic awarenesss is specifically related to the acquisition of morpho-syntactic rules in spelling while phonological awareness contributes to the acquisition of contextual rules involving grapho-phonic analyses. <![CDATA[<font size="3"><b>An analysis of children´s production of a coherent story</b></font><font SIZE="4"> </font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. Em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças.<hr/>Textual coherence refers to a process that accounts for the formation of meaning in a text. Usually researches have focused on: (a) a linguistic approach without considering a developmental perspective; and (b) the individual who receives a text, neglecting the means by which the narrator achieves textual coherence when producing a text. On a developmental perspective, this study attempts to capture the narrator´s ability and difficulties to establish a coherent text when producing a story. An analysis of 6-and 7-year-old children´s stories was undertaken to explore specific features of textual coherence. This analysis led to a set of levels of textual coherence which suggests that the development of coherence is related to the acquisition of literacy. The discussion points out that little effort has been done to devise a system of analysis that contributes to the study of textual coherence in children, in spite of its importance. <![CDATA[<font size="3"><strong>The contributions of the cognitive psychotherapeutic model to the psychological evaluation and treatment of a seropositive patient</strong></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentar-se-á um caso clínico com a avaliação e o tratamento, a partir do modelo psicoterapêutico cognitivo, de uma paciente portadora de HIV, com 30 anos, que apresentava sintomas de depressão como consequência do diagnóstico de soropositividade. Os objetivos terapêuticos foram alcançados através de uma intervenção de nove sessões de terapia, adicionando no processo terapêutico biblioterapia como tarefa para casa. A melhoria conseguida foi mantida depois dos dois meses do fim do tratamento, quando se realizou a entrevista de seguimento, após as férias da paciente.<hr/>The paper presents a clinical case study, which includes assessment and treatment, based on the Cognitive Psychotherapeutic model, of a HIV positive patient aged 30 who showed symptoms of depression as a consequence of the diagnosis of her HIV positive status. The therapeutical objectives were reached after participation in nine therapy sessions, and a process of bibliotherapy as a task at home. The improvement achieved was observed during the follow-up interview held two months after the end of the treatment. <![CDATA[<font size="3"><b>Biobehavioral approach</b></font>: <b><i>synthesis</i> of behavior analysis?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo comenta as linhas gerais da abordagem biocomportamental a partir de dois trabalhos (Donahoe, Burgos, &amp; Palmer, 1993; Donahoe &amp; Palmer, 1994). A hipótese apresentada é a de que uma teoria sintética das origens do comportamento complexo mostraria como os efeitos cumulativos de processos de reforçamento relativamente simples levam à diversidade e complexidade do comportamento humano. Esses autores partem da simulação computacional para gerar analogias do fenômeno comportamental complexo, integrando processos neurológicos que tenham sido estabelecidos através de análise experimental. A integração de achados comportamentais e neurocientíficos constituiria uma síntese que poderia reivindicar a complexidade comportamental como seu domínio.<hr/>This papel provides a general discussion of the biobehavioral approach as discussed by Donahoe, Burgos, and Palmer, (1993) and Donahoe and Palmer, 1994). It raises the hypothesis that a synthetic theory on the origin of complex behavior would show how the cumulative effects of relatively simple reinforcement processes lead to the diversity and complexity of human behavior. These authors used computer simulations to generate analogues of complex behavioral phenomena, integrated with neurological processes that have been established through experimental analysis. This integration between behavioral and neuroscientific findings may constitute a synthesis which might claim behavioral complexity as being of its domain. <![CDATA[<font size="3"><b>Psychology and health</b></font>: <b>recent challenges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta e discute diferentes desafios que a psicologia tem que enfrentar em seus estudos sobre assuntos relacionados com a saúde, que, sobre o ponto de vista do autor, são impossíveis de desenvolver com os estudos atuais sobre saúde e psicologia clínica. O autor enfatiza desafios concretos: o primeiro que é colocado está relacionado com a elaboração teórica do conceito de saúde, que tem sido praticamente ignorado na literatura psicológica, a qual tem se centrado no problema da doença. Neste sentido, o autor propõe abandonar a definição de saúde em termos de normalidade, equilíbrio ou ausência de sintomas. Para este propósito, o autor utiliza o conceito de distress e o explica com diferente enquadramento teórico, levando em conta sua complexa constituição subjetiva e social no curso da vida do sujeito. O outro desafio coloca a necessidade de incluir o problema da saúde entre outros já desenvolvidos pelas psicologias social e educacional, enfatizando a importância de um estudo intradisciplinar do problema da saúde em psicologia.<hr/>This paper presents and discusses different challenges that psychology has to face in its approach to health issues, which, from my point of view, are impossible to develop within the current approaches to health and clinical psychology. I emphasize concrete challenges: the first deals with the theoretical elaboration of the concept of health, which has been practically ignored in the psychological literature that focus mostly on the matter of disease. In this sense, I propose to abandon the definition of health in terms of normality, equilibrium, or absence of symptoms. For this purpose, I take the concept of distress and explain it within a different theoretical framework, taking into account its complex subjective and social constitution on the subject’s life course. The other challenges relate to the need to include the matter of health among those developed by social and educational psychologists, emphasizing the importance of an interdisciplinary approach. <![CDATA[<font size="3"><b>Cast shadow as a cue for depth perception</b></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A sombra de um quadrado projetada ortograficamente sobre uma superfície plana foi investigada como indicadora de profundidade percebida. A sombra foi simulada por computador em cinco posições, relativas ao ângulo de incidência da luz, em cada quadrante da tela do monitor. Os resultados indicaram que as magnitudes das estimativas de profundidade aumentam em função da área exposta da sombra nos casos em que a mesma é parcialmente ocluída. No caso em que a sombra não é ocluída, fatores perceptivos e cognitivos podem afetar as estimativas de profundidade.<hr/>The cast shadow of a flat square was depicted on a computer screen by orthografic projection, and investigated as a perceived depth cue. The shadow was projected to five positions relative to the incidence of the light in each quadrant of the screen. Five adults participated in the experiment. Results indicated that the magnitude of the depth estimates increased as a function of the exposed shadow area when the same was partially ocluded. In the conditions in which the shadow was not ocluded, perceptual and cognitive factor can bias the depth estimates. <![CDATA[<font size="3"><b>Male gender identity in civil and military men</b></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo verificar se haveriam diferenças significativas entre o número de sujeitos masculinos e o número de sujeitos femininos, andróginos e indiferenciados, dentro de um grupo de homens militares e de um grupo de homens civis. Além disso, procurou-se investigar se o número de militares masculinos seria significativamente maior que o número de civis masculinos. A amostra compôs-se de 83 militares e 82 civis, que responderam ao Questionário de Atributos Pessoais. Entre os militares, a proporção de sujeitos masculinos não diferiu significativamente da proporção de sujeitos andróginos e indiferenciados, porém, na amostra de civis, a proporção de sujeitos andróginos e indiferenciados foi significativamente maior que a de sujeitos masculinos. Concluiu-se que os homens civis estão redefinindo seus valores, crenças e expectativas relacionadas à masculinidade (O’Neil, 1992). Entretanto, os homens militares parecem estar vivenciando conflitos, decorrentes do confronto entre os valores masculinos que caracterizam a doutrina militar e o processo de liberação masculina.<hr/>This paper investigated if there was a significant difference in the number of masculine subjects and feminine, androgynous and undifferentiated subjects, in a sample of military and in a sample of civil men. Also, differences in the frequency of masculine military men and masculine civil men were investigated. The sample was composed by 83 military men and 82 civil men. The participants answered the Personal Attributes Questionnaire. The results showed no significant difference between the proportion of male subjects and androgynous or undifferentiated subjects, in the military men sample, but the proportion of androgynous and undifferentiated subjects was significantly higher than the proportion of masculine subjects, in civil men sample. It was concluded that civil men are redefining their values, beliefs and personal expectancies about masculinity (O’Neil, 1992). Therefore, military men can be experiencing conflicts due to the confrontation between the male values which characterize military doctrine and the male liberation process. <![CDATA[<font size="3"><b>Characterization of street children in João Pessoa, Brazil</b></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetiva caracterizar jovens em situação de rua da cidade de João Pessoa. Para tanto, foram entrevistados 31 meninos, de 12 a 17 anos, que se encontravam nas ruas exercendo alguma atividade remunerada no mercado informal de trabalho. Os dados foram coletados utilizando-se uma entrevista semi-estruturada, contendo questionamentos de dados pessoais e de adaptação às ruas. Os resultados demonstraram existir grande valorização do trabalho, cujo início se dá em virtude das necessidades sócio-econômicas familiares, e pouca valorização de atos delinqüentes. Constatou-se, outrossim, existir em tais meninos um forte desejo de estudar, pois este seria um dos meios pelos quais poderiam vir a se tornarem ricos; no entanto, o "trabalho", por funcionar como um dos fatores que inviabilizam a ida à escola, acaba por dificultar, posteriormente, um emprego mais qualificado.<hr/>This paper describes street children in João Pessoa, Brazil. Participants were 31 boys, 12 to 17 years old, who were interviewed on the streets. All of them were performing some remunerated activity in the informal work-market on the streets. The results showed the existence of a great valorization of working, which starts because of socioeconomic family needs, and little valorization of delinquent acts. The results also showed that these children have a strong desire to study. They believe that studying would be one of the means through which they could become rich. However, because the need to work is one of the factors that prevent them from going to school, it becomes a hindrance to finding qualified jobs later on. <![CDATA[<font size="3"><strong>The experience of injustice in daily life</strong></font>: <strong>a preliminary analysis with three social groups</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Embora haja pouca pesquisa relacionando a fenomenologia da injustiça às experiências reais das pessoas que infligem ou sofrem injustiça, alguns estudos sobre experiências de injustiça na vida diária demonstraram que as pessoas usam o termo injustiça de forma mais ampla do que os psicólogos sociais. Este estudo pretende confrontar esses e outros achados da pesquisa prévia em justiça com dados brasileiros, obtidos em três grupos. Através da técnica de relato retrospectivo, 99 adolescentes, 100 universitários e 98 trabalhadores descreveram uma injustiça sofrida, seus pensamentos, sentimentos e reações à situação. Os resultados indicaram a influência do tipo de grupo sobre vários aspectos relacionados ao evento injusto. Contrariamente ao que diz a Teoria da Equidade, a injustiça mais frequente foi acusação injustificada e a reação mais frequente foi a não-reação e a resignação. Discute-se a utilidade informativa desses resultados para uma revisão da teoria e a necessidade de pesquisas transculturais sobre injustiça.<hr/>Although there is pratically no research relating the phenomenology of injustice to actual experiences of people who inflict or suffer injustice, some studies on everyday experiences of injustice have demonstrated that people use the term injustice in a broader sense than social psychologists. This study compares these and other findings from previous research on justice with Brazilian data from three groups. Through retrospective reports, 99 teenagers, 100 undergraduates, and 98 workers described an injustice they had suffered, their thoughts, feelings and reactions to it. The results showed the influence of the type of group on several aspects related to injustice. Contrary to what was predicted by Equity Theory, the most frequently reported events were unjustified blaming, and the most frequent reaction was non-acting and resignation. These results are discussed in terms of their informational utility to a revision of Equity Theory and to cross-cultural research on justice. <![CDATA[<font size="3"><strong>Love-choice and conjugal interaction in heterosexuality and homosexuality</strong></font>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo investigar o processo de escolha amorosa em homens e mulheres hetero e homossexuais das camadas médias da população, de diferentes faixas etárias, em diversas situações amorosas - namoro, casamento (coabitação estável), separação e recasamento (segunda ou subsequente coabitação estável); as características das relações dos conflitos conjugais por eles estabelecidas; e o papel atribuído à terapia de casal na resolução dos conflitos conjugais. Foram estudados dois grupos: 240 heterossexuais (53 solteiros, 64 casados, 63 separados e 60 recasados) e 116 homossexuais (49 solteiros, 36 casados, 19 separados e 12 recasados). Na avaliação da escolha amorosa foram utilizados 26 atributos dispostos em escalas de avaliação de 5 pontos, tal como proposto por Buss (1989), e entrevistas semi-estruturadas a partir de Féres-Carneiro (1987), contendo tópicos referentes a dimensões relevantes da interação conjugal. Os resultados mostraram algumas diferenças entre homens e mulheres de ambos os grupos e algumas semelhanças no processo de escolha amorosa dos sujeitos hetero e dos sujeitos homossexuais. Tais resultados são relevantes para a prática clínica da terapia de casal, possibilitando uma melhor compreensão das especificidades da relação amorosa em diferentes tipos de conjugalidade.<hr/>The aim of the present study was to investigate the process of love-choice in middle class heterosexual and homosexual men and women, in different age groups, in different love situations - dating, marriage (stable cohabitation), separation/divorce and remarriage (second or subsequent stable cohabitation), the characteristics of conjugal relations they established, and the role attributed to the couple therapy in the resolution of conjugal conflits. Two groups were studied: 240 heterosexual subjects (53 single, 64 married, 63 separated or divorced, and 60 remarried) and 116 homosexuals (49 single, 36 married, 19 separated or divorced, and 12 remarried). For the evaluation of the love-choice, 26 attributes were used and displayed over 5 points evaluation scales, as proposed by Buss (1989), as well as semi-structured interviews (Féres-Carneiro, 1987), containing topics referring to relevant dimensions of conjugal interaction. The results have shown some significant differences between men and women of both groups and some similarities in the process of love-choice of the hetero and the homosexual subjects. These results are relevant to the clinical practice of couple therapy, enabling a better comprehension of the specificities of love relationship in different types of conjugality. <![CDATA[<strong>A ecologia do desenvolvimento humano</strong>: <strong>experimentos naturais e planejados</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo investigar o processo de escolha amorosa em homens e mulheres hetero e homossexuais das camadas médias da população, de diferentes faixas etárias, em diversas situações amorosas - namoro, casamento (coabitação estável), separação e recasamento (segunda ou subsequente coabitação estável); as características das relações dos conflitos conjugais por eles estabelecidas; e o papel atribuído à terapia de casal na resolução dos conflitos conjugais. Foram estudados dois grupos: 240 heterossexuais (53 solteiros, 64 casados, 63 separados e 60 recasados) e 116 homossexuais (49 solteiros, 36 casados, 19 separados e 12 recasados). Na avaliação da escolha amorosa foram utilizados 26 atributos dispostos em escalas de avaliação de 5 pontos, tal como proposto por Buss (1989), e entrevistas semi-estruturadas a partir de Féres-Carneiro (1987), contendo tópicos referentes a dimensões relevantes da interação conjugal. Os resultados mostraram algumas diferenças entre homens e mulheres de ambos os grupos e algumas semelhanças no processo de escolha amorosa dos sujeitos hetero e dos sujeitos homossexuais. Tais resultados são relevantes para a prática clínica da terapia de casal, possibilitando uma melhor compreensão das especificidades da relação amorosa em diferentes tipos de conjugalidade.<hr/>The aim of the present study was to investigate the process of love-choice in middle class heterosexual and homosexual men and women, in different age groups, in different love situations - dating, marriage (stable cohabitation), separation/divorce and remarriage (second or subsequent stable cohabitation), the characteristics of conjugal relations they established, and the role attributed to the couple therapy in the resolution of conjugal conflits. Two groups were studied: 240 heterosexual subjects (53 single, 64 married, 63 separated or divorced, and 60 remarried) and 116 homosexuals (49 single, 36 married, 19 separated or divorced, and 12 remarried). For the evaluation of the love-choice, 26 attributes were used and displayed over 5 points evaluation scales, as proposed by Buss (1989), as well as semi-structured interviews (Féres-Carneiro, 1987), containing topics referring to relevant dimensions of conjugal interaction. The results have shown some significant differences between men and women of both groups and some similarities in the process of love-choice of the hetero and the homosexual subjects. These results are relevant to the clinical practice of couple therapy, enabling a better comprehension of the specificities of love relationship in different types of conjugality. <![CDATA[<b>Jacobo A. Varela (1911-1997) </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo investigar o processo de escolha amorosa em homens e mulheres hetero e homossexuais das camadas médias da população, de diferentes faixas etárias, em diversas situações amorosas - namoro, casamento (coabitação estável), separação e recasamento (segunda ou subsequente coabitação estável); as características das relações dos conflitos conjugais por eles estabelecidas; e o papel atribuído à terapia de casal na resolução dos conflitos conjugais. Foram estudados dois grupos: 240 heterossexuais (53 solteiros, 64 casados, 63 separados e 60 recasados) e 116 homossexuais (49 solteiros, 36 casados, 19 separados e 12 recasados). Na avaliação da escolha amorosa foram utilizados 26 atributos dispostos em escalas de avaliação de 5 pontos, tal como proposto por Buss (1989), e entrevistas semi-estruturadas a partir de Féres-Carneiro (1987), contendo tópicos referentes a dimensões relevantes da interação conjugal. Os resultados mostraram algumas diferenças entre homens e mulheres de ambos os grupos e algumas semelhanças no processo de escolha amorosa dos sujeitos hetero e dos sujeitos homossexuais. Tais resultados são relevantes para a prática clínica da terapia de casal, possibilitando uma melhor compreensão das especificidades da relação amorosa em diferentes tipos de conjugalidade.<hr/>The aim of the present study was to investigate the process of love-choice in middle class heterosexual and homosexual men and women, in different age groups, in different love situations - dating, marriage (stable cohabitation), separation/divorce and remarriage (second or subsequent stable cohabitation), the characteristics of conjugal relations they established, and the role attributed to the couple therapy in the resolution of conjugal conflits. Two groups were studied: 240 heterosexual subjects (53 single, 64 married, 63 separated or divorced, and 60 remarried) and 116 homosexuals (49 single, 36 married, 19 separated or divorced, and 12 remarried). For the evaluation of the love-choice, 26 attributes were used and displayed over 5 points evaluation scales, as proposed by Buss (1989), as well as semi-structured interviews (Féres-Carneiro, 1987), containing topics referring to relevant dimensions of conjugal interaction. The results have shown some significant differences between men and women of both groups and some similarities in the process of love-choice of the hetero and the homosexual subjects. These results are relevant to the clinical practice of couple therapy, enabling a better comprehension of the specificities of love relationship in different types of conjugality.